You are on page 1of 4

Aplicao de Escalas

Escalas e Campo Harmnico Introduo


Para completo entendimento desse assunto ser necessrio que os desenhos dos Modos Gregos e Pentatnicas, estejam bem decorados, por isso, treine incansavelmente as escalas at que elas estejam quase perfeitas! Nessa seo iremos abordar sobre vrios assuntos relacionados as escalas, tentarei descomplicar o estudo, voc aprender a entender as escalas e aplica-las baseando-se no campo harmnico. Darei varias dicas importantes, assim como explicaes esclarecedoras, mas vale salientar que muito importante a completa memorizao dos desenhos pois agora estamos entrando em um estudo mais avanado.

Explicao
muito importante antes de nos aprofundarmos no assunto, esclarecermos certos pontos relacionado as escalas. Os Modos Gregos so compostos de 5 desenhos, mas na verdade so 7 escalas, pois Lcrio/Jnio e Frgio/Ldio na verdade so 2 escalas "embutidas" em 1 desenho. As escalas esto escritas no que eu chamo de posio natural, onde voc estar tocando somente notas naturais, ou seja, sem "Sustenidos' e "Bemis", essa vai ser nossa rea de estudo. Cada escala corresponde a uma nota tnica, vamos a elas: MIXOLDIO: G ELIA: A LCRIO: B JNIO: C DRICO: D FRGIO: E LDIO: F Veja porqu Lcrio/Jnio e Frgio/Ldio so formados por um desenho mas na verdade so, na teoria, escalas diferentes, Lcrio/Jnio so correspondentes as escalas de B/C, notas que voc anda 1/2ton, assim como o Frgio/Ldio correspondem a E/F notas que tambm andam 1/2ton. Agora vamos descomplicar o pensamento em relao as escalas! Todos os modos so formados pelas mesmas notas, sendo por exemplo a escala Mixolidio formada pelas notas:

G/A/B/C/D/E/F/G/ETC
e a Elia formada pelas notas:

A/B/C/D/E/F/G/ETC

E assim por diante, as nicas coisas que mudam de uma escala para outra so: o desenho, e a nota de saida da escala, sendo o desenvolvimento dela igual em todas as outras escalas. Se todas as escalas tm as mesmas notas, elas seriam iguais ento? Na teoria no, mas na pratica sim!! Todas elas tm a mesma importncia, em um solo todas elas podem ser encaixadas perfeitamente, porque como vimos -em matria de notas- no h diferena entre elas. muito importante deixar isso bem claro, porque muitos alunos e amigos tinham uma viso burocrtica da escala, por exemplo sobre escala maior e escala menor, na verdade, na pratica no existe escala maior ou menor, ora todas as escalas so iguais, porque haveria de existir escala maior ou menor, o qu na verdade seria correto dizer que existe escala com desenho maior e desenho menor!! Note que todas os desenhos se encaixam entre si, a idia seria; onde termina uma escala j o comeo da outra, ento elas tm uma seqncia lgica, o que claro, facilita o estudo de visualizao. No assunto campo harmnico foi dito que escalas e acordes esto juntos, embutidos em uma coisa s, por exemplo, a escala Elia comea em A, que acorde, maior ou menor casaria com a escala?

AM ou Am, visualizando, voc ver que o Am porque no h "sustenidos" nesse


acorde, portanto a Elia tm um desenho menor, mas isso no quer dizer que uma escala menor porque na Jnio por exemplo, se encaixa um acorde de CM, ento ela seria uma escala com desenho maior, mas na Elia, assim como na Jnio, ns temos as mesmas notas, ento no h diferena em nenhuma das duas, voc poder usar qualquer escala, em qualquer base, claro com certos critrios que sero citados aqui. No campo harmnico os graus so relacionados as escalas sendo: Primeiro grau: Jnio Segundo grau: Drico Terceiro grau: Frgio Quarto grau: Ldio Quinto grau: Mixolidio Sexto grau: Elia Stimo grau: Lcrio Ser muito mais fcil primeiro a leitura da seo "campo harmnico" para compreenso desta. Agora voc tem que sempre pensar nas escalas como uma unidade, temos os desenhos mas todo o bloco importante. O que vai acontecer muito com escalas, a mudana de regio, mas tudo feito matematicamente, ns temos o campo harmnico original, onde seria a rea de estudo e onde voc no encontrar sustenidos, mas veja por exemplo, o campo harmnico de G.

G claro est no primeiro grau que da escala Jnio, ento faa a escala Jnio sair da
nota G na 6 corda, e pronto voc fez a transposio correta! E as outras escalas vo andar proporcionalmente! no campo j estaro escritas as posies, mas voc pode fazer isso usando a lgica, onde termina uma, comea a outra e assim por diante! As escalas no mudam de ordem, elas mudam de regio, tudo matematicamente, sempre depois da Jnio vir a Drico e depois da Drico, Frgio e assim por diante! Por isso muito importante decorar as escalas muito bem, para ter opes, e para no "bitolarmos" em um desenho, as trilhas por exemplo so nada mais nada menos que forma prontas de duas ou mais escalas juntas e so importantes para conhecer novas formas.

As Pentatnicas so um resumo dos Modos Gregos, "Penta" significa 5, elas so as 5 tnicas dos Modos Gregos, e cada Modo Grego tm a sua Pentatnica correspondente, e s dar uma olhada nos desenhos, e para usa-las a mesma coisa, elas acompanham os Modos. Existe um truque para solar em "Blues", que seria o seguinte: o "Blues" tm uma sonoridade muito caracterstica, para seguir adiante temos que entender a sonoridade, o qu torna o "Blues" to peculiar. O "Blues" basicamente construdo por acordes maiores, mais especificamente s pegar os acordes do Primeiro/Quarto/Quinto graus, esses graus so todos maiores, e em qualquer campo harmnico tocando essa seqncia, voc ter uma "cadncia Blues"! A particularidade do "Blues" vem de um efeito harmnico muito interessante, o "Blues" ento criado basicamente por acordes maiores, o qu caracteriza se um acorde maior ou menor (consulte formao de acordes) seria o intervalo de tera, e temos a tera maior para acordes maiores e a tera menor para acordes menores, para ter um efeito "Blues", tocado junto com o acorde maior a tera menor desse acorde, por exemplo, vamos pegar a tnica de um "Blues" em um campo harmnico natural, o de estudo, a tnica do "Blues" estaria no primeiro grau, C, o acorde de CM formado pela tera maior que a nota E, toque junto a nota Eb, que a tera menor, pronto esse o efeito "Blues"( Blue Note). Note que na Penta Blues a nota a mais que ela tem exatamente o

Eb!!

Mas ainda no s isso, o que os guitarristas de "Blues" fazem mais radical; por exemplo: um "Blues" no campo harmnico natural seria basicamente CM/FM/GM, voc de cara pode solar em, Modos gregos, Pentatnicas e Penta blues na posio original sem problemas, vai ficar bem legal. Mas para ter o efeito "Blues" realmente, pegue somente a Penttonica e a Penta blues e faa elas andarem 1 ton e frente da posio original!!!! Ai sim voc estar solando com a sonoridade "Blues"! mas o qu foi feito na verdade? A idia "Blues" voc tocar em cima de acordes maiores a tera menor da tnica do "Blues" certo? Agora vejamos, o ton do "Blues" natural C, que escala faz parte desse ton? A escala Jnio, que claro uma escala com desenho maior, andando todos os desenhos 1 ton e a frente, que escala est agora em C? Seria a Elia que uma escala com desenho menor!!!! Ou seja a idia bsica, que era tocar em cima de um acorde maior a tera menor se estendeu para onde havia uma escala com desenho maior h agora uma com desenho menor! demais! O qu muito importante dizer que quando voc desloca as escalas 1 ton e frente, s use Pentas e Penta blues e esse efeito s para "Blues"! Ou para msicas que usem o primeiro/ quato e quinto graus do campo harmnico.Ento veja que linha de raciocnio simples que voc pode seguir agora! Imagine um "Blues" em E. A tnica de um "Blues" sempre um acorde do primeiro grau!! ENTO ESTE SERIA O CAMPO HARMNICO DE E. Um Blues nessa tonalidade seria formado basicamente por, E/A/B, (primeiro grau/quarto e quinto) a tnica do "Blues" sempre o acorde do primeiro grau. Voc poderia usar a Jnio saindo de E, Modos gregos /Pentatnicas, e poderia tambm usar a Penta da Elia em E, o que daria o efeito "Blues"! o mesmo raciocnio para todos

os campos! LEMBRANDO QUE, QUANDO VOC PEGA A PENTA DA ELIA E ANDA 1TON E A FRENTE, TODOS OS OUTROS DESENHOS ANDARAM PROPORCIONALMENTE! A IDEIA DE PEGAR A ELIA E S PARA FACILITAR O RACIOCINIO.

Concluso
Todos os desenhos de escalas so importantes. As escalas so formadas pelas mesmas notas, sendo a Jnio, Ldio e Mixoldio, desenhos "maiores" e, a Elia, Drico, Frgio, desenhos "menores". Lcrio desenho meio diminuto ou 5+. Efeito "Blues" conseguido pelo deslocamento das Pentatnicas, Penta blues 1 ton e a frente. Faa um estudo para decorar seqncias de acordes de diversos campos harmnicos, assim voc poder identificar mais rapidamente que campo est sendo usado por determinada musica.

"Midis" para treinar os Modos Gregos


Escolha em baixo os modos em que voc quer ouvir a sua construo:

Mixioldio Drico Penta 1 Mixioldio Penta 4 Drico

Modos Gregos Elia Frgio/Ldio Pentatnicas Penta 2 Elia Penta 5 Frgio/Ldio Tablaturas

Lcrio/Jnio

Penta 3 Lcrio/Jnio

Escolha em baixo os modos em que voc quer ver a sua tablatura

Mixioldio Drico Penta 1 Mixiolidio Penta 4 Drico

Modos Gregos Elia Frgio/Ldio Pentatnicas Penta 2 Elia Penta 5 Frgio/Ldio

Lcrio/Jnio

Penta 3 Lcrio/Jnio

You might also like