You are on page 1of 3

A Alimentao na Doena Inflamatria Intestinal Teresa Maia O intestino um dos rgos responsveis pela digesto, absoro e excreo.

. Na Doena Inflamatria Intestinal (DII) uma ou vrias destas funes podem estar comprometidas. Quando as reservas alimentares esto esgotadas e a ingesto alimentar no suficiente para suprir as necessidades pode ocorrer malnutrio. A malnutrio comum nos doentes com DII e so vrios os mecanismos envolvidos na sua patognese: Perda de nutrientes pelo intestino. Malabsoro: - Diminuio da rea de absoro - Fstulas Aumento das necessidades energticas. Ingesto alimentar insuficiente: - Perda de apetite - Depresso - Medo de dor ou diarreia aps ingesto alimentar - Dietas demasiado restritivas Outras causas: - Efeito da medicao - Nutrio parentrica A malnutrio generalizada pode traduzir-se por vrios sinais, tais como: Atraso de crescimento. Perda de peso. Alteraes imunitrias. Aumento da morbilidade. Dificuldade de cicatrizao de feridas e fstulas. Dificuldade na cura de infeces. Ocorrem com alguma frequncia outras carncias mais especficas: No quadro seguinte esto representadas as carncias mais comuns e as suas consequncias: CARNCIAS ESPECFICAS Ferro Vit. B12 cido Flico Magnsio Clcio Zinco Vit. A Vit. C Vit. D Vit. K CONSEQUNCIAS Anemia Mal-estar inespecfico Debilidade muscular Tetania Osteomalcia Alteraes do paladar Alterao da viso nocturna Escorbuto Osteomalcia Hemorragias

Para prevenir estas carncias importante aumentar a ingesto dos principais fornecedores destes minerais e vitaminas: FONTES ALIMENTARES Ferro Clcio Magnsio Zinco Vit. A Vit. D Vit. K Vit. C Vit. B12 Fgado, carne, gema de ovo, legumes e vegetais verdes Leite e derivados, sardinhas, couve lombarda Cereais, nozes, carne, leite, legumes verdes, chocolate Ostras, bacalhau, fgado, legumes, leite Fgado, manteiga, leite inteiro, gema de ovo, legumes verdes e amarelos, fruta Leite inteiro, manteiga, peixe Queijo, gema de ovo, fgado Citrinos, tomate, melo, couves, legumes verdes, morangos, batata, kiwi, hortalias Fgado, leite e derivados, carne, ovos

Os objectivos da interveno diettica na DII so: aliviar os sintomas da doena, corrigir os dfices nutricionais e se possvel ajudar a solucionar a doena. A ingesto alimentar , em termos quantitativos, influenciada essencialmente pelo apetite e a escolha dos alimentos resulta da sua disponibilidade, das preferncias, hbitos, cultura, religio e tambm da presena de eventuais alergias e/ou intolerncias alimentares. As estratgias dietticas derivam de vrios factores tais como: sexo, idade, caractersticas fsicas (altura, peso), actividade fsica e, nestes doentes, depende tambm da fase da doena. Em fase activa: * O valor energtico ter que ser reajustado e frequentemente mais elevado que na fase no activa. Dado que a perda de apetite, a depresso, o medo de comer so frequentes, torna-se muitas vezes necessrio recorrer a ajuda especializada no sentido de ajustar os hbitos, as preferncias e o apetite s necessidades do doente. Em casos extremos pode ser necessrio recorrer a suplementos no sentido de aumentar a quantidade de energia bem como de alguns nutrientes. * A ingesto de gua importante dado que a sua absoro pode estar comprometida quando a doena atinge o clon. * Os alimentos disponveis devem ser variados e agradveis. * As refeies devem ser feitas em ambiente calmo. * Por vezes torna-se necessrio reduzir o consumo de alguns alimentos responsveis por intolerncias. Os mais frequentemente referidos so: leite, milho, cogumelos, chocolate e caf. Relativamente ao leite a sua intolerncia resulta da intolerncia lactose. possvel tornear o problema, optando por iogurtes, que tm um teor de lactose inferior ao leite mantendo as mesmas qualidades ou recorrendo a leite com menor teor de lactose.

* Nesta fase pode ainda ser necessrio reduzir o teor de fibra. Tornase por isso conveniente reduzir o consumo de alguns alimentos como: feijo, favas, ervilhas, milho, produtos integrais, nozes, avels, castanhas, amendoins, amndoas, ameixas secas, uvas e framboesas (pelas granhas) . A restante fruta deve ser comida de preferncia sem casca ou mesmo cozida. Em fase no activa da doena: * importante manter um aporte energtico adequado. * Reintroduzir os alimentos que no forem tolerados durante a fase activa. Deve ser introduzido um alimento de cada vez e aguardar dois ou trs dias at introduzir o seguinte. * Optar pelo consumo de peixe. Alguns estudos sugerem que o aumento da incidncia da DII em alguns pases tem uma relao directa com a alterao dos hbitos alimentares nessas populaes, nomeadamente o aumento do consumo de gorduras provenientes das carnes. Pelo contrrio, a gordura dos peixes parece diminuir as recidivas da doena. * fundamental adquirir e manter um bom estado nutricional uma vez que este permite melhorar a funo intestinal.

You might also like