You are on page 1of 6

APRESENTAO

Bullying uma palavra de origem inglesa, adotada em muitos pases para deferir o desejo consciente e deliberado de maltratar uma pessoa e coloc-la sob tenso; termo que conceitua os comportamentos agressivos e anti-sociais, utilizado pela literatura psicolgica anglosaxnica nos estudos sobre o problema de violncia nas escolas. Os atos de bullying entre os alunos apresentam determinadas caractersticas comuns: so comportamentos produzidos de forma repetitiva num perodo prolongado de tempo contra uma mesma vtima, apresentam uma relao de desequilbrio de poder, o que dificulta a defesa da vtima, ocorrem sem motivaes evidentes, so comportamentos deliberados e danosos. Sua ao malfica traumatiza o psiquismo de suas vtimas, provocando um conjunto de sinais e sintomas muito especficos, caracterizando uma nova sndrome, denominada pela autora de Sndrome de Maus-Tratos Repetitivos (SMAR). Tem, como agravante, interferncia drstica no processo de aprendizagem e socializao. O resultado nesse caso que a experincia vivenciada, registrada com forte carga emocional, afetar profundamente a memria, prejudicando a mente na construo da sua histria intrapsquica, no desenvolvimento da sua inteligncia, na sua capacidade de auto-expresso e na sua atitude de primar por cidadania e qualidade de vida, em decorrncia dos traumas sofridos. BULLYING E A DELIQUNCIA O fenmeno bullying estimula a deliquencia e induz a outras formas de violncia explcita, produzindo cidados estressados, deprimidos, com baixa auto-estima, capacidade de autoaceitao e resistncia frustrao. Ele o responsvel pelo estabelecimento de um clima de medo e perplexidade em torno das vtimas, bem como dos demais membros da comunidade educativa que, indiretamente se envolvem no fenmeno sem saber o que fazer. Fante (2005) comenta que: que nem todos aqueles que um dia foram vitimados pelo bullying iro protagonizar tragdias ou massacres, mas queremos alertar para a gravidade desse fenmeno que tem grande poder desencadeador de transtorno psquico e que pode ser transformar em tragdia social. (p. 25) O poder do agressor exercido pela imposio de autoridade respaldada na sua fora fsica e/ou psicolgica que o destaca perante o grupo, transformando-o num modelo a ser seguido. Muitas vezes, um aluno adere ao grupo de agressores ou se converte em agressor por presso ou como estratgia de defesa, para no se transformar em uma nova vtima, para no ser banido do grupo, ou, ainda, para garantir popularidade. A ao individual do agressor acaba se irradiando e se transformando numa ao coletiva, fato que decorre de uma espcie de aliciamento por meio do qual os admiradores do agressor reiteradamente repetem suas condutas, atacando geralmente a mesma vtima ou uma outra.

Fante (2005) diz que, as causas desse tipo de comportamento, segundo especialistas, devemse carncia afetiva, ausncia de limites e ao modo de afirmao do poder dos pais sobre os filhos, por meio de prticas educativas que incluem maus-tratos fsicos e exploso emocionais violentas. As ms relaes so problemas mais generalizados, porm menos intensos, que surgem com a indisciplina ou com o mau comportamento dos alunos. No deixam de perturbar o bom andamento das atividades escolares, entretanto no podem ser consideradas como violncia. Os atos de indisciplina so comportamentos que vo contra as normas da escola e esto previstos no Regimento Interno Escolar, desinteresse pelas aulas ou pelo ensino. J os atos de violncia ou agressividade dos alunos acontecem com grande freqncia, porm nem sempre so identificados pelos professores e podem tomar a forma explcita ou velada. SNDROME DE MAUS-TRATOS REPETITIVOS (SMAR) A necessidade que tem o agressor de reproduzir contra outros os maus-tratos sofridos tanto em casa quanto na escola, como forma, talvez, de exercer autoridade e de se fazer notado, ou por ser a nica maneira que lhe foi ensinada diante do grupo de iguais, buscando com isso reconhecimento, auto-afirmao e satisfao pessoal. O fato que a reproduo constante desses comportamentos agressivos e intimidatrios no convvio escolar implica um nmero cada vez maior de alunos, irradiando-se como dinmica psicossocial doentia e repetitiva, numa espcie de ciclo vicioso que denominamos Sndrome de Maus-Tratos Repetitivos (SMAR). Essa sndrome oriunda do modelo educativo predominante, introjetado pela criana na primeira infncia. Sendo repetidamente expostas a estmulos agressivos, aversivos ao seu psiquismo. A criana os introjeta inconscientemente ao seu repertrio comportamental, transformando-se posteriormente numa dinmica psquica mandante de suas aes e reaes. Dessa forma, estar predisposta a reproduzir a agressividade sofrida ou a reprimi-la, comprometendo, assim, o seu processo de socializao. O medo constante e repetitivo bloqueia a agressividade e o bom funcionamento mental, prejudicando as funes de raciocnio, abstrao, interesse por si mesmo e pelo aprendizado, alm de estender-se a outras faculdades mentais ligadas autopercepo, concentrao, autoestima e capacidade de interiorizao. Fante(2005) descreve que: ao fazer o resgate dessas experincias, estimulado por uma sucesso de eventos vexatrios semelhantes, o trauma retroalimentado, formam-se cadeia de pensamentos angustiantes, geradores de emoes conflitantes, de medo e agressividade reprimidos originando conflitos intrapsquico, tais conflitos, represados ao longo do tempo, fazem com que o organismo somatize diante dos agressores ou na hiptese da presena deles, provocando reaes bioqumicas descompensadas, sintomas psicossomticos, mau funcionamento da mente, alm das reaes caractersticas de estresse (p. 24)

BULLYING E A NO-ACEITAO DAS DIFERENAS

O bullying comea frequentemente pela recusa de aceitao de uma diferena, seja ela qual for, mas sempre notria e abrangente, envolvendo religio, raa, estatura fsica, peso, cor dos cabelos, deficincias visuais, auditivas e vocais, ou uma diferena de ordem psicolgica, social, sexual e fsica; ou est relacionada a aspectos como fora, coragem e habilidades desportivas e intelectuais. A constatao dessas diferenas faz surgir conflitos interpessoais de convivncia, e os mtodos utilizados para solucion-los so aqueles aprendidos nas vivncias experenciadas no modelo educativo a que o educando foi submetido, que expresso pela imposio de autoridade e pelo emprego de vrios tipos de atitudes e linguagem violenta para faz-lo obedecer. A ausncia de modelos educativos humanistas, capazes de estimular e orientar o comportamento da criana para a convivncia social pacfica e para o seu crescimento moral e espiritual so fatores indispensveis ao bom processo socioeducacional. A ausncia desses valores humanistas tem induzido o educando ao caminho da intolerncia, que se expressa pela no-aceitao das diferenas pessoais inerentes a todos os seres humanos. Grande parte da reflexo pedaggica centrou-se na temtica dos valores humanos a tica, a moral, e a cidadania, visando reduo da violncia, transmitidos nos contedos das diferentes matrias. Assim, os temas transversais seriam a oportunidade ideal para se educar em valores; entretanto, os problema metodolgicos que os professores enfrentam para trabalh-los acabam inviabilizando a tarefa por no saberem como abord-los no cotidiano, resultando na deficincia de modelos educativos capazes de sensibilizar, estimular e orientar as atitudes individuais e principalmente coletivas dos alunos. Sobre isso, FANTE (2005) comenta que ensinar a criana desde a mais tenra idade a desenvolver essas atitudes medida que auxiliar a conviver pacificamente e a reconstruir um mundo melhor. Portanto, a escola deve estimular o ensino e o desenvolvimento de atitudes que valorizem a prtica da tolerncia e da solidariedade entre os alunos. O dilogo, o respeito e as relaes de cooperao precisam ser valorizados e assumidos por todos os envolvidos no processo educacional (p. 93)

PROTAGONISTAS DO FENMENO BULLYING As pessoas que protagonizam o fenmeno Bullying podem ser descritas como: Vtima tpica - aquela que serve de bode expiatrio para um grupo. um indivduo (ou grupo de indivduo), geralmente pouco socivel, que sofre repetidamente as conseqncias do comportamento agressivos de outros e que no dispes de recursos, status ou habilidades para reagir ou fazer cessar essas condutas prejudiciais. Vtima provocadora - aquela que provoca e atrai reaes agressivas contra as quais no consegue lidar com eficincia. A vtima provocadora possui um gnio ruim, tenta brigar quando atacada ou insultada, mas geralmente de maneira ineficaz; pode ser hiperativa, inquieta, dispersiva e ofensora.

Vtima agressora - aquela que reproduz os maus-tratos sofridos; aquele aluno que, tendo passado por situaes de sofrimento na escola, tende a buscar indivduos mais frgeis que ele para transform-los em bodes expiatrios na tentativa de transferir os maus-tratos sofridos Agressor - aquele que vitimiza os mais fracos. O agressor, de ambos os sexos, costuma ser um indivduo que manifesta pouca empatia. Frequentemente, membro de famlia desestruturada, em que h pouco ou nenhum relacionamento afetivo. Os pais ou responsveis exercem superviso deficitria e oferecem comportamentos agressivos ou violentos como modelos para solucionar os conflitos. Espectador - o aluno que presencia o bullying, porm no o sofre nem o pratica. Representa a grande maioria dos alunos que convive com o problema e adota a lei do silncio por temer se transformar em novo alvo para o agressor. Mesmo no sofrendo as agresses diretamente, muitos deles podem se sentir inseguros e incomodados. BULLYING E AS TEORIAS DA AGRESSIVIDADE Existem as Teorias ativas: aquelas que defendem a agressividade como impulsos internos e inatos. A agressividade seria algo prprio da espcie humana e, portanto, impossvel de evitar. H tambm as Teorias reativas: aquelas que defendem que a agressividade tem influncia ambiental. A agressividade seria uma reao aprendida no ambiente. As teorias biolgicas de Freud e Lorenz formaram a tese da agressividade como resposta frustrao, de maneira que descarta a idia do homem como ser agressivo por natureza e aceita a agressividade como conseqncia de experincias frustrantes. De acordo com Fante (2005), essa concepo conclui que a criana potencialmente agressiva desde seu nascimento; portanto a agressividade inata, ante uma frustrao provocada pelo meio, ela ativada. (p. 163) Os naturalistas ou ambientalistas defendem a idia de origem da agressividade como conseqncia direta de uma frustrao. Bandura e seus colaboradores defendem a idia da agressividade como aprendizagem social, sendo esta um meio para conseguir certos objetivos. Fante (2005) acredita que : quando estimulada a agressividade por mecanismos de imitao, modelo e reforo, ela passa a formar parte da auto-regulao interna dos padres de conduta por meio de processos de valorao moral e antecipao dos efeitos, e, portanto, com um carter aprendido. (p. 163 a 164) A agressividade exagerada tambm pode ser explicada pela Sndrome cromossmica cromossomo x e dois cromossomos Y (super macho) ou ainda na adolescncia pelos hormnios (adrenalina) FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O BULLYING FATORES EXTERNOS ESCOLA Os fatores externos escola mesmo que no parea contribuem de uma maneira para o acontecimento de episdios de bullying na escola. No contexto social os grandes problemas da sociedade atual, como a pobreza e o desemprego, responsveis pela desigualdade social,

favorecem um ambiente de agressividade, delinqncia e atitudes anti-sociais. Os meios de comunicao tambm favorecem o bullying, como por exemplo, os programas telivisivos, pois mostram a brutalizao da linguagem e da imagem com a exibio de cenas violentas. A famlia, por sua vez s vezes favorece o comportamento violento e agressivo que um aluno apresenta na escola, provocando sofrimentos a muitos outros de forma velada ou no tem sua origem, dentre outros fatores, no modelo educativo familiar de acordo com o qual foi criado. Tal modelo caracteriza-se como causador do comportamento agressivo ou violento, devido ao tipo de estimulao a que ele foi exposto desde pequeno; pela forma de convivncia predominante em sua famlia; pela maneira como foi ensinado a obter prazer e satisfao dos seus desejos; conforme a qualidade da carga emocional desprendida pelos progenitores nos vrios momentos que ele sofreu correo. Os maus-tratos e o modelo educativo familiar contribui para o fenmeno bullying, uma vez que a criana aprende a resolver os seus conflitos pelo emprego das diversas formas de violncia; aprende que o poder ser exercido pelo mais forte, com falta de negociao e de dilogo; ou no aprende a desenvolver habilidades de defesa, assumindo postura frgil e submissa Assim como, os mtodos educativos ambguos, ou seja, prticas educativas excessivamente laxas, ou inconsistentes, ou restritivas e, em alguns casos, excessivamente punitivas. A desestruturao familiar tambm favorece o bullying, uma vez que marcada pela ausncia de um dos genitores ou pela falta de bom entendimento afetivo entre os conjugues e seus filhos, devido ausncia de segurana e carinho. Sem dvida, a falta de tempo para os filhos mostra-se favorvel para a ocorrncia de bullying, os pais vem obrigados a trabalhar cada vez mais para manter a famlia, e o pouco tempo de que dispe no destinado ao suprimento das necessidades afetivas de seus familiares, mas televiso, nutrindo com isso a falsa sensao de estarem informados. FATORES INTERNOS ESCOLA E claro existem os fatores internos escola que permitem o favorecimento de bullying. O clima escolar: a escola, como as demais instituies de ensino, tem por objetivo a socializao centrada no princpio da equidade, o que significa dizer que todos tm os mesmos direitos. Seu propsito igualar as discrepncias e diferenas existentes na sociedade. respeito disso, Hurrelman in Fante (2005) diz que: o clima de agressividade e violncia na escola manifesta-se pela predominante estrutura organizacional, burocraticamente rgida, que se prope interao e ao ensino. Essa proposta acaba se constituindo numa condio marginal-social decisiva para o desenvolvimento de problemas interpessoais originados no anonimato dos contatos sociais e na insuficiente autoridade pessoal dos professores, podendo ceder espaos s dificuldades disciplinares especiais (p. 185 a 186) RELAES INTERPESSOAIS

A adaptao do aluno escola depende, fundamentalmente, do tipo de relacionamento que estabelece com os professores e com os seus iguais. Quando essas relaes se estabelecem de forma adequada, proporcionam, segundo a opinio emitida pelos alunos o que h de melhor na escola. Entretanto, quando essas relaes no so adequadas, como ocorre com crianas discriminadas ou ignoradas, a escola se transforma em fonte de estresse e inadaptao, resultando em conflitos interpessoais e em diversas formas de violncia, comprometendo a qualidade do ensino-aprendizagem. O afeto e a ateno individualizada favorecem a empatia e facilitam o processo ensino-aprendizagem Quando existe postura de autoridade na figura do professor, no existe pelo status de poder e sim proporcionada pela prpria. O tipo de convivncia entre os alunos e entre eles e toda a equipe escolar tem grande influncia no processo socioeducacional, pois as experincias marcaro para sempre suas vidas, tanto as prazerosas quanto as desagradveis. Lembram que a memria registra de forma privilegiada as experincias vivenciadas com forte carga emocional. Fante (2005) comenta, que, segundo estudos, as principais causas da disrupcin so: ausncia de controle da classe, excesso ou deficincia de autoridade do professor, desmotivao dos alunos para a aula, deficincias metodolgicas e despreparo das aulas ou incapacidade profissional (p.201) RELAO PROFESSOR-ALUNO Na relao professor-aluno, as condutas inapropriadas como, falta de cooperao, falta de educao, insolncia, desobedincia, provocao, hostilidade, abuso, impertinncia e ameaas, podem ser vistas como estratgia pelas quais os alunos avaliam o professor. Essas atitudes causam grande desconforto, pois dificultam a comunicao e, conseqentemente, o seu desempenho profissional, repercutindo no desenvolvimento de relaes interpessoais tensas propensas para o desfavorecimento e manuteno do bullying. FANTE, Cleo. Fenmeno Bullying: como prevenir a violncia nas escolas e educar para a paz. Cleo Fante. Ed. rev. e ampl. Campinas, So Paulo: Verus Editora, 2005.

You might also like