You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE SALVADOR UNIFACS BACHARELADO EM SERVIO SOCIAL SARA MICHELE DE SOUZA MACEDO

ANTROPOLOGIA CULTURAL Reflexo sobre o homem e a sua Cultura

SANTO ANTNIO DE JESUS 2011

UNIVERSIDADE SALVADOR UNIFACS BACHARELADO EM SERVIO SOCIAL SARA MICHELE DE SOUZA MACEDO

ANTROPOLOGIA CULTURAL Reflexo sobre o homem e a sua Cultura

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovao na disciplina de Antropologia do Curso de Servio Social da UNIFACS sob acompanhamento, da Prof Karen Sasaki e da tutora Prof. Renata Rose Costa dos Santos.

SANTO ANTNIO DE JESUS 2011

INTRODUO
Entende-se que Antropologia busca entender o homem, sua origem, evoluo e costumes, o despertar do seu prprio eu e a autoanlise do mesmo sobre a sociedade na qual est inserido. Compreende-se que cada sociedade apresenta diversas caractersticas como: costumes, crenas, cultura, produes artsticas e intelectuais. Estudos antropolgicos possibilita entender o comportamento entre homens, o surgimento de diferentes costumes e modos de vida vividos pela espcie humana, dando-lhe, um carter cientifico para contribuir com a incluso e interferncia do mesmo no meio em que vivi. Os Antroplogos so estudiosos que desenvolveram mtodos para explicar o funcionamento da Cultura. No entanto os antroplogos estudam as diferenas culturais dos povos, tendo como exemplo: costumes, religio, comportamento entre outros. A estrutura fsica e a evoluo do homem fazem parte dos temas estudados pelos mesmos, e utilizado por eles, como fonte de pesquisas. Alguns antroplogos contribuem para o entendimento da cultura, como Herskovits que conceitua antropologia como um grupo de ideias e fenmenos culturais. Bronidlaw Malinowski conclui que a antropologia como uma cincia.

Antropologia Cultural A Antropologia Cultural est interessada em estudar o homem em sua dimenso cultural. O conceito antropolgico aborda a aceitao de diversos tipos de culturas, sendo compreendida como um grupo de comportamentos distintos. Sabe-se que cultura um conjunto de atitudes, comportamentos, crenas, e varias outras aptides adquiridas pelo homem. Segundo Ralph Linton, autor do livro Uma introduo a antropologia, afirma que cultura de qualquer sociedade resulta na soma e organizao de ideias, ao emocional de comportamento, que seus integrantes absorvem pela instruo ou pela imitao de que todos em maior ou menos grau participam. Os conceitos de Malinowski define antropologia como cincia, afirmando que as culturas so entendidas dentro de uma lgica prpria. Para determinar

qualquer cultura de fundamental importncia abstrair as personalidades dos diversos tipos de sociedade. O mundo cultural do individuo, tem uma abrangncia muito grande que envolve o mundo natural. necessrio ressaltar que apesar das evolues pelas quais o mundo passa, a cultura tem a capacidade de permanecer intacta e so passadas aos descendentes como uma memria coletiva. valido salientar que ao nascermos j encontramos toda cultura formada, no sendo necessrio criar um idioma, uma economia, uma lngua, ou uma politica, tudo j funciona e est apto a satisfazer as necessidades bsicas do meio social, onde acaba sendo determinada a maneira de ser de cada um. O homem completamente dependente de sua cultura, o segredo do sucesso das invenes da tecnologia est na capacidade de transmitir a cultura de gerao a gerao. Entrevista 1: Entrevistado: Ronaldo dos Santos Uzda: (Enfermeiro) O que cultura? D exemplos.

Cultura um grupo de smbolos, valores e formas que atraem modos de fazer e agir. Qual a importncia da cultura na vida em sociedade? Cultura identifica uma sociedade. Identifica e diferencia. Ela est associada ao tempo e ao lugar, desse modo est sempre em movimento, assimilando novos valores, desapropriando-se de outros, num processo constante de reelaborao, sendo de fundamental importncia na vida do homem. O que diferencia uma cultura da outra? Os modos de agir, fazer, o pensar da sociedade, religio, comidas etc. Entrevista 2: Entrevistada: Paula Silva (Administradora)

O que cultura? D exemplos Cultura um conjunto que constituem o mundo que cerca o individuo, ou seja, a sociedade. Esse conjunto engloba uma rede de diversos aspectos, como valores, leis, lnguas, moral, crenas, entre outras.

Qual a importncia da cultura na vida em sociedade? A cultura colabora para um melhor relacionamento em sociedade, ela caracteriza diferentes tipos de sociedade.

O que diferencia uma cultura da outra? O Saber, crenas, linguagem, arte, economia, alimentao, organizao social entre outros.

CONCLUSO No entanto, pode-se concluir que Antropologia a construo e a cooperao das identidades, ou seja, dos mecanismos que fazem do outro, ser quem e como , alm do crescimento do mecanismo pelas quais o comportamento, o sentimento e as aes, permitem que essas formas se tornem indispensveis. Dessa Forma fica explcito que cada indivduo constri sua formao cultural no decorrer da sua trajetria de vida. Sendo assim, nenhum ser humano, possui a capacidade de construir seu conceito cultural e social sozinho, pois, o ser primitivo desenvolveu a necessidade de se relacionar com o outro, de forma em que a cultura fosse tornando-se um processo constante e indispensvel na vida do homem.

REFERNCIAS
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introduo cincia sociedade/Cristina Costa. 3. ed.rev e ampl. So Paulo: Moderna, 2005. da

GOLDTHORPE, J. E. Sociologia e antropologia social: uma introduo. Rio de Janeiro: zahar, 1977. LARAIA, Roque de Barros, Cultura um conceito antropolgico, 14 edio, editor Jorge Zahar, Rio de Janeiro. LVI STRAUSS, Claude: Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967. Antropologia. O que significado da palavra, temas estudados e antroplogos famosos. 10/03/2011, s 02h00min hs. Disponvel acesso em: em http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/antropologia.htm,

You might also like