You are on page 1of 23

1

INTRODUO
A transio da era moderna para a ps-moderna desafia grandemente as novas geraes e, como no deixa de ser, a igreja e sua misso. No somos chamados por cristo para ministrar realidades e necessidades daquela poca. A ps-modernidade apresenta alguns perigos para a igreja evanglica brasileira contempornea. Um deles que os evanglicos, acuados, se tornem os ltimos defensores da j moribunda modernidade. O outro que, por medo de desafios, percam seu referencial histrico e proftico de agencia espiritual na terra e se lancem numa busca desenfreada por satisfazer necessidades. O caminho deve ser o equilbrio, e o caminho equilibrado da igreja evanglica brasileira reivindicar para o reino de Deus o novo contexto da ps-modernidade. A mudana da tica humana do conhecimento tem colocado frente a frente com desafios de um novo ministrio da adorao na igreja local contempornea.

Parte 1 Adorao e culto 1 Definindo a adorao


Toda a assemblia prostrou-se em adorao, enquanto os msicos cantavam e os corneteiros tocavam, at que terminou o holocausto. Ento o rei e todos os presentes ajoelharam-se e adoraram. 2Crnicas 29.28,29 Um dos valores da adorao e do culto contemporneo que nossa celebrao deve ser contextualizada com a lngua, a cultura e os costumes do povo e da comunidade onde a igreja est inserida. A esse preceito chamamos de contextualizao local. Mtodos e formas podem e devem sofrer adaptaes, mas os princpios bblicos so Nada poder mudar com a relao essncia da adorao, sua teologia e doutrina bblica, do contrrio todo nosso projeto da igreja estar com corrompido. Hoje , mais do que nunca, cada pastor e lder de adorao necessitam de discernimento espiritual para liderar com seu povo na adorao que Deus de fato deseja receber de cada igreja local. Por tanto, preciso definir o ponto de vista bblico o que adorao.

SIGNIFICADO BBLICO DA ADORAO Embora o vocabulrio usado na Bblia para referir-se a adorao seja muito extenso, conceito essencial o de servio. Os termos usados no Antigo Testamento, respectivamente, so o hebraico abldh e o grego latreia, que originalmente significam o trabalho realizado pelos escravos ou empregados. Para adorar a Deus, seus servos devem prostrar-se no hebraico hishtaha w e no grego proskyneo- e assim manifestar temor reverente, admirao e respeito prprios da atitude de adorao. Adorao , portanto, dilogo. manter um momento de conversa e comunho ntima com Deus, conhecendo seus propsitos e suas vontades para a nossa vida. Adorar expressar nosso amor a Deus por quem ele , pelo que disse e pelo que ele faz.

E inclinando-me adorei ao SENHOR, e bendisse ao SENHOR, Deus do meu senhor Abrao, que me havia encaminhado pelo caminho da verdade, para tomar a filha do irmo de meu senhor para seu filho. (Genesis 24.48)

Adorao agradecer ao Senhor por sua interveno para socorrer seu povo: Eles creram. Quando o povo soube que o Senhor decidiria vir em seu auxlio, tendo visto sua opresso, curvou-se em adorao (x 4.31; v.tb. 12.27). Ao render adorao a Cristo, a igreja no pode prescindir da f, mas da f fundamentada em um nico Senhor. Por isso adorao tambm significa louvar unicamente ao Deus de Israel. Ele no divide sua glria e majestade, sejam com dolos, imagens, templos, personalidade seja com programas (v. Nm 25.3,5). Deus, e apenas ele, deve ser o centro de nossa adorao por toda a eternidade. Adorao muito mais que um compromisso dominical. um dos propsitos bblicos para a vida e para a igreja de Cristo.

PRINCPIOS BBLICOS PARA NOSSA ADORAO A DEUS Mas a hora vem, e agora , em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus Esprito, e importa que os que o adoram o adorem em esprito e em verdade. (Jo 4.23,24). A adorao pblica altamente refinada, com muitos instrumentos e executada organizadamente pelos levitas, bem como os servios oferecidos no tabernculo e no templo distavam muito daquela adorao oferecida pelos patriarcas. Na poca do Novo Testamento, vemos o povo expressar sua adorao no templo e na sinagoga. Se vivermos dia a dia uma experincia individual de adorao, certamente teremos o desejo de buscar com os irmos a presena do Senhor. O culto , portanto, o servio religioso em que adoramos a Deus em conjunto, j que cultuar significa adorar. importante ressaltar que o resultado do culto coletivo depende do culto individual. No poderia ser diferente, pois vida sem culto leva a culto sem vida. A celebrao dominical dos adoradores resultado das experincias da semana. Se vivermos dia a dia uma experincia individual de adorao, certamente teremos o desejo de buscar com os irmos a presena do Senhor.

2. Prtica da adorao
Fazem sair as suas crianas, como a um rebanho, e seus filhos andam saltando. Levantam a voz, ao som do tamboril e da harpa, e alegram-se ao som do rgo. (J 21.11,12.) Quando falamos de adorao, pensamos em msica, louvor e alguns aspectos do culto relacionados a essa rea. Devemos ter em mente, contudo que isso no significa que a adorao esteja limitada a essa forma nica de expresso. No existe base bblica para tal afirmativa. Existem os que enfatizam o conceito de servio e ampliam ainda mais as possibilidades ao defender a recepo, a comunicao visual, a decorao, a interpretao em linguagem de sinais e o som e a imagem como instrumentos para expressar a adorao. As expresses de adorao vo alm da msica, podendo ser utilizadas outras formas artsticas, como dana teatro, coreografia e artes plsticas. O objetivo de nosso culto a Deus, de nossa adorao entregar o melhor, no receber bnos. Ns nada merecemos! O que recebemos de Deus no resulta de nossas aes, nem da adorao que lhe prestamos, mas fruto da graa e misericrdia de Jesus. Devemos agir de modo a sermos aprovados como verdadeiros adoradores, porque isso que Deus procura.

PRECISO TER UM CONCEITO DE ADORAO BEM CLARO, PESSOAL E PRTICO. Apesar da firmeza dos cristos quanto relevncia da adorao para a igreja e do elevado numero de pessoas envolvidas nesse ministrio, um fato curioso ocorre. Se voc perguntar maioria deles o que entendem por adorao e pedir que escrevam uma frase que expresse tal entendimento, descobrir que a maioria no consegue definir exatamente o que pensa sobre a adorao. No se trata de incapacidade pessoal, mas de deficincia de ensino e orientao. Davi possua um conceito claro, pessoal e prtico de adorao. Organizou o servio formal de adorao no meio do povo de Deus e colocou Asafe como chefe de um grande numero de levitas.

Davi escreveu uma orao que alm de expressar seu conceito de adorao nos ensina coisas importantes (1Cr 29.10-26).

NO EXISTE UM MODELO PARA EXPRESSAR LOUVOR E ADORAO. Os cultos precisam ser diferentes porque as pessoas so diferentes. Embora adorao seja muito mais que um som e ritmo, estes se constituem em ferramentas para expressar nosso amor a Deus e tambm para atrair pessoas para conhec-lo. Podemos adorar a Deus com harpa e com piano, com a voz e com instrumentos, com grande orquestra ou apenas com um tamborim, com expresso corporal e com danas, com pandeiros e com palmas, com palavras eco silncio, com corpo e com alma, com hinos e com cnticos. O importante para Deus nossa atitude e nossa vida, no o estilo da adorao (Sl 150).

ADORAR TAMBM PREGAR O EVANGELHO O Salmo 40 afirma que muitos temero e confiaro em Deus por meio de nosso louvor. Os exemplos no para por a. Ao escrever aos crentes de Corinto e orient-los sobre a celebrao da ceia instituda por Jesus, Paulo diz que sempre que comemos do po e bebemos do clice estamos anunciando a morte do Senhor at que ele venha (1 Co 1.26). Adorao coletiva a expresso pblica da nossa f tambm um testemunho vivo do poder transformador de Jesus. Nossa adorao um testemunho poderoso daquilo que pensamos a respeito de Deus e da maneira como ele age em nossa vida.

O MOMENTO DE ADORAO COLETIVA TEM DE SER RELEVANTE Nenhum livro mais atual que a Bblia. Ela traz respostas para grandes questes de nosso tempo, como desemprego, violncia, imoralidade, famlia, drogas. O que precisamos ensinar s respostas como encontrar as respostas. No podemos esquecer que o culto um grande processo de comunicao bidirecional: Deus fala conosco e ns falamos com Deus. No haver comunicao se o discurso no for compreendido. Isso quer dizer que seja linguagem falada ou cantada seja a linguagem corporal ou visual, todas as modalidades

tm de ser claras adequadas e comunicar os princpios eternos de Deus de acordo com a realidade do pblico-alvo.

DEUS SEMPRE AGE QUANDO EXPRESSAMOS NOSSA ADORAO O ser humano foi criado para adorar a Deus (Ef1. 3-6) e interessante ver ao longo da histria como Deus sempre vai ao homem buscando resgat-lo. Se observarmos a trajetria do ser humano desde Gnesis, vemos que logo aps a queda Deus cria uma nova oportunidade de relacionamento. Com passar do tempo, esse relacionamento vai se deteriorando at que o Senhor envia o dilvio. Em xodo, as Escrituras registram mais demonstraes da graa e misericrdia de Deus ao libertar o seu povo da escravido do Egito, ao sustent-lo durante o longo tempo no deserto e ao introduzi-lo na terra prometida. Deus segue em sua exortao ao ser humano falando atravs dos profetas at chegar a Jesus, a nova aliana de sangue. Deus sempre nos chama ao arrependimento, exigindo de ns mudana interior e converso genuna. Agir coerentemente com que cremos e pregamos tambm um modo de expressar nossa adorao a Deus.

NOSSA ADORAO INDEPENDE DO ESPAO FSICO O Deus que fez o mundo e tudo que nele h, sendo Senhor do cu e da terra, no habita em templos feitos por mos de homens; (At 17.24). Muitas igrejas tm esquecido esse princpio e valorizando mais um conjunto de paredes erguidas que as pessoas pelas quais Jesus morreu. Reverncia e temor ao Senhor no so demonstrados desse modo. No esto no templo, no tapete vermelho, na roupa de domingo, no semblante srio. Nossa reverncia e nosso temor esto no corao. Numa cultura urbana como a nossa, o espao importante no como fim em si mesmo, mas como meio. De que serve um templo bonito, arrumado e moderno, mas vazio? Deus no se preocupa com interior do ser humano. O que realmente importa para ele o que pensamos no que cremos que tipo de vida levamos que relacionamento mantemos com ele e com o prximo.

3 Culto estrategicamente direcionado


Porque no meu santo monte, no monte alto de Israel, diz o Senhor DEUS, ali me servir toda a casa de Israel, toda ela naquela terra; ali me deleitarei neles, e ali requererei as vossas ofertas aladas, e as primcias das vossas oblaes, com todas as vossas coisas santas; Ezequiel 20.40

As celebraes podem ser elaboradas para alcanar os sem igrejas ou para edificar a igreja. As nfases tambm podem ser variadas. Se as pessoas so diferentes, as mensagens tm de ser diferentes. Esse o foco, e a partir dele vamos abordar a estratgia dos cultos direcionados. Quando iniciamos a estratgia de celebrao com mensagens claras e definidas segundo o pblico alvo, o culto passa a fluir melhor, e os resultados para a vida da igreja ser significativos. A igreja pode realizar quantas celebraes considerar necessrias, pois tudo depende do nmero de pessoas que precisa atender. Definir o nmero de celebraes, a igreja deve levar em conta tambm os tipos de ministrio que ela desenvolve crianas, adolescentes, terceira idade, esportes, deficientes auditivos, pessoas marginalizadas pela sociedade, entre outros.

FATORES RELEVANTES PARA O DIRECIONAMETO DA CELEBRAO Ao pensar em cultos estrategicamente elaborados, contudo, no se pode desprezar um fato muito importante: a contextualizao. Alguns itens que merecem ateno so as vestimentas, comunicao, os recursos didticos, estilo musical e instrumental.

CELEBRAO EM FINAL DE SEMANA Cada igreja, de acordo com o contexto local, deve procurar o melhor dia e horrio para atrair as pessoas de sua comunidade e comunicar o evangelho redentor de Cristo. Em geral os cultos de fim de semana so os mais bem freqentados

DOMINGO PELA MANH Em geral, os cultos da manh so direcionados para a igreja por ser o dia e o horrio ainda mais comum para suas famlias irem igreja. Sob essa tica, o culto da manh pode destinar-se consagrao e devoo dos fiis. Este culto serve para mobilizar tambm os membros para o ministrio.

DOMINGO A NOITE Normalmente o culto de domingo a noite apresenta um carter mais evangelstico, para alcanar os sem igreja. O culto de domingo n noite o horrio mais propcio para convidar os amigos sem igreja para celebrao.

CELEBRAO NO MEIO DA SEMANA As celebraes no meio da semana ficam um pouco prejudicadas porque a maioria das pessoas est envolvida com questes profissionais e escolares, o que impede de participar dos encontros. Por isso o publico que participa do culto no meio da semana e quase sempre os mesmos, h poucos visitantes.

CELEBRAES PLANEJADAS POR FAIXA ETRIA Crianas Em geral, o domingo o melhor dia para ministrar para as crianas, por muitas vezes sua locomoo depende dos pais. Se no alcanarmos a criana, ela no conseguir adorar. O culto tem de fazer sentido para ela.

Adolescentes Os sbados e os domingos pela manh so em geral bons horrios para as celebraes com adolescentes. O culto direcionando aos adolescentes tem de ser mais descontrado e informal, visando a comunicar e alcanar o estilo de vida do adolescente.

Jovens A celebrao dirigida para os jovens tambm apresenta uma caracterstica prpria. H solteiros, casados, divorciados, mes solteiras, empregados e desempregados, secundaristas, universitrios e profissionais, etc. Uma realidade bem ecltica para ser trabalhada em nvel de uniformidade de comunicao e celebrao.

Terceira idade Esse tipo de celebrao objetiva atrair pessoas que sentem mais vontade para cultuar e adorar a Deus num ambiente mais tranqilo, que se identifique com sua linguagem e personalidade. As celebraes por faixa etria permitem que os grupos se interajam cada vez mais vida da igreja e tragam amigos e parentes que ainda no conhecem Jesus. Os cultos direcionados vm como uma necessidade emergente de nosso tempo. Essa realidade deve ser considerada pela igreja contempornea, seja nos pequenos grupos nos lares, seja nas celebraes coletivas nas igrejas.

10

4 Realizando cultos sensveis aos sem-igrejas


Assim tambm vs, se com a lngua no pronunciardes palavras bem inteligveis, como se entender o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar. 1 Corntios 14.9

Do ponto de vista humano, as pessoas sem igreja no so melhores nem piores que qualquer membro de igreja. A diferena est na viso de igreja de ambos os grupos. Estatsticas apontam que menos de 1% da populao brasileira atia, o que equivale dizer que o Brasil um pas de crentes. Isso no significa crentes em Jesus, so crentes em algum tipo de religio ou seita. O primeiro empecilho para qual a igreja tem estar atenta que cada uma tem diante de si um grupo diferentes de pessoas sem igrejas a ser alcanado. Por isso precisamos falar de princpios e no formulas ou receitas. Princpios independem de cultura, realidade social ou urbana para serem aplicados. A forma sua realidade que vai ditar.

PLANEJE O CULTO TENDO O PBLICO-ALVO EM MENTE O conhecimento do pblico-alvo tambm me permite escolher adequadamente os testemunhos de vida transformada. Naturalmente o testemunho de um jovem vai falar mais diretamente ao corao de ouvintes jovens. O testemunho pessoal tem de gerar uma conexo com o pblico-alvo. Isso indispensvel, pois permitir que a pessoa se identifique com o ambiente.

GERE UM AMBIENTE DE DESCONTRAO NO CULTO A maioria de nossos amigos e conhecidos que no freqenta igreja reluta muito em aceitar nosso convite para o culto. Muitas pessoas entram na igreja tensas e temerosas, ficam com o olho no pastor e outro na porta. O transcorrer do culto vai definir sua deciso de ficar ou sair. Recepo Para o sem-igreja, o culto comea no estacionamento e na recepo. A impresso dele na chegada vai determinar sua postura o culto.

11

Quando pessoas agradveis, simpticas e cordiais recebem bem os convidados desde o estacionamento e a recepo da igreja, eles entram mais relaxados e descontrados, portanto mais receptivos mensagem. Uma boa recepo ajuda a aliviar a tenso que talvez estejam vivendo e a no criar barreiras desnecessrias. Bastidores Manter pessoas orando pelo culto, em especial no momento da mensagem, fundamental. Alm da membresia, a igreja precisa de um ministrio forte e especifico de crentes maduros que intercedam a todo tempo. Trata-se de um momento em que trava uma grande batalha espiritual. Musica A msica tanto poder ser um agente facilitador para atrair pessoas para Jesus como um instrumento de distrao e at mesmo bloqueio. As celebraes para os sem-igrejas devem ser realizadas num ambiente vibrante e contagiante. Nossa postura de adorao sincera e descontrada testemunho poderoso para os que entram aflitos e sem esperana. Mensagem Se possvel, mantenha um ambiente familiar e informal. Ningum usa de formalidade em casa, assim que desejamos que nossos amigos se sintam em nossa igreja. Usar um vocabulrio adequado ao seu publico. Isso aproximar dele.

OFEREA S PESSOAS SEM-IGREJA A OPORTUNIDADE DE RECEBEREM A CRISTO

No deixe de estender esse convite s pessoas sem igrejas. No entanto, ao dar-lhes oportunidades de respostas, tenha em mente a prtica desse principio deve ser adequada a sua realidade. O que no pode fazer abrir Mao de oferecer s pessoas um ou mais meios de manifestarem sua deciso.

AVALIE OS PROCESSOS CONTINUAMENTE Tenha em mente, porm, que numa avaliao necessrio pacincia para ouvir e saber filtrar oriundas de preferncias pessoais. Use sabedoria para lidar com essas situaes.

12

Acima de tudo, esteja certo de que o que est sendo feito em sua celebrao pode ser aperfeioado e melhorado.

Parte 2 Fatores-chave para mudana no ministrio 5. Desenvolvendo o ministrio em equipe


Tambm, conforme ordem de Davi seu pai, designou as turmas dos sacerdotes para seus ministrios, como tambm as dos levitas acerca dos seus cargos, para louvarem e ministrarem diante dos sacerdotes, segundo o que estava ordenado para cada dia, e os porteiros pelas suas turmas a cada porta; porque assim tinha mandado Davi, o homem de Deus. 2 Crnicas 8.14 Trabalhar em uma equipe uma tarefa desafiadora em qualquer ministrio, mas creio que essa dificuldade se acentua quando se trata de um ministrio de artistas. Doses de pacincia, convico de chamada e altrusmo so elementos indispensveis para uma equipe permanecer. Apesar das dificuldades, muito compensador trabalhar em equipe. Os resultados positivos so maiores que os problemas de percurso.

UMA EQUIPE SEMPRE COMEA COM DEUS O ponto de partida deve ser sempre de Deus. Pea orientao a ele Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondveis que voc no conhece (Jr 33.3) Reserve um tempo para orao meditao na Palavra. Um tempo de fortificao espiritual e busca de discernimento para as decises srias que voc vai tomar. Elas envolvem sua vida e a de sua famlia, sua igreja, a vida e famlia dos colegas que sero convidados, deslocamento e despesas.

INICIE COM PESSOAS DE TEMPO PARCIAL A maioria das igrejas evanglicas brasileiras ainda no possui recursos ou viso para manter uma equipe servindo na igreja em tempo integral. Isso muito importante para desenvolver os ministrios e levar a igreja ao crescimento. tambm importante no se fechar para a dinmica do Esprito Santo de Deus. O Senhor no chama para o ministrio apenas pastores, at porque pastorado um dom, e no funo.

13

No convoque pessoas para preencherem vagas. Ore a Deus por lderes, pastores, ministros e servos chamados por ele.

CONVIDE PESSOAS QUE ACREDITEM EM SUA VISO DE MINISTRIO Deus d ao lder humano e espiritual da comunidade a viso de ministrio para sua igreja local. Concordar com a viso do lder fundamental. No se pode guiar um rebanho se a liderana do ncleo contraria a viso do lder.

CONVIDE PESSOAS QUE PODEM SER TERINADAS No se preocupe em convidar medalhes para sua equipe. Trabalhe com pessoas com que possam ser treinada, gente em formao. Lembre-se sempre: Deus capacita os escolhidos. Ao trabalhar com pessoas iniciantes, tenha em mente alguns fatores fundamentais: confira autoridade equipe. Reafirme a autoridade da equipe diante da igreja. Sempre em que houver desarmonia de posicionamento, procure seu liderado e esclarea sua posio. No deixe que esses problemas se acumulem. Encoraje sempre, corrija os erros com naturalidade, saiba elogiar aplaudir, cobre responsabilidade, oferea treinamento, repasse regularmente a viso.

COMPARILHE O MINISTRIO Ao convidar pessoas para trabalhar com voc na liderana da igreja ou do ministrio, deixe-lhes bem claro que voc no esta apenas convidando auxiliares, mas repartindo seu ministrio com eles. Isso implica em confiana absoluta. Unidade fundamental; e cumplicidade de valores, indispensvel.

AJUSTDE O CURSO CONSTANTEMENTE Em qualquer equipe de ministrio, segredo de longevidade est nas constantes correes de curso na caminhada rumo viso de ministrio recebida do Senhor. E esse papel exclusivo do lder da equipe. Nenhuma equipe, por mais bem intencionada, se mantm se no houver correes no curso da viso.

14

Ministrio em equipe no piquenique entre amigos no parque.

DISPENSE UM MENBRO DA EQUIPE, SE NECESSRIO Talvez seja a mais difcil das etapas do processo, mas s vezes inevitvel. Ao convidar algum para o ministrio, deixe-lhe bem claro que, embora esse expediente s ser usado em ultimo caso e quando todas as alternativas tiverem sido esgotadas, ele existe e no pode negligenciado. Ao abraar uma nova viso para igreja precisamos estar conscientes de aceitar tambm seu nus e bnus. Esteja certo de que, quando agimos de acordo agimos de acordo com vontade de Deus, ele sempre abenoa ambas as partes: o lder que ficou e teve de tomar a difcil deciso e o que se foi e teve de enfrentar situao to desagradvel. Deus se encarregar de encaminh-lo para outro ministrio.

ESTUDE COM SUA EQUIPE OS PRINCPIOS QUE JESUS DEIXOU Jesus o nosso paradigma de sucesso para trabalhar em equipe. Estudar os evangelhos e tirar lies preciosas da vida de Cristo e seu relacionamento com os discpulos indispensvel para todos os que trabalham em equipe. Joo 21:3 Disse-lhes Simo Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Tambm ns vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam. Pedro era lder no momento. Ele teve a idia, e a equipe o seguiu, entretanto foi uma deciso impulsiva, sem nenhum planejamento. Erros no so fracassos, mas uma oportunidade de aprender. Uma grande equipe precisa estar sempre pronta para enfrentar novos desafios, por isso o otimismo um fator importante. No se atenha ao passado, nem reclame. Aprenda com erros e v em frente. O corao do maior lder e o corao de servo. Esse o modelo de Jesus.

15

6. Pastoreando um rebanho de artistas


Tambm elegeu a Davi seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas; E o tirou do cuidado das que se acharam prenhes; para apascentar a Jac, seu povo, e a Israel, sua herana. Assim os apascentou, segundo a integridade do seu corao, e os guiou pela percia de suas mos. Salmos 78.70-72 A vocao e a misso pastoral no so tarefa simples para nenhuma pessoa. As dificuldades nos introduzem a pensar erroneamente que no somos qualificados para o ministrio. Na verdade, acredito que todos somos aptos, pois quem nos qualifica e capacita Deus. Ainda que as tarefas no seja das mais fceis, todos precisamos de pastoreio. Precisamos de ensino, correo, exortao, disciplina, conforto, ajuda e viso. Por isso Deus levanta homens e mulheres e os capacita prea essa tarefa, e os artistas da igreja no esto excludos. Quando h equilbrio na sade espiritual, emocional, fsica e social, o crente tem mais condio de crescer.

QUEM E COMO DEVE SER O PASTOR DE ARTSTAS Ser pastor, contudo no consiste em ostentar um ttulo e muito menos em ser graduado em teologia. Embora a formao seja muito importante para ampliar e potencializar o dom que a pessoa recebeu, h trs caractersticas importantes que devem observadas na vida do pastor para que ele seja reconhecido como o tal: 1. Ser chamado e capacitado por Deus para o ministrio. 2. Ter reconhecimento da liderana da igreja qual pertence. 3. Ter o reconhecimento do rebanho que pastoreia. Ser pastor liderar o povo de Deus. ser respeitado no pela autoridade que reivindica e pelo domnio que pretende exercer, mas pela autoridade que de fato conquista, pelo carter, pela integridade e pelo exemplo. Pastor quem ajuda o crente a manter os olhos fixo no cu e no poder de Deus para intervir e orientar a vida de cada um ns neste mundo difcil e cheio de carncias. Ele deve ajudar o crente a confiar na vitria que j lhe foi garantida por aquele que nos amou. quem orienta quando o caminho est encoberto por nuvens escuras ou quando os tempos so incerteza. Tais caractersticas talvez sejam um pouco mais evidentes em alguns, mas no constituem a regra.

16

Para pastorear o artista preciso compreend-lo, saber como ele age, como sente e percebe a vida. Um pastor de artista inspira segurana para o rebanho de artistas, pois esse denominador comum concede-lhe credibilidade e maior proximidade de seus liderados.

COMO PASTOREAR ARTISTAS Amando o seu rebanho, o lder deve ser motivado pelo amor e no pelos resultados que podem ser alcanados com o talento de seus artistas. Pastorear cuidar continuamente do bem estar de pessoas. Essa definio, apesar de breve, reflete a profundidade da essncia do relacionamento quando o tema pastoreio. No possvel cuidar de pessoas se no existe amor nem real interesse por elas. O amor um princpio chave para o pastoreio. Pastorear conduzir o rebanho para um objetivo predeterminado, e esse papel cabe ao pastor. Ele como lder, deve estar frente, apontado a direo. Quanto mais desafiadora a viso, mais as pessoas se sentiro motivadas a seguir a sua liderana. tambm importante manter em sua equipe pessoas que possam influenciar outras positivamente, que possuam contatos e relacionamentos que ampliem sua rea de influencia, que consigam se preocupar com os demais e motiv-las. Treinar equipe o desafio de todo lder de adorao comprometido com pastoreio de artistas. O discipulado a chave para o conhecimento espiritual e saudvel de seu rebanho. Um rebanho que recebe alimento, cuidado e orientao espiritual apresenta atitudes maduras. O discipulado uma excelente ferramenta para evitar que artistas caiam e deixem a comunho com o Corpo por estarem espiritualmente fracos.

17

7 A Interface entre o Pastor da igreja e o lder de adorao

Tambm, conforme ordem de Davi seu pai, designou as turmas dos sacerdotes para seus ministrios, como tambm as dos levitas acerca dos seus cargos, para louvarem e ministrarem diante dos sacerdotes, segundo o que estava ordenado para cada dia, e os porteiros pelas suas turmas a cada porta; porque assim tinha mandado Davi, o homem de Deus. 2 Crnicas 8.14. A igreja precisa de tots os dons, ministrios e obreiros. H espao para todos. A disposio para o bom entendimento entre pessoas e ministrio fundamental para o crescimento sadio da igreja. A relao entre o pastor lder da equipe pastoral e o lder de adorao tem de ser, incondicionalmente, de amizade, cooperao e parceria, regado a verdade, transparncia e confiana mtua, nunca de competio, cimes conflitos hierrquicos.

A RESPONSABILIDADE DO PASTOR TITULAR JUNTO AO LDER DE ADORAO As decises de ambos se refletem, entre outras, na feio do culto e na conduo do povo no momento da adorao. A concordncia , portanto, fundamental. Se pastor no definir claramente sua viso de ministrio ou no deix-la clara a seus lideres, a liderana no saber que rumo tomar. Se cada um remar para um lado, o barco no sair do lugar. Exercer a liderana espiritual sobre as pessoas conduzi-las a uma vida de f, tendo Cristo como modelo paradigma maior. levar as pessoas a buscarem valores na simplicidade e piedade crist. Os encontros de trabalho no podem substituir os encontros devocionais e de comunho. O pastor precisa ser homem de Deus na vida de seus lideres, seja exortando, liderando, discipulando, seja consolando. Ningum poder substituir nessa tarefa!

18

8 A estrutura do ministrio de adorao

O sumo sacerdote Elisasibe e seus colegas sacerdotes comearam o seu trabalho e reconstruram a porta das Ovelhas [...] Depois [...] os reparos foram feitos pelos levitas. Neemias 3.1,17

Aps setenta longos anos de cativeiro na Babilnia, Deus traz de volta a Jerusalm seu povo sob a liderana de Neemias. Era um novo tempo para aquelas pessoas, um novo tempo para adorao em Israel. Sob uma viso pragmtica, observemos que hoje o importante a essncia, o ser, no o perifrico, o ter. No corao do lder de adorao apaixonado por Deus se unem vida, igreja e ministrio. Ao observar os resultados sob aspectos emocionais, vemos que a igreja se tornou mais efetiva. Os relacionamentos nunca forma to valorizados e discutidos. Na igreja em que a adorao viva, o culto aproxima as pessoas de Deus e falar com Deus mais importante que teorizar sobre Deus, faz crescer, abenoa e inspira as pessoas.

FUNES DO MINISTRIO DE ADORAO O ministrio de adorao apresenta duas funes bsicas na igreja contempornea. A primeira promover a adorao para toda a igreja, ajudando cada crente a entender e a viver o propsito da adorao. A segunda operacionalizar o servio de adorao da igreja, coordenando todas as aes que envolvam o servio de culto e grupo de artistas. No podemos esquecer que todo crente um ministro e que Dom espiritual qualquer talento potencializado pelo Esprito Santo e usado no ministrio da igreja.

REAS EM QUE O MINISTRIO DE ADORAO PODE ATUAR No h limites para a criao de ministrios. Tudo depende da necessidade da igreja. Alguns deles j existem em muitas igrejas, e nesse caso importante refletir sobre seu funcionamento atual.

19

ATUAO DO MINISTRIO NA CELEBRAO COLETIVA H algumas caractersticas que podem ser observadas nas celebraes de uma igreja contempornea. A primeira que a pessoa de Cristo sempre o alvo de todo servio de adorao. A mensagem pregada, os testemunhos de transformao de vida e de motivao, tudo est voltado para Jesus. A segunda caracterstica a contextualizao. preciso falar a lngua do povo, viver e expressar de modo compreensvel s pessoas nosso relacionamento com Deus. Outra caracterstica da igreja contempornea a informalidade. Pessoas podem se expressar com liberdade. A participao individual sempre estimulada. Voc pode ser o que . Cada comunidade tem seu estilo de louvor, que a identifica, e se ele deve ser sempre mantido. Todas as artes forma criadas por Deus e podem ser utilizadas para honr-lo.

20

Parte 3 Evangelismo e Adorao por meio da Arte

9 Alcanando a comunidade por meio da arte


Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Filipenses 1.18 Lamentavelmente h muitas pessoas dentro da igreja que se tem perdido em processos mesquinhos por causa de preferncias e gosto pessoais. Reserve tempo para orar, planejar, mobilizar pessoas, executar tarefas e por fim, avaliar processos. Quando nos expomos, os riscos aumentam, mas as oportunidades de acerto tambm. Voc dormir e acordar sonhando, os sonhos tambm sonhados por Deus se tornaro realidade. Precisamos usar potencial artsticos de nossas igrejas para levar cada vez mais pessoas a conhecer e aceitar Jesus. Cultive amizade com os artistas de sua igreja. Visite-os, oua-os, partilhe de sonhos deles, sofra com eles e alegre-se pelas suas realizaes. Valorize-os como artistas. Permita que sejam transparentes com voc, manifestando desejos, intenes e at mesmo frustraes. Invista tempo neles. Incentive a criao de novos ministrios relacionados a arte. Muitas pessoas podem ser salvas por meio da arte. A experincia tem nos mostrado isso. Nosso papel como lideres preparar a terra para que os crentes floresam e dem frutos. Crie projetos que levem seus artistas s ruas. Precisamos de artistas ungidos por Deus para abenoar outras pessoas. Tambm precisamos trabalhar para que nossas igrejas eliminem preconceitos que apenas alimentam discrdia, minimizam os frutos e encolhem a colheita.

MOBILIZE SEUS ARTISTAS PARA O TRABALHO JUNTO A COMUNIDADE Mobilizar tirar as pessoas da inrcia. desafi-las a sair da sua zona de conforto e a colocar a mo na massa.

21

As pessoas se mobilizam quando vem a direo e acreditam nela. Elas se sentem motivadas a colherem os frutos. Desafie as pessoas sob sua liderana, respeite suas idias e aplique-as para o trabalho de evangelizao. importante que voc no veja as pessoas como mo de obra, mas como scias na construo da estrada.

10 Organizando eventos-ponte de adorao


Andai com sabedoria para com os que esto de fora, remindo o tempo. Colossenses 4.5 Caminhamos rumo aos ltimos dias da igreja do Senhor Jesus. Estamos colhendo os ltimos campos, e grandes ceifas esto acontecendo em todo o mundo. Deus est fazendo coisas tremendas por meio dos seus servos e igrejas que valorizam a graa da salvao dispensada pelo Senhor a todos os povos. Uma pessoa sem igreja pode ser desfiada a confiar no Senhor a temer e a entregar sua vida a Deus a partir do testemunho de adorao de um crente. Ns os salvos por Jesus, devemos nos preocupar com os que ainda no esto salvos e nos esforar ao mximo para testemunhar a nossa f. Os artistas cristos que vivem desde cedo na igreja local so em geral muito bons no que fazem. Preparar um concerto, espetculo ou colocar uma pea teatral em cartaz no s planejado com cuidado e excelncia, mas revestido de orao e temor. Isso que proporciona o resultado espiritual abenoador.

CARACTERISTICAS DO EVENTO-PONTE Este tipo de evento sempre contempla a realidade das pessoas sem igreja. Ele fala sua lngua, vai onde as pessoas esto e o mais acessvel possvel a elas. Os eventos-ponte podem ser realizados na igreja, no entanto, o mais adequado faz-lo em um lugar neutro, onde as pessoas possam participar sem resistncia.

22

PROCURE SE COLOCAR NO LUGAR DA PESSOA OU DO GRUPO QUE DESEJA ALCANAR O primeiro pensamento que passa pela cabea de quem convidado : o que vai acontecer comigo?. Para ajudar seu convidado a relaxar, procure realizar seu evento o mais parecido possvel com um evento secular comum. No elabore programas muitos extensos. Seu pblico-alvo pode no estar acostumado com esse tipo de evento e ir embora antes do trmino. Mostre sempre que o que voc est oferecendo supre alguma necessidade e pode ajud-lo na vida diria.

REALIZANDO EVENTOS COM SABEDORIA Os eventos so de fato uma tima ferramenta de auxlio para ganhar almas para Jesus. Contudo, preciso fazer um alerta: a igreja no pode ser movida por eventos. Ela deve ser orientada pelos propsitos bblicos. Tenha cuidado para no cair num ativismo sem precedentes e se tornar uma maquina de realizar eventos. Eles so um dos meios que nos permitem viabilizar a viso, por isso precisam de objetivo e planejamento adequados. Os eventos tambm se constituem num excelente meio de conhecer pessoas sem igrejas e de elas nos conhecerem. Deus pode usar esse relacionamento para tocar o corao de pessoas sem igreja. A motivao do evento-ponte sempre deve ser servir o Reino e ganhar pessoas para Cristo, e realizao pessoal. Para finalizar segue o texto de Paulo a Timteo com o desejo de que essa palavra nos encoraje a usar tudo que ns temos, sabemos e podemos fazer para a salvao de pessoas: II Timteo 4:2-5 2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 3 - Porque vir tempo em que no suportaro a s doutrina; mas, tendo comicho nos ouvidos, amontoaro para si doutores conforme as suas prprias concupiscncias; 4 - E desviaro os ouvidos da verdade, voltando s fbulas. 5 - Mas tu, s sbrio em tudo, sofre as aflies, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministrio.

23

You might also like