You are on page 1of 11

LISTA

DE

EXERCCIOS

BIOLOGIA ECOLOGIA

Exerccios de Ecologia
01) Quando se estuda o ciclo do nitrognio, verificase que os seres que devolvem este elemento atmosfera so bactrias particularmente denominadas A) nitrificantes. B) ferrosas. C) sulfurosas. D) denitrificantes. E) simbiontes. 02) Os estudos que visam proteo do fitoplncton marinho so muito importantes para a preservao da vida em nosso planeta. A destruio desse tipo de plncton atingiria a cadeia alimentar marinha justamente ao nvel dos A) consumidores primrios. B) produtores. C) consumidores secundrios. D) consumidores tercirios. E) decompositores. 03) Existem certas espcies de rvores que produzem substncias que, dissolvidas pela gua das chuvas e levadas at o solo, vo dificultar muito o crescimento de outras espcies vegetais, ou at mesmo matar as sementes que tentam germinar. Esse tipo de comportamento caracteriza o A) mutualismo. B) comensalismo. C) saprofitismo. D) amensalismo. E) neutralismo. 04) Se em uma rocha nua lentamente se iniciar uma colonizao por seres vivos, os que iro chamar nossa ateno, em primeiro lugar, sero A) os lquenes. B) os musgos. C) as diatomceas. D) as samambaias. E) as gramneas.

A) os decompositores so organismos autotrficos, uma vez que produzem sua prpria energia. B) a matria inorgnica liberada pela ao dos decompositores ser aproveitada pelos organismos produtores, que so autotrficos. C) a matria inorgnica liberada pela ao dos decompositores ser aproveitada pelos organismos produtores, que so heterotrficos. D) os organismos decompositores so autotrficos e alimentam-se exclusivamente de matria viva, liberando, pelo seu metabolismo, a matria inorgnica. E) os organismos produtores tm a capacidade de transformar a energia luminosa em qumica, utilizando, para tanto, matria orgnica. 06) Em condies naturais, bactrias do gnero Rhizobium vivem h milnios em estreita relao ecolgica com plantas leguminosas. Podemos afirmar que as duas espcies se beneficiam numa relao obrigatria, em que a sobrevivncia de uma depende da outra. Este tipo de relao interespecfica conhecida como A) comensalismo. B) protocooperao. C) inquilinismo. D) mutualismo. E) amensalismo. 07) Em outubro passado, cientistas revelaram que o aquecimento mdio global cresceu num ndice superior s expectativas. No dia 13 de dezembro de 2000, os jornais publicaram que o Rio Grande do Sul bateu seu recorde de consumo de energia devido s altas temperaturas registradas. O aumento da temperatura mundial, referido no texto, somente no poderia ser explicado A) pelo efeito estufa. B) pelo aumento na emisso de CO2. C) pela diminuio das reservas de petrleo. D) pelas queimadas das reas vegetais. E) pelos buracos na camada de oznio. 08) As naes do mundo tm discutido a possibilidade de os pases ricos e poluidores pagarem impostos aos pases em desenvolvimento que mantiverem e/ou plantarem florestas. Esta seria uma maneira de amenizar a contribuio dos pases poluidores para o efeito estufa (fenmeno responsvel pelo aquecimento da Terra) pois as plantas, ao crescerem, retiram da atmosfera o principal elemento responsvel por esse efeito. O elemento ao qual o texto acima se refere faz parte do ciclo A) do nitrognio. B) do carbono. C) do fsforo. D) da gua. E) do oznio.

05) A anlise do corretamente que

esquema

permite

afirmar

PROF. THIAGO DEXTER

ALTERNATIVA

CIDAD

LISTA

DE

EXERCCIOS

BIOLOGIA ECOLOGIA

INSTRUO: Responder questo 09 analisando os dados fornecidos no grfico abaixo. 09) O grfico apresenta o nmero de indivduos de trs populaes de insetos (A: herbvoros; B: nectarvoros; C: carnvoros) que vivem em uma lavoura ao longo do tempo. A seta ( ) indica o momento da aplicao de um forte herbicida.

INSTRUO: Responder questo 11 com base nas figuras abaixo, as quais ilustram uma nica regio ao longo dos anos.

Os dados apresentados no grfico nos permitem concluir que a aplicao do herbicida A) prejudicou a espcie A e beneficiou as espcies B e C, dado que as duas ltimas aumentaram o nmero de indivduos. B) beneficiou a espcie B, pois esta aumentou sua taxa de predao sobre a espcie A, a qual acabou sendo prejudicada. C) prejudicou a espcie A, beneficiou a espcie B e no interferiu no aumento populacional da espcie C. D) beneficiou a espcie B porque esta competia com a espcie A, a qual foi prejudicada. E) teve efeito semelhante nas trs espcies. INSTRUO: Responder questo 10 com base no texto a seguir. 01 A intensa poluio observada em muitas cidades 02 resulta na precipitao de chuva cida sobre as 03 reas silvestres. Em decorrncia da chuva cida em 04 uma reserva biolgica, morreram todos os indivduos 05 de uma espcie de lesma terrestre. Alm disso, 06 todas as espcies da reserva foram afetadas. 07 Concomitantemente, os seres vivos e as caractersticas 08 fsico-qumicas de um pequeno lago prximo 09 reserva foram alterados. 10) As expresses todos os indivduos de uma espcie (linhas 04 e 05), todas as espcies da reserva (linha 06) e os seres vivos e as caractersticas fsico-qumicas (linhas 07 e 08) representam, respectivamente, A) comunidade, populao e ecossistema. B) populao, comunidade e ecossistema. C) populao, ecossistema e comunidade. D) comunidade, ecossistema e populao. E) ecossistema, populao e comunidade.

11) Nesta regio, ocorreu um processo conhecido por A) deslocamento de caracteres. B) irradiao adaptativa. C) competio interespecfica. D) sucesso ecolgica. E) convergncia evolutiva. 12) No dia 18 de julho de 2001, o jornal O Globo publicou uma matria sobre um aqurio que ser levado Estao Espacial Internacional com a finalidade de estudar o efeito da microgravidade sobre os seres vivos. O aqurio, chamado de Sistema Aqutico Biologicamente Equilibrado e Fechado, conter uma espcie de peixe (1), uma de planta (2), uma de bactria (3) e uma de caramujo. Quanto aos seus papis trficos, correto afirmar que as espcies representadas pelos nmeros 1, 2 e 3 so exemplos, respectivamente, de A) produtor, consumidor e decompositor. B) consumidor, decompositor e produtor. C) decompositor, produtor e consumidor. D) consumidor, produtor e decompositor. E) decompositor, consumidor e produtor. 13) O principal gs decorrente do efeito estufa, descrito na questo anterior, o dixido de carbono (CO2). Uma estratgia eficaz para diminuir a intensidade deste efeito na natureza seria plantar novas florestas, pois as plantas podem funcionar como seqestradoras de carbono da atmosfera atravs do processo conhecido por A) descarbonizao.

PROF. THIAGO DEXTER

ALTERNATIVA

CIDAD

LISTA

DE

EXERCCIOS

BIOLOGIA ECOLOGIA

B) fixao carbnica. C) fotossntese. D) respirao. E) carboxilao. INSTRUO: Responder questo 14 com base no grfico abaixo.

Para reduzir o impacto negativo das fontes de poluio sobre o ambiente aqutico, devemos I. evitar a liberao de esgotos sem tratamento nos cursos dgua. II. incentivar a construo de aterros sanitrios para a deposio de lixo. III. exigir apenas a liberao de lixo biodegradvel nos mananciais de gua. IV. estimular as indstrias a instalarem equipamentos que diminuam o grau de toxicidade de seus efluentes lquidos. 16) Pela anlise das afirmativas, conclui-se que esto corretas A) somente I, II e III B) somente I, II e IV C) somente I, III e IV D) somente II, III e IV E) I, II, III e IV

14) O grfico mostra o tamanho populacional de uma espcie de pulgo, ao longo do tempo, nas seguintes condies: (A) em uma comunidade onde no existem joaninhas e (B) em uma comunidade onde as joaninhas esto presentes. Pela anlise do grfico, correto supor que A) a populao de joaninhas cresce quando h um maior nmero de pulges. B) pulges e joaninhas possuem uma relao de protocooperao. C) a populao de pulges pouco afetada pela presena de joaninhas na comunidade. D) as joaninhas realizam um controle biolgico da populao de pulges. E) pulges e joaninhas so afetados de maneira semelhante por um determinado tipo de inseticida. 15) Segundo especialistas em vida animal, a sobrevivncia dos ursos polares no rtico ser criticamente comprometida pela ao prejudicial do homem sobre o meio ambiente, pois as mudanas climticas decorrentes da liberao de gases do efeito estufa esto causando um derretimento anormal da camada de gelo marinho durante o vero. Esta camada de gelo crtica para a sobrevivncia dos ursos polares, pois serve como uma plataforma de onde eles caam as focas, seu principal alimento. A camada de gelo marinho citada no texto acima representa o ________ do urso polar, o qual mantm uma relao de ________ com as focas. A) ecossistema - predao B) hbitat - competio C) hbitat - predao D) nicho - competio E) nicho - predao INSTRUO: Responder questo 16 com base nas afirmativas abaixo.

17) Qual o tipo de interao interespecfica existente entre o gado bovino e os microorganismos que vivem em seu aparelho digestrio? A) Parasitismo. B) Inquilinismo. C) Comensalismo. D) Mutualismo. E) Herbivoria. 18) Se a evoluo dos mamferos tivesse desempenhado um papel importante na extino dos dinossauros, quais das possveis relaes ecolgicas entre mamferos e dinossauros poderiam ser sugeridas como responsveis por esse acontecimento? A) Comensalismo e competio. B) Comensalismo e predao. C) Competio e mutualismo. D) Competio e predao. E) Protocooperao e predao. 19) Em qual nvel ecolgico um fazendeiro que pretenda determinar a taxa anual de aumento no nmero de cabeas de gado de sua criao, a fim de explor-la de maneira sustentvel, ir abordar esta questo? A) Ecossistema. B) Comunidade. C) Populao. D) Indivduo. E) Clula. 20) O fluxo de energia atravs dos nveis trficos de um ecossistema de mata ciliar existente na regio dos Campos Sulinos citada anteriormente deve possuir a seguinte forma: (P = produtores, H = herbvoros e C = carnvoros)

PROF. THIAGO DEXTER

ALTERNATIVA

CIDAD

LISTA

DE

EXERCCIOS

BIOLOGIA ECOLOGIA

22) A associao entre plantas leguminosas e bactrias do gnero Rhizobium um exemplo de mutualismo envolvendo membros de reinos distintos. Por tratar-se de um mutualismo, ambos os organismos so beneficiados. O papel das bactrias do gnero Rhizobium nessa associao contribui significativamente para o ciclo global A) do carbono. B) do nitrognio. C) da gua. D) do fsforo. E) do enxofre. 23) A fim de estudar o funcionamento de uma comunidade bitica, um bilogo construiu uma comunidade simplificada composta por um representante de cada nvel trfico em um ambiente controlado, onde era permitida apenas a entrada de raios solares e de ar esterilizado. O grfico abaixo apresenta a biomassa de equilbrio atingida pelas populaes de trs espcies, uma planta (embaba) e dois animais (preguia e gato-domato), aps um longo perodo de observao neste ambiente controlado.

INSTRUO: Responder questo 21 com base no quadro abaixo, que mostra algumas caractersticas (vero, inverno, precipitao anual e variao anual de temperatura) de cinco biomas terrestres do mundo. Com base no conhecimento sobre o fluxo de energia ao longo da cadeia alimentar, correto afirmar que as espcies 1, 2 e 3 representam, respectivamente, as populaes de A) embabas, preguias e gatos-do-mato. B) gatos-do-mato, embabas e preguias. C) gatos-do-mato, preguias e embabas. D) preguias, gatos-do-mato e embabas. E) preguias, embabas e gatos-do-mato. 24) Uma determinada espcie de abelha alimentase exclusivamente do nctar de uma dada espcie de angiosperma, da qual o nico polinizador. Este tipo de relao animal-planta enquadra-se como um caso de A) predatismo. B) herbivorismo. C) amensalismo. D) comensalismo. E) mutualismo.

21) Dos biomas acima, ocorrem no Brasil apenas A) A e C. B) B e D. C) B e E. D) C e E. E) D e E.

PROF. THIAGO DEXTER

ALTERNATIVA

CIDAD

LISTA

DE

EXERCCIOS

BIOLOGIA ECOLOGIA

25) A amnia faz parte do ciclo do nitrognio, o qual o principal componente A) da gua doce. B) da gua salgada. C) da atmosfera. D) das rochas. E) do solo. 26) O nitrognio essencial para os ambientes naturais,bem como para os sistemas agrcolas, pois um dos macronutrientes responsveis por cerca de 5% da composio qumica das plantas, juntamente com os micronutrientes (por exemplo, zinco, boro, cobre, ferro, mangans, molibdnio e cobalto). Os demais 95% so constitudos de carbono, oxignio e hidrognio. O nitrognio (N2) disponvel no ambiente no utilizvel pela maioria dos seres vivos. A converso de sua forma biologicamente no-utilizvel em uma forma utilizvel realizada A) por algumas bactrias. B) por angiospermas e gimnospermas. C) por todas as plantas clorofiladas. D) por todos os seres autotrficos. E) principalmente pelo fitoplncton. 27) O aumento da concentrao de nutrientes no solo propiciado por determinados seres vivos facilita o estabelecimento de outras espcies no ambiente e, dessa forma, interfere no desenvolvimento de suas respectivas comunidades atravs do processo conhecido por A) coevoluo. B) especiao. C) seleo de grupo. D) irradiao adaptativa. E) sucesso ecolgica. 28) Se o prefeito eleito de sua cidade prometeu desenvolver um programa com o objetivo de contribuir para a diminuio do efeito estufa em nvel local, isso significa que ele pretende incentivar a adoo de medidas de controle da poluio atmosfrica atravs da reduo da emisso de __________ e __________ pelas atividades humanas. A) clorofluorcarbonetos xido sulfrico B) clorofluorcarbonetos monxido de carbono C) dixido de carbono xido sulfrico D) dixido de carbono metano E) monxido de carbono metano INSTRUO: Responda questo 29 considerando as informaes acerca das alteraes ambientais, foco do Protocolo de Kyoto: I. A elevao da concentrao de dixido de carbono na atmosfera uma das unidades de

medida utilizadas na previso da dimenso do efeito estufa no planeta. II. O gs carbnico considerado um dos principais poluentes responsveis pelo aquecimento global, e sua concentrao na atmosfera cada vez mais elevada. III. O aumento progressivo de CO2 ir elevar a temperatura do planeta, preservando apenas as regies polares. IV. Com o crescimento das taxas de emisso de CO2, haver elevao da temperatura do planeta e, conseqentemente, reduo do nvel do mar, causada pela evaporao. 29) Esto corretas apenas as afirmativas A) I e II B) I e III C) II e III D) II e IV E) III e IV INSTRUO: Responder questo 30 com base no texto a seguir. sobre a biodiversidade nas cidades. A construo de cidades altera as condies ambientais de uma rea natural, provocando a substituio da comunidade bitica original por uma comunidade composta por espcies nativas do local e espcies exticas (trazidas pelo homem de outras partes do mundo). Nesta nova comunidade, as espcies exticas interagem com as espcies locais, podendo prejudic-las, benefici-las ou, mesmo, no afet-las significativamente. Os gatos domsticos, por exemplo, podem comer os ovos de espcies de aves que nidifiquem no cho, ou prximo dele, exterminandoas, assim, de reas pequenas. Se a rea original fosse coberta por uma floresta, algumas de suas plantas e animais nativos poderiam permanecer em parques, enquanto outros desapareceriam. Outras plantas poderiam ser utilizadas em projetos de paisagismo ou de arborizao das vias pblicas. Contudo, as populaes da maioria destas espcies seriam menores e os seus indivduos estariam mais dispersos espacialmente. Conseqentemente, os indivduos de uma dada espcie com populao pequena poderiam apresentar um maior grau de parentesco e, por serem mais semelhantes, sua espcie poderia ter uma menor probabilidade de adaptao frente a variaes ambientais. Neste novo contexto, no entanto, as interaes entre as espcies e entre elas e o meio abitico continuariam desempenhando um papel fundamental para a manuteno da comunidade. A reproduo de determinadas espcies vegetais por exemplo, continuaria dependendo do servio prestado por animais polinizadores (como morcegos e beija-flores) e dispersores de sementes (como sabis e bem-te-vis).

PROF. THIAGO DEXTER

ALTERNATIVA

CIDAD

LISTA

DE

EXERCCIOS

BIOLOGIA ECOLOGIA

30) Os trechos sublinhados no texto referem-se aos trs nveis de biodiversidade. Esses nveis so, respectivamente, A) a diversidade de espcies, a evoluo biolgica e a diversidade de processos ecolgicos. B) a diversidade de espcies, a diversidade gentica e a diversidade de processos ecolgicos. C) a diversidade de origens, a diversidade gentica e a diversidade de ecossistemas. D) a riqueza de espcies, a diversidade fenotpica e a ecologia. E) a riqueza de espcies, a densidade populacional e o paisagismo natural. 31) Quais das interaes abaixo, entre espcies exticas e nativas, podem causar prejuzos para estas ltimas? A) Comensalismo, inquilinismo e mutualismo. B) Comensalismo, parasitismo e predao. C) Competio, mutualismo e predao. D) Competio, parasitismo e predao. E) Competio, predao e neutralismo. 32) Especialistas da Universidade de Atenas tm observado que, nos ltimos anos, as famosas obras-primas feitas em mrmore pelos escultores gregos na Acrpole ateniense, h milhares de anos, vm se deteriorando. Um exemplo est nas belssimas colunas do Parthenon que esto sendo corrodas intensamente. Este fato pode estar relacionado com: A) o efeito estufa que induz um aquecimento e conseqentemente uma alterao na composio do mrmore. B) a inverso trmica que provoca um aumento nos poluentes do ar que em forma de gs corroem o mrmore. C) o buraco na camada de Oznio porque a radiao ultravioleta do Sol atua no mrmore deteriorando. D) a chuva cida provocada pela reao dos gases poluentes com a gua produzindo cidos que atuam diretamente na escultura. E) a utilizao do CFC que reage com o mrmore, causando perda de material das colunas. INSTRUO: Responda questo 33 considerando os dados a seguir. A matria intitulada Eqdeos em perigo, publicada em abril de 2005 na revista Scientific American Brasil, alerta que zebras, jumentos e cavalos selvagens vm sendo mortos para fornecer carne, remdios e dinheiro. Essa predao, aliada destruio dos hbitats e a uma taxa de reproduo naturalmente lenta, ameaa populaes remanescentes desses animais. 33) Considerando que: - a linha contnua representa o tamanho das populaes,

- a linha tracejada representa a rea de hbitat remanescente e - a linha pontilhada representa a taxa de reproduo, qual dos grficos abaixo representa corretamente a tendncia descrita no texto publicado?

34) Os grficos ao lado representam diferentes estruturas etrias de populaes humanas. O eixo vertical indica idade e o eixo horizontal, nmero de indivduos.

PROF. THIAGO DEXTER

ALTERNATIVA

CIDAD

LISTA

DE

EXERCCIOS

BIOLOGIA ECOLOGIA

A populao em expanso : a) A, j que os adultos em idade reprodutiva e os idosos so mais numerosos do que as crianas. b) A, j que o nmero de crianas maior do que o de adultos em idade reprodutiva. c) B, j que o nmero de adultos em idade reprodutiva e de crianas praticamente igual. d) C, j que os adultos em idade reprodutiva so mais numerosos do que as crianas. e) C, j que o nmero de pessoas idosas maior do que o de adultos em idade reprodutiva. 35) O esquema ao lado representa o ciclo do carbono.

esperado seria o crescimento contnuo da populao de leveduras. 2 O aumento no nmero de indivduos provocou diminuio do alimento disponvel, afetando a sobrevivncia. 3 O acmulo dos produtos excretados alterou a composio qumica do meio, causando a morte das leveduras. Entre as trs hipteses, podemos considerar plausvel(eis) apenas a) 1. d) 1 e 2. b) 2. e) 2 e 3. c) 3. 37) A recente descoberta de uma vasta regio de mar descongelado no Plo Norte um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situao, alguns pases industrializados elaboraram uma carta de intenes em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos,como uma estratgia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratgia baseia-se na hiptese de que o aumento das reas de floresta promover maior a) liberao de gs oxignio, com aumento da camada de oznio e reduo da radiao ultravioleta. b) reteno do carbono na matria orgnica das rvores, com diminuio do gs carbnico atmosfrico responsvel pelo efeito estufa. c) disponibilidade de combustveis renovveis e, conseqentemente, menor queima de combustveis fsseis,que liberam CFC (clorofluorcarbono). d) absoro de CFC, gs responsvel pela destruio da camada de oznio. e) sombreamento do solo, com resfriamento da superfcie terrestre. 38) Numa comunidade interagem trs populaes, constituindo uma cadeia alimentar: produtores, consumidores primrios e consumidores secundrios, um fator externo provocou o extermnio da populao carnvora no tempo X. O grfico que representa o comportamento da populao de herbvoros, a partir de X, :

A utilizao do lcool como combustvel de automveis intensifica, principalmente, a passagem representada em a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V. 36) Uma pequena quantidade da levedura Saccharomyces cerevisa e foi inoculada em um tubo de ensaio, contendo meio apropriado. O desenvolvimento dessa cultura est representado no grfico.

Para explicar o comportamento da populao de leveduras, aps o tempo T, foram levantadas trs hipteses: 1 A cultura foi contaminada por outro tipo de microorganismo originando competio, pois o

PROF. THIAGO DEXTER

ALTERNATIVA

CIDAD

LISTA

DE

EXERCCIOS

BIOLOGIA ECOLOGIA

39) Qual das alternativas distingue organismos heterotrficos de organismos autotrficos? a) Somente organismos heterotrficos necessitam de substncias qumicas do ambiente. b) Somente organismos heterotrficos fazem respirao celular. c) Somente organismos heterotrficos possuem mitocndrias. d) Somente organismos autotrficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgnicos. e) Somente organismos autotrficos no requerem gs oxignio. 40) O tico-tico t comendo meu fub / Se o tico-tico pensa / em se alimentar / que v comer / umas minhocas no pomar (...) / Botei alpiste para ver se ele comia / Botei um gato, um espantalho e um alapo (...) (Zequinha de Abreu, Tico-tico no Fub). No contexto da msica, na teia alimentar da qual fazem parte tico-tico, fub, minhoca, alpiste e gato, a) a minhoca aparece como produtor e o tico-tico como consumidor primrio. b) o fub aparece como produtor e o tico-tico como consumidor primrio e secundrio. c) o fub aparece como produtor e o gato como consumidor primrio. d) o tico-tico e o gato aparecem como consumidores primrios. e) o alpiste aparece como produtor, o gato como consumidor primrio e a minhoca como decompositor. 41) Os liquens da tundra rtica constituem a principal fonte de alimento para renas e caribus durante o inverno. As substncias orgnicas do alimento desses animais, portanto, so primariamente produzidas por um dos organismos componentes do lquen. Qual esse organismo e que processo ele utiliza para produzir substncias orgnicas? a) Um fungo; fermentao. b) Um fungo; fotossntese. c) Um protozorio; fermentao. d) Uma alga; fotossntese. e) Uma cianobactria; quimiossntese. 42) Efluentes de cervejarias quando lanados em grandes quantidades em mananciais de gua freqentemente levam peixes morte por: a) intoxicao alimentar b) ingesto de lcool c) aumento da demanda bioqumica de oxignio e conseqente diminuio do oxignio dissolvido na gua d) aumento da demanda bioqumica de oxignio e conseqente diminuio da absoro de oxignio pelas brnquias dos peixes

e) aumento da viscosidade do meio e conseqente diminuio da capacidade da gua em dissolver oxignio 43) Como conseqncia do despejo de esgoto, a possvel seqncia temporal de eventos representada por (assinale a alternativa correta): I Proliferao de algas e bactrias fotossintetizantes. II Morte de organismos aerbicos (auttrofos e hetertrofos). III Diminuio do teor de gs oxignio na gua. IV Proliferao de microorganismos aerbicos. V Aumento de nutrientes nitrogenados e fosfatados. A. V, I, IV, III, II B. V, IV, III, II, I C. IV, I, II, III, V D. I, III, II, IV, V E. IV, III, V, II, I 44) Aps ser utilizado o inseticida diclorodifeniltricloroetano (DDT) em um ecossistema, foi avaliada a porcentagem dessa substncia acumulada na cadeia alimentar abaixo:

Espera-se encontrar: A. a maior concentrao de DDT nas plantas; B. a maior concentrao de DDT nos herbvoros; C. a maior concentrao de DDT nos carnvoros; D. a menor concentrao de DDT nos herbvoros; E. a menor concentrao de DDT nos carnvoros. 45) O grfico mostra as flutuaes de duas populaes de micro-organismos mantidas num mesmo meio de cultura.

O tipo de relao ecolgica existente entre essas duas populaes : a) predatismo. b) mutualismo.

PROF. THIAGO DEXTER

ALTERNATIVA

CIDAD

LISTA

DE

EXERCCIOS

BIOLOGIA ECOLOGIA

c) parasitismo. d) inquilinismo. e) amensalismo. 46) A figura representa uma pirmide etria para uma populao de cervdeos do chaparral da Califrnia, para o ano de 1958

I) Oferecem perigo ao homem porque contm material radioativo. II) Podem apresentar resistncia contra agentes do meio ambiente, possibilitando sua produo em maior escala. III) Representam um possvel perigo ao meio ambiente, pois podem alterar o equilbrio ecolgico. IV) Empobrecem o solo por consumirem muito mais nutrientes. So verdadeiras: a) apenas I e II. b) apenas I e III. c) apenas II e III. d) apenas I, II e III. e)I, II, III e IV.

Supondo-se a no ocorrncia de migrao, podemos afirmar que as taxas de natalidade e de mortalidade de machos em relao s de fmeas so: a) maior e maior. b) maior e menor, respectivamente. c) menor e menor. d) menor e maior, respectivamente. e) iguais. 47) Considerando-se os organismos e os relacionamentos das colunas acima, a associao correta : 1 lquen 2 cip-chumbo 3 erva-de-passarinho 4 orqudea ( A ) epifitismo ( B ) hemiparasitismo ( C ) holoparasitismo ( D ) mutualismo

a) 1 - A , 2 - B , 3 - C e 4 - D. b) 1 - A , 2 - C , 3 - B e 4 - D. c) 1 - D , 2 - B , 3 - A e 4 - C. d) 1 - C , 2 - B , 3 - A e 4 - D. e) 1 - D , 2 - C , 3 - B e 4 - A. 48) Os organismos aquticos, tanto do talassociclo como do limnociclo, so classificados, de acordo com sua capacidade de deslocamento, em planctnicos, nectnicos e bentnicos. So, respectivamente, exemplos de animais planctnicos, nectnicos e bentnicos: a) mamferos, peixes e crustceos. b) protozorios, mamferos e equinodermos. c) equinodermos, peixes e crustceos. d) peixes, mamferos e algas. e) algas, equinodermos e peixes. 49) Atualmente muita ateno tem sido dada s plantas transgnicas, que so obtidas atravs da manipulao humana. Considere as afirmaes abaixo, a respeito dessas plantas.

50) Em 1953, foi evidenciada no Japo, uma doena denominada Mal de Minamata, em que as pessoas afetadas apresentavam distrbios de viso, audio e coordenao. Resduos com mercrio foram despejados nas guas da baia de Minamata. O mercrio foi absorvido pelo plncton que servia de alimento para moluscos e para certos peixes. Por sua vez, os moluscos eram predados por outros grupos de peixes e os peixes representavam a dieta bsica das pessoas da regio. Sabendo-se que o mercrio tem efeito cumulativo, espera-se encontrar A) maior concentrao dessa substncia no homem e menor concentrao no plncton. B) maior concentrao dessa substncia no plncton e menor concentrao no homem. C) maior concentrao dessa substncia no plncton e menor concentrao nos peixes e nos moluscos. D) a mesma concentrao dessa substncia no plncton, nos moluscos e nos peixes e uma maior concentrao no homem. E) a mesma concentrao dessa substncia em todos os elos da teia alimentar descrita. 51) Pode-se afirmar que fitoplncton A) constitudo por organismos hetertrofos. B) representa a comunidade dos produtores do plncton. C) no depende da presena de luz para se desenvolver. D) representa a comunidade dos consumidores do plncton. E) representado por organismos que se deslocam ativamente na gua. 52) O diagrama seguinte representa uma pirmide de energia.

PROF. THIAGO DEXTER

ALTERNATIVA

CIDAD

LISTA 10

DE

EXERCCIOS

BIOLOGIA ECOLOGIA

A largura de cada nvel dessa pirmide, quando analisada de baixo para cima, representa A) a quantidade de energia disponvel para o nvel trfico seguinte. B) o nmero de produtores, consumidores primrios e consumidores secundrios, respectivamente. C) o tamanho dos produtores, consumidores primrios e consumidores secundrios, respectivamente. D) a quantidade de energia perdida, quando se passa de um nvel trfico para o seguinte. E) a produtividade primria bruta, a produtividade primria lquida e a produtividade secundria lquida, respectivamente. 53) O ciclo do carbono na natureza pode ser representado, simplificadamente, da seguinte maneira.

Obs.: Algumas questes esto com numerao alterada com relao a lista de exerccios original do site do alternativa (questes 05 36). Os nmeros de 1 a 5 indicam, respectivamente, A) fotossntese, nutrio, respirao, combusto morte. B) respirao, nutrio, fotossntese, morte combusto. C) nutrio, combusto, fotossntese, morte respirao. D) fotossntese, combusto, respirao, morte nutrio. E) fotossntese, respirao, nutrio, combusto morte. e e e e e GABARITO 01) D 06) D 11) D 16) B 21) E 26) A 31) D 36) E 41) D 46) A 51) B 02) B 07) C 12) D 17) D 22) B 27) E 32) D 37) B 42) C 47) E 52) A 03) D 08) B 13) C 18) D 23) E 28) D 33) A 38) C 43) A 48) B 53) A 04) A 09) C 14) D 19) C 24) C 29) A 34) B 39) D 44) C 49) C 05) B 10) B 15) C 20) A 25) C 30) B 35) E 40) B 45) A 50) A

Acesse http://www.alternativacidada.cjb.net e conhea mais sobre o Projeto Educacional Alternativa Cidad! Material desenvolvido por Thiago Pedroso, professor de biologia do Alternativa Cidad. Contato: thiago.pedroso@ufrgs.br

PROF. THIAGO DEXTER

ALTERNATIVA

CIDAD

LISTA 11

DE

EXERCCIOS

BIOLOGIA ECOLOGIA

PROF. THIAGO DEXTER

ALTERNATIVA

CIDAD

You might also like