You are on page 1of 5

O QUE A ESTATSTICA?

O que modernamente se conhece como Cincias Estatsticas, ou simplesmente Estatstica, um conjunto de tcnicas e mtodos de pesquisa que entre outros tpicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferncia, o processamento e anlise das informaes e a disseminao das informaes.

O desenvolvimento e o aperfeioamento de tcnicas estatsticas de obteno e de anlise de informaes permite o controle e o estudo adequado de fenmeno, fatos, eventos e ocorrncias em diversas reas do conhecimento. A Estatstica tem por objetivo, fornecer mtodos e tcnicas para lidarmos, racionalmente, com situaes sujeitas a incertezas. "Estatstica a cincia de torturar os nmeros at que eles confessem."

REA DE ATUAO
Grande parte das informaes divulgadas pelos meios de comunicao atuais provm de pesquisas e estudos estatsticos. Os ndices da inflao e de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mdia, so um exemplo de aplicao da Estatstica no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE o rgo responsvel pela produo das estatsticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no Brasil. Os conceitos estatsticos tm exercido profundas influncias na maioria dos campos do conhecimento humano. Mtodos estatsticos vm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrcolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do trfego, na previso de surtos epidmicos bem como em melhorias de processos de gerenciamento, tanto na rea governamental como nos negcios, de um modo geral.

Na prtica, a Estatstica pode ser empregada como ferramenta fundamental em vrias outras cincias: Na rea mdica, por exemplo, a Estatstica fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficincia de um novo tratamento no combate determinada doena. A Estatstica permite identificar situaes crticas e, conseqentemente, atuar em seu controle, desempenhado papel crucial, por exemplo, no estudo da evoluo e incidncia da AIDS. Na rea tecnolgica, o advento da era especial susticou diversos problemas relacionados ao clculo de posio de uma astronave, cuja soluo depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatsticas mais elaborados, considerando que estas informaes (por exemplo, sinais de satlites) so recebidas de forma ruidosa e incerta. Na rea de Pesquisas de mercado e de opinio pblica para definio de novos produtos, lanamentos, vendas, etc. Na Indstria, controle estatstico de qualidade para otimizao e anlise de processos industriais. Censos, levantamentos oficiais por amostragem e anlises demogrficas. Definio de indicadores econmicos e sociais. Em sociologia, estudo de fatores desencadeadores de comportamento violento, tipificao do uso de drogas, causas de reincidncia de criminalidade, etc. Na arte, estabelecendo padres de estilo para a organizao cronolgica das obras de determinado autor, deteco de padres predominantes na composio musical e suas diferenciaes de estilo, etc". rgos governamentais - federais, estaduais e municipais - empresas de economia mista, estatais, instituies de pesquisa, centros e departamentos de processamento de dados, firmas de planejamento, estabelecimentos industriais, comerciais, bancrios e prestadores de servio, empresas de pesquisa de opinio e de mercado, estabelecimentos de ensino, etc., bem assim, atuando como autnomo. Acrescente-se a essas, as reas de Farmcia, Psicologia, Odontologia, Ecologia, Biologia e Geografia, dentre outras, bem como a rea do magistrio - notadamente no ensino superior - que se v descortinado, o vasto campo de atuao do profissional da Estatstica.

PERSPECTIVAS FUTURAS DO ESTATSTICO ESTATSTICA - A PROFISSO DO FUTURO

A demanda cresce dia aps dia. Este crescimento uso da Estatstica vem ao encontro da necessidade de realizar anlises e avaliaes objetivas e fundamentadas em conhecimentos cientficos. As organizaes modernas esto se tornando cada vez mais dependentes de dados e informaes estatsticas para obter informaes essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econmica e social. Devido a esta tamanha importncia que a Estatstica tem e ter cada vez mais no decorrer do tempo, hoje ela conhecida como a PROFISSO DO FUTURO. As informaes estatsticas so concisas, especficas, eficazes e, quando analisadas com a ajuda dos instrumentos/tcnicas formais de anlise estatstica, fornecem subsdios imprescindveis para as tomadas racionais de deciso. Neste sentido, a Estatstica fornece ferramentas importantes para que as empresas/instituies possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contnua de seus processos.

MERCADO DE TRABALHO
A diversidade de atuao um dos grandes atrativos da Estatstica, que pode promover a melhoria da eficincia e tambm a soluo de vrios problemas prticos importantes em quase todas as reas do saber: das cincias naturais s sociais. A Seguir, algumas das reas em que a atuao do Estatstico adquire maior relevncia, bem como as principais atribuies deste profissional. Na indstria: No planejamento industrial, desde os estudos de implantao de fbrica at a avaliao das necessidades de expanso industrial; na pesquisa e desenvolvimento de tcnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; no controle da qualidade e da quantidade; no controle de estoques; na avaliao de desempenho das operaes; nas anlises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previso de acidentes de trabalho; no planejamento de manuteno de mquinas, etc. Na rea de Recursos Humanos: Na pesquisa da compatibilizao entre os conhecimentos e habilidade dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estuda os salrios, as necessidades de treinamento (assim como avalia os treinamentos realizados); prope planos de avaliao de desempenho do quadro funcional; elabora plano de previdncia complementar e de fundos de penso; avalia planos de sade, etc. Nas Universidades e nas Instituies de Pesquisas: O Estatstico pode atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas Estatstica, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias de anlise estatstica para os mais variados problemas prticos e tericos, assessorando pesquisadores de outras reas, dando-lhes suporte cientfico para que consigam tomar decises acertadas dentro da variabilidade intrnseca de cada problema, auxiliando-os na escolha da metodologia cientfica a ser adotada, no planejamento da pesquisa, na escolha qualificada dos dados, na anlise das respostas, etc. Na rea de Demografia: O Estatstico estuda a evoluo e as caractersticas da populao; estabelece tbuas de mortalidade; analisa os fluxos migratrios; estabelece nveis e padres para testes clnicos; planeja e realiza experimentos com grupos de controle, para avaliao de tratamentos; desenvolve estudos sobre a distribuio e indicidncia de doenas, etc.

Na rea de Marketing e na Anlise de Mercado: O Estatstico traz um perfil adequado para trabalhar na monitorao e anlise do mercado, nos sistemas de informaes de marketing, na prospeco e avaliao de oportunidades, na anlise e desenvolvimento de produtos, nas decises relativas a preos, na previso de vendas, na logstica da distribuio e nas decises de canais, no desenvolvimento e avaliao de campanhas publicitrias etc. Na rea Financeira e Bancria: O Estatstico pode trabalhar na rea financeira: no departamento de seguro e, tambm, na anlise atuarial, na avaliao e na seleo de investimentos, no estudo e no desenvolvimento de modelos financeiros, no desenvolvimento de informaes gerenciais; na definio, na anlise e no acompanhamento de carteiras de investimentos; nas anlises de fluxo de caixa; na avaliao e na projeo de indicadores financeiros; na anlise das demonstraes contbeis; no desenvolvimento e no acompanhamento dos produtos e servios financeiros etc. As responsabilidades e atribuies do estatstico esto regidas pela Lei n 4.739, fr 15 de julho de 1965, que criou a profisso, e pelo Decreto n 62.497, que regulamentou o seu exerccio profissional. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Estatstica constituem as autarquias que tm por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exerccio da profisso em todo Territrio Nacional.

O PERFIL DO ESTATSTICO
A formao acadmica do estatstico est fundamentada em conhecimentos de Matemtica, Clculo e Teoria das Probabilidades, Tcnicas e Mtodos Estatsticos, Computao, Mtodos de Anlise Estatstica e Disciplinas Profissionalizantes. Essa formao acadmica bsica permite ao estatstico utilizar tcnicas para: Efetuar levantamentos e anlise de informaes; Planejar e realizar experimentos e pesquisas em vrias reas cientficas; e Formular a soluo para os mais variados e complexos problemas concernentes melhoria e otimizao dos mais variados processos. A explorao de vastas e diversas bases de dados estatsticos, hoje existentes, requer um profissional capaz de extrair da relevantes informaes atravs do uso de modernas tcnicas de amostragem, modelagem e inferncia, que so algumas das ferramentas usuais da Estatstica. A formao de estatstico desenvolve aptides que lhe permitam solucionar problemas atuando como um detetive em busca de evidncias quantitativas sobre determinados fenmenos.

preciso, pois:
Uma boa dose de habilidade numrica, de raciocnio abstrato, de ateno concentrada, de exatido e rapidez de clculo, de meticulosidade, de facilidade para associar, deduzir e sintetizar;

Incorporar habilidades no uso de computadores, fator preponderante para o exerccio da profisso; Desenvolver uma boa comunicao oral e escrita; Estar permanentemente aberto ao aprendizado de novas tcnicas e mtodos de trabalho; Aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes reas do conhecimento. Fonte: www.ccet.ufrn.br

You might also like