You are on page 1of 7

Sobre agir de forma responsvel em um mundo desordenado: tica individual e responsabilidade administrativa

Embora accountability e responsabilidade tenham siginificados semelhantes e sejam frequentementes usadas como sinnimos, muitos estudantes de administrao pblica as distinguem. Accountability usada para se referir aos de controles externos sobre o comportamento individual, que podem ser formais ou informais. Responsabilidade por outro lado, refere-se aos controles internos sobre o comportamento que so demonstrados pelas crenas e sentimentos pessoais. Este captulo trata da ligao entre responsabilidade administrativa, valores pessoais e tica. Um dos principais pontos descrito neste captulo que nenhum sistema de empenho humano pode deixar de usar controles externos (responsabilizao) ou de contar com as restries interiorizadas impostas pelo senso de responsabilidade.

ALGUNS PROBLEMAS
Carl Friedrich (1940) e Herbert Finer (1941) falaram sobre uma questo fundamental para a administrao: se somente o senso de responsabilidade era suficiente para os funcionrios pblicos em relao ao bem estar pblico ou tambm era necessrio que estejam sujeitos a controles externos formais? Essa questo ainda est presente hoje em dia, a superviso dos administradores no pode ser feito de modo cuidadoso e constante, pois, ou eles esto trabalhando em campo ou seus conhecimentos tcnicos so superioreas aos seus supervisores. um fato importante pois, assim como seria bom os funcionrios pblicos empoderados, criativos, flexveis e empreendedores, tambm seria bom que dessem liberdade para eles agirem de modo independente. Porm haveria de ter a confiana em suas aes para que estas no fossem de encontro com o interesse pblico.

ESTRUTURAS TERICAS

Nem mesmo a organizao mais coercitiva vai conseguir obendincia de seus subordinados utlizando-se apenas de controles extrenos. Pois isso demanda muito tempo e energia por parte dos controladores monitorar o comportamento dos indivduos afim de garantir que todos cumpram suas tarefas. E tambm h um desgaste de energia dos subordinados quando mantidos sobre a coero intensiva de um regulamento. Entretanto, medida que as pessoas possam confiar que se comportaro de maneira previsvel, desejadas, uma senso de coeso em grupo e iniciativa individual gerado e isto se torna positvo para a organizao. Por isso, muitos tericos da organizao invocam a "confiana" como base fundamental para a eficcia dos processos organizacionais. Falando de forma ampla, h uma escolha entre controle externo e interno. Essa escolha depender se h ou no confiana no modo de agir das pessoas. H duas maneiras de se manter as organizaes administrativas sensveis aos objetivos do sistema poltico. Os nomeados polticos, caso se sirvam de regalias e vantangens da autoridade que os nomeia, podem ser demitidos se no corresponderem a seus objetivos programticos. Alm disso, vrias tcnicas podem ser usadas para que a presso formal diga respeito aos gestores pblicos. Nesse captulo tambm fala sobre um tipo de situao denominada aqui de "anrquica" que ao p da letra siginifica que no h regras, mas tericos dizem que h accountability mesmo nesses sistemas.

RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA E TICA PESSOAL


Assim como a estrutura da organizao , em parte, moldada pelo tipo de deciso que mais comum e/ou central, a sua funochave, assim como os sistemas de accountability, so moldados pela estrutura e pela funo da organizao. A estrutura da organizao afeta, por sua vez, problemas ticos enfrentados em seu interior. Burocracias, arenas de competio, comunidades e anarquias, cada uma recompensa respostas ticas diferentes.

Burocracias

Na burocracia h a regra moral, "disciplina, obedincia e servio", o accountability da burocracia refere-se as regras e procedimentos que so reforados por superiores hierrquicos. Embora os superiores na cadeia hierrquica tenham mais ateno, a subimisso um conceito de mesma importncia. Segundo Chaleff (1995) a relao lder/seguidor como se fosse uma dana, na qual ambos compartlham um objetivo comum e valores essenciais.

Arenas competitivas
O que seriam arenas competitivas? O esporte e os jogos fornecem excelentes analogias, j a poltica partidria, os processos judiciais, e os mercados econmicos institucionalizam as interaes competitivas. Nas competies devem haver regras (como na burocracia) e e dirigentes (rbitros), encarregados de indetificar e suspender jogos ilcitos. Para a poltica, o direito e os mercados, as regras so definidas pela lei e pelos costumes; os juzes desempenham o papel de rbitros.

Comunidades
Este tpico fala de dois tipos de comunidade em particular que sero de grande interesse. A primeira so organizaes que representam, elas mesmas, comunidades (no caso, pequenas associaes cooperativas, profissionais em grupos de prtica e assim por diante). So caracterizados por valores comuns, interaes diretas frequentes e status relativamente igual entre os membros. O segundo o tipo a qual pertencem muitos adminitradores pblicos, uma profisso, uma afiliao que pode complementar ou concorrer com sua participao em uma organizao burocrtica. A regra geral de uma comunidade "um por todos e todos por um". Mas apesar de uma comunidade parecer estvel por causa da coeso das idias entre seus integrantes, tambm h problemas. Um deles a represso a dissidncia, reforando a conformidade com as normas comuns.

Anarquias

Relaes internacionais e mercados competitivos so exemplos de um sistema anrquico. Recentemente alguma estruturas anrquicas tornaram-se comuns no setor pblico e privado. Numa anarquia, a regra moral bsica "viva e deixe viver" (deLeon). Essa regra sugere tanto que as pessoas sentem um dever moral de se autorealizarem e tambm de permitir outros indivduos ou grupos fazerem o mesmo. As anarquias, diferena das sociedades, tendem ao conflito e disputa. No possuem sistemas formais de accountability pelo fato de no reforarem decises coletivas. Uma vez que no h sistemas de accountability formal, a importncia do controle informal torna-se proporcionalmente maior.

AS FONTES DO SENSO DE RESPONSABILIDADE


Neste captulo discutido quatro tipos de elementos bsicos formadores do sentido de responsabilidade de cada servidor pblico. So eles: a natureza humana, os valores comunitrios, a socializao profissional e a filosofia pessoal.

Natureza humana
James Q. Wilson (1993) ofereceu um argumento intrigante de que a moralidade humana tem suas fontes no fato dele ser um animal social (seguindo o argumento de Darwin, para que qualquer animal obitenha o mesmo nvel intelectual humano, deve desenvolver uma conscincia. Ele sugere tambm que existem pelo menos quatro valores fundamentais que so to funcionais para a sobrevivncia humana que foram, por assim dizer, gravados no nosso cdigo gentico, so eles: simpatia, equidade, autocontrole e dever. Wilson tambm encontra as fontes do sentido moral em famlias, gneros e culturas. Sugere que o impulso para criar princpios morais, para justificar as aes de algum em termos de algo maior que o interesse prprio, provavelmente universal. Dessa maneira, ele conclui que a primeira fonte de tica e da moral individual est na comunidadem ou seja, nossas origens como seres sociais.

Valores comunitrios
Trata da discusso de como uma comunidades muito unidas podem influnciar no inculcar de valores e tambm no mundo do trabalho (inclusive a administrao pblica). O empresrio Joseph J. Jacobs, nos fornece um exemplo que retrata bem isso. Na poca da segunda guerra ele viu seu pai obter lucros exorbitantes atravs da superfaturaos de seus produtos para os seus clientes regulares, pois a guerra havia cortado os suprimentos de seus concorrentes, possibilitando assim um certo poder de barganha ao seu pai. A lio aprendida por Jacobs Jr. foi evidente, "tirar uma vantagem excessiva de uma situao temporria to repreensvel quanto no lucrar". Com esse pensamento de respeito que possuia, saiu, mesmo que no fosse de sua responsabilidade, a longas distncias para corrigir as deficincias nos projetos da empresa. E dizia "Honra e princpios no so to imcompatveis com o sucesso nos negcios como muitas pessoas acreditam". Os valores e a tica dos administradores desenvolvida muito antes de iniciarem a vida profissional, comeando no seio da famlia, da religio e da escola. Por comear a desenvolver esses valores bem cedo, diz-se que a influncia dessas comunidades bastante entranhada.

Socializao profissional
Na sociedade contempornea em geral, mesmo as profisses mais tradicionais como medicina e odontologia, sofrem quedas na confiana pblica. Como por exemplo, fazer piada sobre como uma cirurgia ou um aparelho ortodntico vai custear a viagem de frias de um cardiologista ou de um dentista. Porm, mesmo havendo esses deboches, o status profissional alcanado por esses profissionais muito valorizado, portanto as ocupaes tem um poder considervel sobre aqueles que almejam a mesma colocao. Para os administradores pblicos, a socializao profissional ocorre durante a educao profissional e continua na "comunidade" ocupacional do local de trabalho e das associaes. Na maioria das escolas de administrao pblica os estudantes desenvolvem tambm princpios morais cruciais, tais como a honra,

a benevolncia e a justia (Denhardt, 1991). A honra implica adeso a padres mais elevados, a benevolncia disposio para fazer o bem e promover o bem-estar, e a justia significa lealdade e respeito pelos direitos dos outros.

Filosofia pessoal
a questo da filosofia pessoal ser subjetiva, ou seja, pode haver contradies ou ser baseadas em idias equivocadas sobre causas e consequncias. Piaget (1965) fala sobre o desenvilmento moral das crianas, em que os valores morais so impostos pelos pais. Mas Kohlberg (1981) acrescenta um estgio adulto, em que os homens pensam sobre suas posies tica usando idias abstratas, tais como dignidade humana e igualdade. Para Stewart e Sprinthall (1991) esse desenvolvimento no acontece naturalmente, mas pode ser facilitado pelo estudo da filosofia.

O DESAFIO CONTEMPORNEO AOS ADMINISTRADORES PBLICOS


Nos ultimos anos houve uma reforma na adminstrao pblica no mundo todo. Nos Estados Unidos, a meta foi a melhoria do governo de modo que "trabalhe menos e gaste menos". Isso influnciava no fato de que a administrao pblica deveria ser mais flexvel e com maio capacidade de manobra a fim de responder criativamente as mudanas das condies. H relativamente pouco tempo, no mundo ps-guerra, nas democracias ocidentais, a maioria das pessoas percebeu que existia um consenso sobre metas sociais e que a ciencia tinha enorme capacidade de gerar solues para esses problemas. Porm, com o passar do tempo, comeou a ter um aumento de divergncias nas opinies sobre os objetivos. Da mesma maneira a cincia revelou-se incapaz de solucionar problemas sociais fatais, como o crime, o abuso de drogas, violncia domstica e assim por diante. Isso gerou um certo desacreditamento de que esses problemas teriam soluo. Mas isso revertido mais tarde com o surgimento de estratgias, como a reforma do estilo Westminster, que delegava responsabilidades pela deciso sobre como o trabalho deve ser feito, mantendo a organizao ou os funcionrios responsveis pelos termos do contrato ("fazer os

gestores administrarem"). Resumindo, as tendncias atuais da gesto pblica exigem mais responsabilidade dos indivduos. Entretando, os controles internos e externos tm uma relao inversa entre si; o aumento da utlizao de um esta ligado reduo do outro. Por fim, trs implicaes devem ser observadas. Em primeiro lugar, o discurso floresce precisamente onde a ao colaborativa esta acontecendo, muito mais que em salas de reunio ou em meios de comunicaes me massa. Uma tica que realmente se preocupa com a responsabilidade administrativa, dar grande importncia incluso e participao efetiva. Em segundo lugar, a confiana precondio para a discrio administrativa, que por sua vez necessria para o empreendedorismo e a inovao. Em terceiro lugar, os controles externos, formais ou informais, no so to eficientes e nem to eficazes como os internalizados. A tica que rege a administrao pblica deve ser o foco de nossa teoria, nosso ensino e nossas prticas.

You might also like