You are on page 1of 3

ALUNO: HIGOR LEONARDO

SI-II

NOTURNO

1. O que voc entende por acesso memria? Caracterize o tempo de acesso nos diversos tipos de memria.

a atividade do processador de localizar uma posio da memria e efetuar uma operao de leitura ou de escarita. O tempo de acesso de memrias eletrnicas o mesmo, independentemente da distncia fsica entre o local de um acesso e o local do prximo acesso.
2. Quais so as possveis operaes que podem ser realizadas em uma memria? Toda memoria permite a realizao de operao de Escrita, que a gravao ou armazenamento da informao na memoria e Leitura que a recuperao da informao armazenada na mesma. 3. Qual a diferena conceitual entre uma memria do tipo SRAM e outra do tipo DRAM? Cite vantagens e desvantagens de cada uma. SRAM, possui seu funcionamento baseado em circuitos flip-flops. Portanto, no necessitam de um circuito externo de refresh, j que os flip-flops evitam a perda dos dados armazenados internamente, ao longo do tempo. Devido a alta performance das SRAMs elas so utilizadas como memorias secundarias nos caches L1, L2, L3 e L4. DRAM, so baseadas em capacitores, por esse motivo tem a caracterstica de perder a carga armazenada, ou seja, se descarregam ao longo do tempo, para que os dados no sejam perdidos elas necessitam de um circuito externo, esse circuito chamado de refresh. Ao contrario das SRAMs possuem uma alta integrao resultando em alta capacidade de armazenamento por circuito integrado, a DRAMs so utilizadas como memoria principal dos PCs. 4. Qual a funo do registrador de endereos de memria (REM)? E do registrador de dados de memria (RDM)? REM: armazena temporariamente o endereo de acesso a uma posio de memria, ao iniciar uma operao de leitura ou escrita. RDM: armazena temporariamente uma informao que esteja sendo transferida da memria principal para a CPU (leitura) ou vice-versa (escrita). 5. Descreva os barramentos que interligam CPU e MP, indicando funo e direo do fluxo de sinais de cara um. O barramento local dividido em outros trs: barramento local para dados, para endereos e de controle. A interface CPU/MP se completa com os registradores auxiliares no acesso a memria. REM - Registrador de Endereo da Memria: Armazena o endereo da clula onde deve ser feita a prxima operao de leitura ou escrita na memria; Barramento de Endereos: Liga o REM memria para transferncia do endereo da clula a ser lida ou escrita. Sua largura em bits deve ser igual ao REM; RDM - Registrador de Dados da Memria: Armazena os dados que esto sendo transferidos de/para a memria; Barramento de Dados: Liga o RDM memria, possuindo a mesma largura deste. o caminho por onde feita a transferncia do contedo; Barramento de Controle: Interliga a CPU memria para enviar os comandos de READ e WRITE e receber WAIT. 6. Descreva passo a passo uma operao de leitura. Utilize um diagrama esquemtico.

A operao 'ler' devolve o valor contido na clula de endereo indicado. A operao 'escrever' escreve o valor v na clula de endereo indicado.

A leitura de memria, pela operao 'ler', exige a seguinte sequncia de micro-aces que so automaticamente desencadeadas pela Unidade de Controlo sempre que o CPU precisa de obter uma instruo (no passo FETCH do ciclo) ou dados (durante a execuo de uma instruo, no passo EXECUTE) de memria: 1. o CPU coloca o endereo 'e' nas linhas do bus de endereos e posiciona uma linha de controlo do bus com o cdigo corresopondente aco de leitura; 2. o CPU aguarda at que o valor binrio correspondente a M[e] esteje presente no bus de dados; 3. o CPU copia aquele valor das linhas de dados do bus para um registador interno.

7. Faa o mesmo para uma operao de escrita.

A escrita de memria exige um protocolo semelhante a de leitura: 1. o CPU coloca o endereo 'e' nas linhas de endereo do bus, coloca o valor binrio v a escrever, nas linhas de dados do bus e posiciona uma linha de controlo do bus com o cdigo corresopondente aco de escrita; 2. ao fim de um certo tempo, a unidade de memria modifica a clula de endereo 'e' com o valor v.
Enquanto que no caso da leitura o CPU forado a aguardar at dispor do valor de memria, no caso da escrita, tal no necessrio: o CPU pode prosseguir as suas aces mas, se voltar a pedir uma leitura ou uma escrita de memria mais rapidamente do que a memria tenha completado o acesso anterior, nesse caso o CPU ficar a aguardar. Assim, todos os acessos a memria so estritamente sequenciais e, como a unidade de memria mais lenta do que a do CPU, este ter de aguardar frequentemente, pois a obteno de instrues e o acesso aos dados exige frequentes operaes de leitura e escrita em memria

8. Compare uma memria principal e uma memria cache em termos de tempo de acesso, capacidade e temporariedade de armazenamento de dados. Memria Principal Entre 10 e 60 ns Alta 256 ou 512MB Mdia os dados permanecem mais tempo do que na cache Memria Cache 5 a 10 ns Mdia at 256KB interna e at 4MB externa Pequena menor que a durao da execuo dos programas

Tempo de Acesso Capacidade Temporariedade

9. Uma memria ROM pode ser considerada uma memria do tipo Leitura/Escrita? Por qu? No, a ROM um tipo de memoria que possui informaes pre-escritas, que so gravadas pelo fabricante uma nica vez, depois de gravados os dados no podem ser alterados ou apagados, sendo assim gravados permanentemente. 10. Qual a diferena entre uma memria do tipo PROM e uma do tipo EPROM? Na memoria PROM comprada virgem, uma vez programada no pode ser altera, j a EPROM tem basicamente a mesma utilidade da PROM, com a vantagem de ser apagada, (com maquinas adequadas a base de raios ultra-violetas), e reutilizada. 11. Enumere os diferentes tipos de memria que podem existir em um microcomputador moderno, atual, desde um simples registrador at os DVD-ROM, etc.

REGISTRADORES MEMORIA CACHE MEMORIA PRINCIPAL MEMORIA SECUNDARIA

You might also like