You are on page 1of 57

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

LEI COMPLEMENTAR N 10.098, DE 03 DE FEVEREIRO DE 1994. (publicada no DOE n 24, de 04 de fevereiro de 1994) (vide abaixo retificao) (vide abaixo partes vetadas pelo Governador e mantidas pela Assemblia Legislativa) Dispe sobre o estatuto e regime jurdico nico dos servidores pblicos civis do Estado do Rio Grande do Sul.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Fao saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV da Constituio do Estado, que a Assemblia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte: TTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 - Esta lei dispe sobre o estatuto e o regime jurdico dos servidores pblicos civis do Estado do Rio Grande do Sul, excetuadas as categorias que, por disposio constitucional, devam reger-se por estatuto prprio. Art. 2 - Para os efeitos desta lei, servidor pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Art. 3 - Cargo pblico o criado por lei, em nmero certo, com denominao prpria, consistindo em conjunto de atribuies e responsabilidades cometidas a um servidor, mediante retribuio pecuniria paga pelos cofres pblicos. Art. 4 - Os cargos pblicos estaduais, acessveis a todos os brasileiros que preencham os requisitos legais para a investidura, so de provimento efetivo e em comisso. 1 - Os cargos em comisso, de livre nomeao e exonerao, no sero organizados em carreira. 2 - Os cargos em comisso, preferencialmente, e as funes gratificadas, com atribuies definidas de chefia, assistncia e assessoramento, sero exercidos por servidores do quadro permanente, ocupantes de cargos tcnicos ou profissionais, nos casos e condies previstos em lei. Art. 5 - Os cargos de provimento efetivo sero organizados em carreira, com promoes de grau a grau, mediante aplicao de critrios alternados de merecimento e antigidade.

http://www.al.rs.gov.br/legis

Pargrafo nico - Podero ser criados cargos isolados quando o nmero no comportar a organizao em carreira. Art. 6 - A investidura em cargo pblico de provimento efetivo depender de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. Pargrafo nico - VETADO Art. 7 - So requisitos para ingresso no servio pblico: I - possuir a nacionalidade brasileira; II - estar quite com as obrigaes militares e eleitorais; III - ter idade mnima de dezoito anos; IV - possuir aptido fsica e mental; V - estar em gozo dos direitos polticos; VI - ter atendido s condies prescritas para o cargo. 1 - De acordo com as atribuies peculiares do cargo, podero ser exigidos outros requisitos a serem estabelecidos em lei. 2 - VETADO Art. 8 - Preceder sempre, ao ingresso no servio pblico estadual, a inspeo mdica realizada pelo rgo de percia oficial. 1 - Podero ser exigidos exames suplementares de acordo com a natureza de cada cargo, nos termos da lei. 2 - Os candidatos julgados temporariamente inaptos podero requerer nova inspeo mdica, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data que dela tiverem cincia. Art. 9 - VETADO TTULO II DO PROVIMENTO, PROMOO, VACNCIA, REMOO E REDISTRIBUIO CAPTULO I DO PROVIMENTO Art. 10 - So formas de provimento de cargo pblico: I - nomeao; II - readaptao; III - reintegrao; IV - reverso; V - aproveitamento; VI - reconduo.

http://www.al.rs.gov.br/legis

CAPTULO II DO RECRUTAMENTO E SELEO Seo I Disposies Gerais Art. 11 - O recrutamento geral e destina-se a selecionar candidatos, atravs de concurso pblico para preenchimento de vagas existentes no quadro de lotao de cargos dos rgos integrantes da estrutura organizacional do Estado. Seo II Do Concurso Pblico Art. 12 - O concurso pblico tem como objetivo selecionar candidatos nomeao em cargos de provimento efetivo, podendo ser de provas ou de provas e ttulos, na forma do regulamento. 1 - As condies para a realizao do concurso sero fixadas em edital, que ser publicado no Dirio Oficial do Estado e em jornal de grande circulao. 2 - VETADO 3 - As provas devero aferir, com carter eliminatrio, os conhecimentos especficos exigidos para o exerccio do cargo. 4 - Sero considerados como ttulos somente os cursos ou atividades desempenhadas pelos candidatos, se tiverem relao direta com as atribuies do cargo pleiteado, sendo que os pontos a eles correspondentes no podero somar mais de vinte e cinco por cento do total dos pontos do concurso. 5 - Os componentes da banca examinadora devero ter qualificao, no mnimo, igual exigida dos candidatos, e sua composio dever ser publicada no Dirio Oficial do Estado. Art. 13 - O desempate entre candidatos aprovados no concurso em igualdade de condies, obedecer aos seguintes critrios: I - maior nota nas provas de carter eliminatrio, considerando o peso respectivo; II - maior nota nas provas de carter classificatrio, se houver, prevalecendo a que tiver maior peso; III - sorteio pblico, que ser divulgado atravs de edital publicado na imprensa, com antecedncia mnima de 3 (trs) dias teis da sua realizao. Art. 14 - O prazo de validade do concurso ser de at 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado, uma nica vez, por igual perodo, no interesse da Administrao. Pargrafo nico - VETADO

http://www.al.rs.gov.br/legis

Art. 15 - s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de concorrer nos concursos pblicos para provimento de cargos, cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras. Pargrafo nico - A lei reservar percentual de cargos e definir critrios de admisso das pessoas nas condies deste artigo. CAPTULO III DA NOMEAO Art. 16 - A nomeao far-se-: I - em carter efetivo, quando se tratar de candidato aprovado em concurso pblico para provimento em cargo efetivo de carreira ou isolado; II - em comisso, quando se tratar de cargo de confiana de livre exonerao. Pargrafo nico - A nomeao em carter efetivo obedecer rigorosamente ordem de classificao dos aprovados, ressalvada a hiptese de opo do candidato por ltima chamada. CAPTULO IV DA LOTAO Art. 17 - Lotao a fora de trabalho qualitativa e quantitativa de cargos nos rgos em que, efetivamente, devam ter exerccio os servidores, observados os limites fixados para cada repartio ou unidade de trabalho. 1 - A indicao do rgo, sempre que possvel, observar a relao entre as atribuies do cargo, as atividades especficas da repartio e as caractersticas individuais apresentadas pelo servidor. 2 - Tanto a lotao como a relotao podero ser efetivadas a pedido ou "ex-officio", atendendo ao interesse da Administrao. 3 - Nos casos de nomeao para cargos em comisso ou designao para funes gratificadas, a lotao ser compreendida no prprio ato. CAPTULO V DA POSSE Art. 18 - Posse a aceitao expressa do cargo, formalizada com a assinatura do termo no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da nomeao, prorrogvel por igual perodo a pedido do interessado. 1 - Quando se tratar de servidor legalmente afastado do exerccio do cargo, o prazo para a posse comear a fluir a partir do trmino do afastamento. 2 - A posse poder dar-se mediante procurao especfica.

http://www.al.rs.gov.br/legis

3 - No ato da posse, o servidor dever apresentar declarao quanto ao exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica. Art. 19 - A autoridade a quem couber dar posse verificar, sob pena de responsabilidade, se foram cumpridas as formalidades legais prescritas para o provimento do cargo. Art. 20 - Se a posse no se der no prazo referido no artigo 18, ser tornada sem efeito a nomeao. Art. 21 - So competentes para dar posse: I - o Governador do Estado, aos titulares de cargos de sua imediata confiana; II - os Secretrios de Estado e os dirigentes de rgo diretamente ligados ao chefe do Poder Executivo, aos seus subordinados hierrquicos. CAPTULO VI DO EXERCCIO Art. 22 - Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo e dar-se- no prazo de at 30 (trinta) dias contados da data da posse. 1 - Ser tornada sem efeito a nomeao do servidor que no entrar em exerccio no prazo estabelecido neste artigo. 2 - Compete chefia imediata da unidade administrativa onde for lotado o servidor, dar-lhe exerccio e providenciar nos elementos necessrios complementao de seus assentamentos individuais. 3 - A readaptao e a reconduo, bem como a nomeao em outro cargo, com a conseqente exonerao do anterior, no interrompem o exerccio. 4 - O prazo de que trata este artigo, para os casos de reintegrao, reverso e aproveitamento, ser contado a partir da publicao do ato no Dirio Oficial do Estado. Art. 23 - O servidor removido ou redistribudo "ex-officio", que deva ter exerccio em outra localidade, ter 15 (quinze) dias para entrar em exerccio, includo neste prazo, o tempo necessrio ao deslocamento para a nova sede. Pargrafo nico - Na hiptese de o servidor encontrar-se afastado do exerccio do cargo, o prazo a que se refere este artigo ser contado a partir do trmino do afastamento. Art. 24 - A efetividade do servidor ser comunicada ao rgo competente mensalmente, por escrito, na forma do regulamento. Pargrafo nico - A aferio da freqncia do servidor, para todos os efeitos, ser apurada atravs do ponto, nos termos do regulamento.

http://www.al.rs.gov.br/legis

Art. 25 - O servidor poder afastar-se do exerccio das atribuies do seu cargo no servio pblico estadual, mediante autorizao do Governador, nos seguintes casos: I - colocao disposio; II - estudo ou misso cientfica, cultural ou artstica; III - estudo ou misso especial de interesse do Estado. 1 - O servidor somente poder ser posto disposio de outros rgos da administrao direta, autarquias ou fundaes de direito pblico do Estado, para exercer funo de confiana. 2 - O servidor somente poder ser posto disposio de outras entidades da administrao indireta do Estado ou de outras esferas governamentais, para o exerccio de cargo ou funo de confiana. 3 - Do pedido de afastamento do servidor dever constar expressamente o objeto do mesmo, o prazo de sua durao e, conforme o caso, se com ou sem nus para a origem. Art. 26 - Salvo nos casos previstos nesta lei, o servidor que interromper o exerccio por mais de 30 (trinta) dias consecutivos ser demitido por abandono de cargo, com base em resultado apurado em inqurito administrativo. Art. 27 - O servidor preso para perquirio de sua responsabilidade em crime comum ou funcional ser considerado afastado do exerccio do cargo, observado o disposto no inciso IV do artigo 80. 1 - Absolvido, ter considerado este tempo como de efetivo exerccio, sendo-lhe ressarcidas as diferenas pecunirias a que fizer jus. 2 - No caso de condenao, e se esta no for de natureza que determine a demisso, continuar afastado at o cumprimento total da pena. CAPTULO VII DO ESTGIO PROBATRIO Art. 28 - Estgio probatrio o perodo de 2 (dois) anos em que o servidor, nomeado em carter efetivo, ficar em observao e durante o qual ser verificada a convenincia ou no de sua confirmao no cargo, mediante a apurao dos seguintes requisitos: I - disciplina; II - eficincia; III - responsabilidade; IV - produtividade; V - assiduidade. Pargrafo nico - Os requisitos estabelecidos neste artigo, os quais podero ser desdobrados em outros, sero apurados na forma do regulamento.

http://www.al.rs.gov.br/legis

Art. 29 - A aferio dos requisitos do estgio probatrio processar-se- no perodo mximo de at 20 (vinte) meses, a qual ser submetida avaliao da autoridade competente, servindo o perodo restante para aferio final, nos termos do regulamento. 1 - VETADO 2 - VETADO 3 - VETADO CAPTULO VIII DA ESTABILIDADE Art. 30 - O servidor nomeado em virtude de concurso, na forma do artigo 12, adquire estabilidade no servio pblico, aps dois anos de efetivo exerccio, cumprido o estgio probatrio. Art. 31 - O servidor pblico estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado, ou mediante processo administrativo em que lhe tenha sido assegurada ampla defesa. CAPTULO IX DO REGIME DE TRABALHO Art. 32 - O Governador do Estado determinar, quando no discriminado em lei ou regulamento, o horrio de trabalho dos rgos pblicos estaduais. Art. 33 - Por necessidade imperiosa de servio, o servidor poder ser convocado para cumprir servio extraordinrio, desde que devidamente autorizado pelo Governador. 1 - Consideram-se extraordinrias as horas de trabalho realizadas alm das normais estabelecidas por jornada diria para o respectivo cargo. 2 - O horrio extraordinrio de que trata este artigo no poder exceder a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horria diria a que estiver sujeito o servidor. 3 - Pelo servio prestado em horrio extraordinrio, o servidor ter direito a remunerao, facultada a opo em pecnia ou folga, nos termos da lei. Art. 34 - Considera-se servio noturno o realizado entre as 22 (vinte e duas) horas de um dia e as 5 (cinco) horas do dia seguinte, observado o previsto no artigo 113. Pargrafo nico - A hora de trabalho noturno ser computada como de cinqenta e dois minutos e trinta segundos.

http://www.al.rs.gov.br/legis

CAPTULO X DA PROMOO Art. 35 - Promoo a passagem do servidor de um grau para o imediatamente superior, dentro da respectiva categoria funcional. Art. 36 - As promoes de grau a grau, nos cargos organizados em carreira, obedecero aos critrios de merecimento e antigidade, alternadamente, na forma da lei, que dever assegurar critrios objetivos na avaliao do merecimento. Art. 37 - Somente poder concorrer promoo o servidor que: I - preencher os requisitos estabelecidos em lei; II - no tiver sido punido nos ltimos 12 (doze) meses com pena de suspenso, convertida, ou no em multa. Art. 38 - Ser anulado, em benefcio do servidor a quem cabia por direito, o ato que formalizou indevidamente a promoo. Pargrafo nico - O servidor a quem cabia a promoo receber a diferena de retribuio a que tiver direito. CAPTULO XI DA READAPTAO Art. 39 - Readaptao a forma de investidura do servidor estvel em cargo de atribuies e responsabilidades mais compatveis com sua vocao ou com as limitaes que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, podendo ser processada a pedido ou "exofficio". 1 - A readaptao ser efetivada, sempre que possvel, em cargo compatvel com a aptido do servidor, observada a habilitao e a carga horria exigidas para o novo cargo. 2 - A verificao de que o servidor tornou-se inapto para o exerccio do cargo ocupado, em virtude de modificaes em sua aptido vocacional ou no seu estado fsico ou psquico, ser realizada pelo rgo central de recursos humanos do Estado que vista de laudo mdico, estudo social e psicolgico, indicar o cargo em que julgar possvel a readaptao. 3 - Definido o cargo, sero cometidas as respectivas atribuies ao servidor em estgio experimental, pelo rgo competente, por prazo no inferior a 90 (noventa) dias, o que poder ser realizado na mesma repartio ou em outra, atendendo, sempre que possvel, s peculiaridades do caso, mediante acompanhamento sistemtico. 4 - No caso de inexistncia de vaga, sero cometidas ao servidor as atribuies do cargo indicado, at que se disponha deste para o regular provimento. Art. 40 - Se o resultado da inspeo mdica concluir pela incapacidade para o servio pblico, ser determinada a aposentadoria do readaptando.

http://www.al.rs.gov.br/legis

Art. 41 - Em nenhuma hiptese poder a readaptao acarretar aumento ou diminuio da remunerao do servidor, exceto quando se tratar da percepo de vantagens cuja natureza inerente ao exerccio do novo cargo. Pargrafo nico - Realizando-se a readaptao em cargo de padro de vencimento inferior, ficar assegurada ao servidor a remunerao correspondente do cargo que ocupava anteriormente. Art. 42 - Verificada a adaptabilidade do servidor no cargo e comprovada sua habilitao ser formalizada sua readaptao, por ato de autoridade competente. Pargrafo nico - O rgo competente poder indicar a delimitao de atribuies no novo cargo ou no cargo anterior, apontando aquelas que no podem ser exercidas pelo servidor e, se necessrio, a mudana de local de trabalho. CAPTULO XII DA REINTEGRAO Art. 43 - Reintegrao o retorno do servidor demitido ao cargo anteriormente ocupado, ou ao resultante de sua transformao, em conseqncia de deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de prejuzos decorrentes do afastamento. 1 - Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade. 2 - Na hiptese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficar em disponibilidade, observado o disposto nos artigos 51 a 53. 3 - O servidor reintegrado ser submetido inspeo mdica e, verificada a incapacidade para o servio pblico, ser aposentado. CAPTULO XIII DA REVERSO Art. 44 - Reverso o retorno atividade do servidor aposentado por invalidez, quando verificada, por junta mdica oficial, a insubsistncia dos motivos determinantes da aposentadoria. 1 - O servidor que reverter ter assegurada a retribuio correspondente situao funcional que detinha anteriormente aposentadoria. 2 - Ao servidor que reverter, aplicam-se as disposies dos artigos 18 e 22, relativas posse e ao exerccio, respectivamente. Art. 45 - A reverso far-se-, a pedido ou "ex-officio", no mesmo cargo ou no resultante de sua transformao.

http://www.al.rs.gov.br/legis

Art. 46 - O servidor com mais de 60 (sessenta) anos no poder ter processada a sua reverso. Art. 47 - O servidor que reverter no poder ser aposentado antes de decorridos 5 (cinco) anos de efetivo exerccio, salvo se sobrevier outra molstia que o incapacite definitivamente ou for invalidado em conseqncia de acidente ou de agresso no-provocada no exerccio de suas atribuies. Pargrafo nico - Para efeito deste artigo, no ser computado o tempo em que o servidor, aps a reverso, tenha se licenciado em razo da mesma molstia. Art. 48 - O tempo em que o servidor esteve aposentado ser computado, na hiptese de reverso, exclusivamente para fins de nova aposentadoria. CAPTULO XIV DA DISPONIBILIDADE E DO APROVEITAMENTO Seo I Da Disponibilidade Art. 49 - A disponibilidade decorrer da extino do cargo ou da declarao da sua desnecessidade. Pargrafo nico - O servidor estvel ficar em disponibilidade at seu aproveitamento em outro cargo. Art. 50 - O provento da disponibilidade ser igual ao vencimento do cargo, acrescido das vantagens permanentes. Pargrafo nico - O servidor em disponibilidade ser aposentado se, submetido inspeo mdica, for declarado invlido para o servio pblico. Seo II Do Aproveitamento Art. 51 - Aproveitamento o retorno atividade do servidor em disponibilidade e farse-, obrigatoriamente, em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. Art. 52 - O rgo central de recursos humanos poder indicar o aproveitamento do servidor em disponibilidade, em vaga que vier a ocorrer nos rgos ou entidades da Administrao Pblica estadual, na forma do regulamento. Art. 53 - Salvo doena comprovada por junta mdica oficial, ser tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade, se o servidor no entrar em exerccio no prazo de 30 (trinta) dias.

http://www.al.rs.gov.br/legis

10

CAPTULO XV DA RECONDUO Art. 54 - Reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorrer de: I - obteno de resultado insatisfatrio em estgio probatrio relativo a outro cargo; II - reintegrao do anterior ocupante do cargo. Pargrafo nico - VETADO CAPTULO XVI DA VACNCIA Art. 55 - A vacncia do cargo decorrer de: I - exonerao; II - demisso; III - readaptao; IV - aposentadoria; V - reconduo; VI - falecimento. Pargrafo nico - A abertura da vaga ocorrer na data da publicao da lei que criar o cargo ou do ato que formalizar qualquer das hipteses previstas neste artigo. Art. 56 - A exonerao dar-se-: I - a pedido do servidor; II - "ex-officio", quando: a) se tratar de cargo em comisso, a critrio da autoridade competente; b) no forem satisfeitas as condies do estgio probatrio. Art. 57 - A demisso decorrer de aplicao de pena disciplinar na forma prevista em lei. CAPTULO XVII DA REMOO E DA REDISTRIBUIO Seo I Da Remoo Art. 58 - Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou "ex-officio", com ou sem mudana de sede: I - de uma repartio para outra; II - de uma unidade de trabalho para outra, dentro da mesma repartio. 1 - Dever ser sempre comprovada por junta mdica, a remoo, a pedido, por motivo de sade do servidor, do cnjuge deste ou dependente, mediante prvia verificao da existncia de vaga.

http://www.al.rs.gov.br/legis

11

2 - Sendo o servidor removido da sede, dar-se-, sempre que possvel, a remoo do cnjuge, que for tambm servidor estadual; no sendo possvel, observar-se- o disposto no artigo 147. Art. 59 - A remoo por permuta ser processada a pedido de ambos os interessados, ouvidas, previamente, as chefias envolvidas. Seo II Da Redistribuio Art. 60 - Redistribuio o deslocamento do servidor com o respectivo cargo, de um quadro de pessoal ou entidade para outro do mesmo Poder, cujos planos de cargos e vencimentos sejam idnticos. 1 - Dar-se-, exclusivamente, a redistribuio, para ajustamento de quadros de pessoal s necessidades dos servios, inclusive nos casos de reorganizao, extino ou criao de rgo ou entidade, na forma da lei. 2 - Nos casos de extino de rgo ou entidade, os servidores estveis que no puderem ser redistribudos, nos termos deste artigo, sero colocados em disponibilidade, at seu aproveitamento na forma do artigo 51. 3 - VETADO CAPTULO XVIII DA SUBSTITUIO Art. 61 - Os servidores investidos em cargos em comisso ou funes gratificadas tero substitutos, durante seus afastamentos ou impedimentos eventuais, previamente designados pela autoridade competente. Pargrafo nico - O substituto far jus ao vencimento do cargo ou funo na proporo dos dias de efetiva substituio iguais ou superiores a 10 (dez) dias consecutivos, computveis para os efeitos dos artigos 102 e 103 desta lei. TTULO III DOS DIREITOS E VANTAGENS CAPTULO I DO TEMPO DE SERVIO Art. 62 - A apurao do tempo de servio ser feita em dias, os quais sero convertidos em anos, considerados estes como perodo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. Art. 63 - Os dias de efetivo exerccio sero computados vista dos comprovantes de pagamento, ou dos registros funcionais.

http://www.al.rs.gov.br/legis

12

Art. 64 - So considerados de efetivo exerccio os afastamentos do servio em virtude de: I - frias; II - casamento, at 8 (oito) dias consecutivos; III - falecimento de cnjuge, ascendente, descendente, sogros, irmos, companheiro ou companheira, madrasta ou padrasto, enteado e menor sob guarda ou tutela, at 8 (oito) dias; IV - doao de sangue, 1 (um) dia por ms, mediante comprovao; V - exerccio pelo servidor efetivo, de outro cargo, de provimento em comisso, exceto para efeito de promoo por merecimento; VI - jri e outros servios obrigatrios por lei; VII - desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, exceto para promoo por merecimento; VIII - misso ou estudo noutros pontos do territrio nacional ou no exterior, quando o afastamento houver sido expressamente autorizado pelo Governador do Estado e sem prejuzo da retribuio pecuniria; IX - deslocamento para nova sede na forma do artigo 58; X - realizao de provas, na forma do artigo 123; XI - assistncia a filho excepcional, na forma do artigo 127; XII - prestao de prova em concurso pblico; XIII - participao em programas de treinamento regularmente institudo, correlacionado s atribuies do cargo; XIV - licena: a) gestante, adotante e paternidade; b) para tratamento da prpria sade ou de pessoa da famlia, com remunerao; c) prmio por assiduidade; d) por motivo de acidente em servio, agresso no-provocada ou doena profissional; e) para concorrer a mandato eletivo federal, estadual ou municipal; f) para desempenho de mandato classista, exceto para efeito de promoo por merecimento; g) para participar de cursos, congressos e similares, sem prejuzo da retribuio; XV - molstia, devidamente comprovada por atestado mdico, at 3 (trs) dias por ms, mediante pronta comunicao chefia imediata; XVI - participao de assemblias e atividades sindicais. Pargrafo nico - Constitui tempo de servio, para todos os efeitos legais, o anteriormente prestado ao Estado pelo servidor que tenha ingressado sob a forma de contratao, admisso, nomeao, ou qualquer outra, desde que comprovado o vnculo regular. Art. 65 - Computar-se- integralmente, para efeito de aposentadoria e disponibilidade o tempo: I - de servio prestado pelo servidor em funo ou cargo pblico federal, estadual ou municipal; II - de servio ativo nas foras armadas e auxiliares prestado durante a paz, computando-se em dobro o tempo em operao de guerra, na forma da lei; III - correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, anterior ao ingresso no servio pblico estadual;

http://www.al.rs.gov.br/legis

13

IV - de servio prestado em atividade privada, vinculada previdncia social, observada a compensao financeira entre os diversos sistemas previdencirios segundo os critrios estabelecidos em lei; V - em que o servidor: a) esteve em disponibilidade; b) j esteve aposentado, quando se tratar de reverso. Art. 66 - vedada a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo em rgo ou entidade dos Poderes da Unio, estados, municpios, autarquias, fundaes, sociedades de economia mista e empresas pblicas. CAPTULO II DAS FRIAS Art. 67 - O servidor gozar, anualmente, 30 (trinta) dias de frias. 1 - Para o primeiro perodo aquisitivo de frias sero exigidos 12 (doze) meses de exerccio. 2 - vedado levar conta de frias qualquer falta ao servio. 3 - facultado o gozo de frias em dois perodos, no inferiores a 10 (dez) dias consecutivos. Art. 68 - Ser pago ao servidor, por ocasio das frias, independentemente de solicitao, o acrscimo constitucional de 1/3 (um tero) da remunerao do perodo de frias, pago antecipadamente. 1 - O pagamento da remunerao de frias ser efetuado antecipadamente ao servidor que o requerer, juntamente com o acrscimo constitucional de 1/3 (um tero), antes do incio do referido perodo. 2 - Na hiptese de frias parceladas poder o servidor indicar em qual dos perodos utilizar a faculdade de que trata este artigo. Art. 69 - Durante as frias, o servidor ter direito a todas as vantagens inerentes ao cargo como se estivesse em exerccio. Art. 70 - O servidor que opere direta e permanentemente com Raios X ou substncias radioativas, prximas a fontes de irradiao, ter direito, quando no efetivo exerccio de suas atribuies, a 20 (vinte) dias consecutivos de frias por semestre, no acumulveis e intransferveis. Art. 71 - Por absoluta necessidade de servio e ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica, as frias podero ser acumuladas at o mximo de dois perodos anuais.

http://www.al.rs.gov.br/legis

14

Art. 72 - As frias somente podero ser interrompidas por motivos de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou eleitoral ou por superior interesse pblico. Art. 73 - Se o servidor vier a falecer, quando j implementado o perodo de um ano, que lhe assegure o direito a frias, a retribuio relativa ao perodo, descontadas eventuais parcelas correspondentes antecipao, ser paga aos dependentes legalmente constitudos. Art. 74 - O servidor exonerado far jus ao pagamento da remunerao de frias proporcionalmente aos meses de efetivo exerccio, descontadas eventuais parcelas j frudas. Pargrafo nico - O pagamento de que trata este artigo corresponder a 1/12 (um doze avos) da remunerao a que fizer jus o servidor na forma prevista no artigo 69, desta lei, relativa ao ms em que a exonerao for efetivada. Art. 75 - O servidor que tiver gozado mais de 30 (trinta) dias de licena para tratar de interesses particulares ou para acompanhar o cnjuge, somente aps um ano de efetivo exerccio contado da data da apresentao far jus a frias. Art. 76 - Perder o direito s frias o servidor que, no ano antecedente quele em que deveria goz-las, tiver mais de 30 (trinta) dias de faltas no justificadas ao servio. Art. 77 - O servidor readaptado, relotado, removido ou reconduzido, quando em gozo de frias, no obrigado a apresentar-se antes de conclu-las. CAPTULO III DO VENCIMENTO E DA REMUNERAO Art. 78 - Vencimento a retribuio pecuniria devida ao servidor pelo efetivo exerccio do cargo, correspondente ao padro fixado em lei. Pargrafo nico - VETADO Art. 79 - Remunerao o vencimento do cargo acrescido das vantagens pecunirias estabelecidas em lei. 1 - O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente, irredutvel, sendo vedada vinculao ou equiparao para efeitos de remunerao de pessoal. 2 - No integram a remunerao, para os efeitos do art. 37, inciso XI, da Constituio Federal, as vantagens de que tratam o inciso II do artigo 85 e o inciso VIII do artigo 100. Art. 80 - O servidor perder: I - a remunerao relativa aos dias em que faltar ao servio; II - a parcela da remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias e sadas antecipadas, iguais ou superiores a 60 (sessenta) minutos; III - a metade da remunerao, na hiptese de converso da pena de suspenso em multa;

http://www.al.rs.gov.br/legis

15

IV - um tero de sua remunerao durante o afastamento do exerccio do cargo, nas hipteses previstas no artigo 27. Pargrafo nico - No caso de faltas sucessivas, sero computados para efeito de desconto os perodos de repouso intercalados. Art. 81 - Salvo por imposio legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. Pargrafo nico - Mediante autorizao do servidor, poder haver consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, a critrio da administrao e com reposio de custos, na forma definida em regulamento. Art. 82 - As reposies e indenizaes ao errio sero descontadas em parcelas mensais no excedentes quinta parte da remunerao ou provento. Art. 83 - Ter o prazo de 60 (sessenta) dias para quitar eventuais dbitos com o errio, o servidor que for demitido ou exonerado. Pargrafo nico - A no-quitao do dbito no prazo previsto implicar sua inscrio na dvida ativa. Art. 84 - O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultantes de deciso judicial. CAPTULO IV DAS VANTAGENS Art. 85 - Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: I - indenizaes; II - avanos; III - gratificaes e adicionais; IV - honorrios e jetons. Art. 86 - As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento. Art. 87 - Salvo os casos previstos nesta lei, o servidor no poder receber a qualquer ttulo, seja qual for o motivo ou a forma de pagamento, nenhuma outra vantagem pecuniria dos rgos da Administrao Direta ou Indireta, ou outras organizaes pblicas, em razo de seu cargo, nas quais tenha sido mandado servir. Art. 88 - As vantagens de que trata o artigo 85 no sero incorporadas ao vencimento, em atividade, excetuando-se os avanos, o adicional por tempo de servio, a gratificao por exerccio de funo e seus acessrios e a gratificao de permanncia em servio, nos termos desta lei.

http://www.al.rs.gov.br/legis

16

Seo I Das Indenizaes Art. 89 - Constituem indenizaes ao servidor: I - ajuda de custo; II - dirias; III - transporte. Subseo I Da Ajuda de Custo Art. 90 - A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalaes do servidor que, no interesse do servio, passe a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. Pargrafo nico - Correm por conta da Administrao as despesas de transporte do servidor e de sua famlia, compreendendo passagens, bagagens e bens pessoais. Art. 91 - A ajuda de custo calculada sobre a remunerao do servidor, conforme se dispuser em regulamento, no podendo exceder a importncia correspondente a 3 (trs) meses de remunerao. Art. 92 - No ser concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato eletivo. Art. 93 - Ser concedida ajuda de custo ao servidor efetivo do Estado que for nomeado para cargo em comisso ou designado para funo gratificada, com mudana de domiclio. Pargrafo nico - No afastamento para exerccio de cargo em comisso, em outro rgo ou entidade da Unio, do Distrito Federal, dos estados ou dos municpios, o servidor no receber ajuda de custo do Estado. Art. 94 - O servidor ficar obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, no se apresentar na nova sede, no prazo de 30 (trinta) dias. Subseo II Das Dirias Art. 95 - O servidor que se afastar temporariamente da sede, em objeto de servio, far jus, alm das passagens de transporte, tambm a dirias destinadas indenizao das despesas de alimentao e pousada. 1 - Entende-se por sede a localidade onde o servidor estiver em exerccio em carter permanente. 2 - A diria ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede.

http://www.al.rs.gov.br/legis

17

3 - No sero devidas dirias nos casos de remoo a pedido, nem nas hipteses em que o deslocamento da sede se constituir em exigncia permanente do servio. Art. 96 - O servidor que receber dirias e, por qualquer motivo no se afastar da sede, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias. Pargrafo nico - Na hiptese de o servidor retornar sede, em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, dever restituir as dirias recebidas em excesso, no perodo previsto no "caput". Art. 97 As dirias, que devero ser pagas antes do deslocamento, sero calculadas sobre o vencimento, acrescido das vantagens permanentes, percebido pelo servidor que a elas fizer jus, na forma do regulamento. Subseo III Da Indenizao de Transporte Art. 98 - Ser concedida indenizao de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo, para execuo de servios externos, por fora das atribuies prprias do cargo, conforme previsto em regulamento. Seo II Dos Avanos Art. 99 - Por trinio de efetivo exerccio no servio pblico, o servidor ter concedido automaticamente um acrscimo de 5% (cinco por cento), denominado avano, calculado na forma da lei. Pargrafo nico - O servidor far jus a tantos avanos quanto for o tempo de servio pblico em que permanecer em atividade, computado na forma dos artigos 116 e 117. Seo III Das Gratificaes e Adicionais Art. 100 - Sero deferidos ao servidor as seguintes gratificaes e adicionais por tempo de servio e outras por condies especiais de trabalho: I - gratificao por exerccio de funo; II - gratificao natalina; III - gratificao por regime especial de trabalho, na forma da lei; IV - gratificao por exerccio de atividades insalubres, penosas ou perigosas; V - gratificao por exerccio de servio extraordinrio; VI - gratificao de representao, na forma da lei; VII - gratificao por servio noturno; VIII - adicional por tempo de servio; IX - gratificao de permanncia em servio; X - abono familiar; XI - outras gratificaes, relativas ao local ou natureza do trabalho, na forma da lei.

http://www.al.rs.gov.br/legis

18

Subseo I Da Gratificao por Exerccio de Funo Art. 101 - A funo gratificada ser percebida pelo exerccio de chefia, assistncia ou assessoramento, cumulativamente ao vencimento do cargo de provimento efetivo. Art. 102 - VETADO 1 - Quando mais de uma funo gratificada ou cargo em comisso houver sido exercido no perodo, ser incorporado aquele de maior valor, desde que desempenhado, no mnimo, por 1 (um) ano, ou quando no ocorrer tal hiptese, o valor da funo que tenha desempenhado por mais tempo. 2 - VETADO Art. 103 - A funo gratificada ser incorporada integralmente ao provento do servidor que a tiver exercido, mesmo sob forma de cargo em comisso, por um perodo mnimo de 5 (cinco) anos consecutivos ou 10 (dez) intercalados, anteriormente aposentadoria, observado o disposto no 1 do artigo anterior. Subseo II Da Gratificao Natalina Art. 104 - Ser concedida ao servidor que esteja no desempenho de suas funes uma gratificao natalina correspondente a sua remunerao integral devida no ms de dezembro. 1 - A gratificao de que trata este artigo corresponder a 1/12 (um doze avos) da remunerao a que fizer jus o servidor, no ms de dezembro, por ms de efetivo exerccio, considerando-se as fraes iguais ou superiores a 15 (quinze) dias como ms integral. 2 - O pagamento da gratificao natalina ser efetuado at o dia 20 (vinte) do ms de dezembro de cada exerccio. 3 - A gratificao natalina devida ao servidor afastado de suas funes, sem prejuzo da remunerao e demais vantagens. Art. 105 - O servidor exonerado ter direito gratificao natalina, proporcionalmente aos meses de exerccio, calculada na forma do 1 do artigo anterior, sobre a remunerao do ms da exonerao. Art. 106 - extensiva aos inativos a percepo da gratificao natalina, cujo clculo incidir sobre as parcelas que compem seu provento.

http://www.al.rs.gov.br/legis

19

Subseo III Da Gratificao por Exerccio de Atividades Insalubres, Perigosas ou Penosas Art. 107 - VETADO 1 - O servidor que fizer jus s gratificaes de insalubridade, periculosidade ou penosidade dever optar por uma delas nas condies previstas na lei. 2 - O direito s gratificaes previstas neste artigo cessa com a eliminao das condies ou dos riscos que deram causa a sua concesso. Art. 108 - Haver permanente controle da atividade de servidores em operaes ou locais considerados penosos, insalubres ou perigosos. Pargrafo nico - A servidora gestante ou lactante ser afastada, enquanto durarem a gestao e a lactao, das operaes e locais previstos neste artigo, passando a exercer suas atividades em local salubre e em servio compatvel com suas condies. Art. 109 - Os locais de trabalho e os servidores que operem com Raios X ou substncias radioativas sero mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiao ionizante no ultrapassem o nvel mximo previsto na legislao prpria. Pargrafo nico - Os servidores a que se refere este artigo sero submetidos a exames mdicos a cada 6 (seis) meses de exerccio. Subseo IV Da Gratificao por Exerccio de Servio Extraordinrio Art. 110 - O servio extraordinrio ser remunerado com acrscimo de 50% (cinqenta por cento) em relao hora normal de trabalho. Art. 111 - A gratificao de que trata o artigo anterior somente ser atribuda ao servidor para atender s situaes excepcionais e temporrias, respeitado o limite mximo previsto no 2 do artigo 33. Art. 112 - O valor da hora de servio extraordinrio, prestado em horrio noturno, ser acrescido de mais 20% (vinte por cento). Subseo V Da Gratificao por Servio Noturno Art. 113 - O servio noturno ter o valor-hora acrescido de 20% (vinte por cento), observado o disposto no artigo 34. Pargrafo nico - As disposies deste artigo no se aplicam quando o servio noturno corresponder ao horrio normal de trabalho.

http://www.al.rs.gov.br/legis

20

Subseo VI Da Gratificao de Permanncia em Servio Art. 114 - Ao servidor que adquirir direito aposentadoria voluntria, na forma do artigo 158, inciso III, alneas "a" e "b", e cuja permanncia no desempenho de suas funes for julgada conveniente para o servio pblico, poder ser deferida, por ato do Governador, uma gratificao especial de 20% (vinte por cento) das importncias que integrariam o provento da inatividade, na data de implementao do requisito temporal, enquanto permanecer em exerccio. 1 - A gratificao de que trata este artigo ser incorporada aos vencimentos aps decorridos 5 (cinco) anos de sua percepo. 2 - A cada novo ano de exerccio, aps decorrido o prazo de que trata o pargrafo anterior, e mantidas as condies previstas no "caput", deste artigo, o servidor far jus incorporao de 4% (quatro por cento) da importncia que integraria o provento da inatividade. Subseo VII Do Adicional por Tempo de Servio Art. 115 - O servidor, ao completar 15 (quinze) e 25 (vinte e cinco) anos de servio pblico, contados na forma desta lei, passar a perceber, respectivamente, o adicional de 15% (quinze por cento) ou 25% (vinte e cinco por cento) calculados na forma da lei. Pargrafo nico - A concesso do adicional de 25% (vinte e cinco porcento) far cessar o de 15% (quinze por cento), anteriormente concedido. Art. 116 - Para efeito de concesso dos adicionais ser computado o tempo de servio federal, estadual ou municipal, prestado administrao direta, autarquias e fundaes de direito pblico. Pargrafo nico - Compreende-se, tambm, como servio estadual o tempo em que o servidor tiver exercido servios transferidos para o Estado. Art. 117 - Na acumulao remunerada, ser considerado, para efeito de adicional, o tempo de servio prestado a cada cargo isoladamente. Subseo VIII Do Abono Familiar Art. 118 - Ao servidor ativo ou ao inativo ser concedido abono familiar na razo de 10% (dez por cento) do menor vencimento bsico inicial do Estado, pelos seguintes dependentes: I - filho menor de 18 (dezoito) anos; II - filho invlido ou excepcional de qualquer idade, que seja comprovadamente incapaz; III - filho estudante, desde que no exera atividade remunerada, at a idade de 24 (vinte e quatro) anos; IV - cnjuge invlido, comprovadamente incapaz, que no perceba remunerao.

http://www.al.rs.gov.br/legis

21

1 - Quando se tratar de dependente invlido ou excepcional, o abono ser pago pelo triplo. 2 - Estendem-se os benefcios deste artigo aos enteados, aos tutelados e aos menores que, mediante autorizao judicial, estejam submetidos a sua guarda. 3 - So condies para percepo do abono familiar que: I - os dependentes relacionados neste artigo vivam efetivamente s expensas do servidor ou inativo; II - a invalidez de que tratam os incisos II e IV do "caput" deste artigo seja comprovada mediante inspeo mdica, pelo rgo competente do Estado. 4 - No caso de ambos os cnjuges serem servidores pblicos, o direito de um no exclui o do outro. Art. 119 - Por cargo exercido em acmulo no Estado, no ser devido o abono familiar. Art. 120 - A concesso do abono ter por base as declaraes do servidor, sob as penas da lei. Pargrafo nico - As alteraes que resultem em excluso de abono devero ser comunicadas no prazo de 15 (quinze) dias da data da ocorrncia. Seo IV Dos Honorrios e Jetons Art. 121 - O servidor far jus a honorrios quando designado para exercer, fora do horrio do expediente a que estiver sujeito, as funes de: I - membro de banca de concurso; II - gerncia, planejamento, execuo ou atividade auxiliar de concurso; III - treinamento de pessoal; IV - professor, em cursos legalmente institudos. Art. 122 - O servidor, no desempenho do encargo de membro de rgo de deliberao coletiva legalmente institudo, receber jeton, a ttulo de representao na forma da lei. CAPTULO V DAS CONCESSES Seo I Das Vantagens ao Servidor Estudante ou Participante de Cursos, Congressos e Similares Art. 123 - assegurado o afastamento do servidor efetivo, sem prejuzo de sua remunerao, nos seguintes casos: I - durante os dias de provas finais do ano ou semestre letivo, para os estudantes de ensino superior, 1 e 2 graus; II - durante os dias de provas em exames supletivos e de habilitao a curso superior.

http://www.al.rs.gov.br/legis

22

Pargrafo nico - O servidor, sob pena de ser considerado faltoso ao servio, dever comprovar perante a chefia imediata as datas em que se realizaro as diversas provas e seu comparecimento. Art. 124 - O servidor somente ser indicado para participar de cursos de especializao ou capacitao tcnica profissional no Estado, no Pas ou no exterior, com nus para o Estado, quando houver correlao direta e imediata entre o contedo programtico de tais cursos e as atribuies do cargo ou funo exercidos. Art. 125 - Ao servidor poder ser concedida licena para freqncia a cursos, seminrios, congressos, encontros e similares, inclusive fora do Estado e no exterior, sem prejuzo da remunerao e demais vantagens, desde que o contedo programtico esteja correlacionado s atribuies do cargo que ocupar, na forma a ser regulamentada. Pargrafo nico - Fica vedada a concesso de exonerao ou licena para tratamento de interesses particulares ao servidor beneficiado pelo disposto neste artigo, ressalvada a hiptese de ressarcimento da despesa havida antes de decorrido perodo igual ao do afastamento. Art. 126 - Ao servidor estudante que mudar de sede no interesse da Administrao, assegurada, na localidade da nova residncia ou mais prxima, matrcula em instituio congnere do Estado, em qualquer poca, independentemente de vaga. Pargrafo nico - O disposto neste artigo estende-se ao cnjuge, aos filhos ou enteados do servidor, que vivam na sua companhia, bem como aos menores sob sua guarda, com autorizao judicial. Seo II Da Assistncia a Filho Excepcional Art. 127 - O servidor, pai, me ou responsvel por excepcional, fsico ou mental, em tratamento, fica autorizado a se afastar do exerccio do cargo, quando necessrio, por perodo de at 50% (cinqenta por cento) de sua carga horria normal cotidiana, na forma da lei. CAPTULO VI DAS LICENAS Seo I Disposies Gerais Art. 128 - Ser concedida, ao servidor, licena: I - para tratamento de sade; II - por acidente em servio; III - por motivo de doena em pessoa da famlia; IV - gestante, adotante e paternidade; V - para prestao de servio militar; VI - para tratar de interesses particulares; VII - para acompanhar o cnjuge; VIII - para o desempenho de mandato classista; IX - prmio por assiduidade;

http://www.al.rs.gov.br/legis

23

X - para concorrer a mandato pblico eletivo; XI - para o exerccio de mandato eletivo; XII - especial, para fins de aposentadoria. 1 - O servidor no poder permanecer em licena por prazo superior a 24 (vinte e quatro) meses, salvo nos casos dos incisos VII, VIII e XI deste artigo. 2 - Ao servidor nomeado em comisso somente ser concedida licena para tratamento de sade, desde que haja sido submetido inspeo mdica para ingresso e julgado apto e nos casos dos incisos II, III, IV, IX e XII. Art. 129 - A inspeo ser feita por mdicos do rgo competente, nas hipteses de licena para tratamento de sade, por motivo de doena em pessoa da famlia e gestante, e por junta oficial, constituda de 3 (trs) mdicos nos demais casos. Seo II Da Licena para Tratamento de Sade Art. 130 - Ser concedida, ao servidor, licena para tratamento de sade, a pedido ou "ex-officio", precedida de inspeo mdica realizada pelo rgo de percia oficial do Estado, sediada na Capital ou no interior, sem prejuzo da remunerao a que fizer jus. 1 - Sempre que necessrio, a inspeo mdica poder ser realizada na residncia do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado. 2 - Poder, excepcionalmente, ser admitido atestado mdico particular, quando ficar comprovada a impossibilidade absoluta de realizao de exame por rgo oficial da localidade. 3 - O atestado referido no pargrafo anterior somente surtir efeito aps devidamente examinado e validado pelo rgo de percia mdica competente. 4 - O servidor no poder recusar-se inspeo mdica, sob pena de ser sustado o pagamento de sua remunerao at que seja cumprida essa formalidade. 5 - No caso de o laudo registrar pareceres contrrios concesso da licena, as faltas ao servio correro sob a responsabilidade exclusiva do servidor. 6 - O resultado da inspeo ser comunicado imediatamente ao servidor, logo aps a sua realizao, salvo se houver necessidade de exames complementares, quando, ento, ficar disposio do rgo de percia mdica. Art. 131 - Findo o perodo de licena, o servidor dever reassumir imediatamente o exerccio do cargo, sob pena de ser considerado faltoso, salvo prorrogao ou determinao constante do laudo. Pargrafo nico - A infringncia ao disposto neste artigo implicar perda da remunerao, sujeitando o servidor demisso, se a ausncia exceder a 30 (trinta) dias, observado o disposto no artigo 26.

http://www.al.rs.gov.br/legis

24

Art. 132 - Nas licenas por perodos prolongados, antes de se completarem 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, dever o rgo de percia mdica pronunciar-se sobre a natureza da doena, indicando se o caso de: I - concesso de nova licena ou de prorrogao; II - retorno ao exerccio do cargo, com ou sem limitao de tarefas; III - readaptao, com ou sem limitao de tarefas. Pargrafo nico - As licenas, pela mesma molstia, com intervalos inferiores a 30 (trinta) dias, sero consideradas como prorrogao. Art. 133 - O atestado e o laudo da junta mdica no se referiro ao nome ou natureza da doena, devendo, porm, esta ser especificada atravs do respectivo cdigo (CID). Pargrafo nico - Para a concesso de licena a servidor acometido de molstia profissional, o laudo mdico dever estabelecer sua rigorosa caracterizao. Art. 134 - O servidor em licena para tratamento de sade dever abster-se do exerccio de atividade remunerada ou incompatvel com seu estado, sob pena de imediata suspenso da mesma. Seo III Da Licena por Acidente em Servio Art. 135 - O servidor acidentado em servio ser licenciado com remunerao integral at seu total restabelecimento. Art. 136 - Configura-se acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor, desde que relacionado, mediata ou imediatamente, com as atribuies do cargo. Pargrafo nico - Equipara-se a acidente em servio o dano: I - decorrente de agresso sofrida e no-provocada pelo servidor no exerccio das atribuies do cargo; II - sofrido no percurso da residncia para o trabalho e vice-versa. Art. 137 - O servidor acidentado em servio ter tratamento integral custeado pelo Estado. Art. 138 - Para concesso de licena e tratamento ao servidor, em razo de acidente em servio ou agresso no-provocada no exerccio de suas atribuies, indispensvel a comprovao detalhada do fato, no prazo de 10 (dez) dias da ocorrncia, mediante processo "exofficio". Pargrafo nico - O tratamento recomendado por junta mdica no oficial constitui medida de exceo e somente ser admissvel quando inexistirem meios e recursos necessrios adequados, em instituies pblicas ou por ela conveniadas.

http://www.al.rs.gov.br/legis

25

Seo IV Da Licena por Motivo de Doena em Pessoa da Famlia Art. 139 - O servidor poder obter licena por motivo de doena do cnjuge, de ascendente, descendente, enteado e colateral consangneo, at o 2 grau, desde que comprove ser indispensvel a sua assistncia e esta no possa ser prestada, simultaneamente, com o exerccio do cargo. Pargrafo nico - A doena ser comprovada atravs de inspeo de sade, a ser procedida pelo rgo de percia mdica competente. Art. 140 - A licena de que trata o artigo anterior ser concedida: I - com a remunerao total at 90 (noventa) dias; II - com 2/3 (dois teros) da remunerao, no perodo que exceder a 90 (noventa) e no ultrapassar 180 (cento e oitenta) dias; III - com 1/3 (um tero) da remunerao, no perodo que exceder a 180 (cento e oitenta) e no ultrapassar a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias; IV - sem remunerao, no perodo que exceder a 365 (trezentos e sessenta e cinco) at o mximo de 730 (setecentos e trinta) dias. Pargrafo nico - Para os efeitos deste artigo, as licenas, pela mesma molstia, com intervalos inferiores a 30 (trinta) dias, sero consideradas como prorrogao. Seo V Da Licena Gestante, Adotante e Paternidade Art. 141 - servidora gestante ser concedida, mediante inspeo mdica, licena de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuzo da remunerao. Pargrafo nico - No caso de natimorto, decorridos 30 (trinta) dias do evento, a servidora ser submetida a inspeo mdica e, se julgada apta, reassumir o exerccio do cargo. Art. 142 - Ao trmino da licena a que se refere o artigo anterior, assegurado servidora lactante, durante o perodo de 2 (dois) meses, o direito de comparecer ao servio em um turno, quando seu regime de trabalho obedecer a dois turnos, ou a trs horas consecutivas por dia, quando seu regime de trabalho obedecer a turno nico. Art. 143 - servidora adotante ser concedida licena a partir da concesso do termo de guarda ou da adoo, proporcional idade do adotado: I - de zero a dois anos, 120 (cento e vinte) dias; II - de mais de dois at quatro anos, 90 (noventa) dias; III - de mais de quatro at seis anos, 60 (sessenta) dias; IV - de mais de seis anos, desde que menor, 30 (trinta) dias. Art. 144 - Pelo nascimento ou adoo de filho, o servidor ter direito licenapaternidade de 8 (oito) dias consecutivos.

http://www.al.rs.gov.br/legis

26

Seo VI Da Licena para Prestao de Servio Militar Art. 145 - Ao servidor convocado para a prestao de servio militar ser concedida licena, nos termos da legislao especfica. 1 - Concludo o servio militar, o servidor reassumir imediatamente, sob pena da perda de vencimento e, se a ausncia exceder a 30 (trinta) dias, de demisso por abandono do cargo, observado o disposto no artigo 26. 2 - Quando a desincorporao se verificar em lugar diverso do da sede, o prazo para apresentao ser de 10 (dez) dias. Seo VII Da Licena para Tratar de Interesses Particulares Art. 146 - Ao servidor detentor de cargo de provimento efetivo, estvel, poder ser concedida licena para tratar de interesses particulares, pelo prazo de at 2 (dois) anos consecutivos, sem remunerao. 1 - A licena poder ser negada, quando o afastamento for inconveniente ao interesse do servio. 2 - O servidor dever aguardar em exerccio a concesso da licena, salvo hiptese de imperiosa necessidade, devidamente comprovada autoridade a que estiver subordinado, considerando-se como faltas os dias de ausncia ao servio, caso a licena seja negada. 3 - O servidor poder, a qualquer tempo, reassumir o exerccio do cargo. 4 - No se conceder nova licena antes de decorridos 2 (dois) anos do trmino da anterior, contados desde a data em que tenha reassumido o exerccio do cargo. Seo VIII Da Licena para Acompanhar o Cnjuge Art. 147 - O servidor detentor de cargo de provimento efetivo, estvel, ter direito licena, sem remunerao, para acompanhar o cnjuge, quando este for transferido, independentemente de solicitao prpria, para outro ponto do Estado ou do Territrio Nacional, para o exterior ou para o exerccio de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo Federal, estadual ou municipal. 1 - A licena ser concedida mediante pedido do servidor, devidamente instrudo, devendo ser renovada a cada 2 (dois) anos. 2 - O perodo de licena, de que trata este artigo, no ser computvel como tempo de servio para qualquer efeito.

http://www.al.rs.gov.br/legis

27

3 - mesma licena ter direito o servidor removido que preferir permanecer no domiclio do cnjuge. Art. 148 - O servidor poder ser lotado, provisoriamente, na hiptese da transferncia de que trata o artigo anterior, em repartio da Administrao Estadual Direta, Autrquica ou Fundacional, desde que para o exerccio de atividade compatvel com seu cargo. Seo IX Da Licena para o Desempenho de Mandato Classista Art. 149 - assegurado ao servidor o direito licena para o desempenho de mandato classista em central sindical, em confederao, federao, sindicato, ncleos ou delegacias, associao de classe ou entidade fiscalizadora da profisso, de mbito estadual ou nacional, com a remunerao do cargo efetivo, observado o disposto no artigo 64, inciso XIV, alnea "f". Pargrafo nico - A licena de que trata este artigo ser concedida nos termos da lei. Seo X Da Licena-Prmio por Assiduidade Art. 150 - O servidor que, por um qinqnio ininterrupto, no se houver afastado do exerccio de suas funes ter direito concesso automtica de 3 (trs) meses de licena-prmio por assiduidade, com todas as vantagens do cargo, como se nele estivesse em exerccio. 1 - Para os efeitos deste artigo, no sero considerados interrupo da prestao de servio os afastamentos previstos no artigo 64, incisos I a XV, desta lei. 2 - Nos casos dos afastamentos previstos nos incisos XIV, alnea "b" e XV do artigo 64, somente podero ser computados, como de efetivo exerccio, para os efeitos deste artigo, um perodo mximo de at 4 (quatro) meses, para tratamento de sade do servidor e de at 2 (dois) meses por motivo de doena em pessoa de sua famlia, tudo por qinqnio de servio pblico prestado ao Estado. Art. 151 - A pedido do servidor, a licena-prmio poder ser: I - gozada, no todo ou em parcelas no inferiores a 1 (um) ms, com a aprovao da chefia, considerada a necessidade do servio; II - contada em dobro, como tempo de servio para os efeitos de aposentadoria, avanos e adicionais, vedada a desconverso. Pargrafo nico - Ao entrar em gozo de licena-prmio, o servidor ter direito, a pedido, a receber a sua remunerao do ms de fruio antecipadamente. Art. 152 - A apurao do tempo de servio normal, para efeito da formao do qinqnio, gerador do direito da licena-prmio, ser feita na forma do artigo 62 desta lei. Art. 153 - O nmero de servidores em gozo simultneo de licena-prmio no poder ser superior a 1/3 (um tero) da lotao da respectiva unidade administrativa de trabalho.

http://www.al.rs.gov.br/legis

28

Seo XI Da Licena para Concorrer a Mandato Pblico Eletivo e Exerc-lo Art. 154 - O servidor que concorrer a mandato pblico eletivo ser licenciado na forma da legislao eleitoral. Art. 155 - Eleito, o servidor ficar afastado do exerccio do cargo a partir da posse. Art. 156 - Ao servidor investido em mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposies: I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficar afastado do cargo; II - investido no mandato de prefeito, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; III - investido no mandato de vereador: a) havendo compatibilidade de horrio perceber as vantagens do seu cargo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo; b) no havendo compatibilidade de horrio, ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. 1 - No caso de afastamento do cargo, o servidor continuar contribuindo para o rgo da previdncia e assistncia do Estado, como se em exerccio estivesse. 2 - O servidor investido em mandato eletivo ou classista no poder ser removido ou redistribudo "ex-officio" para localidade diversa daquela onde exerce o mandato. Seo XII Da Licena Especial para Fins de Aposentadoria Art. 157 - Decorridos 30 (trinta) dias da data em que tiver sido protocolado o requerimento da aposentadoria, o servidor ser considerado em licena especial remunerada, podendo afastar-se do exerccio de suas atividades, salvo se antes tiver sido cientificado do indeferimento do pedido. 1 - O pedido de aposentadoria de que trata este artigo somente ser considerado aps terem sido averbados todos os tempos computveis para esse fim. 2 - O perodo de durao desta licena ser considerado como tempo de efetivo exerccio para todos os efeitos legais. CAPTULO VII DA APOSENTADORIA Art. 158 - O servidor ser aposentado: I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais, quando decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificadas em lei, e proporcionais nos demais casos; II - compulsoriamente, aos 70 (setenta) anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio;

http://www.al.rs.gov.br/legis

29

III - voluntariamente: a) aos 35 (trinta e cinco) anos de servio, se homem, e aos 30 (trinta), se mulher, com proventos integrais; b) aos 30 (trinta) anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se professor, e 25 (vinte e cinco), se professora, com proventos integrais; c) aos 30 (trinta) anos de servio, se homem, e aos 25 (vinte e cinco), se mulher, com proventos proporcionais a esse tempo; d) aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem e aos 60 (sessenta), se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio. 1 - Consideram-se doenas graves, contagiosas ou incurveis, a que se refere o inciso I deste artigo, se incapacitantes para o exerccio da funo pblica, tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no servio pblico, hansenase, cardiopatia grave, doena de Parkison, paralisia irreversvel e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avanados do mal de Paget (ostete deformante), Sndrome de Imunodeficincia Adquirida - AIDS, e outros que a lei indicar, com base na medicina especializada. 2 - Ao servidor aposentado em decorrncia de qualquer das molstias tipificadas no pargrafo anterior, fica vedado o exerccio de outra atividade pblica remunerada, sob pena de cassao de sua aposentadoria. 3 - Nos casos de exerccio de atividades previstas no artigo 107, a aposentadoria de que trata o inciso III, alneas "a" e "c", observar o disposto em lei especfica. 4 - Se o servidor for aposentado com menos de 25 (vinte e cinco) anos de servio e menos de 60 (sessenta) anos de idade, a aposentadoria estar sujeita a confirmao mediante nova inspeo de sade, aps o decurso de 24 (vinte e quatro) meses contados da data do ato de aposentadoria. Art. 159 - A aposentadoria de que trata o inciso II do artigo anterior, ser automtica e declarada por ato, com vigncia a partir do dia em que o servidor atingir a idade limite de permanncia no servio ativo. Art. 160 - A aposentadoria voluntria ou por invalidez vigorar a partir da data da publicao do respectivo ato. 1 - A aposentadoria por invalidez ser precedida por licena para tratamento de sade, num perodo no superior a 24 (vinte e quatro) meses. 2 - Expirado o perodo de licena e no estando em condies de reassumir o exerccio do cargo, ou de se proceder sua readaptao, ser o servidor aposentado. 3 - O lapso de tempo compreendido entre o trmino da licena e a publicao do ato da aposentadoria ser considerado como de prorrogao da licena. Art. 161 - O provento da aposentadoria ser revisto na mesma proporo e na mesma data em que se modificar a remunerao dos servidores em atividade.

http://www.al.rs.gov.br/legis

30

Pargrafo nico - So estendidos aos inativos quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrente da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. Art. 162 - O servidor aposentado com provento proporcional ao tempo de servio, se acometido de qualquer das molstias especificadas no 1 do artigo 158, passar a perceber provento integral. Art. 163 - Com prevalncia do que conferir maior vantagem, quando proporcional ao tempo de servio, o provento no ser inferior: I - ao salrio mnimo, observada a reduo da jornada de trabalho a que estava sujeito o servidor; II - a 1/3 (um tero) da remunerao da atividade nos demais casos. Art. 164 - O servidor em estgio probatrio somente ter direito aposentadoria quando invalidado por acidente em servio, agresso no-provocada no exerccio de suas atribuies, acometido de molstia profissional ou nos casos especificados no 1 do artigo 158 desta lei. Art. 165 - As disposies relativas aposentadoria aplicam-se ao servidor nomeado em comisso, o qual contar com mais de 5 (cinco) anos de efetivo e ininterrupto exerccio em cargos de provimento dessa natureza. Pargrafo nico - Aplicam-se as disposies deste artigo, independentemente de tempo de servio, ao servidor provido em comisso, quer titular de cargo de provimento efetivo, quer no, quando invalidado em conseqncia das molstias enumeradas no 1 do artigo 158, desde que tenha se submetido, antes do seu ingresso ou retorno ao servio pblico, inspeo mdica prevista nesta lei, para provimento de cargos pblicos em geral. Art. 166 - O servidor, vinculado previdncia social federal, que no tiver nesta feito jus ao benefcio da aposentadoria, ser aposentado pelo Estado, na forma garantida por esta lei, permanecendo como segurado obrigatrio daquele rgo previdencirio, at a implementao das condies de aposentadoria, caso em que caber ao Estado pagar somente a diferena, se houver. CAPTULO VIII DO DIREITO DE PETIO Art. 167 - assegurado ao servidor o direito de requerer, pedir reconsiderao, recorrer e de representar, em defesa de direito ou legtimo interesse prprio. Art. 168 - O requerimento ser dirigido autoridade competente para decidi-lo e encaminhado por intermdio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente. Art. 169 - Cabe pedido de reconsiderao, que no poder ser renovado, autoridade que houver prolatado o despacho, proferido a primeira deciso ou praticado o ato. 1 - O pedido de reconsiderao dever conter novos argumentos ou provas suscetveis de reformar o despacho, a deciso ou o ato.

http://www.al.rs.gov.br/legis

31

2 - O pedido de reconsiderao dever ser decidido dentro de 30 (trinta) dias. Art. 170 - Caber recurso, como ltima instncia administrativa, do indeferimento do pedido de reconsiderao. 1 - O recurso ser dirigido autoridade que tiver proferido a deciso ou expedido o ato. 2 - O recurso ser encaminhado por intermdio da autoridade a que estiver imediatamente subordinado o requerente. 3 - Ter carter de recurso, o pedido de reconsiderao, quando o prolator do despacho, deciso ou ato, houver sido o Governador. 4 - A deciso sobre qualquer recurso ser dada no prazo mximo de 60 (sessenta) dias. Art. 171 - O prazo para interposio de pedido de reconsiderao ou de recurso de 30 (trinta) dias, contados a partir da data da publicao da deciso recorrida ou da data da cincia, pelo interessado, quando o despacho no for publicado. Pargrafo nico - Em caso de provimento de pedido de reconsiderao ou de recurso, o efeito da deciso retroagir data do ato impugnado. Art. 172 - O direito de requerer prescreve em: I - 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demisso e cassao de aposentadoria ou de disponibilidade, ou que afetem interesses patrimoniais e crditos resultantes das relaes de trabalho; II - 120 (cento e vinte) dias nos demais casos, salvo quando, por prescrio legal, for fixado outro prazo. 1 - O prazo de prescrio ser contado da data da publicao do ato impugnado ou da data da cincia pelo interessado, quando o ato no for publicado. 2 - O pedido de reconsiderao e o de recurso, quando cabveis, interrompem a prescrio administrativa. Art. 173 - A prescrio de ordem pblica, no podendo ser relevada pela Administrao. Art. 174 - A representao ser dirigida ao chefe imediato do servidor que, se a soluo no for de sua alada, a encaminhar a quem de direito. 1 - Se no for dado andamento representao, dentro do prazo de 5 (cinco) dias, poder o servidor dirigi-la direta e sucessivamente s chefias superiores. 2 - A representao est isenta de pagamento de taxa de expediente.

http://www.al.rs.gov.br/legis

32

Art. 175 - Para o exerccio do direito de petio assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao servidor ou a procurador por ele constitudo. Art. 176 - So fatais e improrrogveis os prazos estabelecidos neste captulo, salvo motivo de fora maior, devidamente comprovado. Pargrafo nico - Entende-se por fora maior, para efeitos do artigo, a ocorrncia de fatos impeditivos da vontade do interessado ou da autoridade competente para decidir. TTULO IV DO REGIME DISCIPLINAR CAPTULO I DOS DEVERES DO SERVIDOR Art. 177 - So deveres do servidor: I - ser assduo e pontual ao servio; II - tratar com urbanidade as partes, atendendo-as sem preferncias pessoais; III - desempenhar com zelo e presteza os encargos que lhe forem incumbidos, dentro de suas atribuies; IV - ser leal s instituies a que servir; V - observar as normas legais e regulamentares; VI - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; VII - manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; VIII - atender com presteza: a) o pblico em geral, prestando as informaes requeridas que estiverem a seu alcance, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) expedio de certides requeridas, para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal; c) s requisies para defesa da Fazenda Pblica; IX - representar ou levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver conhecimento, no rgo em que servir, em razo das atribuies do seu cargo; X - zelar pela economia do material que lhe for confiado e pela conservao do patrimnio pblico; XI - observar as normas de segurana e medicina do trabalho estabelecidas, bem como o uso obrigatrio dos equipamentos de proteo individual (EPI) que lhe forem confiados; XII - providenciar para que esteja sempre em dia no seu assentamento individual, seu endereo residencial e sua declarao de famlia; XIII - manter esprito de cooperao com os colegas de trabalho; XIV - representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder. 1 - A representao de que trata o inciso XIV ser encaminhada pela via hierrquica e apreciada pela autoridade superior quela contra a qual formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa. 2 - Ser considerado como co-autor o superior hierrquico que, recebendo denncia ou representao a respeito de irregularidades no servio ou de falta cometida por servidor, seu subordinado, deixar de tomar as providncias necessrias a sua apurao.

http://www.al.rs.gov.br/legis

33

CAPTULO II DAS PROIBIES Art. 178 - Ao servidor proibido: I - referir-se, de modo depreciativo, em informao, parecer ou despacho, s autoridades e a atos da administrao pblica estadual, podendo, porm, em trabalho assinado, critic-los do ponto de vista doutrinrio ou da organizao do servio; II - retirar, modificar ou substituir, sem prvia permisso da autoridade competente, qualquer documento ou objeto existente na repartio; III - ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; IV - ingerir bebidas alcolicas durante o horrio de trabalho ou drogar-se, bem como apresentar-se em estado de embriaguez ou drogado ao servio; V - atender pessoas na repartio para tratar de interesses particulares, em prejuzo de suas atividades; VI - participar de atos de sabotagem contra o servio pblico; VII - entregar-se a atividades poltico-partidrias nas horas e locais de trabalho; VIII - opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio; IX - promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio; X - exercer ou permitir que subordinado seu exera atribuies diferentes das definidas em lei ou regulamento como prprias do cargo ou funo, ressalvados os encargos de chefia e as comisses legais; XI - celebrar contrato de natureza comercial, industrial ou civil de carter oneroso, com o Estado, por si ou como representante de outrem; XII - participar de gerncia ou administrao de empresa privada, de sociedade civil ou exercer comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio, salvo quando se tratar de funo de confiana de empresa, da qual participe o Estado, caso em que o servidor ser considerado como exercendo cargo em comisso; XIII - exercer, mesmo fora do horrio de expediente, emprego ou funo em empresa, estabelecimento ou instituio que tenha relaes industriais com o Estado em matria que se relacione com a finalidade da repartio em que esteja lotado; XIV - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge ou parente at o segundo grau civil, ressalvado o disposto no artigo 267; XV - cometer, a pessoas estranhas repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de encargos que competirem a si ou a seus subordinados; XVI - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se associao profissional ou sindical, ou com objetivos poltico-partidrios; XVII - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em atividades particulares ou polticas; XVIII - praticar usura, sob qualquer das suas formas; XIX - aceitar representao, comisso, emprego ou penso de pas estrangeiro; XX - valer-se do cargo ou funo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade do servio pblico; XXI - atuar, como procurador, ou intermedirio junto a repartio pblica, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau e do cnjuge;

http://www.al.rs.gov.br/legis

34

XXII - receber propinas, comisses, presentes ou vantagens de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XXIII - valer-se da condio de servidor para desempenhar atividades estranhas s suas funes ou para lograr, direta ou indiretamente, qualquer proveito; XXIV - proceder de forma desidiosa; XXV - exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho. 1 - No est compreendida na proibio dos incisos XII e XIII deste artigo a participao do servidor na presidncia de associao, na direo ou gerncia de cooperativas e entidades de classe, ou como scio. 2 - Na hiptese de violao do disposto no inciso IV, por comprovado motivo de dependncia, o servidor dever, obrigatoriamente, ser encaminhado a tratamento mdico especializado. CAPTULO III DA ACUMULAO Art. 179 - vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, excetuadas as hipteses previstas em dispositivo constitucional. Art. 180 - A proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes mantidas pelo Poder Pblico. Art. 181 - VETADO Art. 182 - VETADO Pargrafo nico - VETADO CAPTULO IV DAS RESPONSABILIDADES Art. 183 - Pelo exerccio irregular de suas atribuies, o servidor responde civil, penal e administrativamente. Art. 184 - A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que importe em prejuzo Fazenda Estadual ou a terceiros. 1 - A indenizao de prejuzo causado ao errio somente ser liquidada na forma prevista no artigo 82, na falta de outros bens que assegurem a execuo do dbito pela via judicial. 2 - Tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva.

http://www.al.rs.gov.br/legis

35

3 - A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputadas ao servidor nesta qualidade. Art. 185 - A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. Art. 186 - As sanes civis, penais e administrativas podero acumular-se, sendo umas e outras independentes entre si, assim como as instncias civil, penal e administrativa. CAPTULO V DAS PENALIDADES Art. 187 - So penas disciplinares: I - repreenso; II - suspenso e multa; III - demisso; IV - cassao de disponibilidade; V - cassao de aposentadoria; 1 - Na aplicao das penas disciplinares, sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao e os danos delas resultantes para o servio pblico, as circunstncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais. 2 - Quando se tratar de falta funcional que, por sua natureza e reduzida gravidade, no demande aplicao das penas previstas neste artigo, ser o servidor advertido particular e verbalmente. Art. 188 - A repreenso ser aplicada por escrito, na falta do cumprimento do dever funcional ou quando ocorrer procedimento pblico inconveniente. Art. 189 - A suspenso, que no poder exceder a 90 (noventa) dias, implicar a perda de todas as vantagens e direitos decorrentes do exerccio do cargo e aplicar-se- ao servidor: I - na violao das proibies consignadas nesta lei; II - nos casos de reincidncia em infrao j punida com repreenso; III - quando a infrao for intencional ou se revestir de gravidade; IV - como gradao de penalidade mais grave, tendo em vista circunstncia atenuante; V - que atestar falsamente a prestao de servio, bem como propuser, permitir, ou receber a retribuio correspondente a trabalho no realizado; VI - que se recusar, sem justo motivo, prestao de servio extraordinrio; VII - responsvel pelo retardamento em processo sumrio; VIII - que deixar de atender notificao para prestar depoimento em processo disciplinar; IX - que, injustificadamente, se recusar a ser submetido inspeo mdica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. 1 - A suspenso no ser aplicada enquanto o servidor estiver afastado por motivo de gozo de frias regulamentares ou em licena por qualquer dos motivos previstos no artigo 128.

http://www.al.rs.gov.br/legis

36

2 - Quando houver convenincia para o servio, a pena de suspenso poder ser convertida em multa na base de 50% (cinqenta por cento) por dia de remunerao, obrigando-se o servidor a permanecer em exerccio durante o cumprimento da pena. 3 - Os efeitos da converso da suspenso em multa no sero alterados, mesmo que ao servidor seja assegurado afastamento legal remunerado durante o respectivo perodo. 4 - A multa no acarretar prejuzo na contagem do tempo de servio, exceto para fins de concesso de avanos, gratificaes adicionais de 15% (quinze por cento) e 25% (vinte e cinco por cento) e licena-prmio. Art. 190 - Os registros funcionais de advertncia, repreenso, suspenso e multa sero automaticamente cancelados aps 10 (dez) anos, desde que, neste perodo, o servidor no tenha praticado nenhuma nova infrao. Pargrafo nico - O cancelamento do registro, na forma deste artigo, no gerar nenhum direito para fins de concesso ou reviso de vantagens. Art. 191 - O servidor ser punido com pena de demisso nas hipteses de: I - ineficincia ou falta de aptido para o servio, quando verificada a impossibilidade de readaptao; II - indisciplina ou insubordinao grave ou reiterada; III - ofensa fsica contra qualquer pessoa, cometida em servio, salvo em legtima defesa prpria ou de terceiros; IV - abandono de cargo em decorrncia de mais de 30 (trinta) faltas consecutivas; V - ausncias excessivas ao servio em nmero superior a 60 (sessenta) dias, intercalados, durante um ano; VI - improbidade administrativa; VII - transgresso de quaisquer proibies dos incisos XVII a XXIV do artigo 178, considerada a sua gravidade, efeito ou reincidncia; VIII - falta de exao no desempenho das atribuies, de tal gravidade que resulte em leses pessoais ou danos de monta; IX - incontinncia pblica e conduta escandalosa na repartio; X - acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas; XI - aplicao irregular de dinheiro pblico; XII - reincidncia na transgresso prevista no inciso V do artigo 189; XIII - leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio estadual; XIV - revelao de segredo, do qual se apropriou em razo do cargo, ou de fato ou informao de natureza sigilosa de que tenha conhecimento, salvo quando se tratar de depoimento em processo judicial, policial ou administrativo-disciplinar; XV - corrupo passiva nos termos da lei penal; XVI - exercer advocacia administrativa; XVII - prtica de outros crimes contra a administrao pblica. Pargrafo nico - A demisso ser aplicada, tambm, ao servidor que, condenado por deciso judicial transitada em julgado, incorrer na perda da funo pblica na forma da lei penal.

http://www.al.rs.gov.br/legis

37

Art. 192 - O ato que demitir o servidor mencionar sempre o dispositivo legal em que se fundamentar. Art. 193 - Atendendo gravidade da falta, a demisso poder ser aplicada com a nota "a bem do servio pblico", a qual constar sempre no ato de demisso fundamentado nos incisos X a XIV do artigo 191. Art. 194 - Uma vez submetido a inqurito administrativo, o servidor s poder ser exonerado, a pedido, ou aposentado voluntariamente, depois da concluso do processo, no qual tenha sido reconhecida sua inocncia. Pargrafo nico - Excetua-se do disposto neste artigo o servidor estvel processado por abandono de cargo ou por ausncias excessivas ao servio. Art. 195 - Ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do servidor que: I - houver praticado, na atividade, falta punvel com a pena de demisso; II - infringir a vedao prevista no 2 do artigo 158; III - incorrer na hiptese do artigo 53. Art. 196 - Para a aplicao das penas disciplinares so competentes: I - o Governador do Estado em qualquer caso; II - os Secretrios de Estado, dirigentes de autarquias e de fundaes de direito pblico e os titulares de rgos diretamente subordinados ao Governador, at a de suspenso e multa limitada ao mximo de 30 (trinta) dias; III - os titulares de rgos diretamente subordinados aos Secretrios de Estado, dirigentes de autarquias e de fundaes de direito pblico at suspenso por 10 (dez) dias; IV - os titulares de rgos em nvel de superviso e coordenao, at suspenso por 5 (cinco) dias; V - as demais chefias, em caso de repreenso. Art. 197 - A ao disciplinar prescrever em: I - 6 (seis) meses, quanto repreenso; II - 12 (doze) meses, nos casos de suspenso ou multa; III - 18 (dezoito) meses, por abandono de cargo ou faltas sucessivas ao servio; IV - 24 (vinte e quatro) meses, quanto s infraes punveis com cassao de aposentadoria ou disponibilidade, e demisso. 1 - O prazo de prescrio comea a fluir a partir da data do conhecimento do ato por superior hierrquico. 2 - Quando as faltas constiturem, tambm, crime ou contraveno, a prescrio ser regulada pela lei penal.

http://www.al.rs.gov.br/legis

38

TTULO V DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 198 - A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico estadual ou prtica de infrao funcional obrigada a promover sua apurao imediata, mediante meios sumrios ou processo administrativo disciplinar, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de se tornar co-responsvel, assegurada ampla defesa ao acusado. Art. 199 - As denncias sobre irregularidades sero objeto de averiguao, desde que contenham a identidade do denunciante e sejam formuladas por escrito, para fins de confirmao da autenticidade. Pargrafo nico - Quando o fato narrado no configurar evidente infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia dever ser arquivada por falta de objeto material passvel de ensejar qualquer punio consignada nesta lei. Art. 200 - As irregularidades e as infraes funcionais sero apuradas por meio de: I - sindicncia, quando os dados forem insuficientes para sua determinao ou para apontar o servidor faltoso ou, sendo este determinado, no for a falta confessada, documentalmente provada ou manifestamente evidente; II - inqurito administrativo, quando a gravidade da ao ou omisso torne o autor passvel das penas disciplinares de suspenso por mais de 30 (trinta) dias, demisso, cassao de aposentadoria ou de disponibilidade, ou ainda, quando na sindicncia ficar comprovada a ocorrncia de irregularidades ou falta funcional grave, mesmo sem indicao de autoria. CAPTULO II DA SINDICNCIA Art. 201 - Toda autoridade estadual competente para, no mbito da jurisdio do rgo sob sua chefia, determinar a realizao de sindicncia, de forma sumria, a qual dever ser concluda no prazo mximo de 30 (trinta) dias teis, podendo ser prorrogado por at igual perodo. 1 - A sindicncia ser sempre cometida a servidor de hierarquia igual ou superior do implicado, se houver. 2 - O sindicante desenvolver o encargo em tempo integral, ficando dispensado de suas atribuies normais at a apresentao do relatrio final, no prazo estabelecido neste artigo. Art. 202 - O sindicante efetuar diligncias necessrias ao esclarecimento da ocorrncia e indicao do responsvel, ouvido, preliminarmente, o autor da representao e o servidor implicado, se houver. 1 - Reunidos os elementos coletados, o sindicante traduzir no relatrio as suas concluses gerais, indicando, se possvel, o provvel culpado, qual a irregularidade ou transgresso praticada e o seu enquadramento nas disposies da lei reguladora da matria.

http://www.al.rs.gov.br/legis

39

2 - Somente poder ser sugerida a instaurao de inqurito administrativo quando, comprovadamente, os fatos apurados na sindicncia a tal conduzirem, na forma do inciso II do artigo 200. 3 - Se a sindicncia concluir pela culpabilidade do servidor, ser este notificado para apresentar defesa, querendo, no prazo de 3 (trs) dias teis. Art. 203 - A autoridade, de posse do relatrio do sindicante, acompanhado dos elementos que instrurem o processo, decidir pelo arquivamento do processo, pela aplicao da penalidade cabvel de sua competncia, ou pela instaurao de inqurito administrativo, se estiver na sua alada. Pargrafo nico - Quando a aplicao da penalidade ou a instaurao de inqurito for de autoridade de outra alada ou competncia, a esta dever ser encaminhada a sindicncia para apreciao das medidas propostas. CAPTULO III DO AFASTAMENTO PREVENTIVO Art. 204 - Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade ou infrao funcional, a autoridade instauradora do processo administrativo disciplinar poder determinar o afastamento preventivo do exerccio das atividades do seu cargo, pelo prazo de at 60 (sessenta) dias, sem prejuzo da remunerao. Pargrafo nico - O afastamento poder ser prorrogado por igual perodo, findo o qual cessaro definitivamente os seus efeitos, mesmo que o processo administrativo disciplinar ainda no tenha sido concludo. CAPTULO IV DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR EM ESPCIE Art. 205 - O processo administrativo disciplinar o instrumento utilizado no Estado para apurar responsabilidade de servidor por irregularidade ou infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao direta com o exerccio do cargo em que se encontre efetivamente investido. Art. 206 - O processo administrativo disciplinar ser conduzido por comisso composta de 3 (trs) servidores estveis, com formao superior, sendo pelo menos um com titulao em Cincias Jurdicas e Sociais, designados pela autoridade competente, que indicar, dentre eles, o seu presidente. 1 - O presidente da comisso designar, para secretari-la, um servidor que no poder ser escolhido entre os componentes da mesma. 2 - VETADO

http://www.al.rs.gov.br/legis

40

3 - No poder integrar a comisso, nem exercer a funo de secretrio, o servidor que tenha feito a denncia de que resultar o processo disciplinar, bem como o cnjuge ou parente do acusado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at 3 grau. Art. 207 - A comisso exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurando o sigilo absoluto e necessrio elucidao do fato, ou exigido pelo interesse da Administrao. Pargrafo nico - As reunies e as audincias das comisses tero carter reservado. Art. 208 - O servidor poder fazer parte, simultaneamente, de mais de uma comisso, podendo esta ser incumbida de mais de um processo disciplinar. Art. 209 - O membro da comisso ou o servidor designado para secretari-la no poder fazer parte do processo na qualidade de testemunha, tanto da acusao como da defesa. Art. 210 - A comisso somente poder deliberar com a presena absoluta de todos os seus membros. Pargrafo nico - A ausncia, sem motivo justificado, por mais de duas sesses, de qualquer dos membros da comisso ou de seu secretrio, determinar, de imediato, a substituio do faltoso, sem prejuzo de ser passvel de punio disciplinar por falta de cumprimento do dever funcional. Art. 211 - O processo administrativo disciplinar se desenvolver, necessariamente, nas seguintes fases: I - instaurao, ocorrendo a partir do ato que constituir a comisso; II - processo administrativo disciplinar, propriamente dito, compreendendo a instruo, defesa e relatrio; III - julgamento. Art. 212 - O prazo para a concluso do processo administrativo disciplinar no poder exceder a 60 (sessenta) dias, contados da data da publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por igual perodo, quando as circunstncias de cunho excepcional assim o exigirem. 1 - Sempre que necessrio, a comisso desenvolver seus trabalhos em tempo integral, ficando seus membros e respectivo secretrio, dispensados de suas atividades normais, at a entrega do relatrio final. 2 - As reunies da comisso sero registradas em atas, detalhando as deliberaes adotadas. Art. 213 - O processo administrativo disciplinar, instaurado pela autoridade competente para aplicar a pena disciplinar, dever ser iniciado no prazo de 5 (cinco) dias teis, contados da data em que for publicada a designao dos membros da comisso.

http://www.al.rs.gov.br/legis

41

Art. 214 - Todos os termos lavrados pelo secretrio da comisso, tais como, autuao, juntada, intimao, concluso, data, vista, recebimento de certides, compromissos, tero formas processuais, resumindo-se tanto quanto possvel. Art. 215 - Ser feita por ordem cronolgica de apresentao toda e qualquer juntada aos autos, devendo o presidente rubricar as folhas acrescidas. Art. 216 - Figurar sempre, nos autos do processo, a folha de antecedentes do indiciado. Art. 217 - No processo administrativo disciplinar, poder ser argida suspeio, que se reger pelas normas da legislao comum. Art. 218 - Quando ao servidor se imputar crime praticado na esfera administrativa, a autoridade que determinar a instaurao do processo administrativo disciplinar providenciar para que se instaure, simultaneamente, o inqurito policial. Pargrafo nico - Idntico procedimento compete autoridade policial quando se tratar de crime praticado fora da esfera administrativa. Art. 219 - As autoridades administrativas e policiais se auxiliaro, mutuamente, para que ambos os inquritos se concluam dentro dos prazos fixados nesta lei. Art. 220 - A absolvio do processo crime, a que for submetido o servidor, no implicar na permanncia ou retorno do mesmo ao servio pblico se, em processo administrativo disciplinar regular, tiver sido demitido em virtude de prtica de atos que o inabilitem moralmente para aquele servio. Art. 221 - Acarretaro a nulidade do processo: a) a determinao de instaurao por autoridade incompetente; b) a falta de citao ou notificao, na forma determinada nesta lei; c) qualquer restrio defesa do indiciado; d) a recusa injustificada de promover a realizao de percias ou quaisquer outras diligncias convenientes ao esclarecimento do processo; e) os atos da comisso praticados apenas por um dos seus membros; f) acrscimos ao processo depois de elaborado o relatrio da comisso sem nova vista ao indiciado; g) rasuras e emendas no ressalvadas em parte substancial do processo. Art. 222 - As irregularidades processuais que no constiturem vcios substanciais insanveis, suscetveis de influrem na apurao da verdade ou deciso do processo, no determinaro a sua nulidade. Art. 223 - A nulidade poder ser argida durante ou aps a formao da culpa, devendo fundar-se a sua argio em texto legal, sob pena de ser considerada inexistente.

http://www.al.rs.gov.br/legis

42

CAPTULO V DO INQURITO ADMINISTRATIVO Seo I Das Disposies Gerais Art. 224 - O inqurito administrativo obedecer ao princpio do contraditrio, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilizao de todos os meios de prova em direito admitidos, podendo as mesmas serem produzidas "ex-officio", pelo denunciante ou pelo acusado, se houver, ou a requerimento da parte com legitimidade para tanto. Art. 225 - Quando o inqurito administrativo for precedido de sindicncia, o relatrio desta integrar a instruo do processo como pea informativa. Pargrafo nico - Na hiptese de o relatrio da sindicncia concluir que a infrao praticada consta capitulada como ilcito penal, a autoridade competente providenciar no encaminhamento de cpias dos autos ao Ministrio Pblico, independentemente da imediata instaurao do processo disciplinar. Art. 226 - Na fase do inqurito, a comisso promover a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, objetivando a coleta de provas, recorrendo, quando necessrio, a tcnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos. 1 - A designao dos peritos dever obedecer ao critrio da capacidade tcnica especializada, observadas as provas de habilitao estabelecidas em lei, e s poder recair em pessoas estranhas ao servio pblico estadual, na falta de servidores aptos a prestarem assessoramento tcnico. 2 - Para os exames de laboratrio, porventura necessrios, recorrer-se- aos estabelecimentos particulares somente quando inexistirem oficiais ou quando os laudos forem insatisfatrios ou incompletos. Art. 227 - assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermdio de procurador habilitado, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de provas periciais. 1 - S ser admitida a interveno de procurador, no processo disciplinar, aps a apresentao do respectivo mandato, revestido das formalidades legais. 2 - O presidente da comisso poder denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatrios, ou de nenhum interesse para os esclarecimentos dos fatos. 3 - Ser indeferido o pedido de prova pericial, quando a comprovao do fato independer de conhecimentos especializados de peritos.

http://www.al.rs.gov.br/legis

43

Seo II Dos Atos e Termos Processuais Art. 228 - O presidente da comisso, ao instalar os trabalhos, autuar portaria e demais peas existentes e designar dia, hora e local para a audincia inicial, citando o indiciado, se houver, para interrogatrio e acompanhamento do processo. 1 - A citao do indiciado ser feita, pessoalmente ou por via postal, com antecedncia mnima de 5 (cinco) dias teis da data marcada para audincia, e conter dia, hora, local, sua qualificao e a tipificao da infrao que lhe imputada. 2 - Caso o indiciado se recuse a receber a citao, dever o fato ser certificado, vista de, no mnimo, 2 (duas) testemunhas. 3 - Achando-se o indiciado em lugar incerto e no sabido, a citao ser feita por edital, publicada no rgo oficial por 3 (trs) vezes, com prazo de 15 (quinze) dias teis, contados a partir da primeira publicao, juntando-se comprovante ao processo. 4 - Quando houver fundada suspeita de ocultao do indiciado, proceder-se- citao por hora certa, na forma dos arts. 227 a 229 do Cdigo de Processo Civil. 5 - Estando o indiciado afastado do seu domiclio e conhecido o seu endereo em outra localidade, a citao ser feita por via postal, em carta registrada, juntando-se ao processo o comprovante do registro e o aviso de recebimento. 6 - A citao pessoal, as intimaes e as notificaes sero feitas pelo secretrio da comisso, apresentando ao destinatrio o instrumento correspondente em duas vias para que, retendo uma delas, passe recibo devidamente datado na outra. 7 - Quando o indiciado comparecer voluntariamente junto comisso, ser dado como citado. 8 - No havendo indiciado, a comisso intimar as pessoas, servidores, ou no, que, presumivelmente, possam esclarecer a ocorrncia, objeto do inqurito. Art. 229 - Na hiptese de a comisso entender que os elementos do processo so insuficientes para bem caracterizar a ocorrncia, poder ouvir previamente a vtima ou o denunciante da irregularidade ou infrao funcional. Art. 230 - Feita a citao e no comparecendo o indiciado, o processo prosseguir revelia, com defensor dativo designado pelo presidente da comisso, procedendo-se da mesma forma com relao ao que se encontre em lugar incerto e no sabido ou afastado da localidade de seu domiclio. Art. 231 - O indiciado tem o direito, pessoalmente ou por intermdio de defensor, a assistir aos atos probatrios que se realizarem perante a comisso, requerendo medidas que julgar convenientes.

http://www.al.rs.gov.br/legis

44

Pargrafo nico - O indiciado poder requerer ao presidente da comisso a designao de defensor dativo, caso no o possuir. Art. 232 - O indiciado, dentro do prazo de 5 (cinco) dias teis aps o interrogatrio, poder requerer diligncia, produzir prova documental e arrolar testemunhas, at o mximo de 8 (oito). 1 - Se as testemunhas de defesa no forem encontradas e o indiciado, dentro do prazo de 3 (trs) dias teis, no indicar outras em substituio, prosseguir-se- nos demais termos do processo. 2 - No caso de mais de um indiciado, cada um deles ser ouvido separadamente, podendo ser promovida acareao, sempre que divergirem em suas declaraes. Art. 233 - As testemunhas sero intimadas a depor mediante mandado expedido pelo presidente da comisso, devendo apor seus cientes na segunda via, a qual ser anexada ao processo. Pargrafo nico - Se a testemunha for servidor pblico, a expedio do mandado ser remetida ao chefe da repartio onde servir, com a indicao do dia, hora e local em que proceder inquirio. Art. 234 - Sero assegurados transporte e dirias: I - ao servidor convocado para prestar depoimento, fora da sede de sua repartio, na condio de denunciante, indiciado ou testemunha; II - aos membros da comisso e ao secretrio da mesma, quando obrigados a se deslocarem da sede dos trabalhos para a realizao de misso essencial ao esclarecimento dos fatos. Art. 235 - O depoimento ser prestado oralmente e reduzido a termo, no sendo lcito testemunha traz-lo por escrito, sendo-lhe, porm, facultada breve consulta a apontamentos. 1 - As testemunhas sero inquiridas separadamente, se possvel no mesmo dia, ouvindo-se previamente, as apresentadas pelo denunciante; a seguir, as indicadas pela comisso e, por ltimo, as arroladas pelo indiciado. 2 - Na hiptese de depoimentos contraditrios ou divergentes entre si, proceder-se- acareao dos depoentes. 3 - Antes de depor, a testemunha ser qualificada, declarando o nome, estado civil, profisso, se parente, e em que grau, de alguma das partes, ou quais suas relaes com qualquer delas. Art. 236 - Ao ser inquirida uma testemunha, as demais no podero estar presentes, a fim de evitar-se que uma oua o depoimento da outra.

http://www.al.rs.gov.br/legis

45

Art. 237 - O procurador do acusado poder assistir ao interrogatrio, bem como inquirio das testemunhas, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-selhe, porm, reinquiri-las, por intermdio do presidente da comisso. Art. 238 - A testemunha somente poder eximir-se de depor nos casos previstos em lei penal. 1 - Se arrolados como testemunha, o Governador do Estado, os Secretrios, os dirigentes mximos de autarquias, bem como outras autoridades federais, estaduais ou municipais de nveis hierrquicos a eles assemelhados, o depoimento ser colhido em dia, hora e local previamente ajustados entre o presidente da comisso e a autoridade. 2 - Os servidores estaduais arrolados como testemunhas sero requisitados junto s respectivas chefias e, os federais e os municipais, bem como os militares, sero notificados por intermdio das reparties ou unidades a que servirem. 3 - No caso em que as pessoas estranhas ao servio pblico se recusem a depor perante a comisso, o presidente poder solicitar autoridade policial competente, providncias no sentido de serem elas ouvidas na polcia, encaminhando, para tanto, quela autoridade, a matria reduzida a itens, sobre a qual devam ser ouvidas. Art. 239 - Quando houver dvida sobre a sanidade mental do acusado, a comisso propor autoridade competente que ele seja submetido a exame por junta mdica oficial, da qual participe, pelo menos, um mdico psiquiatra. Pargrafo nico - O incidente de sanidade mental ser processado em autos apartados e apensos ao processo principal, aps expedio do laudo pericial. Art. 240 - O indiciado que mudar de residncia fica obrigado a comunicar comisso o local onde ser encontrado. Art. 241 - Durante o curso do processo, a comisso promover as diligncias que se fizerem necessrias elucidao do objeto do inqurito, podendo, inclusive, recorrer a tcnicos e peritos. Pargrafo nico - Os rgos estaduais atendero com prioridade s solicitaes da comisso. Art. 242 - Compete comisso tomar conhecimento de novas imputaes que surgirem, durante o curso do processo, contra o indiciado, caso em que este poder produzir novas provas objetivando sua defesa. Art. 243 - Na formao material do processo, todos os termos lavrados pelo secretrio tero forma sucinta e, quando possvel, padronizada. 1 - A juntada de documentos ser feita pela ordem cronolgica de apresentao mediante despacho do presidente da comisso.

http://www.al.rs.gov.br/legis

46

2 - A cpia da ficha funcional dever integrar o processo desde a indiciao do servidor, bem como, aps despacho do presidente, o mandato, revestido das formalidades legais que permita a interveno de procurador, se for o caso. Art. 244 - Ultimada a instruo do processo, intimar-se- o indiciado, ou seu defensor legalmente constitudo, para, no prazo de 10 (dez) dias, contados da data da intimao, apresentar defesa por escrito, sendo-lhe facultada vista aos autos na forma da lei. 1 - Havendo 2 (dois) ou mais indiciados, o prazo ser comum e de 20 (vinte) dias. 2 - O prazo de defesa, excepcionalmente, poder ser suprimido, a critrio da comisso, quando esta a julgar desnecessria, face inconteste comprovao da inocncia do indiciado. Art. 245 - Esgotado o prazo de defesa, a comisso apresentar, dentro de 10 (dez) dias, minucioso relatrio, resumindo as peas essenciais dos autos e mencionando as provas principais em que se baseou para formular sua convico. 1 - O relatrio ser sempre conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do sindicado. 2 - Se a defesa tiver sido dispensada ou apresentada antes da fluncia do prazo, contar-se- o destinado feitura do relatrio a partir do dia seguinte ao da dispensa da apresentao. 3 - No relatrio, a comisso apreciar em relao a cada indiciado, separadamente, as irregularidades, objeto de acusao, as provas que instrurem o processo e as razes de defesa, propondo, justificadamente, a absolvio ou a punio, sugerindo, nesse caso, a pena que couber. 4 - Dever, tambm, a comisso, em seu relatrio, sugerir providncias tendentes a evitar a reproduo de fatos semelhantes ao que originou o processo, bem como quaisquer outras que lhe paream de interesse do servio pblico estadual. Art. 246 - O relatrio da comisso ser encaminhado autoridade que determinou a sua instaurao para apreciao final no prazo de 30 (trinta) dias. 1 - Apresentado o relatrio, a comisso ficar disposio da autoridade que houver instaurado o inqurito para qualquer esclarecimento ou providncia julgada necessria. 2 - Quando no for da alada da autoridade a aplicao das penalidades e das providncias indicadas, estas sero propostas a quem de direito competir, no prazo marcado para julgamento. 3 - Na hiptese do pargrafo anterior, o prazo para julgamento final ser de 20 (vinte) dias.

http://www.al.rs.gov.br/legis

47

4 - A autoridade julgadora promover a publicao em rgo oficial, no prazo de 8 (oito) dias, da deciso que proferir, expedir os atos decorrentes do julgamento e determinar as providncias necessrias a sua execuo. 5 - Cumprido o disposto no pargrafo anterior, dar-se- cincia da soluo do processo ao autor da representao e comisso, procedendo-se, aps, ao seu arquivamento. 6 - Se o processo no for encaminhado autoridade competente no prazo de 30 (trinta) dias, ou julgado no prazo determinado no 3, o indiciado poder reassumir, automaticamente, o exerccio do seu cargo, onde aguardar o julgamento. CAPTULO VI DO PROCESSO POR ABANDONO DE CARGO OU POR AUSNCIAS EXCESSIVAS AO SERVIO Art. 247 - dever do chefe imediato conhecer os motivos que levam o servidor a faltar consecutiva e freqentemente ao servio. Pargrafo nico - Constatadas as primeiras faltas, dever o chefe imediato, sob pena de se tornar co-responsvel, comunicar o fato ao rgo de apoio administrativo da repartio que promover as diligncias necessrias apurao da ocorrncia. Art. 248 - Quando o nmero de faltas no justificadas ultrapassar a 30 (trinta) consecutivas ou 60 (sessenta) intercaladas durante um ano, a repartio onde o servidor estiver em exerccio promover sindicncia e, vista do resultado nela colhido, propor: I - a soluo, se ficar provada a existncia de fora maior, coao ilegal ou circunstncia ligada ao estado fsico ou psquico do servidor, que contribua para no caracterizar o abandono do cargo ou que possa determinar a justificabilidade das faltas; II - a instaurao de inqurito administrativo se inexistirem provas das situaes mencionadas no inciso anterior, ou existindo, forem julgadas insatisfatrias. 1 - No caso de ser proposta a demisso, o servidor ter o prazo de 5 (cinco) dias para apresentar defesa. 2 - Para aferio do nmero de faltas, as horas sero convertidas em dias, quando o servidor estiver sujeito a regime de plantes. 3 - Salvo em caso de ficar caracterizada, desde logo, a inteno do faltoso em abandonar o cargo, ser-lhe- permitido continuar em exerccio, a ttulo precrio, sem prejuzo da concluso do processo. 4 - facultado ao indiciado, por abandono de cargo ou por ausncias excessivas ao servio, no decurso do correspondente processo administrativo disciplinar, requerer sua exonerao, a juzo da autoridade competente.

http://www.al.rs.gov.br/legis

48

CAPTULO VII DA REVISO DO PROCESSO Art. 249 - O processo administrativo disciplinar poder ser revisto, uma nica vez, a qualquer tempo ou "ex-officio", quando se aduzirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia ou inadequao da penalidade aplicada. 1 - O pedido da reviso no tem efeito suspensivo e nem permite agravao da pena. 2 - Em caso de falecimento, ausncia ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa de sua famlia poder requerer reviso do processo. 3 - No caso de incapacidade mental, a reviso poder ser requerida pelo respectivo curador. Art. 250 - No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente. Art. 251 - O requerimento de reviso do processo ser dirigido ao Secretrio de Estado ou autoridade equivalente que, se a autorizar, encaminhar o pedido ao rgo ou entidade onde se originou o processo disciplinar. Art. 252 - A comisso revisora ter 60 (sessenta) dias de prazo para a concluso dos trabalhos. Art. 253 - O julgamento caber autoridade que aplicou a penalidade nos termos do artigo 246, no prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, durante o qual poder determinar as diligncias que julgar necessrias. Art. 254 - Julgada procedente a reviso, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os direitos do servidor. TTULO VI DA PREVIDNCIA E ASSISTNCIA AO SERVIDOR Art. 255 - O Estado manter rgo ou entidade de previdncia e assistncia mdica, odontolgica e hospitalar para seus servidores e dependentes, mediante contribuio, nos termos da lei. Art. 256 - Caber, especialmente ao Estado, a concesso dos seguintes benefcios, na forma prevista nesta lei: I - abono familiar; II - licena para tratamento de sade; III - licena-gestante, adotante e licena-paternidade; IV - licena por acidente em servio; V - aposentadoria; VI - auxlio-funeral; VII - complementao de penso.

http://www.al.rs.gov.br/legis

49

1 - Alm das concesses de que trata este artigo, ser devido o auxlio-transporte, correspondente necessidade de deslocamento do servidor em atividade para seu local de trabalho e vice-versa, nos termos da lei. 2 - VETADO 3 - A lei regular o atendimento gratuito de filhos e dependentes de servidores, de zero a seis anos, em creches e pr-escola. Art. 257 - O auxlio-funeral a importncia devida famlia do servidor falecido, ativo ou inativo, em valor equivalente: I - a um ms de remunerao ou provento que perceberia na data do bito, considerados eventuais acmulos legais; II - ao montante das despesas realizadas, respeitando o limite fixado no inciso anterior, quando promovido por terceiros. Pargrafo nico - O processo de concesso de auxlio-funeral obedecer a rito sumrio e concluir-se- no prazo de 48 (quarenta e oito) horas da prova do bito, subordinando-se o pagamento apresentao dos comprovantes da despesa. Art. 258 - Em caso de falecimento de servidor ocorrido quando no desempenho de suas funes, fora do local de trabalho, inclusive em outro Estado ou no exterior, as despesas de transporte do corpo correro conta de recursos do Estado, autarquia ou fundao de direito pblico. Art. 259 - Ao cnjuge ou dependente do servidor falecido em conseqncia de acidente em servio ou agresso no-provocada, no exerccio de suas atribuies, ser concedida complementao da penso que, somada que perceber do rgo de Previdncia do Estado, perfaa a totalidade da remunerao percebida pelo servidor, quando em atividade. Art. 260 - Caber ao Instituto de Previdncia do Estado do Rio Grande do Sul a concesso de benefcios e servios, na forma prevista em lei especfica. Pargrafo nico - Todo servidor abrangido por esta lei dever, obrigatoriamente, ser contribuinte do rgo previdencirio de que trata este artigo. TTULO VII DA CONTRATAO TEMPORRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PBLICO Art. 261 - Para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico, a Administrao estadual poder efetuar contrataes de pessoal, por prazo determinado, na forma da lei. Pargrafo nico - Para os fins previstos neste artigo, consideram-se como necessidade temporria de excepcional interesse pblico as contrataes destinadas a: I - combater surtos epidmicos; II - atender situaes de calamidade pblica; III - atender a outras situaes de urgncia que vierem a ser definidas em lei.

http://www.al.rs.gov.br/legis

50

TTULO VIII DAS DISPOSIES GERAIS, TRANSITRIAS E FINAIS CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 262 - O dia 28 de outubro consagrado ao servidor pblico estadual. Art. 263 - Podero ser conferidos, no mbito da administrao estadual, autarquia e fundaes de direito pblico, prmios pela apresentao de idias, inventos ou trabalhos que possibilitem o aumento da produtividade e a reduo de custos operacionais, bem como concesso de medalhas, diploma de honra ao mrito, condecorao e louvor, na forma do regulamento. Art. 264 - Os prazos previstos nesta lei sero contados em dias corridos, excluindo-se o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia til seguinte, o prazo vencido em dia em que no haja expediente. Pargrafo nico - Os avanos e os adicionais de 15% (quinze por cento) e 25% (vinte e cinco por cento) sero pagos a partir do primeiro dia do ms em que for completado o perodo de concesso. Art. 265 - Por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, o servidor no poder ser privado de quaisquer dos seus direitos, sofrer discriminao em sua vida funcional, nem eximir-se do cumprimento de seus deveres. Art. 266 - Do exerccio de encargos ou servios diferentes dos definidos em lei ou regulamento, como prprio do seu cargo ou funo, no decorre nenhum direito ao servidor, ressalvadas as comisses legais. Art. 267 - vedado s chefias manterem sob suas ordens cnjuges e parentes at segundo grau, salvo quando se tratar de funo de imediata confiana e livre escolha, no podendo, porm, exceder de dois o nmero de auxiliares nessas condies. Art. 268 - Sero assegurados ao servidor pblico civil os direitos de associao profissional ou sindical. Art. 269 - Consideram-se da famlia do servidor, alm do cnjuge e filhos, quaisquer pessoas que vivam s suas expensas e constem no seu assentamento individual. Pargrafo nico - Equipara-se ao cnjuge, a companheira ou companheiro que comprove unio estvel como entidade familiar. Art. 270 - A atribuio de qualquer direito e vantagem, cuja concesso dependa de ato ou portaria do Governador do Estado, ou de outra autoridade com competncia para tal, somente produzir efeito a partir da data da publicao no rgo oficial. Art. 271 - Os servidores estaduais, no exerccio de suas atribuies, no esto sujeitos a sanes disciplinares por crtica irrogada em quaisquer escritos de natureza administrativa.

http://www.al.rs.gov.br/legis

51

Pargrafo nico - A requerimento do interessado, poder a autoridade suprimir as crticas irrogadas. Art. 272 - O servidor que esteja sujeito fiscalizao de rgo profissional e for suspenso do exerccio da profisso, enquanto durar a medida, no poder desempenhar atividade que envolva responsabilidade tcnico-profissional. Art. 273 - O Poder Executivo regular as condies necessrias perfeita execuo desta lei, observados os princpios gerais nela consignados. Art. 274 - O disposto nesta lei extensivo s autarquias e s fundaes de direito pblico, respeitada, quanto prtica de atos administrativos, a competncia dos respectivos titulares. Art. 275 - Os dirigentes mximos das autarquias e fundaes de direito pblico podero praticar atos administrativos de competncia do Governador, salvo os indelegveis, nas reas de suas respectivas atuaes. CAPTULO II DAS DISPOSIES TRANSITRIAS E FINAIS Art. 276 - VETADO 1 - VETADO 2 - VETADO 3 - VETADO 4 - VETADO 5 - VETADO 6 - VETADO Art. 277 - VETADO 1 - VETADO 2 - VETADO Art. 278 - VETADO Pargrafo nico - VETADO Art. 279 - Aplicam-se as disposies desta lei aos integrantes do Plano de Carreira do Magistrio Pblico Estadual, na forma prevista no art. 154 da Lei n 6.672, de 22 de abril de 1974.

http://www.al.rs.gov.br/legis

52

Art. 280 - As disposies da Lei n 7.366, de 29 de maro de 1980, que no conflitarem com os princpios estabelecidos por esta lei, permanecero em vigor at a edio de lei complementar, prevista no art. 134 da Constituio do Estado do Rio Grande do Sul. Art. 281 - A exceo de que trata o artigo 1 se estende aos empregados porturios e hidrovirios, vinculados entidade responsvel pela administrao de portos de qualquer natureza, hidrovias e obras de proteo e regularizao, que continuaro a adotar o regime da Lei n 4.860/65, a legislao trabalhista, a legislao porturia federal e a poltica nacional de salrios, observado o quadro de pessoal prprio. Art. 282 - VETADO Pargrafo nico - VETADO Art. 283 - VETADO Art. 284 - VETADO Art. 285 - VETADO Art. 286 - As despesas decorrentes da aplicao desta lei correro conta de dotaes oramentrias prprias. Art. 287 - Fica o Executivo autorizado a abrir crditos suplementares necessrios cobertura das despesas geradas por esta lei. Art. 288 - VETADO Art. 289 - Ressalvados os direitos adquiridos, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada, so revogadas as disposies em contrrio. PALCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 03 de fevereiro de 1994.

RETIFICAO (publicada no DOE n 47, de 11 de maro de 1994) Na Lei n 10.098, de 03 de fevereiro de 1994, publicada no D. O. de 04/02/94, onde se l: LEI N 10.098, de 03 de fevereiro de 1994. leia-se: LEI COMPLEMENTAR N 10.098, de 03 de fevereiro de 1994.

http://www.al.rs.gov.br/legis

53

LEI COMPLEMENTAR N 10.098, DE 03 DE FEVEREIRO DE 1994. (publicada no DOE n 66, de 08 de abril de 1994) Partes vetadas pelo Governador do Estado, e mantidas pela Assemblia Legislativa, do Projeto de Lei Complementar n 272/93, que originou a Lei n 10.098, de 03 de fevereiro de 1994, que disps sobre o estatuto e regime jurdico nico dos servidores pblicos civis do Estado do Rio Grande do Sul.

Deputado Renan Kurtz, Presidente da Assemblia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Fao saber, em cumprimento ao disposto no 7 do art. 66 da Constituio do Estado, que a Assemblia Legislativa manteve e eu promulgo os seguintes dispositivos da Lei n 10.098, de 03 de fevereiro de 1994. "... Art. 6 - ... Pargrafo nico - A investidura de que trata este artigo ocorrer com a posse. ... Art. 7 - ... ... 2 - A comprovao de preenchimento dos requisitos mencionados no "caput" dar-se- por ocasio da posse. ... Art. 9 - Integrar a inspeo mdica de que trata o artigo anterior, o exame psicolgico, que ter carter informativo. ... Art. 12 - ... ... 2 - No ficaro sujeitos a limite de idade os ocupantes de cargos pblicos estaduais de provimento efetivo. ... Art. 14 - ... Pargrafo nico - Enquanto houver candidatos aprovados em concurso pblico com prazo de validade no expirado, em condies de serem nomeados, no ser aberto novo concurso para o mesmo cargo. ... Art. 29 - ... 1 - O servidor que apresente resultado insatisfatrio ser exonerado ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no pargrafo nico do artigo 54.

http://www.al.rs.gov.br/legis

54

2 - Antes da formalizao dos atos de que trata o 1, ser dada ao servidor vista do processo correspondente, pelo prazo de 5 (cinco) dias, para, querendo, apresentar sua defesa, que ser submetida, em igual prazo, apreciao do rgo competente. 3 - Em caso de recusa do servidor em ser cientificado, a autoridade poder valer-se de testemunhas do prprio local de trabalho ou, em caso de inassiduidade, a cientificao poder ser por correspondncia registrada. ... Art. 54 - ... Pargrafo nico - Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor ser aproveitado em outro, com a natureza e vencimento compatveis com o que ocupara, observado o disposto no artigo 52. ... Art. 60 - ... ... 3 - O disposto neste artigo no se aplica aos cargos definidos em lei como de lotao privativa. ... Art. 78 - ... Pargrafo nico - Nenhum servidor receber, a ttulo de vencimento bsico, importncia inferior ao salrio mnimo. ... Art. 102 - O servidor efetivo que contar com 18 (dezoito) anos de tempo de servio computvel aposentadoria, se do sexo masculino ou 15 (quinze) anos, se do feminino, e que houver exercido cargo em comisso, inclusive sob a forma de funo gratificada, por 2 (dois) anos completos, ter incorporada, ao vencimento do cargo, como vantagem pessoal, a importncia equivalente a 20% (vinte por cento) do valor da funo gratificada, a cada 2 (dois) anos, at o limite mximo de 100% (cem por cento), na forma da lei. ... 2 - O funcionrio que tenha exercido o cargo de Secretrio de Estado, far jus incorporao do valor equivalente gratificao de representao correspondente, na proporo estabelecida pelo "caput", ressalvado o perodo mnimo de que trata o pargrafo anterior, que ser de 2 (dois) anos para esta situao. ... Art. 107 - Os servidores que exeram suas atribuies com habitualidade em locais insalubres ou em contato com substncias txicas radioativas ou com risco de vida, fazem jus a uma gratificao sobre o vencimento do respectivo cargo na classe correspondente, nos termos da lei. ... Art. 181 - O servidor detentor de cargo de provimento efetivo quando investido em cargo em comisso ficar afastado do cargo efetivo, observado o disposto no artigo anterior. Art. 182 - Verificada a acumulao indevida, o servidor ser cientificado para optar por uma das posies ocupadas.

http://www.al.rs.gov.br/legis

55

Pargrafo nico - Transcorrido o prazo de 30 (trinta) dias, sem a manifestao optativa do servidor, a Administrao sustar o pagamento da posio de ltima investidura ou admisso. ... Art. 206 - ... ... 2 - Os membros da comisso no devero ser de hierarquia inferior do indiciado, nem estarem ligados ao mesmo por qualquer vnculo de subordinao. ... Art. 256 - ... ... 2 - O Estado conceder o auxlio-refeio, na forma da lei. ... Art. 276 - Ficam submetidos ao regime jurdico institudo por esta lei, na qualidade de servidores pblicos, os servidores estatutrios da Administrao Direta, das autarquias e das fundaes de direito pblico, inclusive os interinos e extranumerrios, bem como os servidores estabilizados vinculados Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei n 5452, de 1 de maio de 1943. 1 - Os servidores celetistas de que trata o "caput" devero manifestar, formalmente, no prazo de 90 (noventa) dias aps a promulgao desta lei, a opo de no integrarem o regime jurdico por esta estabelecido. 2 - Os cargos ocupados pelos nomeados interinamente e as funes correspondentes aos extranumerrios e contratados de que trata este artigo, ficam transformados em cargos de provimento efetivo, em classe inicial, em nmero certo, operando-se automaticamente a transposio dos seus ocupantes, observada a identidade de denominao e equivalncia das atribuies com cargos correspondentes dos respectivos quadros de pessoal. 3 - Nos rgos em que j exista sistema de promoo para servidores celetistas, a transformao da respectiva funo ser para o cargo de provimento efetivo em classe correspondente. 4 - Os cargos de provimento efetivo resultantes das disposies deste artigo, excetuados da norma de que trata o artigo 6 desta lei, sero extintos medida que vagarem. 5 - Para efeitos de aplicao deste artigo, no sero consideradas as situaes de fato em desvio de funo. 6 - Os contratados por prazo determinado tero seus contratos extintos, aps o vencimento do prazo de vigncia. Art. 277 - So considerados extintos os contratos individuais de trabalho dos servidores que passarem a integrar o regime jurdico na forma do artigo 276, desta lei, ficando-lhes assegurada a contagem do tempo anterior de servio pblico estadual para todos os efeitos, exceto para os fins previstos no inciso I do artigo 151, na forma da lei.

http://www.al.rs.gov.br/legis

56

1 - O servidor que houver implementado o perodo aquisitivo que lhe assegure o direito a frias no regime anterior, ser obrigado a goz-las, imediatamente, aplicando-se ao perodo restante o disposto no 2 deste artigo. 2 - Para integralizar o perodo aquisitivo de frias regulamentares de que trata o 1 do artigo 67, ser computado 1/12 (um doze avos) por ms de efetivo exerccio no regime anterior. Art. 278 - Os saldos das contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Servio, dos servidores celetistas que passarem a integrar o regime jurdico na forma do artigo 276, desta lei, podero ser sacados nas hipteses previstas pela legislao federal vigente sobre a matria. Pargrafo nico - O saldo da conta individualizada de servidores no optantes pelo FGTS reverter em favor do Estado ou da entidade depositante. ... Art. 282 - A diferena de proventos, instituda pelo Decreto-Lei n 1.145/46, estendida s autarquias pela Lei n 1.851/52 e Ato 206/76 - DEPREC, aplica-se ao pessoal contratado diretamente sob regime jurdico trabalhista do Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais, vinculado Previdncia Social Federal. Pargrafo nico - A diferena de proventos ser concedida somente quando o empregado satisfizer os requisitos da aposentadoria pela legislao estadual em vigor e que sejam estveis no servio pblico, a teor do art. 19 do Ato das Disposies Transitrias da Constituio Federal. Art. 283 - Os graus relativos aos cargos organizados em carreira a que se refere esta lei, enquanto no editada a lei complementar de que trata o art. 31 da Constituio do Estado, correspondem as atuais classes. Art. 284 - Ao servidor pblico civil assegurado, nos termos da Constituio Federal e da Constituio Estadual, o direito livre organizao sindical e os seguintes direitos, entre outros, dela decorrentes: a) de ser representado pelo sindicato, inclusive como substituto processual; b) de inamovibilidade do dirigente sindical, at 01 (um) ano aps o final do mandato, exceto se a pedido; c) de descontar em folha, sem nus para a entidade sindical a que for filiado, o valor das mensalidades e contribuies definidas em assemblia geral da categoria. Art. 285 - No prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da promulgao desta lei, o Poder Executivo dever encaminhar ao Poder Legislativo, projeto de lei que trate do quadro de carreira dos funcionrios de escola. ... Art. 288 - Esta lei entra em vigor na data de sua publicao, produzindo seus efeitos a contar de 1 de janeiro de 1994. ..." Assemblia Legislativa do Estado, em Porto Alegre, 07 de abril de 1994. FIM DO DOCUMENTO

http://www.al.rs.gov.br/legis

57

You might also like