You are on page 1of 72

EXPEDIENTE

SUMRIO

editorial

04
FGV PROJETOS

30
A BASE DA EDUCAO: RECURSOS HUMANOS Romeu Caputo

entrevista

36
SIMEC: UMA FERRAMENTA PARA A GESTO Marco Aurlio Ruediger, Vicente Riccio e Steven Ross

06
MINISTRO FERNANDO HADDAD

42
depoimentos

12
ESTRATGIAS INOVADORAS PARA A EDUCAO Jos Henrique Paim

ALINHAMENTO ESTRATGICO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO Joo Paulo Villela e Nivaldo Machado

48
MAPEANDO OS FLUXOS DE TRABALHO DO MINISTRIO DA EDUCAO Jos Bento Amaral

16
EDUCAO: ALICERCE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONMICO Carlos Ivan Simonsen Leal

52
MELHORIA DO MONITORAMENTO DAS AES DO PDE: GESTO POR INDICADORES E UTILIZAO DE TI Marcos Villas

artigos

20
EXPANSO DO ENSINO SUPERIOR E NOVAS POSSIBILIDADES DE ACESSO Luiz Cludio Costa

58
COMPRAS NA GESTO GOVERNAMENTAL: A EXPERINCIA DA EDUCAO Jos Carlos Freitas e Daniel Balaban

24
EDUCAO: DIREITO DE TODOS E DE CADA UM Maria do Pilar Lacerda

68
ESTUDO E AVALIAO ESTRATGICA PARA AS COMPRAS GOVERNAMENTAIS Fernando Blumenschein e Rafael Kaufmann Nedal

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

editorial

FGV PROJETOS

EDITORIAL
5 Prezados leitores, Na ltima dcada, o Brasil cresceu significativamente em diversos setores e vem se destacando nos mbitos social e econmico quando comparado aos seus vizinhos na Amrica do Sul e, tambm, no cenrio mundial. As perspectivas so muito favorveis mas, para atingir o desenvolvimento socioeconmico ideal, preciso superar entraves. Algumas reas ainda tm muito para avanar, como, por exemplo, a Educao, que elementochave para legitimar o Brasil e sua nova posio global. Esta edio do Cadernos FGV Projetos mostra como a articulao e a integrao de iniciativas conjuntas entre academia, setor pblico e empresas privadas contribuem positivamente para uma gesto inovadora e eficaz, traduzida em excelentes resultados. Apresentamos aqui os desafios e as conquistas de dois projetos, que vm trazendo inmeros benefcios para a gesto educacional do pas. O primeiro, conduzido pelo Ministrio da Educao (MEC) em conjunto com a Fundao Getulio Vargas (FGV), revela, em detalhes, o projeto de monitoramento das aes estratgicas do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). Um dos pontos fundamentais do projeto foi promover uma maior integrao entre as equipes do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE) com as Secretarias Estaduais e Municipais, diretores de escolas de todo o pas, acadmicos, tcnicos e pesquisadores. Com a elaborao de mapas estratgicos, indicadores, fluxos de trabalho e painis de controle, gestores dos mais variados nveis hierrquicos obtiveram um controle perfeito das aes do PDE. A segunda experincia bem-sucedida foi o apoio coordenao do registro de preos e instituio do prego eletrnico. Com estudos e anlises, o projeto permitiu o desenvolvimento de um modelo inovador para a gesto de compras governamentais na Educao, habilmente conduzido pelas equipes do MEC e FNDE. Nas prximas pginas, acompanharemos um pouco desses esforos que vm sendo empreendidos por grandes gestores, como o ministro da Educao, Fernando Haddad, o secretrio executivo do MEC, Henrique Paim, o presidente do FNDE, Jos Carlos Freitas, alm de uma equipe de acadmicos e especialistas no assunto. O Brasil, felizmente, tem hoje recursos para reverter o quadro que existe na Educao e est no rumo certo para encontrar as ferramentas adequadas e eficientes para uma boa gesto. Trata-se de um grande desafio e um belo aprendizado. Boa leitura!

Cesar Cunha Campos


DIRETOR FGV PROJETOS

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

entrevista com

MINISTRO FERNANDO HADDAD

Fernando Haddad
MINISTRO DA EDUCAO

FERNANDO HADDAD
Graduado em direito, mestre em economia e doutor em filosofia pela Universidade de So Paulo (USP), Fernando Haddad foi presidente do Centro Acadmico XI de Agosto, rgo representativo dos estudantes da Faculdade de Direito do Largo So Francisco (FD-USP) e tambm consultor da Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas (FIPE) da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da USP, chefe de gabinete da Secretaria de Finanas e Desenvolvimento Econmico do Municpio de So Paulo, assessor especial do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG) e secretrio executivo do Ministrio da Educao (MEC). professor do Departamento de Cincia Poltica da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo (FFLCH-USP). Desde 2005, ministro da Educao do Brasil. Fernando Haddad holds a degree in Law, a masters in Economics and a PhD from So Paulo University (USP). He was president of the Centro Academico XI de Agosto, the students representative body of the Largo de So Francisco Law Faculty (FD-USP) and also consultant to the Economic Research Institute Foundation (FIPE) of the USP Faculty of Economics, Administration and Accounting. He was chief of staff for the So Paulo local Economic Development and Finance Department, special advisor to the Ministry of Planning, Budget and Administration (MPOG) and executive secretary of the Ministry of Education (MEC). He is professor of the Political Science Department of the Faculty of Philosophy, Literature and Human Sciences of the University of So Paulo (FFLCH/USP). Since 2005, is the Brazilian Minister of Education.

RESUMO
Nesta entrevista ao Cadernos FGV Projetos, Fernando Haddad fala sobre a evoluo do sistema de ensino no pas e algumas iniciativas bem-sucedidas implantadas ao longo de sua trajetria no Ministrio da Educao. Inovaes como enxergar o ciclo educacional em seu conjunto e contar com um dos melhores sistemas de monitoramento e acompanhamento das suas aes contriburam de forma significativa para o aprimoramento da gesto educacional no pas. O ministro tambm ressalta a sobreposio virtuosa de aes governamentais e no governamentais, onde o poder pblico se aperfeioa na gesto dos seus recursos e conta com a experincia de outros agentes que atuam na rea. Haddad ressalta que cumprindo as metas do Plano de Desenvolvimento da Educao, at 2022, o Brasil estar entre os pases desenvolvidos do ponto de vista educacional.

SUMMARY
In this interview to Cadernos FGV Projects, Fernando Haddad talks about the educational systems progress in Brazil and also about a few successful projects in his term as Minister of Education. Innovations on how to look at the overall educational cycle and having one of the best monitoring and follow-up systems, contributed significantly to the enhancement of the countrys educational administration. The Minister also emphasizes the virtuous overlap of governmental and non-governmental actions where public authorities have improved the management of their resources and gained from the experience of other agents acting in the field. Haddad mentions that to meet the goals of the Education Development Plan, by 2022 Brazil will be amongst the developed countries from the educational viewpoint.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

ENTREVISTA
FGV PROJETOS: QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS REALIZAES FRENTE DO MINISTRIO DA EDUCAO (MEC) DURANTE O GOVERNO LULA? FERNANDO HADDAD: A principal realizao do

MEC, no que diz respeito educao bsica, foi recolocar em pauta o debate sobre aprendizagem no centro das atenes da escola pblica. A nossa avaliao que a escola pblica estava perdendo seus referenciais do ponto de vista da qualidade do ensino. Isso valia tanto para as famlias quanto para os prprios gestores, que estavam muito atentos questo da qualidade da rede fsica de acolhimento das crianas nas escolas. A deciso tomada em 2005, com a aplicao da Prova Brasil em todas as escolas pblicas, parece ter revertido essa tendncia. Hoje, h uma extenso da prova para o ambiente rural. Essa deciso permitiu que, ao lanar o Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), ns pudssemos, pela combinao do desempenho na Prova Brasil e dos indicadores de fluxo escolar, criar um indicador de qualidade chamado ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb), uma espcie de nota de qualidade da escola, que permitiu ao MEC fixar metas que so aferveis a cada dois anos, at 2021. E a partir do momento que h uma nota para cada escola, h evidentemente, por mdia ponderada, a nota da rede e a nota do prprio pas. Essa mudana de registro fez com que a escola se voltasse muito rapidamente para os trilhos da qualidade e no apenas para a observncia de aspectos quantitativos do sistema educacional.

o que deveria ser protegido. Hoje, no Brasil, se compreende que a educao de qualidade vai da educao infantil at a universidade, sem pular etapas. Isso se desdobra nas aes do Ministrio tanto na educao profissional quanto na educao superior. Na educao superior, por exemplo, havia um dispositivo na Constituio que determinava a interiorizao da oferta pblica de vagas na rede federal. Este dispositivo foi suprimido pela emenda constitucional. O MEC resgatou essa orientao e promoveu o que eu considero o maior empreendimento no sentido de levar, para alm das capitais, a oferta de educao pblica de qualidade no nvel superior. Hoje, temos 100 novos campos universitrios e 200 novos campos de institutos federais que oferecem educao superior, permitindo dobrar as vagas em universidades e instituies e promover o desenvolvimento econmico com uma nova feio. A partir do momento em que as atividades produtivas esto se descentralizando no pas, a educao tem que acompanhar esse processo de dinamismo regional. E este um desdobramento natural de um processo que considera a educao em seu conjunto.

FGV PROJETOS: O MEC DESENVOLVEU O PROJETO PARA A MELHORIA DO MONITORAMENTO DAS AES ESTRATGICAS DO PDE. EM SUA VISO, QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS DESAFIOS E CONTRIBUIES DESSE PROJETO?

FGV PROJETOS: QUAIS OUTROS INVESTIMENTOS E INOVAES FORAM REALIZADOS PARA APRIMORAR A QUALIDADE DO ENSINO NO PAS? FERNANDO HADDAD: Outra inovao importante

FERNANDO HADDAD: Eu acredito que o MEC um

foi passar a enxergar o ciclo educacional no seu conjunto. Por muitas dcadas, a abordagem que preponderava no MEC era a de que tnhamos que adotar uma poltica de foco. Bastava cuidar do ensino fundamental que tudo mais se resolvia. Isso produziu efeitos deletrios no sistema educacional, a comear pela formao dos professores, que acabou ficando em segundo plano, prejudicando

dos ministrios que possui os melhores sistemas de monitoramento e acompanhamento das suas aes. Isso se deve, em parte, ao trabalho que a nossa Secretaria Executiva vem fazendo h muitos anos e ao apoio estratgico daqueles que detm conhecimento especfico na rea de gesto pblica, como o caso da Fundao Getulio Vargas. Nosso painel de controle, o acompanhamento das aes e os indicadores de eventuais gargalos a serem superados so fruto de uma combinao virtuosa, na qual o poder pblico se aperfeioa na gesto dos seus recursos e conta com a experincia de outros agentes que atuam na rea.

FGV PROJETOS: E COMO MANTER A EQUIDADE, A QUALIDADE E A DIVERSIDADE, EIXOS NORTEADORES DO PDE, NO PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO? FERNANDO HADDAD: Esses indicadores de qualidade norteiam a ao oramentria e tcnica do MEC. Em 2004 e 2005, o MEC contava com poucos recursos em comparao ao que temos hoje e esses poucos recursos no conseguiam chegar s escolas e municpios que mais precisavam. O MEC operava de maneira reativa, a partir da proposio de projetos solicitados separadamente. Os indicadores de qualidade inverteram essa lgica. Ns passamos a oferecer apoio tcnico para que escolas e municpios com baixos indicadores de qualidade pudessem solicitar apoio financeiro ao MEC. Hoje, por exemplo, todos os municpios e escolas com o Ideb abaixo da mdia nacional recebem prioridade de atendimento e apoio tcnico, caso seja necessrio.

de professores, e assim por diante. No havia um diagnstico para identificar as dificuldades de determinado municpio e desenvolver um plano de aes combinadas que atacasse o problema na sua integralidade. No passado, a elaborao de convnios era muito segmentada, mas o PAR alterou essa dinmica. Hoje, o MEC oferece uma base do diagnstico ao municpio. As aes corretivas so feitas por atacado e no mais no varejo. Essa metodologia no s orientou o trabalho do MEC em relao aos outros federados, mas tambm organizou o apoio no governamental. Muitas empresas que, no desejo de auxiliar escolas e municpios, se valem do diagnstico feito pelo PAR podem alinhar suas aes para fortalecer aquilo que j est programado. Dessa forma, podemos dizer que existe uma sobreposio virtuosa de aes governamentais e no governamentais.

FGV PROJETOS: O MEC ACREDITA QUE, PARA A EDUCAO MELHORAR, TODOS DEVEM PARTICIPAR. COMO O GOVERNO, SOCIEDADE, EMPRESAS PRIVADAS E AGNCIAS FINANCIADORAS PODEM CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DA QUALIDADE DO ENSINO DE FORMA ARTICULADA? COMO O MEC PROMOVE A INTEGRAO COM ESSES ORGANISMOS EM PROL DA EDUCAO? FERNANDO HADDAD: Uma das iniciativas que

FGV PROJETOS: DE ACORDO COM O RELATRIO DE MONITORAMENTO GLOBAL 20111, PUBLICADO PELA UNESCO, O BRASIL EST EM 88 LUGAR NUM RANKING DE 128 PASES. OUTROS QUANTO RELATRIOS APONTAM AVANOS.

TEMPO O PAS PRECISA PARA EVOLUIR CADA VEZ MAIS NESSA QUALIFICAO? FERNANDO

mais integrou e organizou nosso trabalho foi o Plano de Aes Articuladas (PAR). O atendimento do MEC era reativo, conforme mencionei anteriormente, e a demanda que normalmente vinha dos municpios mais bem preparados era feita no varejo. Demandava-se uma reforma de escola, por exemplo; um ms depois, solicitava-se um nibus escolar; e um bom tempo depois, um pacote de formao

Apesar de ler com frequncia os relatrios internacionais, procuro observar duas variveis que, em minha opinio, so as mais importantes para julgar o ritmo de evoluo de um sistema educacional. A primeira o momento de escolaridade, que, sem dvida, de extrema importncia. O Brasil, na ltima dcada, foi o pas que mais avanou em ano de escolaridade; isso est expresso no relatrio divulgado pelo Banco Mundial2, em dezembro de 2010. O Brasil vem avanando muito alm da mdia mundial. A
HADDAD:

1 O Relatrio de Monitoramento Global 2011, divulgado pela Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e a Cultura (Unesco) apresenta anlises sobre o desempenho educacional em 164 pases com o objetivo de melhorar a qualidade da Educao no mundo at 2015. O objetivo dar visibilidade aos progressos atingidos e ao caminho que os pases ainda precisam percorrer. Neste ano, o Brasil est na 88 posio. No topo da lista esto o Japo, o Reino Unido e a Noruega. O Chile, o Uruguai e a Argentina so os pases latino-americanos que fazem parte da lista com alto ndice. 2 O Relatrio do Banco Mundial Chegando a uma educao de nvel mundial foi lanado em Braslia pelo Ministro da Educao, Fernando Haddad, e pelo Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop. O objetivo do relatrio identificar os fatores que impulsionam os avanos do Brasil na educao nos ltimos 15 anos e as prioridades para o futuro. O estudo revela a qualidade do ensino secundrio, a eficincia do gasto pblico, a qualidade dos professores e a educao infantil como alguns dos desafios mais importantes.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

A presidente Dilma Rousseff


pediu uma ateno especial do MEC questo da formao profissional. Com isso, ns encaminhamos ao Congresso Nacional um projeto de lei para a criao do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico (Pronatec) .

10

Fernando Haddad

A essa altura, podemos debater


o ritmo e no mais o rumo da educao brasileira. Isso, em minha opinio, um grande legado. Eu penso que essa uma conquista que merece ser valorizada. Lembrando, evidentemente, da discusso sobre como podemos fazer mais e em menos tempo .

Fernando Haddad

outra varivel a qualidade, medida pelo Programa Internacional de Avaliao de Alunos (Pisa)3. O Brasil foi o terceiro pas que mais evoluiu na dcada em relao qualidade do ensino, ficando atrs apenas de Luxemburgo e Chile. Ns superamos um pas como a Argentina, por exemplo, que tem muito mais tradio na rea do que nosso pas. Se continuarmos cumprindo as metas do PDE, at 2022, estaremos entre os pases desenvolvidos do ponto de vista educacional. Dessa forma, no conheo nenhum relatrio de organismo internacional que afirme que as providncias tomadas nesse perodo no so produtivas para um sistema educacional de qualidade. O que se discute muito hoje como acelerar o passo, o que, sem dvida, um bom debate. H dez anos estvamos discutindo para onde caminharamos. A essa altura, podemos debater o ritmo e no mais o rumo da educao brasileira. Isso, em minha opinio, um grande legado. Eu penso que essa uma conquista que merece ser valorizada. Lembrando, evidentemente, da discusso sobre como podemos fazer mais e em menos tempo.

aprofundamos nosso acordo com o Sistema S5, sobretudo com as escolas do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Servio Nacional de Aprendizagem (Senac), para que possamos oferecer uma bolsa de estudo aos jovens do ensino mdio e permitir que eles tenham acesso educao profissional. A eliminao dos problemas de financiamento estudantil para o nvel tcnico voltado para os estudantes e empresas que queiram qualificar seus profissionais e pequenas reformas na legislao para a melhoria do investimento em aprendizagem foram outras medidas tomadas pelo MEC. Alteramos, tambm, a lei que fazia recair encargos sociais sobre investimento em educao e estudamos a possibilidade de fixar a constitucionalidade para a concesso de seguro-desemprego, entre outros projetos previstos na legislao.

FGV PROJETOS: EM SUA OPINIO, QUAL O PRINCIPAL DESAFIO QUE O BRASIL ENFRENTAR NOS PRXIMOS ANOS NA EDUCAO?

FGV PROJETOS: ALM DO PDE, QUAIS SO HOJE OS PRINCIPAIS PROJETOS QUE ESTO SENDO REALIZADOS PELO MEC? FERNANDO HADDAD: A presidente Dilma Rousseff pediu uma ateno especial do MEC questo da formao profissional. Com isso, ns encaminhamos ao Congresso Nacional um projeto de lei para a criao do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico (Pronatec) 4. Tambm expandimos a rede federal e reestruturamos as redes estaduais no mbito da educao profissional, por meio de um programa especfico chamado Brasil Profissionalizado. Alm disso,

Eu tenho segurana em afirmar que, hoje, o maior desafio do Brasil est no magistrio. Ns estamos procurando combinar uma dinmica virtuosa conjugando duas questes importantes: a melhoria da formao dos profissionais do magistrio e a melhoria das condies de vida desses profissionais. Nos prximos 10 anos, precisamos cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educao Profissional e fazer com que a mdia salarial dos professores seja equivalente mdia salarial dos demais profissionais do nvel superior. Hoje, ns estamos a 60% dessa meta, mas, simultaneamente, exige-se das instituies formadoras, uma melhor qualidade na formao de professores. Se ns combinarmos essas duas variveis, acredito que cumpriremos as metas de qualidade preestabelecidas.
FERNANDO HADDAD:

3 O Programa Internacional de Avaliao de Estudantes (PISA, na sigla em ingls) um exame amostral, realizado a cada 3 anos pela Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) e coordenado, no Brasil, pelo INEP. Seu objetivo principal fornecer aos pases participantes indicadores que possam ser comparados internacionalmente, de modo a subsidiar polticas pblicas para a Educao. 4 O plenrio da Cmara dos Deputados aprovou no dia 31 de agosto de 2011 o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico (Pronatec). 5

Sistema S o nome que se d ao conjunto de onze organizaes criadas pelos setores produtivos estabelecidas pela Constituio Brasileira de 1988 com a finalidade de qualificar e promover o bem-estar social de seus trabalhadores. Senai, Sesi e Sebrae, so exemplos do Sistema S.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

11

12

depoimento

ESTRATGIAS INOVADORAS PARA A EDUCAO


JOS HENRIQUE PAIM

Jos Henrique Paim


SECRETRIO EXECUTIVO DO MINISTRIO DA EDUCAO

JOS HENRIQUE PAIM


Graduado em economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e ps-graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2003, Jos Henrique Paim foi subsecretrio da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econmico e Social da Presidncia da Repblica, coordenador de Relaes Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre, em 2001, secretrio de Captao de Recursos e Cooperao Internacional na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, alm de analista de projetos do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul). Foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE) e exerceu atividades tcnicas de coordenao de projetos na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Desde 2006, secretrio executivo do Ministrio da Educao (MEC). Jos Henrique Paim holds a degree in Economics from the University of Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) and post-graduate degree from the Federal University of Rio Grande do Sul. In 2003, he was under-secretary for the Special Bureau of the Economic and Social Development Council of the Presidency of the Republic of Brazil. He was also international affairs coordinator for Porto Alegre City Hall. In 2001, Paim was secretary of Fundraising and International Cooperation in the County of Porto Alegre , and project analyst of the Rio Grande do Sul State Development Bank (Badesul). He was president of the National Educational Development Fund (FNDE) and did technical work for project coordination in Porto Alegre City Hall. He is executive secretary of the Ministry of Education (MEC), since 2006.

RESUMO
Neste depoimento, o secretrio executivo do Ministrio da Educao (MEC), Jos Henrique Paim, apresenta as principais estratgias adotadas pela Secretaria Executiva para aumentar a eficcia da gesto pblica educacional. Citando alguns exemplos, demonstra como o planejamento do MEC vem se aperfeioando com um esprito inovador na gesto pblica. O secretrio acredita que hoje, com informao qualificada, o MEC tem as condies necessrias para analisar e acompanhar as aes e realidade da educao no pas, sob todos os eixos estratgicos: educao bsica, superior, profissional e tecnolgica. Ele afirma que a formulao de polticas pblicas eficazes feita com base em um bom diagnstico.

SUMMARY
In this statement, Jos Henrique Paim, executive secretary of the Ministry of Education (MEC), addresses the main strategies adopted by the Executive Secretariat to increase the effectiveness of public education administration. He mentions some examples on how planning is being enhanced at the Ministry with an innovative spirit in public administration. He believes that today with proper information MEC has the necessary conditions to analyze and accompany the actions and reality of education in Brazil in all strategic areas: primary, higher, professional and technological learning. He also states that effective public policies are based on a good diagnosis.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

13

DEPOIMENTOS
14

O Ministrio da Educao (MEC) apresenta uma matriz de relacionamento muito complexa. Para que possamos definir as principais estratgias adotadas pela Secretaria Executiva e, assim, aumentar a eficcia da gesto pblica educacional, precisamos obter uma viso sistmica, que vai desde a educao infantil at o ensino superior e a ps-graduao. Todos os institutos federais, universidades e hospitais universitrios esto envolvidos nesse planejamento. Dessa forma, o primeiro passo do MEC foi dividir essas aes a partir de eixos estratgicos norteadores e metas a serem cumpridas. Em seguida, foi necessrio criar, para cada uma dessas aes, um sistema de monitoramento bastante eficaz para o acompanhamento dos resultados. Por meio de indicadores de qualidade e dilogos com estados e municpios, o MEC tem conseguido ampliar a sua capacidade de anlise sobre a situao real da educao no pas. Um instrumento excelente que nos possibilitou, assim, aprimorar o relacionamento entre os estados, municpios e as instituies e, ao mesmo tempo, monitorar e acompanhar as metas estabelecidas o Sistema Integrado de Monitoramento, Execuo

e Controle (Simec). Este um grande exemplo do nosso painel de gerenciamento de informao que d credibilidade ao MEC. Um dos principais resultados percebidos est associado ao ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb), que nos permitiu no apenas atingir as metas estabelecidas, como a super-las. Sem dvida, o esforo no apoio a estados e municpios deve ser contnuo para que possamos sempre atingir nossos objetivos. Em relao capacidade de atendimento educacional, ns obtivemos uma melhora significativa no ensino superior com a ampliao do nmero de vagas, tanto nas universidades federais quanto no sistema de educao superior como um todo. Na educao profissional, que atualmente tem ateno especial do MEC, avanamos muito com o lanamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico (Pronatec). Estes so alguns exemplos que demonstram como o planejamento do MEC vem, cada vez mais, se aperfeioando, alinhado a um esprito inovador na gesto pblica. Hoje, ns temos condies de acompanhar o que est acontecendo e qual a realidade da educao no pas, sob todos os eixos estratgicos: educao bsica, superior,

profissional e tecnolgica. A informao aumenta a nossa capacidade de anlise em relao realidade. Como consequncia, a formulao de polticas pblicas feita com base em um bom diagnstico. Nesse sentido, no posso deixar de citar tambm a rea de compras governamentais. O MEC adotou em 2008 um modelo eficiente para a gesto de compras, que permite aos gestores das esferas estadual e municipal terem acesso aos processos de compra, concedendo uma autonomia e, ao mesmo tempo, grande responsabilidade a eles. Esse modelo vem ganhando cada vez mais adeptos iniciativa, pois reconhecem os benefcios econmicos e sociais gerados pela adeso ao modelo. Todos esses exemplos esto inseridos no Plano Nacional de Educao (PNE), que est sendo apreciado no Congresso Nacional e que define um conjunto de metas at 2020. Por outro lado, temos o desafio, ainda este ano, de elaborar o Plano Plurianual (PPA), que estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo Governo Federal ao longo de um perodo de quatro anos, alm de definir a continuidade das aes estratgicas do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). Nossa

misso justamente conjugar o plano de longo prazo, que o plano decenal; o planejamento de mdio prazo, que o PPA; e o planejamento da prpria ao estratgica do MEC. importante ressaltar que para todas essas aes se concretizarem, ns tivemos uma ampliao significativa de financiamento a partir do oramento do MEC. Samos de um patamar de R$ 19 bilhes, em 2003, para um oramento que deve fechar 2011 em R$ 69 bilhes. Ainda, o PNE, em anlise no Congresso, prev uma ampliao de 7% do PIB para educao. Isso significa que a gesto ainda precisa ser aprimorada para melhorar o uso desse recurso e para que gere resultados realmente expressivos em relao qualidade da educao. Nosso desafio justamente garantir que os recursos sejam ampliados. Ns avanamos muito na administrao pblica, mas preciso avanar ainda mais, com investimentos na infraestrutura escolar, e tambm fortalecer a sintonia com os estados e municpios. Fazer com que esses recursos sejam bem aplicados o nosso grande desafio.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

15

16

depoimento

EDUCAO: ALICERCE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONMICO


CARLOS IVAN SIMONSEN LEAL

Carlos Ivan Simonsen Leal


PRESIDENTE DA FUNDAO GETULIO VARGAS

CARLOS IVAN SIMONSEN LEAL


Graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em economia matemtica pelo Instituto Nacional de Matemtica Pura e Aplicada (IMPA) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) e PhD em economia pela Princeton University, EUA. Foi professor da Escola de Ps-Graduao em Economia da Fundao Getulio Vargas (EPGE/FGV) de 1986 a 1997, diretor do FGV-Business de 1992 a 1997, diretor-geral da EPGE de 1994 a 1997 e vice-presidente da FGV de setembro de 1997 a agosto de 2000. Atualmente, presidente da FGV e membro de diversos conselhos empresariais. He holds a degree in Civil Engineering from the School of Engineering of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), a masters in Mathematical Economics from the National Institute of Pure and Applied Mathematics (IMPA) of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq), and PhD in Economics from Princeton University, USA. He was professor of the Rio de Janeiro School of Economics of FGV Foundation (EPGE/FGV) from 1986 to 1997, director of FGV-Business 1992-1997, general director of EPGE 19941997 and vice-president of FGV Foundation from 1997 until 2000. He is currently president of FGV Foundation and also a member of several boards of directors.

RESUMO
Muito bem posicionado no cenrio econmico mundial e com grande melhoria em seus indicadores sociais, o Brasil tem superado importantes desafios. Na educao, um dos principais alicerces para o desenvolvimento socioeconmico, o Brasil tambm avanou, sendo hoje um dos trs pases que mais evoluram na educao bsica na ltima dcada, de acordo com publicao divulgada pela Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE). O Ministrio da Educao vem cumprindo as metas de qualidade estabelecidas para a educao, garantindo que as polticas pblicas se perpetuem e que o Brasil atinja patamares equiparveis aos dos pases mais desenvolvidos. O presidente da Fundao Getulio Vargas, Prof. Carlos Ivan Simonsen Leal, afirma neste depoimento como percebe estes avanos e como a gesto do Ministrio atenta para a aclamao pblica por uma administrao eficiente e transparente.

SUMMARY
Very well positioned in the global economic scenario and with great improvement in social indexes, Brazil has overcome major challenges. In education, a key driver for socio-economic development, Brazil has also advanced and is now one of the three countries that have evolved the most over the last decade in Basic Education, according to a publication launched by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). The Ministry of Education is achieving the set targets of quality for education, and guarantees perpetuation of the public policies and for Brazil to reach the same levels as those of more developed countries. Prof. Carlos Ivan Simonsen Leal, president of FGV Foundation, says in his statement how he regards this progress and that the Ministry is aware of the public cry for an efficient and transparent administration.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

17

DEPOIMENTOS
inegvel que Educao seja um dos principais alicerces para o desenvolvimento socioeconmico de um pas. Diante de um quadro economicamente favorvel e ocupando o quinto lugar entre os pases que mais recebem investimentos no mundo, o Brasil ainda enfrenta grandes desafios e entraves para atingir o desenvolvimento socioeconmico ideal. Mas como trazer a racionalidade na gesto da administrao pblica para que os centros de estudo do Brasil sejam equiparveis aos melhores do mundo, subsidiando o crescimento contnuo e qualificado da educao nacional? A gesto do Ministrio da Educao (MEC) vem contribuindo, nos ltimos anos, para polticas pblicas cada vez mais eficazes e progressivas. Esta trajetria pode ser observada a partir de indicadores como, por exemplo, o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB) e o Programa Internacional de Avaliao de Alunos (PISA). O IDEB, cuja meta est traada at 2021, indica a qualidade educacional, combinando informaes sobre desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) com informaes de rendimento escolar (aprovao). Em 2009, o IDEB observado no Ensino Fundamental e Ensino Mdio das redes pblicas e privada demonstrou crescimento acentuado. O Pisa, exame amostral realizado pela Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) a cada trs anos, aponta o Brasil entre os trs pases que mais evoluram na Educao Bsica entre 2000 e 2009. Como destaca o ministro da Educao, Fernando Haddad, em sua entrevista, a viso sistmica no ciclo educacional um dos grandes motivos no avano destes indicadores. No tarefa trivial cumprir a metas estabelecidas pelo governo para alcanarmos um patamar de ensino semelhante ao dos pases desenvolvidos em 2021. A gesto do Ministrio, nos ltimos anos, atenta para a aclamao pblica por uma administrao eficiente e transparente, que vem dirimindo muitos entraves seculares ao desenvolvimento educacional do pas. Desde 2007, a FGV vem colaborando com o MEC e acompanhando a realizao de projetos de grande relevncia, que tiveram incio com o fortalecimento institucional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), e, em seguida, com o prego eletrnico para a gesto de compras governamentais. O FNDE, autarquia do Ministrio da Educao que d suporte implantao de polticas nacionais de educao, introduziu este novo modelo de compras de bens e servios para escolas pblicas e universidades, por meio da institucionalizao 18

do registro de preo eletrnico. A FGV participou da concepo dos leiles, contribuindo para a eficincia dos gastos pblicos referentes s compras de nibus escolares, computadores, medicamentos entre outros equipamentos imprescindveis para o suporte educao. A FGV tambm apoiou o projeto de Melhoria do Monitoramento das Aes Estratgicas do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), que engloba as iniciativas do Ministrio e consolida uma viso sistmica da educao. O monitoramento dessas aes apoiou a avaliao do planejamento estratgico do MEC e a orientao das aes estabelecidas no Plano. Esses indicadores incluem ao oramentria e tcnica do Ministrio. O papel da FGV tem sido, portanto, acompanhar essas transformaes com a motivao precpua de aprimorar o modelo da administrao pblica. O conhecimento que a FGV possui e aplica nas reas de Administrao, Economia, Documentao, Pesquisa Histrica e Direito contribui no apenas para a formao acadmica dos jovens, mas tambm para a gesto de polticas pblicas voltadas para a Educao.

A FGV possui sua histria intrinsecamente vinculada ao desenvolvimento social e econmico do pas, numa trajetria de mais de 60 anos, apoiando organizaes pblicas e privadas, e atuando, hoje, em mais de 16 pases. Para manter-se alinhada aos objetivos da sociedade, buscamos gerar solues sustentveis com conhecimento, experincia e um olhar atento s perspectivas e transformaes globais e ao crescimento econmico do pas. O cenrio da educao no Brasil tem apresentado resultados muito positivos nos ltimos anos. Os investimentos so graduais e esto sendo aplicados de forma estruturada e planejada sob pilares slidos. O Ministrio da Educao tem cumprido sua misso com qualidade e excelncia e resgatado uma dvida histrica. Essas aes so primordiais para que o pas siga em sua evoluo democrtica. essencial que a administrao pblica de nosso pas seja eficiente, transparente e permita que os investimentos feitos na educao se traduzam em benefcios sociais e econmicos para toda a sociedade.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

19

20

artigo

EXPANSO DO ENSINO SUPERIOR E NOVAS POSSIBILIDADES DE ACESSO


LUIZ CLUDIO COSTA

Luiz Cludio Costa


SECRETRIO DE EDUCAO SUPERIOR DO MEC

LUIz CLUDIO COSTA


Graduado em matemtica e mestre em meteorologia agrcola pela Universidade Federal de Viosa (UFV), Luiz Cludio Costa fez doutorado em agrometeorologia pela University of Reading, em 1994. lder da equipe de especialistas em mudanas climticas e eventos extremos da Organizao Meteorolgica Mundial (OMM). Foi reitor da UFV de 2008 a 2011, quando assumiu a Secretaria de Educao Superior (Sesu) do Ministrio da Educao (MEC). Graduated in Mathematics and Agricultural Meteorology from the Federal University of Vicosa (UFV), Luiz Costa also holds a doctorate in Agrometeorology from the University of Reading.. He is head of the specialist team on Climate Change and Extreme Events of the World Meteorological Organization (WMO). He was Rector of UFV 2008-2011, when he took over as Secretary for Higher Education (Sesu) of the Ministry of Education (MEC).

RESUMO
Luiz Cludio Costa apresenta as aes do Ministrio da Educao (MEC) para a expanso do ensino superior e as possibilidades de acesso. Ele afirma que o Brasil j deu um grande passo para acabar com gargalos na educao e transform-la em banda larga. Atualmente, so cerca de 6 milhes de jovens matriculados no ensino superior brasileiro, com indicadores de qualidade bem estabelecidos e um sistema integrado dessas aes. A meta do Governo Federal contabilizar 10 milhes de alunos no ensino superior.

SUMMARY
Luiz Cludio Costa discusses the actions of the Ministry of Education (MEC) for the expansion and access to higher education. He says that Brazil has already taken strides to put an end to the bottlenecks in education and transform it into broadband. Today, around six million young students are enrolled in Brazilian higher education, with firmly established quality indicators and an integrated system of these actions. The federal government goal is to have 10 million students in higher education.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

21

ARTIGOS
O cenrio da educao superior no Brasil , atualmente, bastante avanado; isso se deve valorizao do ensino superior no pas e expanso com qualidade. claro que todo esse avano feito nos ltimos anos ainda no nos coloca em uma posio confortvel, mas deve ser comemorado e, agora, pavimenta o futuro da educao no pas com maior agilidade. O Brasil est expandindo o ensino pblico. Atualmente so 6 milhes de jovens matriculados no ensino superior brasileiro, com indicadores de qualidade bem estabelecidos e um sistema integrado de aes. Projetos como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que promove o acesso a estudantes de baixa renda a partir da concesso de bolsas parciais e integrais, inserem na malha educacional do pas uma classe social que antes no sonhava com essa possibilidade. Outro exemplo dessa expanso universitria o Programa de Apoio a Planos de Reestruturao e Expanso das Universidades Federais (Reuni). Criado em 2007, o Reuni prev o aumento de vagas em universidades federais e outras medidas como a ampliao ou abertura de cursos noturnos, o aumento do nmero de alunos por professor, a reduo de custos por alunos, entre outras. As comunidades foram envolvidas nas tomadas de deciso e, em seguida, o projeto foi apresentado ao Ministrio da Educao (MEC). O MEC acatou o plano, estabelecendo algumas metas, e hoje existem 14 novas universidades, com novos campi e cursos no interior do pas. O Reuni ainda integra o Programa Nacional de Assistncia Estudantil (Pnaes), que obtm recursos de assistncia a estudantes. Esse tipo de programa projeta melhorias financeiras nessas instituies federais, que contratam profissionais cada vez mais qualificados para o corpo docente. Desde a sua criao, foram quase 30 mil profissionais contratados, o que significa uma renovao de mo de obra. Vale ressaltar que no se deve analisar a questo da educao somente na esfera municipal; preciso pensar na esfera federal. Todas as instituies so avaliadas ao final de cada trinio, e a partir dessas avaliaes, estabelecido o ndice Geral de Custos (IGC), no qual as instituies so qualificadas de acordo com a posio que elas tm em relao qualidade do ensino e da infraestrutura. A Secretaria de Ensino Superior promove encontros peridicos com reitores e suas equipes para verificar o que preciso monitorar, planejar e evidentemente corrigir, quando necessrio. Dessa forma, o Brasil d um grande passo para acabar com o funil presente no ensino superior e transform-lo em banda larga. O Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) um grande exemplo dessa transformao. Se pensarmos, por exemplo, no conceito do vestibular, um tanto quanto absurdo o fato de o aluno, muito jovem ainda na maioria das vezes, ser obrigado a escolher uma universidade e um curso. Se o aluno possui condies financeiras, ele pode at escolher mais de um curso, mas estar amarrado quela instituio especfica. Isso vai contra tudo o que pensamos em termos de acesso. Atualmente, com o Enem, o aluno presta seu exame nacional, que justo socialmente, concorrendo a uma vaga em qualquer universidade desse pas. Essa questo do acesso est sendo resolvida de uma forma muito clara com o Enem e com o Sistema de Seleo Unificada (Sisu), por meio do qual as instituies pblicas participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no exame. Este foi um grande passo, pois o Enem democratiza com qualidade e segurana. Isto um aprimoramento e uma mudana de paradigma muito grande do sistema educacional. E claro, no adianta o acesso, se no houver permanncia, o que justifica a criao de programas como o Pnaes, conforme anteriormente citado. Hoje, todas as instituies recebem uma quantia significativa para dar assistncia estudantil com a bolsa-alimentao, a bolsa-moradia, a bolsa-livro, entre outras. Com isso, possvel garantir o acesso e a permanncia com equidade e qualidade. Continuamente avaliamos as escolas de graduao e ps-graduao e aplicamos as correes necessrias. No ensino privado, por exemplo, temos o ProUni, que, na ltima edio, resultou em mais de um milho de inscritos. Com isso, muitos no se inscreveram nas universidades federais, permitindo que a populao mais carente tivesse acesso ao ensino superior. A instituio oferece a bolsa de estudo e, em troca disso, ganha iseno fiscal. Nesse sentido, o prximo desafio da Secretaria inserir 10 milhes de estudantes no ensino superior brasileiro na taxa lquida ou 50% na 22

taxa bruta. O Plano Nacional de Educao (PNE) apresenta uma taxa lquida de 33% de jovens (de 18 a 24 anos) nas universidades. Alm disso, dois segmentos que avanaram muito foram os cursos tecnolgicos e a educao a distncia, o que atraiu muitos jovens para as universidades. Entretanto, ainda preciso expandir o acesso de maneira estratgica, avaliando quais reas carecem de mais profissionais ou investimentos. Temos importantes programas no ensino superior conforme mencionado: o Reuni, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), os Institutos Superiores, os Institutos de Educao Tecnolgica, alm do ProUni e o FIES. Para atingir essa meta de 10 milhes de alunos, preciso que haja um ritmo acelerado, conforme afirma o ministro Fernando Haddad. Hoje, percebemos um nmero pequeno de jovens no ensino superior, o que representa um problema srio para o nosso desenvolvimento econmico, social, ambiental e humano, mas acredito que agora temos toda a condio de avanarmos. O MEC possui uma grande parceria com o setor pblico, com instituies federais, institutos federais, universidades estaduais e municipais. Existe um dilogo permanente entre todas essas instncias, que gera confiana e uma participao efetiva de cada uma delas. Todos os programas desenvolvidos pelo MEC so conhecidos por todas as equipes internas, independentemente da rea em que o profissional esteja atuando. Isso permite que todos tenham uma viso ampla dos processos, desde questes operacionais da tecnologia de informao at a estratgia definida pelo MEC.

As universidades e instituies de ensino superior brasileiro precisam tambm se internacionalizar. A presidente Dilma Rousseff tem conscincia dessa necessidade e solicitou uma internacionalizao efetiva ao MEC com programas como a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq). Nos prximos quatro anos, estima-se que 75 mil estudantes brasileiros faam intercmbio no exterior. Com isso, o PNE est bem estruturado tanto no aspecto oramentrio quanto em suas metas. Dessa forma, caminhamos bem e o MEC est dando passos decisivos para corrigir as distores que o Brasil apresenta hoje, em termos de qualidade, acesso e financiamento. Algumas pareciam at impossveis, mas os avanos so ainda muito pequenos em relao importncia social que o pas atualmente representa. O MEC tem dialogado com o setor privado sobre a regulamentao da avaliao e indicadores, com o objetivo de mostrar cada vez mais que o ensino um bem social e que tem qualidade, flexibilidade e agilidade. Quais so as normas burocrticas? Como podemos facilitar certos processos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade? Contamos com as nossas equipes internas e nossos parceiros para esse tipo de resposta. E ns temos obtido boas respostas.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

23

24

artigo

EDUCAO: DIREITO DE TODOS E DE CADA UM


MARIA DO PILAR LACERDA

SECRETRIA DE EDUCAO BSICA DO MEC

MARIA DO PILAR LACERDA


Graduada em histria pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializou-se em gesto de sistemas educacionais, na Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais (PUC-Minas). Eleita presidente da Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao (Undime), liderou o movimento em defesa de recursos do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (Fundeb) para a educao infantil. secretria nacional de Educao Bsica do Ministrio da Educao (MEC), cargo no qual vem priorizando a implantao do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). professora de histria na rede de educao bsica. Holds a History degree from the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and has specialized in Educational Systems Management at the Minas Gerais Catholic University (PUCMinas). She was elected president of the National Union of Local Education Directors (Undime) and was head of the movement for resources from the Maintenance and Development Fund for primary education. She is national secretary for Primary Education in the Ministry of Education (MEC), where she has been prioritizing the adoption of the Education Development Plan (PDE). She also teaches history in the primary education network.

RESUMO
Maria do Pilar enfatisa a importncia de se pensar na educao como um direito de todos e de cada um, em suas palavras. Em uma breve retrospectiva histrica, pontua mecanismos de excluso que existem at hoje e que contriburam para criar uma dvida grande com a populao. Com o objetivo de universalizar a educao, ela revela a importncia do ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb) para orientar tanto o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) quanto a definio das prioridades e a elaborao do Plano de Aes Articuladas (PAR). Hoje, o Ministrio da Educao (MEC) trabalha de forma mais organizada, menos balco e mais proativa e eficaz. Para Pilar, estamos diante de uma chance concreta de transformar sonhos em realidade, mas ainda h obstculos, como conquistar um maior engajamento dos gestores e tornar o Ideb mais popular nas comunidades.

SUMMARY
Maria do Pilar stresses the importance of regarding education as a right for each and everyone, in her own words. She gives a brief historic summary, in which she mentions the exclusion mechanisms still existing today, which contributed to creating a heavy debt with the population. In order to universalize education, she shows the importance of the Primary Education Development Rate (Ideb) as a guide for the School Development Plan (PDE Escola) and also the definition of priorities and drafting of the Articulated Actions Plan (PAR). Today the Ministry of Education (MEC) works in a more organized, proactive and efficient way. Pilar believes that we now have a real opportunity to make dreams come true, yet obstacles still exist, such as achieving closer engagement of administrators and making Ideb more popular in the communities.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

25

Maria do Pilar Lacerda

ARTIGOS EDUCAO E CONTEXTO HISTRICO


De uma maneira pouco cientfica, podemos dividir a educao no Brasil em trs grandes momentos. At a Proclamao da Repblica, ela era elitista. Da Proclamao da Repblica, em 1889, at a Constituio de 1988, a educao seletiva. J existia o conceito da educao pblica, mas no existia o conceito constitudo da educao republicana, pois no era para todos. Ao longo do perodo, foram sendo criados diferentes filtros que foram eliminando pessoas e mais pessoas do direito educao, mas isso no significa que era uma poltica consensual. Nos anos 1920, houve o Manifesto dos Pioneiros, que foi um manifesto avanadssimo de garantia do direito educao. Na dcada de 1950, foram deflagrados grandes movimentos inovadores de pedagogia que se refletiram nos movimentos de alfabetizao do final dos anos 1950 e incio dos 1960 com Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Ansio Teixeira. Entretanto, errado generalizar, porque sempre existiram atividades para tentar quebrar a ordem. Depois, tivemos mecanismos de excluso durante todo o sculo XX, dos quais podemos citar dois. Um deles foi um exame chamado Exame de Admisso. Na minha gerao, quando se terminava o quarto ano primrio, havia uma prova para atestar se o aluno seria admitido no ginsio, o que corresponde hoje ao sexto ano. Milhes de brasileiros pararam de estudar nesse momento. Esse sistema s avanou com as reprovaes, que outro meio, perverso e sofisticado, de excluso, porque delegase a dificuldade do aprendizado criana e ao adolescente, e no escola. No h uma discusso desse problema como um desafio profissional, em que todos podem aprender e serem aprovados. Inverteu-se a lgica. No final dos anos 1980, comeo dos 1990, grandes discusses foram feitas a respeito do impacto do alto ndice de reprovao no pas. Notava-se que havia crianas de 12 anos que no sabiam portugus e acabavam repetindo todas as disciplinas que teoricamente sabiam. No fim da segunda vez que essa criana fazia a quinta srie, via-se que ela passava em portugus e repetia em cincias, por exemplo. A verdade que esse aluno nunca aprendeu. No Estatuto da Escola Pblica, constava que com mais de duas reprovaes o aluno tinha que sair do colgio. Hoje, temos 40 milhes de adultos brasileiros que no tm quatro anos de escolaridade. Portanto, uma parcela considervel dos 98% de crianas que agora esto na escola vem de famlias que no estudaram e no tiveram o direito de conhecer o que a cultura escolarizada. Em 1988, finalmente, foi instituda a Educao como direito de todos. Historicamente, a Prssia, a semente da Alemanha, tornou a educao primria obrigatria no sculo XVII. Na Frana e nos Estados Unidos, a educao obrigatria 26

est implicitamente ligada aos processos revolucionrios, porque, para a burguesia, era fundamental ter o direito educao para todos. No final do sculo XVIII, grande parte da Amrica do Sul tambm fez essa mudana. O Brasil s foi instituir isso como um marco no final do sculo XX. Essa contextualizao serve para pensarmos, sem que isso possa valer como desculpa, que existe uma dvida histrica muito forte que no era tratada com as lentes de aumento que o PDE e o Ideb nos oferecem. Essa mudana, proveniente da criao do Ideb e do PDE, objeto de estudo por unir os objetivos da Constituio de 1988, do Estatuto da Criana e do Adolescente do incio de 1990, da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e do Plano Nacional de Educao (PDE) de 2001, que tinham intenes democrticas, republicanas e inclusivas, mas no tinham um plano de ao que tornasse isso realidade. muito esclarecedor que, at 2005, o financiamento fosse apenas para o ensino fundamental. Nessa poca eu era presidente da Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao (Undime); na negociao sobre o novo financiamento com o ministro e o Conselho Nacional de Secretrios de Educao (Consed), no estava claro para alguns secretrios estaduais de educao que a creche deveria ter financiamento da educao. H menos de cinco anos, eles defendiam que crianas de 0 a

3 anos de idade no so objeto da educao, mas sim da assistncia. Qual a subleitura grave disso? De uma maneira ou de outra, a classe mdia e a burguesia sempre se resolveram. O desafio era enxergar como pessoas de baixa renda tambm estavam inseridas no contexto da educao. Mas a educao infantil um direito de todos. A discusso do financiamento educao, que gera o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (Fundeb) e que passa a ser da creche at o ensino mdio, uma prova das possibilidades de termos aes governamentais que tornem as intenes desse arcabouo legal possveis de serem executadas.

ESTADOS REFERNCIA NO ENSINO BSICO


Hoje, estado como Paran, Cear e Mato Grosso so, por diferentes razes, considerados referncia em ensino bsico no Brasil. O Paran, por exemplo, tem um processo histrico muito significativo em relao educao bsica e, nos ltimos oito anos, investiu bastante em novas tecnologias da informao e em formas alternativas de material didtico. Trata-se de um estado com caractersticas muito interessantes, pois possui regies mais

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

27

ARTIGOS
pobres e heterogneas e tem conseguido atuar de forma bastante relevante. Para ilustrar, cito, resumidamente, duas experincias que demonstram isso. A primeira delas o caso de uma televiso com entrada para pen drive que o governo desenvolveu com a CCE. Todos os professores receberam um pen drive e aulas sobre como abastec-lo. Assim, a sala de aula no precisava ter internet. Esta uma soluo muito interessante e barata para acessar novos contedos. O professor abastece o seu pen drive na biblioteca da escola, que tem internet, e leva para a sala. Todas as salas de aula da rede estadual do Paran receberam essa televiso. claro que essa experincia ser tecnologicamente superada rapidamente, mas importante apontar a forma como uma poltica pblica dialoga com novas tecnologias e leva em considerao as possibilidades reais. Isso foge daquele discurso quando todas as salas de aula tiverem internet banda larga. Outra poltica paranaense a do livro didtico coletivo. Um professor desenvolve uma aula boa sobre escravismo no sculo XVII, por exemplo, com um texto e um exerccio; e o livro , justamente, a coletnea desse material. Ele o resultado dos saberes produzidos por diversos professores em suas experincias cotidianas. Na educao bsica isso muito importante, porque, ao contrrio do que acontece no ensino superior, os docentes no costumam registrar a sua prtica. Por isso, vrios trabalhos excelentes se perdem e, a cada ano, o professor tem que recomear tudo novamente. uma possibilidade de formar professores, de estimular o registro e de criar alternativas ao material didtico. J o Cear tem um forte trabalho na alfabetizao das crianas; trabalho slido, consistente e bastante articulado com os municpios, havendo um claro regime de colaborao. Existe um projeto, por exemplo, que se destaca, no qual as 100 melhores cidades recebem determinado recurso e estmulo financeiro como prmio. Para isso, assinam um compromisso com as 100 cidades mais fracas. Esta uma forma muito inovadora de gesto pblica que coloca o Estado no papel de coordenador de possibilidades de registro e disseminao de boas prticas. O Mato Grosso ganha destaque por causa da formao de professores. L eles tm um centro estadual de formao, que se articula suavemente com os municpios, as universidades e o Ministrio da Educao (MEC) para ampliar as possibilidades de todos os professores do estado. Mas, apesar dessas iniciativas bem-sucedidas, ainda temos 2% das crianas brasileiras fora da escola. por isso que, para a Secretaria de Educao Bsica (SEB) do MEC, o foco o direito de aprender de todos e de cada um. A ideia de todas as crianas um ponto de reflexo importante em relao poltica educacional brasileira. 28

PDE: UM INSTRUMENTO PARA O FORTALECIMENTO DA GESTO EDUCACIONAL


Atualmente, o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb) o maior organizador do nosso trabalho, sendo um estruturador do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE) que nos orienta tanto no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) quanto na definio do recorte dos municpios, na elaborao do Plano de Aes Articuladas (PAR) e na escolha das prioridades. Com uma lista de 1.242 municpios prioritrios no Ideb, incluindo uma capital e duas grandes cidades, a Secretaria tinha um grande desafio nesse atendimento. Os resultados do Ideb das metrpoles sofriam distores considerveis, com ndices que iam de 2.1 a 7.8. J Belo Horizonte tinha escolas com Ideb de 2.1, que muito ruim, e escolas com Ideb 6. Essa discrepncia mostrou que precisvamos de polticas orientadas tambm para as grandes cidades, porque elas refletiam a desigualdade de desenvolvimento educacional do Brasil. Dessa forma, criamos o Grupo de Trabalho das Capitais e Grandes Cidades. No incio, a reunio era realizada s com as capitais, mas logo os prprios secretrios falaram do entorno e a situao mudou. Assim, conseguimos trabalhar de uma maneira mais organizada. Cada vez mais, deixamos de atender como em um balco, onde quem chega primeiro tem prioridade. Quando eu era secretria

de Belo Horizonte, por exemplo, tinha uma equipe responsvel por acompanhar todas as resolues do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE) e ver quais financiamentos estavam sendo lanados. Eles escreviam o plano de trabalho, tinham todos os documentos organizados, apresentavam ao MEC e conseguiam. Mas as cidades que tambm precisavam desse tipo de recurso no eram atendidas, pois perdiam o prazo ou nem ficavam sabendo. No havia nada de ilegal ou de imoral, mas esta era uma dinmica comum. As cidades mais organizadas, mais preparadas e, claro, com Ideb melhor chegavam primeiro. Esse processo obrigou o MEC a buscar os problemas e no esperar a demanda de cada estado ou municpio para aplicar resolues. O ministro da Educao poderia ter chamado os 27 governadores para assinarem o PDE no MEC, em Braslia, mas, ao contrrio, ele fez questo de ir a todos os estados pessoalmente. O documento foi assinado pelo governador, pelo secretrio de Educao e pelos representantes dos prefeitos. Isso sinalizou uma mudana de postura e de lugar do MEC, e, consequentemente, da Secretaria. O Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef) fez uma pesquisa para a Secretaria sobre o que melhorou de 2005 para 2007 e o que provocou essa mudana. Os municpios responderam que a transformao aconteceu quando eles souberam que no estavam bem, ou seja, grande parte das cidades e das escolas melhorou por conta do aumento do Ideb. Esse ndice um fator de autoconhecimento. O PDE-Escola oferece um instrumento que possibilita escola refletir sobre o que foi bem ou mal feito e o que pode ser modificado. Alm disso, ns estamos produzindo instrumentos de formao de conselhos e de gestores, para que ferramentas como o PDE, por exemplo, sejam utilizadas de maneira qualitativa e crtica, porque a escola precisa se organizar para garantir o direito de aprender a todos. fcil dizer que aqui tem violncia, que ali tem pobreza, mas ns conseguimos mostrar que lugares to pobres e violentos obtiveram xito.

Entretanto, preciso haver mais engajamento, apropriao, responsabilidade dos gestores municipais do prefeito e dos secretrios no acompanhamento do PAR. Outro grande desafio tornar o Ideb mais popular. Escolas do Rio de Janeiro, por exemplo, j comemoram os bons resultados do Ideb com a participao de toda a comunidade. necessrio que isso acontea em todas as escolas; a comunidade precisa saber qual o Ideb do colgio, qual a meta e o que vem sendo feito para alcanar um bom resultado. E, nesse momento, o PDE-Escola contribui para o fortalecimento do equipamento pblico, desenvolvendo cada vez mais competncias na gesto de recurso pblico e na garantia de direitos. Os gestores das escolas precisam ter claro que esta uma funo pblica. A escola um espao garantidor de direitos e isso no se faz no discurso; preciso uma boa gesto. Por isso, fundamental ter um instrumento de gesto, porque o papel do diretor no dia a dia da escola multifacetado. Suas responsabilidades variam; como acalmar uma criana que caiu, receber a me de uma criana que no aprendeu, conversar com professores sobre uma avaliao do ms seguinte, preencher papis da escola, responder ao PDE, entre outras diversas funes. A ferramenta de gesto deve responder a esse dinamismo, a essa agilidade. Como diretora de uma escola com 3 mil alunos, 160 professores e 60 funcionrios, todo final de expediente, eu agradecia a Deus por ningum ter se machucado. A cada dia, a aprendizagem fica mais sofisticada e complexa, e a formao do professor, muito rebaixada. Por isso, o MEC tem feito um investimento pesado na formao e qualificao de professores, que devem estar cada vez mais aptos a lidar com um ambiente com grandes conflitos geracionais. Sou otimista e acho que avanamos anos-luz nesses ltimos cinco anos.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

29

30

artigo

A BASE DA EDUCAO: RECURSOS HUMANOS


ROMEU CAPUTO

Romeu Caputo
DIRETOR DE APOIO AOS SISTEMAS PBLICOS DA SECRETARIA DE EDUCAO BSICA DO MEC

ROMEU C APUTO
Graduado em administrao pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Romeu Caputo ocupou o cargo de gerente de Gesto Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Educao de Belo Horizonte (SEB-MEC), no perodo de 2001 a 2007, quando se tornou diretor. Atualmente diretor de Apoio aos Sistemas Pblicos de Ensino e Promoo da Infraestrutura Fsica e Tecnolgica da Secretaria de Educao Bsica do Ministrio da Educao (MEC). He has a degree in Administration from the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and occupied the position of Administrative and Financial Management Manager of the Belo Horizonte City Education Department (SEB-MG) in the period 2001-2007 when he became director. He is currently director for Support of the Public Education and for Furthering Physical and Technological Infrastructure systems of the Primary Education of the Ministry of Education (MEC).

RESUMO
Neste artigo, Romeu Caputo pondera que, para se avaliar educao bsica, preciso entender o sistema brasileiro e a complexidade de se trabalhar com 27 governos estaduais e 5.564 municpios. Ele afirma que estamos no caminho certo, pois existe uma viso mais global, sistmica e multidimensional, e destaca a importncia de um bom sistema de avaliao, como o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb), que est entre os melhores do mundo. Caputo lembra que educao um servio intensivo em recursos humanos, pois os professores so os maiores responsveis pela qualidade do ensino. Investir em pessoal um ponto fundamental para se atingir as metas estabelecidas no mbito da Educao.

SUMMARY
In his article, Romeu Caputo considers that in order to assess primary education it is necessary to understand the Brazilian system and complexity of working with 27 states and 5,564 local governments. He says that we are on the right road, since there is now a more global, multidimensional and systemic view, and stresses the importance of a good assessment system, namely the Primary Education Development Index (Ideb), ranked as one of the best indexes in the world. He reiterates that education is an intensive service of human resources, since the quality of learning depends mainly on the teachers. Investing in personnel is a key issue to achieve the goals set in the educational field.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

31

ARTIGOS
Para avaliar a educao bsica, preciso entender como funciona o sistema educacional brasileiro. Por ser de responsabilidade de estados e municpios, a educao bsica no Brasil necessita de um regime de colaborao que envolva todos os entes federados, inclusive o Governo Federal. Ela precisa de instrumentos eficazes no s a sua operacionalizao ou execuo, mas permitir ao cidado entender claramente as responsabilidades e poder avaliar e contribuir que essa poltica pblica seja, no mnimo, boa. para para suas para em cada uma delas, h pessoas cuidando das gestes pedaggica e financeira. J existem alguns sistemas para formar esses gestores e metodologia de planejamento, mas ainda h muito o que fazer e melhorar. Em relao aos financiamentos, o MEC teve um papel importantssimo na ampliao do investimento pblico nacional por aluno. O oramento do MEC praticamente triplicou nos ltimos anos; em cinco ou seis anos, o oramento passou de aproximadamente 20 bilhes de reais em 2003 para uma estimativa de algo em torno de 60 bilhes de reais, em 2010. Alm desse aumento, mudou-se o foco desses recursos para a educao bsica. Antes, o investimento por aluno no ensino superior era 7,8 vezes maior do que o investimento por aluno na educao bsica. Hoje, est em torno de 3,4 vezes, ou seja, no se deixou de investir em ensino superior, mas essa desigualdade est diminuindo. H uma viso mais conjunta, que vai desde o aumento de redes de creches, construo de escolas de ensino mdio e de ensino fundamental at a ampliao de escolas de educao profissional de nvel mdio e de Educao para Jovens e Adultos (EJA). Aqui, j existe um norte claro. Um bom exemplo foi o fim da desvinculao de recursos da Unio, que dava liberdade ao Governo Federal para gastar 20% da arrecadao sem justificar a destinao; s em 2010, foram mais de 10 bilhes disponveis para a educao. No se pode esquecer que a educao um servio, um servio de valor social, e, como se sabe, todos os servios so muito intensivos em capital humano. Entretanto, a educao, no comparativo, ainda muito mais dependente de pessoal. Todos ns j fomos alunos e sabemos qual a diferena de se ter um bom professor. O Brasil tem aproximadamente 2,2 milhes de professores. Quando se fala em capital humano, fala-se em manter 2 milhes de profissionais em um processo de formao contnua da melhoria da sua capacidade e habilidade dentro de uma sala de aula. Por mais que esses professores, comparados a outras categorias profissionais de nvel superior, tenham tido um aumento de salrio baixo, a situao vem evoluindo. Em outros perodos da histria brasileira, professores do Nordeste ganhavam do salrio32

Diante desse contexto, o pas est hoje no caminho correto. Isso no significa que os resultados esperados j tenham sido atingidos ou que a educao bsica brasileira tenha um padro de qualidade satisfatrio, comparvel aos nossos vizinhos, como Argentina e Uruguai. Antes do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), havia um desarranjo grande e uma focalizao na poltica. O plano de ao, do ponto de vista pblico, era a legislao, a Constituio. Hoje, pode-se dizer que a educao bsica tem uma viso global, sistmica e multidimensional. Isso revela o grau de complexidade de um sistema que envolve 27 governos estaduais e 5.564 municpios na misso de educar. Esse caminho correto pressupe trs ou quatro eixos, que constam em todos os componentes. O primeiro deles a avaliao; o Brasil tem um sistema de avaliao muito engenhoso, competente e consolidado. Talvez no seja de conhecimento do cidado, mas so feitas, sistematicamente, avaliaes dos alunos, que permitem traar metas concretas, factveis e alcanveis. Com isso, os dois primeiros objetivos do ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb) j foram atingidos. Esse sistema, que chega ao nvel das escolas e foi construdo nos ltimos 15 anos, top mundial. O Brasil , seguramente, benchmarking nisso. Em relao gesto pblica, os avanos do Ministrio da Educao (MEC) so ainda maiores, e prova disso a competncia dos secretrios estaduais, que tm se aprimorado, e dos gestores e programas do MEC. No entanto, ainda existe um desafio muito grande nessa rea, uma vez que no h garantia de profissionalizao de todos os atores envolvidos nessa questo. So mais de 160 mil escolas e,

mnimo e muitos davam aula em suas prprias casas, sem acesso a nada. Avanou-se muito nesse sentido, mas ainda preciso melhorar a formao, as condies objetivas de trabalho, o salrio etc. No admissvel que exista uma discrepncia salarial to grande entre professores e outros profissionais com o mesmo nvel de formao, como engenheiros e jornalistas. Porm, para que o PDE seja bem-sucedido, preciso financiamento e a adeso dos atores. Nesse sentido, o Governo Federal tem uma grande responsabilidade na estruturao do PDE, no convencimento dos envolvidos e no repasse de recursos. Mas, no Brasil, praticamente no h rede federal de educao bsica; o que existe muito pequeno, residual, uma ou outra universidade, alguma vaga em creche ou em ensino fundamental. A maioria absoluta da rede pblica brasileira de educao bsica dos estados e municpios. Antigamente, a relao do MEC com esses entes estaduais e municipais era o que costumamos chamar de relao de balco. O MEC ficava atrs do balco e os estados e municpios, em condies precrias, solicitavam a concesso ou no de uma formao, um financiamento, uma reforma ou a construo de uma escola. Mas, ao lanar o PDE, o MEC vinculou o financiamento e o apoio a qualquer ao ou projeto adeso a um plano de metas. Quem deseja apoio do MEC, deve aderir a esse plano que contm 28 diretrizes, absoluta ou razoavelmente aceitas nacionalmente. Mas como saber se os municpios esto se esforando? Atravs do Ideb. Foi uma curva de esforo para cada um deles e a comparao sempre com ele prprio. Assim, se uma cidade est com Ideb 1, significa que at 2021 ela deve alcanar 3,3. Outro municpio, com IDEB 4, segundo a curva, dever chegar em 2021 com 7,8. Na mdia, o Brasil dever ter, em dez anos, um IDEB 6, que comparvel aos pases da Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE). O plano, que vai de 2007 a 2021, apresenta uma curva de esforo e pontos de checagem bianuais. Depois que o termo de adeso assinado pelo ministro da Educao e pelo prefeito ou governador, cada municpio ou estado vai fazer um diagnstico da sua situao educacional. Essa avaliao envolve quatro

dimenses gesto, formao, prticas pedaggicas e infraestrutura e , na verdade, um instrumento de planejamento. Nele, so levantados 52 indicadores e um comit, formado pela comunidade, diretor de escola, secretrio e tcnicos, avalia cada um, dando notas de 1 a 4, sendo 4 o ideal e 1 a condio mais precria. Um dos indicadores a formao do professor de creche. Nesse caso, preciso ponderar, por exemplo, quantos professores o municpio tem e quantos tm a formao adequada. A partir desse diagnstico, para todos os aspectos que receberam notas 2 ou 1, o comit deve montar um plano de ao para reverter aquela situao deficitria. Voltando ao exemplo da creche, suponhamos que tenha sido identificada uma demanda de 90 professores; ser montado um plano de quatro anos, dividido em vrias etapas, cada uma delas com um responsvel, um prazo e momentos de checagem. Esse projeto avaliado por uma equipe do MEC e, a partir dessa avaliao, feito um termo de cooperao ou convnio. Dos 5.564 municpios, cerca de 5.520 fizeram seu diagnstico e seu plano de ao para 2008, 2009, 2010 e 2011. Todas essas aes so monitoradas e acompanhadas pelo MEC. Como so 6 mil planos, o MEC faz uma avaliao macro, enquanto seus parceiros, como universidades federais e secretarias estaduais de Educao, so arregimentados para acompanhar, visitar e atuar em um grau micro. Uma das principais atividades estratgicas do PDE , justamente, essa integrao com municpios e estados, porque, antes, esse processo era feito de forma muito desarticulada. No podemos deixar de citar a implantao de uma cultura de planejamento, que valoriza a gesto e o envolvimento dos secretrios. No Brasil, os processos de escolha dos diretores e secretrios so anacrnicos. Ainda comum vereador indicar diretor ou o prefeito nomear a esposa, sem o menor critrio. No h dvidas de que as diretrizes do MEC apontam muitos desafios. Nosso pas ainda no alfabetiza todas as crianas at os 8 anos e tem crianas com 11, 12, 13 e 14 anos ainda analfabetas ou semianalfabetas. Para uma nao que se pretende desenvolvida e com uma educao de qualidade, inaceitvel que uma criana no saiba ler aos 8 ou 9 anos de idade. Essa falta de acesso educao bsica no um problema

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

33

ARTIGOS
estatstico, um problema grave em qualquer aspecto que se queira abordar, seja no direito cidadania, seja no mercado de trabalho. Esses planos so, portanto, desafios e metas estratgicas. Contudo, seguramente, monitorar tudo isso bastante complexo. No muito correto comparar pisos ou comparar o Brasil com a Finlndia, a Blgica, a Noruega ou a Sucia, porque so realidades absolutamente distintas. Na Sucia, por exemplo, toda a populao mora em cidades e menor do que a do interior de So Paulo. Se houver essa comparao, teremos dentro do Brasil vrias Sucias. Se pegarmos o extrato superior da educao pblica brasileira, ele muito maior do que estes pases. Nesse comparativo, ento, seramos melhores. A dificuldade do Brasil fazer isso nacionalmente, o que se reflete no monitoramento. Como se vigia e avalia a educao respeitando o pacto federativo e a autonomia do ente federado? Como, alm de acompanhar, se pode interferir de forma democrtica respeitando os direitos? Esta a dificuldade do MEC. Ele acredita que s se faz tudo isso com dilogo, formao e uma relao solidria e respeitosa. Esse arranjo, portanto, se d por meio de visitas peridicas a esses municpios, e sempre h o envolvimento da Secretaria do Estado de Educao, porque, como j foi dito, um regime de colaborao pressupe municpio, estado e Governo Federal, pois todas as esferas tm suas atribuies. A prtica, ento, visitar, ouvir e conversar. Depois, tenta-se prestar uma espcie de consultoria; e no possvel ser absolutamente imparcial, porque, se no houver envolvimento, aquele municpio no vai sair da situao em que se encontra. Muitas vezes, o responsvel pelo municpio no deu um telefonema, a secretria no acessou o sistema, no informou um dado ou no liberou o professor para formao. O acompanhamento feito nesse contexto, tanto das aes pedaggicas macro quanto das pequenas discusses. O projeto da Fundao Getulio Vargas (FGV) para a melhoria do monitoramento das aes do PDE contribuiu de forma relevante na questo dos procedimentos. J existia um plano, um mtodo, mas nada havia sido escrito ou organizado com a devida ateno. O secretrio falou da necessidade de contratar a FGV, porque era preciso deixar tudo em processos muito claros e bem construdos. As estruturas organizacionais do MEC so recentes e ainda muito dependentes de pessoas. Na administrao pblica necessrio haver uma burocracia solidificada sob o risco de os processos no terem continuidade. Esse trabalho da FGV, contando com a assessoria tcnica da FGV Projetos, vai ajudar, inclusive, na prpria formulao dessa burocracia, na criao de um sistema para que os processos no se percam dependendo de pessoas e de estruturas que podem ser modificadas sem cuidado. O sistema brasileiro de educao bsica precisa de uma poltica responsvel de avaliao, ou seja, necessrio ter a avaliao como meta, como um motor, um incentivador para a melhoria. isso que se entende como um bom esquema de avaliao. Ele deve mostrar ou apontar onde esto os erros e acertos, sem jamais punir ou culpabilizar. O objetivo do MEC, ao divulgar o Ideb, gerar um grande incentivo a partir dessas avaliaes. Manter esse norte, assim como a melhoria contnua do financiamento, fundamental, pois ainda estamos longe do que investem os pases no mesmo nvel de riqueza que o nosso, como Argentina, Chile e Uruguai. O Governo Federal ampliou muito esse investimento e no h dvidas de que estamos no caminho certo, mas precisamos fazer mais. vital mantermos o foco na gesto e na melhoria da capacidade de gesto, tanto das equipes federais, estaduais e municipais, quanto dos diretores de escola e coordenadores pedaggicos. Usando uma linguagem do mercado, essas pessoas esto no cho da fbrica, elas so as nossas escolas. extremante importante que esse nvel seja muito motivado e capacitado, pois a educao basicamente recursos humanos. So as pessoas que vo revolucionar a educao, porque no se tem um bom sistema sem professores de qualidade. E ns no precisamos de bons professores, precisamos de timos. Isso no trivial. 34

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

35

36

artigo

SIMEC: UMA FERRAMENTA PARA A GESTO


MARCO AURLIO RUEDIGER, VICENTE RICCIO E STEVEN ROSS

DIRETOR DE ANLISE DE POLTICAS PBLICAS DA FGV

ESPECIALISTA DA FGV PROJETOS

ESPECIALISTA DA FGV PROJETOS

MARCO AURLIO RUEDIGER


Graduado em processamento de dados pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre em Urban Policy Analysis and Management pela New School for Social Research , USA e doutor em sociologia pelo Instituto Universitrio de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente, professor adjunto e pesquisador da Escola Brasileira de Administrao Pblica e de Empresas da Fundao Getulio Vargas (EBAPE/ FGV), diretor de anlise de polticas pblicas da FGV e coordenador da FGV Projetos. Holds a degree in Data Processing from Rio de Janeiro Catholic University (PUC-Rio), a masters in Urban Policy Analysis and Management from the New School for Social Research of New York, and a doctorate in Sociology from the Rio de Janeiro University Research Institute (IUPERJ). He is currently deputy professor and researcher of the Brazilian School of Business and Public Administration of FGV Foundation (EBAPE/FGV), director public policy analysis at FGV Foundation and coordinator for FGV Projects.

VICENTE RICCIO
Graduado em direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui mestrado em cincia poltica e doutorado em sociologia pelo Instituto Universitrio de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente, assessor tcnico-legislativo da Cmara Municipal de Juiz de Fora, professor da Escola Brasileira de Administrao Pblica e de Empresas da Fundao Getulio Vargas (EBAPE/FGV) e do Centro Universitrio de Belo Horizonte (2001-2003) e especialista da FGV Projetos. Holds a Law degree from the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), a masters in Political Science and a doctorate in Sociology from the Rio de Janeiro University Research Institute (IUPERJ). He is currently technical-legislative advisor to the Juiz de Fora local government, teacher of the Brazilian School of Public and Business Administration of FGV Foundation (EBAPE/FGV) and of the Belo Horizonte University Center (2001- 2003), and specialist at FGV Projects.

STEVEN ROSS
Graduado em estatstica pela Escola Nacional de Cincias Estatsticas (ENCE), com mestrado em administrao pela Escola Brasileira de Administrao Pblica e de Empresas da Fundao Getulio Vargas (EBAPE/FGV), cursa doutorado em engenharia de produo na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, pesquisador e professor de anlise de polticas pblicas dos cursos de MBA da Fundao Getulio Vargas (FGV) e especialista da FGV Projetos. Holds a degree in Statistics from the National School of Statistical Sciences (ENCE) and a masters in Administration from the Brazilian School of Business and Public Administration of FGV Foundation (EBAPE/FGV). He is studying for his doctorate in production engineering at the Federal Fluminense University (UFF). Currently he is researcher and lecturer in public policy analysis for the MBA course at the FGV Foundation and specialist for FGV Projects.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

37

Marco Aurlio Ruediger

Vicente Riccio

Steven Ross

38

RESUMO
A crescente demanda da sociedade pela melhoria da administrao pblica no pas tem feito com que organizaes responsveis pelo desenvolvimento de polticas pblicas busquem a eficincia, a eficcia e a transparncia em suas atividades. Marco Aurlio Ruediger, Vicente Riccio e Steven Ross apresentam os conceitos, aes e resultados do projeto de Melhoria do Monitoramento das Aes Estratgicas do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). Com a utilizao de pesquisas feitas, a Fundao Getulio Vargas (FGV) foi capaz de apresentar a percepo das aes do Ministrio da Educao (MEC), assim como fazer recomendaes pertinentes que contribuam efetivamente para o aprimoramento das polticas pblicas.

SUMMARY
Societys growing demand for an improved Brazilian public administration has made organizations responsible for drawing up public policies strive to be efficient, effective and transparent in their activities. Marco Aurelio Ruediger, Vicente Riccio and Steven Ross address the concepts, actions and results of the project on Improvement of Strategic Action Monitoring of the Education Development Plan (PDE). Using research through the Internet, FGV Foundation (FGV) was able to address the perception of the Ministry of Educations (MEC) actions and to make relevant recommendations that effectively contribute to enhancing public policies.

O projeto de melhoria do monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE) apresentou um carter inovador e complexo, pois a metodologia buscou dialogar com os conceitos estruturantes do plano, pois se trata de uma poltica de Estado que envolve os trs nveis federativos, alm de diversas outras instituies com atuao em todas as modalidades de ensino. O projeto foi desenvolvido em duas fases, a partir de um processo de coleta de anlise de informaes junto aos segmentos tcnicos e gerenciais vinculados implantao das aes do PDE. Alm disso, os usurios do Sistema Integrado de Monitoramento, Execuo e Controle (Simec) do MEC foram ouvidos ao longo de todo o processo. A ideia central desse modelo monitorar polticas pblicas e coletar informaes junto aos distintos atores envolvidos em sua construo. Isso, por sua vez, relevante em um pas de dimenses continentais como o Brasil, no qual o governo federal articula, constantemente, polticas em parceria com os demais nveis federativos (estados e municpios), alm de organizaes da sociedade civil. Dessa forma, as polticas engendradas no mbito do governo federal so caracterizadas por alta complexidade e capilaridade, razo pela qual demandam a necessidade de coleta contnua de informao. O PDE um exemplo disso, pois

orientado por perspectiva sistmica, que considera todas as etapas e nveis do processo educacional importantes e interdependentes. Assim, o PDE no reproduz a limitao da perspectiva gerencial, que observa o processo educacional em razo de compartimentos estanques. Em sua construo, a educao bsica est relacionada com a educao profissional e superior. O PDE, dessa forma, integra os pais, alunos, professores e gestores no processo educacional e busca instrumentos para incrementar essa relao. A autonomia do indivduo tambm um fator central na construo do processo educacional, pois ela no apenas formativa, mas voltada formao de cidados crticos e conscientes. Desse modo, o acesso educao deve ser marcado pela igualdade de oportunidades. Essa perspectiva tambm est relacionada ao fato de que o sistema brasileiro de educao nacional, porm fundado no reconhecimento da multiplicidade de seus contextos e demandas. O PDE, portanto, est estruturado em seis pilares: 1) viso sistmica 2) territorialidade 3) desenvolvimento 4) regime de colaborao 5) responsabilizao 6) mobilizao social

Por sua vez, organizado em torno de quatro eixos norteadores de suas aes: educao bsica, educao superior, educao profissional e alfabetizao. Como pode ser observado, o PDE uma poltica que envolve diversos atores e grande complexidade. Assim, suas aes devem ser entendidas no somente em razo de seu aspecto operacional, mas tambm a partir de seus conceitos estruturantes e da perspectiva de equidade que o orienta. A FGV adotou a utilizao da pesquisa de opinio pela internet (websurvey) como uma ferramenta inovadora de monitoramento e avaliao de poltica pblica, principalmente pelo alcance obtido por sua utilizao. A construo da pesquisa no se ateve mera anlise dos aspectos instrumentais de execuo das polticas do PDE, mas verificou a compreenso dos conceitos centrais do plano junto a um universo expressivo de usurios do sistema. A pesquisa tambm tratou dos aspectos tcnicos do Simec, em conformidade com a orientao ressaltada anteriormente. A pesquisa (Survey) de opinio sobre o PDE e o Simec foi feita a partir de uma pgina na internet (http://pesquisa-simec.fgv.br/), com um questionrio contendo 32 questes, e seu universo da pesquisa foi composto pelos usurios do sistema poca, um total de 39.348 usurios. A aplicao dos questionrios ocorreu entre os dias 23 de setembro e 19 de outubro de 2009 e foram obtidas 11.124 respostas. A pesquisa teve um grande alcance e atingiu entrevistados nas diversas unidades federativas do pas. A seguir sero analisados, em linhas gerais, os resultados da pesquisa, tendo em vista a percepo acerca dos conceitos estruturantes do PDE e do papel desempenhado pelo Simec. Por fim, as recomendaes apresentadas ao MEC em decorrncia da pesquisa so apresentadas. Dessa forma, possvel descrever um quadro geral do trabalho desenvolvido.

A pesquisa demonstrou que o PDE uma iniciativa com grande apoio junto aos usurios do Simec, em todos os seus nveis educacionais, visto que a perspectiva positiva em relao ao plano supera 90%. Alm disso, parcela expressiva de todos esses grupos apontou impactos positivos do programa em suas unidades de trabalho, em mais de 60% dos entrevistados. Ainda no caso do PDE, a pesquisa demonstrou grande aceitao em relao a seus fundamentos, para todos os nveis profissionais pesquisados, bem como o reconhecimento de impactos positivos em suas unidades de trabalho, tal qual exposto anteriormente. Isso aponta a existncia de um nvel de consenso em relao ao PDE em diversos grupos de atores vinculados educao, o qual deve ser trabalhado a fim de potencializar os objetivos do PDE. Tal fato importante, pois a educao um tema central na agenda nacional, que mobiliza diversos atores sociais. Alm disso, a pesquisa demonstrou um equilbrio na percepo acerca da prioridade da educao brasileira com 49,52% dos entrevistados apontando a educao bsica como a mais importante, ao passo que 42,88% afirmaram serem todos os nveis e modalidades igualmente importantes. A pesquisa indicou, ainda, a necessidade de se trabalhar os conceitos e aes desenvolvidas no mbito do PDE a fim de se potencializar o enraizamento de sua perspectiva junto aos atores do sistema educacional e da sociedade civil. Aes nesse campo foram sugeridas pela pesquisa. Outro fator que chamou a ateno a partir dos dados coletados foi a percepo sobre integrao entre os distintos nveis e modalidades de educao no Brasil. Quando questionados acerca da integrao desses nveis e modalidades da educao brasileira 49,37% daqueles que responderam pesquisa afirmaram ser pouco integrados. Por sua vez, 46,38% os consideraram razoavelmente integrados e somente 2,89% afirmaram ser muito integrados.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

39

SOBRE O PDE

ARTIGOS
Tambm vale destacar a questo relativa ao processo de monitoramento das aes do PDE, na qual o principal problema apontado pelos entrevistados foi a necessidade de se ampliar o treinamento para a utilizao do sistema (39,66%). A ausncia de informaes atualizadas e corretas em relao ao andamento das aes correspondeu a 30,71%, enquanto 20,65% responderam que o principal problema a ausncia de instrumentos de avaliao de resultados. Esses pontos ressaltaram a necessidade de reforo das aes de monitoramento. 40
Desenvolvimento de polticas pelo governo federal com a finalidade de incrementar os processos de gesto de estados e municpios, a fim de que as aes do PDE sejam implementadas com maior eficcia; Adoo de aes de treinamento e capacitao para qualificar os executores das polticas vinculadas ao PDE;

Utilizao intensiva de tecnologia de ensino a distncia para o processo de qualificao dos executores das polticas do PDE; Estabelecimento de estratgia de comunicao visando divulgao do PDE e de suas caractersticas centrais para os profissionais de educao e a sociedade civil; Reforo s polticas destinadas a integrar os distintos nveis e modalidades de ensino no pas e as estruturas gerenciais adequadas a tal tipo de ao.

SOBRE O SIMEC
A pesquisa tambm apontou que o Simec tido como confivel e que as suas informaes so consideradas atualizadas (53,91%). Por essa razo, o contedo do sistema foi considerado positivo por parte dos usurios. A pesquisa tambm apontou a necessidade de se aprimorar o treinamento para a sua utilizao. Por fim, as principais recomendaes podem ser observadas a partir da realizao da pesquisa: Realizao peridica de pesquisas de opinio via Simec para acompanhar o desenvolvimento das aes do PDE, como parte da ferramenta inovadora de gesto destinada a monitorar e avaliar as aes do plano;

USABILIDADE
Estabelecimento, no Simec, de sistema voltado divulgao de informaes por meio de mensagens eletrnicas;

Possibilidade de configurao do tamanho da fonte a ser utilizada e do contraste, sendo ao de baixo grau de complexidade a ser executada; Avaliao da carga de dados enviados pelo Simec ao seu usurio em sua configurao padro, de forma a permitir um acesso mais rpido; Apurao e divulgao regular do nvel de disponibilidade do Simec para seus usurios, em duas dimenses: (1) disponibilidade do sistema - razo entre funcionamento efetivo do sistema e horas do ms; 2) disponibilidade de infraestrutura de comunicao via internet para acesso ao Simec - calculada de forma anloga ao primeiro item; Divulgao mais aprofundada do material de apoio ao Simec e das possibilidades de uso do sistema; Preparao de tutorial online para auxiliar no processo de utilizao do Simec;

A ferramenta de consulta elaborada pela FGV possibilita a compreenso, de forma ampla, das percepes dos distintos atores envolvidos na construo de uma poltica pblica, conforme o PDE. A importncia da ferramenta consiste em oferecer ao gestor pblico o entendimento dos aspectos valorativos e operacionais envolvidos na construo de uma poltica pblica. As caractersticas do PDE reforam a necessidade de interao constante entre o MEC, os atores vinculados ao sistema educacional e sociedade civil. Nesse sentido, a capilaridade obtida a partir da agregao de nova funcionalidade ao Simec permite que tal caracterstica seja estruturada de maneira mais presente e intensa. Por fim, os resultados obtidos apontam a crescente legitimao do PDE e de suas aes e a necessidade constante de se reforar os instrumentos de apoio voltados sua efetivao.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

41

Desenvolvimento, nos mdulos do sistema, de capacidade para exportao de dados em formato CSV para uso em planilhas, a fim de dar maior suporte s atividades de gesto, pois as informaes provenientes do Simec so formatadas e tratadas caso a caso;

Transformao do link Fale Conosco para um fluxo de trabalho (workflow) automatizado de atendimento, de forma a permitir o acompanhamento das mensagens enviadas, por parte do usurio, e a avaliao, por parte dos gestores do Simec das necessidades de ampliao e modificao desse canal de atendimento.

42

artigo

ALINHAMENTO ESTRATGICO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO


JOO PAULO VILLELA E NIVALDO MACHADO

DIRETOR DE PLANEJAMENTO ESTRATGICO E INOVAO DA FGV

ESPECIALISTA DA FGV PROJETOS

J OO PAULO VILLELA
Graduado em engenharia mecnica e mestre em engenharia de produo pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com MBA pelo Rochester Institute of Technology, Rochester, NYC. Em sua atuao como scio e diretor de empresa de consultoria, adquiriu ampla experincia em projetos nas reas de gesto empresarial, estratgia, organizao e melhorias operacionais para grandes corporaes nacionais, multinacionais e na rea de administrao pblica. Atualmente, professor de planejamento estratgico e planos de negcio e diretor de planejamento estratgico e inovao na Fundao Getulio Vargas (FGV). Holds a Mechanical Engineering degree and a masters in Production Engineering from Rio de Janeiro Catholic University (PUC-RJ), and an MBA from Rochester Institute of Technology, NYC, USA. As partner and director of a consulting firm he gained vast experience in projects in the areas of business administration, strategy, organization and operating improvements for large national and multinational corporations and in public administration. He is currently lecturer in strategic planning and business plans and director of Strategic Planning and Innovation at FGV Foundation.

NIVALDO MACHADO
Graduado em engenharia mecnica pela Faculdade de Engenharia Industrial de So Bernardo do Campo (FEI), com MBA pelo Instituto Tecnolgico de Aeronutica (ITA) de So Jos dos Campos e ps-graduao em administrao e logstica empresarial pela Escola de Administrao de Empresas de So Paulo da Fundao Getulio Vargas (EAESP/FGV). Atua como scio e diretor de empresa de consultoria em gesto empresarial, com foco em planejamento estratgico para organizaes pblicas e privadas. Atualmente, especialista da FGV Projetos e professor em cursos de ps-graduao. Holds a Mechanical Engineering degree from So Bernardo do Campo School of Industrial Engineering (FEI), an MBA from the So Jos dos Campos Brazilian Air Force Technology Institute (ITA), and a post-graduation degree in Administration and Business Logistics from FGV Foundation So Paulo School of Business Administration (EAESP/FGV). He is partner and director of a consulting firm in business administration focusing on strategic planning for public and private organizations. Nivaldo Machado is currently a specialist for FGV Projects and a lecturer in post-graduate courses.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

43

Joo Paulo Villela

Nivaldo Machado

ARTIGOS
44 RESUMO
Este artigo apresenta o projeto de Alinhamento Estratgico conduzido pela Fundao Getulio Vargas (FGV) no Ministrio da Educao (MEC), com a participao da equipe de lderes e tcnicos do MEC. A base da metodologia adotada pela FGV foi o mapa estratgico, derivado da metodologia do Balanced Scorecard (BSC). Segundo os autores, essa etapa identificou os objetivos estratgicos do MEC, a partir da percepo das equipes das secretarias, que construram os mapas estratgicos, e dos quatro eixos norteadores do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). Alm disso, o carter participativo no desenvolvimento do projeto garantiu a possibilidade de continuidade, a ser conduzida pela equipe da Secretaria Executiva, que protagonizou importante participao em todo o processo.

SUMMARY
This article addresses the Strategic Alignment project run by FGV Foundation in the Ministry of Education (MEC), in conjunction with the team of MEC leaders and specialists. The strategic chart was based on methodology adopted by FGV Foundation, deriving from the Balanced Scorecard (BSC). According to the authors, this stage identified the strategic objectives of MEC based on the perception of the department teams, which drew up the strategic charts, and on the four guidelines of the Education Development Plan (PDE). The participative nature in developing the project also guaranteed the possible continuity by the Executive Secretariat staff that played a leading role in the entire process.

Com o objetivo de melhorar o monitoramento das aes estratgicas do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), o Ministrio da Educao (MEC) decidiu estabelecer um painel de controle que permitisse aos gestores da educao, dos diversos nveis de hierarquia, um perfeito controle da execuo das aes do PDE. Para a construo desse painel foi, inicialmente, necessrio definir o conjunto de indicadores que permitisse avaliar o desempenho das aes educacionais e o alcance dos resultados planejados de acordo com os objetivos definidos pelos gestores. A ferramenta selecionada foi o mapa estratgico derivado da metodologia do Balanced Scorecard (BSC), que possibilita a hierarquizao dos objetivos estratgicos e dos indicadores em perspectivas internas e externas organizao, formando as cadeias de valor, que direcionam para a viso de futuro traada pelos lderes. O mapa estratgico foi utilizado para organizar os objetivos gerais do MEC e, desdobrado em mais quatro mapas, agregar os objetivos estratgicos de cada eixo norteador do PDE: 1) Educao bsica; 2) Educao superior; 3) Educao profissional e tecnolgica; 4) Alfabetizao, educao continuada e diversidade.

Para a construo participativa dos mapas, foram realizados onze eventos estruturados, envolvendo cerca de 250 servidores, o que criou, alm dos resultados tangveis de documentao do projeto, um ambiente de intensa participao, interao e alinhamento. O projeto de alinhamento estratgico est inserido num projeto mais abrangente, que definiu, alm dos indicadores estratgicos, um conjunto de indicadores de desempenho dos processos de trabalho internos do MEC, incorporando os resultados do painel de controle. O diagrama que segue sintetiza o escopo do projeto do MEC e assinala o mdulo de alinhamento estratgico.

O DESENVOLVIMENTO
A metodologia para este trabalho desenvolveu-se de forma participativa, com os lderes e tcnicos do MEC, que definiram os objetivos estratgicos da educao, organizando-os em cadeias de valor e, ao mesmo tempo, mobilizando e alinhando as equipes do MEC s diretrizes e aes estabelecidas no PDE.

Exame de situao; Elaborao do mapa estratgico do MEC e dos eixos norteadores; Identificao dos indicadores estratgicos;

Plano Nacional da Educao (PNE) - Lei n 10.172/2001; Plano Plurianual (PPA) 2008-2011 de 2007; PDE, 2007.

Vinculao das aes estratgicas do PDE e suas relaes de causa e efeito com os objetivos do MEC.

O EXAME DA SITUAO
O exame de situao conduzido pela equipe da Fundao Getulio Vargas (FGV) buscou entender e organizar as questes crticas relativas educao que esto formalizadas pelas entidades responsveis pelo direcionamento e pela alocao dos recursos educacionais. Para tanto, foram analisados os principais documentos emitidos pelos rgos do governo federal, incluindo:

A anlise foi complementada com informaes de documentos emitidos pelas reas do MEC, o que possibilitou a organizao das informaes relativas s diretrizes e funcionamento das polticas pblicas de educao e respectivas estruturas responsveis pela execuo. Essas informaes foram utilizadas como base para direcionar as reunies e entrevistas com os lderes e tcnicos das secretarias e autarquias do MEC. As entrevistas com os lderes, acompanhados pelos tcnicos das respectivas reas, enriqueceram o contedo coletado e possibilitaram conhecer a viso dos gestores a respeito das questes crticas e prioridades da educao no Brasil. O diagrama que segue ilustra algumas das questes destacadas.

Elaborao: FGV Projetos

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

45

As quatro etapas do projeto foram:

Constituio da Repblica Federativa do Brasil, 1988; Lei de Diretrizes e Bases (LDB) - Lei n 9.394/1996;

ARTIGOS
46

Elaborao: FGV Projetos

M A PAS E ST RAT G ICOS


A equipe de especialistas da FGV, a partir das questes relevantes do processo educacional organizadas no exame de situao, construiu o mapa estratgico preliminar do MEC/PDE, utilizado como base para a discusso participativa. Esse mapa teve como estrutura bsica a declarao da misso do MEC e de cada um dos quatros eixos estruturantes, e a hierarquizao, em trs perspectivas dos objetivos que formam a sua cadeia de valor. As declaraes de misso foram: MEC: Propiciar o processo educacional populao brasileira com equidade, qualidade e valorizao da diversidade; Educao bsica: Desenvolver e promover polticas pblicas de educao bsica para a populao brasileira, com equidade, qualidade e valorizao da diversidade;

Educao superior: Promover a qualidade, o acesso e a permanncia na educao superior; Educao profissional e tecnolgica: Garantir formao profissional ao cidado como base em sua insero e permanncia no mundo do trabalho; Alfabetizao, educao continuada e diversidade: Promover a equidade pela reduo das desigualdades e pela valorizao da diversidade.

I NDI CADORES E STRATGI COS


A seleo dos indicadores estratgicos do MEC partiu de um levantamento inicial dos indicadores existentes, que resultou em um conjunto amplo e abrangente de variveis, organizado de acordo com a estrutura adotada pelo mapa estratgico, temas e perspectivas estratgicas.

A partir desse conjunto, os indicadores classificados foram analisados frente aos objetivos do mapa, estabelecendo correlaes que permitiriam verificar o comportamento das variveis dos indicadores, selecionados a partir do uso e cadastrados na base de dados do MEC e das variveis com viabilidade de mensurao. Uma vez definidos os indicadores, foram criadas fichas com informaes sobre suas variveis de composio, forma de clculo, fonte, forma de coleta, periodicidade de leitura, entre outras. O conjunto final de indicadores estratgicos foi parte importante do Painel de Gesto construdo pela FGV neste mesmo trabalho, combinando e disponibilizando informaes estratgicas, gerenciais e operacionais como subsdio tomada de decises pelos gestores.

Indicadores estratgicos para o acompanhamento do desempenho de cada objetivo, componentes do Painel de Gesto; Classificao das aes estratgicas do PDE e identificao das relaes de causa e efeito de cada ao do PDE com os objetivos definidos nos mapas estratgicos.

A participao e envolvimento das equipes do MEC durante todo o projeto produziram, tambm, resultados intangveis de grande relevncia para o alinhamento das equipes, tais como: Entendimento comum da misso, viso de futuro e objetivos estratgicos do MEC; Percepo da importncia das aes do PDE para o alcance dos objetivos estratgicos do MEC; Assimilao pelas equipes do MEC da metodologia utilizada pela FGV, para monitoramento e avaliao da execuo e dos resultados das aes estratgicas do PDE; Maior compreenso da contribuio de cada servidor na construo dos resultados do MEC; Entendimento maior da razo, dimenso e interdependncia do trabalho individual, fortalecendo o esprito de equipe; Comprometimento com o acompanhamento dos resultados das aes estratgicas do PDE; Disseminao da cultura de foco estratgico e monitoramento dos resultados.

A E S E STR AT GIC AS D O PDE


Para analisar o nvel de contribuio do PDE ao alcance da estratgia definida pelos lderes e tcnicos do MEC, as equipes do Ministrio, com apoio da FGV, estabeleceram, em seminrios estruturados, as relaes de vnculo entre as aes do PDE e os objetivos dos mapas. Esse exerccio possibilitou a identificao das aes que apresentaram, segundo a percepo dos tcnicos, maior contribuio para o alcance dos objetivos. Um importante fator, neste momento, foi a possibilidade de anlise de alocao de recursos frente s prioridades percebidas pelos tcnicos nas polticas pblicas da educao no pas. Alm disso, a metodologia e a ferramenta absorvidas pelas equipes do MEC facilita a conduo dos prximos ciclos oramentrios, com a devida considerao estratgica.

R ES ULTADOS O BTIDOS
O processo de alinhamento estratgico do MEC produziu resultados relevantes para a gesto do PDE, incluindo resultados tangveis, tais como:

Finalmente, cabe ressaltar que o propsito do projeto foi alcanado, incluindo a transferncia de conhecimento, que assegura a continuidade do carter participativo na definio dos elementos estratgicos do MEC, a ser conduzida por sua Secretaria Executiva, que protagonizou papel fundamental ao longo de todo o projeto.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

47

Mapas estratgicos do MEC e dos eixos norteadores do PDE, com os objetivos hierarquizados seguindo as cadeias de valor do MEC;

48

artigo

MAPEANDO OS FLUXOS DE TRABALHO DO MINISTRIO DA EDUCAO


JOS BENTO AMARAL

COORDENADOR DA FGV PROJETOS

JOS BENTO AMARAL


Graduado em engenharia civil pela Faculdade de Engenharia de So Jos dos Campos, possui mestrado em engenharia aeronutica e mecnica pelo Instituto Tecnolgico de Aeronutica (ITA) e doutorado em cincias sociais pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). Atualmente, professor do Departamento de Administrao da Produo e Operaes da Escola de Administrao de Empresas de So Paulo da Fundao Getulio Vargas (EAESP/FGV) e coordenador da FGV Projetos. Holds a degree in Civil Engineering from So Jos dos Campos Engineering School, a masters in Aeronautical and Mechanical Engineering from the Brazilian Air Force Technology Institute (ITA) and a doctorate in Social Sciences from So Paulo Catholic University (PUC-SP). He is currently professor of the So Paulo Department of Production and Operations Administration at the So Paulo School of Business Administration of FGV Foundation (EAESP/FGV) and coordinator for FGV Projects.

RESUMO
Em seu artigo, Jos Bento Amaral revela algumas curiosidades sobre o projeto de Melhoria do Monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). Ele afirma que, nesse caso especfico, a Fundao Getulio Vargas (FGV) precisou desenvolver uma metodologia especial e contou, durante todo o processo, com a cooperao das reas responsveis pelas aes, da estrutura organizacional do Ministrio da Educao (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). E se, por um lado, no foi fcil coincidir todas essas agendas, foi justamente por causa dessa participao que a FGV conseguiu montar um mapa de relacionamento e identificar uma sobrecarga operacional em setores estratgicos. Jos Bento cita a importncia da criao do Ncleo de Integrao dos Programas do Governo (NIP), para gerenciar recursos e eliminar desperdcio ou duplicidade de esforo.

SUMMARY
Jos Bento Amaral reveals some curious aspects about the project on Improved Monitoring of the Education Development Plan (PDE). He says that, in this specific case, FGV Foundation needed to develop a special methodology and relied throughout the process on the cooperation of the areas responsible for the actions of the organizational structure of the Ministry of Education (MEC) and of the National Education Development Fund (FNDE). And if, on one hand, it was not easy to combine all these agendas, it was precisely because of this participation that FGV Foundation successfully completed a relationship map and identified an operational overload in strategic sectors. Jos Bento mentions the importance of creating the governments Program Integration Nucleus (NIP) to manage resources and eliminate waste or duplicating efforts.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

49

Jos Bento Amaral

ARTIGOS
A Fundao Getulio Vargas (FGV) contribuiu para a melhoria do monitoramento das aes estratgicas do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE). O projeto consistiu em diversas aes e atividades voltadas para o aperfeioamento da gesto pblica no mbito da educao. Um dos produtos do projeto teve o objetivo de apresentar o mapeamento e as redefinies dos fluxos de trabalho que envolvem as aes estratgicas do PDE e seus indicadores de processos, perfil de fora de trabalho alocado e problemas de estrutura organizacional. Depois de feita essa anlise crtica, foram sugeridas recomendaes de melhoria na execuo. Apesar de existirem vrias metodologias de mapeamento de processos de trabalho, no caso do PDE, em que as aes permeiam a estrutura organizacional do Ministrio da Educao (MEC), fez-se necessrio desenvolver uma metodologia especfica, o que exigiu um tempo maior. O novo mtodo, dividido em cinco fases, , basicamente, uma derivao do clssico mapeamento de processo pelo Business Process Management Note (BPMN), conciliado prtica de gesto de projetos do Project Management Institute (PMI). Segundo a estrutura lgica desse processo, primeiramente foi realizado o levantamento para compreender o que era a ao estratgica, quem era o responsvel dentro do MEC, o que contemplava e quais eram seus desafios e objetivos. Na segunda fase, foram feitas reunies com o responsvel por cada ao, para criar um esboo do fluxo de trabalho, ou seja, era preciso identificar os atores que participavam da execuo no MEC e quais as dificuldades existentes. Depois, foi feita uma anlise dessa reunio e era proposto um desenho do fluxo. O segundo encontro de levantamento aconteceu na quarta fase do projeto com a presena de todos os envolvidos na ao, no apenas aqueles da rea responsvel, mas tambm os da estrutura organizacional do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). Essa cooperao foi importante para criar uma viso sistmica, porque as aes no esto alocadas apenas em uma diretoria ou secretaria do MEC, mas permeiam a estrutura como um todo. Por fim, a consolidao do levantamento e a proposta de melhoria vieram na quinta fase. Essa metodologia foi testada em dois pilotos e depois aplicada, ao longo de um ano, nas 40 aes estratgicas para as diversas secretarias do MEC. Foram identificados o objetivo de cada ao; a unidade responsvel e as de interface externa e interna do MEC; a estrutura organizacional alocada; o perfil qualitativo e quantitativo do pessoal; os fatores de sucesso e os riscos; o fluxo de trabalho atual; e os pontos de controle. No caso do Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM), por exemplo, que uma das aes estratgicas, a grfica foi apontada como um fator crtico. Alm do desenvolvimento de uma metodologia, o que levou cerca de dois a trs meses, o maior desafio da FGV foi conciliar as agendas. Se para cada ao eram feitas duas reunies, foram aproximadamente 80 encontros envolvendo mais de 160 pessoas no MEC. Hoje o MEC possui o mapeamento dessas 40 aes e o registro de todos aqueles aspectos j elencados. Como um dos objetivos era envolver os atores em cada ao estratgica, foi possvel criar um mapa de relacionamento e foi possvel perceber que havia um nvel de complexidade maior do que se imaginava. Nesse momento, foi possvel entender como o MEC consegue fazer todas essas aes em um pas imenso como o Brasil e com poucos recursos humanos, e, justamente por isso, a Secretaria Executiva apresentava um perfil muito operacional e pouco estratgico. O mapa de relacionamento passava pela rea de operao da diretoria, pelos coordenadores dos programas, pelos secretrios e terminava no gabinete do secretrio executivo, chegando quase at ao do ministro. Esse fluxo era longo, pois era necessrio planejar, propor uma poltica pblica, cuidar da alocao de pessoas dentro de um programa etc. Percebeu-se a necessidade de diminuir a carga de trabalho operacional do gabinete do secretrio executivo, para que ele pudesse, enfim, definir as estratgias nas polticas pblicas e enxerg-las a partir de novas perspectivas. Algumas propostas foram encaminhadas para o aperfeioamento de cada uma das aes, mas ainda parecia pouco para a complexidade do MEC. Por isso, a soluo indicada foi a criao do Ncleo de Integrao dos Programas do Governo (NIP), que foi 50

apresentado ao secretrio executivo e ao ministro Fernando Haddad. O Ministrio aprovou. Com isso, foi possvel reduzir a carga de operaes que estava sob a responsabilidade da Secretaria Executiva, criando macroprocessos de inteligncia e planejamento. Em seguida, foi realizado um trabalho de acompanhamento das melhorias pontuais que haviam ou no sido implementadas. Em relao s pessoas envolvidas no projeto, foi possvel notar um aumento da satisfao e uma disseminao do conhecimento sistmico, o que uma melhora tcita. De modo geral, o Governo Federal, esfera em que o regime de contratao menos independente, apresenta maior resistncia na mobilizao de pessoas em relao, por exemplo, a uma empresa privada. Nesse contexto, acredito que a FGV pde contribuir no apenas com o mapeamento dos fluxos e das aes estratgicas, mas tambm com a ampliao da viso sobre o pessoal e a implantao das melhorias propostas. O MEC um ministrio complexo que lida com prefeituras do tamanho da de So Paulo e, tambm, de cidades pequenas, com mil habitantes, que no tm nem um secretrio de educao. Os recursos existem, porm preciso pensar estrategicamente em como adquirir um nibus, como colocar uma criana na escola, como fazer uma reforma universitria ou como expandir a universidade. Atualmente, com o NIP, esta realidade se tornou possvel; o secretrio executivo ou o ministro, com o Sistema Integrado de Monitoramento, Execuo e

Controle (Simec), consegue gerenciar esses recursos l na ponta, eliminando desperdcio ou duplicidade de esforo. Tambm foram sugeridos indicadores das aes e o resultado est no Simec. Atravs dele, por exemplo, possvel acompanhar quantos nibus escolares foram entregues em um determinado perodo. Se, em 2009, o objetivo era ter mil nibus no Brasil, quantos foram entregues? Esse resultado est no Simec. A proposta da FGV era obter a eficincia do recurso para realizar essa ao. Por fim, cabe ressaltar que a educao bsica no Brasil muito abrangente e que o Simec traduz a ideia da integrao. As secretarias, atores externos, prefeituras, escolas e institutos esto envolvidos. Quem autoriza o nibus, por exemplo, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO); ns no temos nem noo de quantos atores fazem parte dessa cadeia de processos. Por isso, no basta ter s dinheiro. Para se ter alunos, preciso ter sala de aula, equipamentos e professor; para se ter professor, preciso 4 ou 5 anos de formao. H essa dificuldade no MEC, pois tudo tem um ciclo de 4 ou 8 anos. Os investimentos na Educao exigem uma estratgia de longo prazo. Portanto, a funo do NIP justamente aplacar essas dificuldades e contribuir para que as resolues do MEC estejam cada vez mais alinhadas s demandas da sociedade.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

51

52

artigo

MELHORIA DO MONITORAMENTO DAS AES DO PDE: GESTO POR INDICADORES E UTILIzAO DE TI


MARCOS VILLAS

ESPECIALISTA DA FGV PROJETOS

MARCOS VILLAS
Mestre e doutor em administrao pelo Instituto de Administrao e Gerncia (IAG) da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre em computao pela Coordenao dos Programas de PsGraduao de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Atualmente, professor do Departamento de Informtica da PUC-Rio e especialista da FGV Projetos. Holds a masters and a doctorate degree in Administration from the Institute of Administration and Management (IAG) at Rio de Janeiro Catholic University (PUC-Rio), and a masters in Computer Science from the Coordination of Postgraduate Engineering Programs at the Federal University of Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). He is currently professor of the Information Technology Department of PUC-Rio and a specialist for FGV Projects.

RESUMO
Nesse artigo, Villas explica, didaticamente, o papel das ferramentas de Tecnologia de Informao (TI) no acompanhamento de polticas pblicas e processos organizacionais. Pela experincia da FGV Projetos junto ao Ministrio da Educao (MEC), com o projeto de Melhoria do Monitoramento das Aes Estratgicas do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), o professor revela a importncia de uma metodologia que permita coletar e apresentar adequadamente os indicadores, peaschave na visualizao da situao das atividades em desenvolvimento. O detalhamento de como funciona o painel estratgico mostra a complexidade das atividades e a preciso de suas mensuraes.

SUMMARY
In this article, Marcos Villas teaches the role of information technology (IT) tools in the follow-up of public policies and organizational processes. Through the experience of FGV Projects in the Ministry of Education (MEC), with the project for Improved Monitoring of Strategic Actions in the Education Development Plan (PDE), the professor shows the importance of a methodology to help collect and properly present the indicators, key items in visualizing the status of the activities in progress. The details of how the strategic panel functions show how complex the activities are and the accuracy of their measurement.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

53

Marcos Villas

ARTIGOS
Os monitoramentos sobre a execuo de polticas pblicas e de atividades organizacionais tm algo em comum: sua eficincia e eficcia podem e devem ser mensuradas por meio de indicadores. O registro peridico e tempestivo de dados e informaes permite o acompanhamento da execuo e do impacto de programas, aes, processos e projetos, mas h vrios desafios que precisam ser superados para uma correta utilizao desses indicadores, sendo que o primeiro deles, e talvez o mais importante, uma definio. Nesse momento, preciso resolver questes como quais indicadores devem ser registrados, como eles sero utilizados para tomada de deciso e quais dimenses ou aspectos do objeto de monitoramento sero representados. Os demais desafios, relativos s atividades de implantao, abordam aspectos como a coleta e o tratamento de dados bsicos e a apresentao/ disseminao de indicadores. Modernamente, a Tecnologia da Informao (TI) tem um papel fundamental na facilitao e automao da abordagem desses aspectos. O uso de TI agiliza e traz qualidade para a coleta e tratamento de dados, em especial quando as fontes so bases digitalizadas ou sistemas de informao. Alm disso, a apresentao e a disseminao de indicadores por meio da TI padronizam os registros utilizados para tomada de deciso e tornam a sua difuso mais ampla e controlada. Este artigo busca mostrar como foi concebida a utilizao de indicadores para o projeto de Melhoria do Monitoramento das Aes Estratgicas do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), realizado pela FGV Projetos para o Ministrio da Educao (MEC). Um dos principais objetivos do trabalho era a criao de um novo modelo de monitoramento, com base no uso de conceitos de planejamento e acompanhamento de atividades estratgicas e operacionais, de modo a esclarecer tanto a estratgia para o PDE quanto os fluxos de trabalho de suporte sua realizao, alm de capacitar o corpo gerencial e tcnico do MEC para compreender, aprimorar a tcnica e evoluir com o modelo proposto. Esse modelo apresenta, portanto, clareza dos objetivos estratgicos materializados nos mapas de valor , transparncia dos processos de trabalho obtida pelo seu mapeamento e melhoria e uso de indicadores para monitoramento e acompanhamento. Para cada objetivo estratgico, foram definidos indicadores que pudessem expressar seu desempenho, e, para cada ao estratgica, havia um fluxo de trabalho mapeado propondo um reduzido conjunto de indicadores de conformidade, de qualidade, de retrabalho e de tempo, para um acompanhamento gerencial das aes estratgicas do PDE. Entretanto, todos s tero utilidade se puderem ser coletados e apresentados adequadamente. Desta forma, sistemas de informao para coleta, tratamento, apresentao e disseminao de indicadores, denominados painis, so fundamentais. Na realidade, a parte painel se refere apenas apresentao dos indicadores e no exagerado afirmar que ela apenas a ponta de um iceberg muito mais complexo e abrangente. O estabelecimento de fluxos contnuos de dados entre sistemas de informao requer a definio e a implementao de uma interface automtica e dinmica, que, muitas vezes, precisa ser programada caso a caso. H, tambm, situaes em que os dados bsicos para clculo de um indicador no tm como origem um sistema de informao e, nesse caso, precisam ser informados diretamente ao painel. Estes no so problemas simples, especialmente em uma organizao do porte do MEC. A partir de 2009, a Diretoria de Tecnologia da Informao (DTI) do MEC construiu e implantou o Painel de Controle do MEC, que permite a visualizao de indicadores por meio de vrios agrupadores (municpios, escolas, hospitais, secretarias), por eixo do PDE (educao bsica, superior, profissional e tecnolgica e alfabetizao de jovens e adultos) e suas respectivas aes estratgicas. Para complementar as funcionalidades do painel de controle, foi usado o painel estratgico um dos principais instrumentos de apoio ao modelo proposto pela FGV ao MEC , que permite a visualizao de conjuntos de indicadores por meio de Mapas Estratgicos e de Fluxos de Trabalho, oferecendo aos gestores das aes do PDE suporte 54

no acompanhamento e monitoramento dos objetivos estratgicos e dos pontos de controle, em comparao com as suas metas. Apenas para esclarecer, os mapas estratgicos so compostos por objetivos, dispostos em perspectivas e, eventualmente, em temas. Cada um desses objetivos est relacionado a um conjunto de indicadores escolhidos para representar seu desempenho, e os fluxos de trabalho, por sua vez, so compostos por atividades relacionadas a um conjunto de indicadores que medem seu desempenho, as quais so apresentadas em uma sequncia cronolgica e por ator (quem executa a atividade). Cabe ao Painel de Controle do MEC coletar, tratar e calcular indicadores. H, portanto, a utilizao de funcionalidades existentes e forte integrao; todos os indicadores apresentados pelo Painel Estratgico esto, necessariamente, definidos no Painel de Controle e so por ele tratados.

A situao dos objetivos de um mapa estratgico apresentada segundo uma codificao por cores. Os vermelhos so aqueles considerados crticos, porque, por exemplo, tm um ou mais indicadores com valores distantes da meta definida. J os objetivos apresentados com a cor verde so os classificados como estveis, pois todos os seus indicadores esto prximos de suas respectivas metas. Casos intermedirios so pintados de amarelo e destacam objetivos estratgicos que merecem ateno, mas que ainda no foram considerados crticos. Essa organizao foi criada para capturar a ateno dos gestores que utilizam este painel de forma regular e para apontar para a necessidade de aes de correo de curso.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

55

ARTIGOS
O comportamento da apresentao de um fluxo de trabalho anlogo ao da apresentao de um mapa estratgico. No primeiro, as atividades (pontos de controle) esto relacionadas a indicadores e a situao destes que determina a situao (status) da respectiva atividade. Em complementao a essas informaes, o Painel Estratgico permite a visualizao detalhada do fluxo de trabalho, na notao utilizada para o seu mapeamento e disponibilizada em arquivos no formato PDF. Alm disso, o painel permite uma navegao integrada entre dados de mapas e de fluxos. Um objetivo estratgico pode estar relacionado a uma ou mais aes estratgicas do PDE e, por sua vez, cada uma destas aes tem um fluxo de trabalho. H duas formas de se iniciar a utilizao do Painel Estratgico: escolhendo um mapa estratgico ou uma ao do PDE e seu respectivo fluxo de trabalho. Em qualquer um dos casos, o painel permite que os indicadores relacionados a cada objetivo estratgico ou ponto de controle sejam apresentados. Assim, de cada indicador, podem ser mostradas a sua ficha tcnica (cadastro) e a sua srie histrica. O Painel Estratgico foi concebido para ser utilizado pelos tcnicos e gestores do MEC envolvidos no monitoramento e acompanhamento das aes estratgicas do PDE. As equipes responsveis pela gesto dessas aes tendem a ser os principais usurios dos fluxos de trabalho, enquanto os envolvidos na gesto estratgica do MEC tendem a utilizar mais os mapas estratgicos. Vale ressaltar que o escopo de quem de fato usa esses instrumentos potencialmente mais amplo, pois eles so poderosas ferramentas de comunicao da estratgia do MEC e dos fluxos de trabalho definidos para cada ao estratgica do PDE. Entre as vrias alternativas possveis para implementao desse Painel Estratgico, foi decidido, em comum acordo entre o MEC e a FGV, que este seria construdo pelo prprio MEC e integrado ao Painel de Controle j existente. Os principais motivos que levaram a essa deciso foram: (i) a relativa simplicidade do painel proposto, em termos funcionais e de representao de dados; (ii) a capacidade tcnica do MEC para o desenvolvimento dessa ferramenta; e (iii) a necessidade de integrao entre os painis. Com o objetivo de facilitar e agilizar a sua implementao definitiva, a FGV desenvolveu um prottipo do Painel Estratgico usando a mesma tecnologia do Painel de Controle do MEC criado pela DTI. Esse prottipo complementou uma especificao tcnica detalhada do Painel Estratgico, produzida de acordo com requisitos apresentados pelo MEC, com as descries detalhadas do modelo de dados (tabelas e seus atributos) e das funcionalidades de consulta (descrio dos seus objetos e respectivo comportamento para cada tela do prottipo), o wireframe e as principais caractersticas para as funcionalidades de atualizao e, por fim, os detalhamentos da integrao com o Painel de Controle do MEC e das transformaes de dados necessrias para a definio do status de um indicador e da tendncia de sua respectiva srie histrica. luz de tudo o que foi dito at aqui, percebese que o Painel Estratgico uma ferramenta de TI que permite visualizar, por meio da situao dos seus respectivos indicadores, a situao de implantao dos objetivos de determinados mapas estratgicos. No MEC, o monitoramento do PDE complementado pelo rastreamento dos pontos de controle vinculados aos fluxos de trabalho dessas aes, sendo que a padronizao de linguagem para todos esses indicadores melhora a comunicao e o entendimento entre os gestores envolvidos. Quando estiver totalmente construdo e implantado pelo MEC e os usurios estiverem capacitados para us-lo, o Painel Estratgico ser um dos principais instrumentos para o monitoramento e acompanhamento das aes estratgicas do PDE. 56

INTERATIVIDADE DO PAINEL ESTRATGICO

Elaborao: FGV Projetos

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

57

58

artigo

COMPRAS NA GESTO GOVERNAMENTAL: A EXPERINCIA DA EDUCAO


JOS CARLOS FREITAS E DANIEL BALABAN

PRESIDENTE DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO (FNDE)

DIRETOR DO PROGRAMA MUNDIAL DE ALIMENTOS DA ONU E EX-PRESIDENTE DO FNDE

JOS CARLOS FREITAS


Graduado em administrao pela Universidade de Braslia (UnB), possui ps-graduao em administrao financeira pela Fundao Getulio Vargas (FGV). Atualmente, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), onde, desde 1988, vem atuando em diversas reas e desempenhando inmeras funes tcnicas e gerenciais. Has a degree in Administration from Brasilia University (UnB) and a post-graduation degree in financial administration from FGV Foundation (FGV). He is currently president of the National Education Development Fund (FNDE) where he has been since 1988, working in various areas and performing numerous technical and managerial roles.

DANIEL BALABAN
Graduado em economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com mestrado em relaes internacionais pela Universidade de Braslia (UnB) e MBA em finanas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Balaban possui especializao em oramento pblico pela Escola de Ps-Graduao em economia da Fundao Getulio Vargas (EPGE/FGV) e em poltica fiscal pela Universidade de Tquio, Japo. Foi presidente do Conselho Fiscal do Banespa Arrendamento Mercantil, conselheiro fiscal do Banco do Brasil Turismo (BBTur) e consultor do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), alm de ter atuado como assessor econmico do secretrio do Tesouro Nacional e coordenador da Coordenao de Estudos Econmico-Fiscais da Secretaria do Tesouro Nacional. Foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), analista de finanas do Ministrio da Fazenda e atualmente diretor do Programa Mundial de Alimentos da ONU. Has a degree in Economics from the University of Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a masters in International Relations from Brasilia University (UnB) and MBA in Finance from the Brazilian Capital Market Institute (Ibmec). He specialized in Public Budget at the Rio de Janeiro School of Economics of FGV Foundation (EPGE/ FGV) and in Tax Policy at Tokyo University, Japan. He was president of the Statutory Audit Committee of Banespa Arrendamento Mercantil, tax advisor to the Bank of Brazil Tourism (BBTur) and consultant to the UN Development Program (UNDP). Balaban was also economic advisor to the Secretary of the National Treasury and coordinator of Economic-Tax Studies of the National Treasury Department. He was president of the National Education Development Fund (FNDE), finance analyst for the Brazilian Ministry of Finance and he is currently director of the ONUs World Food Program (WFP).

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

59

Jos Carlos Freitas

Daniel Balaban

ARTIGOS
60 RESUMO
O presidente e o ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE) descrevem alguns programas do Ministrio da Educao (MEC) que contribuem para uma gesto eficiente e transparente no processo de compras. Neste artigo, Jos Carlos Freitas e Daniel Balaban destacam algumas iniciativas bem sucedidas na educao como o Prego Eletrnico, o Sistema Integrado de Monitoramento, Execuo e Controle (SIMEC), o Programa de Alimentao Escolar e o do Livro Didtico, mostrando que o Brasil, hoje, exemplo para outros pases em relao s polticas pblicas adotadas. Apresentam ainda o papel que o FNDE desempenha para a sade financeira dos estados e municpios no Brasil.

SUMMARY
The president and the former president of the National Education Development Fund (FNDE) describe some of the Ministry of Education (MEC) programs that contribute to an efficient and transparent administration in the procurement process. In this article, Jos Carlos Freitas and Daniel Balaban highlight some successful educational projects, such as the Electronic Auction, the Integrated Monitoring, Executive and Control System (SIMEC), the School Meals Program and Textbook, showing that Brazil today is a benchmark for other countries with regard to its adopted public policies. They also address the role that FNDE plays in the financial health of the state and local governments in Brazil.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE) executa diversos programas e conta com uma verba de aproximadamente R$ 25 bilhes para esta gesto. O oramento praticamente quadriplicou nos ltimos anos, pois o FNDE demonstrou que tinha capacidade de execuo. Como consequncia, surgiram mais programas e, com eles, mais recursos para desenvolver novos projetos. Hoje so contemplados programas e recursos voltados para alimentao e transporte escolar, construo de escolas, produo e distribuio de livro didtico, promoo de bolsas de estudo e de capacitao, e at programas como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). O FNDE funciona como uma autarquia e vem adquirindo, ao longo do tempo, uma importncia grande para a execuo dos programas de Educao no Brasil. Atualmente, pode-se dizer que nenhum programa efetivamente implantado se no houver a participao do Fundo. Por isso fundamental que o FNDE esteja bem estruturado, com um efetivo de servidores entusiasmados. Depende disso o sucesso, ou o fracasso, das vrias polticas educacionais brasileiras. Definitivamente, com toda essa gama de aes, monitorar imprescindvel. Um exemplo interessante o das enchentes que aconteceram nos estados de Alagoas e Pernambuco recentemente. O Presidente da Repblica logo formou uma comisso

para ajudar os municpios atingidos e o FNDE tambm participou. Foram realizadas reunies com os dois governadores e sobrevoadas as regies para que se desenvolvesse um projeto de reconstruo daquelas escolas. No entanto, a ideia no era apenas construir de novo, mas mudar totalmente o conceito. At porque os prdios estavam no nvel do rio e, se acontecesse uma nova enchente, tudo viria abaixo novamente. As equipes do MEC e FNDE identificaram os melhores terrenos, realizaram a licitao e ajudaram no processo de compras. Neste sentido, importante destacar que atualmente as escolas servem como catalisadores da sociedade. Antigamente, o centro de um municpio ou de uma vila, era a igreja. Hoje, o colgio. Ele o centro que serve como abrigo em caso de catstrofes e outros possveis problemas que podem surgir. Por isso, o FNDE quer que a escola funcione no apenas para aulas. Deve tambm funcionar como centro de lazer nos finais de semana, sediando campeonatos escolares, jogos, oficinas, cursos e todas as atividades que a prpria sociedade demanda. preciso que a comunidade veja a escola como parte integrante do seu dia a dia, participando do controle social das verbas. Caso os recursos no estejam sendo bem aplicados, a comunidade deve se sentir no dever e no direito de denunciar. fundamental que a sociedade civil participe mais desse monitoramento, atuando em conjunto com o governo.

Mas esse um trabalho que vem sendo feito paulatinamente. o FNDE, sem dvida, est num patamar melhor, mas ainda preciso progredir. na primeira vez em que a Fundao Getulio Vargas (FGV) foi at l foi verificada a necessidade de um plano de carreira. Atualmente isso j existe, embora a carreira ainda precise ser mais bem remunerada. So passos que vm sendo dados. O prdio onde est alocado o Fundo est sendo reformado e, em breve, ser um dos mais modernos de Braslia. Isso faz parte de um trabalho de fortalecimento institucional que, independente de quais sejam os prximos presidentes, continuar acontecendo.

se transformavam em resultados concretos. A corrupo no endmica, mas quanto mais intermedirios existem, mais complicado o processo fica. Por isso, era preciso eliminar entraves para que os recursos no passassem por tantos gestores e, assim, aperfeioar os processos. Chegou-se, ento, concluso de que, ao invs de se entregar recursos financeiros diretamente, era possvel entregar o prprio produto demandado. Assim, comearam os registros de preges nacionais, por exemplo. O MEC tambm se associou a institutos de pesquisa relacionados qualidade como a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Inmetro) para delinear as caractersticas tcnicas dos produtos. O veculo escolar, por exemplo, que tpico no Brasil, passou por um processo de anlise sobre diversos aspectos, como a necessidade de ter um chassi mais elevado, pneus mais robustos, um GPS para controle da rota do veculo e de velocidade, entre outros. Com isso, comeamos a compreender a necessidade de fazer um estudo de mercado sobre cada um dos produtos solicitados. E alguns requisitos fundamentais foram estabelecidos para a contratao de um fornecedor. Alm da credibilidade, a empresa deve ser isenta, ou seja, estar fora do mercado em que o MEC est inserido. E, sem dvida, preciso confiar neste fornecedor, pois h informaes que sero sigilosas e formaro a estratgia de compra do Ministrio. Nossa expectativa que os profissionais dessa empresa tenham capacidade de estudar o mercado para que possamos conhec-lo sem nos expor. A FGV foi contrata por obter todas estas caractersticas e pela sua histria e tradio.

R E C UR SOS DA E DUC A O
Os estados e municpios possuem diversas fontes de recursos que podem financiar a aquisio de equipamentos dos sistemas educacionais. possvel se beneficiar de um convnio com o FNDE, por meio de repasse de recursos voluntrio para uma determinada ao. Uma segunda opo a utilizao do prprio recurso que cada municpio possui com a arrecadao do tributo utilizado para a educao. Ainda existe uma terceira opo: a emenda parlamentar, em que o municpio pode apresentar suas demandas e necessidades durante a execuo do oramento. O FNDE, como um rgo tcnico, repassa os recursos para municpios, estados e escolas, e monitora a aplicao desses recursos at que isso se reflita na satisfao da populao. necessrio verificar se o gestor municipal ou estadual est realizando seu trabalho de maneira eficiente, de acordo com as normas, e verificar tambm se aqueles recursos foram transformados em benefcio para a sociedade. No que concerne educao, talvez esse monitoramento seja o maior desafio. Durante muitos anos, a rea social foi vista como um espao no qual no se via o retorno do que era investido, pois de fato os recursos no

UM MODELO EFI CI ENTE DE COMPRAS


O MEC adotou um novo modelo de compras para a efetividade de suas obrigaes. O modelo consiste na adeso dos estados e municpios a um registro de preo nacional, podendo utilizar quaisquer recursos, conforme mencionado anteriormente.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

61

ARTIGOS
Para que a compra possa ser feita, o prottipo do produto avaliado, e, caso seja aprovado, passa a fazer parte da matriz de referncia. O Governo Federal centraliza essas aquisies em um nico processo, realizando a maioria das compras, e acaba gerando para os municpios e estados um ganho de escala muito grande. Vale ressaltar que o FNDE no compra um item sequer. Ele disponibiliza a compra para estados e municpios e outras instituies dos sistemas educacionais que tenham interesse. Em seguida feito um acompanhamento para a manuteno da qualidade ao longo de todo processo. Este procedimento vale para a aquisio de mobilirios, uniformes escolares, computadores, laptops, nibus, bicicletas, capacetes etc. Podemos citar ainda a compra de barcos, feita em parceria com a Marinha do Brasil, como tambm de caminhes itinerantes, com gabinetes odontolgicos, oftalmolgicos e laboratrios que circulam pelos municpios entre outros diversos produtos. Este modelo est sendo muito eficiente e vem ganhando maturidade desde sua criao em 2008. medida que o processo centralizado e criase uma rede de certificaes de conformidade, a garantia de qualidade, bom preo e transparncia muito maior. Consequentemente gera-se um ambiente mais competitivo, aumentando o nvel dos produtos oferecidos. Alm disso, h inmeras exigncias legais e etapas processuais que so agilizadas pela adeso ao registro de preo. O que poderia levar oito meses, atualmente feito em trs, quatro ou cinco dias, no mximo. Assim, desonera-se um custo administrativo severo. O MEC ainda tem a responsabilidade de fazer a gesto de 47 hospitais universitrios e, como na gesto de qualquer hospital, existe uma carga muito grande de suprimentos e de equipamentos como medicamentos, equipamentos cirrgicos e de uso mdico, tomgrafos, mamgrafos, raio-x portteis, raio-x fixos, etc. Nosso trabalho novamente definir as caractersticas desse produto adotando o modelo estabelecido. Em uma aquisio de cerca de R$ 480 milhes, que envolve o procedimento de sete a oito preges eletrnicos e registro de preo nacional, ns fizemos uma economia real de algo em torno de R$ 160 milhes. Esta entrada do Ministrio no processo de compra agrega a qualidade e estabelece um determinado patamar que todos os demais atores do mercado desejam atingir. Se antes um determinado municpio no conseguia finalizar o seu processo na compra de um mobilirio, hoje, com o apoio do MEC, isso deixa de ser um problema. 62

C AS OS DE SUC E SSO : O NI BUS E O M O B IL I R IO E SCO LA R


Um caso de sucesso foi a compra de nibus escolares. O governo disponibiliza a compra de 5.000 nibus. Se um municpio precisa de apenas 23 transportes, ele ir adquiri-los a um registro de preo que tem o benefcio da escala equivalente aos 5.000 negociados pelo governo. Ou seja, o valor ser muito menor. Jamais um municpio poderia ter um preo de compra para 23 nibus como quele para os 5.000. Antes dos preges, fazia-se um convnio, mandavase o dinheiro para cada municpio, para que eles fizessem uma licitao e comprassem os veculos. Muitas vezes, porm, os responsveis compravam um nibus de segunda mo, caindo aos pedaos, superfaturado, ou no compravam nada. No fim das contas, literalmente, no apenas por m vontade, mas tambm por falta de conhecimento, os recursos no eram bem utilizados. Isso tambm aconteceu muito na rea de sade, com as ambulncias. Assim, percebeu-se que seria melhor criar um padro de nibus, junto ao o Departamento Nacional de Trnsito (Denatran), o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Inmetro) e pesquisadores da Universidade de

Braslia (UnB), que conhecem o transporte pblico especfico para crianas. O nibus tem trao nas quatro rodas, GPS, cinto de segurana, altura ideal, janela que no abre, dispositivo que impede o carro de andar com a porta aberta, pneu especial para rodar em rea rural etc. Na verdade, tudo o que feito baseado em estudos de especialistas. A FGV, por exemplo, fez as pesquisas de mercado e os clculos para que os preos dos preges fossem definidos. Para criar o nibus e o mobilirio, pesquisadores, acadmicos, alm de profissionais do Denatran, do Inmetro e das empresas de nibus que tratam de carroceria, chassi e motor, trabalharam juntos. Nessas reunies, explicou-se que as vans no podem transportar crianas por serem monoblocos, no possurem eixo, o que, no caso de uma batida frontal, viram placas, colocando em risco a vida dos passageiros. Um nibus desse tipo, com todos os itens de segurana, feito para andar em qualquer lugar e durar muitos anos, custa em mdia 120 mil reais, entregue em qualquer parte do Brasil. As vans que muitos municpios compravam custavam mais do que isso. O FNDE ganha no preo, porque tem melhores condies para negociar. Desse modo foi possvel garantir o benefcio para a comunidade, pois h certeza de que ela vai receber o que precisa.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

63

ARTIGOS
64

Se a demanda for por computadores, tambm ha um prego de laboratrio de informtica; o municpio informa quais so as escolas carentes e a empresa vencedora faz a instalao no lugar. O pagamento s feito quando o diretor atesta que tudo est funcionando. Hoje, essa poltica existe no apenas para a educao bsica, mas tambm para o ensino superior. So feitos preges para medicamentos para as escolas e para os hospitais das universidades pblicas brasileiras; j houve casos de dois hospitais universitrios prximos pagarem valores muito discrepantes para o mesmo mercrio, por exemplo. Atualmente, tudo centralizado. O prego feito, com o registro de preo de todos esses medicamentos, e o vencedor da concorrncia s entrega o produto para o hospital. No mais preciso fazer licitao. Ningum mais perde tempo fazendo edital, que algo complexo e que, geralmente, fica paralisado na justia. prefervel passar por isso apenas uma vez, no Governo Federal. Dessa forma, o ganho de efetividade imenso em qualquer trabalho. Para completar, o MEC tem o controle de tudo isso. Porque quando o produto entregue, a empresa entrega a nota. Rastrear o dinheiro, antigamente, era muito mais complexo. Outro caso o do mobilirio escolar. O mobilirio antigo, feito de madeira, custava uma fortuna para os municpios. Os especialistas do Inmetro foram chamados mais uma vez e foi criado o conjunto aluno, que leva em considerao as diferentes

alturas das crianas e as necessidades de ajustes ao longo do tempo. Realizou-se um prego nacional, dividido por regies, e ganharam empresas de todos os lugares, porque tambm importante que as firmas locais participem. Porm, todos os mobilirios so iguais! E o mais notvel que cada conjunto aluno custa menos da metade do que se pagava antes. Alm disso, feito com material sustentvel e possui uma qualidade excelente. Imaginemos que os 5.564 municpios brasileiros faam aquisio de mobilirio a cada trs anos, pelo menos. Com este modelo de compra, temos uma economia de, pelo menos, 5.500 processos. Isso racionalidade administrativa. Alm do benefcio com o ganho de escala, possvel realizar este processo de forma transparente. Com a reduo de 2, 3, 5 mil processos, para apenas um, o controle de aquisio infinitamente maior no apenas internamente, mas para os prprios rgos de controle. Esse tipo de trabalho tem ajudado muito as escolas a romperem e vencerem a batalha contra a burocracia. s vezes, o prefeito ou o gestor muito bem intencionado, mas sem know-how. Com isso, acaba impondo algo que no necessariamente o melhor. preciso conhecimento para fazer um edital, um prego ou uma licitao; se uma palavra estiver errada, o processo todo pode ser suspenso. Assim, os prazos se perdem e nada efetivado. Dessa forma, dribla-se a burocracia, de modo que o prefeito s precisa aderir ao prego, especificando seu nmero. Ele entra no sistema,

preenche o formulrio, informa o que ele quer, quanto ele quer e para onde quer enviar o material solicitado. A adeso foi muito grande. Os preges tm sido um sucesso.

mandou errado. Isso acontecia em vrios lugares. Hoje, todo este processo monitorado. preciso constantemente dar satisfaes sociedade e aos diversos rgos de controle, pois faz parte do processo democrtico. Como segurana fundamental, as vans foram proibidas. Alis, essa uma das principais qualidades de um gestor: ele tem que ter conscincia de no serem especialistas em todas as reas com as quais trabalham, de modo que precisam ouvilos. Nas audincias pblicas que so realizadas para todos os projetos, aprende-se muito. Sempre tem algum que avisa que determinado pneu no serve para certos tipos de terreno, porque derrapa, ou que um nibus de grande porte precisa de trao nas quatro rodas por variados motivos. Cada um tem um conhecimento especfico que s agrega. Eles sabem, por exemplo, que se um item que no produzido no Brasil for pedido, o produto final ficar 30% mais caro. O papel do Fundo e do MEC reunir, escutar, aprender e materializar a ideia. O grande segredo nunca achar que a perfeio foi atingida, mesmo que alguns projetos, como o caso do programa de alimentao escolar brasileiro, sirvam de exemplo por todos os organismos das Naes Unidas. Hoje, o FNDE trabalha com vrios pases, os ajudando na implantao desse programa. H, inclusive, uma fila de espera. Os primeiros foram os pases de lngua portuguesa, francesa e inglesa, que veem o Brasil como um modelo. O programa brasileiro nacional, universal, de Direito Humano, e faz

SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO, EXECUO E CONTROLE (SIMEC)


Para o municpio continuar recebendo as parcelas do financiamento, preciso que o responsvel alimente o Sistema Integrado de Monitoramento, Execuo e Controle (Simec). O gestor municipal, por exemplo, tem que escanear fotos e relatrios de vistoria do engenheiro e inseri-los no sistema. Usa-se, ainda, o georreferenciamento, por meio de mapas disponibilizados pela Internet (Google Maps) para verificar se o local onde est sendo feita a construo corresponde s imagens que esto sendo enviadas. Com todas essas informaes, o Governo Federal prossegue acompanhando esse desenvolvimento. Se houver dvidas ou problemas, algum pode ir pessoalmente ao local. H pessoas especialmente designadas para fazer este trabalho. Pelo Simec, possvel monitorar tudo. Se uma pessoa reclama que no escolheu certos livros didticos, h o registra de quem fez a escolha e a que horas isso foi feito. s vezes, o diretor da escola faz uma reunio e determina o material, mas a pessoa responsvel pode entrar no sistema, escolher outro material, e depois alegar que o FNDE

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

65

ARTIGOS
66 com que 30% do recurso repassado seja comprado do pequeno agricultor familiar. Dessa forma, o permanea na regio, dinamizando sua economia. Quem entrar em qualquer site da ONU e procurar por school feeding, ler sobre o Brasil.

no se questionava quando um prefeito pedia, por exemplo, uma escola para 500 alunos em seu municpio. Muitas vezes nem havia tantos alunos naquela regio. Agora se avalia quantas escolas h no lugar, onde se pretende alocar uma nova escola, se h alunos suficientes, quais so as condies do local e assim por diante. Atualmente o MEC est trabalhando de forma mais integrada. Assim, tudo o que pensado e formulado pelas secretarias tem consonncia no FNDE. Tudo discutido e aperfeioado. Nada funciona 100% da primeira vez e no podemos acreditar que a atividade est finalizada. O nibus est na sua terceira verso, e cada uma supera a anterior. Esse o segredo da boa gesto pblica: nunca se acomodar e sempre buscar o aperfeioamento dos processos.

ARTICULAO E INTEGRAO
No que se refere ao Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), sua principal funo foi criar um conjunto de aes articuladas para que todos os programas da Educao Bsica dialogassem entre si, funcionassem com incio, meio e fim, apresentando resultado. Atualmente, todos os municpios brasileiros tm seus prprios planejamentos para desenvolver a educao da regio e atingir as metas traadas pelo ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB) at 2021, ou patamares cada vez mais qualificados. Os municpios e estados tm liberdade para inserir todas as demandas e necessidades neste plano. O FNDE analisa esse material, lapida eventuais excessos e oferece apoio. Quando um determinado municpio declara que precisa construir escolas, o FNDE verifica a quantidade de alunos e o local das escolas. A deciso final sobre a concesso de apoio s feita aps a realizao desta checagem. No passado,

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

67

68

artigo

ESTUDO E AVALIAO ESTRATGICA PARA AS COMPRAS GOVERNAMENTAIS


FERNANDO BLUMENSCHEIN E RAFAEL KAUFMANN NEDAL

COORDENADOR DA FGV PROJETOS

ESPECIALISTA DA FGV PROJETOS

FERNANDO BLUMENSCHEIN
Doutor e mestre em economia pela Universidade de Cornell Foi professor da Faculdade de Economia e Administrao (FEA), da Universidade de So Paulo (USP) e do Curso Superior de Cincias Econmicas da Escola Brasileira de Economia e Finanas da Fundao Getulio Vargas (EBEF/ FGV). Atualmente coordenador da FGV Projetos. Has a PhD and MSc in Economics from Cornell University. Was professor of the Economics and Administration Faculty (FEA) of So Paulo University (USP) and the Advanced Course of Economic Sciences in the Brazilian School of Economics and Finance in Getulio Vargas Foundation (EBEF/FGV). He is currently coordinator of FGV Projetos.

R AFAEL KAUFMANN NEDAL


Bacharel e mestre em matemtica aplicada pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, especialista da FGV Projetos, atuando nas reas de modelagem computacional e apoio tomada de decises nos mbitos pblico e privado. Holds a degree and masters in Applied Mathematics from Rio de Janeiro Catholic University (PUC-Rio). Currently specialist of FGV Projects, working in the areas of computer modeling and decision-making support in the public and private spheres.

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

69

Fernando Blumenschein

Rafael Kaufmann Nedal

ARTIGOS
70 RESUMO
A FGV Projetos realizou oito estudos para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), que possibilitaram avaliar estratgias para compra de produtos, como bens de informtica, veculos de transporte escolar, uniformes, e medicamentos para os hospitais universitrios. Uma das aes do MEC nas quais o FNDE teve participao fundamental foi a instituio do registro de preos de medicamentos dos hospitais universitrios federais (HUs). Sob este sistema, o FNDE foi o responsvel pela coordenao do registro de preos e pela conduo do prego eletrnico.

SUMMARY
FGV Projects undertook eight studies for the National Education Development Fund (FNDE) to assess strategies for product procurement, such as computerware, school buses, uniforms and medications for university hospitals. One MEC action in which FNDE played a key role was the drug price records agency of federal university hospitals (HUs). In this system, FNDE was responsible for coordinating the price records and conducting the electronic auction.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministrio da Educao (MEC), vem cumprindo solicitaes do MEC nas aquisies de grande escala, que nos ltimos anos vm alcanando propores significativas. Para conduzir suas licitaes, desejo do FNDE cercar-se de anlises e estudos de mercado, composio de custos, fabricao, logstica de distribuio, preos e demais dados que possam revelar o caminho para as pretendidas aquisies, com o objetivo de otimizar os recursos para compras de bens e servios diversos. Neste sentido, a FGV Projetos realizou oito estudos para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE). Estes estudos focaram em avaliar estratgias para compra de produtos, cabendo destacar os bens de informtica, veculos de transporte escolar, uniformes, e medicamentos para os hospitais universitrios. Uma das aes do MEC nas quais o FNDE teve participao fundamental foi a instituio do registro de preos de medicamentos dos hospitais universitrios federais (HUs). Sob este sistema, o FNDE foi o responsvel pela coordenao do registro de preos e pela conduo do prego eletrnico. Este estudo teve como objetivo analisar e propor estratgias para a realizao do prego eletrnico com registro de preos, para um conjunto de 89 medicamentos da classe dos antimicrobianos, de modo a maximizar a utilizao dos recursos

pblicos, ao mesmo tempo em que se minimizem quaisquer incertezas comerciais e que se atenda aos padres tcnicos determinados no edital. De modo a atender a estes objetivos, foram realizadas cinco anlises, quais sejam, Anlise da Definio do Produto Licitado, Anlise do Mercado, Anlise Terica do Processo de Compra, Anlise das Formas de Compra e Anlise das Formas de Pagamento. Estas anlises foram efetuadas por meio de uma reviso abrangente da literatura econmica sobre o assunto e da aquisio e consolidao de informaes disponveis publicamente e coletadas junto indstria e a bases de dados governamentais. Foram elaborados modelos economtricos com base em um banco de dados de 2.758 licitaes dos produtos em questo, realizadas pelos HUs federais entre 2006 e 2008. Atravs da anlise deste banco de dados e de informaes coletadas junto indstria, foram exploradas diversas outras questes referentes ao mercado, sua competitividade e dinmica, poder de mercado dos players, capacidade de atender demanda representada pela licitao em questo e diversos outros aspectos. A partir dos modelos economtricos, foram estimados preos de referncia para as quantidades demandadas de cada produto, com os respectivos intervalos de confiana a 95%. Estes preos de referncia incorporam principalmente os significativos ganhos de escala que seriam

esperados em uma licitao com as dimenses em questo. Entretanto, tambm foram analisados quantitativamente ou qualitativamente outros fatores que podem afetar os preos finais do leilo, como a mudana de cenrio macroeconmico (atravs de seus reflexos no cmbio e nos preos de commodities) e o nvel de competitividade dos preges. Para balizar estas anlises, tambm foi feito uso de um banco de dados contendo resultados de licitaes realizadas pela Secretaria Estadual de Sade de So Paulo. Estes dados indicam a possibilidade de se obter ganhos ainda maiores em funo da escala e da competio entre fornecedores, dentre outros fatores. Foi efetuada uma anlise terica do processo de compra, com nfase na teoria de leiles de mltiplos objetos com sinergia, sob incertezas e riscos de conluio e cartelizao. Ademais, foram realizadas anlises das formas de compra e de pagamento, contemplando as diversas alternativas disponveis quanto s suas vantagens, desvantagens e impactos sobre os possveis resultados do leilo, tendo em vista os resultados das demais anlises. Observou-se que h duas dimenses possveis de fracionamento do prego, quais sejam, o fracionamento do portflio de produtos e o fracionamento geogrfico (por HU ou grupo de HUs). Delineiam-se assim, quatro possveis tipos de formatos:

Lote nico (sem fracionamento geogrfico ou por produtos): um prego conjunto de todos os itens, para todos os HUs; Lote fracionado por produto ou grupo de produtos (sem fracionamento geogrfico): um prego por itens ou lote de itens, para todos os HUs; Lote fracionado por HU ou grupo de HUs (sem fracionamento por produtos): um prego conjunto de todos os itens, para cada HU ou grupo de HUs; Lote fracionado por produto e HU: equivalente ao modelo existente atualmente. A escolha de modelo deve ser norteada por consideraes de maximizao de ganhos de escala, de incentivo competio e minimizao de risco de conluio. Deve-se ainda levar em conta a presena de dois tipos de players, quais sejam, os laboratrios e distribuidores, sendo que estes ltimos tm menor capacidade de oferecer descontos, devido sua posio como intermedirios na cadeia produtiva. Com base nestas consideraes, observou-se que o lote fracionado por produtos (um prego por item ou lote de itens) contava com o balano mais favorvel. Consequentemente, tratou-se da questo de se tal fracionamento deveria ser total (um prego por item) ou parcial (um prego por lote de itens). Nota-se que isto introduz um trade-off entre as possveis vantagens obtidas pelo agrupamento de mais de um bem em um lote (ganhos maiores de escala e sinergia, com aproveitamento maior

CADERNOS FGV PROJETOS / EDUCAO E GESTO PBLICA

71

ARTIGOS
72

das vantagens competitivas dos laboratrios mais capacitados a fornecer tais lotes) e aquelas que podem ser reduzidas ou perdidas com este agrupamento (introduo de restries entrada de laboratrios, especialmente os pequenos, e reduo do nmero de bens licitados, sendo que ambos estes fatores facilitam o conluio). Adicionalmente, o agrupamento de itens introduz dois riscos adicionais. O primeiro envolve a prpria seleo dos produtos a serem agrupados, que, se executada com base em informaes incompletas ou imperfeitas referentes ao portflio e capacidade produtiva dos laboratrios, poderia gerar distores significativas em relao ao resultado desejado. O segundo risco se refere possibilidade de questionamento jurdico da validade da licitao, por parte de pequenos laboratrios que inevitavelmente seriam excludos por tal desenho. Com base nos resultados estatsticos e informaes coletadas, observou-se que o risco de se facilitar o conluio (com a introduo de restries entrada de laboratrios e reduo do nmero de bens licitados) seria mais forte do que os possveis benefcios com ganhos de escala a serem obtidos pelo agrupamento. Esta observao, somada aos riscos adicionais introduzidos pelo agrupamento (a saber, o risco econmico de distores e o risco jurdico de questionamento da licitao),

indicou que a opo mais adequada seria a de se realizar uma licitao com fracionamento total por produtos, sem agrupamento. De fato, foi esta a opo adotada pelo FNDE na realizao do registro de preos, com resultados bastante favorveis. Pode-se caracterizar este estudo de caso como sendo de alta complexidade, em funo da variedade de produtos, disperso geogrfica dos hospitais universitrios e grande heterogeneidade de potenciais concorrentes. A estratgia adotada pela FGV, como em experincias anteriores e posteriores em registros de preos de bens de informtica, veculos de transporte escolar, uniformes escolares e outros, envolveu a aplicao de uma metodologia estruturada, replicvel e bem-fundamentada. Atravs da aplicao deste arcabouo metodolgico, foi possvel superar estes desafios e obter resultados quantitativos robustos e concluses de poltica assertivas. De posse de tais subsdios, o FNDE foi capaz de alcanar seus objetivos e obter ganhos de escala significativos no registro de preos em questo, demonstrando ainda um modelo eficaz e eficiente para o planejamento e formatao de registros de preos para o setor de sade em geral.

You might also like