You are on page 1of 5

A amebase uma infeco do intestino grosso causada pela Entamoeba histolytica, um parasita unicelular.

. A Entamoeba histolytica existe sob duas formas durante o seu ciclo de vida: o parasita ativo (trofozoto) e o parasita inativo (quisto). Os trofozotos vivem entre o contedo intestinal e alimentam-se de bactrias ou ento da parede do intestino. Quando a infeco se inicia, os trofozotos podem causar diarreia, o que faz com que saiam para fora do corpo. Uma vez fora, os frgeis trofozotos morrem. Quando o doente no tem diarreia, costumam converter-se em quistos antes de abandonarem o intestino. Os quistos so muito resistentes e podem disseminar-se quer diretamente de pessoa a pessoa, quer indiretamente atravs dos alimentos ou da gua. A transmisso direta ocorre atravs do contato com fezes infectadas. mais provvel que a amebase se propague entre os que vivem em asilos e tm uma higiene inapropriada do que entre aqueles que no vivem desse modo; tambm se torna mais provvel o seu contgio por contato sexual, particularmente entre homossexuais masculinos, do que por um contato eventual ou fortuito. A transmisso indireta dos quistos mais frequente nas zonas com ms condies sanitrias, como os campos de trabalho no permanentes. As frutas e verduras podem contaminar-se quando crescem em terra fertilizada com adubo humano, so lavadas com gua contaminada ou so preparadas por algum que est infectado.

Amebase
Alm das lceras no clon, as amebas podem causar abcessos em diferentes rgos, dos quais o mais frequentemente afetado o fgado.

Sintomas
Geralmente os infectados, em particular os que vivem em climas temperados, no apresentam sintomas. Em certos casos, os sintomas so to ligeiros que quase passam despercebidos. Podem consistir em diarreia e obstipao intermitentes, numa maior quantidade de gs (flatulncia) e dores abdominais. O abdmen pode ser doloroso ao tato e possvel que as fezes contenham muco e sangue. Pode haver escassa febre. Entre um ataque e outro, os sintomas diminuem at se limitarem a algias recorrentes e fezes lquidas ou muito moles. O emagrecimento (emaciao) e a anemia so muito frequentes. Quando os trofozotos invadem a parede intestinal, possvel que se forme um grande volume na mesma (ameboma) que pode obstruir o intestino e ser confundido com um cancro. Por vezes, os trofozotos originam uma perfurao intestinal. A libertao do contedo intestinal para dentro da cavidade abdominal causa uma grande dor na zona agora infectada (peritonite), o que requer ateno cirrgica imediata. A invaso por parte dos trofozotos do apndice e do intestino que o rodeia pode provocar uma forma leve de apendicite. Durante a cirurgia da apendicite podem espalhar-se por todo o abdmen. Como consequncia, a operao poder ser atrasada de entre 48 a 72 horas com o objetivo de eliminar os trofozotos mediante um tratamento com frmacos.

No fgado pode formar-se um abcesso cheio de trofozotos. Os sintomas consistem em dor ou mal--estar na zona que se encontra acima do fgado, febre intermitente, suores, calafrios, nuseas, vmitos, fraqueza, perda de peso e, ocasionalmente, uma ligeira ictercia. Em certos casos, os trofozotos disseminam-se atravs da corrente sangunea, causando infeco nos pulmes, no crebro e noutros rgos. A pele tambm , por vezes, infectada, especialmente em torno das ndegas e nos rgos genitais, da mesma forma que as feridas causadas por cirurgia ou por leses.

Diagnstico
A amebase diagnostica-se no laboratrio examinando as fezes de um indivduo infectado; para estabelecer o diagnstico costuma ser necessrio analisar entre 3 e 6 amostras. Para observar o interior do reto e colher uma amostra de tecido de qualquer lcera que se encontre, pode utilizar-se um retoscpio (tubo flexvel de visualizao). Os doentes com um abcesso heptico tm quase sempre no sangue valores elevados de anticorpos contra o parasita. Contudo, como esses anticorpos podem permanecer na corrente durante meses ou anos, o achado de valores elevados de anticorpos no indica necessariamente que exista um abcesso. Em consequncia, se o mdico pensa que se formou um abcesso, pode prescrever um frmaco que elimine as amebas (um amebicida). Se o frmaco resultar eficazmente, dse por assente que o diagnstico de amebase era correto.

Tratamento
Vrios frmacos amebicidas que se ingerem por via oral (como o iodoquinol, a paromomicina e a diloxanida) eliminam os parasitas do intestino. Para os casos graves e as infeces localizadas fora do intestino administra-se metronidazol ou desidroemetina. Voltam a examinar-se amostras de fezes ao cabo de 1, 3 e 6 meses aps o tratamento para assegurar que o doente est curado. Fonte: www.manualmerck.net
Amebase

Algumas amebas, como a Entamoeba histolytica, podem causar doenas no homem. Ela faz parte de um grupo maior de amebas, da famlia Endamoebidae, que so parasitas comuns da nossa espcie. Elas vivem no nosso aparelho digestivo ou infectam tecidos, so pequenas e tm a capacidade de formar cistos, que so uma forma resistente s condies desfavorveis do ambiente.

A Entamoeba histolytica geralmente convive bem com nossa espcie, no causando problemas. Por isso ela colocada no grupo das Endamoebas, que significa amebas interiores, geralmente encontradas no interior de animais vertebrados. Mas em determinadas condies ela se torna patognica: comea a engolir ou fagocitar clulas do nosso organismo (como as hemcias), ou comea a invadir rgos e tecidos, como o fgado ou o intestino. s ento que ela causa a doena. A amebase pode provocar de uma simples disenteria (diarria) at o comprometimento de algum rgo ou tecido. Ela ocorre em todo o mundo e geralmente est associada a condies econmica e de higiene precrias. Por que? Pelo simples fato de que s se pega amebase ingerindo cistos que contaminam a gua e os alimentos. Mas como estes cistos vo parar na gua, contaminando-a? Como parasita intestinal obrigatrio do homem, s h um meio de faz-lo: pelas fezes. Quando o saneamento bsico e as condies de higiene das populaes so precrias, a possibilidade de contaminao das guas por fezes humanas aumenta. Esta mesma gua poder ser utilizada, rio abaixo, para a irrigao de hortalias e frutas ou mesmo para o consumo humano direto. Voc conseguiu visualizar o ciclo todo? Para piorar o quadro, os cistos que vo contaminar o ambiente ainda por cima so resistentes! Eles duram em mdia 30 dias na gua, 12 dias em fezes frescas, 24 horas em pes e bolos e 20 horas em laticnios (produtos derivados do leite)! Mas felizmente podemos quebrar esta cadeia de transmisso: basta que possamos assegurar condies mnimas de saneamento bsico s populaes e proporcionar a elas gua tratada, j que o cloro adicionado nas estaes de tratamento mata os cistos desta e de outras amebas.

Alm disso, devemos possuir, em nosso ambiente, hbitos de higiene como:


Lavar bem as mos antes e aps as refeies; Lavar bem frutas e hortalias e deix-las de molho em uma soluo de gua com gua sanitria (1 colher de sopa de gua sanitria de boa qualidade para cada litro de gua); Ferver (por pelo menos 20 minutos) e filtrar guas de poo ou rios antes de beb-las; Evitar o contato direto e indireto com fezes humanas (use luvas!). No caso de uma infeco j adquirida, existe tratamento eficiente com antibiticos, que custam caro e provocam efeitos colaterais como vertigens ou erupes da pele. Por isso, o melhor mesmo prevenir a infeco! Existem tambm outras amebas que parasitam o homem, mas que convivem normalmente sem causar doena como Endolimax nana e Iodameba butschlii. Algumas espcies de vida livre podem, eventualmente, ser patognicas para o homem como as amebas dos gneros Hartmannella, Acanthameba e Naegleria, produzindo

casos de infeco das meninges (meningoencefalite humana) e podendo levar morte ou produzindo leses da crnea (camada protetora dos olhos). Fonte: www.invivo.fiocruz.br
..ATENO GALERA CORINTHIANA!!!!!! VAMOS PARAR DE ZOAR OS OUTROS TORCEDORES POIS AGORA CRIME!!!!! SACANEAR PALMEIRENSE BULLYNG, SACANEAR TRICOLOR HOMOFOBIA, E SACANEAR SANTISTA LEVA UM PROCESSO NO PROCON, PORQUE "O FREGUES"TEM SEMPRE RAZO!!!! RSRSRSRSRS AH!!! J IA ESQUECENDO SACANEAR CORINTHIANO "DESACATO A AUTORIDADE"!!! PS: SE VC CORINTHIANO POSTE NO SEU MURA

You might also like