You are on page 1of 10

A APRENDIZAGEM DA NATAO DO NASCIMENTO AOS 6 ANOS FASES DE DESENVOLVIMENTO

Luis Fernando Zulietti 1 Ive Luciana Ramos Sousa 2 ** RESUMO. Este trabalho tem a inteno de mostrar as capacidades de cada criana em sua respectiva idade na natao do nascimento at 6 anos. Desde o nascimento o beb tem seus reflexos e comportamentos no meio lquido por relembrar sua existncia durante a gestao; a partir do 6 ao 8 ms, comea a deixar de ter comportamentos involuntrios para ter comportamentos voluntrios. A partir dessa fase, a criana se desenvolve na natao conforme sua maturidade e capacidade, e aos 6 anos a criana alcana 80% de seu desenvolvimento. Atravs de pesquisas, este trabalho procura mostrar que a natao desde beb vlida por vrios motivos e que se o ensino respeitar a capacidade de cada criana, podero surgir grandes atletas no nosso futuro. Palavras-chave: Maturao, Fases do Desenvolvimento, Criana.

1 INTRODUO
O objetivo deste trabalho mostrar as fases de desenvolvimento de bebs e crianas at 6 anos. Atravs de pesquisas em livros, apostilas, sites da internet e vivncias em aulas que o primeiro autor ministra, percebeu-se que o desenvolvimento do beb na gua inicia-se durante a gestao, pois relembra sua vivncia dentro da barriga da mame, o que demonstra que a gua prazerosa. O desenvolvimento na gua acontece conforme sua maturao, com o aprimoramento de seus reflexos e da coordenao. Para cada fase de desenvolvimento da criana, existem as respectivas capacidades neuro-motoras para a realizao de movimentos na gua. Desde o nascimento o beb j possui seus reflexos e respostas motoras no meio lquido. Este processo dividido em dois perodos: o Sensrio-motor, que compreende do nascimento aos 24 meses e o Perodo pr-operacional que vai dos 3 anos at os 6 anos, perodo que se caracteriza pela realizao de movimentos caractersticos dos estilos da Natao. Para que possamos promover uma boa adequao do beb s atividades aquticas, devemos nos fixar no ritmo prprio de cada criana e obedecer o seu desenvolvimento global, que diferenciado de outra, em nvel mental-cognitivo e scio-emocional.

1 2

Professor da UNIVAP. Professora da A. E. S. J. (Associao Esportiva So Jos)

2 O SIGNIFICADO DA MATURAO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANA NA NATAO


Segundo Lima (1999), durante muito tempo a natao foi realizada de modo mecanista e detalhista, visando mais o plano tcnico do que o pedaggico, onde as crianas eram supervisionadas por tcnicos os quais tinham como meta ensinar os estilos para formao de novos atletas em pouco tempo. A natao permanecia reduzida a um conceito puramente mecanista, buscando exclusivamente e de forma incessante desempenhos imediatos e deixando de lado as relaes de reciprocidade, sociabilidade e psicomotricidade. Com isso, os alunos se desinteressavam pela natao por no assimilarem as rpidas informaes e pela especificidade dos movimentos que lhes eram passados. A natao ou qualquer outra rea na Educao Fsica deve proporcionar o inter-relacionamento entre o prazer e a tcnica, atravs de procedimentos pedaggicos criativos, podendo ser sob formas de jogos, brincadeiras, desde que visando sempre o desenvolvimento da criana. Conforme Lima (1999), os primeiros conhecimentos e estudos do ensino da natao versam sobre o nvel ou estado maturacional do aluno; muitos professores utilizam exerccios no apropriados para a idade, por isso no eram realizados com eficincia.
Maturao o estado de prontido neurofisiolgica do organismo em realizar determinadas tarefas, independentes ou no dos fatores ambientais (Lima,1999).

Se ensinarmos exerccios que so precoces para a idade, poderemos trazer frustraes e desistncias por parte do aluno, pois ele no conseguir realizar os movimentos demonstrados pelos tcnicos, pela especificidade do exerccio. A aprendizagem conduz o indivduo a estar diante de um fator novo, com a inter-relao entre os fatores internos (representados pelo nvel maturacional e vivncias anteriores dos indivduos) e externos (representados pelo meio ambiente e estratgias do professor), resultando na reduo da tenso ao aprender determinado exerccio. O primeiro fator, e talvez o mais importante, que o indivduo sinta prazer em estar na gua e descubra as boas sensaes que ela lhes proporciona. Segundo Bresges (1980), beb no aprende a nadar; dando-lhe oportunidade, aprende, isto sim, a fazer uso de suas vantagens inatas grande flutuabilidade, reserva de oxignio, inconscincia do perigo etc. para, eventualmente, FICAR LIVRE DO PERIGO NGUA.

A criana bem encaminhada desde os primeiros passos nos facilitar o trabalho e constituir o elemento mais elevado de aptido psicomotora, necessrios para as grandes performances. A natao age como um pr-estmulo motor, pois, antes mesmo de a criana tentar deslocar-se fora da gua, j o consegue dentro da gua, porque ela fica muito leve, conseguindo, assim, executar movimentos que muitas vezes no consegue fora da gua. A criana realiza os movimentos de acordo com sua idade e seu nvel de desenvolvimento.

3 ESTIMULAO AQUTICA PARA BEBS


A chamada Natao de lactentes ou para bebs, que abrange os primeiros 18 meses de vida, pouco tem a ver com a natao propriamente dita. O beb na gua relembra sua vivncia dentro da barriga da mame durante a gestao, podendo-se deduzir, ento, que a gua prazerosa, principalmente o banho deve ser uma descontrao. Os primeiros passos de uma estimulao aqutica seria o banho, que tem por objetivo trazer prazer ao beb. Deixar respingar gua no rosto e depois deixar escorrer a gua da cabea para o rosto e brincar muito durante o banho. Os preparativos para a natao do lactente, iniciam-se j imediatamente aps a alta do pediatra, devendo-se: Reduzir a temperatura da gua do banho aos poucos at atingir 32; Familiarizar a criana com a gua; Habituar os pais a um manuseio seguro da criana.

Conforme Fonseca (1983), um elemento fundamental para as experincias com bebs no meio aqutico a presena da me/pai/algum que lhe familiar, junto dele na gua, durante todo o processo de estimulao aqutica, isto , a aula, onde os pais vo proporcionar-lhes segurana afetiva e segurana fsica, atuaro como agentes no auxlio no desempenho e ns, professores, seremos os mediadores. No recomendado substituir os pais, nem mesmo pelo professor altamente especializado. Deve-se considerar os aspectos psicolgicos de cada criana: o beb ainda tem um crculo muito restrito de seu meio ambiente; os adultos que o cercam, so os de sua convivncia familiar e domstica, portanto, qualquer pessoa estranha que entre no seu pequeno mundo ser motivo de abalo em seu equilbrio emocional, ento com os pais, as crianas j no se assustam tanto.

Como citado no livro de Bresges (1980), a boa adaptao ao meio lquido depender principalmente da relao da criana com a gua, sendo resultado da maneira pela qual a aproximam do meio lquido e do tempo que lhe concederam para brincar. Antes de tudo existem quatro aspectos essenciais nesta fase: o respeito pela fase de desenvolvimento maturacional que o aluno se encontra, o contato fsico, o contato social que o aluno ter com o professor e a segurana, pois no basta que o aluno esteja seguro e sim que ele se sinta seguro. Segundo Barbosa (1999), existem alguns estmulos psicomotores no meio lquido. So eles: Desenvolver com harmonia suas habilidades motoras atravs de movimentos e formas ldicas; Estimular sua coordenao fina e grossa, atravs dos movimentos e materiais especficos; Estimular a percepo dos cinco sentidos: tato, audio, viso, olfato e paladar; Despertar e sentir diversas sensaes atravs dos movimentos; Exercitar seu equilbrio, vivenciando diversas posturas aquticas; Proporcionar a motivao na gua, para deslocamentos; Desenvolver a noo espacial e lateralidade atravs dos mergulhos, giros, saltos etc. Exercitar seus movimentos espontneos; Vivenciar diferentes sinais gestuais e verbais; Promover o desenvolvimento sensrio-motor e da inteligncia (Piaget).

Contudo Corra & Massaud (1999) afirmam que as expectativas de realizar as atividades aquticas para os bebs so: 1) Evitar acidentes em piscina: no caso de a criana cair na piscina acidentalmente. 2) Evitar futuros problemas motores: a natao age com prestmulo motor, pois, antes mesmo de a criana tentar deslocar-se fora da gua, j o consegue dentro dela, porque ela fica muito leve, conseguindo, assim, executar movimentos que muitas vezes no consegue fora da gua. 3) Melhorar a sade dos bebs: muitos pais acham que a natao vai fazer o milagre de curar seus bebs de problemas respiratrios. No existe qualquer afirmao cientfica a esse respeito, afirma o Dr. Flvio Jos Magalhes.
Apesar de muito auxiliar na respirao, a natao comum, da forma como ministrada em escolas e clubes, no capaz de auxiliar a criana a controlar uma crise respiratria.

4 FASES DO DESENVOLVIMENTO PEDAGGICO NATAO DESDE O NASCIMENTO AT OS 6 ANOS

NA

Piaget (1982) prope dois estgios de desenvolvimento at os 6 (seis) anos: 1. Perodo Sensrio-motor: do nascimento aos 2 anos. 2. Perodo Pr-operacional: dos 3 aos 6 anos.

4.1 Perodo Sensrio-Motor


Este perodo compreendido do nascimento at a criana completar 24 meses. A criana durante esta fase adquire habilidades e adaptaes do tipo comportamental, e ainda no desenvolveu habilidades como raciocnio, coordenao motora mais fina. Os exerccios so realizados atravs de adaptaes de estmulos, respostas e estmulos condicionados. Comportamentos adaptativos, inteligentes a utilizao de brinquedos, imitao de animais aquticos e as fantasias so as principais estratgias do perodo sensrio-motor. Do 1 ao 4 Ms: Segundo Lima (1999), a criana utiliza mais os reflexos no relacionamento com o meio ambiente, isto , qualquer barulho ou uma luz mais forte chamar a ateno da criana. Os primeiros banhos so importantes para a adaptao ao meio lquido; a maneira com que os pais molham o rosto ou transferem o seu calor para a criana ajudar no aprendizado da natao. Durante este perodo de vida a criana fortalece seu relacionamento com o mundo exterior, comea a sentir prazer pela gua e as diferenas de temperatura. Praticamente o elo de ligao entre a criana e o meio ambiente o choro. Com a gua no rosto, apresenta bloqueios respiratrios, observa o ambiente movimentando braos, pernas e o olhar. Os movimentos apresentados so rsticos. Realiza movimentos na gua com auxlio do professor. Exercitar na posio de frente para a gua (decbito ventral) importante para obter segurana. E, depois, em decbito dorsal, pois estimula a sua viso, o tato e a audio.

Do 4 ao 8 Ms: adaptaes intencionais Durante este perodo a criana comea a manipular o meio externo. Chora quando sente ou deseja algo. o perodo mais interessante para coloc-la na natao, pois sua imunidade j est mais desenvolvida, sendo a poca ideal, no para aprender os estilos, mas sim para se adaptar ao meio lquido. Quando a gua molha as vias respiratrias externas (boca e nariz) a respirao do lactente sadio bloqueada por reflexos. Conforme Bresges (1980), estes bloqueios respiratrios que os bebs apresentam, a partir do 6 ao 8 ms, so comportamentos voluntrios. O beb comea a reter a respirao, o comportamento involuntrio transformase em comportamento voluntrio. Por isso, de maior importncia acostumar a criana a mergulhar. Ela observa o ambiente, movimenta os braos e pernas de forma semelhante ao engatinhar. Salta da borda e movimenta-se na gua com auxlio do professor; comea a recusar a posio de costas e capaz de permanecer flutuando livremente at 9 minutos. As msicas so elo de ligao professorcriana. Do 8 ao 12 Ms: comportamento instrumental e busca do objeto desaparecido Segundo Lima (1999), um perodo timo de desenvolvimento da natao, pois pode-se relacionar os exerccios aos brinquedos. Antes o brinquedo era para atrair a ateno da criana e agora o objetivo de integrlo aos exerccios. Com 12 meses, a criana reconhece o professor (sociabilizao), salta da borda e desloca-se na gua sem auxlio e capaz de ficar em apnia durante 10 a 20 segundos. Entende o pedido soltar bolinhas dentro da gua. Abre os olhos dentro da gua (usa-se muito os brinquedos para buscar no fundo da piscina). As msicas so utilizadas para a integrao entre o professor-exerccio-aluno. A criana tem uma flutuao em decbito dorsal autnoma de at 15 minutos, troca posies (dorsal, lateral, ventral) e faz giros. At essa idade, a respirao o reflexo da glote. Do 12 ao 18 ms: reaes circulares tercirias Conforme Lima (1999), a partir desse perodo a criana inclui no seu universo a figura das pessoas que esto com ela esporadicamente, como professores de natao, tias, avs etc, aumentando seu relacionamento. Na natao realiza movimentos de pernas semelhantes ao engatinhar e comea a perceber e a entender melhor o meio ambiente. Nesta fase aumenta o tempo de apnia para 10 a 30 segundos; explora mais o meio e abre os olhos, melhorando a curiosidade durante a imerso. O relacionamento com os brinquedos realizado atravs de fantasias

e histrias os quais fazem parte da aula. As fantasias e as msicas so as estratgias mais importantes, coincidindo com a prontido neurofisiolgica da criana, e os primeiros sinais de defesa aparecem nessa fase (medo de no colocar os ps no fundo da piscina). Do 18 ao 24 Ms: representao do mundo externo, fantasias O relacionamento com o meio ambiente concretizado nesse perodo, aparecendo os primeiros sinais de medo. No se deve manifestar o medo na criana da parte mais funda da piscina, dizendo, por exemplo: Cuidado, voc pode se afogar a no fundo; devemos sempre contornar a situao, podendo trabalhar com a fantasia como estratgia para essa faixa etria. Os primeiros movimentos caracterizando os estilos so conduzidos das pernas, semelhantes aos dos estilos crawl e costas, progressivas contribuies (estmulos) de coordenao de braos e pernas para deslocamentos em decbito dorsal, movimentos rudimentares dos braos, somente utilizados como apoio para respirar (elevar a cabea, no respirao especfica dos estilos). Com a melhor sociabilizao, atenua-se o receio pela parte mais funda da piscina, com as primeiras noes de segurana, como entrar e sair da piscina: fundo-raso-evitar corridas. A criana realiza mergulhos, percorrendo uma certa distncia sob a gua e buscando a superfcie, retornando borda de origem ou ao professor, e a respirao sob forma de imitao.

4.2 Perodo pr-operacional


Perodo compreendido entre 3 (trs) e 6 (seis) anos. Conforme Lima (1999), o fim do perodo comportamental e incio da compreenso, do entendimento, agrupamento de conceitos, aquisio e desenvolvimento da coordenao mais fina e desenvolvimento das habilidades do aprendizado dos estilos da natao. O comportamento mais sensato e lgico nas situaes de brinquedo livre. As crianas tem a capacidade de compreender novos conceitos, aprende a nadar os estilos, iniciando por movimentos mais rsticos at a realizao de movimentos mais complexos. Segundo Corra & Massaud (1999), na criana, um dos principais objetivos para que se consiga um desenvolvimento, em busca de sade e equilbrio, desenvolver o gosto pela atividade, atravs de aes ldicas, prazerosas, com objetivos claros, dentro de sua capacidade psicomotora. Enfatizamos que, nesta faixa etria, as aulas no devem atingir somente os objetivos especficos da natao, como a adaptao ao meio lquido e a aprendizagem dos nados. Devem, tambm, atingir todas as potencialidades da criana, compreendendo os domnios afetivo, cognitivo e psicomotor.

Nesta faixa etria, normalmente as crianas atingem com relativa rapidez os contedos programticos propostos pela natao. Isto muitas vezes causa uma preocupao por parte de alguns professores, se perguntando. O que eu fao agora? , O que a me vai achar de todos os dias fazermos as mesmas aulas? A freqncia deste fato fez com que a natao nesta faixa etria se tornasse algo mais do que somente aprender a nadar. A utilizao de materiais facilitam a realizar movimentos variados, ajudando no aprendizado. importante que mostremos aos responsveis que aquela criana est em freqente evoluo. Aos 3 anos Segundo Lima (1999), nesta fase que surgem os primeiros movimentos oriundos da coordenao mais fina, com pernas de crawl e costas mais caracterizados, movimentos de braos no somente como apoio, mas tambm como deslocamento. Como braada de crawl, somente a fase submersa mais fcil. Caracterizao das fantasias nos exerccios, como: Foguete braos estendidos, uma mo sobre a outra, deslizar pela gua. Comportamento de explorar a piscina realizando atravs de brincadeiras como caa ao tesouro. Atividades recreativas durante e ao final das aulas; saltos da borda com apoio de aros so bem aceitos. Aos 4 anos Acentua-se a coordenao mais fina, conseqentemente os movimentos das pernas de crawl e costas ficam mais elaborados, aproximando-se do movimento ideal. Nesse momento as pernas comeam a auxiliar a sustentao do corpo. Quanto aos movimentos de braos, ainda so realizados com dificuldade, principalmente o movimento areo (recuperao), pela dificuldade em tir-los da gua. Aos 5 anos Conforme Lima (1999), comum encontrar, nessa fase mais intensa da coordenao, crianas com desenvolvimento mais tardio em relao a outras e crianas que ficam durante alguns meses sem apresentar evoluo nos movimentos. Apresentamos aos alunos a coordenao das pernas e braos e a respirao especfica do crawl respirao lateral. Os movimentos da braada so realizados com mais facilidade, principalmente a parte area. importante incrementar os movimentos das mos nas diferentes direes com o objetivo de desenvolver a sensibilidade quanto sustentao e propulso (deslocamento). Iniciamos a coordenao dos movimentos das pernas, braos, respirao especfica, at alcanarmos o nado completo, complexidade de movimentos que a criana dever realizar.

Aos 6 anos Os movimentos coordenados dos estilos crawl e costas so mais elaborados, iniciando a fase do aperfeioamento. incrementado o mergulho elementar, movimentos mais elaborados do que os saltos apresentados nas idades anteriores. As crianas realizam alguns movimentos de pernada de peito. Maturacionalmente a idade em que as crianas mais assimilam os movimentos dos estilos crawl, costas e mergulho elementar, encerrando praticamente a primeira fase da pedagogia da natao.

5 CONSIDERAES FINAIS
O presente trabalho busca demonstrar a importncia da sociabilizao e da estimulao do beb no meio lquido, nas fases de seu desenvolvimento motor que vai do nascimento aos 6 anos. A cada uma das fases corresponde uma grande variedade de movimentos. A natao propriamente dita inicia-se a partir dos 5 anos, podendo haver casos mais precoces, em que as crianas comeam a realizar movimentos caractersticos dos estilos. At ento, podemos dizer que o nadar so ESTMULOS AQUTICOS PARA BEBS. O oferecimento de atividades aquticas adequadas criana constitui-se em um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da suas capacidades motoras. Na criana, um dos principais objetivos para que consigamos um desenvolvimento, em busca de sade e equilbrio, desenvolver o gosto pela atividade, atravs de objetivos claros, dentro de sua capacidade psicomotora. A aprendizagem da natao para crianas, em geral, realizada respeitando-se idades e habilidades conforme o seu desenvolvimento, e, assim, no tornando o ensino precoce, pois pode prejudicar o seu desenvolvimento. Respeitando-se o desenvolvimento da criana pode-se fazer com que ela tenha uma longa vida til na natao, ou seja, atinja a idade adulta nadando, e que se torne um multiplicador dos futuros nadadores, das novas geraes.

6 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARBOSA, J. Natao em Academia. In: CONVENO INTERNACIONAL DE ESPORTE E FITNESS, 16, 1999,So Paulo. Anais [S.l.: S.n.], [1999?]. BETTI, I. R. Manual de Ginstica Respiratria e Natao. Rio de Janeiro: Sprint. 1999.

BRESGES, L. Natao para o meu nenm. traduo de Maria Lenk. Rio de Janeiro: Ao livro tcnico, 1980. CORRA, C. R. F.; MASSAUD, M. G. Escola de Natao: Montagem e Administrao, Organizao Pedaggica, do beb competio. Rio de Janeiro: Sprint, 1999. DAMASCENO, L. G. Natao para bebs: dos Conceitos Fundamentais Prtica Sistematizada. 2.ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1997. DELGADO, C. A. Escolas de Natao e Hidro. Rio de Janeiro: Sprint, 2000. FONSECA, V. Psicomotricidade. So Paulo: Martins Fontes, 1983. FONTANELLI, M. S.; FONTANELLI, J. A. Natao para bebs (entre o prazer e a tcnica). 2.ed. So Paulo, Ground, 1986. IDORN, J. Natao para crianas. Porto: Presena.1974. LIMA, W. U. Ensinando Natao. So Paulo: Phorte, 1999. MATTA, M. A. O que estimulao precoce. In: Mensagem da Apae. Braslia, v.25, n. 51, out./dez., 1988. PIAGET, J. O nascimento da inteligncia na criana. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. UNIVAP. A aprendizagem da natao. In: ENCONTRO DE INICIAO CIENTFICA, 4, 2000, So Jos dos Campos. Anais... So Jos dos Campos: Univap, 2000. VELASCO, C. G. Natao Segundo a Psicomotricidade. 2.ed. Rio de Janeiro: .Sprint, 1997.

You might also like