You are on page 1of 48

Manual traduzido do DVDStyler - verso 1.

4
Viso geral
DVDStyler um programa multiplataforma de autorao de DVDs que permite a seus usurios criarem menus de navegao similares aos encontrados na maioria dos DVDs comerciais. Para produzir este sistema de navegao de menus, ele se utiliza de vrios outros programas de renderizao de vdeo em cdigo aberto. O DVDStyler um programa em cdigo aberto que tem sido desenvolvido para sistemas operacionais Linux, mas tambm suportado em ambientes Windows. Esta verso do manual se ater verso do software somente para Linux.

Pr-requisitos de sistema
Distribuio Linux - para funcionar corretamente, o DVDStyler requer que alguns programas de suporte sejam instalados (visite os sites na internet de cada programa para downloads, documentao e detalhes relacionados instalao). So eles:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

wxGTK - http://www.wxwidgets.org/ DVDAuthor - http://dvdauthor.sourceforge.net/ MJPEG Tools - http://mjpeg.sourceforge.net/ MPEG toolbox (mpgtx) - http://mpgtx.sourceforge.net/ Tocador multimdia Xine (opcional, para pr-visualizao) - http://xinehq.de/ Tocador de vdeos Totem (opcional, para pr-visualizar imagens estticas) http://www.hadess.net/totem.php3 Usurios GNU/Linux devem instalar a ltima verso da biblioteca wxSVGhttp://wxsvg.sourceforge.net

Licena de uso
O DVDStyler um software livre (http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html) distribudo sob a licena GNU-General Public License (GPL - http://www.gnu.org/copyleft/gpl.html). Visite esses sites para detalhes de cada uma das licenas.

ESTE SOFTWARE FORNECIDO "COMO EST", SEM GARANTIAS DE QUALQUER TIPO, EXPRESSAS OU IMPLCITAS, INCLUSIVE MAS NO LIMITADAS S GARANTIAS DE COMERCIALIZAO, ADEQUAO A PROPSITOS PARTICULARES E NO VIOLAO DE DIREITOS DE TERCEIROS. SOB NENHUMA CIRCUNSTNCIA SERO OS AUTORES OU TITULARES DE DIREITOS AUTORAIS RESPONSABILIZADOS POR QUALQUER DEMANDA, AO DE PERDAS E DANOS OU OUTRA FORMA DE RESPONSABILIDADE, SEJA POR UMA AO RELACIONADA A CONTRATOS, SEJA RELACIONADA A ILCITOS CIVIS OU QUALQUER OUTRA, DECORRENTE DE OU EM CONEXO COM O SOFTWARE, O USO DO SOFTWARE OU OUTRAS NEGOCIAES QUE O ENVOLVAM.

Observao referente verso do manual


A presente verso do manual uma traduo livre e atualizao do manual elaborado pela equipe do projeto DVDStyler para a verso 1.31 (atualizada para a vero 1.4). Dividida aqui em trs partes, ela voltada apenas para usurios linux, sendo que todas as passagens relacionadas a problemas de funcionamento do software em sistemas operacionais Windows foram retiradas. Para acessar a verso original do manual, em ingls, entre na pgina oficial do projeto (link abaixo). Para a realizao deste manual, o software DVDStyler e seus requisitos mnimos foram testados com sucesso numa distribuio Debian Sarge usando as seguintes verses: DVDStyler libwxgtk DVDAuthor MJPEG Tools MPEG Toolbox (mpgtx) Xine (xine-ui) libxine1 Totem 1:1.4-0sarge0.4 2.4.3.1 0.6.11-2.1 1:1.8.0-0sarge0.1 1.3.1-1 0.99.3-1 1.0.1-1sarge1 0.100-5

A traduo e atualizao do manual foram realizadas por Flavio Freitas (qazav.wordpress.com). A licena de uso foi traduzida pelo advogado Caio Mariano. Voc livre para usar, copiar e distribuir cpias deste manual desde que para fins no-comerciais.

Fazendo o DVD Styler funcionar no Ubuntu


A configurao padro de instalao do DVDStyler no Ubuntu vem com um problema. A combinao

de programas que ele usa para fazer a converso dos menus para um vdeo MPEG2 (jpegtopnm, ppmtoy4m, mpeg2enc) no est funcionando. O mpeg2encoder no consegue ler o cabealho enviado pelos outros programas, fazendo com que o software pare de rodar j no comeo. A primeira coisa que devemos fazer mudar isso! 1. abra o programa 2. entre em Configuration -> Settings -> Core ( aquela tela dos comandos, para quem est com o programa rodando em portugues) 3. Onde diz, na primeira linha: jpegtopnm "$FILE_IN" | ppmtoy4m -n 1 -I t -L $FRAME_RATE | mpeg2enc -f 8 -b $BITRATE -o "$FILE_OUT" $VIDEO_NORM substitua por: jpeg2yuv -n 25 -I p -f 25 -j "$FILE_IN" | mpeg2enc -n p -f 8 -o "$FILE_OUT"

4. Pronto! Agora o software vai funcionar normalmente no seu Ubuntu.

Guia rpida (para os apressados)


Este tutorial apresenta o caminho mais curto possvel para se criar um menu de DVD. Ele est restrito a apenas um vdeo, uma seleo de menu e praticamente nenhuma alterao nas selees que vm como padro no software.

Crie um novo projeto


1. Inicie o programa DVDStyler. Comece um novo projeto clicando em: 1. File -> New. Uma janela se abrir pedindo para voc selecionar o formato do vdeo, se NTSC ou PAL. 2. Observao: veja - Configuration -> Settings -> Default Menu Format" para detalhes adicionais sobre esse tipo de seleo.

Selecione um vdeo
1. Clique na aba "Diretrios" ("Directories"), ao lado esquerdo da janela do programa (ver imagem 1). 2. Encontre e selecione a pasta onde o(s) vdeo(s) est(o). Para cada vdeo, aparecer um cone representando-o no painel central.

Observao: os vdeos devem estar em formato MPEG2 para serem usados num projeto de autorao de DVD. Outros formatos possveis so o m2v para vdeo (vdeo sem udio em MPEG2) e ac3 ou pcm a 48kHz - ambos formatos de udio.

3. Mova o vdeo desejado (clique com o boto esquerdo, segure-o e arraste-o) para a linha do tempo, situada na parte de baixo da janela do programa (imagem 2).

imagem 1

imagem 2

Crie um menu
1. Clique na aba "Fundos" ("Backgrounds"), ao lado esquerdo da janela do programa. 2. Selecione uma imagem de fundo para o menu dando um duplo-clique em qualquer uma das imagens do painel (imagem 3).

3. Observao: veja "Utilitrios do programa / Usando uma imagem como fundo no menu" para mais informaes sobre imagens de fundo. 4. Clique na aba "Botes" ("Buttons"), ao lado esquerdo da janela do programa. 5. Insira um boto arrastando a palavra "button" (clique com o boto esquerdo, segure-o e arraste-o) para o Painel de Edio de Menus. Passando com o cursor em cima do boto, aparecer a opo de arrast-lo pela tela: clique com o boto esquerdo no boto, segure-o e arraste-o at que esteja na posio desejada (imagem 4). 6. Edite as propriedades do boto que est no Painel de Edio de Menus (nome, cor, fonte do texto, etc) clicando nele com o boto direito do mouse. Aparecer uma caixa com algumas funes; entre na funo "Properties". Mude as propriedades conforme desejado. Quando acabar, clique em "OK" para voltar ao Painel de Edio de Menus (imagem 5).

imagem 3

imagem 4

Salve o projeto
Um menu bem bsico est pronto. Agora um bom momento para salvar o projeto. Entre em "File / Save As"; d um nome para o seu projeto e selecione o local onde ele ser salvo.

Renderize o projeto
1. Entre em "File" e, ali, em "Burn DVD"" 2. Na caixa de dilogo "Burn", selecione uma pasta apropriada para ser usada como "diretrio temporrio" para os arquivos de criao da imagem do DVD (opo "Temp directory"). Voc pode usar a pasta criada durante a instalao do programa ou qualquer outra de sua preferncia. O DVDStyler criar automaticamente uma pasta intitulada "DVD" dentro da que voc escolheu para ser usada. 3. Das opes abaixo, selecione a chamada "create iso image" para criar a imagem do DVD. 4. Logo abaixo, escolha um local onde a imagem do DVD ser gravada (opo "Save to:"). Voc pode usar a pasta criada durante a instalao do programa ou qualquer outra de sua preferncia. O DVDStyler automaticamente gravar a imagem "dvd.iso" no local escolhido aqui. 5. Clique em "Start" para renderizar o projeto. O status da renderizao ser mostrado em uma caixa de dilogo, junto com outras mensagens descritivas. A imagem final "iso", que ser usada para queimar o DVD, ser gravada na pasta selecionada no passo acima (imagem 6). 6. Queime seu DVD usando o software de sua preferncia (imagem 7).

Utilitrios do programa
As opes no menu do programa
Essa seo descreve cada opo de cada menu. Algumas ainda no esto implementadas. Veja a seo "Observaes gerais, dicas para a criao de menus e problemas conhecidos", ao final deste manual para dicas especiais e instrues. Arquivo ("File")

1. "New"

Selecione "File -> New" para criar um novo projeto de autorao de DVD. Caso haja algum projeto existente aberto, aparecer uma janela perguntando se voc quer salvlo antes de criar um projeto novo.

2. "Open"

Selecione "File -> Open" para carregar um projeto de DVD j existente. Selecione "File -> Save" para salvar um projeto.

3. "Save"

4. Todas as configuraes indicadas no projeto sero salvas num arquivo "XML" que define quais vdeos esto sendo usados, captulos, menus, botes e vrias outras selees. 5. Observao: o nome do projeto precisa ser dado pela opo "Save as"; caso um projeto ainda no tenha sido salvo/nomeado, a janela "Save as" aparecer. 6. "Save as"

Selecione "File -> Save as" para nomear e salvar seu projeto de DVD.

7. Escolha a pasta onde ser salvo o projeto e d um nome a ele. 8. Observao: o nome padro dado pelo software para projetos "dvd.xml". 9. Queimar o DVD

Selecione "Burn DVD" para renderizar seu projeto.

10. Pelo menos um vdeo deve estar na Linha do Tempo do projeto para que ele possa ser renderizado. A opo "burn" ser apresentada.

Clique no boto de navegao de arquivos (o boto quadrado que est direita do campo "Temp directory") para escolher uma pasta a ser usada como "diretrio temporrio" para os arquivos de criao da imagem do DVD. Os arquivos temporrios de renderizao sero automaticamente apagados quando os arquivos finais houverem sido processados.

11. Opo de criar uma imagem ISO ("Create iso image")

Habilite a opo "create iso image" para renderizar o projeto numa imagem de DVD que possa ser queimada.

12. Desabilite a opo "create iso image" para renderizar o projeto nos chamados "discrete DVD files" (que ficam nas pastas AUDIO_TS e VIDEO_TS). 13. Clique no boto de navegao de arquivos (o boto quadrado que est direita do campo "Save to:") para escolher um local adequado para o arquivo final. Sua imagem de DVD (ISO) ser gravada aqui. 14. Observao: se voc desabilitar a opo "create iso image", os chamados "discrete DVD files" (pastas AUDIO_TS e VIDEO_TS) sero gravadas na pasta destinada aos arquivos temporrios (item "c" desta seo, acima). 15. "Exit"

Clique em "File -> Exit" para sair do programa DVDStyler. Caso haja um projeto em andamento, aparecer uma janela perguntando se voc quer salv-lo antes de sair.

Configuraes ("Configuration - > Settings")


Para renderizar o projeto, o DVDStyler executa vrios processos (converte as imagens de fundo do menu em pequenos clipes em JPEG, separa ("de-multiplexes") os vdeos em seus dois componentes elementares (udio e vdeo), rene esses componentes ("re-multiplexes"), alm de vrios outros processos. O programa permite o acesso a essas configuraes para que voc deixe o produto final de acordo com seu gosto. Embora a maioria dessas configuraes sirva para a maioria dos vdeos, talvez voc queira fazer alguma modificao para atender s suas necessidades. Observao: se voc modificar alguma configurao e quiser voltar para a padro, clique no boto "reset" para restaurar todas as configuraes para o padro original do software. Aba "Interface"

1. Lngua 2. Selecione a lngua desejada clicando na seta para baixo ao lado esquerdo do campo "Language". 3. A mudana para a lngua selecionada far efeito somente aps o programa DVDStyler ser fechado e reiniciado. 4. Formato padro de menu

Selecione o formato padro de menu desejado (PAL ou NTSC) para menus futuros.

5. Sempre que voc selecionar "File -> New", este ser o formato usado para menus. 6. O formato PAL (720 x 576) normalmente usado em pases europeus. 7. O formato NTSC (720 x 480) normalmente usado em pases da Amrica do Norte, entre outros. 8. Observao: o formato do menu de seu projeto pode ser modificado clicando com o boto direito dentro do Painel de Edio de Menus. Uma caixa de dilogo aparecer. Selecione "properties". Na caixa de dilogo de "properties", selecione o formato desejado (PAL ou NTSC) e clique em "OK". O Painel de Edio de Menus se ajustar automaticamente ao formato desejado.

Aba "Core"

1. Comando Jpeg2Mpeg?

Essa a sintaxe que o DVDStyler usa para passar comandos para a funo "jpeg2yuv"

do software DvdAuthor. Ela converte a(s) imagem(s) usada(s) como fundo de menu em pequenos clipes no formato MPEG usados no menu do DVD. 2. O DVDStyler suporta os formatos de imagem JPEG, BMP, PNG e vrios outros. 3. Frame rate no formato PAL

Esse o frame rate que o DVDStyler usa quando renderiza um projeto no formato de vdeo PAL.

4. O frame rate padro para o formato PAL de 25 frames por segundo. 5. Frame rate no formato NTSC

Esse o frame rate que o DVDStyler usa quando renderiza um projeto no formato de vdeo NTSC.

6. O frame rate padro para o formato NTSC de 29.97 frames por segundo. 7. Comando de "multiplexing"

Essa a sintaxe que o DVDStyler usa para passar comandos para a funo "mplex" do software DVDAuthor.

8. Comando de "demultiplexing"

Essa a sintaxe que o DVDStyler usa para passar comandos para a funo "mpgtx" do software DVDAuthor.

9. Comando "spumux"

Essa a sintaxe que o DVDStyler usa para passar comandos para a funo "spumux" do software DVDAuthor.

10. Comando "DvdAuthor"

Essa a sintaxe que o DVDStyler usa para passar comandos para a funo "DvdAuthor" do software DVDAuthor.

11. Comando "preview"

Esta a sintaxe que o DVDStyler usa para fazer uma pr-viso de como ficar a navegao no DVD usando o software Xine.

12. Comando "create ISO"

Essa a sintaxe que o DVDStyler usa para passar comandos para a funo "mkisofs" do software DVDAuthor.

13. Essa sintaxe s utilizada quando a funo de criar uma imagem ISO ("create iso image") estiver habilitada na caixa de dilogo "Burn" (para acessar essa caixa de dilogo, entre em "File -> Burn DVD..."). 14. Comando "Burn"

Essa a sintaxe que o DVDStyler usa para passar comandos para a funo "mkisofs" (growisofs?) do software DVDAuthor.

15. Essa sintaxe s utilizada quando a funo de criar uma imagem ISO ("create iso image") no estiver habilitada na caixa de dilogo "Burn" (para acessar essa caixa de dilogo, entre em "File -> Burn DVD...").

Sobre o programa ("Help -> About")

Essa seleo mostra os crditos sobre o programa, licena de uso e tem um link para a home page do projeto DVDStyler na internet. Propriedades do menu

Para acessar as propriedades do menu: 1. Clique com o boto direito dentro da rea do Painel de Edio de Menus para visualizar a caixa de dilogos; nela, escolha "properties". Alternativamente, voc tambm pode dar um duplo-clique na rea do Painel de Edies de Menus ou em um menu da Linha do Tempo do projeto.

2. As propriedades do menu configuram como o menu aparecer e tocar com referncia a outros menus e vdeos no DVD final. 3. Formato - o campo "format" descreve o tamanho do frame que o menu ter (NTSC ou PAL). 4. Fundo ("Background")

Imagem de fundo - o campo "image" contm o caminho e o nome do arquivo de imagem que ser usado como fundo no menu. Este campo automaticamente preenchido quando se seleciona uma imagem de fundo. Para remover a imagem de fundo, apague o que estiver escrito neste campo.

5. Cor - o campo "colour" seleciona uma cor para ser usada como imagem de fundo no menu. Clique no boto de navegao (o boto quadrado que est direita do campo "colour"). Observao: essa seleo desconsiderada quando se optou por usar uma figura como fundo (opo "a", acima). 6. Botes ("Subtitle (buttons)")

"Start time" - esse o tempo de atraso que ser aplicado apario dos botes utilizados aps a entrada do menu.

7. "Stop time" - esse o tempo de atraso que ser aplicado remoo dos botes utilizados no menu. 8. Tanto o tempo de entrada ("Start time") quanto o de sada ("End time") encontram-se no formato "Hora:Minuto:Segundo.Centsimos" (hh:mm:ss.cen). 9. Exemplo:

Digamos que o tempo de entrada ("Start time") seja "00:00:05.00";

10. Digamos que o tempo de sada ("End time") seja "00:00:20.00"; 11. A seqncia dos acontecimentos ser a seguinte:

Aparecer o fundo do menu;

12. Aps 5 segundos, os botes sero exibidos; 13. Aps 15 segundos (tempo total: 20 segundos), os botes desaparecero.

Observao: esta funo normalmente usada quando o fundo do menu um vdeo, no uma imagem esttica. Se voc usar uma imagem esttica (que, na verdade, ser transformada em um clipe de um frame), a imagem normalmente no "toca" por tempo suficiente para chegar at a marcao delimitada como "tempo de entrada" dos botes ("start time"). O resultado que os botes acabam no aparecendo. Neste caso, prefervel deixar os tempos de entrada e sada dos botes na configurao padro (00:00:00.00 e sem preenchimento).

14. "Video object"

"Pause" - esta opo cria uma pausa em segundos antes de executar um "post command" (ver logo abaixo). uma boa maneira para se usar um menu de informao antes de entrar em outro menu. Por exemplo: mostre os crditos do vdeo (menu 1) por "x" segundos; depois, entre no menu de navegao (menu 2).

15. Menu

"Pre commands" - qualquer ao que voc quer executada antes de o menu ser mostrado.

16. "Post commands" - qualquer ao que voc quer executada aps o menu ser mostrado. 17. Os campos dos comandos "Pre command" e do "Post command" podem conter vrias aes, desde que separadas por um ponto-e-vrgula. 18. Observao 1 - Esses comandos so parte do sistema de script do DVD (DVD scripting 19. Observao 2 (referente a esta verso do manual) - testes realizados utilizando a funo system). Como usar sistemas de scripts est alm do escopo deste manual.

chamado pela funo "pre command" em um intermedirio. Por exemplo: digamos que o

"pre command" falharam. Foi possvel contornar esta falha transformando o objeto que seria objetivo seja chamar um vdeo de um menu e que este vdeo possua um "pre command" de

de uso). S foi possvel fazer isso tratando a licena como um objeto parte: o menu command" chamando o vdeo -> vdeo).

mostrar um aviso de licena de uso (Menu -> Vdeo com "pre command" chamando licena

chamava a licena que, por "post command" chamava o vdeo (Menu -> licena com "post

Propriedades de vdeo

Acesse as propriedades de vdeo clicando com o boto direito do mouse em qualquer vdeo na Linha do Tempo. Uma caixa de dilogo aparecer. Selecione "properties".

As propriedades de vdeo configuram as aes que acontecero antes, durante e aps um clipe ser tocado. Por exemplo, quando um usurio aciona o boto "tocar vdeo", voc pode querer: 1. Cair direto o vdeo relacionado quele boto; ou 2. Mostrar uma licena de uso antes de tocar esse vdeo; ou 3. Mostrar uma introduo para o vdeo; ou 4. Tocar qualquer coisa que deseja antes de tocar o vdeo relacionado ao boto. Cada seleo no menu pode chamar uma ao que envolve vrios momentos do vdeo sendo tocado. So elas: 1. Captulos ("Chapters") - so os captulos relacionados ao vdeo. Cada valor colocado aqui representa o tempo decorrido de vdeo a partir do qual o vdeo pode comear a ser tocado.

Se o "captulo um" est marcado para comear no tempo=0, ele corresponde ao comeo do vdeo. Se o captulo dois est marcado para comear com tempo=15:00, ele comea quando o vdeo j houver avanado em 15 minutos, e assim por diante.

2. Cada vdeo colocado na Linha do Tempo recebe uma diviso padro de captulos, que aparecem preenchendo este campo. 3. Veja "Marcando captulos" (abaixo) para mais detalhes sobre criao e marcao de captulos. 4. Pausa ("Pause") - esta opo cria uma pausa em segundos entre o final deste vdeo e o prximo a ser tocado. Normalmente, o valor dessa funo marcado em zero segundos.

5. "Pre Commands" - define aes que podem ser executadas antes de se tocar o vdeo selecionado. 6. "Post Commands" - define aes que podem ser executadas depois de o vdeo selecionado ser tocado. Normalmente, provvel que voc queira que a prxima ao seja tocar o vdeo seguinte ou voltar automaticamente para o menu de navegao.

a funo "pre command" falharam. Foi possvel contornar esta falha

Observao (referente a esta verso do manual) - testes realizados utilizando transformando o objeto que seria chamado pela funo "pre command" em um

intermedirio. Por exemplo: digamos que o objetivo seja chamar um vdeo de de licena de uso (Menu -> Vdeo com "pre command" chamando licena de uso). S foi possvel fazer isso tratando a licena como um objeto parte: o licena com "post command" chamando o vdeo -> vdeo). um menu e que este vdeo possua um "pre command" de mostrar um aviso

menu chamava a licena que, por "post command" chamava o vdeo (Menu ->

Notas adicionais sobre o controle de fluxo de execuo:


1. Informaes adicionais sobre o controle de fluxo de execuo (playback flow control) pode ser
encontrada no site do programa DVDAuthor (em ingls): http://www.DVDAuthor.com/tech01.htm. 2. VOB - Os VOBs representam os udios e vdeos multiplexados e a chamada "sub-picture overlay", que faz o texto do boto mudar de cor ao ser selecionado. 3. PGC = Cadeia de programa ("Program chain"). 4. Cada Cadeia de Programa composta de um "pre-command", um grupo de programas e um "post-command". 5. VMGM se refere ao menu de nvel mais alto; em um sistema de menus mltiplos, o menu de nvel mais alto o princpio da rvore de menus (normalmente, o primeiro menu que voc v). Veja mais informaes sobre isso ao final deste texto.

Mudando a cor de fundo do menu

A cor de fundo do menu pode ser preenchida com uma cor slida de sua preferncia. Voc pode escolher entre 48 cores bsicas ou criar uma cor personalizada. Veja "Usando uma imagem como fundo no menu" para detalhes de como usar uma imagem ao fundo, ao invs de uma cor slida. 1. Entre no programa DVDStyler -> clique na aba "Fundos" ("Backgrounds") -> clique com o boto direito no Painel de Edio de Menus -> Selecione "Properties" -> Clique no boto de

navegao perto da opo "Colour".

Clique na cor bsica de sua preferncia ou manipule os botes direita para criar uma cor personalizada.

Usando uma imagem como fundo no menu

1. Entre no programa DVDStyler -> Clique na aba "Fundos" ("Backgrounds")

D um duplo-clique em uma imagem da aba "Fundos" ("Backgrounds") ou

2. Clique com o boto direito no Painel de Edio de Menus -> Selecione "Properties" -> Na rea "Background", clique no boto de navegao relacionado ao campo "Image". Busque o local onde est a imagem que voc quer usar como fundo. 3. Mtodo alternativo: Entre no programa DVDStyler -> Clique na aba "Diretrios" ("Directories").

Navegue at a pasta que contm a imagem de sua preferncia;

4. Uma pr-visualizao das imagens contidas na pasta aparecero em um painel direita; 5. D um duplo-clique na imagem desejada; 6. A imagem aparecer como fundo no menu.

Observao: veja "Observaes gerais, dicas para a criao de menus e problemas conhecidos" para instrues sobre como fazer suas imagens aparecerem no painel de fundos ("Backgrounds").

7. A imagem que voc selecionou deve ter um tamanho apropriado para ser usada como fundo. Assim, ela ser automaticamente esticada ou redimensionada para preencher todo a janela do menu e aparecer distorcida se no possuir as propores adequadas.

PAL - 720 x 576 pixels

8. NTSC - 720 x 480 pixels 9. A imagem de fundo mostrada abaixo apenas um fundo branco simples com duas linhas vermelhas. Outras imagens podem ser adicionadas junto com essa arrastando uma imagem situada no painel "Background" ou localizada a partir da aba "Diretrios" ("Directories") (ver passo 2, acima). As imagens extras podem ser reposicionadas (arrastando-as) e redimensionadas.

Configurando as aes dos botes "Enter", "Para cima", "Para baixo", " esquerda" e " direita" do controle remoto

Esta seo descreve como associar as aes dos botes do controle remoto com os botes mostrados no menu do DVD. Enquanto o menu estiver sendo mostrado, pressionar qualquer boto no controle remoto executar uma ao especfica no menu. Por exemplo, escolher um boto do menu e pressionar o boto "Enter" do controle remoto normalmente exibir o vdeo associado ao boto selecionado. Apertar o boto "Para baixo" mudar a seleo para o prximo boto. Apertar o boto "Para cima" mover a seleo para a seleo anterior e assim por diante. Pressionar os botes " esquerda", " direita", "Para cima" ou "Para baixo" no controle remoto movero o foco do menu de um item para outro. Ainda que definir essas aes possa ser um pouco confuso, elas podem ser simplificadas para eliminar a confuso. Tente fazer pelo menos um

planejamento mental da navegao antes de definir as aes para os botes.

1. Para definir as aes dos botes (isso pressupe que o menu tenha sido criado com botes):

Clique com o boto direito do mouse em um boto situado no Painel de Edio de Menus. Uma caixa de dilogo aparecer. Selecione "properties".

Ir para ("Jump to") - define o que acontecer quando o boto "Enter" do controle remoto for pressionado. Selecione o que voc quer que acontea: cair em um outro menu ou exibir um dos vdeos disponveis no projeto. Repare que as opes de navegao so acrescidas automaticamente caso voc adicione novos vdeos ou menus ao projeto.

Observao: Caso voc no tenha inserido um vmMenu (VMGM) no projeto, a primeira opo aparecer desabilitada (veja mais sobre isso em...).

Opo padro ("Custom") - uma ao pr-definida, como "exibir ttulo 1" ("jump to title 1").

2. A rea "Focus", onde aparecem quatro botes em cruz com a inscrio "auto" dentro de cada um, a responsvel pela navegao dos botes "Para cima", "Para baixo", " esquerda" e " direita" do controle remoto. Naturalmente, a funo estabelecida para a caixa de cima ser executada quando o boto "Para cima" do controle remoto for pressionado, a da caixa de baixo quando o boto "Para baixo" for pressionado e assim por diante. Ao clicar em qualquer uma das caixas, aparecero as opes de navegao. Note que mais opes aparecero em cada caixa conforme novos botes forem adicionados ao menu. Caso haja apenas um vdeo na Linha do Tempo, nenhuma opo de navegao ser dada (a funo da caixa ser fixada em "auto", o que equivale a nenhuma funo). Com trs vdeos na Linha do Tempo, haver duas opes disponveis (seriam trs, mas mudar para si mesmo seria uma opo sem sentido). 3. Texto ("Label") - este o texto que aparecer como boto. Escreva qualquer texto alfanumrico como nome do boto. 4. Fonte ("Font") - clique na caixa "Font..." para mudar as propriedades relacionadas fonte do texto. 5. Cor do texto normal ("Text colour (Normal)") - define a cor do texto dos botes quando o boto no selecionado. 6. Cor do texto em evidncia ("Text colour (Highlighted)") - define a cor que o texto dos botes ter quando selecionados durante a navegao do menu. 7. Cor do texto selecionado ("Text colour (Selected)") - define a cor que o texto dos botes ter

quando o "Enter" do controle remoto for pressionado em um boto em evidncia. Esta cor permanece no texto at que a ao descrita no comando "Ir para" ("Jump to") seja executada. 8. Cor de fundo - normal ("BG Colour (Normal)") - essa a cor de fundo da caixa de texto quando o boto no est selecionado. 9. Cor de fundo - em evidncia ("BG Colour (Highlighted)") - define a cor para qual a caixa de texto mudar quando for selecionada durante a navegao. 10. Cor de fundo - selecionada ("BG Colour (Selected)") - define para qual cor a caixa de texto mudar quando o boto for selecionado apertando-se o "Enter" no controle remoto. Esta cor permanece no texto at que a ao descrita no comando "Ir para" ("Jump to") seja executada.

Observao: se voc escolheu uma cor de fundo e depois decidiu mud-la de volta ao transparente, clique na caixa que mostra a cor escolhida, ao lado da caixa de escolha de cores (veja a figura abaixo).

Marcando captulos

Marcar captulos no DVDStyler bastante simples quando se entende o bsico sobre como os captulos funcionam num DVD. Entretanto, fazer esta marcao atravs de botes pode se tornar confuso, uma vez que isso feito em duas etapas separadas. Os exemplos a seguir usam um menu nico com vrias marcaes de captulos. O programa assinala automaticamente cinco marcaes padro para cada vdeo situado Linha do Tempo. Para ver as marcaes padro, clique com o boto direito num dos vdeos que esto na Linha do Tempo do projeto. Aparecer uma caixa de dilogo. Entre em "properties". Repare que na rea intitulada "Video object" h uma funo chamada "Chapters" ("captulos"). As marcaes padro so: 00:00 15:00 30:00 45:00 1:00:00

O primeiro passo determinar onde voc quer que cada captulo comece no seu vdeo. Se ele tem 60 minutos de durao (1 hora, 00 minutos), as marcaes padro fazem sentido. A seqencia seria (veja os diagramas abaixo): 1. Marcao de incio do primeiro captulo = 0 (00 horas, 00 minutos, 00 segundos) 2. Marcao de incio do segundo captulo = 15:00 (00 horas, 15 minutos, 00 segundos) 3. Marcao de incio do terceiro captulo = 30:00 (00 horas, 30 minutos, 00 segundos) 4. Marcao de incio do quarto captulo = 45:00 (00 horas, 45 minutos, 00 segundos) 5. Marcao de incio do quinto captulo - no-usado - 1:00:00 (1 hora, 00 minutos, 00 segundos)

imagem 15

No entanto, para muitos vdeos esta marcao no serve e ser preciso determinar marcaes mais adequadas. Um jeito simples de fazer isso : 1. Determine a durao do seu vdeo. Para este exemplo, vamos assumir que fosse um vdeo de 40 minutos. 2. Para um vdeo com quatro captulos, divida a durao total por quatro (40 / 4 = 10 minutos por captulo). Isso resultar em quatro captulos separados com a mesma durao, de 10 minutos.

Comeo do captulo um = 0 (00:00:00)

3. Comeo do captulo dois = 10:00 (00:10:00) 4. Comeo do captulo trs = 20:00 (00:20:00) 5. Comeo do captulo quatro = 30:00 (00:30:00) 6. Final do vdeo = 40:00 (no usado) 7. Edite as marcaes de captulos para ficarem assim:

0, 10:00, 20:00, 30:00

8. Observao: possvel ter marcaes extras no campo de captulos ("chapter"), mas elas s tero efeito caso sejam relacionadas com algum boto na navegao do menu.

A maioria das produes profissionais em DVD possuem marcaes de captulos em vrios pontos do vdeo coincidentes com o contedo exibido, mas essas marcaes no costumam cair em convenientes intervalos constantes de "x" minutos. possvel determinar o segundo exato para o comeo de um captulo assistindo o vdeo em um programa de edio, mas como fazer isso vai alm do escopo deste manual. Caso voc consiga determinar o segundo certo, use esta informao aqui.

Observao (referente a esta verso do manual): comum que a diviso de cenas em um vdeo

dependendo do formato usado). Ainda no possvel chegar a este nvel de preciso com o DVDStyler.

tambm no caia numa marcao de segundos, mas de frames (1 segundo = 24, 25 ou 30 frames,

O prximo passo criar botes relacionados s marcaes de captulos. No exemplo a seguir, h cinco botes criados para cada videoclipe. O primeiro boto simplesmente para "tocar o vdeo" ("play"), no usando a funo de captulos. Cada um dos botes de captulos possui um captulo que pode ser relacionado a ele editando as propriedades do boto: 1. Vamos assumir que os botes j tenham sido colocados no menu (processo parecido ao diagrama "Typical Single Menu...", abaixo). 2. Clique com o boto direito no boto que ser relacionado ao primeiro captulo. Aparecer uma caixa de dilogo. Entre em "properties"; 3. Na rea "Action", marque as caixas relacionadas ao campo "Ir para" ("Jump to") para que contenham as funes:

(primeira caixa desabilitada); title 1; chapter 1;

imagem 16 4. Repita os passos 2 e 3 para cada boto de captulo no menu:

Campos "Ir para" ("Jump to") do boto de captulo um - (desabilitada); title 1; chapter 1;

5. Campos "Ir para" ("Jump to") do boto de captulo dois - (desabilitada); title 1; chapter 2; 6. Campos "Ir para" ("Jump to") do boto de captulo trs - (desabilitada); title 1; chapter 3; 7. Campos "Ir para" ("Jump to") do boto de captulo quatro - (desabilitada); title 1; chapter 4; 8. Observao: a marcao padro de "1:00:00" no est sendo usada. 9. Repita os passos dois a quatro acima para cada vdeo do menu.

Funes genricas e botes de atalhos

1. Clique com o boto direito no Painel de Edio de Menus (numa rea onde nenhum outro objeto tenha sido colocado)

Grade ("Grid") -> (8 x8 ou 16 x 16 ou 32 x 32)

A seleo de tamanho de grade permite fixar um espaamento para 'alinhamento em m'. Todos os objetos que forem colocados no Painel de Edio de Menus se alinharo a outros automaticamente. Tente usar o mesmo tamanho de grade por todo o projeto. As opes de tamanho so:

2. Nenhuma ("None") - desabilita a funo de 'alinhamento em m'; 3. 8 x 8 - Aplica uma resoluo fina de grade (cada objeto, quando arrastado, se move de 8 em 8 pixels) 4. 16 x 16 - Aplica uma resoluo mdia de grade (cada objeto, quando arrastado, se move de 16 em 16 pixels) 5. 32 x 32 - Aplica uma resoluo larga de grade (cada objeto, quando arrastado, se move de 32 em 32 pixels)

Adicionar Texto ("Add -> Text")

Permite que se adicione um texto simples ao menu.

6. As propriedades do texto (fonte e cor) podem ser ajustadas clicando-se com o boto direito

no objeto e acessando a caixa de dilogo -> clique em "properties".

Propriedades ("Properties")

Permite ao operador ajustar vrios parmetros relacionados aos menus renderizados em MPEG (formato de vdeo, fundo e propriedades em geral).

7. Clique com o boto direito em uma imagem, caixa de texto ou boto. Na caixa de dilogo que aparecer, haver as seguintes funes:

Apagar ("Delete") - apaga o objeto;

8. Propriedades ("Properties") - permite ao operador ajustar as propriedades do objeto selecionado; 9. Clique com o boto direito em um dos vdeos da Linha do Tempo.

Add -> Menu, vmMenu ou Titleset - adiciona um novo menu ao projeto, um menu gerenciador de vdeos ou um conjunto de ttulos. Veja mais sobre essas funes mais frente, neste manual.

10. Mover ("Move") - move o vdeo selecionado para a esquerda (left) ou direita (right) na Linha do Tempo. Repare que o nome que o vdeo possui na Linha do Tempo muda conforme sua posio. Assim, caso um vdeo seja o terceiro pela ordem no tempo (sendo chamado de "Title 3"), e voc o mova para a esquerda, ele passar a ser o segundo na ordem, tendo seu nome mudado para "Title 2". Esse tipo de mudanas afeta as selees estabelecidas para a navegao por botes (rea "Ir para"/"Jump to", nas propriedades do boto). 11. Apagar ("Delete") - remove o vdeo da Linha do Tempo; 12. Propriedades ("Properties") - permite ajustar as propriedades do vdeo selecionado:

Captulos ("Chapters") -

13. Pausa ("Pause") - cria uma pausa em segundos antes de executar um "post command"; 14. "Pre commands" - comando ou comandos a serem executados antes de o vdeo selecionado comear a tocar; 15. "Post commands" - comando ou comandos a serem executados aps o trmino da execuo 16. Observao (referente a esta verso do manual) - testes realizados utilizando a funo "pre do vdeo selecionado;

command" falharam. Foi possvel contornar esta falha transformando o objeto que seria

chamado pela funo "pre command" em um intermedirio. Por exemplo: digamos que o

objetivo seja chamar um vdeo de um menu e que este vdeo possua um "pre command" de mostrar um aviso de licena de uso (Menu -> Vdeo com "pre command" chamando licena

de uso). S foi possvel fazer isso tratando a licena como um objeto parte: o menu command" chamando o vdeo -> vdeo).

chamava a licena que, por "post command" chamava o vdeo (Menu -> licena com "post
17. Botes de atalho

Na maioria dos casos, os botes de atalho so funes que podem ser encontradas em outros locais do menu superior, mas que foram colocadas mostra por serem muito usadas.

Criando mltiplos menus (usando um nico conjunto de ttulos) O uso de menus mltiplos permite organizar um sistema de navegao bastante flexvel. O exemplo a seguir mostra um jeito tpico de organizao de menus.

Criando os menus

1. Clique em "File" -> "New" para criar um novo projeto. Uma vez criado, o primeiro menu ser colocado automaticamente na Linha do Tempo.

2. Clique com o boto direito na imagem do "Menu 1" ou em qualquer lugar na Linha do Tempo. Uma caixa de dilogo aparecer. Selecione "Adicionar -> Menu" ("Add -> Menu"). Um segundo menu ser colocado na Linha do Tempo.

3. Continue criando os menus conforme desejado. Quando acabar, clique na imagem do "Menu 1" para focar no primeiro menu. 4. Clique na aba "Fundos" ("Backgrounds"), na extremidade esquerda da janela do programa. D um duplo-clique em qualquer uma das pr-visualizaes situadas ali para selecionar um fundo. A imagem escolhida ser mostrada na imagem do "Menu 1" situada na Linha do Tempo. Coloque o foco em cada uma das imagens de menu da Linha do Tempo e escolha os fundos para cada menu.

Observao: se o painel de fundos ("Backgrounds") no estiver mostrando as imagens de sua preferncia, clique na aba "Diretrios" ("Directories") e navegue at a pasta onde esto as imagens. Um novo painel aparecer, mostrando as prvisualizaes de todas as imagens que esto na pasta escolhida. D um duplo-clique na imagem desejada para transform-la em fundo.

5. Quaisquer das imagens selecionadas como fundo podem ser trocadas a qualquer momento colocando o foco no menu desejado (na Linha do Tempo) e dando um duplo-clique em uma imagem de fundo diferente.

Selecionando os vdeos

Agora que os menus j esto criados, o momento de selecionar quais vdeos faro parte do projeto. Tente selecionar todos os vdeos que estaro no projeto antes de criar ou configurar os botes de navegao de menu (demonstrado logo abaixo). As configuraes dos botes incluem opes de navegao para os itens apresentados na Linha do Tempo, mas elas no apresentaro opes para objetos que no esto l ainda. Selecione os vdeos que entraro no projeto conforme descrito na seo Guia Rpida/Selecione um vdeo deste manual. Quando todos os vdeos houverem sido selecionados, a Linha do Tempo estar mais ou menos assim:

Criando um sistema de navegao

Agora que os menus e os vdeos foram adicionados Linha do Tempo, hora de criar um sistema de navegao adicionando e configurando botes para cada menu. Os menus mostrados no incio desta seo possuem quatro botes para cada menu. Cada um desses botes pode ser configurado para responder aos botes do controle remoto. Entretanto, por agora, vamos configurar apenas os parmetros de ao ("Ir para"/"Jump to") e texto ("Label") de cada boto. Adicionando botes aos menus

1. Posicione o foco no primeiro menu da Linha do Tempo (Menu 1); 2. Clique na aba "Botes" ("Buttons"), extremidade esquerda da janela do programa; 3. Clique e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse na palavra "Button" que aparece no painel e arraste-a para o Painel de Edio de Menus (conforme descrito na seo Guia Rpida deste manual). Posicione o boto onde desejado; 4. Repita o passo trs para todos os botes que voc pretende incluir neste menu; 5. Clique com o boto esquerdo do mouse no primeiro boto adicionado (no Painel de Edio de Menus) para colocar o foco no primeiro boto ("button1"); 6. Acesse as propriedades do boto clicando com o boto direito do mouse sobre ele; 7. Modifique as funes de ao ("Ir para"/"Jump to") e texto ("Label") conforme desejado. Selecione "ir para ttulo 'x';" ("jump title n;") para botes que estaro relacionados a vdeos e "ir para menu 'x';" ("jump menu n;") para botes que apontaro para outros menus - onde 'x' o nmero do vdeo ou do menu na Linha do Tempo; 8. Repita os passos 1 a 7 para cada menu; 9. Marcaes de captulo padro so criadas para cada vdeo que estiver na Linha do Tempo. Siga as instrues em Utilitrios do Programa/Marcando captulos para ajustar as marcaes conforme sua preferncia.

imagem 24a

imagem 24b

Uma vez que todos os parmetros de ao e texto estejam configurados, complete a configurao de resposta aos comandos vindos dos botes do controle remoto seguindo as instrues descritas na seo Configurando as aes dos botes "Enter", "Para cima", "Para baixo", " esquerda" e " direita" do controle remoto deste manual. Este exemplo possui a seguinte disposio de navegao: Menu 1 / Boto 1 1. O ttulo ("label") do boto "Ver primeiro vdeo" 2. A ao do boto aponta para o comeo do primeiro vdeo ("jump title 1;"). Menu 1 / Boto 2 1. O ttulo ("label") do boto "Vdeo 1 - Captulos" 2. A ao do boto aponta para o segundo menu ("jump menu 2;"). Menu 1 / Boto 3 1. O ttulo ("label") do boto "Ver segundo vdeo" 2. A ao do boto aponta para o comeo do segundo vdeo ("jump title 2;"). Menu 1 / Boto 4 1. O ttulo ("label") do boto "Vdeo 2 - Captulos" 2. A ao do boto aponta para o terceiro menu ("jump menu 3;"). Menu 2 / Boto 1 1. O ttulo ("label") do boto "Captulo 1" 2. A ao do boto aponta para o captulo um do primeiro vdeo ("jump title 1 chapter 1;") Menu 2 / Boto 2 1. O ttulo ("label") do boto "Captulo 2" 2. A ao do boto aponta para o captulo dois do primeiro vdeo ("jump title 1 chapter 2;") Menu 2 / Boto 3 1. O ttulo ("label") do boto "Captulo 3" 2. A ao do boto aponta para o captulo trs do primeiro vdeo ("jump title 1 chapter 3;") Menu 2 / Boto 4 1. O ttulo ("label") do boto "Captulo 4"

2. A ao do boto aponta para o captulo quatro do primeiro vdeo ("jump title 1 chapter 4;") Menu 3 / Boto 1 1. O ttulo ("label") do boto "Captulo 1" 2. A ao do boto aponta para o captulo um do segundo vdeo ("jump title 2 chapter 1;") Menu 3 / Boto 2 1. O ttulo ("label") do boto "Captulo 2" 2. A ao do boto aponta para o captulo dois do segundo vdeo ("jump title 2 chapter 2;") Menu 3 / Boto 3 1. O ttulo ("label") do boto "Captulo 3" 2. A ao do boto aponta para o captulo trs do segundo vdeo ("jump title 2 chapter 3;") Menu 3 / Boto 4 1. O ttulo ("label") do boto "Captulo 4" 2. A ao do boto aponta para o captulo quatro do segundo vdeo ("jump title 2 chapter 4;")

Usando um vdeo como fundo de menu Qualquer menu pode usar imagens estticas ou vdeos como fundo. Na verdade, imagens estticas so convertidas em vdeos de apenas um frame quando o projeto renderizado. Tecnicamente, voc sempre est usando um vdeo como fundo no menu. O DVDStyler atualmente suporta o uso tanto de imagens estticas quanto de vdeos para o fundo. Caso voc pretenda usar um vdeo, ele deve estar no formato MPEG contendo tanto vdeo como udio - as chamadas faixas elementares ("elemental streams"), ou seja, as trilhas de udio ou vdeo separadas, no so suportadas em menus.

Criando um menu com vdeo

1. Comece um novo projeto e crie todos os menus que voc pretende usar; 2. Clique com o boto esquerdo do mouse em um menu situado Linha do Tempo para dar-lhe foco; 3. Clique com o boto esquerdo do mouse na aba "Diretrios" ("Directories"), na extremidade esquerda da janela do programa. A rvore de diretrios aparecer no painel; 4. Navegue at a pasta que contm seus clipes de vdeo; 5. D um duplo-clique no vdeo desejado para us-lo em seu menu. O caminho de pastas e o nome do vdeo aparecero no Painel de Edio de Menus; 6. Se voc quer que este vdeo fique tocando continuamente (em 'loop'), acesse as propriedades do menu (clique com o boto direito do mouse no Painel de Edio de Menus -> selecione "properties") e mude:

A pausa do "Video Object" ("pause") para "0";

7. No campo "Post Commands", selecione "jump menu 1;" 8. Quando o DVD renderizado (queimado) for tocado, o vdeo aparecer como fundo, ao invs de uma imagem esttica.

imagem 25b - Menu com clipe de vdeo

Usando as faixas elementares ("elemental streams") difcil descrever uma faixa ("stream") do MPEG sem explicar uma longa lista de componentes. O propsito desta seo acabaria se perdendo nos detalhes se comessemos a discuti-los todos, portanto, para este manual, vamos limitar a apresentao aos componentes udio e vdeo. Faixas elementares - o que 'multiplexar' ("multiplexing")? Multiplexar o processo de mixar/colocar duas ou mais coisas juntas em um container. Quando voc faz um bolo, poderamos dizer que voc 'multiplexou' os ovos, a manteiga, a farinha e os outros condimentos em uma bacia. Quando um sinal de televiso transmitido, os sinais de udio e de vdeo esto mixados juntos (multiplexados) para a transmisso em um sinal nico; eles ento so separados pelos aparelhos eletrnicos da sua televiso de modo a transmiti-los. No MPEG, voc mixa o vdeo, udio, legendas e outros componentes em um container, s vezes chamado de clula ("cell") ou objeto de vdeo ("video object block", VOB), para que o tocador de DVD os separe e os toque. Os componentes individuais esto todos 'amarrados' junto s em uma longa faixa de pedaos. Ao multiplexar os componentes, o disco de DVD pode suportar muito mais contedo do que se eles fossem gravados separadamente. Considere o seguinte: Filme na primeira lngua = Componente de vdeo + componente de udio na primeira lngua Filme na segunda lngua = Componente de vdeo + componente de udio na segunda lngua Filme na terceira lngua = Componente de vdeo + componente de udio na terceira lngua Ou, multiplexados juntos: Filme nas trs lnguas = Componente de vdeo + componente de udio na primeira lngua + componente de udio na segunda lngua + componente de udio na terceira lngua.

O modo multiplexado consome muito menos espao no disco de DVD. Claro, a durao das trilhas de udio devem ser exatamente as mesmas da trilha de vdeo, mas essa questo persiste caso voc esteja usando o mtodo multiplexado ou no. Faixas elementares - quais so os componentes? As faixas elementares so as partes de um clipe de vdeo que o compem. Na terminologia usada para o DVD, um clipe de vdeo chamado de um "ttulo" ("title"). Qualquer ttulo pode ser composto por uma combinao de vrios componentes, todos mixados junto s (multiplexados) no mesmo arquivo (faixa): 1. Componente de vdeo

At uma faixa de vdeo

2. Componente de udio

At oito faixas de udio

3. O programa DVDStyler atualmente suporta at uma faixa de udio por faixa de vdeo, embora esteja em fase de testes para a verso 1.5 suporte ao uso de vrias trilhas de udio (veja no site oficial do projeto). 4. A verso atual suporta os formatos de udio MP2 (MPA), AC3, DTS, MP3 e PCM. 5. Observao: o formato de udio MP3 no recomendado, uma vez que a maioria dos tocadores de DVD no o suportam. 6. Componente de legendas

At 32 faixas de sub-imagens ("sub-picture streams").

7. Tanto os botes de navegao quanto as legendas so feitos de sub-imagens ("sub-pictures"). 8. A verso DVDStyler 1.4 ainda no suporta legendas. 9. Outros componentes no apresentados nesta seo ("NAV packs", PGCs, ngulos mltiplos, etc.).

Criando um ttulo com faixas elementares

Usar faixas elementares em um projeto bastante parecido com usar os habituais clipes MPEG na Linha do Tempo. Simplesmente arraste os componentes para a Linha do Tempo como voc faria com os clipes MPEG (ttulos/"titles"). 1. Comece um novo projeto e crie quaisquer menus que voc pretenda usar; 2. Clique com o boto esquerdo do mouse na aba "Diretrios" ("Directories"), na extremidade esquerda da janela do programa. A rvore de diretrios aparecer no painel; 3. Navegue at a pasta que contm seus clipes de vdeo (ttulos); 4. Clique e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse na faixa elementar de vdeo que aparece no painel e arraste-a para a Linha do Tempo. O componente de vdeo tipicamente ser um arquivo com extenso .m2v; 5. Clique e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse na faixa elementar de udio que aparece no painel e arraste-a para a Linha do Tempo. O componente de udio tipicamente ser um arquivo com extenso .mpa; 6. Os nomes das faixas de vdeo e de udio aparecero na barra de informaes abaixo da linha do tempo quando o cursor do mouse passar por cima de seus cones. Eles tambm aparecero na caixa de dilogo das propriedades do ttulo (clique com o boto direito do mouse no cone -> selecione "properties"); 7. Continue a adicionar faixas de vdeo ou udio ou clipes em MPEG conforme desejado.

Mltiplos conjuntos de ttulos ("multiple titlesets")

Conjuntos de ttulos - algumas palavras de precauo Antes de mergulhar no conceito de "conjuntos de ttulos" ("titlesets"), algumas palavras de precauo sobre o assunto. Voc est para entrar na rea Alm da Imaginao ("Twilight Zone") do DVD. Quando voc pula de um sistema simples de menus para projetos mais rebuscados, as regras, capacidades e protocolos se tornam consideravelmente mais complicados. possvel fazer produes bastante impressionantes, automatizadas, com mltiplos efeitos, lnguas e legendas, mas... h um preo a se pagar. Voc pode se encontrar fazendo um monte de pesquisas sobre especificaes de DVDs e aprendendo a linguagem bsica de programao ("scripting"). Dito isso, continuemos. Conjuntos de ttulos - por que precisamos deles? Tenha voc reparado ou no, todos os DVDs possuem conjuntos de ttulos, mesmo os DVDs com um nico menu simples. A verso atual do DVDStyler (1.4) suporta conjuntos de ttulos, mas o que queremos dizer com isso que o uso de mltiplos conjuntos de ttulos suportado. A motivao principal (que achamos) para usar mltiplos conjuntos de ttulos para permitir o uso de vdeos com diferentes relaes de aspecto ("aspect ratios"). Isso significa poder usar vdeos no tamanho padro para televiso (4:3) ou no tamanho "letterbox" (16:9) no mesmo disco de DVD. Para que o aparelho tocador de DVD reconhea um vdeo, ele precisa saber certas caractersticas sobre o vdeo que ele est para tocar (proporo de aspecto, amostragem de bits/"bit-rate", etc). Esta informao vem do gerenciador de vdeos, mais comumente conhecido por VMG (do ingls, "video manager"). No DVDStyler, o "vmMenu" faz parte do gerenciador de vdeos. Aqui est uma lista das capacidades que conjuntos de ttulos mltiplos oferecem: 1. Habilidade para criar sistemas de menus que possuem vdeos com razes de aspecto diferentes; 2. Habilidade para criar menus que oferecem lnguas diferentes na trilha de udio;

3. Habilidade para criar menus que ofeream legendas; 4. Habilidade para criar menus que ofeream legendas em vrias lnguas; 5. Outros usos que no tenhamos percebido ainda; Se voc no precisa de nenhuma das funes acima, voc provavelmente no precisa usar a seleo "vmMenu". A verso atual do DVDStyler (1.4) suporta apenas a habilidade de criar sistemas de menus que possuam diferentes razes de aspecto (item 1 acima). O autor planeja que o programa passe a suportar as outras funes descritas em verses futuras. Conjuntos de ttulos - o que so eles? Falando de uma forma genrica, um conjunto de ttulos inclui um ou mais dos itens menu, boto e ttulo (o vdeo). Todos os ttulos (vdeos) em um determinado conjunto de ttulos devem ter a mesma proporo de aspecto. Se voc pretende incluir um ttulo com proporo de aspecto diferente no seu DVD, ento ele deve estar em um conjunto de ttulos diferente, e este conjunto de ttulos deve ser acessado por meio de um menu com funo de gerenciador de vdeos (menu VMG ou vmMenu), que um tipo especial de menu (mais sobre o vmMenu ser dito adiante). Ainda: a navegao entre os menus, ttulos e selees a serem tocadas podem requerer instrues especiais (usando scripts; "scripting") que personalizam o comportamento durante a navegao entre ttulos e menus. Aqui h um exemplo de um mltiplo conjunto de ttulos simples:

Conjuntos de ttulos - algumas palavras sobre proporo de aspecto O formato de seu vdeo (largura / altura) pressupe uma proporo de aspecto. Televises normalmente so consideradas 4:3. DVDs em formato "letterbox" normalmente so 16:9. Filmes projetados no cinema possuem vrios formatos dependendo de como foram produzidos. Aqui esto alguns exemplos de proporo de aspecto:

Se medssemos a rea de tela de uma televiso 36 polegadas, veramos que ela possui 28,6 polegadas de largura e 21,5 polegadas de altura. Fazendo a matemtica: 29 / 21.5 = 1.3302 / 1 -> ou, usando nmeros inteiros: (1.3302 / 1) x 3 = 3.9906 / 3 -> ou, aproximadamente, 4 / 3, que comumente conhecido por 4:3.

Conforme a indstria do cinema e da televiso evoluram, vrias razes de aspecto foram usadas. As especificaes do DVD suportam duas razes de aspecto: 4:3 (formato padro para televiso) e 16:9 (o chamado "letterbox" - um bom formato mdio para acomodar filmes projetados em cinema ("widescreen") usando um tamanho pequeno de barras pretas acima e abaixo do vdeo na tela. Conjuntos de ttulos - vmMenu versus Menu (ou menu VMG versus menu VTS) aqui onde o conceito de mltiplos conjuntos de ttulos comeam a ficar um pouco confusos. As regras e capacidades dos menus no gerenciador de vdeos so quase idnticas s dos menus nos conjuntos de ttulos. Assim, precisamos explicar:

Terminologia 1. O gerenciador de vdeos geralmente conhecido como "VMG" (do ingls, "video manager"); 2. A indstria do DVD chama um menu no gerenciador de vdeos (VMG) um "menu VMG". O programa DVDStyler o chama de "vmMenu". 3. A indstria do DVD chama um menu no conjunto de ttulos um "menu VTS" (do ingls, "video titleset"). O programa DVDStyler o chama simplesmente de "Menu". O programa DVDStyler simplesmente chama esses dois tipos de menus de "vmMenu" e "Menu". A partir daqui, vamos passar a usar a terminologia do DVDStyler. Guias 1. O gerenciador de vdeos (VMG) no precisa ter um menu. 2. Se o gerenciador de vdeos (VMG) no possui um menu, ele simplesmente pular para o primeiro menu do primeiro conjunto de ttulos ("titleset"). 3. Um "vmMenu" um menu no gerenciador de vdeos (VMG), no o conjunto de ttulos ("titleset"). 4. Um "Menu" um menu no conjunto de ttulos ("titleset"), no o gerenciador de vdeos. 5. O gerenciador de vdeos (VMG) pode ter vrios menus (vmMenus). 6. Se o gerenciador de vdeos (VMG) de fato possui um menu (vmMenu):

Um boto situado no vmMenu pode chamar outros vmMenus.

7. Um boto situado no vmMenu pode chamar um ttulo (clipe de vdeo), mas apenas se ele for o primeiro ttulo no conjunto de ttulos associado. 8. Se chamando um Menu: um boto situado no vmMenu pode somente chamar o primeiro menu de um conjunto de ttulos. 9. Um Menu em um determinado conjunto de ttulos pode chamar outros menus situados naquele mesmo conjunto de menus. 10. Um Menu em um determinado conjunto de ttulos no pode chamar outros menus situados em outros conjuntos de ttulos.

Conjuntos de ttulos - o arquivo XML do projeto Quando voc salva um projeto, um arquivo XML (eXtensible Markup Language) criado. O XML a sintaxe usada pelo aparelho tocador de DVD para determinar o que fazer e quando fazer algo. Este arquivo um reflexo do sistema de menus que voc criou e pode ser visualizado abrindo-o com a maioria dos editores de texto. Cada comando no arquivo estar dentro de chaves com rtulos ("tags") de abertura e fechamento, similares aos exemplos abaixo: 1. Alguns rtulos tpicos de XML

Menu do gerenciador de vdeos ("Video Manager menu") - <vmgm>...</vmgm>

2. Conjunto de ttulos ("Titleset") - <titleset>....</titleset> 3. Ttulo ("Title") - <title>....</title>

4. Menus ("Menus") - <menus>....</menus> 5. Botes ("Buttons") " <button>....</button> 6. E muitos mais.... 7. A ordem dos conjuntos de ttulos determinada pela ordem em que aparecem dispostos no arquivo XML. 8. O arquivo hierrquico por natureza. Ele codifica: conjunto de ttulos -> ttulo -> menu -> boto. Ele tambm inclui vrios outros itens sobre os quais falaremos numa prxima seo. Conjuntos de ttulos - criando um menu com mltiplos conjuntos de ttulos Geralmente, uma boa idia tentar fazer um mapa de seu sistema de navegao antes de criar os menus, botes e instrues de navegao. Este um planejamento tpico para mltiplos conjuntos de ttulos:

Para criar o sistema de menus mostrado acima, faa o seguinte: Crie a estrutura para o primeiro conjunto de ttulos

1. Comece um novo projeto e selecione a resoluo desejada (NTSC ou PAL). O DVDStyler criar o primeiro menu para voc.

2. Clique com o boto direito do mouse na Linha do Tempo para acessar a caixa de dilogo. Selecione "Add -> vmMenu". 3. Clique com o boto direito do mouse na Linha do Tempo para acessar a caixa de dilogo. Selecione "Add -> Menu". 4. Observao importante: no adicione o segundo conjunto de ttulos Linha do Tempo at que o primeiro esteja configurado.

imagem 27

Selecione as imagens de fundo para os menus do primeiro conjunto de ttulos

1. Clique com o boto esquerdo do mouse no mvMenu para dar-lhe o foco; 2. Clique na aba "Fundos" ("Backgrounds") extremidade esquerda da janela do programa para visualizar as imagens disponveis para fundo; 3. D um duplo-clique na imagem de fundo desejada; 4. Retorne Linha do Tempo e clique com o boto esquerdo do mouse no "Menu 1" para darlhe o foco; 5. D um duplo-clique na imagem de fundo desejada; 6. Retorne Linha do Tempo e clique com o boto esquerdo do mouse no "Menu 2" para darlhe o foco; 7. D um duplo-clique na imagem de fundo desejada.

imagem 28

Adicione os ttulos (vdeos) ao primeiro conjunto de ttulos

1. Clique na aba "Diretrios" ("Directories") extremidade esquerda da janela de programa para visualizar a rvore de diretrios; 2. Navegue at a pasta que contm seus ttulos (vdeos); 3. Clique e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse no ttulo desejado e arraste-o para a Linha do Tempo; 4. Repita o passo 3 para cada ttulo que estar disponvel nesse conjunto de ttulos. Este exemplo possui apenas um vdeo em cada conjunto de ttulos.

imagem 29

Coloque botes para todos os menus do primeiro conjunto de ttulos

1. Retorne Linha do Tempo e clique com o boto esquerdo do mouse no "vmMenu" para darlhe o foco. Uma visualizao do vmMenu aparecer no Painel de Edio de Menus (painel na rea de cima, direita); 2. Clique na aba "Botes" ("Buttons") extrema esquerda da janela do programa para visualizar os botes disponveis; 3. Clique e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse na palavra "Button" que aparece no painel e arraste-a para o Painel de Edio de Menus; 4. Repita o passo 3 para cada boto. O vmMenu deste exemplo possui dois botes; 5. Retorne Linha do Tempo e clique com o boto esquerdo do mouse no "Menu 1" para dar-

lhe o foco. Uma visualizao do Menu 1 aparecer no Painel de Edio de Menus (painel na rea de cima, direita); 6. Clique e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse na palavra "Button" que aparece no painel e arraste-a para o Painel de Edio de Menus; 7. Repita o passo 6 para cada boto no menu. O "Menu 1" deste exemplo possui trs botes; 8. Retorne Linha do Tempo e clique com o boto esquerdo do mouse no "Menu 2" para darlhe o foco. Uma visualizao do Menu 2 aparecer no Painel de Edio de Menus (painel na rea de cima, direita); 9. Clique e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse na palavra "Button" que aparece no painel e arraste-a para o Painel de Edio de Menus; 10. Repita o passo 9 para cada boto no menu. O "Menu 2" deste exemplo possui cinco botes.

imagem 30a - Botes para o primeiro conjunto de ttulos

imagem 30b

imagem 30c

Configure os botes para o primeiro conjunto de ttulos

1. Retorne Linha do Tempo e clique com o boto esquerdo do mouse no "vmMenu" para darlhe o foco. Uma visualizao do vmMenu aparecer no Painel de Edio de Menus (painel na rea de cima, direita); 2. D um duplo-clique em cada boto do "vmMenu" e mude suas propriedades para:

vmMenu - ao do "boto 1" - "ir para o primeiro conjunto de ttulos" ("jump to: titleset 1");

3. vmMenu - ao do "boto 2" - "ir para o segundo conjunto de ttulos" ("jump to: titleset 2"); 4. Modifique as outras propriedades de cada boto conforme desejado. 5. Retorne Linha do Tempo e clique com o boto esquerdo do mouse no "Menu 1" para darlhe o foco. Uma visualizao do Menu 1 aparecer no Painel de Edio de Menus (painel na rea de cima, direita); 6. D um duplo-clique em cada boto do "Menu 1" e mude suas propriedades para:

Menu 1 - ao do "boto 1" - "ir para o primeiro ttulo do primeiro conjunto de ttulos" ("jump to: titleset 1 | title 1");

7. Menu 1 - ao do "boto 2" - "ir para o segundo menu do primeiro conjunto de ttulos" ("jump to: titleset 1 | menu 2"); 8. Menu 1 - ao do "boto 3" - "ir para o menu gerenciador de vdeos" ("jump to: video manager"); 9. Modifique as outras propriedades de cada boto conforme desejado. 10. Retorne Linha do Tempo e clique com o boto esquerdo do mouse no "Menu 2" para darlhe o foco. Uma visualizao do Menu 2 aparecer no Painel de Edio de Menus (painel na rea de cima, direita); 11. D um duplo-clique em cada boto do "Menu 2" e mude suas propriedades para:

Menu 2 - ao do "boto 1" - "ir para o primeiro captulo do primeiro ttulo do primeiro conjunto de ttulos" ("jump to: titleset 1 | title 1 | chapter 1");

12. Menu 2 - ao do "boto 2" - "ir para o segundo captulo do primeiro ttulo do primeiro conjunto de ttulos" ("jump to: titleset 1 | title 1 | chapter 2"); 13. Menu 2 - ao do "boto 3" - "ir para o captulo "x" do primeiro ttulo do primeiro conjunto de ttulos" ("jump to: titleset 1 | title 1 | chapter 'x' ") - onde 'x' o nmero do captulo desejado; 14. Menu 2 - ao do "boto 4" - "ir para o primeiro menu do primeiro conjunto de ttulos" ("jump to: titleset 1 | menu 1"); 15. Menu 2 - ao do "boto 5" - "ir para o menu gerenciador de vdeos" ("jump to: video manager"); 16. Modifique as outras propriedades de cada boto conforme desejado.

Adicione o segundo conjunto de ttulos

1. Retorne Linha do Tempo; clique com o boto direito do mouse na Linha do Tempo para acessar a caixa de dilogo. Selecione "Add -> Titleset". 2. A partir deste ponto, os passos so basicamente os mesmos do primeiro conjunto de ttulos, com exceo do vmMenu. Este exemplo possui apenas um vmMenu, mas voc pode adicionar quantos quiser. Se voc de fato adicionar mais vmMenus, tenha em mente que cada vmMenu deve retornar por meio do gerenciador de vdeos para que seja possvel acessar menus de outros conjuntos de ttulos (VTSs). 3. Observao - quando voc adiciona um conjunto de ttulos ("titleset"), a sintaxe do container (<titleset> ... </titleset) para o novo conjunto de ttulos adicionada ao arquivo XML. Se voc quiser remover o conjunto de ttulos criado, crie um menu para ele e, ento, apague este menu criado (clique com o boto direito do mouse em cima dele e selecione "delete"). O novo conjunto de ttulos ser apagado do arquivo XML quando voc apagar o menu. Este contratempo provavelmente ser revisado e mudado nas verses futuras do DVDStyler.

imagem 31

Observaes gerais, dicas para a criao de menus e problemas conhecidos

Como adicionar imagens ao menu de fundos ("background menu") As imagens visualizadas no painel de fundos encontram-se na pasta chamada "Backgrounds", situada na pasta de instalao do programa DVDStyler (este manual usa a pasta /usr/share/dvdstyler/backgrounds, em uma distribuio Debian). As imagens podem ser adicionadas a este menu copiando-as manualmente para esta pasta. O programa suporta a maioria dos formatos de imagens (JPG, PNG, BMP, etc). Se voc for adicionar novas imagens pasta, tente usar imagens que estejam no tamanho correto para o formato de menu (PAL = 720 x 576 ou NTSC = 720 x 480). O DVDStyler automaticamente esticar e redimensionar a imagem selecionada para preencher todo o fundo do menu. A criao de imagens para fundo est alm do escopo deste manual. Imagens de fundo

O DVDStyler suporta dois tipos de imagens no menu. Uma possui como objetivo cobrir todo o fundo do menu e ter objetos colocados acima dela. A segunda uma imagem pequena, tambm conhecida como 'thumbnail', que serve para ser colocada onde voc quiser. O exemplo a seguir usa:

Uma imagem de fundo - imagem branca de tamanho 720 x 480 com duas barras vermelhas; Pr-visualizaes dos vdeos - seis imagens, todas redimensionadas para 150 x 100 pixels; Formatos de imagens - a maioria dos formatos grficos so suportados (BMP, JPG, PNG, etc.) Botes - seis botes, um para cada vdeo, com as propriedades de texto modificadas para caber no abaixo da imagem; Cabealho do menu - um texto colocado abaixo dos ttulos para servir como nome do menu.

imagem 32 H dois modos para se colocar imagens de fundo. Eles esto descritos na seo "Utilitrios do programa -> Usando uma imagem como fundo no menu".

Edio de imagens

O Gimp (software livre) um timo programa para a edio de imagens; pode ser usado para cortar imagens, redimension-las, dentre muitas outras funes disponveis. O software j est traduzido para portugus. Voc pode encontrar informaes sobre o programa nos seguintes sites: www.gimp.org (em ingls), www.gimp.com.br (frum de discussses em portugus) e www.ogimp.com.br (comunidade Gimp no Brasil). Feche os arquivos de vdeo

Quando renderizar um projeto, esteja seguro de que uma verso anterior do projeto no esteja aberta por algum programa tocador de DVDs (como o Xine, por exemplo). O DVDStyler parar a renderizao at que esses arquivos sejam liberados. Boto transparente

Se voc selecionar uma cor de fundo para um boto do menu e depois decidir mud-la para transparente de novo, clique na caixa de cor ao lado da caixa de seleo de cores ("..."), como mostra a figura.

imagem 33

Programa para queimar DVDs

O programa K3B o software livre mais conhecido para queimar CDs ou DVDs. Para mais informaes sobre ele, visite a pgina www.k3b.org, na internet (em ingls). O software j est traduzido para portugus. uma tima opo caso voc, por qualquer motivo, no queira usar a funo de queima de DVDs do prprio DVDStyler, habilitada para linux. Margens de segurana para televisores

Alguns usurios comentaram sobre a margem de segurana para televisores no menu. Trecho citado:

caso do PAL). Minha sugesto deixar uma borda de 40 pixels esquerda e direita e uma borda de 32 pixels nas partes de cima e de baixo para ficar com uma rea segura de 640 x 512".

"Ao contrrio dos computadores, a maioria dos televisores no exibem todos os pixels (720 x 576, no

uma boa sugesto. Tente manter o contedo de seu menu sempre dentro desta rea de segurana, j que os televisores tendem a cortar as extremidades dos vdeos. Problemas conhecidos

esto relacionados distribuio da verso para Windows. Como tais problemas no so apresentados quando rodando o programa numa distribuio Linux e como questes relacionadas ao DVDStyler rodando no Windows esto alm do escopo deste manual, elas foram retiradas dessa seo.

Observao (referente a esta verso do manual): a maioria dos problemas conhecidos do software

Salvando seu projeto - algumas verses anteriores do DVDStyler no suportavam salvar todas as opes de "propriedades" quando salvando o projeto ("File -> Save as"). Os desenvolvedores acreditam que este problema tenha sido solucionado e, nos testes realizados para a verso deste manual o problema no pareceu estar presente, mas talvez voc queira fazer todas as etapas de autorao (criao e edio de menus, renderizao final, etc) na mesma sesso do projeto. Esta nota s est presente no manual porque existe a possibilidade de este erro ainda existir.

As cores padro no permanecem na grade ("grid") padro aps reiniciar o programa. Este problema ser resolvido nas prximas verses. Para os testes realizados para este manual, no usamos cores como fundo, apenas imagens estticas; pode ser que este problema j esteja solucionado.

A possibilidade de se tocar msicas enquanto os menus aparecem ser deixada para verses futuras. Seleo de lnguas: embora haja uma traduo do programa para portugus, durante os testes realizados para esta verso do manual, no foi possvel acess-la. Um erro relacionado ao "locale pt_PT" aparecia. Este um dos motivos pelo qual muitos termos tcnicos so apresentados tanto em portugus como em ingls.

Autores e links
Autor do programa DVDStyler - Alex Thuering Autor da documentao relacionada ao DVDStyler - Don Brett Veja os e-mails dos autores no site oficial do projeto.

Tradues do software:
Catalo - Miguel Francs - Philippe Martin Alemo - Alex Thuering Hngaro - Faczan Laszlo Italiano - Roberto Minotti Polons - Michal Jusyk Portugus - Henerique Lopes Russo - Alex Thuering Espanhol - Redy Rodriguez Veja os e-mails de cada tradutor no site oficial do projeto.

Ferramentas e bibliotecas
wxWidgets - Julian Smart, Robert Roebling e outros DVDAuthor - Scott Smith mjpeg tools - Rainer Johanni, Gernot Ziegler e outros mpgtx - Laurent Alacoque cdrtools - Joerg Shilling dvd+rw-tools - Andy Polyakov

Verso do manual para portugus


Verso e atualizao: Flavio Freitas (qazav.wordpress.com) Traduo da licena de uso: Caio Mariano

Links
Pgina na internet do projeto DVDStyler (em ingls) - http://dvdstyler.sourceforge.net/ Link do DVDStyler no SourceForge (em ingls) - https://sourceforge.net/projects/dvdstyler/

You might also like