You are on page 1of 30

Verso, 2009.

Em conformidade com a norma ABNT NBR ISO 12647-7

ndice
01. Introduo ............................................................................................................ 5 02. Objetivo ................................................................................................................ 7 03. Pr-requisitos bsicos para uma soluo de provas ................................. 8 04. Requisitos mnimos de gerenciamento de cores ....................................... 9 para sistemas de provas 05. Tipos de substratos e suas caractersticas .................................................. 10 06. Tintas para provas digitais ................................................................................. 11 07. Tecnologias dos processos de impresso de provas ..................................12 08. Linearizao, caracterizao, modos ........................................................... 13 de renderizao (render intent) 09. Converso entre espaos de cor ................................................................... 16 10. Gerao e caracterizao com aplicao de perfil nas provas .............. 17 11. Parmetros para ajuste do sistema de prova .............................................. 18 12. Certificao visual e espectral ...................................................................... 19 13. Informao para envio externo ...................................................................... 21 14. Glossrio ............................................................................................................. 22 15. Referncias bibliogrficas ............................................................................... 24 16. Elaboradores .................................................................................................... 25 17. Grupo Colaborador ........................................................................................ 26 18. Anexo (A) ............................................................................................................ 27 19. Anexo (B) ........................................................................................................... 28 20. Anexo (C) ............................................................................................................. 29

Apresentao

Fruto de um trabalho coletivo, esta cartilha foi discutida e elaborada com total imparcialidade por um grupo de tcnicos, membros da Comisso de Estudo de Gerenciamento de Cores do Organismo de Normalizao Setorial de Tecnologia Grfica (ONS-27). Localizado no Centro Tcnico da Associao Brasileira de Tecnologia Grfica (ABTG), o ONS-27 o organismo credenciado pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) para coordenar as atividades de normalizao do mercado grfico brasileiro e participar das discusses internacionais das normas pertinentes ao setor. A ABNT a representante oficial do Brasil na Organizao Internacional de Normalizao (ISO), cuja misso promover o estabelecimento de normas e padres globalmente aceitos, facilitando a troca internacional de bens e servios e auxiliando no intercmbio intelectual, cientfico, tecnolgico e econmico entre as naes. As normas tcnicas, sejam elas internacionais ou nacionais, contm especificaes, critrios, regras e definies de caractersticas com a finalidade de garantir que materiais, produtos, processos e servios atendam aos objetivos a que se propem. Na rea grfica, essas normas definem desde especificaes para insumos at critrios de qualidade para produtos finalizados. Esta cartilha rene, em uma linguagem simples, informaes fundamentadas em normas e documentos tcnicos e procura auxiliar o profissional grfico na adoo de boas prticas na produo de provas contratuais fsicas, em conformidade com as normas internacionais.

1. Introduo

Com a implementao do fluxo de trabalho digital, a indstria grfica teve de se adequar s novas necessidades, tanto no que diz respeito aos equipamentos quanto aos processos. Entre os novos procedimentos no fluxo de trabalho, destacamos o gerenciamento de cores, cujas etapas e processos de implantao esto descritos na cartilha lanada em 2004, por este mesmo grupo de trabalho. A indstria grfica faz o uso intenso de provas para visualizao do resultado esperado, produzidas com base em uma srie de dados da caracterizao que definem uma condio de impresso especfica. Estes dados so obtidos por meio da impresso (em condies ideais de mquina) de uma carta padro de cores e sua posterior leitura, sendo considerados insumo bsico para a produo de perfis de cores nos modelos da International Color Consortium (ICC). O perfil ICC ou o conjunto de dados de caracterizao associados (characterization data set) so as ferramentas mais utilizadas para especificar uma condio de impresso. Ambos relacionam dados fonte (quantidades conhecidas de percentuais de CMYK) com a cor impressa colorimetricamente definida (sua leitura colorimtrica em Lab). Tais dados, derivados das condies de impresso conforme o processo padro especfico, normalmente so gerados por pessoas ou associaes de comrcio ou indstrias. A finalidade de uma prova simular, to prximo quanto possvel, as caractersticas visuais do produto final, impresso nas condies de impresso conhecidas. A fim de tentar equivaler visualmente uma determinada condio de impresso, provas fsicas requerem um conjunto de parmetros especficos que no so necessariamente idnticos condio de impresso final. Isto causado por diferenas espectrais nos colorantes ou por fenmenos como brilho, difrao de luz (dentro do substrato da prova ou do colorante) e transparncia. Nesses casos os instrumentos utilizados devem ser espectrofotomtricos e no densitomtricos.

Um problema do processo de gerao de provas a comparao de um impresso frente e verso, em um substrato de baixa gramatura - como usado freqentemente em rotativas heat-set e rotogravura editorial -, com uma prova digital sobre um substrato praticamente opaco. Se a prova for produzida usando um perfil de gerenciamento de cor baseado em medidas com base branca (white backing), haver uma inevitvel diferena visual e numrica entre a prova de um lado e o impresso medido com base preta (black backing). Portanto, em impressos frente e verso sobre substrato no opaco, o mais indicado o uso de uma base preta. A possvel ocorrncia de tais diferenas deve ser comunicada antecipadamente a todas as partes envolvidas. Entre as condies de impresso que mais afetam o resultado final em relao prova esto: Lab das tintas offset, densidades de impresso, ganho de ponto, trapping das tintas offset, balano de gris, Lab do papel de impresso e soluo de molha. Estes fatores devem ser controlados para garantir que o resultado da prova seja o mesmo que o atingido durante a impresso de um trabalho. importante destacar que esta Cartilha de Provas Digitais foi desenvolvida de acordo com diversas normas internacionais, em especial a ABNT NBR ISO 12647-7. As referncias bibliogrficas destas normas podem ser encontradas na seo especfica.

2. Objetivo

Esta Cartilha tem como objetivo padronizar a comunicao das cores e estabelecer uma ligao entre a criao, a agncia, o bir, a grfica e o cliente, em todo o fluxo produtivo. Para isto, utiliza como elo uma prova padro reproduzvel em qualquer grfica que trabalhe em conformidade com a norma de processo ABNT NBR ISO 12647-7. Os padres e procedimentos para produo de provas contratuais, simulando o processo/substrato, entre outras variveis de impresso, so aqui descritos com foco no processo de impresso offset, mas poder atender a outros processos.

3. Requisitos bsicos para uma soluo de provas


3.1 Repetibilidade: capacidade de imprimir provas semelhantes, com um mnimo de variao, conforme pr-estabelecido de acordo com suas necessidades. 3.2 Reprodutibilidade: capacidade de reproduzir cores conforme o processo simulado. 3.3 Durabilidade: variao do Delta E das cores da prova no decurso do tempo, conforme necessidade a ser definida entre as partes, ou no mnimo de 60 dias.

4. Requisitos mnimos gerenciamento de cores para sistemas de provas


O sistema de prova precisa ser capaz de gerenciar a linearizao e a caracterizao com a interao do usurio. necessrio observar que alguns softwares permitem interveno independente, possibilitando a realizao de ajustes. Desta forma, pode-se alterar totalmente a gama das cores dos processos de destino. Isto pode colocar em risco a consistncia do processo.

5. Tipos de substratos para provas digitais e suas caractersticas


Existe uma infinidade de tipos de substratos disposio. Porm, so poucos os que realmente atendem aos requisitos para produo de uma prova contratual. Os problemas mais comuns so: metamerias (fatores fsicoqumicos ocasionados pela luz incidente e refletida), aceitao insuficiente das tintas, excesso de porosidade, brilho e tom do substrato e, acima de tudo, requisitos de durabilidade, repetibilidade e reprodutibilidade. A escolha deve ser baseada em critrios tcnicos, j que se tratam de provas contratuais. A tabela a seguir informa valores normalizados na ABNT NBR NM-ISO 12647-2, sendo que, para efeito de provas, devem prevalecer os valores dos datasets ou dos perfis de caracterizao como um todo. Coordenadas CIELAB 1976, brilho e tolerncias para tipos de substratos para provas de simulao em conformidade com a ABNT NBR NM-ISO 12647-2
CARACTERSTICA TIPO DE PAPEL L* 1
a

a* 1

b* 1

Brilho b % 65 38 55 6 6 5 70 a 80

ISO Alvura c % 89 89 70 93 73 78

Gramatura g/m2 115 115 70 115 115 150

1: Revestido brilhante, sem pasta mecnica 2: Revestido mate, sem pasta mecnica 3: Revestido brilhante, bobina 4: No revestido, branco 5: No revestido, amarelado Tolerncias Papel de referncia

93 (95) 92 (94) 87 (92) 92 (95) 88 (90) 3 94,8

0 (0) 0 (0) -1 (0)) 0 (0) 0 (0) 2 -0,9

-3 (-2) -3 (-2) 3 (5) -3 (-2) 6 (9) 2 2,7

a) Valor Normativo: Medida de acordo com a ISO 12647-1: iluminante D50, observador 2, geometria 0/45 ou 45/0, substrato de apoio preto (black backing). Os valores entre parnteses, que devem ser considerados para produo de provas, referem-se s medies do revestimento sobre substrato de apoio branco (white backing) b) Valor Normativo: Medida de acordo com ISO 8254-1, mtodo TAPPI. c) Valor somente Informativo: ISO 2470:1999, substrato de apoio. Fonte: Norma ABNT NBR NM-ISO 12647-2

10

6. Tintas para provas digitais

A definio das tintas estabelecida pelo fabricante de acordo com o modelo do equipamento, devendo, sempre, ser observadas a data de validade e procedncia.

11

7. Tecnologias dos processos de impresso digital


Esta cartilha no restringe a tecnologia do processo de impresso digital utilizada. O fundamental que os resultados e as caractersticas do processo atendam aos requisitos bsicos aqui estabelecidos. 7. Tecnologias dos processos

12

8. Linearizao, caracterizao e modos de renderizao


8.1. Linearizao A linearizao possibilita o controle e correo das variveis do sistema de provas. natural que as impressoras com tecnologia jato de tinta sofram desgastes de uso, principalmente na cabea de impresso. Entretanto, preciso controlar este fator para evitar distores nos resultados dos trabalhos ao longo do tempo, mantendo-se, assim, a repetibilidade das provas. Nos sistemas mais modernos possvel realizar uma nova linearizao, compensando estas alteraes do equipamento sem que o perfil de cor seja alterado. 8.2. Caracterizao A caracterizao tem o objetivo de fazer com que o sistema de prova conhea colorimetricamente o seu dispositivo (impressora de prova) a fim de reproduzir, da melhor forma possvel, o processo de impresso a ser simulado. Para tanto submetida ao sistema de provas a impresso de uma carta de cores, com valores conhecidos, e subsequentemente lida. O resultado o que se chama de dados de caracterizao do perifrico. Para realizar este processo, h a disposio diferentes tipos de softwares de provas. Alguns deles possuem um mdulo para realizao da caracterizao; outros, utilizam diferentes softwares para gerao de perfis ICC, cada qual com suas ferramentas para ajustes visuais. Geralmente, a caracterizao se faz por meio da impresso de uma carta de cores padro (ISO 12642-1 IT8-7/3, ou ISO 12642-2 ECI 2002) ou de uma carta de cores interna do software. A leitura realizada posteriormente, com um espectrofotmetro. Depois disto, o conjunto de dados de cor transformado em um arquivo de perfil e inserido no RIP, que faz a interpretao e aplicao dos dados nos arquivos que sero impressos. Assim, dependendo do software de provas utilizado, a caracterizao gerada pode ser um perfil ICC ou em um formato prprio.

13

Por fim, a confiabilidade e a durabilidade da caracterizao dependem de diversos fatores, como a tecnologia do software, do hardware (impressora) e dos insumos utilizados (tinta e substrato). Se um desses itens for modificado preciso fazer uma nova caracterizao do sistema. 8.3. Ajuste de Rendering Intent (modos de converso) Quando o espao de cor (gama de cores) de sada menor que o de entrada, faz-se necessrio promover a adequao das cores dos elementos da pgina nova situao. Em casos como este, em que preciso realizar a converso entre espaos de cores diferentes, a tecnologia ICC disponibiliza quatro variados mtodos conhecidos como rendering intent. A escolha do rendering intent adequado faz com que as cores reproduzidas no espao de entrada, consigam ser adaptadas ao espao de sada, buscando sempre a menor perda possvel. 8.4. Tipos de rendering intent disponveis: Perceptivo: compacta o espao de cor de entrada, dentro do espao de cor de sada, buscando preservar a relao entre as cores. Normalmente, ao se adequar ao gamut, este processo pode causar perda de saturao nos elementos da pgina. No indicado para provas. Saturao: em razo da falta de preciso na converso de cores, este sistema no indicado para provas; sendo recomendado para grficos, tabelas e mapas. Colorimtrico Relativo: trabalha com a premissa da adaptao cromtica; ou seja, de que nossos olhos sempre se adaptam ao branco. Assim, parte do princpio de que o branco do espao de cor de sada o branco do papel. Este mtodo faz um mapeamento entre o branco do espao de cor de entrada com o branco do espao de cor de sada, reproduzindo todo o espao de cores possvel. No caso de cores saturadas, ele busca o tom mais prximo que possa ser reproduzido. Este o mtodo mais indicado para o processo de provas, desde que no seja preciso simular a cor do substrato.

14

Colorimtrico Absoluto: atua da mesma maneira que o colorimtrico relativo, mas considerando a cor do substrato durante a converso. o mais indicado para provas digitais, quando se faz necessrio simular a cor do substrato.

15

9. Espaos de cores

Na gerao de provas contratuais deve-se utilizar exclusivamente como referncia perfis no modo de cor CMYK, que esto adequados s caractersticas de impresso a ser simulada.

16

10. Gerao e caracterizao com aplicao de perfil nas provas


10.1. possvel caracterizar o sistema de provas digitais de diversas formas. Mas o que se busca o seguinte: Por meio de medies realizadas em uma referncia impressa, possvel obter os valores colorimtricos de certa quantidade de cores (por exemplo: IT8-7/3, que possui 928 cores ou alvos). Os dados obtidos a partir destas medies sero compilados, por um software, em uma tabela de referncia que possui os valores CMYK do arquivo, na qual so adicionadas as respectivas leituras colorimtricas. Esta tabela de leitura, chamada dataset, serve de base para a criao do perfil ICC e representa o espao de cores do dispositivo. Este procedimento pode ser realizado na caracterizao do dispositivo de prova e do dispositivo de sada que se deseja simular. Com os dois perfis (do sistema de provas e o dataset das condies de impresso que se deseja simular), o software de provas calcula a melhor condio para a impresso da prova. Observaes: 1. Alguns pontos devem ser configurados na gerao do perfil: Somatria de tinta; Ponto de entrada GCR ou Ponto de entrada UCR; Nvel de GCR (leve, mdio ou mximo); Modo de converso (rendering intent). Sugere-se o mtodo colorimtrico relativo, quando no houver inteno de simular o substrato. 2. importante entender que o resultado da impresso s atingir o resultado da prova caso o processo de impresso simulado tenha sido padronizado de acordo com a ABNT NBR NM-ISO 12647-2.

17

11. Parmetros para ajuste do sistema de prova

11.1. Geral preciso definir os parmetros e caractersticas de determinada impressora, tais como o papel utilizado, a resoluo de impresso, o tipo de tinta e demais caractersticas especficas da impressora utilizada. Observao: Em caso de impressoras jato de tinta necessrio definir se a impresso ser feita em modo unidirecional ou bidirecional. Para isto indicado verificar, com o fornecedor da soluo de provas, qual opo atende melhor s necessidades previstas. 11.2. Calibrao da impressora de prova: Deve-se limitar a quantidade mxima de tinta a ser utilizada, em funo das caractersticas da impressora e papel empregados. 11.2.1 Linearizao da impressora: Equalizar a quantidade de tinta depositada na impresso. Neste caso, a medio da escala impressa dever ser instrumental. Observao: Este processo mantm a impressora estvel ao longo do tempo. Deve ser usado para todos os perfis de simulao, desde que se utilize os mesmos substratos para prova. 11.3. Caracterizao da impressora de prova Para caracterizar um processo de impresso so utilizados perfis de simulao disponveis no site da European Color Initiative (ECI www. eci.org), notadamente o ISOCoatedV2; ou os respectivos datasets disponveis no site da Deutsche Forschungsgesellschaft fr Repdodutions und Druckteknik e. V. (Fogra / associao alem de pesquisa em tecnologia grfica www.fogra.org), notadamente o FOGRA39.

18

12. Certificao visual e espectral

12.1. Geral Na prova, as seguintes informaes devem constar junto tarja de controle: condio de impresso, RIP, impressora e output intent ou perfil de simulao. 12.2. Cor do substrato de Impresso Recomenda-se que os substratos utilizados para a impresso das provas estejam dentro das especificaes da ABNT NBR NM ISO 12647-2. 12.3. Avaliao Espectral As medidas espectrais da escala de controle Ugra/FOGRA Media Wedge CMYK V2 (46 Patches) so tomadas como referncia, sendo considerados os critrios de medio normalizados pela ABNT NBR ISO 12647-7, conforme segue: iluminante D50, observador 2, geometria 0/45 ou 45/0, white backing, sem filtro UV. O objetivo estar o mais prximo possvel dos valores da norma ABNT NBR NM-ISO 12647-2, conforme o tipo de papel e de processo. Assim, as provas devero ter os valores colorimtricos to prximos quanto possvel daqueles estabelecidos no dataset definido.

Observao: Faa a leitura aps, pelo menos, 30 minutos da confeco da prova. Isso garante que as tintas estejam secas, evitando uma possvel falta de estabilidade dos pigmentos, principalmente nos locais onde existam sobreposies cromticas.

19

12.4. Avaliao Visual: Alm da escala de controle, para complementar a anlise de uma prova com simulao do processo de destino, conforme a ABNT NBR ISO 126477, recomenda-se anexar prova um arquivo de avaliao visual composto por imagens e elementos vetoriais padronizados. Nesta avaliao devero ser observadas as condies de visualizao da ISO 3664. Existem vrios arquivos digitais que atendem s necessidades inerentes elaborao de provas. Observao: A avaliao visual deve ser feita por profissionais capacitados.

20

13. Informao para envio externo

a) Todas as provas devem ser produzidas no tamanho original do arquivo (salvo negociao entre cliente e fornecedor) e precisam exibir os seguintes itens: 1 - Caractersticas do dispositivo de procedncia. 2 - Nome / Origem do perfil ICC de sada, output Profile. 3 - Escalas de cores CMYK: mximas, mdias, mnimas e sobreposies. 4 - Escalas de balano cromtico (grises compostos pela tricromia). 5 - Data e hora do arquivo. 6 - Fornecedor. 7 - Tipo e fabricante do substrato. 8 - Simulao de OverPrint, knockout e outras, conforme a necessidade. b) Os dispositivos geradores de provas contratuais sero assim reconhecidos quando compatveis com uma condio de impresso (perfil ICC ou dataset). c) Recomenda-se que os perfis utilizados para simulao de provas sejam especificados pelo fornecedor (grfica). Caso no seja especificado ou no estejam claramente definidos, pode-se utilizar o perfil IsoCoatedv2 ou dataset FOGRA39L, para simulao de impresso offset em papis revestidos, como o couch. d) Todas as provas referentes a um produto com as mesmas caractersticas de impresso devero ser geradas, obrigatoriamente, com o mesmo perfil ICC e, preferencialmente, pelo mesmo dispositivo. 2

21

14. Glossrio

Test Form: constitudo por um conjunto de matizes e elementos padres distribudos pela rea til de impresso. Sua correta utilizao permite a avaliao precisa do desempenho do equipamento. Observao: A carta de cores, ao ser lida cria um dataset para gerao do perfil. Target ou carta de cores: Conjunto de alvos com valores pr-definidos de combinaes de cores, utilizado para construir, por meio de medies, uma tabela de caracterizao de um determinado dispositivo que serve de base para a construo de seu perfil de cor especfica. Prova contratual: Prova que melhor simula a impresso, cuja fidelidade de cor, em relao ao resultado final esperado, considerada aceitvel para fins comerciais tanto pelo cliente quanto pelo fornecedor. Alguns itens devem ser verificados para caracterizar uma prova de cor como prova contratual: repetibilidade, reprodutibilidade e durabilidade. Prova de layout: Prova utilizada como referncia de contedo do arquivo, podendo ser em cores ou preto e branco. No requer controle de fidelidade de cor. Prova de imposio: Prova para verificao de posicionamento de pginas em funo do planejamento do produto grfico. Prova remota: uma prova produzida via rede dedicada ou internet, com sada fsica no local de destino. Pode ser contratual, dependendo de acordo prvio entre as partes envolvidas.

22

Prova virtual: uma prova exibida em monitores, pode ser contratual, dependendo de acordo prvio entre as partes envolvidas. GCR: (gray component replacement) a substituio parcial dos componentes grises compostos em tricromia por preto. O GCR, se bem utilizado, permite uma neutralidade nos cinzas sem alterar a qualidade das cores e proporciona economia de tintas no processo de impresso. UCR: (under color removal) a reduo das cores ciano, magenta e amarelo nas reas mximas compostas por quadricromia. O UCR, se bem utilizado, permite um melhor controle das variveis de impresso, gerando melhor reproduo das reas de mxima e economia de tintas no processo de impresso. Somatrias: (Total ink) Especifica a quantidade total de tintas das quatro cores sobrepostas. Isto permite saber se haver ou no excesso de tinta nas reas mais escuras de grafismo. Espao de cores Modelo bi, tri ou quadridimensional usado para representar numericamente os atributos de uma cor. Rendering Intent (modos de renderizao) o modo de mapeamento de criao de imagens tridimensionais em um sistema de computao. Rip: (Raster Image Processor) Componente do software que transforma arquivos ou documentos em arquivos compatveis com o dispositivo de destino. 12. Glossrio

23

15. Referncias bibliogrficas

[1] ABNT NBR ISO 12647-7, Tecnologia grfica - Controle do processo de separao de cores, prova e impresso - Parte 7: Processo de prova trabalhando diretamente de dados digitais. [2] ABNT NBR ISO 15930-1, Tecnologia grfica - Intercmbio de dados digitais de pr-impresso - Uso de PDF - Parte 1: Intercmbio completo usando dados CMYK e de cor especial (PDF/X-1a) [3] ABNT NBR NM-ISO 12647-2, Tecnologia grfica Controle do processo de produo de separao de cores, prova e impresso Parte 2: Impresso em offset [4] Cartilha de Gerenciamento de cores (desenvolvida pela Comisso de Estudo de Gerenciamento de Cores) [5] Fraser, Bruce Real World Color Management Industrial Strenght Production Techniques. Peachpit Press 2005 ISBN 0-321-26772-2 [6] ISO 2846-1, Graphic technology Specification for colour and transparency of printing ink sets Part 1: Sheet-fed and heat-set web offset lithographic printing. [7] ISO 3664, Graphic technology and photography Viewing conditions

24

16. Grupo elaborador

Coordenador: Antonio Guedes Editora Abril gantonio@abril.com.br Secretria: Mara da Costa Pedro Nogueira da Luz ABTG ons27@abtg.org.br Alan Wigmir Alves Log & Print Bruno Arruda Mortara Prata da Casa Carlos Vinicius Arizona Claudio Copadjic Leograf Eduardo Quitrio Consultor Fabiana Maldonado Pancrom Fbio Del Pino Burti Gisele Ambrsio dos Santos ABTG gsantos@abtg.org.br Joo Amrico Neves de Souza Xerox Luiz Antonio B. Coelho Best Paper Marcelo Escobar Starlaser Paulo Gonalves Povareskim

25

17. Grupo colaborador

Andr Borges Lopes - Bytes & Types Andr Liberato - Konica Minolta Fernando Caricatti - Povareskim Mara Aguiar - SENAI

26

18. Anexo(A)

Valores em LAB por tipo de papel, conforme norma do processo offset ABNT NBR NM ISO 12647-2.
Revestido brilhante, sem pasta mecnica (Tipo 1) / Revestido mate, sem pasta mecnica (Tipo 2)
a* a,b 0 (0) -36 (-37) 72 (74) -6 (-5) 67 (68) -66 (-68) 16 (17) 0 (0) b* a,b 0 (0) -49 (-50) -5 (-3) 90 (93) 47 (48) 24 (25) -45 (-46) 0 (0) L* a,b 20 (20) 55 (58) 46 (49) 84 (89) 45 (47) 47 (50) 24 (25) 22 (23)

Tipo de papel

Revestido brilhante, bobina (Tipo 3)

No revestido, branco (Tipo 4)

No revestido, amarelado (Tipo 5)

L* a,b Preto 16 (16) 54 Ciano (55) Magenta 46 (48) 87 Amarelo (89) Vermelho M+A 46 (47) 49 (50) 24 Azul, C+M (24) Sobreposio de C+M+A 22 (23)

a* a,b 0 (0) -36 (-38) 70 (75) -5 (-4) 62 (67) -60 (-64) 18 (20) 0 (0)

b* a,b 0 (0) -44 (-44) -3 (0) 88 (94) 39 (43) 25 (27) -41 (-44) 0 (0)

L* a,b 31 (31) 58 (60) 54 (56) 86 (89) 52 (54) 53 (54) 37 (38) 32 (33)

a* a,b 1 (1) -25 (-26) 58 (61) -4 (-4) 53 (55) -42 (-44) 8 (8) 0 (0)

b* a,b 1 (1) -43 (-44) -2 (-1) 75 (78) 25 (26) 13 (14) -30 (-31) 0 (0)

L* a,b 31 (31) 59 (60) 52 (54) 86 (89) 51 (53) 49 (50) 33 (34) 31 (32)

a* a,b 1 (1) -27 (-28) 57 (60) -3 (-3) 55 (58) -44 (-46) 12 (12) 0 (0)

b* a,b 2 (3) -36 (-36) 2 (4) 77 (81) 34 (37) 16 (17) -29 (-29) 0 (0)

Verde, C+A

a) As cores so derivadas da ISO 2846-1 (sobre tintas offset), pelo mtodo informado no Anexo A da Norma ABNT NBR NM-ISO 12647-2. b) Os valores entre parnteses so medidos de acordo com a ISO 12647-1. Da geometria do iluminante D50, do observador 2, 0/45 ou 45/0, revestimento protetor preto por trs (black backing). Os valores entre parnteses pertencem medida no revestimento protetor branco por trs (white backing), conforme especificado CGATS.5 e so somente informativos. c ) Os valores da sobreposio (overprint) so meramente informativos e foram relatados a fim de facilitar os clculos da composio do perfil. Os valores prticos dispersam na regio definida por C* < 5. Fonte: Norma ABNT NBR NM-ISO 12647-2

27

19. Anexo(B)

Tolerncias para avaliao espectral conforme Norma ABNT NBR ISO 12647-7
Descrio do controle do Patch Cor do substrato da impresso simulando a condio de impresso Todos os patches especificados em 5.1 da norma. Os tons de grises compostos por c, m, y, nas cores da escala de impresso, a mdia dos desvios na impresso, no equilbrio dos tons de grises no deve ultrapassar os valores da escala de referncia. Outros patches do gamute Todos os patches da Norma ABNT NBR NM-ISO 12647-2 E*ab 3 Mximo E*ab 6 Mdia E*ab 3 Tolerncia

Mdia H 1,5

Mdia E*ab 4 Mdia E*ab 4 95 % do percentual de E*ab 6

NOTA 1: as tolerncias referem-se ao desvio dos valores da prova em relao aos valores de dados de caracterizao da condio de impresso a ser simulada. NOTA 2: A especificao da tolerncia de E*ab menor do que 3 est em desuso, devido ao pobre acordo de inter-instrumento. NOTA 3: Se a prova de impresso final for submetida ao acabamento de superfcie, as cores finais podem desviar-se significativamente daquelas impressas sem acabamento. Nestes casos, so requisitados um novo equipamento de prova, novo simulador de perfil, ou outros ajustes. a) Requisitado somente onde o substrato da prova no idntico ao substrato do impresso final. Fonte: Norma ABNT NBR NM-ISO 12647-2

28

20. Anexo(C)

Recomendao simplificada baseada na Norma ABNT NBR NM ISO 12647-2 Papel tipo 1 e 2: couch (brilho ou fosco) Papel tipo 3: LWC Papel tipo 4: offset sem revestimento IsoCoated v2

Perfil ICC Fogra 39L Fogra 45L Fogra 47L

Dataset

PSO LWC Improved PSO Uncoated iso12647

29

Anotaes

Realizao

Apoio

Patrocnio

w w w. a b t g . o r g . b r

You might also like