You are on page 1of 5

1- Caractersticas Gerais A cana-de-acar (Saccharum spp), tem origem siatica e foi introduzida no Brasil nas primeiras dcadas do sculo

XVI pelos portugueses com a cultivar S. officinarum. Com o crescente interesse da populao mundial em desenvolver alternativas ao modelo energtico atual baseado em combustveis fsseis vem fazendo com que a rea plantada de cana-de-acar cresa exponencialmente, principalmente no Brasil, que detem a melhor tecnologia de produo de etanol a partir da cana-de-acar, sendo este o maior produtor do mundo da cultura. Pertencente a famlia Poaceae, representada pelo milho, sorgo, arroz e muitas outras gramas. As principais caractersticas dessa famlia so a forma da inflorescncia (espiga), o crescimento do caule em colmos, e as folhas com lminas de slica em suas bordas e bainha aberta. A produtividade da cana-de-acar afetada por diversos fatores, dentre os quais se destacam: variedade, fertilidade do solo, adubao qumica e orgnica, clima, prticas culturais, controle de pragas e doenas, colheita etc. A adequao destes fatores de produo importante para a maximizao da produo e a longevidade do canavial. Ela se adapta muito bem s regies de clima tropical, quente e mido, cuja temperatura predominante seja entre 19 e 32 C e onde as chuvas sejam bem distribudas, com precipitao acumulada acima de 1000 milmetros por ano. A cultura conta com duas fases principais de desenvolvimento:

Crescimento vegetativo: fase em que a planta favorecida pelo clima mido e quente; Maturao: quando temperaturas mais amenas e a baixa disponibilidade de gua favorecem o acmulo de sacarose

Apesar de se desenvolver em solos de baixa fertilidade ou com condies fsicas desfavorveis, a cana-de-acar uma cultura que responde aos solos frteis e fisicamente adequados, atingindo altas produtividades nestas condies. Os solos ideais para o desenvolvimento da cana so bem arejados e profundos, com boa reteno de

umidade e alta fertilidade. O valor do pH em cloreto de clcio deve ser de aproximadamente 6. Canaviais bem formados proporcionam rendimentos mdios de massa verde superiores a 120 toneladas por hectare. Quando manejados corretamente, pode-se obter oito ou mais colheitas, mantendo disponibilidade e qualidade constante durante o perodo de seca. 2 - Composio Qumica Em trabalhos realizado por J.B. Andrade et al. (2004) foram obtidos os seguintes dados referentes a matria seca (%MS), protena bruta (%PB), extrato etreo (%EE), matria mineral (%MM), carboidratos totais no estruturais (%CTN), fibra insolvel em detergente neutro (%FDN), fibra insolvel em detergente cido (%FDA), celulose (%CEL), hemicelulose (%HEM) e lignina (%LIG).

% MS 28,24

% PB 2,46

% EE % MM %CTN %FDN %FDA %CEL %HEM %LIG 0,98 2,55 41,65 49,14 29,24 24,48 19,9 4,16

3- Subprodutos Nada desperdiado da cana-de-acar, pois seus subprodutos e resduos podem ser ultilizados na alimentao humana e animal bem como na fertilizao de solos e na cogerao de energia. Bagao: resduo fibroso proveniente da extrao do caldo pelas moendas. Apresenta em mdia, 46% de fibra e 50% de umidade, resultando aproximadamente, em 280 quilos de bagao por tonelada de cana processada. Aplicaes: combustvel para caldeira, produo de celulose e na alimentao de gado confinado. Torta de filtro: resduo da filtrao mecnica do lodo na fabricao do acar e tambm na do lcool direto. produzida na proporo de 20 a 40 quilos por tonelada de cana, apresentando, em mdia, 75% de umidade e utilizada como fertilizante, rica fonte de fsforo. Melao: produzido na proporo de 40 a 60 quilos por tonelada de cana processada. Devido ao elevado teor de acares totais e demais componentes, o melao utilizado,

principalmente, na fabricao de lcool etlico, sendo aproveitado, tambm, como matria-prima para a produo de raes, levedura prensada para panificao, antibiticos, entre outros. Vinhaa: resduo do processo de fabricao do lcool, produzida no proporo de 12 a 18 litros por litro de lcool. Suas principais aplicaes so para a alimentao de animais, produo de protenas (biomassa), produo de metano porem mais utilizada como fertilizante de solos. Levedura: obtida da secagem de uma parte do leite proveniente do processo de fermentao. produzida na proporo de 2,5 quilos para 100 litros de lcool, possui em sua composio 35% de protena e alto teor de vitaminas do complexo B, encontrando aplicao especialmente na composio de raes animais.

4- Utilizao na nutrio animal A cana-de-acar tem um enorme potencial na utilizao na nutrio animal, pois pode ser cultivada em todo territrio nacional, de custo relativamente baixo, permanente, de fcil implantao, alta produo forrageira ( mais de 120T/ha), produz exatamente no perodo em que a disponibilidade de outras pastagens reduzido, bem aceito pelo gado( at 45 kg/animal/dia de massa verde) mantm elevado teor de sacarose durante tempo suficiente para ser colhida conforme a necessidade durante o perodo mais seco.

5- Restries A restrio do uso da cana-de-acar na nutrio animal se d devido ela ser um alimento desbalanceado. Se fornecida como nica fonte alimentar no capaz de suprir nem mesmo as necessidades de mantena do animal. A cana-de-acar riqussima em energia porm apresenta teores reduzidos de protena bruta (2 a 3% da MS), enxofre, fsforo, zinco e mangans. Seu alto teor de fibras de degradao lenta e no degradvel tambm pode reduzir a ingesto de alimentos.

Outro cuidado que deve ser tomado, no seu armazenamento, que se no tratado corretamente com aditivos resulta na fermentao alcolica do material, reduzindo drsticamente seu valor nutritivo e o consumo, podendo ainda causar toxicidade aos animais. 6- Comentrios tcnicos A cana-de-acar apresenta vrios pontos positivos na alimentao animal, e j muito utilizada com ruminantes. Porm nunca deve ser fornecida como fonte nica de alimentao e deve ser suplementada. A incluso de uria uma otima alternativa de suplementao.Ela uma fonte de nitrognio no-protico (NNP) de baixo custo, para suprir nitrognio aos microorganismos capazes de converter NNP em protena microbiana. Com a adio de 1 kg de uria para cada 100 kg de cana-de-acar (peso fresco) o teor de PB na forragem aumentado de 2-3% para 10-12% na MS. O enxofre indispensvel para a sntese dos aminocidos essenciais metionina, cistina e cisteina. A adio de uma fonte de enxofre melhora a sntese de protena microbiana no rmen, aumentando o fluxo de protena microbiana e o suprimento de aminocidos no intestino delgado, os quais levam ao melhor desempenho animal. Para a preparao, segue-se os seguintes passos: Primeiramente prepara-se previamente a mistura uria+fonte de enxofre, que pode ser utilizadas por vrios dias. A mistura recomendada nove partes de uria e uma parte de sulfato de amnio ou oito partes de uria e duas partes de sulfato de clcio. Com estas propores, obtm-se relao N:S da ordem de 9 a 16:1. Uma vez preparada, a mistura U+ S deve ser guardada em sacos plsticos em local seco e fora do alcance dos animais. A colheita pode ser efetuada a cada dois dias, mas a picagem so deve ser realizada no momento de fornecer aos animais de modo a evitar fermentaes indesejveis. Durante a primeira semana (perodo de adaptao), a quantidade a ser usada 0,5% de uria. Ex: para cada 100kg de cana picada, adiciona-se 500g da mistura U+S diluda em 4 litros de gua, que indicada para facilitar uma incorporao mais homognea da uria cana. Da segunda semana em diante, passa-se a utilizar 1% da mistura na cana. Ex: para cara 100kg de cana picada, adiciona-se 1kg da mistura U+S 4 litros de gua.

7- Referncias TORRES, R. A. Cana como forragem. Agncia de informao EMBRAPA, Cana-deacar. ANDRADE, J. B et al. Composio qumica de gentipos de cana-de-acar em duas idades, para fins de nutrio animal. Bragantia, Campinas, v.63, n.3, p.341-349, 2004 TORRES, R. A.; COSTA, J. L. Uso da cana-de-acar como forrageira. Agncia de informao EMBRAPA. http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/cana-de-acucar PRADO, I. N.; MOREIRA, F. B. Suplementao de bovinos no pasto e alimentos alternativos usados na bovinocultura. Maring, EDUEM, 2002.

You might also like