You are on page 1of 7

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18a REGIO

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade Tecnologia da Informao

____________________________________________________ Caderno de Prova, Cargo E05, Tipo 001 0000000000000000 000010001001

N de Inscrio MODELO

PROVA
Portugus Conhecimentos Especficos

INSTRUES
Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 50 questes, numeradas de 1 a 50. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMAresposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHADE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHADE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. C D E - marcar essa letra na FOLHADE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

FUNDAO CARLOS CHAGAS Outubro/2008

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo E05, Tipo 001


2. PORTUGUS Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto que segue. A tica como pressuposto do direito O filsofo Emanuel Kant mostrou que nenhum Estado de direito poder subsistir se no houver, por parte dos cidados, uma ampla adeso a esse sistema, e no uma mera obedincia, obtida por coero governamental. Tem sentido anlogo ao dessa considerao de Kant a seguinte passagem de Rousseau: Colocar a lei acima do homem um problema, para a poltica, que comparo ao da quadratura do crculo, para a geometria. Resolvei bem esse problema e o governo fundado sobre essa soluo ser bom e sem abuso. Mas at l, onde acreditarem fazer reinar as leis, sero os homens que reinaro. preciso, pois, desenvolver o ethos da nao, e para isso preciso tambm criar os cidados, pois estes s se tornam efetivamente cidados quando tm seus direitos respeitados, e quando, em contrapartida, observam seus deveres. Parafraseando Erasmo, o homem no nasce cidado, torna-se tal por meio da educao. O cidado s despertado para a necessidade de seu comportamento tico quando percebe que est na tica uma garantia para um pleno convvio social. Ele precisa valorizar essa convivncia, perceber que ela essencial para a sua vida. Caso no d crdito s normas ticas, acabar por se amparar nas leis da natureza, que lhe parecero mais vantajosas. O comportamento tico se define pela universalizao dos valores que o norteiam. a situao em que o indivduo, antes de agir, pergunta se o mrito de sua ao vai ao encontro do que os outros homens valorizam, assim como ele espera que as aes dos outros encontrem nele plena aprovao. assim, retomando a observao de Kant, que se manifesta a adeso voluntria e participativa do cidado ao sistema que rege uma sociedade.
(http://faac.unesp.br/pesquisa/tolerancia/texto_etica_rouanet.htm, adaptado)

Resolvei bem esse problema e o governo fundado sobre essa soluo ser bom e sem abuso. Com essa frase, no contexto do trecho de sua autoria, Rousseau est afirmando que (A) to difcil legislar de forma legtima quanto obter a quadratura do crculo. (B) a resoluo do referido problema da geometria leva forma justa de governar. (C) um governo que pretenda ser abusivo ter como desafio efetuar a quadratura do crculo. (D) os mais rduos problemas da geometria guardam ntima relao com o sistema de poder. (E) a quadratura do crculo tem dificuldade anloga de governar impondo a lei aos homens. Atente para as seguintes afirmaes:

_________________________________________________________

3.

I. Um cidado s respeita a lei quando ela atende


plenamente aos seus interesses pessoais.

II. Os cidados acatam as leis quando sabem que elas


existem para assegurar a convivncia entre eles.

III. A universalizao da tica ocorre quando um


cidado se pergunta se o valor de sua ao tem o respaldo dos demais cidados. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

I, II e III. I e II, somente. II e III, somente. I e III, somente. III, somente.

4.

_________________________________________________________

Considerando-se o contexto, h franca oposio de sentido entre as seguintes expresses: (A) ampla adeso e adeso voluntria. (B) normas ticas e leis da natureza. (C) desenvolver o ethos da nao e criar os cidados. (D) universalizao dos valores e comportamento tico. (E) direitos respeitados e seus deveres.

5.

_________________________________________________________

No contexto em que est inserido, o termo sublinhado no segmento o (A) ampla adeso a esse sistema (1 pargrafo) referese a Estado de direito. o (B) que comparo ao da quadratura do crculo (1 pargrafo) refere-se a do homem. o (C) torna-se tal por meio da educao (2 pargrafo) refere-se a homem. o (D) ela essencial para a sua vida (2 pargrafo) referese a necessidade. o (E) que rege uma sociedade (3 pargrafo) refere-se a adeso voluntria. Est plenamente adequada a concordncia verbal na frase: (A) (B) Caso se coloque as leis acima do homem, este reagir passando a seguir os ditames da natureza. No cabem aos princpios ticos determinar-se por si mesmos, pois quem os legitima a necessidade humana. Pretendem-se reconhecer nas escolhas ticas a universalizao alcanada pelo respeito a princpios comuns. A obedincia s leis do instinto e da natureza costumam constituir a alternativa para quem descr das leis humanas. No se impute aos homens que desobedecem as leis impostas o qualificativo de rebeldes, ou o de irresponsveis.
TRT18-Portugus3

1.

De acordo com Kant, a subsistncia de um Estado de direito depende de que (A) uma parte dos cidados se disponha submisso devida s leis. o sistema constitucional se imponha maioria dos cidados. a legislao em que se sustenta obtenha o apoio dos cidados. o poder governamental saiba ser coercitivo em nome da lei. a obedincia dos cidados seja o objetivo de quem legisla.

6.

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E) 2

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo E05, Tipo 001


7. NO admite transposio para a voz passiva o seguinte segmento: (A) (B) (C) (D) (E) Resolvei bem esse problema (...) preciso, pois, desenvolver o ethos da nao (...) Ele precisa valorizar essa convivncia (...) (...) est na tica uma garantia para um pleno convvio social. (...) que as aes dos outros encontrem nele plena aprovao. Ateno: As questes de nmeros 11 a 20 referem-se ao texto que segue. A sociedade democrtica Que significam as eleies? Muito mais do que a mera rotatividade de governos ou alternncia no poder. Simbolizam o essencial da democracia: que o poder no se identifica com os ocupantes do governo, no lhes pertence, mas sempre um lugar disponvel, que os cidados, periodicamente, preenchem com um representante, podendo revogar seu mandato se no cumprir o que lhe foi delegado para representar. As idias de situao e oposio, maioria e minoria, cujas vontades devem ser respeitadas e garantidas pela lei, vo muito alm dessa aparncia. Significam que a sociedade no uma comunidade una e indivisa, voltada para o bem comum obtido por consenso, mas, ao contrrio, que est internamente dividida e que as divises so legtimas e devem expressar-se publicamente. A democracia a nica forma poltica que considera o conflito legtimo e legal, permitindo que seja trabalhado politicamente pela prpria sociedade. As idias de igualdade e liberdade como direitos civis dos cidados vo muito alm de sua regulamentao jurdica formal. Significam que os cidados so sujeitos de direitos e que, onde tais direitos no existam nem estejam garantidos, tem-se o direito de lutar por eles e exigi-los. esse o cerne da democracia.
(Marilena Chau, Convite Filosofia)

_________________________________________________________

8.

Est clara, coerente e correta a redao da seguinte frase: (A) Na parfrase de Erasmo, antes de nascer cidado, os homens precisam de se converter como tal atravs da educao. Kant defendeu a idia de que, sem a adeso e a participao dos cidados, no h Estado de direito que se mantenha como tal. O pressuposto de que haja o ethos da nao se deve criatividade que, quanto a isso, competem aos homens estabelecer. Quem haver de obedecer leis humanas, em vez das naturais, se estas lhes parecerem inteiramente impostas? Quem no se interroga o valor do ato que lhe prprio no sabe qualific-lo igualmente em relao ao outro.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

9.

preciso corrigir a pontuao da seguinte frase: (A) Assim como Kant, tambm Rousseau cria no ser possvel, num Estado de direito, colocar as leis acima dos cidados. As normas ticas, para serem universalizadas, dependem de que cada homem as identifique como princpios que vale a pena respeitar. Erasmo, ao considerar a questo da cidadania, vinculou-a a uma condio: os homens, para se tornarem cidados, devem ser educados. Caso no se convenam os homens, da vantagem do comportamento tico, possvel que busquem sua orientao, nas leis naturais. uma mxima do convvio social: ao desfrute de um direito deve corresponder, invariavelmente, o cumprimento de um dever. 11.

Numa sociedade efetivamente democrtica, as eleies significam que (A) a rotatividade ou a alternncia no poder executivo so condies de todo dispensveis. os governantes devem submeter periodicamente seu mandato ao aval dos eleitores que os escolheram. o lugar do poder transitoriamente ocupado por um representante escolhido pelos cidados. a escolha de um representante no depende, necessariamente, da vontade da maioria dos cidados. o poder governamental pertence ao ocupante de um cargo eletivo apenas durante a vigncia de seu mandato.

(B)

(C)

(B)

(D)

(C)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

10.

preciso, pois, desenvolver o ethos da nao, e para isso preciso tambm criar os cidados (...) A afirmao acima encontra equivalncia de sentido nesta outra redao, igualmente correta: (A) (B) preciso que sejam criados os cidados, quando se faz necessrio desenvolver o ethos da nao. Por conseguinte, para que seja desenvolvido o ethos da nao, ele torna imprescindvel a criao dos cidados. Tendo em vista a criao de cidados, ser necessrio o desenvolvimento do ethos da nao. onde se deseja desenvolver o ethos da nao que se torna preciso criar os cidados. Desde que se desenvolva o ethos da nao, tambm assim se desenvolver a criao dos cidados.

_________________________________________________________

12.

Deve-se depreender, da leitura do primeiro pargrafo do texto, que, numa democracia, (A) a delegao de poder soberana e, por isso mesmo, incondicional. a periodicidade das eleies depende de dispositivos governamentais. o essencial est em confiar o poder a quem se identifique com o mando. a revogao de um mandato significa a retirada de uma delegao. a representatividade de um governante se deve alternncia no poder. 3

(B)

(C)

(C) (D) (E)

(D)

(E)

TRT18-Portugus3

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo E05, Tipo 001


13. Atente para as seguintes afirmaes: 17.

I. A existncia de situao e oposio numa


sociedade um fator necessrio e suficiente para qualific-la como democrtica.

O verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase: (A) (B) preciso que se ...... (conferir) s eleies muito mais que uma importncia circunstancial. O justo enfrentamento de todas as situaes de conflitos sociais ...... (constituir) uma das caractersticas da democracia. As divergncias que ...... (costumar) haver numa sociedade dividida alcanam expresso poltica numa democracia. No se ...... (atribuir) s manifestaes eleitorais o sentido maior de um sistema democrtico. No ...... (dever) satisfazer a um cidado, numa democracia, apenas os direitos que lhe cabem como eleitor.

II. O objetivo maior de um sistema democrtico est


em produzir uma sociedade igualitria e homognea, imune s divises internas.

III.

As tenses sociais, expressas publicamente num regime democrtico, so inerentes prtica da verdadeira democracia.

(C)

Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 14.

(D) (E)

III. II e III. I. II. I e II.

_________________________________________________________

18.

_________________________________________________________

Esto corretos o emprego e a flexo das formas verbais na frase: (A) (B) Quem se desavir com a democracia haver, mais cedo ou mais tarde, de pagar o preo caro da tirania. O que mais nos apraz numa democracia a confiana de que ela nos imbue para lutar por nossos direitos. preciso que os consensos que advierem da prtica democrtica no arrefeam o esforo de aprimoramento do processo poltico. A democracia nos provm de meios para lutarmos no apenas por nossos direitos, mas pelos dos indivduos que o sistema no previlegia. Se os ganhos da luta democrtica no contemplarem e satisfazerem a todos os cidados, estar sendo alcanada uma vitria apenas parcial.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de um segmento do texto em: (A) (B) (C) (D) (E) a mera rotatividade de governos = a vulgar alternativa de mando. comunidade una e indivisa = grupo social coeso e indecomponvel. considera o conflito legtimo e legal = arbitra o dilema como justo e bem constitudo. regulamentao jurdica formal = incorporao legal e literal. so sujeitos de direitos = so cidados que observam a lei.

(C)

(D)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

15.

O dinamismo prprio de uma democracia revela-se, sobretudo, quando (A) (B) (C) (D) (E) a maioria dos cidados faz representar-se como comunidade orgnica. se formaliza juridicamente o direito liberdade e igualdade. se batalha pelo consenso de idias entre os detentores de direitos. a minoria submete aprovao da maioria a legitimidade de seus direitos. ocorre a luta dos cidados para que seus direitos sejam garantidos.

19.

preciso corrigir a redao da frase: (A) (B) Prefiram-se as falhas da democracia s supostas vantagens de qualquer outro regime poltico. Os ideais por que lutam os cidados costumam ser mais claros do que as razes por que se abstm de lutar. A estagnao social e o conformismo do povo constituem entraves ao processo de amadurecimento da vida poltica. Sempre haver os que imaginam a democracia sendo um regime pelo qual s contam os votos da maioria. Os conflitos sociais so penosos, mas no deixam

(C)

(D)

(E)

ficar na sombra as injustias e as desigualdades. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 16. Igualdade e liberdade so conceitos que 20. (A) (B) (C) (D) (E) definem, por si mesmos, a essncia de um sistema democrtico. devem ser tomados para alm do que aparentemente significam. descrevem o carter esttico de uma verdadeira democracia. estabelecem entre si uma relao dinmica de causa e efeito. indicam a superao das contradies de uma democracia. As eleies so importantes, mas no se empreste s eleies um valor absoluto, ainda que muitos ainda vejam as eleies como finalidade ltima do processo democrtico, sem falar nos que consideram as eleies uma aborrecida obrigao. Evitam-se as viciosas repeties do texto acima substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) 4 se lhes empreste se as empresta se empreste-lhes - as vejam - as vejam - as consideram - lhes consideram

- vejam-nas - lhes consideram

se empreste a elas - lhes vejam - as consideram se lhes empreste - vejam-lhes - consideram elas
TRT18-Portugus3

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo E05, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. O endereo de memria 3510, no sistema decimal, corresponde ao hexadecimal (A) (B) (C) (D) (E) 22. 5FA. 15F. D87. DB6. 41D. 27. So dois conceitos utilizados modelos orientados a objetos: (A) (B) (C) (D) (E) 28. fluxo de dados e herana. entidade externa e classe. mtodo e polimorfismo. seleo e processo. depsito de dados e relacionamento. especificamente nos

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Se um programa aponta para um endereo de registrador com deslocamento zero representado pelo hexadecimal de mais baixa ordem B7, seu correspondente binrio (A) (B) (C) (D) (E) 1101011. 10110111. 10110110. 1111011. 10100111.

O acesso aos atributos e operaes das classes somente por intermdio de servios (mensagens) que conhecem suas interfaces uma proteo garantida (A) (B) (C) (D) (E) pela sub-classe. pela herana. pelo balanceamento. pela agregao. pelo encapsulamento.

_________________________________________________________

29.

_________________________________________________________

Na associao entre classes, o nmero de instncias de uma classe que pode se relacionar com outra definido (A) (B) (C) (D) (E) unicamente pela quantidade de objetos contidos na classe-me. nas operaes das classes. nos atributos das classes. pela multiplicidade. pela quantidade de caractersticas mutuamente

23.

Dentre os mtodos para construo de algoritmos, o Cartesiano aquele que segue o princpio de (A) (B) (C) (D) (E) dividir para conquistar. primeiro que entra, primeiro que sai. planejamento reverso. pseudo-linguagem. primeiro que entra, ltimo que sai.

herdadas. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 24. rvore AVL balanceada em altura significa que, para cada n da rvore, a diferena entre as alturas das suas subrvores (direita e esquerda) sempre ser (A) (B) (C) (D) (E) 25. menor ou igual a 2. igual a 0 ou 1. maior que 1. igual a 1. igual a 1, 0 ou 1. 31. 30. So dois tipos de relacionamento todo-parte: (A) (B) (C) (D) (E) agregao e composio. generalizao e composio. generalizao e especializao. composio e dependncia. especializao e agregao.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

No espectro que representa os tipos possveis de coeso entre tarefas que se relacionam em um mdulo, a mais INDESEJVEL a (A) (B) (C) (D) (E) temporal. seqencial. coincidental. funcional. comunicacional.

Em um diagrama de classes, considere que Seguridade e Imveis herdam caractersticas de Ativos. A classe ItemSuportado super-classe de Imveis mas no de Ativos. Nesse cenrio, o relacionamento geral em que se envolve Imveis caracteriza-se por (A) (B) (C) (D) (E) ocultao. herana mltipla. dependncia. polimorfismo. composio.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

26.

No projeto de mdulos adequadamente estruturados deve-se (A) (B) (C) (D) (E) evitar o baixo acoplamento. evitar escopo de efeito de um mdulo fora de seu escopo de controle. evitar a coeso funcional. adotar o acoplamento por contedo. adotar a coeso lgica.

32.

Considerando que a especificao dos requisitos pode no ser completa durante o estgio de Anlise de Requisitos, em razo da imaturidade de conhecimento de clientes e desenvolvedores, recomendvel que a anlise e modelagem dos requisitos tenham uma abordagem (A) (B) (C) (D) (E) operacional, somente. bottom-up. conceitual, somente. iterativa. estratgica, somente. 5

TRT18-Anal.Jud-Tecnol.Informao-E05

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo E05, Tipo 001


33. Se em algum ponto de um Caso de Uso houver a necessidade de inserir incondicionalmente um cenrio contido em outro Caso, deve-se usar o relacionamento de dependncia estereotipado como (A) (B) (C) (D) (E) 34. <<realize>>. <<extend>>. <<generalize>>. <<enumeration>>. <<include>>. 38. Gerenciamento de configurao e Gerenciamento de mudanas so processos de gerenciamento de servios de TI do tipo denominado Processos de (A) (B) (C) (D) (E) 39. Relacionamento. Resoluo. Liberao. Controle. Entrega de servios.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Atividade, Caso de Uso e Componente so diagramas da UML 2.0 classificados, respectivamente, no mbito (A) (B) (C) (D) (E) comportamental, comportamental e comportamental. comportamental, estrutural e estrutural. comportamental, comportamental e estrutural. estrutural, comportamental e estrutural. estrutural, estrutural e comportamental.

O processo Gerenciamento de configurao deve prover um modelo lgico da infra-estrutura de TI para identificar, controlar, manter e verificar as verses somente (A) (B) (C) (D) (E) dos componentes de hardware. dos componentes de software. dos itens de configurao. dos itens de documentao. das linhas de base (baselines).

_________________________________________________________

40.

_________________________________________________________

35.

Na notao original da UML 2.0, os smbolos + (mais) e # (jogo da velha), antecedendo as operaes de uma classe, caracterizam tais operaes, respectivamente, como (A) (B) (C) (D) (E) pblica e protegida. protegida e privada. pblica e privada.

Antes de iniciar qualquer implementao de mudana no ambiente de produo de TI devem ser consideradas as tarefas de (A) (B) (C) (D) solicitao, priorizao, aprovao e programao da mudana. solicitao, priorizao e aprovao da mudana, apenas. solicitao, aprovao e programao da mudana, apenas. solicitao, priorizao e programao da mudana, apenas. priorizao, aprovao e programao da mudana,

pacote e protegida. pblica e pacote. (E)

apenas. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 36. Uma sistemtica para construo da arquitetura do software enquanto, ao mesmo tempo, conduz ao descobrimento de erros associados s interfaces a estratgia de teste de software denominada de (A) (B) (C) (D) (E) sistema. unidade. validao. arquitetura. integrao. 41. Para assegurar que no ocorrer qualquer impacto adverso nos sistemas em produo e um mnimo impacto aos usurios, em um processo de gerenciamento de mudanas, deve ser considerado um grupo de tarefas denominado (A) (B) (C) (D) (E) 42. programao da mudana. comunicao da mudana. coordenao da mudana. colaborao na mudana. priorizao da mudana.

__________________________________________________________________________________________________________________

37.

NO se trata de uma categoria de erros encontrados por meio de teste caixa-preta: (A) (B) (C) (D) (E) Conjunto bsico de caminhos de execuo. Funes incorretas ou omitidas. Acesso base de dados externa. Comportamento ou desempenho. Iniciao e trmino.

Dadas uma faixa de endereos IP 202.172.172.xxx e a mscara de sub-rede 255.255.255.240, o endereo IP da estao 3 na rede 12 ser: (A) (B) (C) (D) (E) 202.172.172.15 202.172.172.60 202.172.172.123 202.172.172.195 202.172.172. 240
TRT18-Anal.Jud-Tecnol.Informao-E05

www.pciconcursos.com.br

MODELO Caderno de Prova, Cargo E05, Tipo 001


43. Em uma rede de computadores, um backbone colapsado 46. Antes do Oracle terminar uma transao deve acontecer explicitamente uma operao de (A) (B) (C) (D) (E) 47. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) commit ou savepoint, apenas. commit ou rolling back, apenas. commit ou rolling forward, apenas. rolling back ou rolling forward, apenas. commit, rolling back, rolling forward ou savepoint.

I.

faz todo o controle da rede por meio de um ponto central, roteador ou ponte, que poder atender a diversos hubs departamentais. ou ponte que enderea os pacotes de dados entre os segmentos de origem e de destino.

II. possui, para cada hub departamental, um roteador

III. possui um hub central que distribui os segmentos


de rede para um roteador ou ponte que enderea os pacotes de dados entre as origens e os destinos.

_________________________________________________________

A estrutura de controle Iterao pode ser utilizada em PL/SQL com os comandos (A) (B) (C) (D) LOOP, CASE-LOOP, WHILE-LOOP e FOR-LOOP. LOOP, CASE-LOOP e WHILE-LOOP. LOOP, CASE-LOOP e FOR-LOOP. CASE-LOOP, WHILE-LOOP e FOR-LOOP. LOOP, WHILE-LOOP e FOR-LOOP.

I. I e II. I e III. II.

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

II e III.

48.

44.

Se o tipo relacionamento entre duas entidades de um MER for um-para-um, um-para-muitos ou muitos-paramuitos, ser exigida, respectivamente, (A) chave estrangeira em uma das entidades, chave estrangeira na entidade da direo um ou tabela extra. chave estrangeira em uma das entidades, chave estrangeira na entidade da direo muitos ou tabela extra. chave estrangeira em uma das entidades, chave estrangeira nas duas entidades ou tabela extra. tabela extra, chave estrangeira na entidade da direo muitos ou chave estrangeira nas duas entidades. tabela extra, chave estrangeira na entidade da direo um ou chave estrangeira em uma das entidades.

Prover uma orientao e apoio da direo para a segurana da informao, de acordo com os requisitos do negcio e com as leis e regulamentaes pertinentes, um objetivo de controle obtido por meio (A) (B) (C) (D) (E) do documento da poltica de segurana da informao. da organizao interna da segurana da informao. do comprometimento da direo com a segurana da informao. da coordenao da segurana da informao. de acordos de confidencialidade.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

49.

A gesto de mudanas e a segregao de funes so controles, dentre outros, que objetivam (A) (B) manter a integridade e a disponibilidade da informao e dos recursos de processamento. assegurar que funcionrios, fornecedores e terceiros estejam conscientes das ameaas para reduzir o risco de erro humano. garantir a operao segura e correta dos recursos de processamento da informao. detectar atividades no autorizadas de processamento da informao. assegurar acesso de usurio autorizado e prevenir acesso no autorizado a sistemas de informao.

(E)

_________________________________________________________

45.

Dadas as tabelas abaixo com os respectivos atributos, sendo chave os atributos grifados:

(C) (D) (E)

I. PEDIDO (num-ped, data-ped, total-ped, cod-cliente,


nome-cli, endereo-cli)

II. ITEM (num-ped, cod-produto, qtde-prod, preo-total) III.


PRODUTO (cod-produto, nome-prod, preo-unitrio)

_________________________________________________________

50. Encontra-se na 3FN o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I, apenas. II, apenas. III, apenas. II e III, apenas.

Considere quatro categorias: rea de nfase; Abordagem; Grau de envolvimento de usurios e Variedade dos grupos de suporte. Cada categoria em um projeto de continuidade dos negcios ser representada, respectivamente, por Empresa; (A) (B) (C) (D) (E) Reativa; Mnimo e Pouca. Reativa; Extensivo e Pouca. Proativa; Mnimo e Diversa. Proativa; Extensivo e Diversa. Proativa; Mnimo e Pouca. 7

TRT18-Anal.Jud-Tecnol.Informao-E05

www.pciconcursos.com.br

You might also like