You are on page 1of 6

Montando uma Rede Simples

Uma rede de computadores permite o compartilhamento de arquivos, equipamentos (impressora, digitalizador ou escner), internet e vrios outros recursos. Agora vou mostrar como de forma simples de montar e configurar uma pequena rede em computadores com Windows, estou fazendo com o XP Professional mas acredito que deva funcionar com o 2000 e o Vista tambm de forma semelhante e outras verses com certas adaptaes.

Cabeamento
Basicamente voc pode montar os cabos quase como quiser, mas existem padres que ajudam principalmente se voc no for o nico que ir dar manuteno nessa rede, pois a padronizao organiza melhor tudo. Para montagem dos cabos voc vai precisar:

de cabos, o mais comum o cabo par tranado; conectores, a maioria das placas de rede utiliza os conectores RJ-45; placas de rede, uma para cada computador e compatveis com os conectores; um hub (switch burro) ou switch, no caso de redes com mais de 2 computadores; um alicate crimpador, ou alicate de crimpagem. Veja a estrutura de um conector:

Pronto, agora que j est com todo o equipamento podemos iniciar a montagem da nossa rede. Os padres de montagem para os cabos determinam a ordem das cores para o posicionamento dos cabos, essa ordem depende tambm do tipo de rede. Para uma rede direta entre dois computadores usa-se a mesma configurao nas duas pontas do cabo, em uma rede maior utiliza-se a configurao crossover que altera a ordem dos cabos em uma das pontas, sendo os padres chamados de T568A e T568B, e no caso da utilizao de ambos (para uma rede maior, com switch) a mesma ponta deve estar conectada ao switch (sempre a T568A ou sempre a T568B), se for uma ligao direta no faz diferena quando o padro seguir:

Para montar os cabos, retire a capinha azul do cabo alguns centmetros, organize os fios de acordo como esquema que melhor de aplica ao tipo de rede que pretende montar, aps organizados os fios, corte-os aproximadamente do mesmo tamanho que o conector um pouco menor -, e conecte observe as figurar em caso de dvidas -, depois de conectados use o alicate crimpador para apertar os fios no conector.

A figura acima mostra a parte utilizvel de um alicate crimpador (clique para aplicar), observe os nmeros em vermelho: 1 a lmina a ser usada para cortar o cabo azul, observe que ela no fecha totalmente para no cortar os cabos internos; 2 a parte usada para apertar os fios no conector, encaixa-se firmemente a ponta do conector j com os fios no alicate e aperte-se ento; 3 apenas uma lmina de corte simples, voc pode us-la para cortas as sobras de fio.

Configurao
Agora que os computadores esto todos conectados entra si atravs do cabeamento, podemos configurar os computadores para usar esta estrutura (na verdade isso poderia ter sido feito antes da montagem dos cabos). Vamos comear facilitando a vida do usurio: imagina se voc tem uma rede com 60 computadores e quer buscar um arquivo em um deles, como acha que seria se tivesse que lembrar qual a mquina com o IP 192.168.10.14, seria algo bem chato. Ento o que temos que fazer dar um nome aos computadores membros da nossa rede, para isso clique com o boto direito do mouse em Meu computador e v em Propriedades, ento v na aba Nome do computador e l procure o boto Alterar e clique nele, na janela que aparecer coloque em Nome do computador um nome para identificar o computador na rede, em Grupo de trabalho coloque o

nome da sua rede. Pronto a vida do seu usurio j foi facilitada. Veja um exemplo na figura abaixo (clique para ver no tamanho real):

Agora precisamos fazer com que o computador possa ser localizado em rede, para isso ele deve ter um I)P, o mais comum em redes de pequeno porte usar IPs do tipo 192.168.x.x, pra quem no sabe o ip composto de quatro bytes, separados por vrgula, um byte pode ter valores numricos entre 0 e 255, ento os x nesse IP de exemplo pode ser qualquer nmero entre 0 e 255, vou colocar por exemplo 192.168.1.1 para um computador e 192.168.1.2 para o outro computador. Para configurar o IP v ao Painel de controle e procure por Conexes de rede e de Internet e em seguida Conexes de rede (isso no modo de exibio por categoria) ou simplesmente Conexes de rede (no modo de exibio clssico), localize o cone Conexo local e clique com o boto direito e clique em Propriedades.

Se quiser compartilhar arquivos e impressoras bata marcar o item Compartilhamento de arquivos e impressoras e se perguntar alguma coisa confirme. Veja como fica o IP para o primeiro computador (clique pra ver no tamanho original):

Se voc for acessar a internet atravs de um nico computador ponha em Gateway padro o IP dele, e nele tambm coloque o prprio IP, se no for compartilhar internet (cada um se conectar por conta prpria ou no haver conexo) deixe esse campo em

branco. Veja como ficaria um segundo computador que usa a mesma conexo que o primeiro (clique para ver em tamanho real):

Depois disso tudo, ufa! T pronto! Se for preciso reinicie os computadores. Se quiser fazer um teste na rede v no menu Iniciar e clique em Executar, digite cmd (sem aspas) e na janela que aparecer digite IPCONFIG para ver o IP do computador, ou PING X.X.X.X onde X.X.X.X o IP do computador que quer testar a conexo.

You might also like