You are on page 1of 13

ARTIGO

A APLICAO DA ANLISE DE IMAGEM NA QUANTIFICAO DAS CARACTERISTICAS MICROESTRUTURAIS DE MATERIAIS


Resumo
A vdeo-microscopia aliada anlise de imagem, atualmente uma ferramenta valiosa na quantificao das caractersticas microestruturais de materiais em vrios segmentos tecnolgicos como a industria metalrgica, biomdica, pesquisa e desenvolvimento. O presente artigo aborda de uma forma sucinta, porm objetiva os principais aspectos tericos e prticos desta moderna tcnica laboratorial. Palavras-chave: microestrutura de materiais, vdeo-microscopia, anlise de imagens Carlos Alberto Fazano* *Correspondncia: Av. Baruel, 480 CEP: 02522-000 So Paulo. SP Fone: (11) 3955-1030 Fone celular: (11) 9261-1436 E-mail: qualitycontrol@qualitycontrol.com.br

Summary
The video microscopy and image analysis are used nowadays to quantify the micro structural characteristics of materials in several technological segments such as in the thermal process industry, biomedical areas as well as in research and development. This article describes in a straightforward way the basic theory behind in this modern laboratory analysis technique. Keywords: video microscopy, materials micro structure, image analysis O microscpio ptico sempre teve grande importncia no controle e desenvolvimento de materiais. Atualmente, com o advento da vdeo microscopia, evidencia-se cada vez mais a importncia da anlise de imagem na quantificao das caratersticas microestruturais de materiais. Desta amaneira, um sistema de anlise de imagem compe-se de vrios componentes fotoptomecnicos integrados com hardware/software adequados, tornando-se sobremaneira importante o conhecimento no somente da sua funcionalidade como da sua correta aplicao.

Introduo
A anlise de imagem pode ser definida como um processo de quantificao de imagens. Assim, uma imagem ser sempre uma imagem independentemente de ser formada pelo olho ou atravs de instrumentos. Por exemplo, a medio da rea de uma parede para se determinar o volume de tinta a ser usado. Entretanto, os processos simplificados para quantificar as imagens matematicamente apesar de serem efetivos eram demorados e tediosos, por usarem da anlise estatstica de maneira a exigir medies contnuas para validade os resultados obtidos. Figura 1 Para contornar estas dificuldades, tornou-se necessrio o desenvolvimento de instrumentos de anlise de imagens que de uma forma rpida e precisa pudessem ser aplicados nos mais diversos campos da tecnologia. Desta maneira, surge o analisador de imagens automtico com larga aplicao nos diversos segmentos da cincia e da tecnologia como: metalurgia, mineralogia, biologia, zoologia, botnica, etc.
46

A evoluo do desenvolvimento tecnolgico


O primeiro analisador de imagens automtico capaz de armazenar imagens em preto-branco num computador foi desenvolvido em 1968 nos EUA (Figura 2). Devido limitada capacidade de memria dos computadores da poca, era possvel armazenar apenas transies de nvel cinza. Na prtica uma forma de compresso de imagem ainda atualmente usada para outras aplicaes denominadas de run lenght encoding. Logo em seguida na Inglaterra, surge um sistema capaz de digitalizar uma imagem completa em unidades individuais de imagem, ou PIXEL, com 64 nveis de cinza cada. Entretanto, a imagem assim digitalizada ainda no podia ser armazenada devido limitao da memria dos computadores. Por volta de 1975, na Alemanha, se desenvolve uma avanada tecnologia com a introduo do sistema de anlise de imagem
Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

Figura 3. Ilustrao de uma moderna placa de processamento de imagem

Figura1. Exemplificao de um processo de anlise de imagem

empregando conceitos de morfologia matemtica e anlise de textura, introduzindo funes como eroso, dilao e estruturao, largamente usadas atualmente na maioria dos analisadores disponveis no mercado. No incio da dcada de 1980, baseado em novos desenvolvimentos feitos na Inglaterra, surgiram aplicativos mais flexveis que, alm de permitir o pleno armazenamento de imagens em preto-branco na memria do computador, tornaram possveis tambm, o emprego de algoritmos para filtragem das imagens cinzas e operaes interativas. Como anteriormente visto, a necessidade de se analisar muitas imagens simultaneamente para se obter resultados estatsticos vlidos exigia instrumentos cada vez mais rpidos. Assim, uma das maneiras encontradas para aumentar a velocidade da anlise de imagens e, consequentemente o processamento dos dados obtidos, consistia em se implementar atravs de hardware as complexas operaes exigidas como: filtragem, discriminao e localizao de objetos, alm da compresso da imagem.

Para atender esta exigncia tecnolgica, a partir de 1990, apareceram no mercado novos dispositivos eletrnicos denominados de placas de processamento de imagens, que incorporavam todas as facilidades para executar as operaes anteriormente comentadas. Desta maneira, quando operando com mdulos interativos e aplicativos proprietrios os modernos sistemas de anlise de imagem so extremamente rpidos e funcionais permitindo o processamento de imagens em tempo real (Figura 3).

A teoria da anlise de imagens


Quer seja feita pelo olho humano ou por um instrumento, o processo de anlise de imagens consiste de quatro operaes bsicas:

A aquisio da imagem A discriminao do objeto A medio A emisso do relatrio de anlise


Quando feita por um operador ou analista, aparentemente so operaes simples. Assim, a imagem captada pelo olho que envia o estmulo para o crebro onde ocorre a discriminao dos objetos. Por sua vez, as medies so feitas atravs de ferramentas como rguas, retculos etc. Finalmente, o operador prepara um relatrio ou toma uma deciso. Entretanto, para um instrumento, estas quatro operaes no so to simples quanto possa parecer. A aquisio da imagem feita pela cmara de vdeo num processo de varredura no sentido da esquerda para direita cobrindo ponto a ponto para um nmero definido de linhas horizontais. Cada ponto de uma linha denominado de Pixel, ou elemento de imagem e, cada linha, como uma linha de varredura. Assim, para uma cmara de vdeo gerar um sinal correspondente a uma imagem, deve registrar os vrios tons de cinzas ou cor, presentes na mesma. A amplitude deste sinal para cada ponto de uma linha torna-se ento uma parte integral do sinal de vdeo que ser transmitido para o monitor de vdeo. Portanto, a amplitude da senoide varia continuamente entre 0-0,7V, de acordo com os nveis de tons cinza que cruzam esta linha de varredura de maneira que zero Volt representa a cor preta e, 0,7V o mximo em brilho. Pelo exposto, uma linha de
47

Figura 2. Ilustrao de um dos primeiros analisadores de imagem lanados no mercado. A seleo do objeto na tela do monitor era feito por meio de uma caneta eltrica.No caso o aparelho estava sendo usado para aplicaes em aerofotogrametria

Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

ARTIGO

O realce da imagem
O realce da imagem necessrio devido a duas razes principais. Primeiramente para torn-la melhor contrastada, o que no significa necessariamente um aumento na qualidade de reposta do analisador. Finalmente, para modificar suas caractersticas de maneira que o analisador possa discriminar precisamente as vrias fases ou objetos com o mnimo de operaes possveis. Entretanto, importante esclarecer que em ambos os casos, nos locais em que a imagem foi realada sempre haver perda de informao em nvel de cinza e resoluo. Existem diversos mtodos para melhorar o realce da imagem. Dentre eles tm-se:

Figura 4. Ilustrao do objeto interceptado pela linha de varredura com o correspondente sinal de vdeo

varredura ao interceptar duas partculas gera um sinal conforme ilustrado na Figura 4. Por sua vez, o monitor de vdeo ao receber este sinal, reproduz, ento, exatamente a mesma linha conforme a modulao de amplitude do sinal correspondente linha varrida pela cmera. No computador, este sinal analgico ento, convertido atravs de um conversor A/D em digital. Este valor digital corresponde a uma intensidade num determinado ponto da linha de varredura de forma que agora pode ser alimentado no computador, no qual ser armazenado na memria de forma que a sua localizao corresponda a sua posio determinada pelo sensor da cmera de vdeo. A imagem digital assim formada pode, ento, ser processada permitindo no somente o seu contraste como tambm a discriminao do objeto e a sua medio.

a correo de tons: permitindo que imagens irregulares em densidade de cor ou tons de cinza possam ser corrigidas, devido iluminao deficiente, imperfeies pticas tanto no microscpio como na cmera de vdeo (Figura 5); filtragem de rudos: caracterizando-se pela remoo de rudos eletrnicos da imagem; transformaes adjacentes: permitem melhoria da nitidez atravs da modificao do valor de pixel em relao ao seu vizinho adjacente imediato.

Discriminao do objeto
Apesar da resoluo ptica dos modernos analisadores de imagens ser inferior quela do olho humano, mesmo assim, a aquisio da imagem no to difcil de ser executada pelos mesmos. Entretanto, o maior problema para um analisador de imagem no a sua resoluo ptica, mas sim, a falta de inteligncia. Dessa forma, o reconhecimento de objetos com formas geomtricas complexas pode ser uma tarefa simples para o olho humano. Entretanto, torna-se sobremaneira difcil para um computador em reconhecer formas, mesmo que sejam as mais simples. Dentre os mais usados mtodos usados na anlise de imagem para a discriminao de fases, constituintes ou objetos destacam-se:

Limiar do nvel cinza Morfologia do objeto Combinao de padres Discriminao da textura


Geralmente, o mtodo mais usado para isolar objetos e fases em uma imagem consiste na sua discriminao considerandose o nvel de tons cinza, denominado como liminar do nvel cinza. A imagem digitalizada armazenada na memria do computador composta por uma rede de pixels, na qual cada um tem um valor digital entre 0 a 255 representando a sua intensidade. Portanto, o limiar de nvel cinza consiste em selecionar um certo valor de intensidade que pode ser usado na discriminao entre os constituintes de interesse e aqueles irrelevantes para a anlise de imagem.
Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

Figura 5. A correo de tons para a uniformizao da imagem onde: A - iluminao da imagem antes da correo B - iluminao da imagem corrigida C - iluminao contrastada da imagem por pseudocor antes da correo D - iluminao contrastada da imagem por pseudocor aps a correo

48

ARTIGO

Figura 8. Erro de aresta onde: a) deteco dentro do contorno; b) deteco correta; c) deteco fora do contorno Figura 6. O enquadramento mdio da imagem para a remoo do rudo eletrnico Figura 6a. A imagem clara aps a remoo do rudo

Um exemplo onde o limiar do nvel cinza pode ser usado o chamado erro de aresta. Assim, uma amostra metalrgica ou mineralgica pode ser preparada de maneira que as arestas dos objetos ou contornos das fases sejam relativamente ntidos. Entretanto, algumas amostras devem ser examinadas como se apresentam no campo visual de forma que sempre tem arestas ou contornos ofuscados. Dentre outros fatores que podem contribuir para o aparecimento do erro de aresta incluem-se a qualidade da ptica usada na aquisio da imagem e o rudo eletrnico associado com o sistema de vdeo. Como demonstrao prtica do uso do liminar de nvel cinza na determinao do erro de aresta, tm-se as ilustraes da Figura 7. Considere-se que o sinal de vdeo de uma linha de varredura intercepta dois objetos escuros sobre um fundo branco. Na Figura 7, o sinal de transio de 0 a 255 no est totalmente perpendicular. Assim existem mais pixels nas arestas dos objetos os quais no so nem de tons brancos nem pretos, mas sim de vrios nveis de cinza, originando uma imagem embaada. Pela ilustrao da Figura 8, a deteco poderia ser feita em qualquer das quatro arestas, o que causaria um enorme erro. Portanto, este mtodo pode ser usado para distinguir qual o nvel de cinza indicado para a definio precisa da partcula, isto , atravs de um nvel de cinza simples ou mltiplo. A variao do nvel de cinza uma ferramenta til em Metalurgia, na diferenciao entre porosidade e ndulos como, por exemplo, na microestrutura do ferro fundido nodular. Assim, o analista pode usar dois nveis de cinza para distinguir as partculas escuras, ou porosidades das mais claras ou ndulos existentes

Figura 9. Nvel de cinza duplo onde: a) ferro fundido nodular com poros no centro; b) deteco de ambas as fases, ndulos em vermelho e poros em verde

Figura 10. Constituintes nodulares e lamelares sem filtragem

Figura 10a. Constituintes nodulares e lamelares filtrados

Figura 7. Ilustrao da linha de varredura interceptando objetos escuros e o seu correspondente sinal de vdeo

na matriz do material. Durante a anlise, primeiramente podem ser separadas as partculas mais escuras em funo de um nvel de cinza pr-determinado; em seguida aquelas mais claras, porm ainda mais escuras com relao matriz. Figura 9. A morfologia do objeto um mtodo de discriminao possvel em objetos com cor e nveis de cinza prximos, mas com formas diferentes. Assim, o aparelho discrimina tais objetos usando um filtro de medio sobre aqueles com o mesmo nvel de cinza. Figura 10. Quando comparado com os mtodos usando nvel de cinza anteriormente comentados, a discriminao por textura tem um mecanismo bem mais prximo que aquele usado pelo olho. Consiste em reconhecer um objeto ou fase pela sua aparncia ou textura independentemente da sua cor ou tamanho. Figura 11. Conforme ilustrado na Figura 11, a regio em anlise compreende a rea na qual todos os micros constituintes na forma de agulha esto orientados. A sua maioria grosseiramente do mesmo tamanho e no mesmo tom de cinza. Usando um filtro de orientao
Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

50

para excluir ou incluir agulhas paralelas, atravs da discriminao por textura nesta imagem, poder-se-ia ento, encontrar a regio de interesse, pela discriminao entre as repentinas mudanas que ocorridas com aquelas de menor tamanho.

A medio
Apesar de ser possvel um ilimitado nmero de medio em objetos ou fase de interesse, de uma forma geral as medies esto agrupadas da seguinte maneira:

Medies de campo Medies de objetos Medies fracionadas


Medies de campo so medies estereolgicas automticas executadas um campo ou imagem total, permitindo obter somente informaes estatsticas sem qualquer objeto individual ou dados caractersticos.Por muitos anos, a quantificao de imagens foi feita por meio da Estereologia, um mtodo estatstico usado para se obter dados tridimensionais em relao as medies bidimensionais. A maioria das medies estereolgicas exige somente uma simples contagem. Assim, para se obter um valor h, uma simples contagem feita cada vez que uma linha de ensaio interceptada por um objeto. Como exemplo, a fotomicrografia da Figura 12 mostra os contornos de gro sendo interceptados por vrias linhas. Desta forma um tamanho de gro relativo pode ser determinado dividindo-se o comprimento total da linha de ensaio pelo nmero de interceptaes. Geralmente, poucos so os parmetros medidos por um analisador de imagem. Dentre eles tem-se: rea, contagem, nmeros de interceptaes, os quais quando inseridos em vrios tipos de equaes e, correlacionados com linhas de ensaios ou reas, podem conduzir a outros vrios parmetros significativos como: comprimento de permetro, frao de rea, frao linear, distncia de interceptao mdia, rea mdia da superfcie da partcula, densidade e tamanho de gro. Medies fracionadas, como por exemplo: frao de rea pode ser obtida diretamente de medies de campo, usando-se de dados

Figura 12. Linhas de varredura interceptando objetos de interesse da anlise, no caso gros indicando um total de 99 contagens

Figura 13. O macro visor

Figura 11. Filtragem em estrutura texturizada: a) textura acicular aleatria na parte inferior e superior com zona orientada no meio; b) a regio de interesse de anlise delineada na parte intermediria

obtidos durante uma anlise, na forma de nmero de pixels de um nvel de cinza em relao ao nmero de pixel um outro nvel cinza, de maneira que a se determinar porcentagem de uma segunda ou terceira fase que possa existir dentro de um material. Como visto, as medies estereolgicas so bastante precisas devido ao emprego de muitas linhas de ensaios o que gera um grande nmero de contagem de interceptaes. Uma vez que a preciso da maioria destas medies de natureza estatstica, correlacionando-se assim, com o comprimento da linha de ensaio e, a quantidade de contagens de interceptaes, os analisadores de imagem podem execut-las de forma rpida e precisa, tornando-se bvia a sua eficincia. Medies de objetos - so aquelas executadas em cada objeto ou caractersticas presentes em um campo ou imagem, permitindo obter dados bem mais precisos que nas medies de campo os quais por sua vez podem ser empregados em sua forma original ou estatisticamente. Quando da medio de muitos objetos, apesar de ser uma operao muito demorada, esta desvantagem pode ser contornada pela automatizao inerente nos modernos analisadores de imagens. Desta maneira, vrios parmetros podem ser medidos no objeto pelos instrumentos automticos, os quais podem ser usados para caracterizar se o mesmo se encontra dentro ou fora de limites selecionados. Uma vez que o objeto ou objetos foi encontrado e
51

Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

ARTIGO

nomeado, o aparelho pode executar a medies. Uma tcnica empregada consiste na avaliao do objeto registrando-se o nvel de pixels no seu contorno atravs de uma angulao precisa e, executando-se a respectiva contagem simultaneamente. Desta forma, o computador pode calcular todas as medies exigidas usando simples regras matemticas. medida que o aparelho avalia o objeto, vrios parmetros primrios podem ser facilmente obtidos, conforme ilustrado na Tabela 1. PARMETROS Permetro Ferets Posio Projees vertical e Horizontal rea do objeto DEFINIO A soma de Pixels em torno do objeto distncia entre duas tangentes em um ngulo definido Coordenadas de referncia do objeto Projees mxima e mnima em X-Y, como coordenadas em Pixels A soma de Pixels dentro de um objeto

Figura 14. Microscpio metalrgico tipo invertido

Figura 14a. Microscpio metalrgico tipo ereto

Tabela 1. Parmetros primrios

Destes parmetros primrios, a anlise de imagem emprega outros deles derivados, conforme ilustra a Tabela 2. PARMETROS Comprimento Amplitude Largura DEFINIO O Feret mais longo Breadth Feret em 90 para o Feret mais longo O Feret mais curto (no necessariamente me 90) para o Feret mais longo Derivada da frmula 4A/P2, onde Esfericidade A= rea e P= permetro Feret 90 Feret 0 Um enlace em torno de todos os Ferets Permetro convexo A relao do permetro real com o Rugosidade Roughness permetro convexo Relao de aspecto Lenght/Breadth Comprimento/Amplitude

interativas e a anlise de imagem de alto desempenho que, devido s inmeras possibilidades do sistema, permite a execuo das mais variadas tarefas, como transformaes binrias, controle automtico de tons em escala cinza, assegurando a insero de tons em bitplane como a configurao e contraste das imagens coletadas por meio de sistemas de filtros. Assim, esta ltima indicada para as mais diversas aplicaes de controle e pesquisa como medio do tamanho de gro, deteco de fases, defeitos, porosidades, incluses, porcentagem de fases, comprimento de fibras, etc. A instrumentao de laboratrio: basicamente consiste de: 1) O coletor de imagem ptica: emprega diversas fontes formadoras da imagem ptica como os microscpios biolgicos, metalrgicos, estreo microscpio e os macro-visores. (Figura 13). Estes ltimos so bastante empregados em macro anlise ou inspeo, consistindo de uma estativa para o acoplamento de cmeras de vdeo com foto lentes e, um adequado sistema de iluminao (Figura 14). 2) A cmera de vdeo: at um certo tempo atrs, foram usadas diversas cmeras de vdeo como o tipo vidicom, newvicon. Figura 15. Entretanto, atualmente, a cmera de vdeo provida com o sensor estado slido tipo CCD charged-coupled device - tem uma maior aplicao devido a sua praticidade e desempenho, o qual definido por algumas caractersticas: 3) Formato: a relao de formato dos sensores CCD de 4:3. Desta forma o tamanho equivalente rea ativa do sensor, motivo pelo qual no uso de vdeolentes para cmeras tipo CCD, o formato da mesma deve ser igual ou maior que aquele da cmera. Figura 16 4) Aumento primrio: importante quando a cmera de vdeo possui uma lente com aumento primrio. Baseado neste dado , portanto, possvel se calcular o campo de viso que geralmente dependente do tamanho ou formato do sensor CCD.
Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

Tabela 2. Parmetros derivados

Erros de medio
Como em qualquer outra tcnica de medio, a anlise de imagem pode apresentar erros estatsticos com os dados coletados. Por sua vez, podem ser caracterizados por erros aleatrios ou sistemticos os quais esto relacionados com qualquer dos tpicos anteriormente comentados ou, tambm, pela seleo da rea a ser analisada.

A instrumentao para a anlise de imagem


Atualmente, devido avanada concepo tecnolgica em softwares como em componentes opto-eletrnicos modulares, a moderna instrumentao para caracterizao microestrutural de materiais pode ser considerada como aquela usada apenas para a aquisio e coleta de imagens com algumas anotaes
52

5) Formato do sinal eltrico: existem diversos usados em anlise de imagem. Os sinais analgicos incluem os padres compostos NTSC e EIA, Y-C ou S-vdeo, e RGB. Dentre estes os mais comuns so o NTSC (RS-170 A/ colorido) e o EIA (RS-170/ monocromtico). Os sinais Y-C e RGB fornecem melhor qualidade de imagem pela separao dos sinais da cor em canais discretos. Por outro lado os sinais digitais mais comuns so Cameralink e IEEE-1394 (Firewire) bem como RS-422 e RS-644. Para gerar um sinal de sada, as cmeras de vdeo analgicas podem ser conectadas a uma placa de aquisio de imagem ou diretamente ao monitor de vdeo enquanto que os congneres digitais demandam de uma interface no computador. 6) Interligao eltrica: cada formato de sinal gerado pela cmera com sensor CCD exige um tipo especfico de conexo. Assim, os sinais analgicos compostos requerem conectores tipo RCA e BNC, enquanto aqueles transmitindo canais separados de cores, o tipo DIN com quatro pinos. A interligao dos sinais RGB mais complexa exigindo quatro cabos sendo que trs para transmisso de cores e um quarto para a sincronizao. Geralmente empregam conectores tipo BNC ou RCA. importante observar-se que uma simples conexo pode limitar o desempenho das cmeras analgicas coloridas de maneira que desde que o sinal Y-C oferece melhor qualidade aconselhvel usar conectores tipo Y-C no lugar do tipo BNC No caso das cmeras digitais, dos sistemas IEEE-1394 (Firewire) e Cameralink empregam conectores tipo multipinos e MDR-26 respectivamente, sendo que este ltimo tipo montado em cabos conhecidos como LVDS. Figura 17. Acoplamento mecnico: a cmera de vdeo com sensor CCD

Figura 17. Ilustrao dos diversos tipos de conectores usados em instrumentao de anlise de imagem

Figura 18. Ilustrao do acoplamento opto-mecnico de uma cmera de vdeo em um microscpio metalrgico tipo ereto

Figura 15. Cmera de vdeo com sensor tipo CCD

Figura 16. Ilustrao dos diversos formatos sos sensores tipo CCD

ento acoplada diretamente ao coletor de imagem, ou seja, os diversos modelos de microscpios, por meio de um adaptador, denominado de adaptador em c, o qual provido de uma rosca frontal e uma flange anterior, cuja funo o ajuste da distncia focal da imagem produzida no microscpio ao plano da cmera. Figura 18. O conjunto adaptador com a cmera acoplado diretamente ao microscpio quer pelo prtico de foto-projeo, cuja posio depende do tipo de estativa, ereta ou invertida, ou em um canho adicional montado do tubo binocular do aparelho. No caso especfico dos macrovisores, a cmera de vdeo geralmente acoplada a uma foto lente ou macro objetiva, dispensando o adaptador em c uma vez que o conjunto fixado diretamente sobre uma haste montada na base do aparelho. A escolha da cmera de vdeo: existem diversos tipos os quais podem ser considerados em funo do nmero de sensores empregados como do sinal gerado, de maneira que sobremaneira importante conhecer as suas diferenas fundamentais para a sua correta escolha. Assim, a cmeras monocromticas (pretobranco) trabalham com apenas um sensor CCD gerando imagens em tons de escala cinza. Efetivamente, para cada pixel sobre o sensor criado um valor numrico baseado na quantidade de luz incidente. Por conseguinte, o menor e maior nmero representam respectivamente o preto e o branco entre os quais esto as diversas matizes de cinza. Entretanto, cada pixel gera informao somente sobre a intensidade e no sobre a cor de forma que necessrio o emprego de um filtro tipo mosaico para detectar cores o qual por sua vez diminui a resoluo. Assim sendo, as cmeras monocromticas, preto-branco com apenas
53

Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

ARTIGO

Figura 19. Esquerda microfotografia de uma liga de cobre feita com cmera colorida; direita feita com cmera preto-branco

Figura 20. Imagem tomada com cmera de alta resoluo

Figura 20a. Imagem tomada com cmera de baixa resoluo

apresentam maior resoluo, razo de quadros, menor relao sinal rudo. Apesar de o custo elevado ser a principal desvantagem, este aspecto esta sendo atualmente contornado atravs do contnuo avano da tecnologia opto-eletrnica no lanamento de modelo mais econmicos. Figura 20. Mdulos eletros-mecnico: consistem da platina mecnica motorizada e do conjunto de autofocalizao, ambos controlados pelo software ou aplicativo do computador. Enquanto a platina motorizada permite o seu deslocamento nos eixos x y, controlado atravs de ajustes previamente programados, o sistema de autofocalizao atua simultaneamente no comando micromtrico do microscpio controlando assim o eixo z. A operao em conjunto da platina mecnica motorizada com o sistema de autofocalizao so elementos imprescindveis em anlises de imagem destinadas medio de incluses em ao, bem como em tamanhos de gros, uma vez que devido a mobilidade controlada nos eixos x-y-x, permite localizar com preciso microconstituintes detectados nos inmeros campos analisados pelo aparelho. Alm disso, o sistema de autofocalizao permite que imagens de amostras com superfcies irregulares gerando vrios planos de focalizao no campo visual do microscpio possam ser desmembradas em camadas mltiplas e reconstrudas conformando uma imagem final totalmente focalizada. Figura 21. Software: ou aplicativos proprietrios que, operando geralmente em plataforma Microsoft Windows, permitem a qualificao e

um sensor CCD tm uma resoluo cerca de 10% maior quando comparadas com congneres coloridos com a mesma configurao opto-eletrnica. Alm disso, as cmeras monocromticas tm tambm uma melhor relao sinal-rudo, sensibilidade e maior contraste. Pelo exposto, este tipo de cmera de vdeo geralmente indicado para aplicaes que requerem melhor resoluo e, quando a cor no um fator preponderante. Em contrapartida, as cmaras coloridas com trs sensores por terem uma excelente resoluo cromtica so particularmente indicadas em aplicaes onde a nuances de cores fundamental. Figura 19. As cmeras de vdeo analgicas transmitem continuamente os sinais eletrnicos variveis em tempo real, cuja freqncia e a amplitude so interpretadas pelo circuito eletrnico como informao de vdeo, de maneira que tanto a sua qualidade como a interpretao afetar o resultado da imagem. Sendo tecnicamente mais simples e conseqentemente menos onerosas s cmeras de vdeo analgicas apresentam um bom custo-benefco para aplicaes mais corriqueiras. Entretanto, so limitadas no que diz respeito a resoluo como na razo de quadros/segundo. A ttulo de comparao, no formato NTSC, as cmeras analgicas atingem no mximo 800 linhas com cerca de 30 quadro/segundo, alm de serem bastante suscetveis a rudos eletrnicos. Por sua vez, as cmaras digitais geram e transmitem os sinais eletrnicos na forma de dgitos binrios os quais so convertidos em informao de vdeo por um conversor apropriado. Assim, desde a sua gerao como do processamento no conversor no h qualquer alterao e, conseqentemente qualquer degradao, uma vez que os erros de interpretao e transmisso so sistematicamente eliminados. Por conseguintes quando comparados com os seus congneres analgicos, a cmeras digitais
54

Figura 21. esquerda, ilustrao da placa de insero para fixao de vrias amostras para anlise simultnea como no caso de incluses em aos. direita, a determinao do ajuste dos padres de deslocamento da platina em relao rea de cada amostra

Figura 21a. O microscpio metalrgico invertido provido com a platina motorizada com placa de insero para acomodao de vrias amostras destinada a anlise automtica de incluses em ao

Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

ARTIGO

quantificao da imagem atravs de rotinas escolhidas para a execuo das mais variadas tarefas como transformaes binrias para a separao dos objetos, controle automtico de tons em escala cinza assegurando insero de cor em bitplane, configurao e contraste das imagens coletadas por meio de sistemas de filtros, alm de medies lineares, visualizao tridimensional como o arquivamento de imagens, Tabela 3. A Tabela 3 mostra as principais funes e caractersticas de softwares ou aplicativos proprietrios, usados em um moderno sistema de anlise de imagens. FUNO CARACTERSTICAS Cmera de vdeo analgica Cmera digital Scanner Texto Separao por cor Anotaes de movimentos Funes de pr-configuradas Linear Segmentos lineares contnuos Retngulos Gerao de dados estatsticos reas irregulares Converses de unidades Tcnicas de calibrao Separao de cor Inverso de cor Rotao da imagem Deteco de borda Histograma Porosidade Contagem Tamanho de gro Medies de reas mltiplas Correo de tons Titulao Copia e remoo Exportao Compresso de imagem

Exemplos de aplicaes de ferramentas fornecidas por aplicativos proprietrios:

Entradas

Anotaes interativas no destrutivas permite a insero na imagem de anotaes grficas como linhas, elipses, logotipos, texto e cor. As imagens trabalhadas podem ser salvas em formato TIFF de forma que as camadas com as anotaes podem ser mantidas ou removidas

Anotaes

Medies bsicas

Compresso da imagem em vrios formatos Formato de imagem JPG 572 Kb Formato de imagem TIFF 1,2 Mb

Ajustes de imagem e anlise

Hardware: basicamente compe-se da unidade de processamento de dados, o monitor de vdeo e a impressora cuja configurao bsica sugerida indicada na Tabela 4.

Uma palavra sobre a qualidade da amostra


Sem dvida alguma, o moderno analisador de imagens atualmente uma ferramenta poderosa para o analista envolvido com a anlise estrutural de materiais. Entretanto, o desempenho desta complexa instrumentao de laboratrio, conforme ilustrada no diagrama Figura 23 torna-se totalmente ineficaz caso a amostra do material em anlise no seja devidamente preparada. Amostras para avaliao metalrgica so bastante susceptveis de apresentarem defeitos oriundos da tcnica de preparao. Dentre eles, tm-se arrancamentos, riscos, reteno de bordas, etc. Assim, por exemplo, no ferro fundido um material cujos microconstituintes esto na forma tridimensional, as lamelas ou os ndulos de grafita devem aparecer em tons cinza e no negros, pois estes ltimos evidenciam arrancamentos causados por preparao inadequada. Figura 24. Amostras destinadas quantificao de micro incluses em
Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

Arquivamento

Pr-ajustes rpidos Look up tables Pesquisa em banco de dados Dispositivos de armazenamento mltiplos Lgica Boleana x Inglesa Pesquisa de campos mltiplos Adio e subtrao de campos Gerao de relatrios Segurana Mltiplos nveis

56

MDULO MDULO

CARACTERSTICAS Plataforma Processador Velocidade Memria Ram Disco rdigido Placa de vdeo Floppy drive Placa de som 1grav. CD-Rom 2grav. CD-Rom Aplicativos adicionais Resoluo Tamanho Tela Resoluo Tipo

AQUISIO DE IMAGEM Windows 2000 Pentium 4 2.6 512 80 32 3.5 sim sim Opcional MS office 1280 x 1024 17 cinescpio 1200x1200 Jato de tinta

ANLISE DE IMAGEM Windows Xpro Pentium 4 3.0 512 80 32 3.5 sim sim Opcional MS office 1600 x 1200 21 LCD 4800x1200 Jato de tinta

OBS. /UNIDADE.

CPD

MHz MB@ 266 MHz MB-7200 rpm MB 1.44 MB 16xDVD-CD-ROM Pixel Pol. dpi

MONITOR IMPRESSORA
Microsoft e Intel, EUA.

Tabela 4. Configurao bsica de hardware utilizado em um moderno sistema de anlise de imagem. - marcas registradas

aos requerem superfcies completamente isentas de deformaes plsticas e mecnicas como: riscos, perfeita reteno de borda etc. Como visto, a aquisio da imagem, discriminao e medio do objeto so operaes complexas para um analisador de imagem de forma que uma amostra mal preparada conseqentemente acarretar erros de interpretao como de processamento pelo aparelho. Figura 25. Portanto, sobremaneira importante que o analista escolha uma tcnica de preparao metalogrfica mais adequada, tanto para os estgios de seccionamento, lixamento e polimento. Como estes dois ltimos so muito crticos em funo de diversas variveis envolvidas, como o tempo, a carga, alm do sentido de rotao da politriz, o processo automtico bastante til, pois permite que os mesmos sejam devidamente prajustados, considerando-se, concomitantemente com a dureza da amostra, os insumos como: lixas, agentes abrasivos, necessrios para obteno de uma superfcie devidamente plana e polida. Figura 26. Torna-se obvio que atravs do lixamento e polimento automtico, o analista pode desenvolver um plano de preparao de maneira que possa se obter amostras com qualidade e reprodutibilidade. Figura 27.

Figura 23. Diagramas ilustrativo sistema de anlise ou aquisio de imagem

Figura 24. Ilustrao da microestrutura do ferro fundido lamelar Figura 22. Ilustrao do sistema de informatizao corretamente preparada

Figura 24a. Ilustrao da microestrutura do ferro fundido nodular corretamente preparada

Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

57

ARTIGO

Aplicaes prticas

determinao do tamanho de gros: um controle rotineiro no


qual a subjetividade do operador praticamente eliminada, aumentando a produtividade do processo, uma vez que o analisador automaticamente reconstri os contornos de gro extraindo a mdia dos gros de forma visual ou atravs de estatstica feita por meio de histogramas, geralmente obedecendo a normas emitidas por instituies internacionais como ASTM, atravs do seu procedimento E-112. Figura 28 determinao de porosidades: um fator sobremaneira importante na avaliao do desempenho de um material em funo das suas propriedades mecnicas. Figura 29 determinao de fases: um importante procedimento de controle da qualidade para verificar as propriedades mecnicas do ao como, por exemplo, a porcentagem de perlita e ferrita. Assim, as fases so primeiramente identificadas por meio da cor em bitplane e, em seguida, a porcentagem de rea de cada uma facilmente medida. Figura 30 deteco de defeitos: em certos processos industriais, como a fabricao de circuitos integrados, a avaliao de defeitos manualmente em linhas de produo uma tarefa tediosa e suscetvel a erros do operador. O analisador de imagem operando em conjunto com um microscpio provido com platina

Dentre as principais aplicaes da anlise de imagem tm-se:

Figura 25. Amostra medio de incluses em aos

Figura 25a. Amostras medio de incluses em aos

indevidamente preparada para corretamente preparadas para

Figura 26. Lixadeira-politriz motorizada dupla com sistema de polimento automtico

Material: Material Ferro fundido nodular + ferrita + perlita Micrologue ologue: Micrologue Mtodo N BO5 esultados: Resultados Ferro fundido nodular apresenta boa resistncia mecnica As zonas com ferrita (violeta) e perlita circundam os ndulos de grafita. A iluminao em luz polarizada recomendada para anlise dos ndulos de grafita. Preparao eparao: Mtodo de Preparao Corte: Cortadeira de disco abrasivo. Disco de corte especfico para ferro fundido Embutimento: com prensa hidrulica usando resina tipo Dialilfitalato Preparao Mecnica: Lixadeira politriz com dispositivo de polimento automtico. Estgio Lixamento de planidade Estgio 1 Estgio 2 Estgio 3 Polimento final Ataque Superfcie Lixa Lixa Pano-tranado Pano tranado Pano flocado Nital 2% AbrasivoGrana tipo 240 SiC 400 SiC Diam 6 m Diam 1 m Alumina 0,05 armetros Parmetros Lubrificante gua gua Dialub Dialub gua Carga Carga Individual 25 25 25 25 15 Tempomin 5 5 5 5 5 otaoRelativa Rotao rpm RotaoRelativa 120 120 120 120 120 Anti-Horrio Anti-Horrio Anti-Horrio Horrio Horrio

Foto Micrografia: Ferro Fundido Nodular com estrutura ferrtica-perltica em luz polarizada, aumento de 400 x , ataque qumico com Nital 2%.

Figura 27. Exemplo de um plano de preparao de amostras

- Marca registrada Metkon Instruments Ltd. (*) Micrologue Guia prtico de preparao de ligas metlicas ferros e no ferrosas fornecido pela Metkon Instruments Ltd.

58

Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

Figura 30. A identificao das fases por cor em bitplane. D Figura 28. A) Reconstruo do contorno do gro; B) a indicao por histograma; C) identificao de um determinado tamanho de gro em funo da sua localizao no campo de medio; D) indicao do valor da granulometria do gro selecionado em funo da sua localizao no campo de medio esquerda, medio da percentagem da rea de cada fase dentro da micro estrutura

Figura 31. Deteco de defeitos em processo de fabricao de circuitos integrados, atravs da varredura da rea em controle por meio da platina motorizada. esquerda, dados obtidos Figura 29. Determinao de porosidades em juntas soldadas durante a anlise.

Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

59

ARTIGO

motorizada, atravs de uma simples rotina pr-estabelecida pode varrer a superfcie de um circuito integrado, possibilitando detectar e medir com preciso defeitos oriundos do processo de fabricao como, por exemplo, trincas. Figura 31.

O Relatrio de Anlise
O principal objetivo da anlise de imagem gerar um relatrio que mostre dados relevantes, bem como parmetros importantes relacionados com a mesma. Geralmente com os dados estatsticos

aparecem tambm informaes adicionais como: a ampliao, o fator de calibrao usado nas medies, a data, o horrio e um nmero de identificao da amostra. Em muitos casos tambm possvel anexar comentrios tcnicos ou qualquer outra informao relevante a critrio do analista. Em um moderno analisador de imagem, o computador permite trs tipos de sadas: visual, dados armazenados e dados processados. Assim, a Figura 32 ilustra a indicao visual da rotina de anlise processada em uma amostra de alumnio fundido indicando respectivamente a rea da microestrutura, um campo ou janela com as operaes realizadas, no caso a medio do tamanho de gros, uma cpia da macro rotina usada para a execuo da anlise, dados estatsticos e um histograma dos resultados para facilitar a apresentao.

Concluso
Atravs dos fundamentos da anlise de imagem anteriormente comentada, conclui-se que o moderno laboratrio de caracterizao microestrutural dispe agora de uma instrumentao poderosa, capaz de fornecer grandes quantidades de informao sobre as condies de processamento ou fabricao de um determinado tipo material. Este aspecto confirmado pela diversificao de aplicao, tanto em pesquisa como principalmente em produo, cujo principal exemplo o preciso suporte na adequao de processos como a otimizao de materiais na rea de tratamentos trmicos. Paralelamente, o investimento em um moderno analisador de imagem sem dvida alguma contribuir sobremaneira no esforo das empresas para a sua capacitao em certificao da qualidade alm de melhorar o relacionamento tcnico-comercial com seus clientes e fornecedores.

Figura 32. Ilustrao das informaes indicadas na tela do monitor de vdeo aps uma anlise, as quais podem ento ser processadas na forma de relatrios impressos ou transmitidas atravs de correio eletrnico

Referncias
- Forget C, Goldman R. Using Image Analysis to Quantify Heating, Microestuctural Characteristics , Industrial Heating November, 1998. - A guide to Selecting Electronic Cameras For Light Microscope- Fazano CATV, Determinao do Tamanho de Gros Austenticos, revista Mundo Mecnico p 32,33, agosto, 1998. Mecnico, - Laroche S. Managing Very Large-Scale Digital Images in

based Imaging, American Laboratory, U S A, 1995.


- Resh VR. How to Choose an Imaging System, Advanced Material&Processing rocessing, Material&Processing 1998. - Fazano CATV. A Prtica Metalogrfica, Hemus Editora, 1980. Prtica - Fazano CATV. Microscopia ptica, Revista CQ-Qualidade, p. 56-58, 1996.

Microscopy, Microscopy and Analysis July 1998. Analysis, - Metallography, Structures and Phase Diagrams, Metals Metallography, Handbook, Handbook vol. 8, 7 ed. American Society for Metals, U S A.
- Morton R. An Introduction to Automatic Image Analysis, Lomb, Bausch & Lomb bulletin 37-2231, U S A. - Micrologue Guia prtico de preparao de ligas metlicas ferrosas e no ferrosas Metkon Instruments Ltd.

Crditos de ilustraes: Clemex Technologies, Metkon Instruments Ltd. e Autor

60

Revista AnalyticaOutubro/Novembro 2005N19

You might also like