You are on page 1of 5

Conceitos Bsicos e Gerenciamento de Projetos

Prof. Fabio Predolim Captulo 01


www.fabiopredolim.com

Definio de Projeto
Um projeto um empreendimento temporrio com o objetivo de criar um produto ou servio nico.

Temporrio significa que cada projeto tem um comeo e um fim bem definidos. nico significa que o produto ou servio produzido de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou servios semelhantes.

Falando ainda sobre projetos...


A natureza temporria dos projetos se aplica tambm a outros aspectos dos empreendimentos:
A oportunidade ou os nichos de mercado so usualmente temporrios a maioria dos projetos tm um espao de tempo limitado para produzir seus produtos e servios. A equipe do projeto normalmente desmontada aps o projetoos projetos em sua maioria so conduzidos por uma equipe que tem o nico compromisso daquele projeto. Ao trmino do projeto, a equipe liberada.

Falando ainda sobre projetos...


Produto, Servio ou Resultado nico
Um produto ou servio pode ser nico, mesmo considerando que j tenha sido desenvolvida uma infinidade de produtos/servios em sua categoria. Exemplo: Muitos e muitos edifcios j foram construdos, mas cada nova unidade lanada, nica com um proprietrio diferente, projeto prprio, localizao especfica, construtor diferente, e assim por diante.

Exemplos de Projetos
Pode-se citar como exemplos de projetos:
Desenvolver um novo produto ou servio. Planejar um novo veculo de transporte. Desenvolver ou adquirir um sistema de informao novo ou modificado. Construir um prdio ou instalaes. Implementar um novo processo ou procedimento de negcio.

Como surgem os Projetos?


Os projetos acontecem como resultado de uma dentre seis necessidades ou demandas definidas a seguir: (Guide to the PMBOK). Demanda de Mercado - por exemplo, uma companhia de petrleo autoriza um projeto para construir uma nova refinaria em resposta a um problema crnico de falta de gasolina. Necessidade Empresarial - por exemplo, uma empresa de treinamento autoriza um projeto para criar um novo curso para aumentar sua receita.

Como surgem os Projetos?


Solicitao do cliente - por exemplo, uma companhia de energia eltrica autoriza um projeto de construo de uma nova subestao para atender a um novo parque industrial. Avano tecnolgico - por exemplo, uma empresa de software autoriza um novo projeto para desenvolver uma nova gerao de video games aps o lanamento de um novo equipamento para jogos por empresas de produtos eletrnicos.

Como surgem os Projetos?


Exigncia legal - por exemplo, uma empresa solicita um projeto para atender uma exigncia da Secretaria da Fazenda que agora determina por lei que as notas emitidas pela empresa apresentem informaes detalhadas para determinadas situaes. Necessidade social - Um projeto de construo de um tnel que traga um grande benefcio a um determinado bairro, reduzindo o tempo a chegar no hospital e centro comercial da regio.

Gerenciamento de Projetos
um processo que exige vrias atividades incluindo planejar, colocar em ao o plano de projeto e acompanhar o progresso e o desempenho.
Planejar e controlar atividades de outras pessoas para atingir objetivos que no podem ser alcanados caso as pessoas atuem por conta prpria.

Gerncia de Projeto
Gerncia de projetos a aplicao de habilidades, conhecimentos, ferramentas e tcnicas em projetos com o objetivo de atingir e/ou exceder s necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto. [PMI]

Gerncia de Projeto
As empresas precisam de profissionais com conhecimento para gerenciar os mais variados projetos. Profisso emergente no mercado de trabalho.

Viso geral do PMBOK


PMBOK Conjunto de prticas em gerncia de projetos levantado pelo Project Management Institute (PMI) e constituem a base da metodologia de gerncia de projetos do PMI.
O PMBOK na verdade um guia das melhores prticas aplicadas ao gerenciamento de projetos. Estas prticas so compiladas na forma de um guia, chamado de Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, ou Guia PMBOK.

Pblico Alvo do Guia PMBOK


Gerentes Executivos. Gerentes dos Gerentes de Projetos. Gerentes de Projetos e outros membros da equipe. Clientes e outros Stakeholders do projeto. Gerentes Funcionais que tm funcionrios alocados s equipes de projeto. Professores que atuam em cadeiras de Gerncia de Projetos e tpicos relacionados. Consultores e outros especialistas em Gerncia de Projetos e reas relacionadas. Instrutores que ministram programas de treinamento em Gerncia de Projetos.

Siglas importantes
PMI Project Managment Institute
Oferece a certificao mais reconhecida no campo de gerenciamento de projetos.

PMP Project Managment Professional


Certificao de profissionais do PMI

Exerccio
Sua empresa fabrica caixas plsticas para armazenar produtos diversos e alimentos. Vocs esto trabalhando no lanamento de uma nova linha de caixas para equipamentos de pesca. Esses novos produtos sero oferecidos ao mercado na prxima temporada de pesca. Baseado nessas informaes responda as seguintes perguntas: Trata-se de um novo projeto ou de uma operao continuada ? Justifique a resposta acima. D um exemplo de projeto e o motivo que o autoriza.

You might also like