You are on page 1of 16

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 1(16)

HISTRICO E EVOLUO DAS REDES DE TELECOMUNICAES E DE COMPUTADORES Comunicao


Comunicao o ato de transmisso de informaes de uma pessoa outra. Comunicao sempre foi, desde o incio dos tempos, uma necessidade humana buscando aproximar comunidades distantes. Na pr-histria as informaes se referiam a perigos iminentes, busca de caa, etc. Tribos indgenas se valiam de sinais de fumaa ou de tambores para se comunicar. Os grandes conquistadores foram obrigados a estabelecer um sistema de mensageiros. H, na Histria, referncia utilizao de pombo-correio como uma forma de comunicao, em especial durante as guerras. Para que exista comunicao so necessrios 4 elementos bsicos: Emissor: transmite informaes; Receptor: que recebe as informaes do emissor; Meio de transmisso: interface ou caminho entre o emissor e receptor que transporta o sinal; Sinal: um sinal contm uma mensagem composta de dados e informaes.

EMISSOR

RECEPTOR

Sinal Meio de Transmisso importante notar duas caractersticas sobre comunicaes. Primeira, a mensagem no comunicada diretamente mas comunicada por meio de um sinal. Segunda, o sinal sempre passa atravs de algum meio de comunicao qualquer (fios, cabos, fibras, ar, ondas de rdio, etc) que carregue o sinal entre o transmissor e o receptor.

Telecomunicaes - Telegrafia
As telecomunicaes se diferenciaram destes processos visuais pelo uso de sinais processados eletricamente no transporte das informaes. As telecomunicaes se iniciaram verdadeiramente em 1844, quando Samuel Morse transmitiu a primeira mensagem em uma linha entre Washington e Baltimore (Cdigo Morse). Mais de 30 anos se passaram em que a telegrafia fora o nico meio de telecomunicao. Foi o sistema que acompanhou os desbravadores de territrios virgens e, mesmo aps a inveno da transmisso por rdio, TGSI/FMR Prof. Moreira Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 2(16) permaneceu em uso pela sua inteligibilidade mesmo na presena de rudos e sinais de baixa intensidade.

Telefonia
Em 1876 um novo fato iria revolucionar as telecomunicaes. Tratava-se da recente inveno do Telefone com microfone de magneto-indutivo, por Alexander Graham Bell. Disputando com dois notveis de seu tempo, Elisha Gray cofundador da Empresa Western Eletric e Thomas Edson, ele ganhou a corrida inventando um aparelho de uso prtico. Quando 10 anos mais tarde surgiu o microfone a carvo (1886), estavam concretizados os princpios operacionais da transmisso telefnica, que iriam prevalecer praticamente at a dcada de 1950 em todos os telefones.

Radiocomunicao
Tambm em 1886 Heinrich Hertz provou experimentalmente, a analogia entre ondas de luz e eltricas. Gugliermo Marconi, usando os fundamentos de James Maxwell e de Hertz, construiu o primeiro transmissor de rdio (1895).

TGSI/FMR

Prof. Moreira

Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 3(16)

Satlites
Em 1957 foi lanado o primeiro satlite artificial (Sputnik). Em 10 de junho de 1962 foi colocado em rbita o primeiro satlite ativo de comunicaes - o Telstar, que permitiu transmisso de conversaes telefnicas, telefoto e sinais de televiso a cores. Estava aberta a era de telecomunicaes, via satlite. A extraordinria expanso das telecomunicaes nos ltimos 50 anos reclamou e forou desenvolvimentos para obteno de meios de transmisso de alta capacidade, qualidade e custos competitivos.

Cabos pticos
Em 1870 o fsico ingls Tyndall demonstrara que a luz podia acompanhar um feixe (tubo) de gua, mesmo quando curvado. Estavam lanados os fundamentos da fibra ptica: um delgado filamento flexvel de slica que conduz um feixe de luz, capaz de transportar dezenas de milhares de conversaes simultneas grandes distncias.

TGSI/FMR

Prof. Moreira

Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 4(16)

EVOLUO DA TECNOLOGIA DA INFORMAO

TGSI/FMR

Prof. Moreira

Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 5(16)

Anos 60 e 70

3174

Mainframes e Front-Ends Terminais Burros e impressoras Circuitos de baixa velocidade X-25 Processamento batch Dependncia de gerenciamento centralizado

Incio dos anos 80

PC Printer

Introduo do PC Tecnologia digital e micro-eletrnica Baixo custo Processamento perto do usurio Descentralizao Prof. Moreira Aula 1 (11/02/2005)

TGSI/FMR

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 6(16) Individualizao Sem backup Vrus, pirataria e duplicaes de informaes

TGSI/FMR

Prof. Moreira

Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 7(16)

Fim dos anos 80

Ethernet

Token-ring

FDDI

As redes de computadores ganham importncia Rapidamente assimiladas pelas empresas Aplicaes Departamentais Compartilhamento de recursos down-sizing Correio Eletrnico Transferncia de arquivos Principais tecnologias: Ethernet, Token-Ring e FDDI Tecnologias diferentes dentro da mesma Empresa Sistemas Operacionais de rede no se falavam Problemas na interligao com o Mainframe

TGSI/FMR

Prof. Moreira

Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 8(16)

Anos 90 - Integrao de Servios


Na dcada de 90, com o surgimento das redes corporativas baseadas em sistemas abertos, tornou-se possvel a interligao das diversas tecnologias de redes de computadores e a integrao das mesmas com os mainframes e minicomputadores. A padronizao proposta pelas redes corporativas permitiu que os diversos computadores se comunicassem independentemente das suas arquiteturas de hardware e software. As redes corporativas motivaram uma reengenharia das aplicaes, que comearam a fazer uso dos recursos de distribuio de dados e de processamento. Este aumento de demanda de trfego inter-redes estimulou o desenvolvimento de novas tecnologias de telecomunicao como o Frame-Relay, ISDN ou RDSI (Rede Digital de Servios Integrados), ATM (Asynchronous Transfer Mode), VPNs(Virtual Private Network), etc... O trfego local tambm cresceu, levando ao desenvolvimento de tecnologias de redes locais de alta velocidade como o Fast-Ethernet , o GigaBit Ethernet (1000Base-LX) , o ATM em rede local(LATM) e mais recentemente o 10 Gigabit Ethernet. a dcada da Internet que explode em nmero de usurios. Ainda nos anos 90 e a primeira dcada do sculo XXI pode-se assistir as mudanas estruturais nas redes, onde a Telefonia compartilhar a mesma rede com a Comutao de Dados a alta velocidade e, integrar servios hoje inditos ou prestados por redes segregadas, como por exemplo; - Voz sobre IP - Videoconferncia - TV interativa - Ensino Distncia - Realidade Virtual

TGSI/FMR

Prof. Moreira

Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 9(16)

R e d e IP V P N IP
(M P LS )

R e d e P riva d a V irtu a l

TGSI/FMR

Prof. Moreira

Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 10(16)

REDE DE COMPUTADORES
Uma rede de computadores envolve a interconexo entre dois ou mais micros, o que permite a troca de dados entre essas unidades e otimiza os recursos de hardware e software. Deve ter regras bsicas que garantam o envio seguro de informaes. Para ser eficiente, ela precisa que os dados transitem de um computador para outro sem que sofram danos. Tambm necessrio que a rede seja capaz de determinar corretamente para onde as informaes esto indo. Alm disso, os computadores interligados tem que poder se identificar uns aos outros e deve existir um modo padronizado de nomear e identificar as partes que a compem. Redes de computadores so muito mais comuns no dia-a-dia das pessoas do que normalmente se imagina. um grande engano pensar que a Internet a nica com a qual se convive. Toda vez que se usa um carto de crdito, um caixa eletrnico ou se faz uma chamada telefnica, os servios de uma rede esto sendo usados.

De uma forma bastante simplificada, rede de computadores um sistema de processamento de informao constitudo por computadores autnomos que se interligam por uma rede de comunicao.

TGSI/FMR

Prof. Moreira

Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 11(16) Conceitos bsicos Rede de Computadores um conjunto de computadores e outros dispositivos capazes de trocar informaes e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicao constitudo de enlaces fsicos e regras que disciplinam esta comunicao. N: cada um dos computadores ou outros dispositivos que se interligam em uma rede. Estes dispositivos podem ser, entre outros: impressora, fax, telefone, hub, roteador, chave ou switch, bridge ou ponte. Meio fsico: o sistema de comunicao que une os ns de uma rede. qualquer meio capaz de transportar informaes eletromagnticas. Pode ser fio, cabo coaxial, fibra ptica e o prprio ar. Protocolo: conjunto estabelecido ou aceito de procedimentos, regras ou especificaes formais que governam a comunicao entre os ns de uma rede.

TGSI/FMR

Prof. Moreira

Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 12(16)

Aplicaes A exploso observada na utilizao das redes de computadores s foi possvel graas acelerada expanso verificada nas ltimas dcadas nas Telecomunicaes e na Tecnologia da Informao. Necessidades criadas pelo processo de Globalizao que se observa nos ltimos anos na economia, na poltica e no comportamento das Naes tem transformado as redes em ferramentas indispensveis no relacionamento do dia-a-dia das organizaes e das pessoas. As redes de computadores, inicialmente desenvolvidas com forte apoio do Departamento de Estado americano, com o declarado propsito de us-las para fins militares, passaram a despertar a curiosidade acadmica de Universidades dos Estados Unidos e, logo se disseminaram por Universidades e grandes empresas. Hoje, empresas em geral e milhes de pessoas as utilizam em aplicaes comerciais e domsticas pelo mundo inteiro. Como exemplos de aplicaes comerciais pode-se citar, entre muitos outros: Compartilhamento de recursos de informtica; Transferncia eletrnica de informaes; Acesso ao sistema bancrio; Democratizao / compartilhamento de informaes; Meio de comunicao; Vdeo-conferncia substituindo deslocamento de pessoas; Negcios eletrnicos; Treinamento (educao a distncia, universidade corporativa, etc.). Algumas aplicaes domsticas mais comuns: Acesso a informaes remotas; Comunicao entre pessoas; Entretenimento interativo; Comrcio eletrnico; e-learning; imposto de renda; Acesso a bancos. J comeam a aparecer as primeiras aplicaes em sistemas mveis, tais como: A utilizao em notebooks, PDA e outros comea a criar a idia do escritrio porttil; Aplicaes em frotas de veculos; Localizao geogrfica (GPS).

TGSI/FMR

Prof. Moreira

Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 13(16) Novas relaes so disponibilizadas atravs da troca eletrnica de informaes:

Uma quantidade infinita de utilizaes se torna possvel, num processo cada vez mais rpido:

TGSI/FMR

Prof. Moreira

Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 14(16) Servios na Internet: e-mail listas de discusso news Telnet FTP www chats outros Evoluo Uma breve linha do tempo mostra alguns momentos importantes da evoluo das redes de computadores: - 1957 Criao da ARPA (Advanced Research Projects Agency = Agncia de Projetos de Pesquisas Avanadas) pesquisa e desenvolvimento de redes para fins militares. Resposta dos EUA ao lanamento do Sputnik pela URSS. - 1969 Implantao da ARPANET pode ser considerada como a precursora da Internet: e-mail newsgroups logon remoto transferncia de arquivos - 1970 Implantao da 1 rede pblica de dados X.25 - 1976 Implantao da Ethernet visando redes locais (transmisso no mesmo cabo, com retransmisso caso haja coliso, velocidade 2.95 Mbps) - 1978 Token ring (rede em anel desenvolvida pela IBM. N transmissor fica de posse de um sinalizador at fim da transmisso. S com a liberao deste sinalizador outro n pode transmitir) - 1980 Frame relay Rede com chaveamento por conexo que emprega circuitos virtuais, com controle dos quadros transmitidos entre dois sites. - 1984 RDSI Rede digital de sistemas integrados. Transmite em uma nica conexo digital voz, dados, fax e vdeo. - 1990 ATM transmisso de dados, voz, TV, etc. - 1995 LAN sem fio - 1995 Bluetooth PARMETROS DE COMPARAO TGSI/FMR Prof. Moreira Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 15(16)

Ao determinar a topologia, o tipo e o modo de transferncia de rede que melhor apoiaro as atividades e metas de uma empresa que est implantando uma rede nova ou ao comparar redes j existentes, alguns fatores devem ser considerados, analisados e comparados: Custo x Desempenho: O custo um fator muito importante, j que as redes envolvem tanto custos fixos quanto os variveis. Entre os exemplos de custos fixos esto equipamentos, cabos e fiao, tomadas ou terminais de linhas. Os custos variveis incluem pessoal adicional que pode ser necessrio, custo de aluguel de equipamentos e assim por diante. O desempenho pode ser medido, por exemplo, pelo tempo de resposta, que se refere ao tempo, geralmente em segundos, que se leva para receber uma mensagem atravs de uma rede. Muitas organizaes desejam tempo de resposta de 10 segundos em mdia. Um tempo de resposta de 30 segundos ou mais pode causar insatisfao do cliente e perdas de vendas imediatas e futuras. O maior ou menor nvel de desempenho desejado implica diretamente em maiores ou menores custos. Confiabilidade: refere-se capacidade de execuo da rede, conforme o esperado. Panes ou tempo de paralisao em excesso, distores, pobreza de servios so exemplos de problemas que reduzem a confiabilidade da rede. O aumento da complexidade no projeto de uma rede traz consigo maiores possibilidades de pane. Uma rede ser mais confivel para o usurio se o atender com a qualidade e o tempo esperados. Compatibilidade: tambm chamada de interoperabilidade, a capacidade que a rede possui de se ligar a dispositivos de fabricantes diferentes, tanto em nvel de hardware quanto de software. Isto permite que sejam aproveitados equipamentos j existentes na empresa, bem como d maior poder de barganha junto aos fabricantes na aquisio de novos dispositivos para implantar ou ampliar uma rede. Modularidade: uma rede deve ter flexibilidade bastante para poder ser implantada com poucos dispositivos para atender pequenas necessidades iniciais, com baixo custo e com facilidades de ampliao conforme surgirem novas necessidades, ou ainda, deve poder ser implantada para atender grandes necessidades j de incio. Deve tambm permitir modificaes de forma simples, sem afetar toda a rede e sem necessidade de mudar o projeto inicial, como se estivesse construda em mdulos. Um projeto de rede bem feito deve permitir que ela se adapte modularmente s vrias aplicaes a que se prope, bem como deve prever futuras utilizaes e expanses. Segurana: significa a capacidade da rede de proteger os seus dados de interceptao ou ruptura ilegal ou imprpria. O controle adequado da rede fundamental; as empresas devem se certificar de que suas redes possuem as caractersticas que previnem que indivduos ou organizaes no-autorizadas tenham acesso aos dados que fluem pela rede. Atualmente, at os cdigos de segurana das empresas esto sendo quebrados pela ao dos hackers. Portanto, diversas organizaes esto desenvolvendo procedimentos rigorosos para segurana, baseando em tcnicas de Criptografia. Esse termo vem da palavra grega crypta (secreto). O software de criptografia converte os dados em cdigos altamente complexos, sendo extremamente difcil sua interpretao por pessoas que no o conheam. TGSI/FMR Prof. Moreira Aula 1 (11/02/2005)

GESTO DE SISTEMAS DE REDE 16(16) Este software e um dispositivo de criptografia so instalados no computador que envia mensagens, com a finalidade de colocar cdigo em todas as comunicaes; um dispositivo de decodificao deve ser instalado no computador receptor para decodificar os dados que entram. Tambm deve ser considerada a implantao de produtos de controle de acesso rede como firewalls, que so dispositivos especiais de hardware que protegem uma rede do mundo exterior. Entretanto, talvez o mais importante seja a adoo, nos procedimentos rotineiros de segurana, de uma poltica interna rigorosamente seguida e bem definida de utilizao dos recursos da rede somente por pessoas autorizadas. Redes e Sistemas de Informao bem pouco provvel que o profissional de Sistemas de Informao, hoje, desenvolva sistemas para utilizao de um usurio isolado. Portanto, todas as solues propostas por estes profissionais tem que considerar, em seu desenvolvimento, que os usurios de seu sistema vo estar dispersos pela organizao em sees diferentes, em prdios distantes ou mesmo em pases diversos ao redor do mundo e que, por isto, vo estar acessando as informaes disponibilizadas atravs dos recursos de uma rede de computadores. imprescindvel que as aplicaes estejam preparadas para rodar em rede. Para tanto, necessrio conhecer e entender como as mesmas funcionam.

Bibliografia: 1. SOARES, L. F. G., LEMOS,G. e COLCHER, S.: Redes de Computadores: das LANs, MANs e WANs s Redes ATM, 2 Ed., Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1995. 2. TANENBAUM, A. S.: Redes de Computadores, Traduo da 4 edio, Rio de Janeiro, Ed. Campus, 2003. 3. GALLO, MICHAEL A., HANCOCK, W. M.: Comunicao entre Computadores e Tecnologas de Rede, So Paulo, 2003. Recomendao Ler captulo 1 do livro 1, da bibliografia.

TGSI/FMR

Prof. Moreira

Aula 1 (11/02/2005)

You might also like