You are on page 1of 2

d) os pases europeus no tinham condies blicas de prosseguir os conflitos, motivo pelo qual se pode explicar a rendio de todos os pases

envolvidos na guerra. e) apesar da paz estabelecida, a guerra afetou profundamente a economia dos pases europeus, que tiveram que arcar com prejuzos imensos, mesmo os pases vitoriosos. 7. Os Estados Unidos emergiram como grande potncia econmica mundial aps a Primeira Guerra Mundial porque: a) apoiou a Alemanha, com o objetivo de enfraquecer a Inglaterra. b) fortaleceu sua economia ao fornecer equipamentos e suprimentos Entente, enquanto as potncias europias tiveram suas economias arrasadas aps o conflito. c) apresentou as propostas do Tratado de Versalhes, para enfraquecer a Alemanha, a grande potncia industrial do incio do sculo. d) se manteve afastado do conflito direto com as potncias europias, concentrando seus esforos no desenvolvimento interno.

CAPTULO 1: 1 GUERRA MUNDIAL


1. (Ufrs 2001) Associe a coluna 1, que apresenta nomes de pases diretamente afetados pela Primeira Guerra Mundial, com a coluna 2, que apresenta afirmaes relativas ao contexto do confronto.
Coluna 1 1 - Inglaterra 2 - Frana 3 - Iugoslvia 4 - Rssia 5 - Itlia Coluna 2 ( 4) Seu expansionismo sobre a regio dos Balcs afetava diretamente os planos da Alemanha. ( 2 ) Adotou uma poltica revanchista, principalmente devido perda de territrios - Alscia e Lorena - para seu vizinho. ( 1 ) Sentiu sua hegemonia ameaada pela corrida navalista e pelo forte avano industrial da Alemanha.

CAPTULO 2: REVOLUO RUSSA

1. Por que a populao russa estava descontente com o regime


czarista? Vivia na misria, eram explorados pelos burgueses e latifundirios, no tinham direitos, estavam decepcionados com o abuso de poder do czar, passam necessidade por causa da guerra, eram influenciados pelo ideal marxista, etc.

A alternativa que apresenta a seqncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, a) 5 - 2 - 1 b) 4 - 2 - 1 c) 4 - 3 - 2 d) 5 - 3 - 2 e) 4 - 3 - 1 2. (Ufrj 2004) Quais foram as alianas polticas e militares na Europa que antecederam a Primeira Guerra Mundial? Trplice Aliana - Alemanha, Itlia e Imp. Austro-Hungaro Trplice Entente Inglaterra, Frana e Rssia 3. Durante a Primeira Guerra Mundial a tecnologia foi colocada a servio da guerra. Cite quatro armas utilizadas nos combates.
Lana-chamas, tanque de guerra, granada, avio, submarino, gs,...

2. Esse cartaz russo de 1914 mostra um soldado russo cuja lana transpassa os inimigos, entre os quais esto os imperadores da Alemanha e da ustria-Hungria.

4. Por que a guerra de 1914-18 foi mundial? Porque, embora no tenha ocorrido em todas as partes do planeta, acabou influenciando toda a economia mundial. 5. Por que afirmamos que no foi uma guerra entre mocinhos e bandidos? Por todos os pases diretamente envolvidos desejavam e provocaram a guerra. 6. (Puccamp 2001) Observe a gravura.

Que mensagem essa imagem transmitia ao povo russo? Ela correspondia realidade vivida pelo exrcito russo na guerra? Explique.
Que o exrcito russo era superior aos seus inimigos durante a guerra. No confere com a realidade, pois os soldados russo estavam mal preparados para a guerra. 3. (Pucpr 98) Relacione as duas colunas: 1. Domingo Sangrento- 1905 2. Revoluo Russa - fevereiro de 1917 3. Revoluo Russa - outubro de 1917 ( 2 ) Derrubou a monarquia. (1 ) O povo perde a confiana no czar. ( 2 ) Governo Provisrio integrado por mencheviques. ( 3 ) Foi grandemente decorrente da manuteno da Rssia na Primeira Guerra Mundial. ( 3 ) Levou ao poder os Bolchevistas. A seqncia correta : a) 1, 3, 2, 3, 2 b) 2, 1, 1, 2, 3 c) 2, 1, 2, 3, 3 d) 3, 1, 1, 3, 1 e) 2, 2, 3, 2, 1

A imagem simboliza o fim da Primeira Guerra Mundial. Ao associar a imagem aos acontecimentos daquele momento histrico, verdadeiro afirmar que: a) os conflitos prosseguiram depois da assinatura do Tratado de Versalhes, j que a Frana no concordou em ceder Alemanha as regies da Alscia e Lorena. b) no foram resolvidos os problemas que deram origem Primeira Guerra, j que os tratados de paz previam apenas uma trgua, com a suspenso dos conflitos blicos. c) na verdade no houve paz, uma vez que a Alemanha recusou-se a assinar o Tratado de Versalhes, elaborado pela Frana e Inglaterra, que estabelecia o trmino dos conflitos.

No jornal russo aparecia a segunda imagem (Lnin heri) para ressaltar as qualidades de Lnin. No jornal britnico, a primeira imagem (Lnin assassino) com a inteno de denegrir a imagem do lder bolchevique. c) Por que os governos dos pases ocidentais temiam a Revoluo Russa? Porque eram comandados pela burguesia que temia perder seus privilgios se a revoluo chegasse aos seus pases. 7. I - Os sovietes eram os comits de soldados, operrios e camponeses (representantes do povo) que colaboraram com a tomada do poder pelos bolcheviques; II - Logo aps Lnin assumir o poder da Rssia, iniciou naquele pas uma guerra civil entre brancos (mencheviques) e vermelhos (bolcheviques). III - Com a vitria do vermelhos, Lnin implanta a NEP (Nova Poltica Econmica) e funda a URSS (Unio das Repblicas Socialistas Soviticas) IV - Com a morte de Lnin, Stlin assume o poder e implanta um governo ditatorial. Sobre as afirmativas referentes aos antecedentes da Revoluo Russa: a) I e a III so corretas. b) II e a III so corretas. c) I e a IV so corretas. d) todas so corretas. e) todas so incorretas. Questo desafio Como sempre cavando, como sempre caando, A mesma velha guerra dos diabos." (soldado ingls) "Estamos to exaustos que dormimos, mesmo sob intenso barulho. A melhor coisa que poderia acontecer seria os ingleses avanarem e nos fazerem prisioneiros. Ningum se importa conosco. No seremos substitudos. Os avies lanam projteis sobre ns. Ningum mais consegue pensar. As raes esto esgotadas - po, conservas, biscoitos, tudo terminou! No h uma nica gota de gua. o prprio inferno." (soldado alemo) (Fonte: Marques, Adhemar Martins et at (orgs.). Histria Contempornea atravs de textos. So Paulo, Contexto, 2000, pp. 118 e 120.) Os fragmentos apresentam o depoimento de dois soldados, um ingls e o outro alemo, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). a) Identifique duas caractersticas que estejam presentes em ambos os textos e expressem os sentimentos dos combatentes nessa fase da Primeira Guerra.

4. Observe o quadro acima e responda: Que efeitos a Primeira Guerra Mundial (1914-18) provocou na vida do povo russo? Como ele reagiu a essa situao? Com a guerra, a condio de vida do povo russo se agravou. Os preos subiram muito, pois havia falta de produtos. Os salrios continuavam baixos. A situao ficou insustentvel. O povo se revoltou.
5. Quais foram as duas revolues ocorridas em 1917? Que grupos polticos as lideraram?

Em fevereiro de 1917, os mencheviques derrubaram o czar e assumiram o poder, mantendo o capitalismo e a participao da Rssia na guerra. No mesmo ano, em outubro, os menheviques foram derrubados pelos bolcheviques, que, entre outras coisas, tiraram o pas da guerra e implantaram o comunismo.
6. Observe as imagens e as legendas seguintes e responda s questes:

A caricatura mostra Lnin e Trotsky rodeados por outros lderes bolcheviques saudando o deus Marx, a quem oferecem a Rssia em sacrifcio
A escultura Outubro, de P.A. Baladin, mostra operrios armados e com a bandeira do bolchevismo sendo conduzidos por Lnin, que lhes indica o caminho da sociedade comunista.

A desespero e a desiluso do soldado que deseja o fim imediato da guerra.


b) Cite duas conseqncias geopolticas da Primeira Guerra para a Europa entre 1918 e 1939. Mudana do mapa da Europa e hegemonia norte-americana.

a) Os autores dessas imagens tinham a mesma idia a respeito da Revoluo Russa de 1917? Explique. No, na primeira imagem, Lnin aparece como um assassino e na segunda, como um heri. b) Se essas imagens fossem publicadas nos jornais, qual delas provavelmente ilustraria um jornal russo e qual delas estaria ilustrando um jornal britnico? Justifique a sua resposta.

You might also like