You are on page 1of 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC 07122/07 1/3 ADMINISTRAO DIRETA MUNICIPAL PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAAGI - GESTO DE PESSOAL CONCURSO PBLICO REALIZADO NO EXERCCIO DE 2008 FALHAS QUE PODERO SER SANADAS AINDA NA INSTRUO - ASSINAO DE PRAZO AO ATUAL GESTOR, SENHOR ONILDO CMARA FILHO, PARA A ADOO DE PROVIDNCIAS VISANDO O RESTABELECIMENTO DA LEGALIDADE.

RESOLUO RC1 TC 172 / 2.011


RELATRIIO RELATR O
Tratam os presentes autos do exame da legalidade do concurso pblico realizado pela Prefeitura Municipal de ARAAGI, no exerccio de 2008. A Unidade Tcnica de Instruo analisou a documentao apresentada e emitiu relatrio de fls. 2198/2209 constatando as seguintes irregularidades: 1. Impossibilidade de nomeao de mais servidores para compor o quadro de pessoal do municpio, haja vista a ultrapassagem do limite imposto pelo art. 20, III, b da LRF (54%), no exerccio imediatamente anterior ao da realizao do concurso, que foi de 60,49% da Receita Corrente Lquida; 2. No anexao da LOA e da LDO do exerccio de 2008, para a verificao do atendimento do art. 169, 1, I e II da Constituio Federal; 3. Desobedincia ao pargrafo nico do art. 27 do Estatuto do Idoso (Lei n 10.741/2003) o qual prev que, quando existir empate com pessoas acima de 60 anos, o critrio de desempate ser primeiro pela idade, conforme mencionado no Parecer Jurdico elaborado pela Auditoria (fls. 23/24); 4. Infringncia ao princpio da eficincia, porquanto no foi exigida nota mnima (fls. 12 item 2 do captulo VII) para os cargos de Auxiliar de Servios Gerais, Coveiro, Gari e Vigia; 5. Ausncia de especificao no Edital para qual das localidades h a vaga reservada para portadores de deficincia nos cargos de Agente Administrativo, Auxiliar de Servios Gerais e Gari, conforme destacado no Parecer Jurdico elaborado pela Auditoria (fls. 23/24); 6. No apresentao da portaria da candidata Angelini Oliveira Borges (Professor A Stio Bonita); 7. Erro de nomenclatura na Portaria n 105/08 (Maria Izabel de Medeiros Dutra fls. 753) quanto ao cargo de Odontlogo, o qual deve ser retificado, adicionando-se a expresso do PSF; 8. Desobedincia ordem de classificao nos seguintes cargos: a) Odontlogo do PSF: foram nomeados todos os candidatos classificados at o 8 lugar, com exceo do 4 lugar (Francisco Pablo Lima Arajo Sales). b) Enfermeiro do PSF: foram nomeados todos os candidatos classificados at o 7 lugar, com exceo do 2 lugar (Shimeny Lima Lucena). c) Auxiliar de Servios Gerais (Zona Rural Norte): foram nomeados todos os candidatos classificados at o 6 lugar, com exceo do 3 lugar (Antonio Leobino da Silva). d) Vigia: foram nomeados todos os candidatos classificados at o 5 lugar, com exceo do 2 lugar (Genildo da Silva Lima).

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC 07122/07 2/3

e) Mdico: foram nomeados todos os candidatos classificados at o 10 lugar, com exceo do 5 lugar (Edvan Benevides de Freitas Jnior), 6 lugar (Ana Kalina Gomes Pereira Marques Melo) e 9 lugar (Rodolfo Melo Porto). f) Tcnico em Enfermagem do PSF: foram nomeados todos os candidatos classificados at o 9 lugar, com exceo do 3 lugar (Valdineide Batista da Silva). g) Mdico do PSF: foram nomeados todos os candidatos classificados at o 7 lugar, com exceo do 2 lugar (Gilson Rodrigues Fernandes) e 4 lugar (Antnio Vital Neto). Notificado, o ento Prefeito Municipal, Senhor Jos Alexandrino Primo, apresentou a defesa inserta s fls. 2537/2710, bem como novas nomeaes decorrentes do procedimento em questo, fls. 2214/2536, para as quais a Auditoria analisou e concluiu por (fls. 2749/2754) SANAR todas as irregularidades inicialmente indicadas, noticiando, nesta oportunidade, uma nova irregularidade, qual seja, no comprovao da desistncia do candidato Severino Gilliard Santana Vidal, classificado em 12 lugar para o cargo de Agente Administrativo Zona Urbana, e da candidata Inaura Gonalves e Silva, classificada em 2 lugar para o cargo de Bioqumico. Novamente notificado, o Senhor Jos Alexandrino Primo informou, desta vez, que no teria como atender determinao, haja vista tratar-se de atos exclusivos do atual gestor. O atual gestor, Senhor Onildo Cmara Filho, foi citado para apresentao de defesa, mas deixou o prazo que lhe foi concedido transcorrer in albis. No foi solicitada prvia oitiva ministerial, esperando-se seu pronunciamento nesta oportunidade. Foram dispensadas as comunicaes de estilo. o Relatrio.

PROPOSTA DE DECIISO PROPOSTA DE DEC SO


Tendo em vista que a irregularidade noticiada pela Auditoria, qual seja, no comprovao da desistncia do candidato Severino Gilliard Santana Vidal, classificado em 12 lugar para o cargo de Agente Administrativo Zona Urbana, e da candidata Inaura Gonalves e Silva, classificada em 2 lugar para o cargo de Bioqumico, passvel de ser sanada durante a instruo, prope o Relator no sentido de que os integrantes da Primeira Cmara ASSINEM o prazo de 60 (sessenta) dias ao atual Prefeito, Senhor ONILDO CMARA FILHO, para que adote as providncias necessrias ao restabelecimento da legalidade, nos moldes indicados pela Auditoria (fls. 2749/2754), sob pena de multa e outras cominaes legais aplicveis espcie. a Proposta.

DECIISO DO TRIIBUNAL DEC SO DO TR BUNAL


Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC 07122/07; e CONSIDERANDO os fatos narrados no Relatrio; CONSIDERANDO o mais que dos autos consta;

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC 07122/07 3/3

Os INTEGRANTES da PRIMEIRA CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (TCE-Pb), unanimidade de votos, na Sesso desta data, de acordo com a Proposta de Deciso do Relator, resolveram ASSINAR o prazo de 60 (sessenta) dias ao atual Prefeito, Senhor ONILDO CMARA FILHO, para que adote as providncias necessrias ao restabelecimento da legalidade, nos moldes indicados pela Auditoria (fls. 2749/2754), sob pena de multa e outras cominaes legais aplicveis espcie.
Publique-se, intime-se e registre-se. Sala das Sesses do TCE-Pb - Plenrio Conselheiro Adailton Colho Costa Joo Pessoa, 29 de setembro de 2.011. ______________________________________ Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima Presidente _______________________________________ Conselheiro Umberto Silveira Porto _________________________________________ Conselheiro Substituto Antnio Gomes Vieira Filho

__________________________________________________ Auditor Substituto de Conselheiro Marcos Antnio da Costa Relator

___________________________________________________ Andr Carlo Torres Pontes Representante do Ministrio Pblico especial junto ao Tribunal

rkro

You might also like