You are on page 1of 4

6.

Centrolos: OCORRNCIA: Clulas eucariticas, exceto vegetais FANERGAMOS (com flor, gimno +angio) COMPOSIO QUMICA Protica (protena tubulina) FUNO: Formar clios, flagelos, fibras do fuso acromtico (mittico) Entre as funes desempenhadas, destacam-se: fuso aromtico durante o mecanismo de diviso por mitose e meiose, deslocando-se cada um para extremos opostos da clula, emitindo projees em formao de feixes filamentosos que se unem regio do centrmero dos cromossomos, que proporcionalmente realizam a separao dos cromossomos homlogos ou das cromtides irms. Formao dos clios e flagelos, responsveis por inmeras atividades, dependendo do tipo de organismo (unicelular ou multicelular), seja: - Uma alga ou protozorio, nos quais os centrolos desenvolvem pequeninos clios ou flagelos, propiciando alm da locomoo a absoro de partculas. - Ou tambm presentes em algumas clulas especializadas do corpo humano: no revestimento interno da traquia removendo impurezas do sistema respiratrio; integrao de clios na superfcie das clulas da tuba uterina; e compondo o flagelo dos gametas masculinos (os espermatozides). Como os clios e os flagelos esto geralmente associados ao mecanismo de locomoo, necessitam de eficcia para gerar propulso e deslocamento. Em conseqncia, a estruturao dos microtbulos situados na base dos centrolos (chamada de corpsculo basal) possui uma diferenciao. O arranjo, tanto dos clios quanto dos flagelos, requer de um par de microtbulos centrais, aumentando a resistncia do anexo locomotor.

7. Vacolos: OCORRNCIA: Clulas eucariticas COMPOSIO QUMICA: Membranosa (tonoplasto) = lipoproteica FUNO: - Armazenamento - Regulao osmtica OBS: Originam-se do complexo de golgi e do reticulo endoplasmtico. Vacolos contrteis ou pulsteis: presentes nos protozorios de gua doce e so responsveis pelo equilbrio osmtico, eliminando excesso de gua nas clulas. Essa gua encaminhada para o vacolo contrtil, que se contrai e bombeia o excesso de gua para o exterior. Em algumas espcies, este tipo de vacolo atua tambm como auxlio na excreo ou na locomoo. Vacolos de suco celular: so delimitados por uma membrana lipoprotica (tonoplasto) e so exclusivos das clulas de algumas algas e das plantas. Nas clulas jovens das plantas so pequenos e numerosos, medida que a clula se desenvolve e cresce, eles se fundem resultando em um grande, nico e bem desenvolvido vacolo. Vacolos digestivos: so tpicos de clulas fagocitrias e atuam em associao s enzimas lisossmicas formando outros vacolos derivados deste processo: vacolos primrios e secundrios, ou ainda chamados de vacolos digestivos e residuais. 8. Mitocndrias: OCORRNCIA: Clula eucaritica COMPOSIO QUMICA: DNA, RNA, PROTENA, membronosa, lipoproteica

FUNO: Respirao celular

EQUAO GERAL DA RESPIRAO

Respirao aerbia: Neste processo, os compostos orgnicos so degradados at compostos inorgnicos muito simples, dixido de carbono e gua, na presena de oxignio. O rendimento energtico elevado.

Respirao aerbia tem quatro etapas, que so elas:

- GLICLISE (ocorre no HIALOPLASMA): Quebra da GLICOSE (6C) at cido PIRUVICO (3C). NO necessita de oxignio!!!

- Formao de acetil-COA (ocorre na matriz mitocondrial): Descarboxilao e oxidao do cido pirvico (3C) e formao de acetil-CoA (2C).

- Ciclo de Krebs (ocorre na matriz mitocondrial): Srie de reaes metablicas que resultam na oxidao completa da glicose. Ciclo de reaes em que ocorrem descarboxilaes e desidrogenaes.

- Cadeia respiratria (ocorre na membrana interna da mitocndria ) : os eletrons do NADH e FADH 2, formados nas fases anteriores, percorrem uma cadeia de transportadores de electrons. O O2 o aceptor final dos electrons e protons, formando H2O.

You might also like