You are on page 1of 26

Prof. Dr.

Andra Forgiarini Cechin Universidade Federal de Santa Maria


afcechin@gmail.com

1ORIGENSDAPSICOLOGIA
AtofinaldosculoXIXaPsicologianoexistiacomodisciplinaespecfica.
emergiudeduastradies:afilosofiaeascinciasnaturais.

Os filsofos sempre estiveram interessados em compreender o significado da experincia humana e muitos conceitos bsicos da Psicologia tm sua origem na Filosofia.

O sucesso dessas cincias em desenvolver experimentos para desenvolver explicaes baseadas no princpio da causalidade levaram a Psicologia a fazer o mesmo.

Enquanto os filsofos do sculo XIX preparavam o caminho para a abordagem experimental do funcionamento da mente, os fisiologistas buscavam as mesmas respostas a partir de outro enfoque procurando compreender os mecanismos corporaisqueestonabasedosprocessosmentais.

Noincio,aPsicologiaprocurouconciliarospontosconflitantesdecadaumadessas abordagens.Comotempo,porm,aPsicologiaalcanaidentidadeprpria.

2HISTRIADAPSICOLOGIA
O primeiro indcio de um campo distinto de pesquisa conhecido como Psicologiafoiaadoodomtodocientficocomoumrecursoparatentar resolver problemas psicolgicos. Durante esse perodo, manifestaramse diversasindicaesformaisdequeessacinciacomeavaaflorescer:
1879WilhelmWundtimplantaoprimeirolaboratriodePsicologiadomundo. 1881WundtfundaaprimeirarevistadePsicologiadedicadaprincipalmentea relatosexperimentais. 1887StanleyHallfundaoAmericanJournalofPsychology,primeirarevista dePsicologiapublicadanosEstadosUnidos. 1892 Foi fundada a Associao Psicolgica Americana (APA) primeira organizaocientficaeprofissionaldepsiclogos. 1908OpsiclogoWilliamMcDougalldefiniuaPsicologia,pelaprimeiravez, comocinciadocomportamento.

Oquecaracterizaumacincia?
Objetodeestudoespecfico Utilizaodomtodocientfico
proporcionadiretrizeslgicasparaavaliaraevidnciae tcnicaselaboradasparaverificarseusprincpios

ACincia(dolatimscientia,conhecimento)o conjuntodeinformaessobrearealidadeacumuladas pelasvriasgeraesdeinvestigadoresdepoisde devidamentevalidadaspelomtodocientfico.Tambm sedesignacinciaoprocessoderecolherevalidar informaessobrearealidade.


CONCEITODEPSICOLOGIA
Origemgrega LOGOS+PSIQUE=estudoacercadaalmaouesprito

Cinciaqueestudaocomportamentoeosprocessosmentais.

Temas de interesse: o desenvolvimento, as bases fisiolgicas do comportamento, a aprendizagem, a percepo, a memria, o pensamento, a linguagem, a motivao, a emoo, a inteligncia, a personalidade, o comportamento anormal e seu tratamento, as influnciassociaiseocomportamentosocial.

SUBCAMPOSDAPSICOLOGIA
PSICOLOGIAGERAL
Busca determinar o objeto, os mtodos, os princpios gerais e as ramificaesdacincia.

PSICOLOGIAFISIOLGICA
Investiga o papel que eventos e estruturas fisiolgicas desempenham no comportamento.

PSICOLOGIADODESENVOLVIMENTO
Estudaodesenvolvimentoontogentico,isto,asmudanasqueocorremno ciclovitaldeumindivduo.

PSICOLOGIAJURDICA

AplicaosconhecimentosdaPsicologianocampodoDireito.

PSICOLOGIAANIMALOUCOMPARADA
Estuda o comportamento animal com objetivo de, comparandoo ao ser humano, melhor compreendlo e, tambm, busca a compreenso do comportamentoanimalemsi.

PSICOLOGIASOCIAL
Investiga todas as situaes em que a conduta humana influenciada e influenciaadeoutraspessoasegrupos.

PSICOLOGIADIFERENCIAL
Busca estabelecer as diferenas entre os indivduos em termos de idade, classe social, raas, capacidades, sexo... Suas causas e efeitos sobre o comportamento,almdeprocurarcriareaperfeioartcnicasdemensurao dasvariveisconsideradas.

PSICOPATOLOGIA
Preocupasecomocomportamentoanormal:psicoses,neuroses.

PSICOLOGIAAPLICADAAOTRABALHO
Atravs de informaes psicolgicas possvel viabilizar uma maior rendimentonotrabalho.

PSICOLOGIAAPLICADAMEDICINA
Auxiliaosprofissionaisdasadeemsuastarefasdediagnstico,tratamento eprevenodedoenas.

3FUNESEFINALIDADESDAPSICOLOGIADAEDUCAO
PSICOLOGIADAEDUCAO A Psicologia da Educao se concentra no estudo psicolgico dos problemas cotidianos da educao, dos quais se derivam princpios, modelos, teorias, procedimentosdeensinoemtodosprticosdeinstruoeavaliao,bemcomo mtodos de pesquisa apropriados para estudar o pensamento e os processos afetivos dos estudantes e os processos cultural e socialmente complexos das escolas.

Emresumo:
A Psicologia da Educao estuda os processos de ensino e aprendizagem; aplica os mtodos e teorias da Psicologia e tambm tm seus prprios mtodoseteorias.

4ESCOLASDEPENSAMENTO:marcodedesenvolvimentoda PsicologiaModerna

Otermoescoladepensamentorefereseaumgrupodepsiclogosque se associam ideolgica e, s vezes, geograficamente ao lder de um movimento.

Geralmenteosmembrosdeumaescolatrabalhamemproblemascomuns ecompartilhamumaorientaotericaousistemtica.

No curso da histria da Psicologia, desenvolveramse diferentes escolas de pensamento, sendo cada qual um protesto efetivo contra o que a precedia. Cada posio procura deixar bem claro o que no e como diferedosistematericoantigo.

ESTRUTURALISMO
OEstruturalismoumamodalidadedepensareummtododeanlisepraticado nascinciasdosculoXX,especialmentenasreasdashumanidades. De um modo geral, o estruturalismo procura explorar as interrelaes (as "estruturas") atravs das quais o significado produzido dentrodeumacultura. O estruturalismo define a psicologia como cincia da conscincia ou da mente, definio herdada de Wundt. Mostranos que a mente seriaasomadosprocessosmentais.

O alemo Wilhelm Wundt foi o primeiro psiclogo a tornar a Psicologia autnoma em relaoFilosofia.

WilhelmMaximilianWundt (18321920)

Wundt (18321920)e seuscolegas eram chamados estruturalistas porque declaravam que as complexas experincias da mente eram verdadeiras estruturas construdas a partir de estadosmentaissimples. Trabalhavam sob a premissa de que o primeiro trabalho dos psiclogos era explorar a estrutura da conscincia e desenvolverasleisdesuaformao.

Wundtcomcolegas

Edward Titchener afirmava que cada totalidade psicolgica compesedeelementos.Oobjetivodapsicologiaseriaatarefa de descobrir quais so os elementos mentais, o contedo e a maneirapelaqualseestrutura.

Titchener afirma que, embora o sistema nervoso no seja a causadamente,podeserusadoparaexplicla.


EdwardTitchener

Titchenerconsideraqueoselementosouasunidadesquecompemocontedoda mentesoassensaes,asimagens,asafeieseossentimentos.

Aprimeiraabordagemporelesadotadafoiaanliseintrospectivaou introspeccionismo(olharparadentro).

Usaseaintrospecoparachegaraeles,atravsdeuma observaotreinadaepreparadaparagarantirosdoispontos essenciaisdetodaaobservao:aatenoeoregistrodo fenmeno.

FUNCIONALISMO
Surgiu aproximadamente 20 anos depois do Estruturalismo. A escola era formada por psiclogos que estavam descontentes com a nfaseestruturalistadosestadosmentais.

Em vez de perguntar O que conscincia? como faziam os estruturalistas, eles perguntavam: Paraqueserveaconscincia?.

WillianJames

Considera que o objetivo da Psicologia o ajustamento do organismo s demandas do meio que vive. A Psicologia deve estudar as funes adaptativasdocomportamentoedosprocessosmentais,enosomentesua estruturaecomposio.

O principal interesse desta corrente terica residia na utilidade dos processos mentais para o organismo, nas suas constantes tentativas de se adaptar ao meio. O ambiente um dos fatores mais importantes no desenvolvimento.
JamesRowlandAngell

Eramchamadosfuncionalistasporquepretendiamestudaromodocomo os indivduos usavam a experincia mental no ajustamento ao meio. Os funcionalistas queriam saber como a mente funcionava, eno como era estruturada. Autores de destaque: Willian James, James R Angell. Procuravam concentrarseusesforosnoprocessodeaprendizagem.

BEHAVIORISMO
John Watson (1878 1958), considerado pai do Behaviorismo fazia a seguintecrticacontraoestruturalismoeofuncionalismo:

Osfatosdaconscincianopodiamsertestados e reproduzidos por todos os observadores treinados, pois dependiam das impresses e idiossincrasiasdecadapessoa.

Watsontinhaporobjetivofazerdapsicologiauma cincia respeitvel como as cincias fsicas. Sentiu que os psiclogos deviam estudar comportamentosobservveiseadotarmtodos objetivos.
JohnWatson

Osprimeiroscomportamentalistasaceitavamasseguintesteses:

1 Os psiclogos devem estudar os eventos ambientais (estmulos) e o comportamentoobservvel(respostas). 2 A experincia uma influncia mais importante no comportamento, nas aptidesenostraosdoqueahereditariedade. 3Aintrospecodeveserabandonadaembenefciodemtodosobjetivos (ouseja,experimentao,observaoetestes).

4Ospsiclogosdevemvisardescrio,explicao,predioecontroledo comportamento. 5Ocomportamentodeanimaisinferioresdeveserinvestigado(juntamente com o comportamento humano), pois os organismos simples so mais fceisdeestudarecompreenderdoqueoscomplexos.

GESTALT
OtermoGestaltemalemosignificaforma,padro, estrutura.

Enquanto o comportamentalismo florescia na Amrica, a psicologia da Gestalt crescia na Alemanha.

A psicologia da Gestalt surgiu em parte como protesto contra o estruturalismo, sobretudo contra a prtica de se reduzir experincias complexasaelementossimples.

OspsiclogosdaGestaltacreditavamqueasexperinciastraziamconsigo umacaractersticadetotalidadeoudeestrutura.

Quantosrostosvocenxerga?

O que ns vemos e percebemos est relacionado com a totalidade do campodeobservao.

Opadroglobaldeumaexperinciamaisimportante do que suas partes na determinao do significado e mesmoemsuaaparncia.

Lderes:KurtLewin,WolfgangKohler,KurtKoffka eMaxWertheimer.

KurtLewin

PSICANLISE
Sob a liderana de Sigmund Freud (1856 1939), os psicanalistas procuraram enfatizar os processosmentaisinconscientes.

Freud ignorou os problemas da conscincia e direcionou seus esforos na compreenso e descrio do que chamou de O INCONSCIENTE.

SigmundFreud

Defendiaqueesteeraaprimeirafontedeconflitoedesordens mentais e que era impossvel estudlo pelos mtodos correntesdeintrospecoouexperimentaolaboratorial.


Para estudar esses fenmenos, Freud desenvolveu a tcnica da psicanlise, baseada na interpretao das livres associaes do pensamentoenaanlisedossonhosdospacientes.

O surgimento da psicanlise representou uma ruptura radical, tanto no contedoquantonomtodo. Ao longo dos anos, a abordagem psicanaltica teve uma carreira tormentosa, com muitas modificaes, reunindo tanto adeptos quanto desertores.

You might also like