You are on page 1of 1

2

TEMA 1 Problemas, teorias fundamentais da psicologia

Captulo 1

Wundt e Freud

OS CINCO ESTDIOS DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL Traos adultos associados a problemas (fixaes, sobretudo) num estdo Optimismo-pessimismo; agressividade verbal, impacincia, abuso de determinadas substncias fumar, beber, comer em excesso. No caso da personalidade retentivo-anal: avareza, obstinao, tendncia compulsiva para a organizao, meticulosidade. No caso da personalidade expulsivo-anal: desordem, crueldade, violncia destrutiva. Excessiva preocupao, no caso dos homens, com a afirmao da sua masculinidade; na mulher, segundo Freud, sentimento de inferioridade em relao aos homens, que se procura compensar de vrias formas. Em ambos os sexos, a fixao no estdio flico, a no ultrapassagem do complexo de dipo/Electra implica que a sexualidade inconscientemente associada a sentimentos de culpa, dado que no se ultrapassou o desejo incestuoso pelo progenitor do sexo oposto. Assim, um comportamento sexual aparentemente desinibido pode exprimir, no fundo, medo do sexo.

Estdio

Zona ergena

Conflitos/Experincia

Oral (do nascimento aos 12/18 meses)

Boca

A criana obtm prazer mediante a actividade oral. O desmame a experincia/conflito central.

Anal (dos 12/18 meses aos 3 anos)

nus

O nus o foco da estimulao e do prazer. A tarefa crucial consiste em controlar as funes orgnicas, aprendendo regras higinicas.

Flico (dos 3 aos 6 anos)

rgos genitais

As crianas obtm prazer manipulando os rgos genitais, desenvolvem a curiosidade sexual e fantasias amorosas e erticas acerca do progenitor do sexo oposto. A superao do complexo de dipo/Electra tarefa crucial, decisiva para o desenvolvimento moral e social.

Latncia (dos 6 anos puberdade)

Nenhuma

um perodo de suspenso ou de acalmia da actividade sexual. A curiosidade intelectual e o desejo de competncia No estdio de latncia no h fixao sobrepem-se curiosidade alguma. sexual. A energia libidinal desloca-se para actividades fsicas e intelectuais. Com o surgimento da puberdade reacendem-se os impulsos sexuais. O adolescente bem sucedido ser, segundo Freud, aquele capaz de relacionamento sexual maduro com o sexo oposto.

Genital (da puberdade em diante)

rgos genitais

No h fixao especfica do estdio genital.

Baseado na sua prtica clnica, Freud construiu uma teoria do desenvolvimento pessoal que destacou a componente ertica e afectiva. As diversas fases ou estdios do desenvolvimento determinam-se conforme as zonas ou rgos de satisfao das pulses. Em termos psicolgicos, o desenvolvimento pode deter-se num estdio intermdio produzindo-se uma fixao. A fixao em determinado estdio significa que um indivduo tentar, em maior ou menor grau, obter prazer de uma forma simbolicamente equivalente ao modo de gratificao prprio do estdio em que se fixou. A fixao ocorre ou porque houve fraca satisfao dos impulsos num dado estdio (trata-se inconscientemente de compensar esse dfice) ou porque houve gratificao excessiva (inconscientemente no h motivao para ultrapassar tal estdio).

PLTANO EDITORA

You might also like