You are on page 1of 8

Experimentoteca de Solos Projeto Solo na Escola Departamento de Solos e Engenharia Agrcola da UFPR

EXPERIMENTOTECA DE SOLOS POROSIDADE DO SOLO


Maria Harumi Yoshioka (Acadmica do Curso de Engenharia Florestal/UFPR) Marcelo Ricardo de Lima (Prof. Doutorando do DSEA/UFPR)
ATENO: Copyright 2005 - Departamento de Solos e Engenharia Agrcola. Esta experincia foi organizada no mbito Projeto de Extenso Universitria Solo na Escola. No permitida a reproduo parcial ou total deste material para fins comerciais sem a autorizao expressa do Departamento de Solos e Engenharia Agrcola da UFPR. Esta experincia pode ser livremente utilizada pelo professor em sala de aula para auxiliar o ensino de solos nos nveis fundamental e mdio. Os alunos tambm podem utilizar estas experincias em feiras de cincias com a orientao de seus respectivos professores. As experincias so bem ilustradas para facilitar a execuo. No entanto, caso tenha dvidas, entre em contato com a equipe do Projeto Solo na Escola. Caso voc tenha utilizado alguma destas experincias por gentileza nos informe. Crticas e sugestes tambm so bem vindas. Entre em contato atravs do site www.escola.agrarias.ufpr.br ou do e-mail solonaescola@ufpr.br. Informaes sobre as licenas de uso das obras disponibilizadas pelo Projeto Solo na Escola/UFPR: permitido: COPIAR, DISTRIBUIR, EXIBIR, e EXECUTAR as obras. Sob as seguintes condies: Voc deve dar crdito ao autor original da forma especificada pelo autor ou licenciante. Voc no pode utilizar esta obra com finalidades comerciais. Para cada novo uso ou distribuio, voc deve deixar clara para outros os termos da licena desta obra.

1. PBLICO SUGERIDO: Alunos partir do 2 ciclo do ensino fundamental.

2. OBJETIVOS * Demonstrar a existncia de poros no solo; * Demonstrar a infiltrao da gua no solo ocupando seu espao poroso; * Demonstrar a existncia de ar no solo. 3. MATERIAIS * Torres de solo seco; * Amostra de pedra; * Esponja seca; * gua; * Copo transparente. 4. PROCEDIMENTOS 1. Pegar a pedra, a esponja seca e o torro de solo seco e colocar sobre uma mesa forrada com jornal (pois ser molhada!);

Experimentoteca de Solos Projeto Solo na Escola Departamento de Solos e Engenharia Agrcola da UFPR

2. Pingar um pouco de gua sobre cada um deles. Observar o que acontece;

Experimentoteca de Solos Projeto Solo na Escola Departamento de Solos e Engenharia Agrcola da UFPR

3. Encher o copo com gua;

Experimentoteca de Solos Projeto Solo na Escola Departamento de Solos e Engenharia Agrcola da UFPR

4. Pegar outro torro de solo seco e colocar dentro do copo com gua. Observar o que acontece.

5. Discutir em sala junto com os alunos. 5. QUESTES E SUGESTES DE ATIVIDADES Sugere-se a utilizao das perguntas abaixo antes de se iniciar o experimento, para que os alunos possam formular hipteses do que ir acontecer, para depois, confrontar com os resultados obtidos aps o experimento. Seria interessante escrever no quadro negro as respostas anteriores ao experimento dos alunos para discutir com os resultados obtidos. a) O que acontecer quando vocs jogarem a gua sobre a pedra? Explique. b) O que acontecer quando vocs jogarem a gua sobre a esponja? Explique. c) O que acontecer quando vocs jogarem a gua sobre o torro de solo? Explique. d) O torro de solo vai absorver gua como a pedra ou como a esponja? e) Quando vocs jogarem o torro de solo seco na gua, o que vai acontecer? Explique.

As perguntas sugeridas para os alunos responderem aps a obteno dos resultados so: a) O que aconteceu quando a gua foi despejada sobre a pedra? Por qu? b) O que aconteceu quando a gua foi despejada sobre a esponja? Por qu? c) O que aconteceu quando a gua foi despejada sobre o torro de solo seco? Por qu? d) O comportamento do torro em relao a absoro da gua se assemelha mais com a esponja ou com a pedra? Explique. e) O que se observou quando o torro de solo seco foi colocado dentro do copo com gua? Explique.

Experimentoteca de Solos Projeto Solo na Escola Departamento de Solos e Engenharia Agrcola da UFPR

6. INFORMAES COMPLEMENTARES PARA O PROFESSOR Dentro do solo existem pequenos espaos vazios chamados de poros do solo, onde fica guardado o ar e a gua que as razes das plantas e outros organismos necessitam para sua hidratao (no secarem) e respirarao (JARBAS et al., 2002). A porosidade do solo corresponde ao volume do solo no ocupado por partculas slidas, incluindo todo o espao poroso ocupado pelo ar e gua. A porosidade total inclui a macroporosidade e a microporosidade (CURI et al., 1993). Entre as partculas maiores, como de areia ou entre agregados, predominam poros grandes (macroporos); entre partculas pequenas, como a de argila, predominam poros pequenos (microporos) (VIEIRA, 1988). Segundo LIMA (1996) os macroporos so responsveis pela aerao, movimentao de gua e penetrao de razes, e os microporos so responsveis pela reteno de gua pelo solo. Em virtude da respirao das razes das plantas e dos microorganismos do solo, existe um aumento de gs carbnico (CO2) devido ao consumo do oxignio (O2) existente no solo pelas razes e pela decomposio da matria orgnica atravs dos microorganismos (LEPSCH, 1976), ou seja, existe a renovao da composio do ar do solo, tendendo a igualar com a composio do ar atmosfrico (MONIZ, 1975).

FIGURA 01 Fotomicrografia de seo delgada do horizonte A de um LATOSSOLO VERMELHO Distrfico, mostrando diminuio da porosidade por cultivo. a)-sob mata, b)-cultivado com cana-deacar. reas claras = poros, reas escuras = poro slida (matria mineral + matria orgnica). (LIMA, 1995)

(a)

(b)

O ar do solo difere do ar atmosfrico em algumas caractersticas qumicas, e necessita ser constantemente renovado para que no ocorra excesso de CO2 e falta de O2 para os organismos do solo, inclusive as razes das rvores. O ar do solo ocupa usualmente os macroporos (BRADY, 1989). A gua, juntamente com os ons orgnicos e inorgnicos em soluo, forma a soluo do solo. A soluo do solo importante no somente como fonte de gua s rvores, mas tambm como veculo para a absoro dos nutrientes pelas razes. As razes das plantas absorvem da soluo do solo os ons inorgnicos (como NO3-, NH4+, K+, HPO3=, Ca+2, Mg+2, SO4=, dentre outros) que fornecero os nutrientes essenciais. A soluo do solo ocupa usualmente os microporos (BRADY, 1989). Segundo LEPSCH (1976), em um solo encharcado, todos os poros estaro preenchidos com gua e se um solo estiver seco ela estar praticamente ausente. O resultado desta experincia que o solo funciona como uma esponja que usamos para tomar banho: tem gua e ar dentro dele. Quando a esponja est seca, seus poros esto ocupados pelo ar, mas

Experimentoteca de Solos Projeto Solo na Escola Departamento de Solos e Engenharia Agrcola da UFPR

quando molhamos a esponja, existe a penetrao da gua e a sada do ar. mais ou menos isto que ocorre com o solo. Naturalmente, a gua chega ao solo atravs das chuvas e seu espao poroso preenchido por esta. Quando o solo estiver saturado (encharcado), todo seu espao poroso estar preenchido pela gua e o inverso ocorre quando o solo estiver seco que ter todo seu espao poroso preenchido pelo ar (JARBAS et al., 2002). FIGURA 02 - Fotomicrografia de seo delgada do horizonte A de LATOSSOLO VERMELHO Distrfico, sob plantio direto, com poros do tipo canal (LIMA e LIMA, 1994).

FIGURA 03 - Fotomicrografia de seo delgada do horizonte a de LATOSSOLO VERMELHO Distrfico, sob plantio direto, com poros do tipo cavidade (LIMA e LIMA, 1994)

Se o solo no apresentasse porosidade, ela seria semelhante como uma pedra, algo macio. As razes no conseguiriam penetrar e a gua da chuva ficaria acumulada na superfcie. Quando retirada a cobertura original do solo e o mesmo entra em processo produtivo (agricultura, pecuria), muitas vezes ocorre a diminuio da porosidade (ver FIGURA 01). Quando os alunos compararem a esponja com o solo, percebero que ambos conseguem absorver a gua, ao contrrio da pedra que no possui porosidade. Contudo os alunos tambm devero notar que o solo (exceto se for muito arenoso) dever reter mais gua que a esponja. Isto ocorre pois a esponja normalmente apresenta poros maiores (que permitem a infiltrao da gua), mas apresenta poucos poros pequenos (que retm a gua). O solo, ao contrrio, usualmente apresenta maior quantidade de poros pequenos (microporos) em compao com a esponja.

Experimentoteca de Solos Projeto Solo na Escola Departamento de Solos e Engenharia Agrcola da UFPR

Como descrito anteriormente, o solo possui ar em seu interior, por isso quando jogamos o torro seco dentro da gua, observa-se que existem bolhas que saem de seu interior e sobem a superfcie. O professor deve incentivar os alunos a observarem e discutirem a formao destas bolhas relacionando com a presena do ar no solo. 7. RELAO DESTA EXPERINCIA COM OS PCNs Esta experincia se insere para o segundo ciclo do ensino fundamental no contedo de Cincias Naturais. Para o terceiro e quarto ciclo em vida e ambiente. A profundidade da explicao dos fenmenos envolvidos aos alunos deve ser adequada ao nvel dos mesmos. Para os alunos do segundo ciclo, segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), deve-se investigar com o auxlio do professor a existncia da porosidade do solo, demonstrado neste experimento atravs das comparaes entre a pedra, a esponja seca e o torro de solo seco mediante a absoro de gua ou no. Por eliminao, os alunos devem concluir que o solo tem maior semelhana com a esponja do que com a pedra. Os alunos identificariam a presena de ar atravs do experimento do torro seco mergulhado na gua atravs da formao de bolhas que emergem a superfcie. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), para o terceiro ciclo, alm do citado acima, poderia se descrever qual a importncia do ar do solo e suas relaes com os seres vivos (plantas e microorganismos do solo) e a aerao (trocas gasosas solo - atmosfera). Para o quarto ciclo (BRASIL, 1998), alm do que foi descrito acima, poderia se trabalhar com a disponibilidade do ar do solo e a gua do solo e as prticas agrcolas florestais com maior profundidade do que foi abordado nos outros ciclos, como por exemplo, a reduo da porosidade e conseqentemente a reduo da aerao que pode trazer a diminuio da produo e pior qualidade dos alimentos devido a necessidade de O2 pelas razes e microorganismos importantes na decomposio. 8. AVALIAO A avaliao da experincia pode ser feita a partir de algumas perguntas: a) Os alunos conseguiram concluir o experimento ? b) Os alunos responderam as questes corretamente ou tiveram muita dificuldade ? c) Os alunos conseguiram discutir cada pergunta formulada entre eles e/ou com o professor ? d) Os resultados alcanados pelos alunos foram satisfatrios no ponto de vista do professor ? 9. BIBLIOGRAFIA 1. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: cincias naturais. Braslia: MEC/SEF, 1997. 136 p. 2. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais - terceiro e quarto ciclos: cincias naturais. Braslia: MEC/SEF, 1998a. 138 p. 3. CURI, N.; LARACH, J. O. I.; KAMPF, N.; MONIZ, A. C.; FONTES, L. E. F. Vocabulrio de cincia do solo. Campinas: SBCS, 1993. 4. JARBAS, T.; MANZATTO, C.; STRAUCH, J.; LIMA, E.; Assim, vamos aprender sobre os solos! Disponvel em: <www.cnps.embrapa.br/search/mirins/mirim01/mirim01.html> Acesso em 26 ago. 2002. 5. LEPSCH, Igo F. Solos: formao e conservao. 2. ed. So Paulo: Edies Melhoramentos, 1976.

Experimentoteca de Solos Projeto Solo na Escola Departamento de Solos e Engenharia Agrcola da UFPR

6. LIMA, J.M.J.C. Alteraes de propriedades de solos cultivados com cana-de-acar. Piracicaba, 1995. 170 f. Tese (Doutorado) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo. 7. LIMA, M.R.; Disciplina de solos florestais. Disponvel em: <http://www.agrarias.ufpr.br/~mrlima/> Acesso em 26 ago. 2002. 8. LIMA, J.M.C.; LIMA, V.C. Efeito do plantio direto nas caractersticas micromorfolgicas do solo. Revista do Setor de Cincias Agrrias, Curitiba, v. 14, p.31-40, 1994. 9. LIMA, V.C.; LIMA, J.M.J.C. Introduo pedologia. Curitiba: Universidade Federal do Paran, Departamento de Solos e Engenharia Agrcola, 1996. 10. MONIZ, A. C. (Coord.). Elementos de pedologia. So Paulo: Livros Tcnicos e Cientficos, 1975. 11. VIEIRA, L. S.; SANTOS, P. C. T. C. dos; VIEIRA, N. F. Solos: propriedades, classificao e manejo. Braslia: MEC/ABEAS, 1988.

Projeto de Extenso Universitria Solo na Escola Universidade Federal do Paran - Departamento de Solos e Engenharia Agrcola Rua dos Funcionrios, 1540 - 80035-050 - Curitiba PR Telefone (41) 3350-5649 - E-mail: solonaescola@ufpr.br

You might also like