You are on page 1of 9

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Aliancas_Estrategicas_em_M arketing.

htm

Alianas Estratgicas em Marketing


Por Rafael Mauricio Menshhein 17/02/2007 Todas as organizaes colocam no mercado seus produtos e servios, algumas possuem diferenciais na fabricao de produtos ou prestao de servios, mesmo assim sempre h o que melhorar, at mesmo se for necessrio aliar-se a outra empresa. As empresas sempre necessitam de:

Fornecedores: independente do tamanho da organizao, os fornecedores cumprem um papel, muitas vezes so apenas empresas que entregam produtos para as outras, no fazendo parte da cadeia de Valor ou do planejamento estratgico da organizao, por isso alguns custos e gastos ainda permanecem altos para ambos; Mo de obra: qualificar quem mais sabe sobre os produtos e servios ofertados vital para o sucesso da organizao no mercado, muitas vezes pode-se utilizar uma empresa que possua excelncia na fabricao de produtos ou prestao de servios para produzir o que sua empresa oferta; Matria-prima: os fornecedores devem buscar sempre entregar a melhor matria-prima, com caractersticas adequadas, ento esses fornecedores podem aliar-se com outras empresas para que o produto a ser entregue s organizaes seja altamente

qualificado, visualizando a oportunidade de exportao ou a qualidade do produto final;

Rede

de

Distribuio: algumas

empresas

podem

ser

especialistas em transporte, outras tm o melhor ponto de armazenagem, ento alianas so bem-vindas e devem ser feitas para que uma complemente a outra, reduzindo custos e economizando tempo;

Parcerias: envolver vrias empresas em um planejamento confiar nas organizaes que fornecem produtos, servios, matria-prima, distribuem a carga etc., uma forma de auxiliar todas as organizaes, o problema em uma delas afeta todas, a cadeia de Valor faz-se presente neste modelo de gesto, onde todos ganham; mas para alguns executivos isso no ocorre e na mente dele nada pode derrubar a sua organizao.

Independente do tamanho do negcio da empresa, poder contar com outras empresas condio de que sejam melhores melhorar a em alguns cada pontos fundamental, criar uma valorizao de toda a cadeia envolvida ter a dia. Para o profissional de Marketing as alianas devem iniciar-se dentro da prpria organizao, onde os departamentos (ainda existentes) acabam trabalhando por um objetivo comum e obtm sucesso diante dos concorrentes.

Atingir a excelncia na fabricao de um produto ou prestao de servios um objetivo comum todas as organizaes, mas para chegar em um estgio acima da concorrncia preciso muito planejamento, muitos estudos de mercado e saber conciliar todas as

reas da organizao para que o foco seja mantido e os resultados apaream ao longo do tempo. Nenhuma organizao nasce grande, todas iniciam suas atividades atendendo um mercado restrito e que ir crescer conforme seu planejamento e dedicao. O sonho de construir uma empresa de sucesso comum a qualquer pessoa, os sonhos podem permitir que oportunidades sejam encontradas, mas sem um estudo no h como colocar em prtica o que o objeto dos desejos de cada um. Em tempos atuais percebe-se que estudar o mercado uma constante para qualquer empresa, trazendo informaes novas e tambm permitindo que os desejos dos consumidores sejam atendidos. Como a concorrncia no precisa mais estar situada ao lado da sua empresa, bem provvel que um dos seus maiores concorrentes esteja do outro lado do mundo, e que tambm serve de exemplo pela busca na excelncia que voc faz diariamente na sua organizao. As informaes esto disponveis para todas as organizaes, mas dentro delas natural que ainda haja uma resistncia em compartilhlas com seus colaboradores, pois a cultura do segredo da informao ainda forte e as empresas deixam de encontrar solues para oferecer aos seus clientes. Ento entram em cena os programas (softwares) de CRM, que ainda so sub-utilizados e que para muitos gestores so bancos de dados integrados. Diariamente so obtidas milhares de informaes novas, todas as empresas do mundo recebem dados e os filtram, procuram encontrar a melhor oportunidade de mercado, em que processo a melhoria deve ser realizada, quais so as leis que entraro em vigor em pouco

tempo, o que o consumidor desejar na prxima estao do ano etc., mas estas informaes s valero o seu custo se forem bem utilizadas pela organizao como um todo. possvel que voc j tenha se lembrado das vezes em que buscou uma informao dentro da sua empresa e ficou sem uma resposta, isto comum e talvez a informao no estivesse dentro da organizao, mas se ela est l e no disponvel para voc aprimorar um produto ou servio, natural que o cliente que estava esperando por uma ao sua v para a concorrncia. A forma mais fcil de dar poder para uma informao deix-la percorrer a organizao, assim ela ser ampliada e ter uma finalidade muito maior do que apenas demonstrar dados, a informao ganhar vida porque todas as pessoas da empresa tm um foco e os objetivos atingidos so conquistas de um time que segue o mesmo caminho. Mas tambm no h que se esquecer do no sei, esta pode a resposta que far uma informao ser encontrada, que trar a soluo que voc tanto procurou e que permitiu que voc aprendesse um pouco mais.

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Marketing_de_Clusters .htm

Marketing de Clusters
Por Rafael Mauricio Menshhein 25/03/2007
O mercado global proporciona inmeras formas de interao entre empresas, sejam produtos ou servios, a integrao gera parcerias que acabam formando blocos empresariais (clusters) que permitem, ao mercado, receber produtos com atributos e diferenciais maiores que a concorrncia.

Sempre que duas ou mais empresas buscam formar parcerias por meio dos blocos, h a busca pela excelncia, ou seja, as empresas especializam-se em um componente do produto e com isso melhoram o relacionamento com seu mercado. H casos em que os blocos acabam formando-se naturalmente, as montadoras de automveis so um dos exemplos, pois acabam criando em torno de si uma rede que acaba entregando somente as partes ou componentes em que possuem excelncia na fabricao ou mesmo no servio. O envolvimento entre as organizaes muito mais profundo, todas as metas e diretrizes devem estar alinhadas em um foco comum e permitir que o produto entregue ao mercado seja superior concorrncia. Com o passar dos anos essa tendncia ser muito bem aproveitada em todos os setores, pois h a necessidade de encontrar o melhor para entregar ao consumidor o melhor. Esse processo envolve um conjunto de fatores, entre os quais:

Foco: todas as empresas esto alinhadas, entregar ao consumidor o melhor produto palavra de ordem, com isso h uma especializao que necessita investimentos e traz o conhecimento e evoluo que o mercado exige constantemente; Planejamento: toda a rede deve estar envolvida com os prazos, processos etc., permitindo que o consumidor possa adquirir os produtos imediatamente e que no faltem nos pontos de venda; Logstica: um dos principais pontos, envolvendo toda a rede e permitindo que os parceiros possam utilizar sistemas como o just-in-time para melhorar o processo de fabricao, tambm auxilia no desenvolvimento e envolvimento das organizaes; Valor: da mesma forma com que o consumidor percebe o Valor nos produtos e servios, as empresas parceiras devem encontrar nos componentes a mesma percepo, gerando assim uma parceria muito mais slida e eficaz.

As organizaes tendem a trabalhar com seus colaboradores mais focados, ao envolver-se na formao dos blocos, a empresa consegue melhorar em todas as reas e possibilita um ganho na fatia de mercado perante a concorrncia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Cluster_analysis_(in_marketing)

Anlise de cluster (em marketing)


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre

Anlise de cluster uma classe de estatstica tcnicas que podem ser aplicados aos dados que exibem "natural" agrupamentos. Cluster tipos de anlise atravs dos dados brutos e os grupos-los em clusters. Um aglomerado um grupo de casos relativamente homogneos ou observaes. Objetos em um cluster so semelhantes entre si. Eles tambm so diferentes para objetos fora do cluster, particularmente objetos em outros clusters. O diagrama abaixo ilustra os resultados de uma pesquisa que estudou as percepes bebedores "de espritos (lcool). Cada ponto representa os resultados de um entrevistado. A pesquisa indica que h quatro clusters neste mercado.

Ilustrao de clusters Outro exemplo o mercado de viagens de frias. Uma pesquisa recente identificou trs clusters ou segmentos de mercado . Eles so: 1) Os demandantes - eles querem um servio excepcional e esperar para ser mimado, 2) O escapistas - eles querem sair e relaxar; 3) O educador - que eles querem ver coisas novas, ir a museus, ir em um safari, ou conhecer novas culturas. Anlise de cluster, como anlise fatorial e multi-dimensional scaling , uma tcnica de interdependncia: no faz distino entre variveis dependentes e independentes. Todo o conjunto de relaes interdependentes. semelhante ao multi-dimensional scaling em que ambos examinar inter-objeto semelhana ao examinar o conjunto completo de relaes interdependentes. A diferena que multi-dimensional scaling identifica dimenses subjacentes, enquanto a anlise de agrupamento identifica clusters. Anlise de cluster o reverso da anlise fatorial. Considerando que a anlise fatorial reduz o nmero de variveis agrupando-os em um conjunto menor de fatores, anlise de cluster reduz o nmero de observaes ou casos agrupando-os em um conjunto menor de clusters.
Contedo
[ hide ]

1 Em termos de marketing, anlise de agrupamento usado

para

2 Procedimento bsico Trs procedimentos Clustering 4 Veja tambm

5 Referncias

[ editar ]Em

termos de marketing, anlise de agrupamento usado para



Segmentar o mercado e determinando mercados-alvo Posicionamento do produto e Desenvolvimento de Novos Produtos Seleo de mercados-teste (ver: tcnicas experimentais )

[ editar ]Procedimento

bsico

Ver artigo principal: A anlise de agrupamento 1. Formular o problema - selecionar as variveis para o qual voc deseja

aplicar a tcnica de agrupamento

2.
computao:

Selecione uma medida de distncia - diversas formas de distncia de

Squared distncia euclidiana - a soma das diferenas de quadrados no


valor para cada varivel

Manhattan distncia - a soma das diferenas absolutas no valor para


qualquer varivel

Chebyshev distncia - a diferena mxima absoluta de valores para


qualquer varivel

Mahalanobis distncia (ou correlao) - esta medida utiliza o coeficiente de


correlao entre as observaes e usa isso como uma medida para reuni-los. Esta uma medida importante, pois a unidade invariante (figurativamente pode comparar mas com laranjas) 3. 4. Selecionar um procedimento de clustering (veja abaixo) Decidir sobre o nmero de clusters Mapa e interpretar os clusters - Concluses do empate - tcnicas

5. 6.

ilustrativos como mapas perceptuais , parcelas icicle, e dendrogramas so teis Avaliar a confiabilidade e validade - vrios mtodos:

repetir a anlise, mas use medir a distncia diferentes repetir a anlise, mas usar a tcnica de agrupamento diferentes

dividir os dados aleatoriamente em duas metades e analisar cada parte


separadamente

repetir a anlise vrias vezes, apagando um tempo cada varivel repetir a anlise vrias vezes, usando uma ordem diferente de cada vez
[ editar ]procedimentos

Clustering

Ver artigo principal: A anlise de agrupamento Existem vrios tipos de mtodos de agrupamento:

No-hierrquica de cluster (tambm chamado de k-means)

primeiro determinar um centro de cluster, em seguida, agrupar todos os

objetos que esto dentro de uma certa distncia

exemplos: Threshold mtodo seqencial - primeiro determinar um centro de cluster,

em seguida, agrupar todos os objetos que esto dentro de um limite pr-determinado a partir do centro - um cluster criado em um momento

Threshold mtodo paralelo - simultaneamente vrios centros dos

clusters so determinados, ento objetos que esto dentro de um limite prdeterminado a partir dos centros esto agrupados

Otimizar o mtodo de particionamento - primeiro um procedimento no-

hierrquico executado, os objetos so realocados de forma a otimizar um critrio geral.

Agrupamento hierrquico

procedimento

objetos so organizados em uma estrutura hierrquica, como parte do

exemplos: Agrupamento divisivo - comear por tratar todos os objetos como se

fossem parte de um nico cluster de grande porte, em seguida, dividir o cluster em clusters menores e menores

Aglomerativo - comear por tratar cada objeto como um grupo separado,

em seguida, agrup-los em grupos cada vez maiores

exemplos: Mtodos centride - clusters so gerados que

maximizam a distncia entre os centros de clusters (um centride o valor mdio para todos os objetos no cluster)

Mtodos de varincia - clusters so gerados que

minimizam a varincia dentro de cluster-

exemplo: Procedimento de Ward - clusters so

gerados que minimizam o quadrado da distncia euclidiana ao centro significa

distncia entre eles

Mtodos de ligao - objetos de cluster com base na

exemplos: Mtodo de ligao simples - objetos

de cluster com base na distncia mnima entre eles (tambm chamado de a regra do vizinho mais prximo)

Mtodo de ligao completa - objetos

de cluster com base na distncia mxima entre eles (tambm chamado de regra vizinho mais distante)

Mtodo de ligao mdia - objetos de

cluster com base na distncia mdia entre todos os pares de objetos (um membro do par deve ser de um cluster diferente)
[ editar ]

You might also like