You are on page 1of 6

Falar bem ALINA VILLALVA

NOTCIAS DA AMADORA, FEVEREIRO 2003

O conceito de bem falar vago. vago porque remete para outros conceitos igualmente vagos, como lngua e norma; vago porque cruza planos, como variao e agramaticalidade; e vago, ainda, porque confunde competncia com talento. Detenhamo-nos por instantes, mas pacientemente, em cada um destes aspectos. 1. Linguagem o nome de uma capacidade humana, de um dos rgos do aparelho cognitivo, que, semelhana da cor da pele ou do comprimento mdio do fmur, admite diversas manifestaes tpicas. luz do episdio bblico da Torre de Babel (Gnesis, 11:1-9)1, a diversidade lingustica poder ser interpretada como uma punio divina da arrogncia dos homens. Porm, a histria conhecida acerca da evoluo das lnguas aponta antes para a inevitabilidade dessa desmultiplicao da capacidade de linguagem e para a existncia de uma relao directa entre a diversidade lingustica e a fundao/aniquilao de nacionalidades. Com efeito, aquilo a que, em alguns casos, se chama lngua, noutros chama-se dialecto: nem sempre muda o contedo da diferena, mas sem dvida que muda o seu valor poltico.

O episdio da Torre de Babel tem inspirado diversas interpretaes, quer no que diz respeito ao seu valor simblico, quer quanto sua real existncia, localizao e forma. Tambm tem motivado inmeras representaes artsticas: aquela que aqui se reproduz uma xilogravura da autoria de M.C. Escher e data de 1928. Sobre este assunto, pode encontrar-se informao interessante em www.towerofbabel.info.

Exemplificando: o Portugus e o Castelhano2 so considerados como lnguas diferentes, enquanto que o Portugus Europeu e o Portugus do Brasil so entendidos como variedades da mesma lngua3. No existem razes de natureza lingustica que justifiquem esta categorizao. A lingustica pode mostrar diferenas e semelhanas entre diferentes usos lingusticos, mas no os quantifica, nem os hierarquiza obrigatoriamente de modo consonante com a categorizao efectuada pelo real. A definio de lngua , pois, uma definio poltica.4
Dialectos portugueses setentrionais
Dialectos transmontanos e alto-minhotos Dialectos baixo-minhotos-durienses-beires

Dialectos portugueses centro-meridionais


Dialectos do centro litoral Dialectos do centro interior e do sul Limite de regio subdialectal com caractersticas peculiares bem diferenciadas

Igualmente poltica a definio de norma. Retomemos a comparao entre o Portugus e o Castelhano. Qualquer que seja a definio aceite como boa, a norma do Portugus no acolhe a neutralizao da distino entre [b] e [v], ou seja, a chamada troca do b pelo v5. Quem pronuncia bago e vago da mesma maneira sabe que no falante da norma do Portugus.
2

Haver talvez quem estranhe que chame Castelhano ao que quase todos chamam Espanhol. Cabe aqui um esclarecimento. A formao poltica de Espanha data do final do sculo XV e resultou de uma congregao de diversas nacionalidades em torno do reino de Castela. lngua a falada, ou seja, ao Castelhano, coube, desde esse momento, a funo de lngua nacional. Do ponto de vista lingustico, chamar Espanhol ao Castelhano , pois incorrecto e injustificvel. 3 Em www.instituto-camoes.pt/cvc/hlp encontra-se informao concisa e rigorosa acerca do Portugus e da sua diversidade. 4 Um outro exemplo prximo da nossa realidade diz respeito ao Galego. Veja-se um comentrio irnico em www.udc.es/dep/lx/cac/galport/index.htm. 5 De acordo com a Nova proposta de classificao dos dialectos Galego-Portugueses, de L. F. L. Cintra, publicada no Boletim de Filologia, 22, 1971, pp. 81-116, esta uma das caractersticas que permitem distinguir os dialectos setentrionais dos dialectos meridionais. O mapa aqui apresentado foi adaptado por L. Segura e J. Saramago, in Variedades dialectais portuguesas,

Pelo contrrio, a norma do Castelhano acolhe a neutralizao destas duas consoantes, como facilmente se constata comparando a pronncia de palavras como vapor, verde, vila, voto ou vulto, na variante standard das duas lnguas. Este contraste resulta exclusivamente da localizao geogrfica das capitais dos dois pases relativamente a uma isfona, ou seja, uma linha de fronteira fontica, que atravessa longitudinalmente a Pennsula Ibrica, colocando Lisboa e Madrid em lados opostos. Falar bem uma lngua , pois, uma assero com um forte contedo poltico. Ora o poder poltico no cumpre as suas obrigaes neste domnio, no apresenta nem discute propostas de poltica lingustica e no permite que uma delas seja sufragada, contrariamente ao que se passa com a poltica econmica, a poltica educativa ou a poltica de defesa. Aproveito para deixar claro que por poltica lingustica deve entenderse um quadro de referncia concreto para a resoluo de questes concretas e no uma vaga conversa pomposa e sentimental, com citaes poticas previsveis e nulo contedo tcnico. A ausncia de uma poltica lingustica para o Portugus deixa ao sabor das mars o que fazer com o estatuto do Portugus Europeu face ao Portugus do Brasil e dos pases africanos onde falado, dando lugar a episdios caricatos como o do Acordo Ortogrfico que ningum sabe em que p est. Deixa, tambm, ao critrio de cada um a deciso sobre qual o Portugus que deve ser ensinado nas escolas e a forma de adaptao dos emprstimos, quais as palavras que integram o seu lxico e quais as construes que a sua gramtica rejeita. E deixa entregue sua prpria sorte a comunidade estrangeira que escolheu Portugal como pas de acolhimento, mas sendo falante de outras lnguas, como o Crioulo Cabo-verdiano, o Romeno ou o Russo, v, por essa circunstncia, acrescidos os seus problemas de integrao.
publicado em Caminhos doPortugus: Exposio Comemorativa do Ano Europeu das Lnguas [Catlogo], 2001, Biblioteca Nacional de Lisboa. Este mapa pode ser consultado em www.instituto-camoes.pt/cvc/hlp/index.html.

Deve, assim, concluir-se, ao encerrar este primeiro aspecto, que se o poder poltico exercesse as suas competncias, seria mais fcil saber o que falar bem Portugus. 2. A segunda questo trata de encontrar um ponto de equilbrio entre variao e agramaticalidade. sabido que o senso comum traa uma clara distino entre o dialecto prestigiado e os restantes dialectos, sendo as pistas mais evidentes de natureza fontica. Consequentemente, a pronncia de Lisboa tomada como a boa pronncia, a pronncia do Porto uma questo regional e caricaturvel, a pronncia da Madeira quase s uma curiosidade etnolgica. Do ponto de vista lingustico, estas hierarquias e estes juzos de valor so disparatados e infundados: no h dialectos melhores nem piores e a diversidade lingustica, semelhana da variao animal ou vegetal, um bem a preservar, quer porque se trata de um direito inalienvel do ser humano ao usufruto da sua herana lingustica, quer porque essa diversidade uma preciosa fonte de informao para a investigao e progresso do conhecimento. A variao geogrfica no pode, pois, servir de base formulao de juzos de gramaticalidade. Acontece que a variao dialectal est intimamente relacionada com a mudana lingustica, ou seja, com a variao diacrnica. O Portugus tem oito a nove sculos de histria e j mudou muito. Sabe-se que muito do que hoje consideramos bom Portugus o resultado da consagrao de usos agramaticais em anteriores sincronias. Para a generalidade dos falantes do Portugus, o conhecimento de estdios anteriores da sua prpria lngua inexistente e por essa razo dificilmente associar alguns dos actuais erros com mudanas em curso. por exemplo o que se verifica quando se trata da flexo do pretrito perfeito do indicativo. Com a segunda pessoa do plural em vias de extino (por exemplo, ledes, lestes) e a presso paradigmtica resultante do facto de todas as formas de segunda pessoa do singular terminarem em s (por exemplo, falas, falavas, falasses, falarias, falares, etc.), surge com fora crescente a substituio da forma cannica da segunda pessoa do singular (por exemplo, fizeste) pela forma terminada em s (i.e. tu fizestes). No h boa conscincia lingustica que no assinale e critique o erro, mas resta saber at quando ter legitimidade para o fazer, caso este erro venha a ser aceite como produto da mudana lingustica.

A variao geogrfica e a variao diacrnica so apenas dois dos domnios de variao que caracterizam as lnguas naturais. H outros, mas estes bastam para mostrar o que pretendo, ou seja, que o conceito de erro gramatical um conceito relativo. No se pense, porm, que qualquer erro variao e que toda a variao gramatical. No, e por isso mesmo que que a estipulao de um dialecto padro indispensvel. Se essa estipulao uma questo poltica, a descrio da sua gramtica e a descrio dos tipos de variao que essa gramtica admite so atribuies dos linguistas. Os linguistas so profissionais que o mercado de trabalho tende a desprezar, mas se mais fossem mais vezes convidados a intervir, e em particular por quem comercializa enunciados lingusticos, falar bem Portugus seria mais acessvel para um maior nmero de pessoas. 3. A propsito de falar bem, referi, por ltimo, a confuso entre competncia e talento. Falar bem um elogio geralmente aplicado a falantes com um discurso fluente e bem programado, que podem realmente ser vistos como falantes talentosos. Tambm embora toda a gente saiba correr, s alguns tm o talento que lhes permite ser atletas de alta competio. Haver, talvez, razes misteriosas para que tais situaes de excepo se verifiquem, mas muito biolgico: os atletas de alta competio possuem determinadas caractersticas fsicas favorveis; os bons oradores tero propriedades cognitivas semelhantemente propcias e adequadas. Agora tanto num caso como noutro, o trabalho indispensvel: aos atletas, o treino e a preparao fsica; aos bons conversadores, a formao e a prtica. Se o talento exclusivo de alguns, j esta dimenso, a do trabalho mais generosa e est acessvel a todos. Ento, se nem todos podem ser falantes talentosos, oradores brilhantes, conversadores inesquecveis, todos podem praticar a sua competncia lingustica e basear no esforo individual a melhoria do seu uso do Portugus.

You might also like