You are on page 1of 9

Fermentao anaerbia em biodigestores integrados com dejetos humanos e pequenos animais em propriedades rurais, para gerao de biogs e biofertilizante.

Biosistemas Integrados

Nosso projeto, procura demonstrar, como uma das alternativas, a produo de biogs com o uso de esgoto sanitrio e dejetos de pequenos animais. Para essa produo de biogs, usaremos a biomassa j citada, que aps passar por um processo de fermentao anaerbico, alm da produo de biogs, far o tratamento ecologicamente correto de seus resduos. Assim estaremos utilizando uma nova fonte de energia, com a vantagem de ser renovvel. Nosso objetivo reverter essa energia obtida, em uma energia que possa ser til populao. Consequentemente trar outros benefcios, como o fim dos esgotos a cu aberto, acabando com o risco de emitir doenas perigosas a populao, alm do aproveitamento do biofertilizante gerado pela fermentao da biomassa para adubao em reas de reflorestamento, jardinagens, entre outros.
Significa a mudana no conceito de modelo produtivo, onde deixa-se de lado a forma linear de produo em que os resduos so considerados normais e parte-se para um sistema integrado onde tudo tem utilizao e pode ser reaproveitado como matria prima para um novo ciclo de produo. Esta reformulao conceitual anuncia uma nova revoluo onde a espcie humana busca imitar os ciclos sustentveis da natureza. Ao invs de esperar que a terra produza cada vez mais, deve-se aprender a fazer mais com o que a terra j produz : A utilizao total das matrias-primas, acompanhada do uso de energias renovveis, significa que a utilizao dos recursos terrestres podem ser mantidos em nveis de sustentabilidade.

Definio do Sistema
Toda forma de resduo orgnico animal ou vegetal pode ser tratada e re-inserida em novo ciclo, mas so as dejees humanas nas reas urbanas e os resduos de animais e da agricultura nas zonas rurais que melhor podem fazer uso do conceito de BSI. Processos O tratamento biolgico de dejeto humano est definido como processos naturais de purificao de guas servidas com a reciclagem de nutrientes para recuperao de reas degradadas, para agricultura e uso de energia renovvel (biogs) obtida no processo. Alguns aspectos desta tecnologia tm sido aplicados por sculos em muitas partes do mundo e esto sendo adaptados para solucionar os desafios de hoje, como a poluio das guas e a perda de solo frtil. Melhoramentos como tanques profundos e produo intensiva permitem um gerenciamento mais eficiente da terra, abrindo assim um nmero maior de usurios. Processados em biodigestores e filtros de contato, tanques de oxidao, sedimentao, aerao, peixes e macrfitas, os resduos, livres de carga poluente, so utilizados na criao de peixes e aves, e na adubao de flores e hortalias. O biogs utilizado para cozinhar. Esta tecnologia saneia o habitat humano, agrega valor a cadeia produtiva e preserva o meio ambiente, j que o tratamento devolve a gua ao rio em estado de balneabilidade, sem riscos de contaminao natureza.

Biossistemas Integrados: transformando esgoto em energia, vida e beleza

tags: Construo Civil por Gui Castagna ltima modificao Feb 04, 2009 05:08 PM Verso completa matria publicada na ltima edio da Revista Gea, publicado aqui por meio de uma parceria de troca de contedo. Enquanto nossos mopes governantes celebram a descoberta de novas reservas de petrleo no litoral, e multinacionais articulam lobbys bilionrios para aprovao do plantio de alimentos transgnicos e para construo de usinas nucleares, uma onda de projetos verdadeiramente sustentveis transformam esgoto e lixoorgnico em energia, adubo e alimento. Nesse novo caminho destaca-se O Instituto Ambiental (OIA), ONG sediada em Petrpolis (RJ) com equipes na Bahia e em So Paulo.

O OIA atua na pesquisa, aplicao e difuso dos biossistemas integrados sistemas biolgicos multifuncionais que realizam o tratamento de efluentes de forma simples e ecolgica, com baixo custo e baixo consumo de energia, alm de promover funes positivas durante o processo.

Nosso entrevistado acompanha o OIA desde sua fundao, em 1992, quando o OIA participou de um projeto local de biossistemas, com a participao dos laureados Jos Lutzenberger, o Lutz, do Professor George Chan, da Fundao ZERI, um dos responsveis pela interpretao moderna dos biossistemas, e do Professor Michael Braumgarten, da Universidade de Hamburgo, Alemanha. Filsofo por formao e educador comunitrio por excelncia, Valmir Fachini falou Revista Gea sobre seu trabalho e a importncia dos biossistemas.

Revista GEA: O que so e como funcionam os biossistemas integrados? De que forma eles podem colaborar na despoluio dos rios?

Fachini: Os biossistemas integrados so um conjunto de equipamentos implantados que tentam imitar os ciclos sustentveis da natureza e que reproduzem os grandes reinos: animal, vegetal, mineral, e moneras1. Os biossistemas fazem com que os resduos dos processos humanos de produo percam seu potencial poluidor ao longo das diferentes etapas de tratamento, produzem energia a partir da biomassa disponvel, e reciclam nutrientes para reaproveitamento na produo de vegetais e na recuperao de reas degradadas.

Em geral os biossistemas aplicados ao tratamento de dejetos humanos iniciam pela remoo do lodo. Em alguns projetos o lodo segue direto para biodigestores2 que o transformam em energia, e noutros segue para compostagem e vermicompostagem (minhocrio), para produo de adubo natural. Em seguida a gua segue por tanques de algas, que auxiliam na oxigenao do efluente, passam por zonas de razes que removem parte dos nutrientes, em particular nitrognio e fsforo. Onde existem reas disponveis, incluem-se tanques para criao de peixes e aves aquticas, aumentando a produo de protena animal. No final utilizamos plantas macrfitas3, que fazem uma excelente absoro adicional de nutrientes, e remoo de patgenos, o que acontece em virtude da alta concentrao bacteriana formada nas razes das plantas.

A grande disponibilidade de nutrientes permite o rpido crescimento das plantas, que so transformadas no final em energia, rao animal, ou adubo, utilizados na produo de alimentos e na recuperao de reas degradadas. J o efluente tratado disponibilizado com baixos nveis de nutrientes, podendo ser retornado ao ambiente seja na forma de irrigao, infiltrao ou mesmo diretamente a um rio, contribuindo assim para sua despoluio.

Revista GEA: Quais os princpios, objetivos, e vantagens da implantao de biossistemas integrados?

Fachini: Respeitar ao mximo os ciclos naturais, cuidar das pessoas e do ambiente atravs da reciclagem de nutrientes, produo de energia renovvel e da reeducao ambiental. Entre os objetivos principais est a difuso e a replicao de biossistemas integrados com capacitao de profissionais em cada regio onde o OIA tiver atuao. Pesquisar atravs de parcerias com instituies acadmicas, setores publico e privado, novas solues que venham aprimorar cada vez mais os aspectos tcnicos e otimizar os benefcios. As principais vantagens so a melhoria da qualidade de vida do ambiente e das pessoas que nele habitam, a qualidade da gua devolvida aos rios, lagos e mar em condies de balneabilidade com gerao de trabalho e renda e educao ambiental.

Revista GEA: Tendo como pano de fundo os objetivos de recuperao scioambiental de reas degradadas, como so definidas as etapas de cada biossistema?

Fachini: Resolver o problema do esgoto uma forma da comunidade iniciar outros processos de participao cidad. Depois de constatada a necessidade, os rgos que devem participar so acionados, como prefeituras, companhias de gua e esgoto e, se envolver pesquisa, as universidades locais. Depois dos oramentos aprovados, se

definem as equipes de trabalho, sempre incluindo o pessoal local. Isto fundamental para a posterior operacionalizao do biossistema.

Revista GEA: Seguindo no tema recuperao de reas degradadas, como se d o estabelecimento dos biossistemas junto s comunidades carentes ou tradicionais?

Fachini: A escolha das comunidades feita em vista das necessidades locais. Quando a solicitao parte de uma comunidade, buscamos parcerias para implantar o projeto. Os moradores participam das discusses desde o inicio, depois elegem quem vai atuar com trabalho remunerado na fase de implantao, e posteriormente decidem quem vai operar o sistema. O trabalho de educao ambiental deve ser contnuo em todas as etapas de implantao, seguindo durante a operao do projeto. Quando h produo, possvel que o operador execute suas tarefas em troca da produo. Assim o projeto torna-se sustentvel tambm na operao. Em projetos pequenos a famlia que cede a rea para implantao do sistema depois se beneficia pelo uso do biogs, por exemplo. Quando o projeto est em reas pblicas, sempre que possvel, o biogs destinado para um equipamento comunitrio como uma escola ou creche.

Fogo em escola rural na Nicargua usando biogs

Revista GEA: De que forma os biossistemas podem gerar um efeito positivo em ambientes socialmente degradados?

Fachini: A exuberncia da natureza por si s ajuda a recuperar os ambientes socialmente degradados. As comunidades empobrecidas em geral tm dificuldades no incio em aceitar que reas sejam destinadas ao saneamento porque percebem a carncia habitacional e de trabalho como prioridades. Mas depois que um biossistema integrado entra em funcionamento ela muda esta viso, e passa a compreender que uma rea verde, com lagos e criaes fazem parte das necessidades mais gerais e garante equilbrio social antes desconhecidos. Na maioria das comunidades, os biossistemas passam a ser o local de levar os visitantes dos moradores locais. onde fazem um passeio no final do dia ou no final da semana. Os pais gostam de levar os filhos para conhecer. De fato todos estamos reaprendendo a conviver em harmonia com o ambiente e tentando deixar de lutar contra ele. A luta contra o ambiente pela sobrevivncia ou para acumulao privada, s pode gerar cada dia mais desequilbrio e degradao.

Tanque de peixes em projeto de biossistema em Petrpolis/RJ

Revista GEA: Como a qualidade final do efluente tratado pelos biossistemas se compara com sistemas convencionais de tratamento?

Fachini: Esta uma comparao que no gostamos muito de fazer porque parece que estamos apregoando que somos melhores que outros. Mas o que de fato incentivamos que o saneamento ambiental seja visto como prioridade, faa parte da infra-estrutura de qualquer novo empreendimento, e no como mais uma obrigao. comum ver pessoas investindo milhes em suas propriedades e depreciando a necessidade de sanear adequadamente seu ambiente e mal fazem um sumidouro. Depois reclamam que o rio esta poludo, que a companhia cobra caro pelo servio de saneamento, mas podem fazer mais para melhorar tudo isso. A grande vantagem dos biossistemas sobre os sistemas convencionais , por um lado, o tratamento local mais prximo possvel da sua origem minimizando custos, a reciclagem de nutrientes que possibilitam o reuso dos mesmos na propriedade, ou em seu entorno, e o aproveitamento energtico na forma de calor para cozinhar e aquecer gua. Em reas de produo agrcola onde os resduos orgnicos so mais abundantes a produo de eletricidade um excelente benefcio. Em resumo, a descentralizao dos sistemas de saneamento so o principal beneficio. Quando possvel implantar todas as fases de um biossistema, o efluente final chega a mais de 95% de remoo para todos os parmetros, mas isto se pode atingir nos demais sistemas. O mais importante o reuso descentralizado dos benefcios.

Revista GEA: Ouvimos dizer que se o volume de gs produzido por sistemas descentralizados em toda a China fosse reunido, ele geraria o equivalente produo de cinco usinas de Itaipu. Este nmero faz sentido?

Fachini: Faz sim. Eles possuem hoje mais de 11 milhes de biodigestores instalados, e se considerarmos uma produo mnima de 1 m3 por famlia so 11 milhes de m3 dia de biogs, que multiplicado por 1.5 a 2 kW/m3 de biogs so em torno de 20 milhes de kW que so gerados diariamente, com a vantagem de que j se encontram distribudos de forma descentralizada. Temos que concordar que uma das grandes revolues do futuro energtica. A produo descentralizada pode gerar maior autonomia para as pessoas e a menor dependncia das grandes corporaes pode ajudar em outros processos libertrios individuais e coletivos.

Revista GEA: De que forma seria possvel integrar diferentes unidades descentralizadas de biotratamento, e quais as vantagens desta integrao? Existe alguma experincia neste sentido?

Fachini: As experincias com unidades descentralizadas de saneamento fazem parte dos estudos do PROSAB, de uma coleo de manuais da CETESB da dcada de 80, em So Paulo. Ou seja, existe uma concordncia entre os pesquisadores que esta modalidade vem de encontro s necessidades atuais. As vantagens desta integrao esto na possibilidade de minimizar os custos, mas sobretudo na possibilidade do reuso energtico local. Temos experincias bem recentes na Republica Dominicana, como uma indstria de caf. Os resduos produzem energia eltrica local para o beneficiamento de caf de exportao, e outra experincia em comunidades no alto das montanhas que juntam resduos humanos, de pequenos animais e do processamento local de caf, gerando biogs suficiente para consumo de 80% dos moradores da comunidade. Isto no possvel quando se utiliza somente dejetos humanos, mas com a integrao dos diferentes resduos a sim, o retorno bem mais significante.

Revista GEA: Quanto gs seria possvel gerar em uma casa com cinco moradores, por exemplo?

Fachini: Pela literatura, as estaes convencionais de tratamento de esgoto podem gerar de 5 a 20 litros de biogs por habitante por dia. Em nossa experincia prtica, onde o esgoto vem misturado com outras guas, a gerao gira entorno de 30 litros de biogs por pessoa por dia, e onde o esgoto vem separado de outras guas temos uma produo medida de 50 litros de biogs por pessoa por dia. Ento possvel gerar de m3 por dia de biogs por famlia. Parece pouco, mas isto permite uma chama queimando diariamente por 1 a 2 horas em queimadores de fogo domiciliar.

Revista GEA: Existe algum inconveniente na construo de biossistemas em reas urbanas?

Fachini: O que existe a dificuldade pela falta de espaos, mas isto vale no s para os biossistemas. A valorizao cada vez maior do m2 de reas urbanas desumaniza os ambientes e as pessoas, tornando catico o trnsito, o ar que se respira, aumentando o

stress de todo mundo, e finalmente tornando a vida mais cara para todos. O ideal que os espaos sejam previstos antes que os empreendimentos sejam implantados, e assim possamos manter as reas que possibilitem uma melhor qualidade de vida. No por acaso exatamente esse o conceito de saneamento ambiental proposto pela Organizao Mundial de Sade.

Revista GEA: Se uma casa de apenas cinco moradores gera tanto gs, imaginamos o potencial de um edifcio, seja ele residencial, ou comercial, ou at mesmo pblico. possvel construir biossistemas, ainda que em verses mais simples, em reas urbanas como So Paulo?

Fachini: Sempre possvel tratar uma grande parte do esgoto gerado o mais prximo da sua origem. Custa muito menos transportar gua previamente tratada do que esgoto no tratado. Os edifcios e condomnios, muitas vezes gastam valiosas somas com irrigao de jardins e aquecimento de gua. Tudo isto poderia ser poupado com tratamento e reaproveitamento local, destinando como efluente somente o que sobrar da gua tratada. Hoje o comum que se faa justamente o contrrio.

Revista GEA: Alm de receber os dejetos humanos, que outros materiais poderiam ser direcionados para o biotratamento? Qual a vantagem dessa adio?

Fachini: Alm do esgoto humano podem ser adicionados resduos de pequenos animais em reas urbanas e rurais. Em reas urbanas todo o descarte de sobras de frutas e vegetais pode ser usado para aumentar a produo de biogs, tanto triturado quanto na forma de gua mel que quando se deixa as sobras por algumas horas numa jarra com gua, e esta gua se envia depois para o biodigestor. Tambm a lavagem de utenslios de cozinha, desde que feito com sabo neutro, podem ser enviados para o biodigestor aumentando a produo de biogs. Ao contrrio do que se pensa, as gorduras so facilmente quebradas nos biodigestores e responsveis por produzir um volume bem maior de biogs.

Revista GEA: Ns falamos bastante sobre tratamento descentralizado e projetos de pequena escala. possvel desenvolver biossistemas em larga escala? Existe alguma experincia recente do OIA neste sentido?

Fachini: Diria ser possvel fazer projetos em larga escala principalmente para pequenos municpios, comunidades organizadas, condomnios, e produtores agrcolas em geral, em razo da quantidade de resduos e nutrientes que podem ser reaproveitados. As indstrias com grandes quantidades de resduos orgnicos, as agroindstrias, podem fazer uso de biossistemas para sanear e gerar mais trabalho aos que vivem prximos de suas unidades de produo. A cervejaria de Fiji, citada por F. Capra no seu livro Conexes Ocultas um bom exemplo. Temos um projeto aplicado em escala comunitria e comercial na Nicargua, onde primeiro saneamos o habitat humano e depois os resduos do processamento do caf. O projeto iniciou com uma empresa e na seqncia vrias outras seguiram implantando o mesmo sistema. Hoje os trabalhadores e a equipe tcnica da Nicargua est replicando o mesmo projeto na Republica Dominicana com ampla participao de comunidades, empresas, setor privado, setor pblico e universidades. Aqui, este ano implantamos um piloto no COMPERJ (Complexo Petroquimico do RJ), o primeiro em uma unidade da Petrobras no mundo. Nossa expectativa que ele seja avaliado e possa futuramente ser replicado em escala maior.

Mais informaes:

O Instituto Ambiental: www.oia.org.br

Fundao ZERI: www.zeri.org.br

*Gui Castagna - Proprietrio da Livraria Tapioca, integra conceitos de permacultura em sua formao de engenharia civil, desenvolvendo projetos de design ecolgico e sustentabilidade em gua, de empreendimentos comerciais a projetos residenciais, incluindo a capacitao de comunidades tradicionais e de baixa renda.

1 O reino Monera compreende todos os organismos unicelulares e procariontes, representados pelas bactrias e pelas algas azuis ou cianofceas.

2 Biodigestores so recipientes estanques que recebem um dado efluente e promovem reduo na carga orgnica pela ao de atividade microbiolgica anaerbica (sem oxignio), onde o gs metano gerado como um subproduto. 3 Plantas que habitam ambientes midos ou alagadios, podem ser flutuantes ou emergentes. So notrias pela sua capacidade de filtrao de gua, fruto de uma simbiose entre suas razes e as bactrias que nela se alojam atradas pelo alto ndice de oxignio dissolvido presente em seu entorno, e que degradam a matria orgnica local transformando-a em nutrientes assimilveis pelas plantas. Dentre elas encontram-se a taboa, junco, papirus, aguap, azola e tantas outras.

You might also like