You are on page 1of 6

P OSSO TER UM CANCRO... E AGORA? O QUE DEVO FAZER?

*
Sentiu que havia algo de estranho consigo e decidiu ir ao mdico. Fez os exames e chegou a altura de ir consulta onde, provavelmente, iro dizer-lhe o que tem. E agora? O que deve fazer?

www.pop.eu.com

No dia da entrega dos exames, devo levar algum comigo consulta?

sempre til levar consigo algum que lhe seja prximo: no caso de receber uma m notcia, essa pessoa mais facilmente conseguir manter a presena de esprito, poder lembrar-se de todas as perguntas que quer fazer ao mdico e ter mais facilidade em memorizar as explicaes e indicaes do mdico e restantes profissionais de sade envolvidos (enfermeiros, farmacuticos, ).

notas

O que no posso esquecer de perguntar ao mdico, depois do diagnstico?

Deve perguntar ao seu mdico tudo o que est relacionado com a doena tanto em termos fsicos, psicolgicos e sociais, como familiares e laborais (relacionados com o seu trabalho). No se esquea de perguntar quais as alternativas de tratamento de que dispe, bem como as respectivas vantagens e desvantagens. Para no se esquecer das respostas, e se no levar algum consigo que possa ajudar, leve um bloco e tome notas.

notas

Devo perguntar logo ao mdico qual o meu prognstico?

O mdico tem obrigao de explicar o que se passa consigo, tendo em conta os seus limites individuais e a sua preparao emocional. Se no se sentir preparado para ouvir o pior cenrio possvel, no pergunte, e espere que o mdico o diga, quando considerar adequado.

notas

Devo pedir uma segunda opinio?

Deve: um direito seu. No se preocupe em poder melindrar o seu mdico. Pedir uma segunda opinio ir permitelhe sentir-se mais seguro, em relao ao diagnstico, ao prognstico e s alternativas de tratamento, para poder avaliar os riscos envolvidos e tomar uma deciso consciente. Se as opinies dos dois mdicos forem contraditrias, confronte-as e pea aos mdicos para dialogarem (o que, hoje em dia, fcil fazer atravs de e-mail). Se ainda tiver dvidas, procure uma terceira opinio. No fique com dvidas por esclarecer! Em todo este processo, crucial ter confiana no seu mdico e estabelecer uma verdadeira parceria mdico-doente!

notas

Ser o meu mdico a pessoa indicada para me tratar, ou devo recorrer a um especialista?

Coloque essa questo ao seu mdico. Em princpio, ser o prprio mdico a ter a iniciativa de o encaminhar para um colega da especialidade.

notas

Devo optar pelo sistema pblico ou privado?

Para tomar essa deciso, vai ter de ponderar diversos factores, relacionados com a organizao e burocracia das diferentes opes, bem como factores clnicos (mdicos) e financeiros. Um hospital privado oferece, claramente, mais conforto e, o tempo de espera por uma consulta, muito menor. Alm disso, esto muitas vezes mais bem equipados. Mas, para tal, preciso ter recursos financeiros prprios ou um seguro de sade que cubra as despesas que poder vir a ter. Fale com o seu mdico sobre as diferentes possibilidades.

notas

Servio Nacional de Sade posso escolher o hospital em que quero ser tratado?

Teoricamente, pode. No entanto, ter que discutir isso com o seu mdico: ter que ser ele a referenci-lo para a especialidade e para o respectivo hospital. Normalmente, mais fcil essa referenciao ser efectuada na sua rea geogrfica.

notas

Vale a pena ir tratar-me no estrangeiro?

Quando se trata de intervenes que no se fazem em Portugal, ou que se fazem muito pouco e a situao seria de grande risco, o prprio Ministrio da Sade comparticipa a deslocao. No entanto, so poucos os casos em que tal acontece. Ainda assim, est no seu direito de querer saber se h algum local do mundo onde a sua doena tratada com mtodos ou tecnologias mais inovadoras. Pergunte ao seu mdico e pode, ainda, informar-se na Ordem dos Mdicos.

notas

Como poderei saber se existe algum ensaio clnico em que eu posso ser includo?

Em primeiro lugar, lembre-se: os ensaios clnicos so sempre uma incgnita. Se equacionar a possibilidade de ser includo num ensaio clnico, pergunte directamente ao seu mdico. Ele saber onde informar-se sobre quais os ensaios clnicos a decorrer em Portugal, e no mundo inteiro, relativamente sua situao clnica.

notas

Qual a melhor forma de estar informado sobre a minha doena?

10

Ateno Internet! Pode encontrar facilmente muita informao mas que pode ser informao menos correcta ou mesmo errada. Opte por sites confiveis, como este, que escrito e alimentado por mdicos credveis e com grande experincia no diagnstico e tratamento do cancro. Pode, tambm, dirigir-se a diferentes associaes de doentes, ou ainda a associaes de profissionais de sade que, normalmente, tm muita informao disponvel.

notas

11

Devo contar o que se passa comigo no trabalho?

Provavelmente falar da sua situao algo que no lhe apetece, mas no s deve contar sua chefia, como deve entregar um relatrio mdico a discriminar quais as tarefas que poder ter menos facilidade em executar. Alm disso, caso tenha que fazer tratamentos incapacitantes (mesmo que temporariamente), como a quimioterapia ou a radioterapia, tem de avisar durante quanto tempo poder ter que faltar.

notas

Devo contar aos meus filhos pequenos? Como?

12

Sim. Muito provavelmente eles vo perceber. Alm disso, a sua doena pode provocar alteraes no funcionamento e logstica familiar no s ao nvel das rotinas e horrios, como em termos do ambiente emocional e disponibilidade afectiva. A quantidade de informao e a forma como deve ser dada, ir depender da idade e maturidade da criana. Deve respeitar o que ela quer saber: normalmente as crianas fazem perguntas. Responda da forma mais simples possvel. No minta mais vale omitir alguns factos mais duros de ouvir!... E no tenha medo de chorar: para as crianas, poder ser estranho estar a acontecer uma coisa grave na famlia, e ningum expressar dor!

notas

13

Como posso perceber se, emocionalmente, estou a reagir de forma pouco saudvel?

O choque inicial normal. No entanto, se o seu sofrimento assumir uma intensidade extrema ou se prolongar mais do que umas semanas, se no tiver vontade de conviver, de se arranjar ou mesmo de sair da cama, melhor procurar ajuda, junto de um psiclogo ou psiquiatra. Regra geral, todos os hospitais tm esses servios e prestam esse apoio, Em todo caso, pode sempre recorrer a consultas particulares. Tambm pode encontrar apoio psicolgico em algumas associaes de doentes, onde pode trocar experincias e sentir-se mais compreendido e amparado.

notas

Devo fazer ou actualizar o meu testamento?

14

Se tiver uma estrutura familiar tpica casamento com filhos o regime de sucesso legal, na maioria dos casos, corresponde vontade presumida (partilha de bens entre o cnjuge e os dependentes), pelo que no h grande necessidade de deixar testamento. Mas se quiser deixar um bem especfico a algum, reconhea a sua vontade num notrio. Mas, sublinhe-se: o facto de fazer ou actualizar o seu testamento no significa que vai ter de o usar. Se a sua luta contra a doena correr pelo melhor e tiver feito o testamento tambm no perde nada.

notas

* Feito com base no artigo Tenho uma doena grave, publicado na revista Sbado a 14 de Maio de 2009

You might also like