You are on page 1of 7

TUTORIAL: USANDO O PARTITION MAGIC

Flaviano - 27/4/2005

O que fazer quando se quer dividir um disco em mais de 1 partio e o disco j est em uso? Uma situao que h esta necessidade quando se deseja distribuir os arquivos no disco de forma mais organizada ou instalar um outro sistema operacional. Para isto, no necessrio fazer o fdisk e FORMATAR o HD todo novamente. Basta Reparticionar o disco, e para fazer isto, sem ter que tirar backup de todo o contedo, redividir o disco, formatar, etc., possvel fazer de modo fcil atravs do programa Partition Magic. Particionar um disco rgido interessante quando se deseja dividir sua unidade de disco rgido em reas separadas e protegidas para diferentes tipos de dados. Isso ajudar voc a organizar arquivos de maneira mais eficiente e reduzir os riscos de perdas de dados se seu sistema travar, ou simplesmente se voc deseja instalar um novo sistema operacional como por exemplo uma distribuio Linux. Fazer isso sem necessitar Formatar o micro bem simples, como falamos, utilizando o programa Partition Magic, que pertencia empresa Powerquest e que foi adquirida pela Symantec (fabricante dos famosos softwares de segurana da famlia Norton). Esse software permite inmeros recursos, mas vamos nos prender simplesmente no particionamento do disco rgido. Este Software no gratuito, mas pode ser baixado na verso demo (veja informaes no site da Symantec). importante frisar que mesmo depois se for desinstalado ele no ir alterar nenhuma partio podendo ao ser re-instalado exercer as mesmas funes da instalao anterior. A instalao bem simples baseado em clicar em NEXT para avanar. Veremos o processo nas telas abaixo:

Clique em Next para prosseguir

Clique em Yes e aceite os termos de licena para continuar.

Clique em Next para prosseguir

Aconselhamos a instalao tpica. Clique em Next para prosseguir

Clique em Next para prosseguir

Aqui o programa recomenda a criao de discos de resgate para iniciar o Partition Magic caso haja problemas, se no deseja cri-los clique em no.

Instalao completa clique em finish. Aps isso d dois cliques no atalho criado na rea de trabalho para inicia-lo.

Voc poder ver os discos presentes o espao total e o espao utilizado, o tipo de unidade de alocao de arquivos e se a unidade primria ou lgica.

Clique em create new partition para comearmos a criar nossa partio

Clique em Next para prosseguir

Aqui voc deve escolher de qual unidade voc As opes de criar uma partio sero nesse deseja retirar o espao a ser utilizado na sua caso antes da unidade C:, depois da unidade partio, se for uma unidade nica C: e antes da unidade E: ou depois da unidade simplesmente clique em Next, se houverem E: que o recomendado, selecione uma dessas mais unidades escolha uma e clique em Next. opes e clique em Next.

Aqui voc poder escolher o tamanho a ser utilizado na prxima partio. Observe que o programa lhe informa o tamanho mnimo e mximo possvel, e voc poder escolher se sua partio ser lgica ou primaria, o recomendado criar uma partio lgica, faa sua escolha ..

Aqui voc poder escolher o sistema de alocao de arquivos, o programa far a converso automtica da partio sem afetar as outras j existentes, faa sua escolha e clique em Next

Observe as informaes da sua nova partio ,o tamanho, a letra que ser designada para ela, o sistema de alocao de arquivos e o status das parties anteriores antes e depois da criao da nova partio. clique em Next

Nessa tela voc v mais detalhadamente o status futuro da sua unidade, no canto esquerdo abaixo clique em Apply que estar em verde.

Clique em Yes e o micro ser reiniciado,

Voc ter uma oportunidade de cancelar o processo assim que comear a tela do processo clicando em qualquer tecla, se no o fizer no interrompa mais , aguarde que o mesmo seja finalizado , o que dever demorar de acordo com a velocidade do disco rgido e dos arquivos que sero movidos, o processo totalmente automtico e no haver necessidade de nenhuma interveno.

Aps concludo o processo e o micro for iniciado , aparecer essa tela solicitando o reinicio do micro novamente, clique em ok

Pronto! voc poder ver a unidade criada, e no houve nenhuma alterao nos dados nem em qualquer configurao anterior.

You might also like