You are on page 1of 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

PROFA. MELINA KLAUS PROF. FBIO GOULART DE ANDRADE

MANUAL DE ELABORACO DO PROJETO DE TCC

Londrina 2011

1 INTRODUO

O presente Manual objetiva orientar os acadmicos do Curso de Pedagogia sobre a confeco e as normas para elaborao do Projeto de Trabalho de Concluso de Curso (TCC), observando as normas tcnicas da ABNT no que se refere a apresentao grfica, citaes, referncias, etc. No 6 semestre do Curso de Pedagogia iniciada a construo do Trabalho de Concluso de Curso (TCC), a partir da elaborao projeto de TCC. No prximo semestre (7), voc ir executar tal projeto e o resultado do mesmo constituir o seu Trabalho de Concluso de Curso. No processo de elaborao do TCC, propomos a integrao dos temas trabalhados no decorrer do curso, bem como os estudos de temticas sobre Educao, considerando as discusses tericas e a articulao teoria e prtica, realizadas nas atividades dos semestres anteriores e no Estgio Supervisionado. Assim, o TCC envolve uma reflexo temtica, com vistas a unir os saberes s contribuies da cincia, da educao e das vivncias realizadas pelo aluno durante as atividades terico-prticas e no Estgio Supervisionado do curso. Alm disso, busca contribuir com o pensamento acadmico e a realidade estudada. O TCC prev a execuo de projeto de estudo cientfico, enfatizando a prtica profissional e as novas perspectivas na formao do professor para atuao na docncia, envolvendo as etapas referentes Educao Infantil, os anos iniciais do Ensino Fundamental e disciplinas pedaggicas dos cursos de nvel mdio, na modalidade Normal e de Educao Profissional, e ainda nas reas de servios e apoio escolar e em outras nas quais as disciplinas pedaggicas estejam previstas, no planejamento, execuo e avaliao de programas e projetos pedaggicos em sistemas e unidades de ensino e em ambientes no escolares. Para a realizao do TCC, voc conta com o tutor eletrnico e os professores especialistas, quanto escolha da temtica, a metodologia, a construo e a estruturao do trabalho. As orientaes compem-se com de discusses acerca da pesquisa. importante lembrar que, esse projeto dever ser guardado com voc, pois ir utiliz-lo no prximo semestre. Assim, propomos a elaborao do projeto de estudo que se pretende desenvolver. A seguir so apresentadas as orientaes para a redao do Projeto de TCC.

2 ORIENTAES PARA A ELABORAO DO PROJETO DE TCC

2.1 Escolha do Tema do TCC Esta constitui a primeira etapa do trabalho: a escolha do tema. A temtica do TCC deve estar em consonncia com as diretrizes do Projeto Pedaggico do Curso de Pedagogia e as linhas de pesquisa.

O tema escolhido para a pesquisa necessita apresentar coerncia com os estudos realizados e ter como referncia um dos temas trabalhados nas disciplinas. Assim, reflita bem sobre o tema que ir abordar. Escolha um tema relacionado a uma das Linhas de Pesquisa abaixo: 1. Histria da Educao, Filosofia da Educao, Psicologia da Educao; 2. Gesto e Polticas da Educao; 3. Diversidade Cultural. 4. Formao de professores; 5. Planejamento e Avaliao; 6. Currculo; 7. Educao e Tecnologias; 8. Metodologias de Ensino. Segundo Cervo, Bervian e Silva, (2007 p. 73)1 o tema de pesquisa qualquer assunto que necessite melhores definies, melhor preciso e clareza do que j existe sobre ele. Mas no se esquea de que a escolha do tema deve partir de uma anlise levando em considerao: a relevncia do assunto; o tempo para elaborao do trabalho; interesses pessoais; existncia e acessibilidade de fontes para consulta; necessidade de equipamentos ou laboratrios; e exequibilidade (algo que se pode executar). 2.2 Estrutura do Projeto de TCC 2.2.1 Capa Elemento obrigatrio onde constam as informaes indispensveis identificao do trabalho. As informaes descritas devem obedecer seguinte ordem: Nome da Instituio: seguido do nome do centro e do nome do curso que deve ser apresentado em letras maisculas, fonte Arial, tamanho 14, espacejamento simples de entrelinhas e alinhamento centralizado; Nome do autor: em letras maisculas. Recomenda-se deixar um espao simples de entrelinhas entre o nome da Instituio/curso e o nome do autor. Deve ser apresentado tambm em fonte Arial, tamanho 14, espacejamento simples de entrelinhas e alinhamento centralizado; Ttulo do Projeto de TCC: em maisculas e negritadas, fonte Arial, tamanho 16, espacejamento simples de entrelinhas e centralizado; Local e ano: especifica a cidade e o ano de entrega do trabalho. Devem ser apresentados em fonte Arial, tamanho 12, entrelinhas simples, e apenas as iniciais em maisculas. 2.2.1 Introduo Na Introduo deve-se apresentar o tema do TCC, onde se busca familiarizar o leitor com o contedo abordado. No recomendado formular temas demasiadamente amplos; pretende-se aqui clareza e objetividade. Quanto sua extenso, o texto da introduo deve ter no mximo 2 pginas.
1

CERVO, A. L.; BERVIAN, P.A.; SILVA, R. Metodologia Cientfica. 6.ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

a parte do trabalho onde o assunto apresentado como um todo, sem detalhes, trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor, abordando o contexto da situao. Deve-se partir do geral para o especfico, explicando de que se trata o trabalho e como o mesmo est estruturado. O texto da introduo deve: a) Indicar a LINHA DE PESQUISA escolhida para o desenvolvimento do trabalho, conforme abordado anteriormente. Citar o TIPO DE PESQUISA escolhido para o desenvolvimento do TCC: Pesquisa bibliogrfica ou Pesquisa Bibliogrfica acrescida de Pesquisa de Campo. No texto da introduo no necessrio explicar ou descrever o tipo de pesquisa escolhido, uma vez que tais informaes constaro no item Metodologia.

b)

c) Apresentar o PROBLEMA do estudo. Sobre o problema, considere os seguintes itens: Fato ou fenmeno que ainda no possui resposta ou explicaes; uma questo sem soluo, objeto de discusso; Sua soluo, resposta ou explicao s ser possvel por meio da pesquisa ou da comprovao dos fatos. Toda pesquisa se inicia com a formulao de um problema e tem por objetivo a sua soluo; Para formular o problema deve-se obter informaes acerca do que pretende investigar realizando um levantamento bibliogrfico sobre o assunto abordado alm da discusso com pessoas que possuam experincia na rea do fenmeno estudado (por exemplo, os tutores eletrnicos); O passo inicial mais importante da pesquisa justamente a identificao e a formulao do problema a ser investigado por meio dela; Para definir corretamente um problema: questione-se sobre: o Trata-se de um problema original e relevante? o Ainda que seja interessante, adequado para mim? o Tenho hoje possibilidades reais para executar tal estudo? o H tempo suficiente para investigar tal questo? o Existem recursos financeiros para o estudo? o Deve ser escrito na forma de pergunta. d) Elaborar a(s) HIPTESE(S) de estudo, lembrando que: A hiptese uma suposio que se faz na tentativa de responder ao problema; uma antecipao da resposta que deve ser testada e comprovada no decorrer da pesquisa; a resposta provvel do problema que ser testada na pesquisa; No uma opinio ou ideia isolada do pesquisador, mas sim uma afirmao a partir de bases slidas nas teorias existentes; No decorrer da pesquisa a hiptese poder ser confirmada ou rejeitada e em ambos os casos, o resultado igualmente importante; Se no for possvel testar uma hiptese, no ser possvel desenvolver uma pesquisa; Deve ser escritas na forma de afirmao.

e) Indicar o TEMA do TCC, definindo-o claramente, no deixando dvidas quanto ao campo que abrange. Para isso, considere que: Para desenvolver de maneira adequada um tema de pesquisa, necessrio que o pesquisador domine o assunto e esteja apto a manejar as fontes de consulta bibliogrfica; A proposta de estudo deve ser avaliada em termos de sua viabilidade; O tema deve compreensvel e conciso, deve reflitir o contedo da pesquisa, no conter abreviaturas (exceto as internacionalmente conhecidas, como, por exemplo, ONU, ONG) e incluir quando necessrio a localidade geogrfica de realizao da pesquisa. f) Apresentar a JUSTIFICATIVA do seu TCC. A justificativa do TCC indica a relevncia da realizao do trabalho para o aperfeioamento acadmico-profissional, apresenta tambm citaes de autores confirmando sua relevncia e os benefcios que o mesmo trar para o acadmico, para a empresa e a sociedade. Ao elaborar sua justificativa, questione-se sobre qual a contribuio do trabalho, para que vai servir? Contextualize o cenrio onde se desenrola o trabalho, a importncia do mesmo e use citaes bibliogrficas que fundamentem e reforcem seus argumentos.
g)

Indicar os OBJETIVOS do TCC: Os objetivos devem ser claros, concisos e possveis de se atingir ao se desenvolver as atividades de pesquisa relacionadas ao TCC. Esta etapa importantssima, pois objetivos mal formulados conduzem a pesquisa a rumos que no atendam as necessidades acadmicas e organizacionais. O aluno dever explicar o que espera atingir ao realizar sua pesquisa, ou seja, descrever os objetivos do TCC. A definio dos objetivos relaciona-se com a viso global do tema e com os procedimentos prticos. Indicam o que se pretende conhecer, ou medir, ou provar no decorrer do TCC, ou seja, as metas que se deseja alcanar. Ao elaborar os objetivos de seu projeto e/ou TCC, questione-se sobre: onde pretendo chegar com este trabalho? Outro critrio fundamental na delimitao dos objetivos do TCC a disponibilidade de recursos financeiros e humanos e de tempo para a execuo da pesquisa, de tal modo que no se corra o risco de torn-la invivel. prefervel delimitar um nmero alcanvel de objetivos do que se perder em um mundo de informaes impossveis de serem tratadas. Uma ao individual ou coletiva se materializa atravs de um verbo. Por isso importante uma grande preciso na escolha do verbo, escolhendo aquele que rigorosamente manifesta a ao que o aluno pretende executar. importante ressaltar que os objetivos devem estar listados em forma de tpicos (nunca em longos textos) e so sempre iniciados por verbos no infinitivo. So exemplos de verbos que podem ser usados na definio dos objetivos: definir, enunciar, conceituar, nomear, relacionar, identificar, descrever, distinguir, explicar, expressar, traduzir, analisar, especificar, aplicar, demonstrar, empregar, manipular, experimentar, solucionar, operar, calcular, construir, levantar, descobrir, caracterizar, traar, classificar, enumerar, exemplificar, selecionar. Os objetivos so divididos em dois tipos: objetivo geral e objetivos especficos: O Objetivo Geral nico, aquele que se quer alcanar plenamente com a execuo do trabalho e que prope a soluo do problema em estudo. Geralmente o objetivo geral est relacionado ao Ttulo do TCC, respeitando-se o tempo verbal.

Os objetivos especficos consideram aspectos parciais que devem ser atingidos para que o objetivo geral seja alcanado e indicam claramente quais a procedimentos metodolgicos esto associados. Devero ento ser delimitados 1 (um) objetivo geral e at 3 (trs) objetivos especficos, que devero ser redigidos em forma de tpicos e suas frases iniciadas por verbos no infinitivo. Os objetivos devem ser claros, concisos e possveis de se atingir ao se desenvolver as atividades de pesquisa relacionadas ao TCC.

2.2.2 Reviso Bibliogrfica A reviso bibliogrfica ou fundamentao terica elemento essencial e obrigatrio. Trata-se do quadro terico que serve como embasamento dos estudos, no qual o autor deve posicionar-se teoricamente frente ao tema, definir as principais variveis que sero utilizadas, assim como suas hipteses e/ou pressupostos tericos. Para tanto, necessria a busca do conhecimento acumulado sobre o assunto, que ser, posteriormente, desenvolvido e aprofundado. fundamental que os alunos procurem ler bastante sobre os assuntos relativos ao tema que pretendem abordar no trabalho. Com isto necessria uma pesquisa bibliogrfica em livros, arquivos, referncias eletrnicas, sistemas de documentao, relatrios anurios, coletneas, manuais, etc. A REVISO BIBLIOGRFICA do TCC deve envolver assuntos e autores relacionados rea previamente escolhida para o desenvolvimento do projeto. A redao desta parte do TCC deve ser feita com algum cuidado porque ela no uma sequencia de frases em que se especificam os autores e o que eles afirmam sobre o assunto. um texto, logicamente ordenado, onde se deve: Fazer referncias a trabalhos anteriormente publicados, situando a evoluo do assunto; Partir do tema mais geral para os especficos; Basear numa linha de raciocnio lgica e de conexo entre as idias, evitando tpicos soltos e sem relao entre si; Limitar a reviso s contribuies mais importantes diretamente ligadas ao assunto; Dimensionar a rea do estgio (dentro das linhas delimitadas pelo curso) e sua importncia para a sociedade, considerando o nmero de empresas que atuam na rea, os empregos gerados, entre outros dados que forem relevantes; Estabelecer relaes da rea de estgio com as demais reas da administrao, adotando uma viso sistmica; Mencionar o nome de todos os autores, no texto, nas citaes usadas e, obrigatoriamente, nas referncias. permitido o uso de citaes eletrnicas, desde que sejam apresentadas e referenciadas conforme as ABNT (NBR 10520/2002 e NBR 6023/2002). A REVISO BIBLIOGRFICA importantssima porque favorece a definio de contornos mais precisos da problemtica a ser estudada. Neste item o aluno deve apresentar as principais teorias que se relacionam com tema do TCC. Cabe REVISO BIBLIOGRFICA, a definio de termos e de conceitos essenciais para o trabalho, relatar o que se diz sobre o objeto na atualidade, qual o enfoque que est recebendo hoje, quais lacunas que ainda existem etc.

Assim, para a elaborao da REVISO BIBLIOGRFICA, necessrio realizar um levantamento de textos adequados e atualizados, referentes ao tema escolhido. Como sugesto para realiz-la, o aluno necessita tomar por base as leituras realizadas e elaborar um texto que contenha citaes diretas e indiretas de autores que abordem a temtica escolhida para o TCC. Estas citaes devem obedecer s normas da ABNT para Apresentao de Citaes (NBR 10520/2002). Os materiais de leitura sugeridos so livros, artigos de peridicos e revistas especializadas, material disponvel na internet, em sites de busca cientfica como o Google Acadmico (http://scholar.google.com.br) e o Scielo (http://www.scielo.br), alm do que se encontra tambm disponvel no acervo da Biblioteca do Plo de Apoio Presencial e na Biblioteca Digital da Unopar Virtual. Uma vez que o TCC de autoria do aluno, devidamente fundamentado nas ideias dos autores pesquisados, fica terminantemente proibido realizar simples cpia de material bibliogrfico disponvel na internet (ou de qualquer outro texto e fonte). A internet poder e dever ser usada como ferramenta de pesquisa, mas o material coletado dever ser devidamente citado e referenciado, conforme a ABNT (NBR 10520/2002 e NBR 6023/2002). Alm disso, proibido neste item, conter opinies, ideias, expresses do aluno/autor do TCC. Fique atento, pois, longas cpias literais de trabalhos de terceiros so consideradas plgio e violam a Lei dos Direitos Autorais (no. 9.610/98), podendo o aluno ser reprovado e submetido s penalidades vigentes na lei. Assim, nesse momento voc ir apresentar uma exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Para isso deve-se elaborar um texto original que demonstra o conhecimento terico sobre o objeto de estudo, fazendo referncia a trabalhos publicados anteriormente, elencando as contribuies mais importantes. Essa etapa do trabalho deve apresentar mnimo de 3 (trs) pginas e mximo de 10 (dez) pginas.

2.2.3 Metodologia A metodologia apresenta o tipo de estudo e a descrio do caminho metodolgico percorrido na pesquisa realizada para a elaborao do TCC, alm de relatar as etapas que sero percorridas, especificando os instrumentos utilizados para a coleta de dados. A metodologia apresentada dever estar de acordo com os objetivos propostos na pesquisa e deve apresentar tudo que ser realizado, como e quando ser realizado. Na metodologia necessria a descrio detalhada do tipo de pesquisa escolhido para o desenvolvimento do TCC: uma Pesquisa bibliogrfica ou Pesquisa Bibliogrfica acrescida de Pesquisa de Campo. No TCC baseado em uma Pesquisa Bibliogrfica, o aluno recorre leitura como material primordial. Aqui necessrio indicar como far para acessar suas fontes de consulta, fich-las, l-las e resumi-las, construir seu texto, etc. Ou seja, o aluno ir realizar uma breve descrio do que ser feito para levantamento das informaes tericas do seu TCC, se ser atravs de busca de peridicos na internet, na biblioteca local ou mesmo atravs da Biblioteca Digital. No que diz respeito Pesquisa Bibliogrfica acrescida de Pesquisa de Campo, considerados que o estudo de campo procede observao de fatos e

fenmenos exatamente como ocorrem no real, coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, anlise e interpretao desses dados, com base numa fundamentao terica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. O estudo de campo utilizado para o estudo de indivduos, grupos, comunidades, instituies, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade. Como qualquer outro tipo de pesquisa, o estudo de campo parte do levantamento bibliogrfico. Exige tambm a determinao das tcnicas de coleta de dados mais apropriadas natureza do tema e, ainda, a definio das tcnicas que sero empregadas para o registro e anlise. No TCC baseado em Pesquisa Bibliogrfica acrescida de Pesquisa de Campo necessria a descrio do local, sujeitos e procedimentos, sem identificao direta dos nomes dos indivduos ou escola(s) onde ser realizada a pesquisa, conforme os exemplos abaixo: Local: Exemplo: A presente pesquisa ser realizada na cidade de Londrina, em uma escola da Rede Municipal de Ensino que est localizada na regio Leste. considerada de mdio porte, atendendo alunos de classe mdia, da Educao Infantil a Sries Iniciais do Ensino Fundamental. Sujeitos: Exemplo: participaro dessa pesquisa 12 professores, regentes de sala, da Educao Infantil. Estas professoras atuam com crianas de 2 a 6 anos de idade aproximadamente. Elas so do sexo feminino, sendo que... (especificar o grau de escolaridade etc) Procedimentos: exemplo: A coleta de dados ser realizada atravs de um questionrio em que as professoras respondero por escrito. O referido questionrio ser composto de perguntas abertas com o objetivo de averiguar a concepo de cada uma sobre...

2.2.4 Referncias a relao das fontes utilizadas pelo autor em ordem alfabtica, incluindo as referncias eletrnicas. Refere-se ao material consultado, que foi citado no corpo do trabalho, ou seja, todas as obras citadas no texto devem obrigatoriamente figurar nas referncias. Assim, todo o material bibliogrfico consultado para elaborao do trabalho dever ser listado rigorosamente conforme as normas da ABNT para Apresentao de Referncias: NBR 6023 2002.

3 MODELO DO PROJETO DO TCC A partir da prxima pgina est disponibilizado o modelo de Projeto de TCC, com a ordem e as configuraes corretas para cada item, conforme as normas da ABNT.

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

NOME DO AUTOR

TTULO DO PROJETO DE TCC


a)

Cidade Ano

1 INTRODUO

Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui.

2 REVISO BIBLIOGRFICA

Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui.

3 METODOLOGIA

Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui.

REFERNCIAS

Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui.

You might also like