You are on page 1of 13

ASSOCIAO BRASILEIRA DE MEDICINA VETERINRIA LEGAL www.abmvl.org.

br A ATUAO DO MDICO VETERINRIO COMO PERITO A PERCIA FORENSE HISTRIA O uso da cincia na investigao de crimes se inicia na antiguidade. At o Sculo XIX, a principal cincia utilizada era a Medicina, que emprestava seus conhecimentos cientficos investigao de crimes contra a integridade fsica do ser humano. 300 a.C. - Arquimedes Eureka! Eureka! Julio Cesar 44 a.C. 700 China (autenticidade em pinturas e esculturas de barro). 1209 - por Decreto do Papa Inocncio III inicia-se a percia mdica (humana). 1248 China Hsi Duan Yu (livro) diferenciao entre afogamento e estrangulamento. 1835 Inglaterra Primeira comparao balstica (imperfeio visvel) Priso assassino. 1864 Odelbrecht Uso da fotografia para a identificao de criminosos e registro de vestgios em locais de crime. 1880 Publicado na revista Nature que impresses digitais encontradas em locais de crime poderiam identificar o suspeito. Um dos primeiros casos foi a excluso de um inocente de um arrombamento em Tokio.

1891 Hans Gross Publicou Criminal Investigation A primeira descrio do uso de vestgios fsicos para soluo de crimes. Forjou o termo Criminalstica.

1892 Juan Vucetich Argentina Classificao das impresses digitais Me assassinando os prprios filhos (digitais com sangue). 1894 Exame grafotcnico na Frana (Bertillon) condena Alfred Dreyfus por traio. 1898 Alemanha Microfotografias aplicadas a balstica (Qumico forense). 1910 Edmond Locard Primeiro Laboratrio (Police Crime Laboratory) Universidade de Lyon Frana. 1916 California/USA - Primeiro uso de aspirador de p para 1926 Popularizao da microcomparao balstica (Sacco e Vanzetti) Massachusetts/USA. 1930 Fundao do American Journal of Police Science Journal of Criminal Law, Criminology and Police Science. 1941 Bells Lab (EUA) estudos para reconhecimento da voz. 1960 Uso de Cromatgrafo Gasoso em laboratrios forenses (Canad). 1974 Microscopia eletrnica de varredura (Exame de resduo de disparo em arma de fogo). 1977 AFIS Sistema Automatizado de Identificao de Digitais (FBI). 1984 Primeiro Exame de DNA (Revista Nature). 1986 Uso forense do DNA para identificar um suspeito e inocentar outro. Inglaterra.

coletar vestgios.

NO BRASIL Cdigo de Processo Civil (1939) Cdigo de Processo Penal (1941) CONSTITUIO FEDERAL (1988)

Direitos fundamentais de terceira gerao: meio ambiente desenvolvimento econmico defesa do consumidor RAZES PARA O DESENVOLVIMENTO RECENTE DAS CINCIAS FORENSES: Progresso do conhecimento cientfico; Diversidade das demandas; Fragilidade da prova testemunhal. CONCEITOS PERITO Perito (sentido amplo) = experimentado, experiente, prtico, verstil, sbio, douto, erudito, hbil, destro, fino, sagaz. Perito (Direito): o especialista que examina questes que lhe so submetidas a fim de esclarecer fatos que auxiliem o julgador a formar a sua convico. Perito Oficial: Geralmente integrante das instituies policiais investido na funo pblica, com misso especfica. Perito No-Oficial (ou louvado): Em casos onde o poder pblico no dispe de servio de percias ou em razo do nvel de especializao exigido para o exame. Art. 159 do CPP. O exame de corpo de delito e outras percias sero realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior. Art. 159, 1, CPP. No havendo peritos oficiais, o exame ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior, escolhidas, de preferncia, entre as que tiverem habilitao tcnica relacionada natureza do exame.

Art. 145 do CPC: quando o fato depender de conhecimento tcnico ou cientfico, o juiz ser assistido por perito, segundo disposto no art. 421. 1 Os peritos sero escolhidos entre os profissionais de nvel universitrio, devidamente inscritos no rgo de classe competente, respeitado o disposto no Captulo VI, Seo VII, deste Cdigo. ASSINTENTE TCNICO So profissionais de confiana das partes em um processo judicial, seja ele cvel ou criminal; esses profissionais analisam os exames realizados pelo perito do juzo, emitindo o respectivo parecer tcnico, no estando, diferentemente dos peritos, sujeitos exigncia de imparcialidade. PERCIA a capacidade terica e prtica para empregar, com talento, determinado campo do conhecimento, alcanando sempre o mesmo resultado. (Hermes Rodrigues de Alcntara 1982) CPC Art. 420. A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliao. EXAME - percia realizada em pessoas, mveis ou semoventes; VISTORIA - percia realizada em imveis; AVALIAO - estimativa do valor equivalente em dinheiro; ARBITRAMENTO - determinao de valores ou soluo de controvrsia por critrio tcnico. TIPOS DE PERCIAS: 1 Criminais: fatos imputados como crime; 2 Cveis: reparao de dano; 3 Administrativas: interna corporis; 4 - Trabalhista: assistente tcnico; 5 - Previdenciria: privativa de Mdicos da previdncia; 6 - Securitria: profissionais credenciados pelas empresas seguradoras.

A MEDICINA VETERINRIA LEGAL HISTRICO - No final da dcada de 40 o Coronel Adlio Ramos organiza no Rio de Janeiro a disciplina Medicina Veterinria Legal" que, todavia, no prospera. - 1989 - o Prof. Dr. Enio Pedone Bandarra estrutura a disciplina de Medicina Veterinria Legal na UNESP de Botucatu. Hoje, diversos cursos de medicina veterinria no Brasil possuem essa disciplina em sua grade curricular. - 1997 - Marcos Alexandre Oliveira torna-se o primeiro mdico veterinrio a ingressar na carreira de Perito Criminal Federal, no Departamento de Polcia Federal (Instituto Nacional de Criminalstica Braslia/DF). Hoje h diversos mdicos veterinrios atuando como peritos oficiais no DPF e nos Institutos de Criminalstica dos Estados. - 2002 - Kalio Paarmann lana o primeiro livro sobre Medicina Veterinria Legal no Brasil. - 2003 atravs da Resoluo n 756, de 17 de Outubro de 2003, o CFMV reconhece a Medicina Veterinria Legal como uma especialidade veterinria. - 2009 em 15 de agosto de 2009 fundada em So Paulo a Associao Brasileira de Medicina Veterinria Legal (ABMVL). A Medicina Veterinria Legal pode ser conceituada como o ramo da Medicina Veterinria que faz a ligao e a aplicao dos conhecimentos tcnicos mdicos veterinrios s questes judiciais e aos aspectos legais do exerccio profissional. Envolve a atuao do mdico veterinrio como perito, assistente tcnico, consultor ou auditor. medida que a sociedade avana em setores como economia, cincia e tecnologia, as reas do conhecimento humano se diversificam, sendo cada vez mais necessria a assistncia tcnico-cientfica especializada como ferramenta de auxlio na soluo das disputas. Em relao Medicina Veterinria, vemos o surgimento de novas reas de atuao e campos de conhecimento. Somos testemunhas do aprofundamento de debates em torno de temas como bem-estar animal, direitos dos animais, guarda responsvel, proteo ao meio-ambiente e sade pblica. Com a expanso do acesso informao e tutela jurdica,

vemos um maior nmero de processos judiciais envolvendo animais e produtos de origem animal, criando uma demanda crescente pela percia mdica veterinria. Como perito, o mdico veterinrio aplicar os seus conhecimentos tcnico-cientficos em procedimentos judiciais e extrajudiciais, elaborando laudos, informaes e pareceres em relao a animais e produtos de origem animal, visando o estabelecimento da justia. Algumas das reas de atuao do perito mdico veterinrio so meio-ambiente, alimentos, maus-tratos, clnica, patologia, avaliao de rebanhos, seguro animal, sade pblica, bem-estar e proteo animal. Para o adequado desempenho da funo pericial nessa rea, o perito deve possuir, alm de uma boa formao veterinria, conhecimento sobre Medicina Veterinria Legal, direitos e deveres da profisso, os requisitos legais e ticos da atividade e conhecimentos de Direito, material e processual. Alm disso, h outros requisitos ticos e deontolgicos como o suficiente conhecimento especfico, discrio e imparcialidade. AMPARO LEGAL A Lei 5.517/68, que dispe sobre o exerccio da profisso de Mdico Veterinrio, elenca as suas competncias: Art. 5 da competncia privativa do mdico veterinrio o exerccio das seguintes atividades e funes a cargo da Unio, dos Estados, dos Municpios, dos Territrios Federais, entidades autrquicas, paraestatais e de economia mista e particulares: g) a peritagem sobre animais, identificao, defeitos, vcios, doenas, acidentes, e exames tcnicos em questes judiciais; h) as percias, os exames e as pesquisas reveladores de fraudes ou operao dolosa nos animais inscritos nas competies desportivas ou nas exposies pecurias; Art. 6 Constitui, ainda, competncia do mdico-veterinrio o exerccio de atividades ou funes pblicas e particulares, relacionadas com:

c) a avaliao e peritagem relativas aos animais para fins administrativos de crdito e de seguro; g) os exames periciais tecnolgicos e sanitrios dos subprodutos da indstria animal; O Cdigo de tica do Mdico Veterinrio, em seu Captulo XII, prev ainda expressamente algumas obrigaes do mdico veterinrio na funo de perito: CAPTULO XII - DAS RELAES COM A JUSTIA Art. 28. O mdico veterinrio na funo de perito deve guardar segredo profissional, sendo-lhe vedado: I- deixar de atuar com absoluta iseno, quando designado para servir como perito ou auditor, assim como ultrapassar os limites das suas atribuies; II- ser perito de cliente, familiar ou de qualquer pessoa cujas relaes influam em seu trabalho; III- intervir, quando em funo de auditor ou perito, nos atos profissionais de outro mdico veterinrio, ou fazer qualquer apreciao em presena do interessado, devendo restringir suas observaes ao relatrio. ALGUNS ASPECTOS LEGAIS DA ATUAO DO MDICO VETERINRIO COMO PERITO: CONSTITUIO FEDERAL BRASILEIRA Incumbe ao Poder Pblico proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino das espcies ou submetam os animais crueldade (Artigo 225 par. 1, inciso VII) LEI DE CRIMES AMBIENTAIS Art. 29: Matar, perseguir, caar, apanhar, utilizar espcimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratria, sem a devida permisso, licena ou autorizao da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida Pena deteno de 6 meses a 1 ano, e multa. - LEI 9605/98

Art. 32 Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domsticos ou domesticados, nativos ou exticos. Par. 1 - quem realiza experincia dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didticos ou cientficos, quando existirem recursos alternativos Pena deteno, de 3 meses a 1 ano, e multa. DECRETO-LEI 24.645/34 - define o crime de maus-tratos Art 2 3 Os animais sero assistidos em juzo pelos representantes do Ministrio Pblico, seus substitutos legais e pelos membros das sociedades protetoras dos animais. Art 3 I praticar ato de abuso ou crueldade em qualquer animal; II manter animais em lugares anti-higinicos ou que lhes impeam a respirao, o movimento ou o descanso, ou os privem de ar ou luz; III obrigar animais a trabalho excessivo ou superiores s suas foras e a todo que resulte em sofrimento para deles obter esforos que, razoavelmente, no se lhes possam exigir seno com castigo; IV golpear, ferir ou mutilar, voluntariamente, qualquer rgo ou tecido de economia, exceto a castrao, s para animais domsticos, ou operaes outras praticadas em benefcio exclusivo do animais e as exigidas para defesa do homem, ou interesse da cincia; V abandonar animal doente, ferido, extenuado ou mutilado, bem como deixar de ministrar-lhe tudo que humanitariamente se lhe possa prover, inclusive assistncia veterinria; Novo Cdigo Civil Brasileiro Lei 10.406 de 11 de janeiro de 2003. Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado, se no provar culpa da vtima ou fora maior.

Lei das Contravenes Penais - Decreto-Lei n. 3.688, de 3 de outubro de 1941 Art. 31 - Deixar em liberdade, confiar guarda de pessoa inexperiente, ou no guardar com a devida cautela animal perigoso.

REAS DE ATUAO DO PERITO MDICO VETERINRIO 1. Defesa Consumidor 2. Erro Mdico 3. Maus-tratos 4. Sade Pblica 5. Identificao de animais 6. Alimentos 7. Avaliao de animais 8. Evoluo de rebanho 9. Crimes ambientais 10. Outras 1. DEFESA DO CONSUMIDOR O Cdigo de Defesa do Consumidor define animal como bem semovente, protegendo as relaes de comrcio dos mesmos nos artigos de 12 a 18 . O criador equivale a um fabricante, ento responde por vcios de produo. Animais tm certa validade e prazo de garantia estabelecido no Cdigo de Defesa do Consumidor, portanto no caso de vcio h a obrigao de ressarcir. Os Artigos 26 ,II, 27 e 49 garantem o prazo de 90 dias para a devoluo do valor pago no caso de vcios do produto ou seja, doenas infecto-contagiosas, mais valores gastos com despesas oriundas do vcio etc.) (medicamentos, internaes,

Art. 26 - O direito de reclamar pelos vcios aparentes ou de fcil constatao caduca em: I- 30 dias, tratando-se de fornecimento de servios ou de produtos no durveis. II- 90 dias, tratando-se de servios ou produtos durveis 3. Tratando-se de vicio oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que fica evidenciado o defeito. 2. ERRO MDICO VETERINRIO Obrigao de meio - o profissional est obrigado a empenhar todos os esforos possveis para a prestao de determinado servio, no existindo compromisso de obteno de um resultado especfico. *Castrao e esttica obrigao de resultado. Cdigo de Defesa do Consumidor Art. 14 4 A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais ser apurada mediante a verificao de culpa. *CULPA = impercia, imprudncia, negligncia. 3. MAUS-TRATOS LEI 9605/98 Art. 32 Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domsticos ou domesticados, nativos ou exticos. DECRETO-LEI 24.645/34 4. SADE PBLICA Relacionada ao controle de zoonoses, destinao de resduos de servio de sade animal, inspeo de estabelecimentos de abate, comrcio de alimentos, estabelecimentos e medicamentos veterinrios etc. - define o crime de maus-tratos

5. IDENTIFICAO taxonomia (direta, indireta, molecular); parentesco / dna; tamanho, sexo, idade, raa, peso colorao, marcas, sinais.

6. ALIMENTOS 6.1 FRAUDE EM CARNES Deteco de aditivo alimentar. Exemplos: dixido de enxofre, sulfitos, bissulfitos, metasulfitos de sdio e potssio. 6.2 FRAUDE NO LEITE FLUIDO Aditivos para restaurar valores analticos "normais. Exemplos: Adio de gua, adio de "soro de queijo", adio de leitelho e o emprego de dextrinas de uso comercial. 6.3 FRAUDE EM AVES E PEIXES Hidratao excessiva das carnes congeladas. 6.4 FRAUDE SUNOS Relacionada com a certificao da origem (rastreamento). 6.5 FRAUDE EM MEL caramelo, o xarope de glicose e o acar invertido 6.6 IDENTIFICAO DE CARNES Biotecnologia: PCR; ELISA. 6.7 BOAS PRTICAS DE FABRICAO

7. AVALIAO DE ANIMAIS Aferio do valor monetrio do animal, produto ou subproduto. 8. EVOLUO DE REBANHO Fornecer justia dados atualizados do rebanho e o respectivo valor monetrio, mostrando o progresso paulatino e contnuo do mesmo, a partir de dados apresentados. 9. PERCIA AMBIENTAL 9.1 CRIMES CONTRA A FAUNA Envolvem principalmente o comrcio ilegal de animais silvestres, produtos e subprodutos da fauna, a caa ilegal, a pesca ilegal e os maus-tratos. importante a identificao taxonmica dos animais e a verificao da sua presena nas listas oficiais de espcies ameaadas. - Taxonomia direta: identificao atravs da observao das caractersticas fsicas do animal. - Taxonomia indireta: identificao atravs de rastros, ninhos, pegadas etc. - Taxonomia molecular: identificao atravs de exame de DNA. 9.2 POLUIO AGROPECURIA - Dejetos, substncias qumicas componentes das raes, sangue e vsceras. - Detergentes utilizados na lavagem das pocilgas, estbulos e avirios, lanados nas guas dos rios e lagos sem qualquer tratamento. - Contaminao do solo e guas.

O LAUDO PERICIAL Documento produzido pelo perito apresentando a descrio minuciosa da percia realizada a fim de responder solicitao da autoridade. ESTRUTURA BSICA DO LAUDO PERICIAL: PREMBULO: hora, data e local. Nome da autoridade que requereu e daquela que determinou a percia. Qualificao dos peritos. QUESITOS: questionamentos formulados pela autoridade ou pelas partes. Ex: 1 - Houve morte? 2 - Qual a causa da morte? 3 - Qual o instrumento ou meio que produziu a morte? HISTRICO: registro dos fatos mais significativos. EXAMES: descrio pormenorizadas dos exames realizados e discusso das hipteses. CONCLUSO: sntese diagnstica.

You might also like