You are on page 1of 3

MINICURSO : TUTORIAL DE GRETL PARA ANLISE DE DADOS SCIOECONMICOS Carlos Antonio Soares de Andrade UFCG prf.cantonio@gmail.

l.com Resumo Com a crescente disponibilidade de dados scio-econmicos na rede internacional de computadores (internet), as anlises exploratrias e confirmatrias de teorias sobre as dinmicas sociais e econmicas tornaram-se mais viveis do que em tempos atrs. Para a execuo da tarefa de anlise dos dados porm a planilha eletrnica revelou-se insuficiente. Empresas de software estatstico lanaram pacotes de funes especializadas para socilogos, economistas e cientistas polticos, contudo as licenas de uso so muito caras inviabilizando o acesso a professores e alunos de universidades com poucos recursos de os utilizarem em suas pesquisas. Programadores independentes e acadmicos de cincias da computao criaram o movimento do software livre e publicizaram para qualquer interessado os cdigos de seus programas, desta iniciativa surgiram o sistema operacional Linux e muitos programas de sucesso em reas especficas. O que se apresenta neste minicurso um destes programas chamado Gretl e dedicado tarefa de auxiliar na anlise de dados scio-econmicos. Palavras-chave: software, Gretl, anlise. Objetivos Objetivo geral Instruir os primeiros passos a alunos e professores interessados em usar na anlise de dados de suas pesquisas um software gratuito e eficiente. Objetivos especficos 1. Apresentar noes de anlise de dados quantitativos com tcnicas estatsticas e de econometria. 2. Informar sobre o ambiente computacional disponvel criado pelo movimento do software livre. 3. Apresentar a pgina do software Gretl. 4. Instruir sobre a instalao do Gretl nos sistemas operacionais Windows e Linux. 5. Demonstrar o uso do Gretl em anlises descritivas dos dados, desde a importao ao preparo destes dados. 6. Instruir como preparar os dados e especificar um modelo de anlise utilizando regresso linear (simples e mltipla). 7. Instruir como preparar dados de sries temporais para serem analisadas no Gretl. Metodologia Aulas expositivas com demonstrao de uso no computador e exerccios em sala de aula no computador.

Programa Tera-feira Noes sobre software livre Obtendo e instalando o Gretl Entrada manual de dados ; Caracterizao da estrutura dos dados. Importao de dados Anlise descritiva de dados no Gretl Grficos no Gretl Como salvar os resultados das anlises Exerccios prticos Quarta-feira Anlise de dados com regresso linear simples Diagnstico do modelo estimado Noes de anlise de regresso mltipla Diagnstico do modelo Exerccios prticos Quinta-feira Noes sobre dados de sries temporais Anlise de sries temporais no Gretl Exerccios prticos Recursos Para a execuo do curso com um mnimo de aproveitamento exige-se uma sala com pelo menos um computador para cada dois alunos, quadro branco com pincel adequado, data-show e conexo com internet. PARA O CASO DE CARNCIA EXTREMA: Uma sala como a BZ103 e os interessados trazerem seus notebooks. Tamanho da turma: em funo do item anterior. Bibliografia COTTRELL, A.; LUCCHETTI, R. Gretl User's Guide. disponvel em: http://gretl.sourceforge.net/gretl_portugues.html. Acessado em: 15/02/2011. HILL, R. C.; GRIFFITHS, W. E.; JUDGE, G. G. Econometria. So Paulo: Saraiva, 1999. PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Econometria: modelos e previses. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

WOOLDRIDGE, J. M. Introduo Econometria: uma abordagem moderna. So Paulo: Thomson Pioneira, 2005.

You might also like