You are on page 1of 5

02/23/2008

O Sistema Muscular
Reao determinada por modificao do meio ambiente: propriedade fundamental de um organismo vivo = msculos se especializaram em contrao e relaxamento.

O Sistema Muscular
Aparelho Locomotor: ossos, junturas e msculos Os msculos constituem os elementos ativos do movimento

Os ossos constituem os elementos passivos do movimento (alavancas biolgicas)

URI Curso de Psicologia Prof. Claudio Alfredo Konrat

Categorias de Msculos
A musculatura toda do corpo humano divide-se em diferentes categorias:

Msculo Liso (Involuntrio)

Os msculos esquelticos (estriados), so comandados pela vontade. Os msculos viscerais (lisos) funcionam independentemente da nossa vontade. Uma categoria parte constituda pelos msculos cutneos (msculos mmicos)
As clulas do msculo liso so sempre fusiformes e alargadas. Suas fibras no apresentam estriaes e por isso so chamados de lisos. No esto sujeitos vontade da pessoa (de onde deriva seu nome de involuntrio). Esse msculo reveste ou toma parte das paredes de rgos ocos tais como a traquia, o estmago, o trato intestinal, a bexiga e os vasos sangneos.

Msculo Liso (Involuntrio)


Alm desses conjuntos organizados, tambm se encontram clulas de msculo liso no msculo eretor do plo, msculos intrnsecos do olho, etc. A regulao de sua atividade realizada pelo sistema nervoso autnomo e hormnios circulantes. As fibras do msculo liso so menores e mais delicadas do que as do msculo esqueltico.

Msculo Liso (Involuntrio)


Em volta dos tubos, em geral, h duas capas, uma interna circular e uma externa longitudinal

No se inserem no osso, mas atuam como paredes de rgos ocos.

No tubo digestivo, o esforo conjunto da musculatura circular e da longitudinal impulsiona o contedo do tubo produzindo ondas de constrio chamadas movimentos peristlticos

A musculatura circular constringe o tubo; a longitudinal encurta o tubo e tende a ampliar a luz

02/23/2008

Tipos de Msculo Liso


Unitrio Simples Multiunitrio
cada fibra se comporta como uma unidade independente, comportamento semelhante ao msculo esqueltico. Ex: msculo eretor do plo, msculos intrnsecos do olho
as clulas se comportam de modo semelhante ao msculo cardaco, como se fossem uma estrutura nica. O impulso se transmite de clula a clula. Pode-se dizer que o msculo, em sua totalidade, funciona como uma unidade. Ex: msculo intestinal, do tero, ureter

O Msculo Cardaco (Miocrdio)


Forma as paredes do corao, no est sujeito ao controle da vontade, tem aspecto estriado.

Suas fibras se dispem juntas para formar uma rede contnua e ramificada. Portanto, o miocrdio pode contrair-se em massa. O corao responde a um estmulo do tipo tudo ou nada, da que se o classifique como unitrio simples.

O Msculo Estriado
As clulas do msculo esqueltico so cilndricas, filiformes e se agrupam em feixes Cada msculo se compe de muitos feixes de fibras musculares Constitui o tecido mais abundante do organismo e representa de 40 a 45% do peso corporal total

Unidade Motora
Tambm denominado unidade funcional. Cada msculo tem um nervo motor (grupo de fibras nervosas) que entra nele. Cada fibra nervosa se divide em ramais terminais, chegando cada ramal a uma fibra muscular. Em conseqncia, a unidade motora est formada por um s neurnio e o grupo de clulas musculares que este inerva. O msculo possui muitas unidades motoras. Responde de forma graduada dependendo do nmero de unidades motoras que se ativem.

Chama-se de estriado porque suas clulas aparecem estriadas (ou raiadas) ao microscpio, igual ao msculo cardaco

Cada fibra muscular se comporta como uma unidade (multiunitrio)

O movimento feito por contrao da fibra muscular

A Contrao Muscular
A maquinaria contrtil da fibra muscular est formada por cadeias proticas que se deslizam para encurtar a fibra muscular. Entre elas h a miosina e a actina, que constituem os filamentos grossos e finos, respectivamente. Quando uma fibra muscular se contrai, se encurta e alarga, seu comprimento diminui a 2/3 ou metade. Deduz-se que a amplitude do movimento depende do comprimento das fibras musculares. Depois da contrao, o msculo se recupera, consome oxignio e elimina dixido de carbono e calor em proporo superior registrada durante o repouso, determinando o perodo de recuperao. O fato de que consome oxignio e libera dixido de carbono sugere que a contrao um processo de oxidao. Isso, aparentemente, no essencial, j que o msculo pode se contrair na ausncia de oxignio, como em perodos de ao violenta. Nesses casos, se cansa mais rpido e podem aparecer cibras.

O Sistema Muscular
Estudaremos, de forma resumida, os principais msculos do Corpo Humano Considerar que se referir aos msculos esquelticos (voluntrios). Os msculos lisos (involuntrios) pertencem ao rgo e no costumam ter nome prprio.

02/23/2008

Os Msculos da Cabea
Os Msculos Cutneos (da mmica)
No pescoo h um nico msculo cutneo Na cabea, e mais particularmente no rosto, os msculos cutneos so numerosos e servem para compor os vrios aspectos da fisionomia (msculos mmicos). Na cabea existe um largo msculo cutneo, o msculo epicrnico, que recobre toda a abbada do crnio, abaixo da pele. Na testa existe um outro msculo cutneo, o msculo superciliar, chamado tambm msculo da agresso (contraindo-se, determina a formao de rugas transversais da pele da testa - entre os dois superclios e em cima do nariz - contribuindo para dar ao rosto uma expresso ameaadora).

Os Msculos Superficiais da Cabea


Orbicular dos Olhos (fechamento da plpebra) Zigomtico (riso) Quadrado do Lbio (cheirar) Orbicular da Boca Incisivo do Lbio Inferior (beijo) Bucinador (sopro) So inervados pelo nervo facial

Os Msculos Profundos da Cabea

Mastigadores Masseter Temporal Pterigideos


So inervados pelo nervo trigmeo

Os Msculos do Pescoo
Esquelticos: anteriores (supra e subiideos), laterais e posteriores eo+ importante:

Os Msculos do Pescoo
Msculos Anteriores: Msculos supraiideos Aproximam o osso hiide do maxilar inferior e da base do crnio. So quatro: o miloiideo, o estiloiideo, o gnioiideo e o digstrico. Tm a funo de abaixar o maxilar inferior ou ento de levantar o osso hiide, como acontece na deglutio. Msculos subiideos Estendem-se do osso hiide caixa torcica e servem para abaixar a laringe. So quatro: o esternoiideo, o omoiideo, o esternoirideo e o tiroiideo.

m. esternocleidomastoideo

supra iideo s

02/23/2008

Os Msculos do Pescoo
Msculos Laterais
Lateralmente existem os mm. escalenos que se inserem sobre vrtebras e sobre costelas, determinando a expanso da caixa torcica: so msculos que permitem a inspirao, isto , a entrada de ar nos pulmes, e so, assim, chamados msculos inspiradores.

Os Msculos do Dorso
Superficiais: trapzio, grande dorsal e denteados Profundos: espino-dorsais e espino costais

Msculos Posteriores
Posteriormente h os msculos prvertebrais, que esto adiante da coluna vertebral

Os Msculos do Trax

Os Msculos do Abdome

Os Msculos do Membro Superior

Os Msculos do Membro Superior Ao de flexo e extenso

02/23/2008

Msculos do Membro Inferior


Msculos da Coxa

Msculos da Perna

Msculos do P

You might also like