You are on page 1of 1

Curso: Inspetor de Instrumentao N1

Introduo: O objetivo do curso de formar profissionais na funo de inspetor de instrumentao, profissional responsvel pela execuo das atividades de controle de qualidade da execuo de servios de instrumentao, visando sua posterior qualificao e certificao junto ao SEQUI / PETROBRAS. Carga Horria: 210 horas Pblico-Alvo: Este curso destina-se a engenheiros e tcnicos de nvel mdio que buscam qualificao na rea de instrumentao. Material Didtico: Todo o material didtico necessrio para o desenvolvimento do curso ser fornecido pela Zepto aos participantes. Pr-requisitos: OU – Engenheiro Eletricista, Mecnico ou Qumico (curso deve estar concludo) + 1 ano de experincia na rea de instrumentao. OU – Curso Tcnico Industrial de Instrumentao, Automao ou Mecatrnica (curso deve estar concludo) + 1 ano de experincia comprovada na especialidade de instrumentao. OU - Curso Tcnico Industrial concludo (Eletricidade,Eletrnica,Telecomunicao Qumica ou Mecnica) + 2 anos de experincia comprovada na especialidade de instrumentao.

A EXPERINCIA PROFISSIONAL DEVE SER COMPROVADA ATRAVS DE CARTEIRA DE TRABALHO OU CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIO. Certificado: Ser fornecido certificado para quem obtiver aproveitamento e freqncia iguais ou superiores a 75% nas aulas. Aos demais ser fornecido certificado de participao. Qualificao: Provas tericas e prticas sero agendadas com a ABRAMAN e no esto includas no valor do curso. Mercado de Atuao: - Ramo Petroqumico (refinarias, gasodutos, oleodutos, plos petroqumicos, plataformas, estaleiros...); Grade Curricular Resumida: Noes de eletrotcnica, materiais de construo mecnica, eletrnica bsica aplicada para instrumentao, processos de fabricao, circuitos hidrulicos e pneumticos, noes de pintura, ensaios no-destrutivos e tubulao industrial, elementos de controle, deteco, segurana e intertravamento, noes bsicas de sistema de qualidade, metrologia industrial, inspeo por amostragem, documentao aplicada instrumentao, requisitos da NR-10, NR-13 e normas tcnicas.

Conforme Norma PETROBRAS N 2236. Funes e Atribuies: Saber manusear, interpretar, analisar, comentar e implementar os requisitos das normas tcnicas no que se referem instrumentao. Verificar se foram elaborados procedimentos documentados para as atividades relacionadas ao controle de processos e de inspeo. Verificar se os procedimentos documentados esto em conformidade com as normas. Saber manusear, interpretar, analisar, comentar e implementar os requisitos dos procedimentos documentados no que se refere instrumentao. Realizar a inspeo de recebimento de materiais, instrumentos e equipamentos de instrumentao. Realizar a inspeo dos procedimentos de execuo e ensaios antes da execuo dos servios. Realizar a inspeo dos procedimentos de execuo e ensaios durante a execuo dos servios. Realizar a inspeo dos procedimentos de execuo e ensaios aps a execuo dos servios. Verificar se a seleo e a utilizao dos instrumentos de inspeo, medio e ensaios adequada e coerente com a exatido requerida.

You might also like