You are on page 1of 2

O processo de aprendizagem organizacional envolve...

No s a elaborao de mapas cognitivos, que possibilitem compreender melhor o que est ocorrendo em seu ambiente externo e interno, como tambm a definio de novos comportamentos, que comprovam a efetividade do aprendizado (FLEURY).

Aprendizagem Mecnica ... Aprendizagem de novas informaes com pouca ou nenhuma associao com conceitos j existentes na estrutura cognitiva.

Cognitivismo ... A cincia que estuda o processo de compreenso, transformao, armazenamento e utilizao das informaes.

O modelo de aprendizagem behaviorista... Tem seu foco no comportamento (conexo estmulo e resposta). Planeja o processo de aprendizagem, definindo todo o processo, em termos passveis de observao, mensurao e rplica cientfica.

Mapas Cognitivos so... Representaes grficas que localizam as pessoas em relao aos seus ambientes de informao.

Organizaes que aprendem so... Organizaes com capacidade de adaptao s taxas aceleradas de mudana, que ocorrem atualmente no mundo, que ocorrem atualmente no mundo; adaptabilidade crescente o 1 passo no processo de aprendizagem; o desejo de aprender criativo e produtivo (SENGE). O modelo de aprendizagem cognitivista... Utiliza dados objetivos, comportamentais e subjetivos. Leva em considerao as crenas e percepes individuais que influenciam no processo de apreenso da realidade (relao do sujeito com o mundo externo gerando consequncias no plano da organizao interna do conhecimento-cognio).

Aprendizagem Operacional ... Aquisio de Know-how, desenvolvimento de habilidades fsicas para produzir aes.

Aprendizagem ... Um processo que se d no decorrer da vida, permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade (BOCK)

Os caminhos para a aprendizagem so... Resoluo sistemtica de problemas (diagnstico, uso de dados para a tomada de decises); experimentao (procura sistemtica e testes de novos conhecimentos); experincias passadas (reviso de sucessos e fracassos); circulao de conhecimentos (compartilhar novas ideias e conhecimentos) , (gesto de conhecimentos); e experincias realizadas por outros (observao das experincias realizadas por outras organizaes (benchamarking).

Organizaes que aprendem so... Organizaes capacitadas em criar, adquirir e transferir conhecimentos e em modificar seus comportamentos para refletir estes novos conhecimentos e insights (GAVIN).

Cognio ... Aparato mental (memria, atuao, etc); percepo (como enxergo a realidade significao x mapas mentais); e motivao (estar a fim satisfao da necessidade).

Aprendizagem... Um processo de mudana, resultante da prtica ou experincia anterior, que pode vir, ou no, a manifestar-se em uma mudana perceptvel de comportamento (FLEURY).

You might also like