You are on page 1of 8

Caderno de Provas A R TE

Edital N. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009

INSTRUES PARA A REALIZAO DA PROVA


Use apenas caneta esferogrfica azul ou preta. Escreva o seu nome completo e o nmero do seu documento de identificao no espao indicado nesta folha. A prova ter durao mxima de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para responder a todas as questes do Caderno de Provas e preencher as Folhas de Respostas. Ao retirar-se definitivamente da sala, entregue as Folhas de Respostas ao fiscal. O Caderno de Provas somente poder ser levado depois de transcorridas 3 (trs) horas do incio da aplicao da prova. Confira, com mxima ateno, o Caderno de Provas, observando o nmero de questes contidas e se h defeito(s) de encadernao e/ou de impresso que dificultem a leitura. Esta prova contm a seguinte numerao e pontuao de questes: Tipo de questo Discursiva Mltipla escolha Total de questes 02 questes 20 questes Pontuao por questo 15 pontos 3,5 pontos Total de pontuao 30 pontos 70 pontos

Confira, com mxima ateno, se os dados constantes nas Folhas de Respostas para as questes discursivas e para as questes de mltipla escolha esto corretos. Em havendo falhas em quaisquer das Folhas de Respostas, dirija-se ao fiscal responsvel dentro do prazo destinado previamente. As Folhas de Respostas para as questes discursivas esto identificadas com um cdigo que sinaliza a inscrio do candidato. A capa dessas Folhas de Respostas dever ser assinada no espao apropriado e, quando solicitado, dever ser destacada e entregue ao fiscal de sala. As questes discursivas devero ser respondidas unicamente no espao destinado para cada resposta. Respostas redigidas fora do espao reservado sero desconsideradas. Assine, no espao apropriado, a Folha de Respostas para as questes de mltipla escolha. As Folhas de Respostas no podero ser rasuradas, dobradas, amassadas ou danificadas. Em hiptese alguma, sero substitudas. Para cada questo de mltipla escolha, existe apenas uma resposta certa. Transfira as respostas para a Folha de Respostas das questes de mltipla escolha somente quando no mais pretender fazer modificaes. No ultrapassando o limite dos crculos.

NOME COMPLETO:

DOCUMENTO DE IDENTIFICAO: _____________________________

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

QUESTES DISCURSIVAS
ESTAS QUESTES DEVERO SER RESPONDIDAS NAS FOLHAS DE RESPOSTAS DAS QUESTES DISCURSIVAS.

1.

(15 pontos) Para responder a esta questo, considere a explorao da tridimensionalidade na arte contempornea. a) Explicite as contribuies histricas, culturais e estticas advindas dessa explorao na arte contempornea. b) Explicite algumas implicaes pedaggicas decorrentes da insero da tridimensionalidade da arte contempornea nas aulas de Arte do Ensino Mdio. (15 pontos) Os Parmetros Curriculares Nacionais na rea de Arte empregam a expresso Artes Visuais no lugar de Artes Plsticas. a) Estabelea a diferena entre os significados das duas expresses. b) Explicite os desdobramentos educacionais na atuao do professorado de Arte com a adoo da expresso Artes Visuais.

2.

PROFESSOR_ARTE

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA


AS RESPOSTAS DESTAS QUESTES DEVERO SER ASSINALADAS NA FOLHA DE RESPOSTAS DAS QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA. (3,5 pontos) A diversificao na configurao colorstica das letras da palavra Brasil, associada frase Um pas de todos, slogan do governo do presidente Luiz Incio Lula da Silva, revela uma agenda de poltica pblica que pode ser associada com a perspectiva educacional em Arte designada como a) b) c) d) livre-expresso. artes industriais. sugesto temtica. multiculturalismo.

1.

2.

(3,5 pontos) Assinale a alternativa cuja informao diverge da cultura visual. a) Os temas precisam ser selecionados e apropriados conforme os interesses e o processo de desenvolvimento dos alunos. b) Cada percurso de ensino e aprendizagem singular, explorando-se diversos tipos de informao e de questionamentos relacionados com o roteiro que est sendo seguido. c) Procura atualizar os problemas das disciplinas do currculo escolar e dos saberes, dialogando com a dinmica da vida e da sociedade. d) Valoriza a noo de grade curricular, incentivando os currculos previamente determinados.

3.

(3,5 pontos) Os projetos de trabalho so, em geral, confundidos com outros procedimentos educacionais. Esses projetos, no entanto, configuram-se como a) b) c) d) um percurso de exposio de assuntos sem problemas e sem um fio condutor. um processo didtico no qual o professor demonstra ser o nico conhecedor do assunto. uma atitude de cooperao, na qual o professor tambm um aprendiz. um percurso descritivo por um tema previamente selecionado.

4.

(3,5 pontos) Em relao aos museus, o multiculturalismo objetiva a) expor a arte europia consagrada e pluralista, refletindo sobre ela, afim de comparar o passado ao presente. b) implantar uma poltica pluralista em relao ao acervo, s exposies artsticas e arquitetura do prdio. c) reforar o circuito comercial da arte, enaltecendo a produo artstica valorizada pela sociedade em diversas situaes. d) expor a produo artstica de brasileiros consagrados, enaltecendo a pluralidade das diversas regies do pas.

5.

(3,5 pontos) Nas principais propostas para o ensino de Arte ou Arte/Educao, vigentes a partir da dcada de 1990, detecta-se uma crtica contundente inclusive nos Parmetros Curriculares Nacionais. Essa crtica demonstra o ponto de ruptura com o ensino anteriormente divulgado e direciona-se a) b) c) d) ao hedonismo existencial. banalizao do deixar fazer. aos artistas consagrados. ao vanguardismo nas artes.

PROFESSOR_ARTE

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

6.

(3,5 pontos) A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN n 9.394, promulgada em 20 de dezembro de 1996, declara no art. 26, pargrafo 2, que o ensino de arte constituir componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da educao bsica. De acordo com essa Lei, a finalidade do ensino da arte o desenvolvimento do aluno no(s) aspecto(s) a) b) c) d) cultural. integral. artstico. artstico e esttico.

7.

(3,5 pontos) Os projetos de trabalho so defendidos pela Cultura Visual, que tem uma afinidade muito grande com as preocupaes de uma outra proposta, sistematizada inicialmente na Inglaterra, apesar de as duas terem objetivos distintos. Essa proposta conhecida como a) b) c) d) Estudos Crticos (Critical Studies). Estudos Culturais (Cultural Studies). Educaao Atravs da Arte (Education Through Art). Cultura Crtica (Critical Cultural).

8.

(3,5 pontos) Os autores que so referenciais tericos e metodolgicos na fundamentao da abordagem triangular proposta por Ana Mae Barbosa so a) b) c) d) Paulo Freire e Fernando Hernndez. Rudolf Arheim e Fernando Hernndez. Sartre e Rudolf Arheim. Rudolf Arheim e Paulo Freire.

9.

(3,5 pontos) correto afirmar que o multiculturalismo e acultura visual apresentam como caracterstica comum a) b) c) d) demarcar as fronteiras entre arte erudita e arte popular. dissolver as fronteiras entre arte erudita e arte popular. conceituar e comparar arte erudita e arte popular. hierarquizar a arte erudita e a arte popular.

10. (3,5 pontos) O ensino da Educao Artstica foi oficializado pela LDBEN n 5.692, de 11 de agosto de 1971. Os pareceres que se seguiram, especialmente o 540/77, ratificaram que esse ensino deveria se desenvolver sob a forma de a) b) c) d) atividades espontneas que valorizam o processo e no os resultados. uma disciplina, com contedos prprios e que valoriza simultaneamente o processo e os resultados. uma disciplina, com contedos prprios e que valoriza o processo e no os resultados. atividades espontneas que valorizam simultaneamente o processo e os resultados.

11. (3,5 pontos) No final dos anos 70 do sculo XX, foram difundidas duas propostas para o ensino das Artes Visuais condizentes com a atuao em Arte-Educao: uma, por Ana Mae Barbosa; e a outra, por Rudolf Arnheim. Assinale a alternativa em que essas duas propostas esto, respectivamente, seqenciadas. a) b) c) d) Livre-expresso e sugesto temtica. Mtodo de ensino do desenho por estampas e mtodo das lies de coisas. Mtodo de desenho, pintura e arte aplicada e ensino prtico com aplicao imediata. Mtodo dos processos mentais e arte como percepo visual.

PROFESSOR_ARTE

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

12. (3,5 pontos) H uma modalidade de produo artstica tridimensional, criada na dcada de 1960, quando foi conhecida como ambiente. No Brasil, Hlio Oiticica teve uma atuao pioneira com esse tipo de obra. Essa modalidade, que se apropria dos aspectos cnicos, fazendo o espectador sentir-se parte integrante da obra, amplamente conhecida como a) b) c) d) instalao. mbile. ready-made. perfomance.

13. (3,5 pontos) correto afirmar que a Assemblage foi a) sistematizada e experimentada por Piet Mondrian, a partir de 1959. b) sistematiza e experimentada por Christo, artista blgaro, a partir da dcada de 1960. c) sistematizada e experimentada pelo grupo Fluxus e pelo Novo Realismo, a partir da dcada de 1960. d) criada por Alexander Calder, a partir da dcada de 1960.

14. (3,5 pontos) Para Fayga Ostrower, a composio visual composta por a) b) c) d) direo, tom, escala ou proporo, dimenso e movimento. semelhanas, contrastes, tenso espacial e propores. tenso espacial, propores, dimenso e movimento. equilbrio, configurao, movimento, dinmica e expresso.

15. (3,5 pontos) Como caracterstica do teatro pico, correto afirmar que o espectador 1. 2. 3. 4. envolvido emocionalmente. reflete sobre o que ver em cena. transportado para dentro da ao. identifica-se, convive.

16. (3,5 pontos) No que diz respeito representao do gnero dramtico, a) b) c) d) o narrador no apontado na ao. a ao distanciada dos fatos e dos personagens. o narrador apaga-se diante do personagem. a ao e sua reconstituio coincidem perfeitamente.

17. (3,5 pontos) Com relao ao termo corpo-material, correto afirmar que a) b) c) d) o ator empresta seu corpo como suporte da ao teatral. o corpo surge como ilustrao da palavra. o corpo um mediador da ao teatral. o ator elimina o dualismo entre idia e expresso.

18. (3,5 pontos) A clave que possibilita a escrita legtima da nota l no 1 (primeiro) espao da pauta a de a) b) c) d) sol. f quarta linha. f terceira linha. d primeira linha.

PROFESSOR_ARTE

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

19. (3,5 pontos) Assinale a alternativa cujos compassos compostos esto preenchidos corretamente, ou seja, esto de acordo com a frao que determina o tipo de compasso:

a)

b)

c)

d)

20. (3,5 pontos) Assinale a alternativa cujos compassos simples no esto preenchidos corretamente, ou seja, no esto de acordo com a frao que determina o tipo de compasso:

a)

b)

c)

d)

PROFESSOR_ARTE

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

FOLHA PARA RASCUNHO

PROFESSOR_ARTE

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

FOLHA PARA RASCUNHO

PROFESSOR_ARTE

You might also like