You are on page 1of 15

____________________________________________________________

Poltica de Patrocnios ____________________________________

2008/2012
-1-

POLTICA DE PATROCNIOS COPERGS

A Companhia Pernambucana de Gs Copergs apresenta a sua poltica de patrocnios. Poltica esta diretamente associada s diretrizes traadas no Planejamento Estratgico da empresa at o ano de 2012. A Copergs deixa bem claro queles que buscam patrocnio na empresa o seu compromisso institucional com a responsabilidade social, a cultura regional e o desenvolvimento do estado de Pernambuco. A Empresa se empenha, portanto, em defender e valorizar a cultura pernambucana atravs de uma poltica de forte alcance social articulada com as polticas pblicas para o setor e focada diretamente na afirmao da identidade regional. Desta forma, a Copergs entende que, dando sua contribuio como pessoa jurdica para a abertura e o desenvolvimento de um leque de oportunidades queles que atuam em todos os campos das artes, estar no apenas elevando o nome de Pernambuco como tambm inserindo na sociedade a cultura do gs natural, da energia limpa e da eficincia energtica. No mesmo caminho, acredita-se que, definindo tais critrios para patrocnios em geral, est dando sua cota de participao no processo de consolidao da cidadania do povo pernambucano ao promover a cultura local como instrumento de incluso social. Com sua Poltica de Patrocnos, a Copergs busca contribuir permanentemente para a manuteno da memria cultural pernambucana de forma a proporcionar a todos, sem distino, iguais oportunidades de acesso a esse extenso acervo.

-2-

CRITRIOS Os critrios aqui elencados objetivam a orientao para apresentao Copergs e para aprovao da participao da Companhia em projetos culturais, sociais, esportivos, exposies, feiras, congressos, seminrios e similares, de modo a conferir total objetividade e transparncia anlise das propostas. Portanto, recomenda-se rigorosa observao das orientaes, sobretudo no que tange a prazos, documentao e modo de apresentao.

CARACTERSTICAS DOS PROJETOS

DE NATUREZA CULTURAL Sero considerados projetos de natureza cultural aqueles que apiem e incentivem as diversas manifestaes artsticas e culturais e que contribuam para o desenvolvimento sustentvel da regio. DE NATUREZA SOCIAL Sero considerados projetos de natureza social aqueles destinados assistncia social, capacitao profissional, gerao de emprego e renda, reduo do analfabetismo como forma de incluso social e melhoria da qualidade de vida da populao pernambucana.

DE NATUREZA AMBIENTAL Sero considerados projetos de natureza ambiental aqueles direcionados para a educao e conscientizao quanto preservao do meio ambiente, constando do seu perfil iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentvel da regio. DE NATUREZA ESPORTIVA

-3-

Sero considerados projetos de natureza esportiva aqueles que visem capacitao profissional, e elevem a auto-estima do beneficiado, bem como os que gerem emprego e renda, promovam a incluso social e a melhoria da qualidade de vida.

CRITRIOS GERAIS

CONDICIONANTES AOS PATROCNIOS: 1. A liberao de recursos destinados a patrocnios de projetos devidamente aprovados, ser feita, exclusivamente, a crdito da conta-corrente do beneficirio em banco autorizado, salvo nos casos excepcionais aprovados pela Diretoria da Copergs. 2. Cada proponente poder ter aprovado, no mximo, 1 (um) projeto por ano. 3. Os projetos devero ser entregues com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias do incio da sua realizao.

SELEO DOS PROJETOS 1. A seleo dos projetos dar-se- de acordo com os critrios de patrocnio estabelecidos pela Copergs mediante apreciao e anlise da diretoria da empresa para deferir ou indeferir. 2. No sero devolvidos aos proponentes os projetos que no se enquadrarem nos Critrios de Patrocnios estabelecidos pela Copergs.

DOCUMENTAO EXIGIDA Os proponentes devero, obrigatoriamente, anexar s suas propostas, os seguintes documentos: 1. Pessoa Fsica: Fotocpia da Carteira de Identidade e do CPF.
-4-

2. Pessoa Jurdica: a) CNPJ atualizado, Certido Conjunta Negativa de Dbitos relativos a Tributos e Contribuies Federais e a Dvida Ativa da Unio (MF/Receita Federal), Regularidade junto ao FGTS (Caixa Econmica), Certido Negativa de Dbito (INSS), alm dos documentos constitutivos da empresa devidamente atualizados, bem como dos documentos listados no item 1 da(s) pessoa(s) fsica(s) que a represente. No caso de Sociedades Civis, o Estatuto Social e ata de eleio da diretoria atual, tambm acompanhado dos documentos listados no item 1 referente ao(s) seu(s) representante(s) legal(is). b) CND referente Fazenda do Estado de Pernambuco, bem como Fazenda do municpio do Recife. 3. S podero ser beneficiados com patrocnio pela Copergs os proponentes que estiverem regulares junto aos rgos fiscalizadores, alm de oficiais, SERASA e CADIN. Exigncia necessria, tambm, para a liberao de parcelas, quando for o caso; 4. Em se tratando de projetos apresentados por produtores culturais ou outros representantes, anexar, obrigatoriamente, o termo de compromisso do representado, devidamente reconhecido em cartrio, juntamente com sua documentao pessoal (RG e CPF); 5. Currculo dos proponentes. 6. Aos representantes legais de proponentes pessoa jurdica, ser exigida regularidade junto aos rgos de proteo ao crdito, no sendo admitida, em qualquer hiptese, a substituio destes no decorrer do processo de anlise.

CONCESSO DE PATROCNIOS A LIVROS obrigatrio que a obra seja de natureza artstica, literria, tcnica ou humanstica, que envolva temtica da literatura pernambucana ou aspectos referentes ao Gs Natural, e que contribua para a valorizao de sua cultura e do seu desenvolvimento.

CONTRAPARTIDAS: 1. Veiculao da logomarca da Copergs em todos os exemplares;


-5-

2. Insero da logomarca da Copergs e do Estado de Pernambuco em todo o material de divulgao e em todas as peas promocionais como camisetas, bons, incluindo o convite de lanamento; 3. Meno do nome da Copergs em udio, nas peas de divulgao e na mdia eletrnica, se houver; 4. Disponibilizao Copergs de exemplares editados, em nmero a ser definido atravs de clusula contratual especfica.

CONCESSO DE PATROCNIOS A FILMES E PEAS DE TEATRO obrigatrio: 1. Que o proponente apresente comprovante de inscrio junto s associaes de classe e/ou sindicatos brasileiros de produtores de longa, curta metragem e documentaristas; 2. Que os projetos apresentem possibilidade efetiva de gerao de emprego e renda em Pernambuco, sendo a maioria da mo-de-obra de apoio local. CONTRAPARTIDAS Todos os projetos apresentados devem ter, no mnimo, as seguintes contrapartidas: 1. Veiculao do nome da Copergs nos crditos iniciais e finais do filme; 2. Insero da logomarca da Copergs e do Estado de Pernambuco em todo o material de divulgao em mdia impressa, inclusive no convite de lanamento; 3. Citao do patrocnio recebido em todas as entrevistas concedidas;

-6-

4. Meno do nome da Copergs em udio, nas peas de divulgao e na mdia eletrnica, se houver; 5. Impresso da logomarca da Copergs e do Estado de Pernambuco com destaque em todas as peas promocionais como camisetas, bons, etc;e, 6. Autorizao para exibio do filme em eventos com fins institucionais ou educativos promovidos pela Copergs, aps sua exibio no circuito comercial.

CONCESSO DE PATROCNIOS A CDs/DVDs obrigatrio que o proponente apresente comprovante de registro perante a Ordem dos Msicos do Brasil. CONTRAPARTIDAS: 1. Impresso da logomarca da Copergs e do Estado de Pernambuco na contra-capa do CD/DVD; 2. Insero da logomarca da Copergs e do Estado de Pernambuco em todo o material de divulgao em mdia impressa, inclusive no convite de lanamento; 3. Citao pelo artista do efetivo patrocnio recebido em todas as entrevistas concedidas; 4. Meno do nome da Copergs em udio, nas peas de divulgao e na mdia eletrnica, se houver; 5. Impresso da logomarca da Copergs e do Estado de Pernambuco, em destaque, em todas as peas promocionais, se houver; 6. Disponibilizao Copergs de CD/DVD gravados, em nmero a ser definido atravs de clusula contratual especfica; 7. Apresentao do artista em eventos promovidos pela Copergs, em data a ser marcada com antecedncia, em condies estipuladas de comum acordo;e,

-7-

8. Contrapartida social, oficina e/ou palestra e/ou ao cultural gratuita em uma escola pblica ou comunidade carente escolhida pela Copergs, desde que antecipadamente acordado com o proponente.

CONCESSO DE PATROCNIOS A PROJETOS SOCIAIS Ser dada prioridades aos projetos de assistncia social, capacitao profissional, gerao de emprego e renda, reduo do analfabetismo como forma de incluso social e melhoria da qualidade de vida de crianas e jovens em situao de risco social.

CONTRAPARTIDAS: 1. Insero da logomarca da Copergs e do Estado de Pernambuco em todo o material de divulgao do projeto; 2. Cesso de imagens de acordo com clusula contratual especfica; 3. Destacar a Copergs como uma empresa socialmente responsvel. 4. Afixar placa de grande visibilidade em frente ao local de estabelecimento da Instituio, destacando a Copergs como patrocinadora do projeto. IMPORTANTE: No caso de devoluo de projetos, por quaisquer dos motivos que contrariem ao que estabelece a poltica de Patrocnio, a critrio da Copergs, o solicitante no poder recorrer em nenhuma instncia.

CONCESSO DE PATROCNIOS A FEIRAS, EXPOSIES E CONGRESSOS Os projetos devero ser encaminhados Copergs com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias da realizao do evento, obedecendo aos mesmos critrios gerais e prazos estabelecidos, com os seguintes documentos anexos:

-8-

1. Termo de compromisso de contrapartidas. No caso de cesso de estande, os custos de montagem e ambientao devero estar inclusos no valor do patrocnio, com projeto/lay-out e mobilirios personalizados a serem especificados pela Copergs. 2. Disponibilizao Copergs de convites e/ou credenciais, quando for o caso, na forma do termo de compromisso de contrapartida, em nmero a ser definido atravs de clusula contratual especfica.

CONTRAPARTIDAS: 1. Veiculao da logomarca da Copergs e do Estado de Pernambuco em todo o material de divulgao em mdia impressa, inclusive no convite de lanamento; 2. Meno do nome da Copergs em udio, nas peas de divulgao e na mdia eletrnica, se houver; 3. Impresso da logomarca da Copergs e do Estado de Pernambuco com destaque em todas as peas promocionais como camisetas, bons, etc.; 4. Afixar a logomarca da Copergs em todo o material de sinalizao do evento, destacando a Copergs como patrocinadora do projeto.

VEDADA A CONCESSO DE PATROCNIOS A PROJETOS 1. Com apelo poltico-partidrio; 2. De shows musicais, exceto os sem fins lucrativos; 3. De cunho essencialmente religioso e/ou de natureza sectria, isto , vinculados a seitas; 4. Contrrios s disposies constitucionais (ofensa aos direitos das minorias, preconceitos de quaisquer espcies, etc); 5.Concursos de beleza, e outros de natureza similar;
-9-

6. Patrocinados por instituies concorrentes; 7. Que no estejam alinhados com as diretrizes da Copergs, do Estado de Pernambuco e dos demais scios da Companhia; 8. Que estejam fora da rea de atuao da empresa, ou seja, fora da circunscrio onde a Copergs mantenha obras em execuo ou programadas para serem executadas; 9. Que tenham pblico-alvo fora da regio, exceto os que estejam relacionados divulgao da Copergs e/ou do Estado de Pernambuco;e, 10. Projetos referentes a modalidades esportivas que, a critrio da Copergs, possam ser caracterizadas como de estmulo agressividade.

COMPROMISSOS DO PROPONENTE

1. Os patrocnios concedidos devem apresentar como retorno, a ampla divulgao da Instituio com a insero da logomarca em todas as peas promocionais, de forma padronizada e previamente aprovada pela Copergs; 2. Impresso da logomarca da Copergs e do Estado de Pernambuco, em destaque, em todos os materiais de divulgao do evento, e com a chancela APRESENTA, quando a Copergs for o nico patrocinador; 3. Somente em caso de existir outras empresas como patrocinadoras que admitir-se- o formato PATROCNIO e/ou APOIO CULTURAL (caso a Copergs seja apenas apoiadora do projeto); 4. A marca da Copergs e do Estado de Pernambuco devero ser fixadas como realizadoras em qualquer comunicado encaminhado imprensa, com relao ao patrocnio;e,

- 10 -

5. Divulgao do patrocnio em todas as entrevistas concedidas na mdia em geral. O proponente dever, obrigatoriamente, at 30 (trinta) dias aps a realizao do projeto, prestar contas ao patrocinador, atravs da apresentao de todos os recibos (pessoa fsica), faturas e/ou notas fiscais (pessoa jurdica), acompanhados, quando couber, dos comprovantes de recolhimento de INSS, ISS e Imposto de Renda, concernentes aos pagamentos efetuados com o valor recebido, bem como, o clipping com as respectivas matrias veiculadas na mdia sobre o evento.

ROTEIRO PARA APRESENTAO DE PROJETOS Os projetos devero, obrigatoriamente, seguir o roteiro abaixo: 1.Correspondncia Copergs solicitando o patrocnio, devidamente assinado pelo solicitante; 2.Folha de rosto identificando o projeto com as seguintes informaes: DADOS DO PROJETO 1.Nome do projeto; 2.Valor do projeto; 3.Valor solicitado; 4.Lei de Incentivo ; 5.Release do projeto (no mximo 4 linhas); 6.Pblico alvo; 7.Estimativa de pblico; e 8.Total de empregos gerados (diretos/indiretos). DADOS DO PROPONENTE 1. Nome do solicitante Pessoa Fsica e/ou Pessoa Jurdica; 2.Nmero do CPF e/ou CNPJ; 3.Carteira de Identidade; 4.Endereo completo; 5.Telefones para contato / e-mail / fax; CONTEDO DO PROJETO
- 11 -

1.Apresentao do projeto (discriminao contextualizada do projeto); 2.Objetivo geral; 3.Objetivos especficos; 4.Justificativa; 5.Pblico alvo; 6.Oramento - Itens discriminados com respectivos valores: Valor total do projeto Valor pleiteado Copergs (cotas se for o caso) Valores concedidos por outros patrocinadores 7.Cronograma de atividades, caso o evento tenha a durao de mais de 2 meses; 8.Cronograma de desembolso se for o caso; 9.Lei de Incentivo ( especificar qual a Lei, se for o caso); 9.Especificar o valor autorizado para captao e valor captado junto a outras empresas; 10.Contrapartidas; 11.Contrapartida Social (o que ser feito em benefcio das comunidades carentes); 12.Documentao exigida, conforme o caso (pessoa fsica e/ou pessoa jurdica). OBS.: os projetos devem ser apresentados com capa e com as pginas devidamente numeradas : Copergs (Diretoria) Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 533, Imbiribeira, Recife-PE, CEP-51150904

- 12 -

FOLHA DE ROSTO (INSTRUES DE PREENCHIMENTO) IDENTIFICAO DO PROJETO EVENTO / PROJETO Nome do evento ou ttulo do projeto ser patrocinado LOCAL Municpio ou Estado onde ser realizado o projeto RELEASE DO PROJETO Descrio clara e sucinta do objetivo do projeto VALOR TOTAL DO PROJETO Valor total do projeto VALOR SOLICITADO Valor total do patrocnio solicitado PBLICO ALVO Descrever a quem destina-se o evento PBLICO ESTIMADO Expectativa de pblico LEI DE INCENTIVO Discriminar a Lei de incentivo Municipal ou Federal TOTAL DE EMPREGOS GERADOS Quantas pessoas estaro direta ou indiretamente envolvidas com o evento. IDENTIFICAO DO PATROCINADO RAZO SOCIAL Razo social do patrocinado CNPJ CNPJ do patrocinado. END. COMPLETO Endereo completo do patrocinado (avenida, rua, n, bairro, etc ) CIDADE Nome da cidade do patrocinado UF Nome do estado do patrocinado CEP CEP completo do patrocinado TELEFONE Telefone do patrocinado, com cdigo de rea FAX / END. ELETRNICO N do fax e e-mail PESSOA JURDICA CONTA CORRENTE Informar o n da conta corrente, nome e n da agncia NOME Nome do patrocinado PROFISSO / CARGO NA EMPRESA Profisso do patrocinado e/ou cargo que ocupa na empresa IDENTIDADE N de identidade e rgo expedidor do patrocinado CPF do patrocinado END. COMPLETO Endereo completo do patrocinado (avenida, rua, n, bairro, etc )

- 13 -

CIDADE Nome da cidade do patrocinado UF Nome do estado do patrocinado CEP completo do patrocinado TELEFONE Telefone do patrocinado, com cdigo de rea. PESSOA FSICA CONTA CORRENTE Informar o da conta corrente, nome e n da agncia Data: Assinatura do proponente PRESTAO DE CONTAS (INSTRUES DE PREENCHIMENTO) IDENTIFICAO DO PROJETO EVENTO / PROJETO Nome do evento ou ttulo do projeto patrocinado LOCAL Municpio ou Estado onde ser realizado o projeto DATA / Perodo Data ou perodo da realizao do evento Valor do patrocnio, Valor total do patrocnio ou da parcela recebida (em caso de projetos com durao acima de dois meses) IDENTIFICAO DO PATROCINADO RAZO SOCIAL Razo social do patrocinado CNPJ CNPJ do patrocinado. NOME Nome do patrocinado CPF CPF do patrocinado RESULTADOS ALCANADOS TIPO DE PBLICO ALCANADO Empresrios, Clientes, Setor Informal, Jornalistas, Feirantes, Artistas,Agricultores, Comerciantes, Produtores rurais, Agricultores familiares, Jovens, Populao em geral, Empreendedores, entre outros AES DE COMUNICAO, MARKETING E PROMOO. VECULO DE COMUNICAO Discriminar os meios de comunicao que o evento foi veiculado PEAS PROMOCIONAIS Discriminar as peas promocionais do evento, anexando um exemplar de cada.

- 14 -

OUTROS REGISTROS Anexar fotos do evento e vdeo, caso haja. COMENTRIOS, OBSERVAES E OUTRAS IMPORTANTES PRESTAO DE CONTAS NOME DO RECEBEDOR CNPJ/CPF VALOR TOTAL Data: Assinatura do proponente

INFORMAES

- 15 -

You might also like