You are on page 1of 17

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos

Massa especfica e densidade A massa especfica ( ) de uma substncia a razo entre a massa (m) de uma quantidade da substncia e o volume (V) correspondente:

Uma unidade muito usual para a massa especfica o g/cm3 , mas no SI a unidade o kg/m3 . A relao entre elas a seguinte:

Assim, para transformar uma massa especfica de g/cm3 para kg/m3, devemos multiplic-la por 1.000 . Na tabela a seguir esto relacionadas as massas especficas de algumas substncias. Substncia gua Gelo lcool Ferro Chumbo Mercrio 1,0 0,92 0,79 7,8 11,2 13,6 1.000 920 790 7.800 11.200 13.600

Observao comum encontrarmos o termo densidade (d) em lugar de massa especfica (m ). Usa-se "densidade" para representar a razo entre a massa e o volume de objetos slidos (ocos ou macios), e "massa especfica"para lquidos e substncias.Exemplo So misturados volumes iguais de dois lquidos com massas especficas de 0,50 e 0,90 . Determine a massa especfica da mistura.ResoluoSendo os volumes iguais, temos V1 = V2 = V . Portanto, o volume da mistura 2V. Por outro lado, podemos dizer que a massa da mistura igual soma das massas dos dois lquidos. Da relao , temos :

Exer ccios:1. Determine a massa de um bloco de chumbo que tem arestas de 10 cm.2. A caixa mostrada na figura oca e suas paredes apresentam 2 cm de espessura.

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


Sabendo-se que ela possui 2,0 kg de massa, determine:a) densidade da caixa;b) a massa especfica da substncia usada na confeco da caixa.3. Uma esfera oca, de 1.200 g de massa, possui raio externo de 10 cm e raio interno de 9,0 cm. Sabendo que o volume de uma esfera dado por , determine:a) a densidade da esfera;b) a massa especfica do material de que feita a esfera.(Use ).

4. Misturam-se massas iguais de dois lquidos de massas especficas 0,40 Determine a massa especfica da mistura. Presso

e 1,0

Consideremos uma fora aplicada perpendicularmente a uma superfcie com rea A. Definimos a presso (p) aplicada pela fora sobre a rea pela seguinte relao:

No SI , a unidade de presso o pascal (Pa) que corresponde a N/m2 . A seguir apresenta outras unidades de presso e suas relaes com a unidade do SI :1 dyn/cm2 (bria) = 0,1 Pa 1 kgf/cm2 = 1 Pa 1 atm = 1,1013x105 Pa 1 lb/pol2 = 6,9x103 Pa O conceito de presso nos permite entender muitos dos fenmenos fsicos que nos rodeiam. Por exemplo, para cortar um pedao de po, utilizamos o lado afiado da faca (menor rea), pois, para uma mesma fora, quanto menor a rea, maior a presso produzida.

Exemplo: Compare a presso exercida, sobre o solo, por uma pessoa com massa de 80 kg, apoiada na ponta de um nico p, com a presso produzida por um elefante, de 2.000 kg de massa, apoiado nas quatro patas. Considere de 10 cm2 a rea de contato da ponta do p da pessoa, e de 400 cm2 a rea de contato de cada pata do elefante. Considere tambm g = 10 m/s2 .ResoluoA presso exercida pela pessoa no solo dada pelo seu peso, dividido pela rea da ponta do p:

A presso exercida pelo elefante dada por:

Comparando as duas presses, temos que a presso exercida pela pessoa 6,4 vezes a presso exercida pelo elefante. Exerccios1. Aplica-se uma fora de intensidade 10 N perpendicularmente sobre uma superfcie quadrada de rea 0,5 m2. Qual devera ser a presso exercida sobre a superfcie? (A) 5 N.m2 (B) 5 N/m2

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


(C) 20 N/m2 (D) 10 N/m2 (E) n.d.a. 2.Um tijolo de peso 32 N tem dimenses 16cm x 8,0 cm x 4,0cm. Quando apoiado em sua face de menor rea, a presso que ele exerce na superfcie de 16 cm apoio , em N/cm2 : (A) 4,0 (B) 2,5 (C) 2,0 (D) 1,0 (E) 0,503. Uma caixa de 500 N tem faces retangulares e suas arestas medem 1,0 m, 2,0 m e 3,0 m. Qual a presso que a caixa exerce quando apoiada com sua face menor sobre uma superfcie horizontal? (A) 100 N/m2 . (B) 125 N/m2 . (C) 167 N/m2 . (D) 250 N/m2 . (E) 500 N/m2 . 4. O salto de um sapato masculino em rea de 64 cm2. Supondo-se que a pessoa que o calce tenha peso igual a 512 N e que esse peso esteja distribudo apenas no salto, ento a presso mdia exercida no piso vale: (A) 120 kN/m2 (B) 80 kN/m2 (C) 60 kN/m2 (D) 40 kN/m2 (E) 20 kN/m2 5. Uma pessoa com peso de 600 N e que cala um par de sapatos que cobrem uma rea de 0,05 m 2 no consegue atravessar uma regio nevada sem se afundar, porque essa regio no suporta uma presso superior a 10.000 N/m2. Responda:a) Qual a presso exercida por essa pessoa sobre a neve?b) Qual deve ser a rea mnima de cada p de um esqui que essa pessoa deveria usar para no afundar? 6. A caixa da figura abaixo tem peso 400 N e dimenses a = 10 cm, b = 20 cm e c = 5 cm e apoia-se em uma superfcie plana horizontal. Qual a presso, em N/cm2 , que a caixa exerce no apoio, atravs se sua base, em cada uma das situaes propostas ? I)

II)

III)

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


Presso em um Lquido - Stevin Constatao experimental da presso no seio de um lquido Varias experincias evidenciam a presso suportada por ume superfcie mergulhada no seio de um lquido em equilbrio Dentre elas citaremos apenas e experincia realizada com a cpsula manomtrica . A cpsula manomtrica consta essencialmente de uma caixa dotada de uma membrana elstica . A caixa ligada a um tubo em forma de U por meio de um condutor flexvel.

Nos ramos do tubo em U colocamos um lquido colorido. Pelo desnvel do liquido nos ramos do tubo analisamos a presso exercida sobre a membrana elstica da capsula. Inicialmente o lquido alcana o mesmo nvel em ambos os ramos do tubo como se v na figura. Isto se d porque a presso exercida na superfcie livre do liquido contido no ramo esquerdo a mesma presso exercida sobre a superfcie da membrana; esta presso a presso atmosfrica. Se voc introduzir e cpsula no seio de um lquido em equilbrio contido num recipiente, notar que se estabelece um desnvel nos ramos do tubo em U, fato que comprova a existncia de uma fora imposta pelo lquido na superfcie de membrana, ou seja, comprova a existncia de presso que o lquido exerce sobre a membrana da cpsula A fora exercida pelo lquido perpendicular superfcie da membrana, pois caso contrrio a componente tangencial dessa fora arrastaria a cpsula, o que no ocorre na prtica. medida que voc aprofunda a cpsula no lquido o desnvel no tubo em U aumenta, mostrando que a presso exercida pelo lquido cresce com a profundidade. Num mesmo ponto, no seio do lquido, voc pode girar a capsula vontade sem acarretar alterao no desnvel nos ramos do tubo em U, significando este fato que a presso independe da orientao da superfcie da membrana elstica da cpsula. A presso exercida pelo lquido na membrana da cpsula a dita presso hidrosttica. Se presso hidrosttica adicionarmos a presso exercida pela atmosfera sobreposta ao lquido teremos a chamada presso absoluta . Do que ficou dito at o momento, voc conclui que no seio de um lquido a uma dada profundidade a presso igual em todos os pontos. Em outras palavras se considerarmos um plano paralelo superfcie do lquido a presso ser a mesma em todos os pontos deste plano. Dados agora dois pontos A e B, localizados em diferentes profundidades, no seio do lquido, qual ser a diferena de presso de um ponto para outro? A resposta a essa pergunta dada peio Principio de Stevin que passamos a enunciar. Principio fundamental da Hidrosttica ( Princpio de Stevin) "A diferena entre as presses em dois pontos considerados no seio de um lquido em equilbrio (presso no ponto mais profundo e a presso no ponto menos profundo) vale o produto da massa especifica do lquido pelo mdulo da acelerao da gravidade do local onde feita a observao, pela diferena entre as profundidades consideradas."

Simbolicamente:

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


A partir do Teorema de Stevin podemos concluir : A presso aumenta com a profundidade. Para pontos situados na superfcie livre, a presso correspondente igual exercida pelo gs ou ar sobre ela. Se a superfcie livre estiver ao ar atmosfrico, a presso correspondente ser a presso atmosfrica, patm .

Na figura abaixo tem-se o grfico da presso p em funo da profundidade h.

Pontos situados em um mesmo lquido e em uma mesma horizontal ficam submetidos mesma presso. A superfcie livre dos lquidos em equilbrio horizontal.

Exemplo: Na figura abaixo temos um mergulhador estacionado a 10 m de profundidade. No mesmo nvel em que se encontra existe uma gruta que encerra ar. Calcule a presso a que se acham submetidos o mergulhador e o ar da gruta. Considere: dgua = 1.000 kg/m3 g = 10 m/s2 patm = 105 N/m2 . Exerccios 1. Um tambor lacrado mantido sob a superfcie do mar, conforme a figura. Pode-se afirmar que a presso da gua na superfcie externa : (A) maior na base superior. (B) maior na base inferior. (C) maior na superfcie lateral. (D) a mesma nas bases inferiores e superior. (E) a mesma em qualquer parte do cilndro. 2. A presso hidrosttica a fora por unidade de rea exercida por um lquido. No fundo de um recipiente contendo lquido, essa presso depende: (A) do formato do recipiente. (B) somente da rea do fundo do recipiente. (C) da altura da coluna e do peso especfico do lquido. (D) da rea do fundo e da altura da coluna lquida. (E) somente da densidade do lquido.

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


3. A figura abaixo representa uma talha contendo gua. A presso da gua exercida sobre a torneira, fechada, depende: (A) do volume de gua contido no recipiente. (B) da massa de gua contida no recipiente. (C) do dimetro do orifcio em que est ligada a torneira. (D) da altura da superfcie em relao ao fundo do recipiente. (E) da altura da superfcie da gua em relao torneira. 4. Um recipiente cilndrico aberto contm um lquido de densidade d . A presso P no interior do lquido pode ser representada em funo da profundidade h. Essa presso est representada no grfico. (A) (B)

(C)

(D)

(E)

5. Um reservatrio cilndrico est cheio de um lquido homogneo. Considere zero a ordenada de qualquer ponto da base do cilindro e ds a ordenada da superfcie livre do lquido. Dos grficos abaixo, o que melhor representa a relao entre p e d, sendo p a presso num ponto de ordenada d, : (A) (B)

(C)

(D)

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


PRESSO ATMOSFRICA E EXPERINCIA DE TORRICELLI A atmosfera terrestre composta por vrios gases, que exercem uma presso sobre a superficie da Terra. Essa presso, denominada presso atmosfrica, depende da altitude do local, pois medida que nos afastamos da superfcie do planeta, o ar se torna cada vez mais rarefeito, e, portanto, exercendo uma presso cada vez menor. O fsico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) realizou uma experincia para determinar a presso atmosfrica ao nvel do mar. Ele usou um tubo de aproximadamente 1,0 m de comprimento, cheio de mercrio (Hg) e com a extremidade tampada. Depois, colocou o tubo , em p e com a boca tampada para baixo, dentro de um recipiente que tambm continha mercrio. Torricelli observou que, aps destampar o tubo, o nvel do mercrio desceu e estabilizou-se na posio correspondente a 76 cm, restando o vcuo na parte vazia do tubo.

Na figura, as presses nos pontos A e B so iguais (pontos na mesma horizontal e no mesmo lquido). A presso no ponto A corresponde presso da coluna de mercrio dentro do tubo, e a presso no ponto B corresponde presso atmosfrica ao nvel do mar: pB = pA = pATM = pcoluna(Hg) Como a coluna de mercrio que equlibra a presso atmosfrica de 76 cm, dizemos que a presso atmosfrica ao nvel do mar equivale presso de uma coluna de mercrio de 76 cm. Lembrando que a presso de uma coluna de lquido dada por dgh (g = 9,8 m/s2), temos no SI : pATM 76cmHg = 760mmHg = 1,01x105 Pa A maior presso atmosfrica obtida ao nvel do mar (altitude nula). Para qualquer outro ponto acima do nvel do mar, a presso atmosfrica menor. A tabela a seguir apresenta a variao da presso atmosfrica de acordo com a altitude.

Altitude (m) 0 200 400 600 800 1000

Presso atmosfrica (mmHg) 760 742 724 707 690 674

Altitude (m) 1200 1400 1600 1800 2000 3000

Presso (mmHg) 658 642 627 612 598 527

Os manmetros (medidores de presso) utilizam a presso atmosfrica como referncia, medindo a diferena entre a presso do sistema e a presso atmosfrica. Tais presses chamam-se presses manomtricas. A presso manomtrica de um sistema pode ser positiva ou negativa, dependendo de

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


estar acima ou abaixo da presso atmosfrica. Quando o manmetro mede uma presso manomtrica negativa, ele chamado de manmetro de vcuo.

Manmetro utilizado em postos de gasolina (os mdicos usam um sistema semelhante) para calibrao de pneus. A unidade de medida psi (libra por polega ao quadrado) corresponde a, aproximadamente, 0,07 atm. Assim, a presso lida no mostrador, 26 psi, igual a aproximadamente, 1,8 atm. A figura representa um manmetro de tubo aberto. Pela diferena de nveis do lquido nos dois ramos do tubo em U, mede-se a presso manomtrica do sistema contido no reservatrio. Escolhendo os dois pontos A e B mostrados na figura, temos:

pA = pB pSISTEMA = pATM + pLQUIDO pSISTEMA = pATM = dgh pMANOMTRICA = dgh

Princpio de Arquimedes (EMPUXO) Contam os livros, que o sbio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na gua se torna mais leve devido a uma fora, exercida pelo lquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa fora, do lquido sobre o corpo, denominada empuxo ( ). ) , devida

Portanto, num corpo que se encontra imerso em um lquido, agem duas foras: a fora peso ( interao com o campo gravitacinal terrestre, e a fora de empuxo ( lquido.

) , devida sua interao com o

Quando um corpo est totalmente imerso em um lquido, podemos ter as seguintes condies: * se ele permanece parado no ponto onde foi colocado, a intensidade da fora de empuxo igual intensidade da fora peso (E = P); * se ele afundar, a intensidade da fora de empuxo menor do que a intensidade da fora peso (E < P); e * se ele for levado para a superfcie, a intensidade da fora de empuxo maior do que a intensidade da fora peso (E > P) . Para saber qual das trs situaes ir ocorrer, devemos enunciar o princpio de Arquimedes:

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


Todo corpo mergulhado num fluido (lquido ou gs) sofre, por parte do fluido, uma fora vertical para cima, cuja intensidade igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. Seja Vf o volume de fluido deslocado pelo corpo. Ento a massa do fluido deslocado dada por: mf = dfVf A intensidade do empuxo igual do peso dessa massa deslocada: E = mfg = dfVfg Para corpos totalmente imersos, o volume de fluido deslocado igual ao prprio volume do corpo. Neste caso, a intensidade do peso do corpo e do empuxo so dadas por: P = dcVcg e E = dfVcg Comparando-se as duas expresses observamos que: * se dc > df , o corpo desce em movimento acelerado (FR = P E); * se dc < df , o corpo sobe em movimento acelerado (FR = E P); * se dc = df , o corpo encontra-se em equilbrio. Quando um corpo mais denso que um lquido totalmente imerso nesse lquido, observamos que o valor do seu peso, dentro desse lquido , aparentemente menor do que no ar. A diferena entre o valor do peso real e do peso aparente corresponde ao empuxo exercido pelo lquido: Paparente = Preal - E Exemplo: Um objeto com massa de 10 kg e volume de 0,002 m3 colocado totalmente dentro da gua (d = 1 kg/L).

a) Qual o valor do peso do objeto ? b) Qual a intensidade da fora de empuxo que a gua exerce no objeto ? c) Qual o valor do peso aparente do objeto ? d) Desprezando o atrito com a gua, determine a acelerao do objeto. (Use g = 10 m/s2.) Resoluo: a) P = mg = 10.10 = 100N b) E = dguaVobjetog = 1.000 x 0,002 x 10 E = 20N c) Paparente = P E = 100 20 = 80N d) FR = P E a=8,0 m/s2 (afundar, pois P > E)

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


Flutuao Para um corpo flutuando em um lquido, temos as condies a seguir. 1) Ele encontra-se em equilbrio: E=P 2) O volume de lquido que ele desloca menor do que o seu volume: Vdeslocado < Vcorpo 3) Sua densidade menor do que a densidade do lquido: dcorpo < dlquido 4) O valor do peso aparente do corpo nulo: Paparente = P E = O A relao entre os volumes imerso e total do corpo dada por:

E = P dliquidoVimersog = dcorpoVcorpog Exemplo: Um bloco de madeira (dc = 0,65 g/cm3), com 20 cm de aresta, flutua na gua (dagua = 1,0 g/c3) . Determine a altura do cubo que permanece dentro da gua.

Resoluo: Como o bloco est flutuando, temos que E = P e , sendo V = Abaseh , escrevemos:

Como hcorpo = 20 cm, ento himerso = 13 cm. Exerccios: 1. Um corpo est flutuando em um lquido. Nesse caso (A) o empuxo menor que o peso. (B) o empuxo maior que o peso. (C) o empuxo igual ao peso. (D) a densidade do corpo maior que a do lquido. (E) a densidade do corpo igual a do lquido 2. Uma pedra, cuja a massa especfica de 3,2 g / cm3, ao ser inteiramente submersa em determinado lquido, sofre um perda aparente de peso, igual metade do peso que ela apresenta fora do lquido. A massa especfica desse lquido , em g / cm3,

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


(A) 4,8 (B) 3,2 (C) 2,0 (D) 1,6 (E) 1,2 3. Um ovo colocado num recipiente com gua vai at o fundo, onde fica apoiado, conforme a figura . Adicionando-se sal em vrias concentraes, ele assume as posies indicadas nas outras figuras B, C, D eE.

A situao que indica um empuxo menor do que o peso do ovo a da figura (A) A (B) B (C) C (D) D (E) E 4. Uma esfera macia e homognea, de massa especfica igual a 2,4 g/cm3, flutua mantendo 20% do seu volume acima da superfcie livre de um lquido. A massa especfica desse lquido, em g/cm3 , igual a (A) 1,9 (B) 2,0 (C) 2,5 (D) 3,0 (E) 12,0 5. interior de um recipiente encontra-se um corpo em equilbrio mergulhado num lquido de densidade 0,8 g/cm3, conforme a figura. Se este mesmo corpo for colocado em outro recipiente, contendo gua ( densidade igual a 1g/cm3) podemos afirmar que

(A) o corpo ir afundar e exercer fora no fundo do recipiente. (B) o corpo continuar em equilbrio, totalmente submerso. (C) o corpo no flutuar. (D) o corpo flutuar com mais da metade do volume submerso. (E) o corpo flutuar com menos da metade do volume submerso Princpio de Pascal O princpio fsico que se aplica, por exemplo, aos elevadores hidrulicos dos postos de gasolina e ao sistema de freios e amortecedores, deve-se ao fsico e matemtico francs Blaise Pascal (1623-1662). Seu enunciado : O acrscimo de presso produzido num lquido em equilbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do lquido.

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


Consideremos um lquido em equilbrio colocado em um recipiente. Vamos supor que as presses hidrostticas nos pontos A e B (veja a figura) sejam, respectivamente, 0,2 e 0,5 atm.

Se atravs de um mbolo comprimirmos o lquido, produzindo uma presso de 0,1 atm, todos os pontos do lquido , sofrero o mesmo acrscimo de presso. Portanto os pontos A e B apresentaro presses de 0,3 atm e 0,6 atm, respectivamente. As prensas hidrulicas em geral, sistemas multiplicadores de fora, so construdos com base no Princpio de Pascal. Uma aplicao importante encontrada nos freios hidrulicos usados em automveis, caminhes, etc. Quando se exerce uma fora no pedal, produz-se uma presso que transmitida integralmente para as rodas atravs de um lquido, no caso, o leo. A figura seguinte esquematiza uma das aplicaes prticas da prensa hidrulica: o elevador de automveis usado nos postos de gasolina.

O ar comprimido, empurrando o leo no tubo estreito, produz um acrscimo de presso (D p), que pelo princpio de Pascal, se transmite integralmente para o tubo largo, onde se encontra o automvel. Sendo D p1 = D p2 e lembrando que D p = F/A , escrevemos:

Como A2 > A1 , temos F2 > F1 , ou seja, a intensidade da fora diretamente proporcional rea do tubo. A prensa hidrulica uma mquina que multiplica a fora aplicada. Por outro lado, admitindo-se que no existam perdas na mquina, o trabalho motor realizado pela fora do ar comprimido igual ao trabalho resistente realizado pelo peso do automvel. Desse modo, os deslocamentos o do automvel e o do nvel do leo so inversamente proporcionais s reas dos tubos: t 1 = t 2 F1d1 = F2d2 Mas na prensa hidrulica ocorre o seguinte:

Comparando-se com a expresso anterior, obtemos:

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos

Exemplo: Na prensa hidrulica na figura , os dimetros dos tubos 1 e 2 so , respectivamente, 4 cm e 20 cm. Sendo o peso do carro igual a 10 kN, determine:

a) a fora que deve ser aplicada no tubo 1 para equlibrar o carro; b) o deslocamento do nvel de leo no tubo 1, quando o carro sobe 20 cm. Resoluo: a) A rea do tubo dada por A = p R2 , sendo R o raio do tubo. Como o raio igual a metade do dimetro, temos R1 = 2 cm e R2 = 10 cm . Como R2 = 5R1 , a rea A2 25 vezes a rea A1 , pois a rea proporcional ao quadrado do raio. Portanto A2 = 25 A1 . Aplicando a equao da prensa, obtemos:

b) Para obter o deslocamento d1 aplicamos:

F1 = 400N

Exerccios:

d1 = 500 cm (5,0 m)

1. Deseja-se construir uma prensa hidrulica que permita exercer no mbolo maior uma fora de 5,0 x 103 N, quando se aplica uma fora de 5,0 x 10 N no mbolo menor, cuja rea de 2,0 x 10 cm 2 . Nesse caso a rea do mbolo maior dever ser de (A) 2,0 x 10 cm 2 (B) 2,0 x 102 cm 2 (C) 2,0 x 103 cm 2 (D) 2,0 x 104 cm 2 (E) 2,0 x 105 cm 2

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


2. Numa prensa hidrulica, o mbolo menor tem rea de 10cm2 enquanto o mbolo maior tem sua rea de 100 cm2. Quando uma fora de 5N aplicada no mbolo menor , o mbolo maior move-se. Pode-se concluir que (A) a fora exercida no mbolo maior de 500 N. (B) o mbolo maior desloca-se mais que o mbolo menor. (C) os dois mbolos realizam o mesmo trabalho. (D) o mbolo maior realiza um trabalho maior que o mbolo menor. (E) O mbolo menor realiza um trabalho maior que o mbolo maior 3. Na figura, os mbolos A e B possuem reas de 80 cm2 e 20 cm2, respectivamente. Despreze os peos dos mbolos e considere o sistema em equilbrio. Sendo a massa do corpo colocado em A igual a 100 kg, determine:

a) a massa do corpo colocado em B; b) qual ser o deslocamento do corpo em A se deslocarmos o corpo em B 20 cm para baixo. 4. As reas dos pistes do dispositivo hidrulico da figura mantm a relao 50:2. Verifica-se que um peso P, colocado sobre o pisto maior equilibrado por uma fora de 30 N no pisto menor, sem que o nvel de fluido nas duas colunas se altere. De acordo com o princpio de Pascal, o peso P vale: (A) 20 N (B) 30N (C) 60 N (D) 500 N (E) 750 N Vasos Comunicantes Quando dois lqudos que no se misturam (imiscveis) so colocados num mesmo recipiente, eles se dispem de modo que o lquido de maior densidade ocupe a parte de baixo e o de menor densidade a parte de cima (Figura 1) . A superfcie de separao entre eles horizontal.

Por exemplo, se o leo e a gua forem colocados com cuidado num recxipente, o leo fica na parte superior porque menos denso que a gua, que permanece na parte inferior.Caso os lquidos imiscveis sejam colocados num sistema constitudos por vasos comunicantes, como um tubo em U (Figura 2), eles se dispem de modo que as alturas das colunas lquidas, medidas a partir da superfcie de separao, sejam proporcionais s respectivas densidades.

Na Figura 2, sendo d1 a densidade do lquido menos denso, d2 a densidade do lquido mais denso, h1 e h2 as respectivas alturas das colunas, obtemos: d1h1 = d2h2

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


Exemplo:Demonstre que lquidos imiscveis colocados num tubo em U se dispem de modo que as alturas, medidas a partir da superfcie de separao, sejam inversamente proporcionais s respectivas densidades.Resoluo:A presso no ponto A igual presso no ponto B (mesma horizontal e mesmo lquido): pA = pB Mas: pA = pATM + d1gh1 pB = pATM + d2gh2 Assim: pATM + d1gh1 = pATM + d2gh2 d1h1 = d2h2 Exerccio:A figura representa um tubo em forma de U aberto em ambos os extremos, contendo dois lquidos, A e B, que no se misturam . Sendo dA e dB, respectivamente, as densidades dos lquidos A

e B pode-se afirmar que (A) da = 1,0 dB (B) da = 0,8 dB (C) da = 0,5 dB (D) da = 0,3 dB (E) da = 0,1 dB

Paradoxo Hidrosttico Experincia de Pascal


A propriedade de um lquido de transmitir a presso que se exerce sobre ele em todos os sentidos explica um fenmeno conhecido em fsica como paradoxo hidrosttico. Na figura 1 esto representados 3 recipientes de diversas formas mas com superfcie de fundo de igual rea. A coluna de lquido que eles contm tambm igual. A massa de lquido nestes vasos diferente, mas a presso exercida sobre o fundo a mesma e pode ser calculada atravs da equao fundamental da hidrosttica:

Figura 1

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


Uma vez que a rea do fundo dos recipientes a mesma, a fora com que o lquido exerce presso sobre os fundos tambm a mesma, sendo esta fora igual, em intensidade, ao peso da coluna vertical do lquido:

em que

a rea da superfcie do fundo.

Esta concluso pode ser verificada atravs de experincias levadas a cabo com o aparelho representado na figura 2. O fundo dos 3 recipientes, 1, 2 e 3, uma pelcula de borracha fixa no suporte do aparelho. O seu fundo encurva-se e este movimento transmite-se agulha. A experincia demonstra que: "Quando as colunas de gua nos recipientes so iguais, as indicaes da agulha tambm o so, ou seja, a fora com que o lquido actua sobre o fundo do recipiente no depende da forma deste ltimo e igual, em intensidade, ao peso da coluna vertical de lquido cuja base o fundo do recipiente e a altura a altura da coluna de lquido."

Figura 2 Explicao? Observemos a figura 3 em que a rea do fundo do recipiente sofre a aco duma fora , que exerce a presso .

igual, em intensidade, ao peso da coluna de lquido

De acordo com a Lei de Pascal, esta presso transmitida tambm s reas e ,ea fora que actua sobre todo o fundo igual, em intensidade, ao peso da coluna vertical do lquido .

Esta maior que o peso do lquido no recipiente 3, figura 2, inferior no 2 e igual no 1. Imagina que a parte mais fina do recipiente, figura 3, ainda mais fina e comprida. Ento, seria suficiente uma quantidade muito pequena de gua para criar uma grande presso sobre o fundo.

Acompanhamento & Reforo Alessandro Bastos


Em 1648, Pascal pasmou os seus contemporneos com uma experincia. Inseriu um tubo estreito num barril cuidadosamente fechado e cheio de gua, como mostra a figura 4. Depois, subiu varanda de um 2 andar e derramou neste tubo uma caneca de gua. A presso sobre as paredes do barril cresceu tanto que as suas aduelas no suportaram e comeou a verter gua.

Figura 4

You might also like