You are on page 1of 6

Manual PIM V

Sistemas de Informao

Sistemas de Informao

MANUAL PIM V
1. INTRODUO

Os Projetos Integrados Multidisciplinares PIM tm como sua principal caracterstica estrutural o desenvolvimento do trabalho no formato de um relatrio.
2. OBJETIVOS GERAIS

O Projeto Integrado Multidisciplinar PIM faz parte do Programa Pedaggico dos Cursos Superiores de Tecnologia a distncia, da UNIP Interativa - Universidade Paulista. Os alunos devero realizar o levantamento das caractersticas e prticas existentes numa organizao. Atualmente, desempenhar bem as funes de gestor pode garantir no somente a eficcia na produtividade de uma organizao, como tambm a transferncia dos conhecimentos acadmicos adquiridos. O PIM busca inserir o aluno nas prticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos tericos adquiridos em sala de aula, com carter prtico complementar do processo de ensino-aprendizagem. O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratgias organizacionais. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente ser vivel se houver uma conscientizao do real papel do gestor, atravs da viso bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.
3. OBJETIVOS ESPECFICOS

So objetivos especficos do PIM:  Desenvolver no aluno a prtica da realizao de um levantamento das caracteristicas e prticas organizacionais de uma empresa, elaborando um relatrio conclusivo e suas ponderaes;  Proporcionar condies para que o aluno desenvolva praticamente os conhecimentos tericos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem;  Propiciar ao aluno uma viso ampla das dificuldades existentes na implementao, execuo e avaliao dos modelos administrativos.
4. OPERACIONALIZAO DO TRABALHO

As atividades do PIM so desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelos alunos. Nestas empresas sero realizadas pesquisas de avaliaes de itens especficos apontados para cada disciplina.
5. A EMPRESA

O aluno e/ou grupo de at seis pessoas, sendo alunos matriculados no mesmo curso, podendo ser de modalidades diferentes (SEI/SEPI), dever escolher uma empresa real para realizao do trabalho. Devero ser privilegiadas empresas que estejam abertas ao empreendimento.

Manual PIM V

Recomenda-se que sejam escolhidas de capital aberto ou que disponibilizem as informaes necessrias para o trabalho proposto, no havendo restrio quanto ao ramo de negcios. fundamental observar que tal escolha determinante da qualidade do trabalho a ser realizado. Uma escolha inadequada poder redundar em grande perda de tempo e resultados negativos para o trabalho em si. O desenvolvimento do projeto-relatrio ficar sob a orientao de um Professor Orientador de Projeto e Tutoria Eletrnica, via Frum de Discusso*. *Verificar manual de instruo de acesso ao frum no GUIA DO ALUNO, p. 22, localizado no quadro de avisos gerais Blackboard.
6. ESTRUTURA DO PROJETO

O aluno e/ou grupo dever escolher e analisar uma organizao no mercado, com o objetivo de descrever a atuao da rea de Sistemas de Informao. Depois de realizada a pesquisa dever (o) organizar os dados, anotar as informaes relevantes e descrever um relatrio, nas suas palavras. Isso significa que de fundamental importncia uma correta apresentao dos dados e resultados, de sua justificativa e concluso pertinentes. O objetivo do relatrio demonstrar a sua capacidade de anlise de processos e como solucionar os grandes desafios empresariais. Para isso, necessrio seguir certos padres para facilitar a compreenso do leitor. Observe abaixo: 1. Capa 2. Resumo 3. Sumrio 4. Introduo 5. Descreva brevemente a empresa estudada. Exemplo: atividade empresarial, porte da empresa, principais produtos ou servios, entre outras caractersticas. 6. Desenvolvimento Descrever cada proposta apresentada, fundamentando cada uma delas, baseandose nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas no mdulo e identificando as oportunidades de aplic-los na empresa estudada, lembrando-se de verificar qual a proposta de cada PIM. 7. Concluso Descrever sua anlise final e pontos preponderantes (positivos e negativos) que levaram o seu relatrio ao xito. 8. Referncias Citar as fontes de pesquisa (bibliografia, nos moldes da ABNT).
2. O PIM V ABRANGE AS DISCIPLINAS:  Projeto e Desenvolvimento de Sistemas de Informao;  tica e Legislao: Trabalhista e Empresarial;  Estatstica Aplicada. 2.1 Projeto e Desenvolvimento de Sistemas de Informao

Esquematizar as fases de desenvolvimento de um Sistema de Informao, procurando relacion-las

Sistemas de Informao

s necessidades do mercado atual: modelar um sistema, metodologia, anlise detalhada, proposta de arquitetura, desenvolvimento e implementao.
2.2 tica e Legislao: Trabalhista e Empresarial

Analisar a tica, o Direito e a Moral como elementos condutores da plena execuo das atividades sociais e profissionais dentro da empresa. A abordagem da Responsabilidade Social, posturas ticas e de cidadania, inclusive com o meio ambiente.
2.3 Aplicaes da Estatstica

Identificar possveis conceitos bsicos da Estatstica Descritiva, utilizados empresarialmente, como medidas sobre distribuio e os principais indicadores que levem ao desenvolvimento da inferncia estatstica. Observar a lista abaixo e escolher quais itens se aplicam ao desenvolvimento do projeto da empresa estudada.  Estatstica descritiva  Sries Estatsticas  Apresentao de dados estatsticos;  Distribuio de freqncia varivel discreta e contnua;  Representao grfica  Medidas de freqncia central  Mdia Aritmtica Simples e Ponderada;  Mediana;  Moda;  Separatrizes  Mediadas de disperso  Amplitude do Rol;  Varincia e Desvio Padro;  Coeficiente de Variao.
8. ENVIO DO PROJETO

Verificar informaes sobre o envio do trabalho na Plataforma Blackboard. As datas encontram-se publicadas no calendrio acadmico. * Os alunos reprovados em qualquer uma das disciplinas PIM s podero enviar seus Projetos caso estejam matriculados em regime de dependncia (verificar prazos na secretaria virtual).
9. PRAZOS E VALIDAO DO RECEBIMENTO DO PROJETO

No sero aceitos, em hiptese alguma, trabalhos aps as datas publicadas, ou por outros meios que no sejam os definidos pela UNIP Interativa. Portanto, no haver possibilidade de entrega do Projeto PIM via e-mail, correio, Digital Dropbox, FAX ou qualquer outro meio que no esteja ligado ao Campo de Envio destinado ao Projeto. O PIM um projeto que consta do Programa Pedaggico dos Cursos Superiores de Tecnologia e

Manual PIM V

corresponde computao de 50 horas (para cada PIM), totalizando 100 horas no semestre, equivalendo ao controle de frequncia e nota do aluno, desde que apresente conceito igual ou maior que 5,0 (cinco). Caso o aluno obtenha o conceito final menor que 5,0 (cinco) ou no envie o projeto dentro do semestre, ficar em situao de reprovado na disciplina PIM, e s poder reenviar seu projeto caso esteja matriculado em regime de dependncia* (via secretaria virtual) e siga as informaes sobre o projeto, contidas na Plataforma Blackboard, no semestre que estiver cursando. * Ateno quanto aos prazos estipulados pela Secretaria virtual, na realizao das matrculas de disciplinas em que foi reprovado.
10. DVIDAS SOBRE O PROJETO

Caso o aluno tenha dvidas sobre o desenvolvimento do projeto PIM, poder contatar seu Tutor Eletrnico, que estar disposio pelo sistema de Mensagens na disciplina e atravs do telefone 0800 010 9000.

Bons estudos! Atenciosamente, CST Gesto

Sistemas de Informao

You might also like