You are on page 1of 4

Escola Secundria de Estarreja Unidade 1 Crescimento e renovao celular

Biologia e Geologia 11Ano Setembro 2011

Guio de Explorao de Actividades 1

Clonagem: sim ou no?


Quais os componentes celulares necessrios clonagem? Qual a biomolcula que suporta a informao necessria clonagem? Que processos bsicos da clula esto envolvidos na gnese de animais e plantas clonados? Como que essa informao processada e transmitida de clula para clula? Quais so os principais problemas e desafios levantados na Sociedade com a clonagem?

No sentido de encontrares resposta para estas e outras questes-problema, e compreenderes os principais elementos e processos envolvidos na clonagem de plantas e animais, sero propostas actividades desenvolvidas em torno de notcias, publicadas na Imprensa escrita. A notcia 1 foi segmentada, de forma a facilitar a sua explorao.

Notcia 1

Lusa
1. Explique de que forma o texto evidncia a relao entre Cincia-Tecnologia-Sociedade.

2.

Escreva dois problemas/questes que lhe surjam pela leitura do texto.

Rui Soares 2011 Adaptado de Soares (2010).

Escola Secundria de Estarreja Unidade 1 Crescimento e renovao celular

Biologia e Geologia 11Ano Setembro 2011

Notcia 2

In: Jornal o Pblico em 04.11.2008


1. Indique a unidade biolgica envolvida no processo de clonagem destes animais. Explique resumidamente a gnese da clula inicial do clone. Refira uma propriedade das clulas que permita a formao de um organismo completo a partir de uma nica clula. Indique a raa da ovelha correspondente rea interrogada (?) na figura 1. 4.1. Fundamente a sua resposta, utilizando os conceitos: Informao gentica, Ncleo e DNA. 5. Pesquise informao relativa molcula de DNA (ADN), escrevendo: 5.1. cinco atributos 5.2. dois exemplos. Mencione outro cido nucleco presente nas clulas e no identificado no texto.

2.

3.

4.

Fig. 1

6.

Continuao da Notcia 2

In: Jornal o Pblico em 04.11.2008 7. 8. Explique em termos qumicos como se pode estragar o DNA contido nos fsseis. As clulas com ncleo individualizado contm DNA em diferentes compartimentos., o qual pode ser extrado e isolado in vitro. 8.1. Ponha em aco as actividades propostas no anexo 1. Investigue sobre a possibilidade de clonagem noutros organismos para alm dos animais. (Envie, via e-mail, para o(a) professor(a), at ao fim da semana em curso, um ou dois esquemas retirados da Web, mencionando a fonte e a data da consulta efectuada).

TPC

9.

10. Construa um diagrama de Venn ilustrado para contrastar DNA e RNA . (Na comparao estabelecida dever usar os seguintes conceitos: cidos nuclecos, ncleo, nucletidos, nuclesido, ribose, desoxirribose, pentose, adenina, guanina, citosina, timina, uracilo, bases azotadas, ribossomas, mitocndrias). 11. Pesquise informao relativa estrutura e sntese do DNA e RNA. (Resolva as actividades do manual adoptado que sejam necessrias compreenso do assunto)

Rui Soares 2011 Adaptado de Soares (2010).

Escola Secundria de Estarreja Unidade 1 Crescimento e renovao celular 12. Resolva as actividades propostas na parte A do anexo 2. Continuao da Notcia 2

Biologia e Geologia 11Ano Setembro 2011

In: Jornal o Pblico em 04.11.2008 13. Formule uma hiptese que possa explicar o facto das clulas cerebrais isoladas serem incapazes de originar clones. 13.1. Discuta as suas ideias com os restantes colegas de turma e o professor. 14. Pesquise informao sobre os principais processos celulares envolvidos na obteno de um clone, fundamentais para: 14.1. o respectivo crescimento; 14.2. a gnese de diferentes tipos de clulas (musculares, sseas, sanguneas, etc.) e tecidos a partir de uma nica clula inicial. 14.3. Discuta as suas ideias com os restantes colegas de turma e o professor. 15. No sentido de aprofundar os seus conhecimentos no que respeita a esses processos: 15.1. Resolva, de acordo com as instrues fornecidas pelo professor individual/grupo, as actividades propostas: 15.1.1. na parte B do anexo 2; 15.1.2. na actividade 13, pgina 55, do manual adoptado. 16. Planifique, em grupo, uma actividade experimental em que possa manipular variveis para estudar a produo de clones de plantas aquticas existentes no laboratrio de Biologia. 16.1. Discuta com os restantes colegas da turma e o professor o plano experimental proposto. 16.2. Execute-o, considerando que a experincia decorrer num perodo mximo de um ms (4 semanas).

Rui Soares 2011 Adaptado de Soares (2010).

Escola Secundria de Estarreja Unidade 1 Crescimento e renovao celular

Biologia e Geologia 11Ano Setembro 2011

17. Elabore, individualmente um diagrama de Venn ilustrado, num perodo de tempo da aula, indicado pelo professor. Esse organizador grfico dever possibilitar a comparao entre um Neurnio e uma Hemcia, relativamente aos critrios a serem oportunamente fornecidos pelo professor. A actividade ser cotada para 100 pontos. (Poder consultar os manuais adoptados no 10 e 11 anos). 17.1. Entregue o organizador grfico obtido ao professor, devidamente identificado.

18. Pesquise a informao necessria compreenso da sntese das protenas estruturais e funcionais constituintes de qualquer clula. (Resolva as actividades do manual necessrias ao aprofundamento do assunto.) 18.1. Discuta a informao obtida com os seus colegas e o professor. 19. A anemia falsiforme ou drepanocitose uma doena gentica provocada por uma mutao gnica. 19.1. Pesquise informao sobre esta e outras doenas genticas e divulgue-a junto dos seus colegas e professor no formato que achar mais adequado e de acordo com as orientaes a serem oportunamente fornecidas pelo professor. 20. Pesquise a informao necessria descrio do ciclo de vida de uma clula cerebral capaz de originar o clone de porco, de acordo com os dados apresentados na Notcia 2. Considere as seguintes etapas: sntese e replicao da informao gentica; reproduo celular e destino das clulas descendentes. 20.1. Discuta com os seus colegas e professor as principais concluses obtidas. 20.2. Complemente a teoria aprendida com a observao no laboratrio de Biologia de clulas em diferentes fases desse ciclo, de acordo com as actividades previstas no Anexo 3.

21. Considere o vdeo Clonagem da National Geographic, visualizado num perodo de aula disponibilizado pelo professor. 21.1. Aguarde, no seu grupo de trabalho, pelo sorteio de uma das partes do documentrio. 21.2. Edite uma pgina do PBworks destinada para o grupo escrevendo: 21.2.1. um resumo da informao contida na seco do documentrio; 21.2.2. a opinio fundamentada dos elementos do grupo, relativamente vertente da Clonagem focada. 21.3. Discuta com o professor e os restantes colegas da turma as opinies sobre as vantagens e desvantagens da clonagem na Sociedade.

Rui Soares 2011 Adaptado de Soares (2010).

You might also like