You are on page 1of 3

Escola Municipal Anita Chacon Aluno: ___________________________________ 6 Ano ____ Prof.

: ____________________________________ Data ___/___/___ Avaliao Bimestral de Histria

Calar, jamais
Antonio Francisco Granjeiro foi um escravo ousado demais para a poca em que viveu, no final do sculo XVIII. A fim de obter a liberdade, ele se valeu da nica estratgia que tinha mo: viajou para Portugal e foi ao encontro de D. Maria I, s o poder monrquico lhe poderia dar foras para enfrentar a fria seu senhor. Homem pardo, casado e com filhos, Granjeiro trabalhava como alfaiate em Campos dos Goytacazes, na Capitania do Esprito Santo. No escondia o quanto ansiava pela liberdade, pois no aguentava mais os maus-tratos de seu senhor. Assim, unido com sua mulher nas horas vagas do dia e da noite, trabalhou com tanta eficcia que chegou a adquirir dinheiro suficiente para o seu resgate. Mas, para conseguir sua alforria, ele precisava do consentimento de seu proprietrio, Joaquim Vicente dos Reis, o que no obteve, ainda que tivesse sempre animado seu esprito com docilidade. Reflexo textual 1. Responda as questes usando o texto como referncia. a) Qual o principal objetivo de Antonio Francisco Granjeiro ao viajar para Portugal?

b) Granjeiro foi ousado diante da situao relatada no texto. Diante de que situao voc seria ousado? Faa um breve comentrio.

c) O que levou Granjeiro a lutar pela alforria?

d) Granjeiro Trabalhou bastante para conseguir dinheiro para o seu resgate. Diante dessa luta, foi fundado o apoio que ele recebeu. De quem?

e) Se voc tivesse que enfrentar uma situao semelhante a histria do texto, contaria com o apoio de quem? Por qu?

2. Marque a resposta certa. a) Considerado um trao fundamental na sociedade egpcia: ( ) O comrcio ( ) A humildade ( ) O poder ( ) No h alternativa correta b) Os faras eram empenhados na construo de imensos tmulos (pirmides), tudo porque acreditavam: ( ) Na salvao ( ) Que ao morrer todos os pecados sero eliminados ( ) Que viver no vale a pena ( ) Na existncia de vida aps a morte e que seria uma forma de garantir sua casa na eternidade c) Os egpcios tambm acreditavam em vrios deuses, por isso eram chamados: ( ) Guerreiros ( ) Monotestas ( ) Mumificao ( ) No h alternativa correta d) Considerado o mais popular dos deuses egpcios e deus da vida aps a morte: ( ) ses ( ) Hrus ( )Amon-R ( ) Osres e) Constituam a maioria da populao do Egito e tinham uma vida muito difcil: ( ) Os camponeses ( ) Os comerciantes ( ) Os polticos ( ) No h alternativa correta f) As cidades sumerianas eram independestes entre si, por isso so chamadas: ( ) Cidade-Estado ( ) Extremidade triangular ( ) Invaso e conquista ( ) No h alternativa correta 3. Responda as questes seguintes:

a) Quais os rios que banham a Mesopotmia?

b) Fale o que voc aprendeu sobre os sumrios.

c) Quem era Mens? Comente.

d) Por que os egpcios desenvolveram a tcnica da mumificao? Explique.

e) O que o fara representa para o povo egpcio?

Boa Sorte!

You might also like