You are on page 1of 10

Moda barroca

estilo de vesturio do perodo Barroco (meados do sculo XVII at ao final do sculo XVIII), que se distingue pelas formas largas, ornamentao elaborada e a utilizao de cores escuras, brocado de seda e rendas. O vesturio feminino era mais estilizado; a parte da frente da saia comprida tinha uma racha, revelando um saiote. Nas ancas a roupa era generosamente alargada e levantada graas ao uso de aros de ferro. O peito, inicialmente aberto, era bordado. A forma era quadrada, sendo a parte da frente da pea ricamente decorada com bordados. O estilo do cabelo era estratificado e levantado, ajustado com um suporte em arame. O vesturio masculino era composto por um casaco largo, o qual no final do sculo XVII era decorado com bordados e fitas; as mangas eram dobradas, revelando uma camisa ornamentada. A parte da frente aberta do casaco permitia ver um colete que se prolongava at ao joelho. A camisa tinha punhos de renda largos e um colarinho com corrente. As calas atingiam o joelho e era usadas em combinao com meias de seda, frequentemente brancas. {A cabeleira era um acessrio indispensvel ao conjunto.) Este tipo de vesturio serviu de base ao actual fato de homem, composto por um casaco, colete e calas.

TERA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2009

PUBLICADA POR

B AR R O CO

EM 04:40 0 COMENTRIOS

PUBLICADA POR

B AR R O CO

EM 04:38 0 COMENTRIOS

PUBLICADA POR

B AR R O CO

EM 04:34 0 COMENTRIOS

Era Barroca
A moda nesse momento manteve-se com toda a pompa e rigor ja existentes; os costumes de entao privilegiaram a frivolidade. As roupas estavam mais faceis de ser usadas do que as do periodo anterior. Tecidos como a seda e grossos brocados ornamentados com flores eram os preferidos tanto pelas mulheres quanto pelos homens. O gosto pela inspiraao na natureza prevalecia. O Barroco foi vinculado aos penteados enormes e aos cabeleireiros femininos. A partir de 1660, a corte de Versalhes comeou, de facto, a impor-se perante a Europa com os novos padroes sociais, criando boas maneiras, etiquetas, modos e, principalmente, moda. Os tecidos, veludos e brocados em especial, eram bem sofisticados. Os tecidos eram luxuosos e caros, predominando cores como o vermelho escarlate, o vermelhocereja e o azul-escuro; entretanto, apareciam cores mais claras como o rosa, o azul-cau e o amarelo-palido. A mulher deveria ser exuberante, delicada e ter um optimo gosto e excentricidade.
PUBLICADA POR

B AR R O CO

EM 04:16 0 COMENTRIOS

TERA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2009

PUBLICADA POR

B AR R O CO

EM 05:04 0 COMENTRIOS

Moda barroca...

O vesturio feminino era mais estilizado; a parte da frente da saia comprida tinha uma racha, revelando um saiote. Nas ancas a roupa era generosamente alargada e levantada graas ao uso de aros de ferro. O peito, inicialmente aberto, era bordado. A forma era quadrada, sendo a parte da frente da pea ricamente decorada com bordados. O estilo do cabelo era estratificado e levantado, ajustado com um suporte em arame. O vesturio masculino era composto por um casaco largo, o qual no final do sculo XVII era decorado com bordados e fitas; as mangas eram dobradas, revelando uma camisa ornamentada. A parte da frente aberta do casaco permitia ver um colete que se prolongava at ao

joelho. A camisa tinha punhos de renda largos e um colarinho com corrente. As calas atingiam o joelho e era usadas em combinao com meias de seda, frequentemente brancas. {A cabeleira era um acessrio indispensvel ao conjunto.) Este tipo de vesturio serviu de base ao actual fato de homem, composto por um casaco, colete e calas.

Como pode um quadro, um retbulo, uma msica ou um espectculo desenvolver o nosso conhecimento?
Admirar obras de arte uma forma de compreender melhor o que os indivduos produzem, e a realidade que narram. Segundo Goodman Dom Quixote, tomado literalmente, no se aplica a ningum, mas tomado figurativamente, aplica-se a muitos de ns. Por isso, perguntar se uma pessoa um Dom Quixote (quixotesca) ou um Dom Juan uma questo to genuna como perguntar se uma pessoa paranide ou esquizofrnica, mais fcil de decidir. A arte opera de forma simblica, no exacta e alegrica. Para melhor compreender as manifestaes humanas, os historiadores e socilogos preocupam-se pela arte de uma determinada poca ou cultura. Este blogue tem por objectivo dar a entender esta interaco entre a arte e o conhecimento, e de que forma as ostentaes humanas repercutem-se ao longo dos anos e sculos. O ponto de partida deste espao, so os Sculos XVII e XVIII, nomeadamente pretende-se abordar a vida de uma corte, rodeada de riquezas, luxos, extravagncias e exibies, e a repercusso estticaideolgica que esta deixou como herana nas geraes vindouras. Pretende-se assim analisar globalmente a antcope deixada por este movimento desde o seu apogeu at as rstias que se podem encontrar deste nos dias de hoje, tentando assim elaborar um paralelismo ideologicamente esttico desde que surgiu o movimento social em si, at nossa actualidade.

ARTE - Moda no Barroco


23 de Maio de 2009

O Sculo XVII
No Sculo XVII a Frana, influenciar a moda nos demais pases da Europa.A figura mxima a do rei, segundo os princpios absolutistas. Lu XIV, rei de Frana, considerado por muitos autores o inventor do luxo, pois deixou-nos um legado de smbolos de status e sofisticao, durante o seu reinado, nomeadamente:

Os perfumes Os diamantes

O champagne

A gastronomia

Os sapatos de salto-alto

Os sales de cabeleireiros, assim como dos primeiros criadores da alta-custura

Para Lus XIV ostentar o luxo era uma forma de poder. A Frana soube utilizar muito bem esse poder de seduo para influenciar outros pases. As criaes da corte francesa eram desejadas e disseminadas por toda corte Europeia.

A figura do seu primeiro-ministro Jean-Baptiste Colbert foi responsvel pela criao de um dos primeiros jornais de moda, o Mercure Galant, que trazia informaes das roupas francesas e ainda instituiu o conceito de rotatividade de coleces por estao, que mantido at hoje.

O vesturio masculino estava assim definido:

O Rhinegrave, uma espcie de calo-saia

Colete justo

Perucas compridas

Sapatos com salto pequeno

Os justaucorps

O vesturio feminino era composta basicamente por:

Vestido com corpete em "V" e saia ampla

O manteau

Penteado fontange Sapatos altos

Tanto no vesturio feminino como masculino deste perodo veremos uma utilizao excessiva de laos, fitas, amarraes, rendas e babados.

Sculo XVIII
As novas concepes de pensamento, advindas do Iluminismo, e as correntes artsticas do Barroco e

Rococ, marcam fundamentalmente o Sculo XVIII. O retrato do momento o de uma aristocracia ociosa, que levava uma vida extremamente luxuosa. A imagem da rainha Maria Antonieta, da Frana, extremamente associada a esse perodo, devido sua contribuio para mudanas no comportamento e no estilo da poca, com suas extravagncias. Pode ser considerada a maior mecenas cultural da poca. E em funo dela que surge a primeira figura de um costureiro ou criador. Rose Bertin era responsvel pela criao de seus vestidos e adereos. H tambm aqui a imagem muito forte do que viria a ser o cabeleireiro. De um modo geral copiava-se o que era lanado na Corte de Versalhes:

Vestidos amplos, volumosos e pregueados, alguns em forma de saco Corpetes mais folgados As panniers e as farthingales na armao das saias Penteados exuberantes e altssimos, com enchimentos e elementos decorativos Maquiagem empoada e mosquettes Chpeus enormes e com muitas plumas de animais nobres O vesturio masculino tinha a seguinte estrutura: Casaco (justaucorps) ajustado na cintura Coletes bordados Cales extremamente justos Lenos originados das golas da chemise, muito volumosos, no pescoo Maquiagem empoada com mosquettes

You might also like