You are on page 1of 4

A absoro o processo de transferncia de uma substncia do ponto de aplicao para a circulao sistmica.

. Partculas so absorvidas por via pulmonar em funo de duas caractersticas principais. Quais? Tamanho da partcula e Solubilidade. Gases e vapores so absorvidos por via pulmonar e excretados por via pulmonar em funo de que? Dos gradientes de presso. Uma substncia classificada como base fraca pode ser absorvida por via oral em que regio do trato gastrintestinal? No intestino. Para 100% de absoro, quais os mecanismos principais de transporte atravs de membrana que podem ser utilizados pela substncia? Por qu? Transporte ativo e passivo........................................................................................................... .. Aps chegar corrente sangunea, as substncias so distribudas para todo o corpo. No interior das clulas sofrem transformaes qumicas que constituem um processo denominado de Biotransformao. Um dos principais sistemas enzimticos responsveis por oxidar substncias xenobiticas o sistema microssomal, onde se encontra uma grande famlia de enzimas denominada Citocromo P-450. Este sistema enzimtico pode sofrer um fenmeno marcado por um aumento circunstancial na quantidade de enzimas produzidas, denominado de Induo Enzimtica. Tambm podem sofrer outro fenmeno marcado por uma diminuio circunstancial na velocidade com que transformam substrato em produto, denominado de Efeitos genticos denominados de Polimorfismo Gentico. Podem provocar alterao na velocidade das reaes enzimticas do sistema microssomal. Explique como. ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... ............................................................................................... Os fentipos resultantes do polimorfismo gentico ou de alteraes circunstanciais sobre a velocidade das enzimas microssomais so: Polimorfismo Significativo. No homem, as duas principais vias de excreo de substncias so: Renal e Fecal. Elas so responsveis pelo retorno das substncias ou de produtos de sua degradao para o meio ambiente atravs do Sistema Excretor. O que so mutaes induzidas? So aquelas ocorridas devido ao de agentes qumicos ou fsicos, causando perda, substituio ou adio de bases.

O teste de AMES um ensaio in vitro de mutagenicidade. Explique como ele funciona. Reverso da mutao em cepas de Salmonella typhimurium em relao auxotrofia para histidina. O potencial mutagnico medido atravs da contagem de colnias (comparado com o de revertentes espontneos). Explique porque nem todas as mutaes esto relacionadas ao cncer e quais as mutaes crticas para o cncer? Uma s alterao no DNA no causa cncer. So necessrias vrias mutaes em sequncia, que ao mesmo tempo no sejam mortais para a clula, e causem leses estruturais suficientes para causarem uma desregulao no mecanismo de crescimento e multiplicao. Todas as clulas tm um mecanismo de reparo do DNA. Mutaes genticas mnimas ocorrem muito frequentemente, em todas as pessoas. S que no desenvolvemos cncer rapidamente porque nossos mecanismos de reparo so em geral eficientes. Quais as principais caractersticas de uma clula neoplsica (oncognica) que a diferenciam de uma clula normal? Apresentam alta taxa de replicao e apresentam defeito no mecanismo de apoptose. Qual a diferena entre os proto-oncogenes e os genes supressores de tumor em relao dominncia fenotpica? Os proto-oncogneses apresentam carter dominante, e os genes supressores, recessivo, em relao aquisio da mutao. A susceptibilidade gentica para o cncer est ligada que famlia de genes? Aos genes supressores de tumor. O que caracteriza cada fase do cncer qumico (iniciao, promoo e progresso)? Iniciao - mutao para oncogen; Promoo - expresso do oncogen (tumores); Progresso - metstase. Qual o conceito de dose segura para agentes iniciadores do cncer, e como podemos estar expostos diariamente, ao longo da nossa vida, sem risco de desenvolver o cncer? No existe limite seguro de exposio para iniciadores ou agentes genotxicos. Trabalha-se com o conceito de limite tcnico e acompanhamento epidemiolgico. O que entende por relao dose-resposta?

a relao entre a porcentagem de indivduos que apresentam determinado efeito txico e a dose a que os mesmos foram expostos. O que entende por estresse oxidativo? Desequilbrio entre a concentrao de espcies reativas de oxignio e a concentrao de molculas redutoras. O que apoptose? Qual a relao entre estresse oxidativo e apoptose? Morte celular programada. Exige alto grau de organizao celular e nveis razoveis de ATP. A fragmentao do DNA o evento inicial. Normalmente afeta clulas isoladas. No h processo inflamatrio. Dependendo da durao e extenso do insulto e dos nveis de energia disponveis, o efeito final pode ser a necrose. O que necrose? Necrose no consome ATP e caracterizada pela ruptura de membranas. A fragmentao do DNA o evento mais tardio. Afeta vrias clulas simultaneamente. Presena de processo inflamatrio. O que aducto. Qual a diferena entre aducto e hapteno? Aductos - um complexo que se forma quando um composto qumico se une a uma molcula biolgica, como o DNA ou as protenas. Os aductos de DNA so formas de DNA que resultam de uma exposio carcinognios, estes uma vez formados podem reparar-se. Isto significa que o DNA volta a apresentar a sua estrutura original, quando isto no acontece e o DNA sofre uma reparao ineficaz ocorre uma mutao. Os aductos de protenas apesar de no terem efeitos biolgicos adversos servem para quantificar a exposio xenobiticos. Hapteno - uma substncia que no imunognica, mas que pode reagir com os produtos de uma resposta imune especfica. Haptenos so pequenas molculas que jamais poderiam induzir uma resposta imune quando administradas sozinhas, mas que podem quando acopladas a uma molcula carreadora. Haptenos livres, entretanto, podem reagir com produtos da resposta imune depois que tais produtos so lanados. Haptenos tm a propriedade de antigenicidade, mas no imunogenicidade. Qual a diferena entre NOAEL e LOAEL? NOAEL - dose mais alta onde no h observao de indivduos com efeitos adversos. LOAEL - dose mais baixa onde se observam casos. O que entende por toxicidade aguda? Cite um tipo de teste que permita a avaliao da toxicidade aguda de uma substncia.

Toxicidade capaz de causar danos na estrutura celular ou gentica dos seres vivos pouco tempo depois de uma nica exposio, tipicamente de curta durao. Um exemplo de tipo de teste o de Toxicidade Oral Aguda de Classe.

You might also like