You are on page 1of 7

PROJETO DE UTILIZAO DAS TIC Ttulo do Projeto: Conhecendo o Patrimnio Histrico: Proposta Interdisciplinar na EEE Fundamental Professora Donatila

Santana Lopes 1 - IDENTIFICAO NOME: .E.E.E FUNDAMENTAL PROFESSORA DONATILA SANTANA LOPES ENDEREO: TV MAURITI TELEFONE/FAX : E-MAIL: CEP: MUNICIPIO:BELM UF:PA 2- IDENTIFICAO DO(S) PROFESSOR(ES) RESPONSVEL(IS) PELO PROJETO
2.1- PROFESSOR AUTOR: NOME: MAGNA MARGARETH DE ANDRADE PINHEIRO

FORMAO GEOGRAFIA
EMAIL mgpi@bol.com.br TELEFONE/ CELULAR 81166445 2.2 PROFESSORES PARCEIROS NO PROJETO Elisa- Cincias Wandro- Geografia Amarildo Pantoja- Histria Kellen - Ed. Fsica Sergio Artes e Portugus

3 DESCRIO DO PROJETO
O Municpio de Belm apresenta em seu espao fsico territorial urbano um patrimnio histrico e cultural muito rico, capaz de evidenciar a grandeza da cidade ao longo de sua trajetria evolutiva, fundamental para o processo de solidificao dos valores regional e local. Este patrimnio representa papel importante no processo de gesto do municpio, no momento em que se busca resgatar a sua contribuio social, poltica, econmica e educacional oriunda de seu potencial evidenciado pelos diversos monumentos histricos desde a colonizao. Desenvolver um trabalho para discutir a importncia da Educao Patrimonial no processo educacional, como propulsora de prticas pedaggicas do Patrimnio Cultural, assume importncia em razo de assistirmos a pouca valorizao do Patrimnio Cultural, que se d pelo desconhecimento da maior parte da populao e que tambm no tratado nas escolas. A necessidade de trabalhar o Patrimnio Cultural nas escolas fortalece a relao das pessoas com suas heranas culturais, estabelecendo um melhor relacionamento destas com estes bens, percebendo sua responsabilidade pela valorizao e preservao do Patrimnio, fortalecendo a vivncia real com a cidadania, num processo de incluso social. A capital tem todas as caractersticas de uma cidade moderna, mas ainda retm as marcas de um passado glamoroso e rico, vislumbrados em seus prdios e complexos arquitetnicos, tais como: a Catedral da S, Baslica de Nazar, Museu do Crio, Igreja das Mercs, Igreja do Carmo, Igreja da S, Igreja de Santo Alexandre, Conjunto Arquitetnico Feliz Lusitnia, Palcios Antnio Lemos, Museu do Estado (Palcio Lauro Sodr), Museu de Arte Sacra, Museu de Arte de Belm, Teatro da Paz, Mercado do Ver-O-Peso, Complexo de So Braz, Bar do Parque, Parque da Residncia, Museu Paraense Emlio Goeldi, Estao das Docas, Praa do Relgio, Bosque Rodrigues Alves, Forte do Castelo e a Ladeira do Castelo - 1

Rua de Belm (onde se iniciou a cidade de Belm). Alm de todos os pontos histrico e cultural evidenciado, no se pode deixar de ressaltar o Bairro Cidade Velha, com seus prdios cobertos de azulejos vindos de Portugal, Frana e Alemanha. Neste sentido o presente trabalho tem como objetivo alm de mostrar as bases histricas das construes desses prdios e da cultura local, tambm, e principalmente sensibilizar alunos e professores para um aprendizado interdisciplinar de conhecimento e de importncia para a comunidade escolar que a da preservao do patrimnio histrico e cultural. partindo desse pressuposto, da preservao e do conhecimento desse patrimnio que iremos fortalecer a nossa verdadeira identidade de cidados belenenses, conscientes e agentes ativos da nossa prpria historia . Como aborda ORI, 2005:
A educao patrimonial nada mais do que uma proposta interdisciplinar de ensino voltada para questes atinentes ao patrimnio cultural. Compreende desde a incluso, nos currculos escolares de todos os nveis de ensino, de temticas ou de contedos programticos que versem sobre o conhecimento e a conservao do patrimnio histrico, at a realizao de cursos de aperfeioamento e extenso par educadores e comunidade em geral, a fim de lhes propiciar informaes acercado acervo cultural, de forma a habilit-los a despertar, nos educandos e na sociedade, o senso de preservao da memria histrica e o conseqente intersse pelo tema (ORI, 2005)

Dessa foram, o desconhecimento acerca de nosso patrimnio deixa-nos alienados impedindo assim nossa ao para proteger o que nos pertence como cidado. Isso ocorre por dois motivos, primeiro pela falta de um currculo escolar que contemple temas, como tambm, a garantia no Projeto Poltico Pedaggico da instituio de ensino, projetos com o professor e alunos a visitas monitoradas a esses bens.

5 JUSTIFICATIVA
Considerando que Belm conjuga as belezas da arquitetura e dos ornamentos do perodo colonial, os casares da Cidade Velha, representado por igrejas, museus, teatros, mercados e os mais diversos monumentos espalhados pela cidade, s manifestaes folclricas e artstica local e regional, a beleza natural evidenciada pelos rios e pela floresta, alm de hbitos peculiares como a alimentao, as feiras livres e mercados, os tneis de mangueiras, e a prpria disposio festiva e hospitalidade da comunidade belenense, o trabalho sobre patrimnio histrico e cultural do municpio, criar espao de discusso dentro da comunidade escolar como forma de resgate e defesa da cidadania. Essa projeto justifica-se pela busca do conhecimento e da preservao do patrimnio histrico, no apenas de Belm, mas dando suporte para o conhecimento e a preservao de todo o patrimnio histrico artstico nacional. O trabalho ao propor a discusso, abre espao para o conhecimento dos bens culturais, assim enfrenta o desafio de trabalhar na perspectiva interdisciplinar de conhecimento e valorizao das diversidades e dinmicas da cultura paraense e principalmente como resgate do valor do espao social da escola dentro da comunidade. A pesquisa urge da necessidade dos alunos conhecerem mais sobre a histria da cidade evidenciada atravs dos prdios e as manifestaes culturais promovidas pelos povos habitantes durante o processo histrico. Ressaltamos da necessidade de desenvolver o trabalho, em primeiro pelo imperativo dos alunos de melhor se apropriarem da histria da cidade e assim sob um novo olhar valorizar a cultura paraense, e os motivos que nortearam os colonizadores e suas primeiras construes no bairro hoje conhecido como Cidade Velha. Entender que a fundao de Belm teve como objetivos aparentes apenas fatores relacionados natureza poltico-militar, visava o monoplio ou a exclusividade de uma explorao econmica atravs do domnio da posio estratgicogeogrfica da regio.

6 - OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:
Proporcionar no ambiente escolar aprendizagens por meio de visitas aos locais pblicos como museus, teatros, bibliotecas, igrejas e de outras atividades como leitura, construo de maquetes, consultas em sites orientados, exibio de vdeos que promovam o conhecimento e o processo de ensino interdisciplinar onde o aluno seja sujeito como construtor do seu conhecimento, resgatando o valor da escola como espao histrico e social em sua comunidade.

OBJETIVOS ESPECFICOS
Reconhecer a importncia de preservar o patrimnio cultural; Sensibilizar o discente para a importncia de sua herana patrimonial; Permitir o enriquecimento da aprendizagem sobre o assunto, desenvolvendo atividades interdisciplinares; Promover visitas aos locais de aprendizagens extra classe, como museus, igrejas, o centro histrico de Belm, praas, prdios pblicos, com a finalidade de conhecer a historicidade de Belm; Desenvolver no aluno o gosto pela pesquisa, leitura e produo textual. Aprimorar o desenvolvimento de atividades com a utilizao dos recursos do Laboratrio de Informtica, Sala de Leitura e Sala de vdeo; Produzir e divulgar trabalhos na Semana da Feira da Cultura.

8 - PBLICO ALVO
O trabalho ser desenvolvido com os alunos matriculados na E.E.E.F. Professora Donatila Santana Lopes, no turno da noite - EJA, com as sries da 3. e 4a. Etapa.

9 - METODOLOGIA
A metodologia a ser trabalhada no projeto envolve a metodologia de projetos de aprendizagem, onde o aluno o pesquisador e construtor de seu prprio conhecimento. Para o desenvolvimento das atividades usaremos os seguintes passos: Antes Apresentao aos professores e possveis ajustes das atividades Apresentao da proposta do projeto aos alunos. Realizao de atividades com os alunos (exposio dialogada, apresentao de vdeos e documentrios. Durante Orientao a pesquisas na internet e bibliogrfica sobre Patrimnio Histrico, leitura e discusso para aprofundamento do tema. Visitas monitoradas (professores e alunos) aos espaos culturais, como: Bairro da Cidade Velha, Complexo Feliz Lusitnia, Igreja da S, dentre outros Oficina de Vdeo aos alunos envolvidos no projeto. Produo de vdeo para registro dos resultados do projeto. Depois

Socializao das atividades do projeto na Feira da Cultura da Escola Elaborao de relatrios e avaliao dos resultados PRODUTOS Dentro desse contexto a metodologia ter a construo de atividade que envolvam elaborao de textos, vdeo, maquetes, painel de fotos e postagem no blog da escola as atividades desenvolvidas sob a orientao dos professores das disciplinas. Dessa forma, buscando a interdisciplinaridade do tema realizando atividades pedaggicas valorizando a escola como espao social de formao e conhecimento.

10 RECURSOS
Computadores, datashow, vdeo, mquina fotogrfica, filmadora.

11 - DEMAIS RECURSOS UTILIZADOS NA SALA DE INFORMTICA


Computadores, datashow, vdeo. 12 CONTEDOS A SEREM TRABALHADOS

Disciplina Atividade Histria Historicidade dos prdios pblicos de Belm( ontem e hoje), o momento da Belle `Epoque, curiosidades. Geografia Localizao geogrfica dos principais prdios, ruas , bairros , ilhas, rios de Belm. Cincias A importncia de preservao dos bens da natureza para a ecologia amaznica rios, floresta, fauna . Portugus Principais escritores paraenses que fazem parte do acervo histrico. Artes Arquitetura da poca, caractersticas das casas e prdios (casarios antigos e rocinhas de Belm- Av Nazar), Artesanato. Ed. Fsica Danas, culinria, lazer em Belm da poca. Matemtica Ingls Trigonometria aproveitando a arquitetura das igrejas e casas, ngulos. Trabalho de musicas e textos na verso inglesa.

13- PERODO: horas/aulas

de agosto a dezembro de 2011

14 - AVALIAO
A avaliao se dar atravs das atividades intra e extra escolar, de forma contnua, permitindo que as aes a serem desenvolvidas sejam tambm, realizadas fora do mbito escolar, considerando o calendrio letivo.

OBS: Conhecer os objetos patrimoniais, os monumentos, stios e centros histricos, ou o Patrimnio imaterial (festas, danas, expresses religiosas) e natural (floresta e rios), so um recurso educacional importante, pois permitem a ultrapassagem dos limites da

cada rea/disciplina, e o aprendizado de habilidades e temas que sero importantes para a vida dos alunos. Dessa forma, podem ser usados como motivadores para qualquer rea do currculo ou para reunir reas aparentemente distantes no processo ensino/aprendizagem (HORTA2005, p.3)

15 CRONOGRAMA Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago ATIVIDADES / PERODO X X 1. Elaborao do projeto X X 2. Apresentao aos professores e possveis ajustes das atividades X 3. Realizao de atividades com os alunos (exposio dialogada, apresentao de vdeos e documentrios, pesquisa sobre Patrimnio Histrico e visitas monitoradas) 4. Visitao aos espaos culturais, como: Bairro da Cidade Velha, Complexo Feliz Lusitnia, Igreja da S, dentre outros 5. Solicitao de Curso e Produo de vdeo etc 5. Socializao das atividades do projeto na Feira da Cultura da Escola ou outra ativid. Social . Elaborao de relatrios e avaliao dos resultados

Set Out Nov Dez

X X

REFERNCIAS AMORIM, Rmulo Alves de. Educao Patrimonial e Patrimnio: as representaes sociais do Professor de Histria do ensino Fundamental, da 5 a 8a srie, das redes municipais do Recife e do Cabo de Santo Agostinho. 235 f. Dissertao (Mestrado em Educao). Centro de Educao, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

CARSALADE, Flvio de Lemos. Educao e Patrimnio Cultural. In: GRUPO Gestor do Projeto de Educao Patrimonial. Reflexes e contribuies para a Educao Patrimonial. Belo horizonte: SEE/MG (Lies de Minas. 23), 2002. FREIRE, Paulo. Educao como prtica de liberdade. Rio de janeiro: Paz e terra, 1984. FIGUEIREDO, Betnia Gonalves. Patrimnio Histrico e Cultural: um novo campo de ao para os professores. In: GRUPO Gestor do Projeto de Educao Patrimonial. Reflexes e contribuies para a Educao Patrimonial. Belo horizonte: SEE/MG (Lies de Minas. 23), 2002. GARCIA, Lenise Aparecida Martins. A reforma do ensino bsico entra na sala de aula. Disponvel em: http://www.universidadevirtual.br/ciencias. 2002. Acesso em 2006. HORTA, Maria de Lourdes Parreira. et alli. Guia Bsico de Educao Patrimonial. Braslia: IPHAN/ Museu Imperial, 1999. MORAES, Allana Pessanha. Educao Patrimonial: Uma proposta curricular. Campos dos Goytacazes, RJ, 2005. Monografia (Bacharelado em Cincia da Educao) Centro de Cincias do Homem, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. ORI, Ricardo. Educao patrimonial: conhecer para preservar. Disponvel em www. minc.gov.br. Acesso em 2006. OLIVEIRA, Hilda Rabelo e SENAPESCHI, Alberto. A Escola: um projeto visando ao ensino interdisciplinar e transversal. In: Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos/INEP, v. 82, n. 200/201/202, dezembro/janeiro 2001. Parmetros Curriculares Nacionais: apresentao dos temas transversais. Secretaria de Educao Fundamental, Braslia: MEC/SEF, 1997. RODRIGUES, Marly. Preservar e consumir: o patrimnio histrico e turismo. In: Funari, P. Paulo et Pinsky (org). Turismo e Patrimnio Cultural. So Paulo: Ed. Contexto, 2001. TEIXEIRA, Simonne; MORAES, Allana et alli. Educacin Patrimonial: aprendiendo a conocer el Patrimnio Cultural. In: (Anais) Primeras Jornadas Del Mercosur y Segundas Bonarenses sobre Patrimonio Cultural y Vida Cotidiana. La Plata - Argentina (Texto publicado integralmente em CD-Rom, ISBN 987-21148-6-2). Novembro/2004.

____________________________________. A gente tambm: Educao Patrimonial e

Cidadania. Uberlndia, MG. Revista de Extenso/UFU, 2005. (no prelo). Brayner, Natlia Guerra - Patrimnio cultural imaterial: para saber mais. Braslia, DF:IPHAN,2007.

REVISTA Pai-d'gua - O patrimnio cultural da Amaznia. Publicao do Instituto do patrimnio Histrico e Artstico Nacional 2a. SR Par e Amap. Os Sambas, as rodas, os bumbas, os meus e os bois Trajetria da salvaguarda do patrimnio cultural imaterial no Brasil Instituto do patrimnio Histrico e Artstico Nacional Departamento de Patrimnio Imaterial- Braslia /2006. Par. Secretaria Executiva de Cultura. Departamento de Patrimnio Histrico, Artstico e Cultural, Vigia: Museu Contextual. - Belm, 2002.

OBS: Este projeto ter o acompanhamento das multiplicadoras: Maria do Carmo Accio e Tnia Jac, do NTE-Belm.

You might also like