You are on page 1of 1

A HISTRIA DA QUMICA ORGNICA A primeira utilizao de compostos orgnicos pelo ser humano ocorreu com a descoberta do fogo: quase

tudo o que sofre combusto (queima) um composto orgnico.O ser humano vem usando substncias orgnicas e suas reaes desde a mais remota Antigidade. J na Pr-Histria, uma dessas substncias o lcool etlico era obtida apartir da reao de fermentao do suco de uva, e quando o vinho se oxidava (azedava),obtinha-se o vinagre. Somente no final do sculo XVIII e comeo do sculo XIX, os qumicos comearam a se dedicar ao estudo das substncias encontradas em organismos vivos, tentando, durante muito tempo, purificar, isolar e identificar tais substncias. Eles logo perceberam que as substncias assim obtidas apresentavam propriedades diferentes das substncias obtidas a partir de minerais. Nessa poca acreditava-se na teoria da fora vital, proposta por Berzelius, segundo a qual os compostos orgnicos s podiam ser produzidos por organismos vivos. A uria, por exemplo, era obtida a partir da urina, onde ela existe devido degradao de protenas nos organismos. Em 1828, Friedrich Whler conseguiu produzir a uria a partir de um composto inorgnico, o cianato de amnio. Com isso, caiu por terra a teoria da fora vital, e a produo de compostos orgnicos cresceu de maneira exponencial, tornando a Qumica Orgnica o ramo da Qumica mais estudado. Na tabela a seguir pode-se ter uma idia da rapidez desse desenvolvimento:

Para efeito comparativo, interessante saber que o nmero de compostos inorgnicos conhecidos atualmente inferior a 200 000. QUMICA ORGNICA HOJE Todo composto orgnico apresenta o elemento carbono na sua composio. Porm,alguns compostos inorgnicos apresentam carbono (por exemplo, diamante, grafita,monxido de carbono, carbonatos). A partir dessa idia central, tem-se a definio atual de Qumica Orgnica: A Qumica Orgnica um ramo da Qumica que estuda os compostos do elemento carbono com propriedades caractersticas. Os compostos orgnicos esto presentes em todos os seres vivos. Em nosso organismo, desconsiderando-se a gua, h mais de 60% em massa de compostos orgnicos, naforma de protenas, lipdios e carboidratos.Carboidratos como o acar comum, a glicose e a celulose so constitudos de carbono, hidrognio e oxignio. Alm dos compostos orgnicos naturais, presentes em todos os alimentos que ingerimos, o ser humano conseguiu sintetizar um nmero muito grande de novos compostos orgnicos, que se tornaram responsveis por modificaes dos nossos hbitos de vida, e dos quais acabamos nos tornando dependentes. Um exemplo bem conhecido desses compostos so os plsticos. COMPOSIO Os principais elementos presentes na grande maioria dos compostos orgnicos, alm do carbono, cuja presena obrigatria, so: o hidrognio (H), o oxignio (O), o nitrognio (N), halognios e o enxofre (S). Para entender melhor as estruturas dos compostos orgnicos, conveniente lembrar o nmero de ligaes covalentes que cada um desses elementos deve efetuar.

You might also like