You are on page 1of 11

Declarao de Princpios

Correspondendo aos apelos de amplas correntes da opinio pblica, ainda politicamente desmobilizadas para as grandes tarefas da construo de um Portugal novo; Congratulando-se com os espaos de Liberdade, de participao e de responsabilidade cvica que os militares do 25 de Abril vieram oferecer aos portugueses; Reivindicando a necessidade de se construir, em Portugal, um tipo de sociedade inspirada nos melhores valores democrticos e humanistas da Europa Ocidental e, capaz de corresponder aos verdadeiros anseios de todos e cada um dos portugueses;

Abrindo-se a todos os democratas do centro-esquerda e do centro-direita que se sintam solidrios nas tarefas que ser necessrio levar a cabo para a construo de tal sociedade;

CRIADO O PARTIDO DO CENTRO DEMOCRTICO SOCIAL C.D.S.

Ao apresentar-se na cena poltica, este partido sada as vrias organizaes partidrias ou cvicas j lanadas, manifestando-se disposto a um dilogo fecundo com todas elas, e declara-se aberto desejvel colaborao com as que, sinceramente identificadas com o 25 de Abril, se proponham construir para Portugal um futuro de paz, liberdade e democracia social, no mbito da plataforma centrista. O C.D.S. representa, em primeiro lugar, os portugueses que esto dispostos a lutar pela consagrao, em Portugal, do humanismo personalista, sustentando a necessidade imperiosa de se concretizarem, na nossa vida colectiva, as exigncias do progresso, em todas as suas formas.

1.

O C.D.S. representa, em primeiro lugar, os portugueses que esto dispostos a lutar pela consagrao, em Portugal, do humanismo personalista, sustentando a necessidade imperiosa

1 / 11

Declarao de Princpios

de se concretizarem, na nossa vida colectiva, as exigncias do progresso, em todas as suas formas.

;Defendemos o humanismo personalista porque ele , mais do que qualquer outra ideologia, o melhor caminho atravs do qual se procura combater a explorao e a opresso do homem pelo homem. Pois estas no so apenas as que resultam da organizao econmica e social dos meios de produo: O homem explorado quando se sente asfixiado pelo aparelho burocrtico do Estado; O homem oprimido quando, por qualquer modo, lhe vedada a liberdade interior, ou a abertura ao transcendente espiritual; O homem oprimido quando a sua vida privada no decorre com a necessria intimidade; O homem explorado, a qualquer nvel, quando sujeito ao exerccio tirnico da autoridade ou a imposies abusivas de minorias activistas; O homem explorado quando a sua conscincia de pessoa abafada pelas massas ou objecto de manipulaes da sociedade de consumo. Contra todas as formas de explorao e de opresso, urge lutar, mobilizando as mltiplas conquistas do progresso, com vista a uma nova tica da vida em colectividade.

( Declarao de Princpios do CDS foi apresentada em Lisboa, em 19 de Julho de 1974)

2.

O C.D.S. representa, simultaneamente, todos os portugueses que desejam para o nosso Pais um sistema democrtico de vida capaz de conduzir reduo acelerada das desigualdades sociais existentes, a um rpido progresso econmico e social e a uma ampla e efectiva participao de cada um nas diferentes manifestaes da nossa vida colectiva.

2 / 11

Declarao de Princpios

2.1

O sistema democrtico de vida que nos propomos o da democracia pluralista em vigor nos pases ocidentais, caracterizado pela garantia das liberdades individuais e pela participao de todos na vida poltica e na gesto dos interesses comunitrios a todos os nveis.

Pretendemos a diversidade dos partidos, dos sindicatos e das associaes de base: no aceitamos nenhuma espcie de partido nico ou qualquer ideologia, da direita ou da esquerda, que a ele, possa levar.

Pretendemos a democracia, o liberalismo poltico, a tolerncia ideolgica, o Estado de Direito; recusamos toda a espcie de totalitarismo ou de ditadura, seja do proletariado ou da burguesia, e rejeitamos o desrespeito das minorias ou qualquer forma de discriminao contra os direitos dos cidados.

Pretendemos, enfim, uma sociedade livre, humana, responsvel. No aceitamos fazer frente comum com cidados que perfilhem concepes burocrticas ou autoritrias da organizao social, ou esquemas colectivistas que, por alguma forma, comprometam a liberdade -dos trabalhadores e -do povo, em geral.

Pretendemos uma sociedade pluralista, e no uma sociedade monoltica ou superplanifcada. O Pas monoltico que o 25 de Abril veio revolucionar ter de ser substitudo pelo Pas da participao, da criatividade, da iniciativa e da descentralizao.

2.2

3 / 11

Declarao de Princpios

O Pas monoltico que o 25 de Abril veio revolucionar ter de ser substitudo pelo Pas da participao, da criatividade, da iniciativa e da descentralizao.

Para isso lutaremos pela consolidao das liberdades democrticas, como impe o Programa do Movimento das Foras Armadas; Daremos uma altssima prioridade educao, cultura, investigao e formao profissional;

Pugnaremos pela introduo de profundas reformas na Administrao Pblica e na vida das empresas, que permitam a cada trabalhador, a cada portugus, participar plenamente em todos os campos da vida colectiva;

Defendemos a racionalizao que um planeamento aberto, participado e flexvel, pode assegurar.

2.3

S assim se criaro possibilidades de lutar pela dignidade da pessoa humana na concretizao do princpio da igualdade efectiva de oportunidades. A reduo acelerada das desigualdades sociais no pode ser assegurada seno mediante o respeito por cada indivduo concreto, por cada um dos portugueses. No se pode fazer com base no ideal fascista da Nao abstracta, nem com base no ideal marxista da Classe messinica.

Defendemos que, num Pas marcado por grandes injustias, as desigualdades sociais tm de ser vigorosamente combatidas. Por isso propomo-nos lutar pela recuperao intensiva dos atrasos de que sofrem amplas camadas do povo portugus, designadamente atravs de uma poltica de salrios e rendimentos mnimos, de uma elevada justia fiscal e de adequados e eficazes sistemas de segurana social, de sade, habitao e transportes colectivos.

4 / 11

Declarao de Princpios

Preconizamos, em especial, uma particular intensidade de esforos prioritrios conducentes organizao de um servio nacional de sade, que proporcione cuidados mdicos tendencialmente gratuitos a tolda a populao que deles carea, sem prejuzo da existncia paralela da clnica privada e do exerccio livre da medicina.

Para que os pobres deixem de ser pobres defendemos que o Estado intervenha decididamente nos mecanismos de acesso propriedade e de distribuio da riqueza, procurando, ao mesmo tempo, que esta cresa com um novo dinamismo. E toda a colectividade tem de estar responsabilizada na obteno deste dinamismo para a economia nacional que urge promover, de modo eficaz, em termos de progresso acelerado.

O C.D.S. representa, tambm, todos os portugueses que defendem uma nova concepo da iniciativa privada, com base no aprofundamento da solidariedade nacional e da fraternidade social.

3.1

A nova concepo da iniciativa privada que pretendemos a de uma iniciativa alargada a todos os cidados. No aceitamos que o poder de iniciativa possa apenas pertencer ao Estado porque o Estado no , como entidade, necessariamente melhor, nem mais talentoso, nem mais imaginativo, que a soma dos seus agentes, e estes so portugueses como os restantes.

5 / 11

Declarao de Princpios

No aceitamos que os particulares que j so proprietrios ou detentores do capital, designadamente os grandes grupos econmicos, monopolizem a capacidade de iniciativa em qualquer sector da vida social.

No aceitamos que as responsabilidades dos corpos intermdios no mbito da famlia, do ensino privado, da administrao pblica e da economia sejam anuladas ou sequer iludidas por falta de estmulo ou de proteco.

No aceitamos que os trabalhadores, que todos os portugueses no tenham possibilidades de exprimir e exercitar a sua coragem, o seu talento, a sua imaginao, por falta de liberdade real de iniciativa. Pretendemos, sim, uma iniciativa privada responsvel e entendida na sua funo social, ao servio de todos e no como privilgio de alguns.

3.2

Porque combatemos todas as formas de concentrao de poder susceptveis de introduzir graves desequilbrios na vida colectiva, pretendemos implantar novas formas de solidariedade nacional.

Defendemos o robustecimento da autoridade do Estado de Direito, e isso exigir, no s o funcionamento democrtico das suas instituies representativas, como a completa reforma da Administrao Pblica central e local.

6 / 11

Declarao de Princpios

Defendemos que a autoridade do Estado se exera no sentido de evitar a subordinao dos interesses gerais ou colectivos aos interesses particulares ou individuais. A nacionalizao dos sectores da economia no sujeitos lei da concorrncia nacional ou internacional, ou o controlo pblico das situaes monopolistas, so consequncias imediatas desse princpio. ainda seu corolrio a interveno do Estado em sectores econmicos onde a presena dele, designadamente atravs de empresas de economia mista, possa exercer um efeito salutar de promoo de iniciativas ou de sujeio a critrios de interesse social.

Daquele princpio decorre tambm a necessidade de se suprimirem todos os condicionalismos e restries que embaracem o desenvolvimento, substituindo-os por adequados estmulos que alarguem as possibilidades de iniciativa econmica dos cidados, no mbito dos objectivos colectivamente definidos.

3.3

A par disso dever-se-o abrir caminhos para a criao de um novo contrato social radicado num mais apurado sentido comunitrio da vida portuguesa.

Defendemos uma compreenso social da vida econmica que conduza proteco dos pequenos comerciantes, industriais e agricultores, estimulando-se ao mximo o seu associativismo de base, a criao de cooperativas de produo e distribuio e o necessrio apoio dos poderes pblicos.

Defendemos um sentido comunitrio que permita entender a vida econmica, no como um fim em si, em torno do qual gire toda a sociedade, mas como um meio, ao servio do homem, que permita o trabalho, a expanso da personalidade a solidariedade no progresso social e o acesso generalizado e individual propriedade.

7 / 11

Declarao de Princpios

Defendemos uma poltica econmica que no conduza criao de um neo-capitalismo materialista como substituto de um capitalismo liberal, que nem sequer chegou autenticamente a existir no nosso Pas.

Defendemos uma poltica que em vez de conduzir proletarizao de todos os cidados, faa de cada trabalhador tambm um proprietrio. Lutaremos, em suma, por um salrio mais justo e digno e por uma maior co-responsabilizao participao e humanizao na vida econmica, social e cultural.

O C.D.S. representa, tambm, todos os portugueses que desejem construir, na dignidade, a paz dos territrios africanos, e, na cooperao, uma nova posio de Portugal no Mundo.

4.1

A construo da paz em frica passa pelo reconhecimento prvio do princpio da autodeterminao, com todas as suas consequncias.

No podemos aceitar a soluo da questo ultramarina por via militar, mas defendemos a possibilidade de utilizar frmulas diferenciadas de territrio para territrio quanto ao exerccio do princpio da autodeterminao.

8 / 11

Declarao de Princpios

As populaes dos territrios de alm-mar tero de decidir sobre o seu futuro, de forma independente. E, ao faz-lo, devero poder contar com o apoio de Portugal no sentido de se evitar qualquer surto neo-colonialista, ou qualquer forma de genocdio, bem como no de garantir os direitos das minorias.

Defendemos, entretanto, a preservao dos laos culturais que a Histria forjou e a manuteno de relaes econmicas especiais, seja qual for o destino poltico que cada territrio escolher. Estaremos dispostos a participar, com lealdade e sem paternalismos, em tudo quanto favorea a criao de um slido bloco cultural de expresso lusada e o fortalecimento de relaes tcnicas e cientficas teis ao desenvolvimento dos territrios africanos.

4.2

Pela sua posio na Europa, defendemos que Portugal se organize de forma acelerada com vista integrao no Mercado Comum.

Pela sua posio no Atlntico, defendemos que Portugal funcione como placa giratria entre espaos geo-econmicos e culturais diferenciados, como a Comunidade Econmica Europeia, o Brasil, e os Estados africanos de raiz lusada. Pela sua posio em relao Repblica Popular da China, sedimentada em Macau, defendemos o imediato estabelecimento de relaes diplomticas entre Portugal e aquela Nao.

Pretendemos para o nosso Pas a continuidade das velhas amizades, em especial com o Reino Unido, a Frana e os Estados Unidos da Amrica, o restabelecimento de relaes com os pases rabes e o reforo das j existentes com a Amrica Latina, de forma muito particular com o povo brasileiro.

9 / 11

Declarao de Princpios

Pretendemos, em geral, para o nosso Pas, o lanamento de novas bases de cooperao com todos os povos, na linha j encetada com os pases do Leste Europeu.

O C.D.S. prope-se representar todos os portugueses que desejam para Portugal um Governo democrtico, responsvel, dinmico e eficiente; Um Governo com o qual a maioria do Pas se sinta identificada; Um Governo centrista com sentido do equilbrio dinmico independente do poder econmico e das presses estrangeiras; Um Governo capaz de governar na ordem democrtica; Um Governo com estadistas, que, pela honestidade, capacidade e esprito de dilogo interprete autenticamente o mandato poltico que o voto popular lhe confira, sinceramente aberto ao controlo e fiscalizao dos seus actos pelos restantes rgos da soberania e pela opinio pblica.

O C.D.S. representa os portugueses que desejam para Portugal um Governo apto para executar um programa e no apenas para o propor;

Um Governo que, na prtica, saiba defender intransigentemente as liberdades cvicas, a liberdade religiosa, a igualdade social do homem e da mulher, os direitos das minorias;

Um Governo que saiba reconhecer, sem complexos de inferioridade, o atraso econmico, cultural e social de Portugal, para agir com base na nossa situao concreta e no atravs da cpia superficial de figurinos estrangeiros, ou da irresponsvel tentativa ele implantao de

10 / 11

Declarao de Princpios

modelos sociais indefinidos e utpicos. Perante o Pas, o C.D.S. compromete-se, se lhe for dado mandato pelo Povo Portugus, a colaborar num Governo com as caractersticas indicadas, designadamente com personalidades vlidas de outras filiaes partidrias ou independentes, e a lutar, intransigentemente, pela execuo de um programa que tenha como fundamento os princpios da presente Declarao.

Em Portugal, e nas presentes circunstncias, histricas, o C.D.S. afirma a sua adeso ao carcter personalista do 25 de Abril, manifesta a sua lealdade aos rgos responsveis pela garantia do Programa do Movimento das Foras Armadas e confia na adeso de grandes parcelas do povo portugus, cujos desejos e aspiraes, livremente expressos e conscientemente participados, se prope exprimir, defender e construir.

O Partido do Centro Democrtico Social espera sinceramente ao centro, na democracia e pela justia social demonstrar aos portugueses e ao mundo que uma Revoluo se pode fazer na paz.

Lisboa, 19 de Julho de 1974

11 / 11

You might also like