You are on page 1of 43

1

FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGU - FIJ


PS-GRADUAO LATO SENSU EM EDUCAO ESPECIAL INCLUSIVA

LARISSA ARAJO VIEIRA MATOS

ORIENTAO A PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

RIO DE JANEIRO - RJ 2006

FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGU - FIJ

2 PS-GRADUAO LATO SENSU EM EDUCAO ESPECIAL INCLUSIVA

LARISSA ARAJO VIEIRA MATOS

ORIENTAO A PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Monografia apresentada s Faculdades Integradas de Jacarepagu - FIJ como parte dos requisitos para a Concluso do Curso de Ps-Graduao Lato Sensu em Educao Especial Inclusiva.

RIO DE JANEIRO - RJ 2006

Dedico este trabalho, com muita ternura, ao meu esposo, Evaldo Dias Matos; aos meus filhos, Higor Vieira e Victor Vieira; ao meu pai, Inim Deus Vieira; minha me, Ione Laura Arajo Vieira e ao meu irmo, Marcos Arajo Vieira, pelo apoio, compreenso e pela oportunidade de me realizar ainda mais.

AGRADECIMENTOS

A Deus, pela vida. Aos professores das Faculdades Integradas de Jacarepagu - FIJ, em especial aos esclarecimentos necessrios para a elaborao da presente monografia. Aos meus familiares, pelo incentivo e apoio. Expresso aqui minha gratido a todas as autoridades governamentais, educadores, familiares e amigos dos excepcionais, por dedicar a eles seu tempo, carinho e preocupao. De forma carinhosa, ressalto meu reconhecimento s famlias dos portadores de necessidades especiais de qualquer natureza, por aceit-los como so. A todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para a elaborao da presente monografia.

RESUMO

O problema da deficincia mental considerado como o maior em termos sociais, educacionais e de sade, clamando por medidas urgentes em todos os sentidos. Selecionamos este tema para anlise porque a famlia do portador de deficincias enfrenta conflitos e contradies quando se v surpresa e assustada pela presena de um excepcional inesperado, perguntando-se a forma de encarar esta situao e se livrar da inevitvel rejeio frente ao fato. O presente trabalho pretende, ao mostrar a situao do excepcional na sociedade, especialmente na famlia, mostrar tambm a importncia de conscientizar a famlia nas atitudes e comportamentos que elas devero tomar no trato com o excepcional, envolvendo-se no processo de desenvolvimento da personalidade do mesmo, respeitando suas limitaes, dando a ele oportunidades para que possa ser independente nas suas atividades de vida diria, de forma que no futuro no venha a ser completamente dependente. Os passos adotados para a elaborao desta monografia foram o fichamento bibliogrfico do assunto, organizao, reviso lingstica e redao final do assunto analisado, bem como fizemos uma reunio associada a palestras aos professores da APAE da minha cidade.

SUMRIO

INTRODUO................................................................................................................

1 REVISO LITERRIA................................................................................................ 1.1 Crianas com distrbios emocionais e desajustes

9 9 10

sociais.......................................... 1.2 Crianas portadores de necessidades especiais

da 11 12

audio.........................................

1.3 Crianas portadores de necessidades especiais da viso............................................ 13 1.4 Crianas portadores de necessidades especiais 15 15

mentais.............................................

1.4.1 Classificao do retardo mental..................................................................... 17 1.4.2 inteligncia............................................................... Os fatores que afetam a 17 18

1.4.2.1 Biolgicos......................................................................................... 19 1.4.2.2 Fatores psicossomticos.................................................................... 19 1.4.3 mental..................................................................... 1.4.4 Tratamento mdico....................................................................................... 1.5 A criana Down...................................................................................................... 1.5.1 Conceituao................................................................................................ 1.5.2 Down............................................................................................. 1.5.3 O adequado relacionamento com a criana 34 A 28 Incidncia da deficincia 21 24

famlia 29 32

Down...............................................

2 METODOLOGIA ORIENTAO A PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS 36

INTRODUO

Sabe-se que todos trilham os mesmos caminhos da desiluso, quando se deparam com uma criana retardada em seu lar. Diante de uma situao como esta, deve surgir em todos um facho de luz que ilumine a razo, a fim de que marchem os caminhos da amargura, de mos dadas e confiantes na grande responsabilidade que a natureza lhes concedeu.

9 Somos uma nao que se defronta com o problema da deficincia mental, como o maior em termos sociais, educacionais e de sade, clamando por medidas urgentes em todos os sentidos. Selecionou-se este tema para anlise porque a famlia do portador de deficincias enfrenta conflitos e contradies quando se v surpresa e assustada pela presena de um excepcional inesperado, perguntando-se a forma de encarar esta situao e se livrar da inevitvel rejeio frente ao fato. Surgem dificuldades de relacionamento entre o excepcional e os demais membros da famlia, surgindo a expectativa desta diante das limitaes que o seu portador de necessidades especiais apresenta, como, por exemplo, quando ir aprender a ler, se ele ir conseguir fazer alguma coisa til, se ele poder casar-se e ser independente, como ser o futuro deste excepcional na ausncia de seus responsveis imediatos, que so os pais e irmos, entre outras dvidas e questionamentos. O presente trabalho pretende, ao mostrar a situao do excepcional na sociedade, especialmente na famlia, mostrar tambm a importncia de conscientizar a famlia nas atitudes e comportamentos que elas devero tomar no trato com o excepcional; levar a famlia a uma maior aceitao e orientar cada segmento no seu relacionamento com o excepcional; envolver a famlia no processo de desenvolvimento da personalidade do excepcional, respeitando suas limitaes; conscientizar a famlia de que ela deve dar ao portador de necessidades especiais oportunidades para que ele possa ser independente nas suas atividades de vida diria, de forma que no futuro no venha a ser completamente dependentes. O homem de hoje, envolto em mil conflitos, precisa olhar a criana retardada com muita bondade. No fazer dela uma vtima e sim criar nela o conceito de que um homem, e no uma simples sombra em nossas vidas.

10 Os passos adotados para a elaborao desta monografia foram o fichamento bibliogrfico do assunto, organizao, reviso lingstica e redao final do assunto analisado, bem como fizemos uma reunio associada a palestras aos professores da APAE da minha cidade.

1 TIPOLOGIAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

So vrias as situaes e os distrbios de que as crianas so portadoras:

1.1 Crianas com distrbios emocionais e desajustes sociais

11 Segundo Lundin (2002), uma criana possui distrbio emocional quando suas reaes s situaes de vida so, pessoalmente, to insatisfatrias e imprprias, que no podem ser aceitas pelos companheiros e pelos adultos. Embora essa definio fornea um ponto comum tanto aos educadores como aos especialistas em doenas mentais, cada um deles deve preocupar-se com o que lhe compete fazer: o educador, com a programao escolar, e o mdico, com o tratamento psiquitrico da criana. Conforme McFarland (1998), para o educador, a criana possui distrbio quando sua conduta to imprpria, que o atendimento em classe regular: a. - seria prejudicial ao resto da turma; b. - causaria indevida presso sobre o professor; c.- agravaria seu distrbio. Para os psiclogos e psiquiatras o distrbio mental um termo genrico, que engloba um vasto nmero de categorias de diagnsticos sendo encontrados os distrbios psiquitricos como as psicoses, psiconeuroses e distrbios da personalidade.

A reabilitao destas crianas deve ser muito bem estruturada pelos professores, psiclogos e psiquiatras. O ideal seria que os pais, ao depararem com o problema do filho, procurassem um psiclogo para que os orientasse, justamente com o professor na educao escolar. (Ross, 1999: 21)

1.2 Crianas portadores de necessidades especiais da audio

De acordo com Correl e Scharze (2004), a perda da audio nas crianas pode ser convenientemente dividida em perda do tipo neuro-sensitivo e perda do tipo condutivo. O tipo condutivo do defeito permite, em geral, tratamento mdico ou cirrgico.

12 A criana com este tipo de perda usa muito bem, na maioria dos casos, o aparelho de surdez e apresenta problema de reabilitao relativamente simples. As crianas com o tipo neuro-sensorial de perda da audio apresentam o maior nmero de problema para sua perfeita reabilitao. Se perda de origem congnita e grave, no podemos esperar fala e linguagem normais mas podemos prever comunicao efetiva como resultado de medidas mximas para a sua reabilitao. O uso efetivo de aparelhos de surdez deve ser relacionado ao tipo e gravidade do problema de audio. A maioria das crianas com perda condutiva da audio pode conseguir comunicao essencialmente normal por meio do uso do aparelho de surdez. (Correl e Scharze, 2004: 13) Nas perdas neuro-sensoriais existem, freqentemente, problemas de

incompreenso e intolerncia para com rudos fortes e sons do ambiente. Se a perda grave, os limiares da fala normal, no podem ser previstos. Recomendam-se aparelhos de surdez, embora os sons da fala no possam ser claramente transmitidos pelos aparelhos. Mesmo a criana profundamente surda, com quantidade mnima de audio, poder beneficiar-se com o uso de um aparelho.

Um princpio-guia no uso dos aparelhos de surdez para crianas comear o mais cedo possvel (sempre que o diagnstico da perda de audio possa ter feito) e que os dois ouvidos sejam usados para verdadeira audio sempre que possvel. O especialista e o terapeuta da fala desempenham importantes papis na seleo dos aparelhos de surdez, no auxlio, ao treinamento auditivo e nas instrues sobre leitura dos lbios e correo da fala. (Correl e Scharze, 2004: 15) A professora, seja pr-escolar, no jardim da infncia ou na escola elementar, tem papel importante na descoberta dos problemas de audio nas crianas mais novas e no encaminh-las aos especialistas adequados.

1.3 Crianas portadores de necessidades especiais da viso

13 Tm-se notado na literatura que a cegueira um grau srio, mas inexatamente definido de defeito visual. A cegueira pode ser definida, como defeito visual que torna relativamente possvel a pessoa usar a viso, como principal meio de aprendizado. Viso parcial o defeito visual que requer disposies educacionais especiais, mas mesmo assim, permite pessoa usar a vista como principal meio de aprendizado. Para Ross (1999), o daltonismo resulta da sensibilidade diminuda a certas faixas do espectro e torna impossvel, difcil e/ou muito perigoso para a pessoa participar de certas atividades e ocupaes que exigem sensibilidade normal s cores distinguidas pelas pessoas de viso normal.

Os pais, educadores sanitrios, conselheiros e vrios tipos de terapeutas responsveis pelo bem estar das crianas de viso defeituosa deveriam tentar estimular, nelas, as mesmas espcies de atitudes, valores e padres de comportamento que estimulamos nas crianas com viso normal. Assim sendo, os cegos, os que tm viso parcial e os daltnicos devem aprender a tornar-se cidados independentes, emocionalmente maduros e responsveis. Devem procurar desenvolver suas potencialidades levando em conta a natureza e as limitaes do defeito, sem deixar que se torne desculpa para uma vida de dependncia, infantilismo emocional e irresponsabilidade cvica. (Sawrey e Telford, 1999: 37)

No que se refere aos cegos e aos de viso parcial, foram feitos enormes progressos para ajud-los a conseguir maior independncia e xito em nossa sociedade, apesar dos defeitos, mas deixa muito a desejar a localizao e a ajuda aos inmeros daltnicos que existem entre ns.

1.4 Crianas portadores de necessidades especiais mentais

14 Crianas com desenvolvimento mental retardado vem sendo assunto de especial interesse h muitos anos. Os professores conhecem-nas nas salas de aula como alunos de limitado potencial para o aprendizado escolar, que apresentam, no ensino, problemas especiais. Os psiclogos conhecem-nas, como focos de estudo em investigaes praticamente de todas as espcies possveis. Os mdicos conhecem-nas, como pacientes com problemas especiais. Do ponto-de-vista do fornecimento de servios educacionais para as crianas mentalmente prejudicadas evolui, gradativamente, forte sabor de afirmao quantitativa baseada em determinada avaliao.

1.4.1 Classificao do retardo mental

Existem trs subdivises nessa classificao: a - os retardados mentais educveis, freqentemente denominados mentalmente prejudicados educveis, so capazes de tirar proveito das matrias bsicas escolares; b. - os retardados mentais treinveis, que so julgados incapazes de tirar proveito da instruo escolar formal, mas que podem ser treinados para cuidarem fisicamente de si para comunicao oral e para tornarem-se economicamente produtivos numa condio de trabalho protegido; c. - os retardados mentais dependentes, grupos que abrange as pessoas incapazes de adquiri habilidades de auto-suficincias e que exigem cuidados permanentes. A deficincia mental, no sendo uma molstia nica, encarada sob vrios aspectos e diferentes critrios.

15 Krynski et al (1998) deram o nome de oligofrenia a um grupo de doentes que apresentava um desenvolvimento mental incompleto, de natureza inata ou que tenha surgido nos primeiros anos de vida, antes de ter terminado a evoluo da capacidade intelectual. Os franceses chamam-na de degenerescncia ou demncia, ao passo que os ingleses a denominam de anmica; nos E.E.U.A. de debilidade mental. Seja qual for o nome dado, o que caracteriza a deficincia mental a

insuficincia intelectual para compreender, criar, criticar e de reger diante dos fatos da vida. Krynski et al (1998) dividiram os portadores de necessidades especiais mentais em trs categorias, de acordo com a evoluo do indivduo em idade intelectual:

a) os dbeis mentais, b) os imbecis, c) os idiotas.

A classificao feita em termos de QI (quociente de inteligncia) que vai de 50 a 75% no primeiro grupo, 25 a 50% no segundo e abaixo de 25% no terceiro. Este critrio deixou de ser vlido no sentido social. No existe um meio vlido para a medida da adaptabilidade social, mas a classificao do retardo mental de acordo com o QI, caracterstica de desenvolvimento, potencial para educao ou adequao social e vocacional, uma indicao mais real da criana como um futuro adulto, do que o seu QI. Muitas crianas com um QI baixo ajustam-se bem como adultos, quando

provindas de um bom ambiente social. Outras, porm, com um QI mais elevado, terminam em hospitais devido sua conduta anormal. Segundo Krynski et al (1998), apesar das classificaes terem sido baseadas nos testes de inteligncia, as observaes e julgamento do mdico so muito importantes.

16 A deficincia mental no classificada de acordo com a causa (ex.: hereditria, familiar ou secundria doena orgnica); e os graus de deficincia so expressos como leve, moderado, severo, ou profundo, de acordo com os resultados dos testes psicomtricos.

1.4.2 Os fatores que afetam a inteligncia

O fato de uma criana ser portador de necessidades especiais mental, torna-a dependente de outros por muito tempo. Durante esse tempo de dependncia, os fatores ambientais so muito importantes na determinao do desenvolvimento individual quanto ao seu potencial intelectual.

Um timo ambiente pode aumentar o funcionamento intelectual em 10 - 20 pontos, conforme medidas atravs de testes de QI. Por outro lado, um ambiente desfavorvel pode conduzir o portador de necessidades especiais a graus bem profundos, a no ser que esse ambiente intelectual seja corrigido atravs do estabelecimento de um ambiente intelectualmente estimulante. O funcionamento intelectual da criana vai se tornando fixo, medida em que esta se aproxima da maturidade. (Davis, 1998: 39)

Durante a infncia, a falta do cuidado materno um dos principais fatores responsveis pelos graus variveis de deficincia mental. Depois da infncia, os fatores culturais e scio-econmicos complexos, podem levar a criana a um nvel baixo de funcionamento intelectual. Na tabela em anexo, mostram-se os fatores biolgicos, scio-culturais e fisiolgicos que afetam o funcionamento intelectual.

17 Como se v pela tabela, a etiologia mais freqente da deficincia mental consiste nos seguintes fatores:

1.4.2.1 Biolgicos

a) Causas pr-natais da excepcionalidade - drogas no perodo gestativo. - problema da alimentao da gestante. - vrus, causado pela rubola, herpes, mtalo-virus. Todos eles provocam leses no sistema nervoso da criana. - doenas venreas. - anomalias hereditrias.

b) Causas perinatais da excepcionalidade:

- pr-maturidade - ps-maturidade - traumatismos cerebrais (durante o parto) - hemorragias - infeces - asfixia (deficincia na oxigenao cerebral)

c) Causas ps-natais da excepcionalidade:

- infeces cerebrais (meningites, encefalites)

18 - traumatismos cerebrais (fraturas ou ferimentos penetrantes crises convulsivas recorrentes) - intoxicao (por chumbo, monxido de carbono) - encefalopatia ps imunizao: coqueluche, varola, etc. - doenas mal curadas do crnio,

1.4.2.2 Fatores psicossomais

- carncia afetiva precoce (total e parcial) - fatores emocionais - privao social e cultural - nvel scio-econmico - situao urbana ou rural - difceis padres adaptativos (culturais) - censura racial

1.4.3 Incidncia da deficincia mental

Est atualmente estabelecido que aproximadamente 3% da populao do mundo apresenta deficincia mental. A incidncia da deficincia mental em crianas pr-escolares menor do que em crianas em idade escolar. Isto acontece devido vrios fatores. A maturao do Sistema Nervoso Central (SNC) continua desde a gestao at a adolescncia, sendo que assim, na criana pr-escolar, as funes intelectuais mais elevadas ainda no se encontram diferenciadas.

19 Outro fator seria que as escolas salientam o funcionamento intelectual como o comparecimento escolar obrigatrio, tornando-se assim mais fcil a descoberta da deficincia. Nos casos em que a deficincia mental no pode ser evitada, muita coisa poder ser feita no sentido de aliviar a situao, tanto por meios mdicos, como educacionais e outros, principalmente se tais medidas forem adotadas na infncia. Desta maneira, muitos dos portadores de necessidades especiais mentais tornamse aptos a ocupar um lugar razoavelmente til na sociedade. As estatsticas de vrios pases coincidem em alguns nmeros que chegam a impressionar. As estatsticas dos Estados Unidos apresentam uma incidncia retardo mental muito elevada: 1. Cerca de 3% da populao so representados por portadores de necessidades especiais mentais. 2. Cerca de 126000 crianas portadores de necessidades especiais nascem por ano. 3. Quinze a vinte milhes de pessoas vivem em famlias onde h um portador de necessidades especiais mental. 4. Cerca de 10 a 12% da populao escolar apresenta dficit intelectual. Somos uma nao que se defronta com a deficincia mental como o maior problema nacional em termos sociais, educacionais e de sade, clamando por medidas legais e morais em todos os nveis. So palavras encontradas no relatrio do comit Presidencial de Deficincia Mental, nos Estados Unidos.

1.4.4 Tratamento mdico

Outro elemento importante na identificao e no diagnstico das crianas mentalmente retardadas o exame mdico.

20 Em alguns casos, o retardamento mental pode estar associado a certas condies de sade. Esta informao importante no planejamento mdico associada ao retardamento, que pode ser suscetvel de medicao. Em tais casos, o programa dever levar em conta toda disposio necessria ao tratamento mdico. Em outros, a condio existente pode ser do tipo das que se tornam progressivamente mais graves. Essa tambm informao importante quando se trata de programa educacional. Finalmente essencial que o professor estude cada criana para descobrir o que ela pode fazer, antes de estudar, e o que no pode fazer. Isso ajudar a preservar o contato com a criana como personalidade individual, que tem direito a tanta considerao cuidadora quanto qualquer outra.

1.5 A criana down

1.5.1 Conceituao

A Sndrome de Down, vulgarmente conhecida por mongolismo (criana mongol ou mongolide) determinada por um acidente gentico. Normalmente, em cada clula do corpo de uma pessoa existem 46 cromossomos (estruturas formadas pelos genes), sendo que, na formao da clula-ovo que dar origem a uma criana, 23 cromossomos vm da me, atravs do vulo e 23 cromossomos vm do pai, atravs do espermatozide. Aps a fecundao, essa clula-ovo se multiplica dando origem ao feto e depois ao indivduo.

21 Caso o vulo ou o espermatzoide, por um acidente gentico, tenha 24 cromossomos ao invs de 23, a clula-ovo ficar com um cromossomo a mais, ou seja, cada clula dessa criana ter 47 cromossomos e isto determinar algumas alteraes que, como exemplo, citaremos a seguir. - Hipotonia muscular (musculatura flcida). Isto dificultar o desenvolvimento motor. Ex.: atraso para sustentar a cabea, para assentar e para andar. Essa flacidez muscular faz com que o maxilar fique cado, a lngua fique para fora da boca e seja difcil fazer os movimentos rpidos e precisos, necessrios para uma pronncia clara:

- Suscetibilidade s infeces. - Ligamentos frouxos dos ossos, prejudicando o andar e outros movimentos. - Desenvolvimento intelectual lento, aprendizagem mais demorada. - Muitas vezes, apresentam a dentio irregular, o pavilho das orelhas pequeno, o nariz pequeno e achatado e pregas nos cantos dos olhos. - Freqentemente, apresentam deficincias congnitas cardiolgicas, visuais, renais, entre outros.

Estas caractersticas citadas e outras no mencionadas variam quanto intensidade e freqncia, de uma criana para outra. Algumas podem ser minimizadas, s vezes at sanadas, com acompanhamentos de profissionais especializados - fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudilogo, psiclogo, mdico, etc. A criana Down afetiva, carinhosa, alegre, sensvel, comunicativa e, na maioria das vezes, de fcil relacionamento, principalmente com o adulto. receptiva quando se sente querida e respeitada.

22

1.5.2 A famlia Down

Diante da verdade, do supostamente inexplicvel, est um ser humano que necessita de amor, carinho e estmulo como qualquer outro. Porm, o portador da Sndrome de Down ainda carrega consigo um estigma freqentemente, que o marginaliza. A Sndrome de Down uma verdade que incomoda muitas pessoas e que ignorada por outras tantas. Seu portador precisa ser conhecido mais de perto. Foi com a finalidade de desmistificar a imagem pejorativa do Down e lutar pela sua integrao social que, em 1998, um grupo de mes comeou a se reunir, trocando idias e experincias. medida que esse grupo foi crescendo, contando tambm com a participao dos pais, surgiu a necessidade da criao de uma entidade associativa que pudesse exercer o seu papel de representante do Down, perante a sociedade. Foi ento, criada a FAMLIA DOWN, uma entidade civil de direito privado, de carter assistencial, cultural e filantrpico, sem fins lucrativos. Fazem parte do seu quadro social, alm dos portadores da Sndrome de Down e suas famlias, todas as pessoas que, de alguma forma, se interessam pelo bem-estar e desenvolvimento do Down: amigos, educadores, mdicos, profissionais da rea paramdica, etc. O objetivo maior da FAMLIA DOWN se encontra na rea assistencial, pois acreditamos que somente quando a famlia e, particularmente, os pais estiverem tranqilos em relao a seu filho, este estar apto a uma convivncia natural e feliz com a sociedade.

23 Acreditamos que a erradicao do preconceito social acontecer medida que os pais, confiando em seu filho, colocarem-no no convvio espontneo com as demais pessoas, sem escond-lo ou envergonhar-se dele. E, ento, as pessoas que no tiveram, antes, a pessoas que no tiveram, antes, a oportunidade de conviver com um Down, iro descobrir uma pessoa humana merecedora de todo respeito e possuidora de potencialidades que devem ser exploradas. Esse contato estreito com as famlias do Down e com o pblico em geral, feito, hoje, com a ajuda de uma assistente social. Executando um trabalho sistemtico, a FAMLIA DOWN propicia a informao e orientao aos pais. Alm disso, est aberta ao contato direto com estudantes e outras pessoas que necessitem de informaes tcnicas, bibliografia, dados sobre escolas, clnicas, convnios, entre outras. A orientao aos pais dada tambm pelo grupo de apoio, constitudo por mes e pais atuantes na FAMLIA DOWN. O atendimento dirio, mas necessrio que haja solicitao espontnea dos pais. Essa conduta de aguardar o desejo da famlia, parte da experincia de que, no primeiro momento, poderia haver uma intromisso de estranhos num contexto familiar perturbado pelo choque inicial da notcia. Com o tempo, a busca de conhecimento da Sndrome, a ansiedade de fazer o melhor pelo filho, temores e dvidas e a necessidade de conhecer pessoas que vivam a mesma situao, levam os pais a procurar a FAMLIA DOWN. A partir da, como preferirem, vo ao escritrio ou recebem em sua casa a visita da assistente social e/ou de algumas mes.

24 Usando o material tcnico disponvel e relatos prticos de mes e profissionais que nos auxiliam, a famlia comea a tomar, aos poucos, conscincia da realidade que lhe foi imposta e assumir com mais coragem o desafio. O grupo de apoio dispe do material mais rico que pode existir: seus prprios filhos e transmitindo a alegria e o carinho que eles nos ensinam que vamos trabalhar com as pessoas, incentivando-as a sarem da condio do sofrimento para se tornarem as principais cooperadoras para o desenvolvimento pleno e sadio de seus filhos. Procuramos sempre salientar a importncia da famlia no processo de estimulao diria da criana Down. Existem recursos simples que podem ser utilizados no dia-a-dia, principalmente nas brincadeiras com as crianas. Em um ambiente favorvel, convivendo com as pessoas de maneira natural, tendo oportunidade de viver a sua prpria personalidade, o Down j estar sendo estimulado espontaneamente. Alm disso, quando solicitada, a assistente social auxilia na busca ou escolha de escolas e/ou profissionais que correspondam s suas expectativas. H uma grande variedade de propostas (em geral onerosas) de se trabalhar com o Down , o que deixa os pais vidos por conhec-las, a fim de fazerem uma opo mais consciente para seu filho. Hoje h uma busca pela integrao do Down nas escolas de ensino regular. A FAMLIA DOWN tem se dedicado a campanhas de sensibilizao da rede de ensino, com resultados muito positivos e, por isso, tem oferecido s escolas palestras tcnicoinformativas para auxiliar os professores e orientadores a lidar, com tranqilidade, com seus alunos portadores dessa sndrome. Faz parte do intercmbio com a rea educacional, visitas s escolas especiais e regulares a fim de acompanhar seu trabalho.

25 Dessa forma, pode-se atender s solicitaes especficas de cada associado, auxiliando-os na escolha ideal para seu filho. A FAMLIA DOWN conta, hoje, com aproximadamente 250 scios portadores da Sndrome, scios contribuintes e muitos profissionais colaboradores. Tem sido procurada por pessoas de todo o Pas solicitando palestras, material para trabalho, informaes diversas e, tambm, oferecendo ajuda. Todas as pesquisas e estudos recentes sobre a Sndrome de Down nos do mais tranqilidade para lidar com os pais e as pessoas, em geral. Houve uma mudana de postura: paramos de pedir oportunidade para o Down levados a acreditar nele somente pela intuio. Hoje, sabemos, com base em pesquisas cientficas e experincias comprovadas no exterior e aqui no Brasil, que ele pode ser um indivduo naturalmente integrado na sociedade, desde que se respeite suas diferenas sem querer mascarar uma aparente normalidade. Como pessoa humana, tem direito a usufruir de condies de sade favorveis, estudar, trabalhar e se divertir.

1.5.3 Aprender a relacionar-se com criana mongolide

O mongolismo, tambm conhecido como trissomia do 2I, uma anomalia constatada desde o nascimento e devido a um cromossomo a mais. caracterizado pelo retardo mental, anomalias congnitas e fceis caractersticas. uma anomalia gentica cuja freqncia aumenta proporcionalmente com a idade materna. Ocorre com maior incidncia na raa branca, com predominncia no sexo masculino. A consanginidade dos pais fortalece o aparecimento da anomalia.

26 O diagnstico pode ser feito atravs de uma simples observao das fceis caractersticas dos portadores. Contribuem tambm para nossa orientao o comportamento psquico e a elaborao de um caritipo. Deve-se, no entanto, sempre ter em mente que os sinais caractersticos, s vezes, podem estar alterados. Os sinais clnicos mais evidentes so: baixa estatura, mos curtas e largas, olhos com rimas palpebrais, prega simiesca nas mos, rosto achatado. Os sinais clnicos menos evidentes so: estrabismo, hrnia umbilical, pnis pequenos, ris com manchas pequenas, sincactilia entre o segundo e o terceiro dedos. Possuem ainda uma circulao precria e grande facilidade para infeces. Os nveis de resistncia s infeces muito baixo e, geralmente, as causas mortis so a pneumonia e broncopneumonia. Isto explicado por uma debilidade de defesa celular. As crianas mongolides apresentam um retardo fsico j na vida intra-uterina, com peso mdio de 2965g. A deficincia mental se faz presente em quase todos os casos. Pode-se, no entanto, no primeiro ou, talvez, at o segundo ano, no se notar nenhuma diferena nos mongolides. Apresentam bom desenvolvimento fsico e mental. Com o passar do tempo, nota-se o problema. Cerca de 50% das mulheres mongolides so frteis, mas a metade de seus filhos ser mongolides. Os homens so estreis, com espermatognese incompleto e testculos pequenos. A criana mongolide comea a andar aos trs anos, aos quatro aprende a comer sozinho e pronunciar suas primeiras palavras. Obtm controle dos esfncteres por volta dos cinco anos. Na idade escolar, seu quociente de inteligncia mdia varia entre 40 e 49. O comportamento do mongolide oferece um quadro bem ntido. Pode haver duas formas: uma, de tipo estvel e mesmo aptica.

27 So crianas tranqilas, inofensivas, sem nenhuma agressividade. So conservadas pelos pais no prprio lar, correndo o risco de encontrar ali atmosfera excessivamente favorvel, permanecendo deseducadas, protegidas incansavelmente pelas mes. H outro de tipo: inquieto, instvel, sem parar nunca, falando incessantemente, causam embarao a tudo e a todos, chegando a ter reaes de agressividade. Outra caracterstica marcante sentido musical. H alguns anos, os pais isolavam as crianas mongolides em casa e distante de outras crianas, fazendo com que se sentissem rejeitadas, reprimindo os seus sentimentos afetuosos. necessrio compreender que o mongolide no tem muitas vezes um bom relacionamento em casa, principalmente se houver outros irmos. Isto se deve ao fato de que, com o passar do tempo, o relacionamento vai se tornando mais difcil, os irmos podero sentir vergonha, os pais podero ter uma hora de aborrecimento e desnimo, os amigos podero sentir piedade, construindo assim um ambiente negativo para o portador do mongolismo. Os pais notam que podem dar explicaes simples, repetindo-as e demonstrando reconhecer o fato de que, qualquer que seja a idade, ela vai tentar fazer as coisas. Alguns itens que podem ajudar a criana mongolide a se sentir melhor em relao aos demais membros de sua famlia: - Cuidar com ateno especial da sade fsica. - Regime alimentar equilibrado. - Exerccios regulares, jogos ao ar livre. - O sono mais prolongado do que de uma criana normal. - Ensinar a se alimentar e a ter hbitos de higiene. que nunca sabem imitar e tm um aguado

28 O mongolide poder freqentar escolas especializadas de acordo com o seu desenvolvimento. Estimulado, poder fazer exerccios motores, com um programa contnuo e progressivo, suas potencialidades tendem a aumentar cada vez mais. Alm dos exerccios motores, outros podem ser sucedidos rapidamente, como o de orientao distncia: - seja por ordens simples, procura de objetos; - de equilbrio de um s membro ou global; - de destreza; - reeducao motora: trabalhos tais como dobrar papel, cortar figuras e modelar; - de linguagem: mostra-se o objeto dizendo o seu nome. As crianas com problemas maiores de desenvolvimento fsico e mental, podem e devem procurar escolas especializadas. Para os afetados de mongolismo, no existe um tratamento especfico, podendo-se apenas integr-los na famlia e na sociedade, atravs da segurana, carinho, amor e compreenso. Hoje trata-se o mongolide com estmulos precoces.

29

2 METODOLOGIA ORIENTAO A PAIS E PROFESSORES DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Entre os diversos fatores responsveis pelos problemas de ajustamento vivenciados pelo professor, podemos ressaltar: A desintegrao da famlia ou sua constituio anormal (pais separados, mes solteiras, entre outros) geram problemas como insegurana afetiva, sentimento de inferioridade, dificuldades econmicas que se expressam no meio escolar e social da criana. Nos nveis mais baixos, so as condies desfavorveis do trabalho desqualificado, a fadiga, a nutrio portador de necessidades especiais que trazem problemas de adaptao. Quando a criana portadora de algum grau de deficincia mental mais

significativo, tem problemas imediatos da aprendizagem e pode ser rapidamente identificada. Quando a deficincia leve e a aparncia da criana normal, o diagnstico pode ser formulado j tardiamente, com prejuzo para a aprendizagem e o desenvolvimento da criana, em quem aparecem problemas emocionais e de conduta que complicam e mascaram o quadro.

2.1 Como trabalhar a questo do ajustamento da criana especial

30

A prpria vida escolar pode ser a origem dos problemas de ajustamento da criana. Classes muito numerosas, salas de aula inadequadamente planejadas, mudanas contnuas de professores, professores inexperientes ou insuficientemente preparados, utilizao de uma metodologia inadequada, so fatores impeditivos para que o ensino atenda s necessidades e possibilidades da criana, particularmente a que inicia o aprendizado escolar. As crianas com alguns tipos de deficincia (mental, fsico) so os mais predispostas inadaptao. preciso perceber que a escola mais do que um espao fsico que abriga crianas. um espao para a educao, para a valorizao do ser humano, para a construo de uma sociedade mais democrtica. fundamental que a escola esteja aberta s suas diferenas e que se instrumentalize para atender a todos as crianas e jovens de sua comunidade, individualizando o ensino de acordo com suas necessidades especficas. Importa tambm propiciar-lhes oportunidades educativas semelhantes s oferecida aos demais alunos da escola, possibilitando-lhes, o mais possvel, integrar-se ao ambiente escolar comum, famlia e comunidade. Para isso necessrio enfrentar a realidade de cada um, em suas diferenas e necessidades de ajustamento. Apesar dos esforos desenvolvidos no sentido de oferecer mais e melhor educao para um nmero de alunos cada vez maior, o sistema educacional brasileiro ainda no alcanou um nvel que possibilite o atendimento s caractersticas especiais dos indivduos e grupos a que servem.

31 O ensino ainda toma por base o nvel intelectual da criana comum. Os grupos de indivduos, constitudos de alunos excepcionais, portadores de necessidades especiais e superdotados, no vem sendo atendidos pelo sistema em padres quantitativos e qualitativos satisfatrios. Na relao professor-aluno se entrelaam conflitos de ordem pessoal, mais ou menos sutis, visveis ou graves. Uma interpretao equivocada inicial da criana e de sua conduta por parte do professor, uma medida disciplinria errada, elogios ou a censura exclusiva, o afeto ou o isolamento notrio, um comentrio malvolo sobre a criana perto dos colegas, entre outros, originam equvocos e incompatibilidade que repercutem s vezes seriamente sobre o interesse pelo estudo, o amor escola e o comportamento da criana. O professor desempenha papel fundamental na vivncia do aluno. Ele precisa ter conscincia de sua importncia no processo de formao do indivduo, pois a dificuldade de se fornecerem atividades significativas para os alunos um dos maiores obstculos a vencer. fundamental a importncia da relao professor-aluno, exigindo que aquele possua atributos e qualidades capazes de atrair o interesse dos alunos pelas aulas e a sua respectiva aprendizagem/criatividade. A interveno da psicopedagogia na escola ser uma vertente a mais a atingir o aluno, por realizar um trabalho sistemtico junto ao professor, levando-o a respeitar o espao e o ritmo de aprendizagem do aluno, proporcionando a este a oportunidade de construir seu prprio conhecimento. As teorias da aprendizagem tm grande importncia sobre o ajustamento da criana, uma vez que elas procuram ver o educando em sua realidade bio-psico-social, com todo respeito e considerao, a fim de que, a partir dessa realidade, se possa erigir uma personalidade ajustada e segura de si, com obteno de adequado desempenho escolar.

32 A Teoria de Erikson, por exemplo, avalia os aspectos favorveis e prejudiciais que tm interferncia na personalidade do aluno e sua relao com o ensino, desde o estgio oral-sensorial (confiana X desconfiana - do nascimento at aproximadamente aos 18 meses), passando pelas fases autonomia X dvida, iniciativa X culpa, produtividade X inferioridade, identidade X confuso de papis, intimidade X isolamento, gerativo X estagnado, at atingir a maturidade, caracterizada pela integridade X desesperana, focalizando, assim, o reforo/estmulo e o papel da experincia passada, com o propsito de auxiliar o professor em sua tarefa de medir as caractersticas dos alunos por meio dos conhecimentos psicolgicos. Feita esta avaliao pelo professor, pode-se partir para a aplicao de um

programa capaz de melhor ajudar o educando a desenvolver-se e integrar-se escola e a seu meio, por meio da situao de um estmulo - resposta, que gera uma reao inata ou aprendida e, respectivamente, uma modificao de comportamento. Esse procedimento acontece em nossa realidade escolar, quando o aluno precisa de reforo de estmulo para apresentar respostas favorveis na aprendizagem. Desta forma, o professor deve ser suficientemente preparado para desenvolver os diversos recursos de ensino, capazes de controlar os estmulos, as respostas e o sistema de reforo, alm de permitir que cada um desenvolva suas habilidades e tendncias. O sucesso de um diagnstico no est no grande nmero de instrumentos utilizados, mas na competncia e sensibilidade do terapeuta em explorar a multiplicidade de aspectos revelados em cada situao, principalmente no que diz respeito aos problemas de ajustamento.

33 No se deve apenas diagnosticar o sujeito, isolado, no tempo e no espao, da realidade scio-econmica que se vive no Brasil de hoje. preciso integrar os aspectos scioeconmicos na unidade funcional da pessoa que aprende, pois fazem parte do seu modo de se relacionar com os objetivos e situaes de aprendizagem, assim como interferem nas suas construes cognitivas e afetivas.

2.2 Como a famlia pode ajudar um portador de deficincia mental

Foi esclarecido aos professores da APAE da cidade de Santa Maria do Jetib ES que importante lembrar que as primeiras influncias da criana (que parecem ser as mais profundas) vm justamente do relacionamento pai-me-filho.

a famlia e no a escola que proporciona as primeiras experincias educacionais criana. Estas experincias comeam na infncia. (Mussen, 2003: 23) claro que se trata, muitas vezes, de uma aprendizagem incidental. So aprendidos certos valores bsicos, considerados necessrios para a vida futura e que podero ser motivo de futuros desajustes psico-sociais e educacionais. Segundo Morse e Wingo (1999), a criana, quando entra para a escola, leva muito do seu ambiente familiar. O ambiente domstico de uma criana e os interesses de seus pais fazem parte daquilo que traz consigo para a sala de aula. A criana cujo lar repleto de livros e cujos pais encontram distrao no xadrez e em exploraes intelectuais semelhantes encontrar um conjunto de valores na sala de aula e estar muito mais vontade ali do que a criana cuja famlia no l nada alm do programa dirio de TV - independentemente dos respectivos nveis scio-econmicos. (Morse e Wingo, 1999: 43)

34 A estimulao que os pais do s realizaes independentes, explicao e s tentativas de domnio do ambiente pela criana pode influir de maneira positiva em seu comportamento futuro. Essas crianas so mais ativas e enfrentam com mais segurana e equilbrio os problemas mais difceis da escola. Segundo o que diz Mussen (2003),

medida que a criana amadurece e fica com maior capacidade, suas relaes com os pais se tornam mais complexas e sutis. Alguns aspectos amplos e globais da famlia - aspectos tais como afetividade, intelectualidade, afeio, atrito, liberdade (ou restrio), castigos, firmeza de disciplina - comeam a ter um impacto maior na criana. (Mussen, 2003: 24)

No diferente o pensamento de Schain (2002), quando diz que

a maioria dos pesquisadores que estudaram o ambiente emocional de crianas com distrbios de aprendizagem constatando a elevada prevalncia de problemas familiais (1959) ... evidente que uma criana ansiosa e atemorizada, ou que no consegue se concentrar devido a um ambiente domstico catico, ter frustrados seus esforos de adaptao ao meio escolar. As falhas iniciais tero como conseqncia uma inibio da motivao para novas aquisies ... A situao familiar o principal fator na determinao do estado psquico da criana que vai para a escola. (Viollet, 2002: 21)

Nas horas difceis pela qual passa o mundo, onde sentimos que a incompreenso campeia, existe nele um ser humano, o portador de necessidades especiais mental que merece mais do algum o entendimento e o respeito. A famlia no somente deve amar este ser que veio ao mundo, mas ajud-lo a caminhar pela vida, povoado de esperanas.

35

CONCLUSO

O tratamento das formas de deficincia mental uma das maiores dificuldades encontradas nos dias atuais. A educao deste grupo de indivduos requer mltiplos trabalhos mdicos, psicolgicos, educacionais e sociais. De forma especial, de suas famlias e de todos os educadores que lidam com eles. Temos que exigir de cada um, ns que estamos conscientes desta responsabilidade, a integrao na campanha de reabilitao do portador de necessidades especiais mental, para que nunca seja um esmolecer, colocado margem de nossos caminhos. No manter asilados da sociedade estes seres, que possuem os mesmos direitos de viver que possumos, ns que fomos agraciados por Deus. A ns, indivduos intelectualmente normais, cabe uma grande parcela neste imenso trabalho. Devemos lutar para nos sentirmos teis. No podemos deixar de ouvir este grito de socorro que paira no ar e chega at nossos ouvidos estou ferido, mas no estou morto. A ns, cabe educar sem compaixo. S assim poderemos receber recompensa ao zelar com amor das crianas retardadas. O excepcional merece e precisa mais do que qualquer outro indivduo, de amor. Amor esse que simboliza todas as coisas mais nobres do mundo.

36 preciso que a famlia no faa do excepcional uma vtima, mas, pelo contrrio, crie nele o conceito de que uma pessoa e no uma simples sombra em suas vidas. Acima de tudo necessrio aceitar a realidade e, ao aceit-la, conscientizar os pais de filhos portadores de necessidades especiais mentais, para que enfrentem com coragem e f os rduos caminhos no preparo e aceitao de um excepcional. Afastar dos pais o sentimento de vergonha, o que ser que vo dizer? Como enfrentar a sociedade? Quais as possibilidades de meu filho? Como continuarei a viver?. Nas esperanas reprimidas, o tempo passa e iro sepultando sua vaidade e

orgulho, podendo auxiliar assim, um filho portador de necessidades especiais mental, que tem direito a um raio de sol em sua vida.

37

BIBLIOGRAFIA

BALDWIN, L. Alfred. Teorias de desenvolvimento da criana. So Paulo: Pioneira, 2002. BOURDIEU, P. e PASSERON, J. C. A reproduo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002. CORRELL, W. e SCHWARZE, H. Distrbios de aprendizagem. Trad. de Nestor Dokhorn, So Paulo: EPU/EDUSP, 2004. DAVIS, Robert et al. Sistema de aprendizagem. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1998. KRYNSKI, S. e colaboradores. Deficincia mental. Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos, 1998. LUNDIN, R. W. Personalidade; uma anlise do comportamento. So Paulo: EPU, 2002. McFARLAND, H. S. N. Teoria psicolgica e prtica educacional. Porto Alegre: Globo, 1998. MORSE, W. C. e WINGO, G. M. Psicologia e ensino. So Paulo: Pioneira, 2002. MORSE, G. J. e WINGO, G. M. Leituras de psicologia educacional. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1999. MUSSEN, H. P., CONGER, J. J. e KAGAN, J. Desenvolvimento da personalidade da criana. So Paulo: Harper e Row do Brasil, 1998. MUSSEN, H. Paul. O desenvolvimento psicolgico da criana. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. ROSS, Alan. Aspectos psicolgicos da aprendizagem e dificuldades na leitura. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1999. SAWREY, J. e TELFORD, W. Charles. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1999. SCHAIN, Richard, J. Distrbios de aprendizagem na criana. So Paulo: Manole, 2002. SCHENEIDER, Dorith Wolf. Classes esquecidas. Tese de mestrado, U.F.R.J., Museu Nacional, 2004. VIOLLET, J. Pequeno tratado de pedagogia. So Paulo: Edies Paulinas, 2002.

38

39

ANEXOS

ANEXO 1 - CARACTERSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DO RETARDO MENTAL

40 Grau de retardo mental Leve Idade pr-escolar 0-5 Maturao e Idade escolar 6-20 Treinamento e Adulto maior de 21 Adequao social e vocacional aprender Pode adquirir

desenvolvimento educao Pode desenvolver Pode habilidade comunicao; mnimo sensoriais em e social e ensinamentos

escolares conhecimentos social e

retardo at aproximadamente o vocacional adequado a reas incio do ginsio e no um mnimo de automotoras; final de adolescncia; manuteno, mas necessitar pode ser dirigido para poder

freqentemente idade mais avanada.

desapercebidas at uma uma adaptao social.

orientao e assistncia quando sob um stress social ou econmico

Moderado

incomum. Pode falar ou aprender a Pode tirar proveito no Pode conseguir sua auto se comunicar; escassa treino percepo razovel de habilidades manuteno em trabalho que proteo social no risco, e ou social; sociais e ocupacionais; no especializado sob improvvel o progresso condies

desenvolvimento motor; alm do 2o. ciclo na vida acarretam pode aproveitar de um escolar; pode aprender a necessita treinamento auto-suprir; controlado Severo para pode ser conhecidos. com stress

se viajar sozinho por locais orientao quando sob econmico comum. contribuir para a

superviso moderada. Desenvolvimento motor Pode falar ou aprender a Pode precrio; especiais; do fala muito se comunicar; pode ser parcialmente em elementares; completa portador de necessidades treinado geralmente higinicos

hbitos prpria manuteno sob superviso;

incapaz de tirar proveito pode tirar proveito de pode desenvolver autotreinamento para um sistemtico treino de proteo em nveis teis mnimos num ambiente controlado. ajuda prpria; pequena hbitos. ou nenhuma capacidade de comunicao.

41 Profundo Retardo total; Algum desenvolvimento Algum desenvolvimento presente a na pode motor e de fala; pode um conseguir cuidados muito de

capacidade mnima de motor sensitivas a

funcionamento em reas responder necessita de cuidados de limitado enfermagem. proteo.

motoras; treinamento mnimo ou pessoais cuidados enfermagem.

auto- limitados; necessita de

42

ANEXO 2 - CLASSIFICAO DO RETARDO MENTAL

43

Associao Psiquitrica Americana QI Terminologia 70 - 96 Deficincia 50 - 70 0 - 50 Mental leve Moderada Severa

Organizao Mundial de Sade QI Terminologia 50 - 69 Deficincia 20 - 49 0 - 19 Mental leve Moderada Severa

Associao Americana para Deficincia Mental QI Terminologia 70 - 98 Limitada 55 - 69 40 - 54 Leve Moderada

You might also like